PT90693B - Parte de tina para queijo e seu processo de fabrico - Google Patents

Parte de tina para queijo e seu processo de fabrico Download PDF

Info

Publication number
PT90693B
PT90693B PT9069389A PT9069389A PT90693B PT 90693 B PT90693 B PT 90693B PT 9069389 A PT9069389 A PT 9069389A PT 9069389 A PT9069389 A PT 9069389A PT 90693 B PT90693 B PT 90693B
Authority
PT
Portugal
Prior art keywords
grooves
cheese
blade
blade cuts
cuts
Prior art date
Application number
PT9069389A
Other languages
English (en)
Other versions
PT90693A (pt
Inventor
G H A Dijkhuizen
Original Assignee
Arend Bv
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Arend Bv filed Critical Arend Bv
Publication of PT90693A publication Critical patent/PT90693A/pt
Publication of PT90693B publication Critical patent/PT90693B/pt

Links

Classifications

    • AHUMAN NECESSITIES
    • A01AGRICULTURE; FORESTRY; ANIMAL HUSBANDRY; HUNTING; TRAPPING; FISHING
    • A01JMANUFACTURE OF DAIRY PRODUCTS
    • A01J25/00Cheese-making
    • A01J25/12Forming the cheese
    • A01J25/13Moulds therefor

Landscapes

  • Life Sciences & Earth Sciences (AREA)
  • Animal Husbandry (AREA)
  • Environmental Sciences (AREA)
  • Dairy Products (AREA)

Description

presente invento refere-se a uma parte de tina para que_i jo, de material plástico com uma superfície interna, da qual, pelo menos, uma parte tem reentrâncias e está munida com perfurações .
Uma tal parte de tina para queijo, que pode ser uma tina para queijo, um aro ou uma placa para fabrico de um queijo quadrai do, é, entre outras, conhecida da Especificação da Patente Europeia EP-8-0034B61.
Com este conhecimento, a drenagem técnica do soro ocorre pelo aumento do transporte do soro para as ranhuras por meio de raspagem na superfície.
Deste modo obtém-se um aproveitamento da drenagem de soro e também uma boa formação de casca. Além disso, na prática, o as pecto e a lisura do queijo feito com uma tina para queijo idêntica era altamente satisfatória.
invento tem em vista proporcionar uma melhoria adicional no sentido de que a uniformidade da drenagem do líquido e da qualidade da casca obtida, seja ainda mais aperfeiçoada, o qua também significa que uma parte de tina para queijo idêntica é ad£ quada para fazer mais tipos de queijo.
Uma questão adicional que se coloca é a rapidez com que a parte da tina para queijo pode ser limpa depois de utilizada. 0 líquido sujo pode facilmente ser lavado, mas o queijo sólido e as partículas do coalho devem também ser removidas com segurança. A este respeito também o invento tem em vista proporcionar uma melhoria.
De acordo com o invento os objectivos acima descritos são obtidos proporcionando que, pelo menos, parte das reentrâncias s.e jam cortes de lâminas.
Parece que os cortes de lâmina têm a qualidade de ser e permanecer permeáveis à humidade, mas as partículas sólidas de queijo ou do coalho não penetrarão neles. Além disso os cortes de lâmina são tão estreitos que não contribuem para a rugosidade
302
RN/P 13.578
-3da superficie da casca do queijo.
De acordo com uma elaboração adicional do invento é proporcionado que os cortes de lâmina estejam dispostos num ou mais padrões de linhas mutuamente paralelas. Deste modo é conseguido que o padrão ou combinação de padrões esteja presente, pela razão do qual, a drenagem do líquido é altamente uniforme.
Pela citada Especificação da Patente Europeia EP-8-0034861 é já conhecida a aplicação de ranhuras que cooperam com reentrâncias mais finas na superficie. Esta ideia é também útil quando aplicada ao invento, com o que uma parte adicional de reentrâncias são formadas por ranhuras atravessando os cortes de lâmina, sendo os cortes de lâmina de preferência um pouco mais profundos do que as ranhuras.
No caso dos cortes de lâmina serem mais profundos do fluxo que as ranhuras é possível a libertação de líquido entre os cor tes de lâmina e as ranhuras, porque as partículas sólidas podem penetrar nas ranhuras, mas não entrarão dentro dos cortes de lârni na, como a prática tem mostrado. Então, do ponto de vista higiénico a situação está realizada de modo que os cortes de lâmina fi. cam livres de partículas sólidas e as ranhuras deixaz-los-ão ir fa cilmente.
Com o invento é proporcionado, preferencialmente, que as perfurações estejam localizadas nos cortes de lâmina e/ou nas ranhuras e/ou nos pontos de cruzamento das ranhuras e dos cortes de lâmina.
Têm sido obtidos resultados favoráveis quando é proporciçi nado que, dois padrões de cortes de lâmina mutuamente paralelos estejam presentes, os cortes de lâmina de diferentes padrões cruzando cada um deles o outro nas ranhuras.
Com respeito à profundidade dos cortes de lâmina observa-se que isto não é crítico, mas que uma profundidade de 0,5 a 1,6 mm e especialmente de cerca de 1,2 a 1,3 mm têm dado boas superf^ cies de queijo. Além disso os cortes de ISmina têm, de preferência, uma largura no seu lado inferior de praticamente zero e no seu l_a do superior de cerca de 0,1 mm. Neste contexto, observa-se que
382
RN/P 13,578
-4os cortes de lâmina em material plástico recuam um pouco depois da retirada da lâmina, mas que não obstante alguma fenda permaneça. Com isto, mostra-se que um corte de lâmina não remove material, mas que com a aplicação de ranhuras (desde que isto não seja feito por moldagem) o material é de facto removido. Têm sido alcançados resultados favoráveis quando, as ranhuras têm uma distância de centro a centro de 1,0 a 2,0 mm e uma profundidade também de 1,0 a 2,0 mm. Além disso, as ranhuras podem estar em contacto umas com as outras, mas é também possível que tiras planas estreitas estejam presentes entre as ranhuras.
invento também abrange um processo para o fabrico de uma parte de tina para queijo, caracterizado pela superfície plás^ tica da parte da tina para queijo ser cortada em cortes de lâmina padrão com uma lâmina fina afunilada, tendo a dita lâmina de preferência uma espessura de 0,2 a 0,6 mm no nível em que entra em contacto com a superfície da parte de tina para queijo.
Além disso, a forma da lâmina, na direcção do corte, é me nos importante e pode ser redonda, inclinada em sentido oblíquo para a frente ou para trás em relação à superfície a ser cortada ou perpendicular a ela.
Uma concretização, do processo do presente invento, que é especial mente apropriado para tinas para queijo cilíndricas ou parcialmente esféricas consiste, em que, a parte da tina para queijo é longitudinal mente simétrica e o corte de lâmina é aplica do em forma de hélice ou de uma espiral. Isto pode ser feito mon tando a tina para queijo num torno e movendo a lâmina relativame_n te à rotação da tina para queijo de tal forma que se produza uma configuração em espiral variando a partir de uma hélice num cilin dro até uma espiral plana numa porção de base plana de uma tina.
Quando se fabrica uma parte de tina para queijo do preseri te invento é possível aplicar ranhuras adjacentes paralelas numa parte de material plástico, cujas ranhuras têm a forma de secções transversais de cerca de um triângulo equilátero, para aplicar cortes de lâmina que atravessam as ranhuras e para remover uma c_a mada da superfície de modo que, as tiras planas entre as ranhuras são formadas e quaisquer bordos elevados dos cortes, por mais pe69 382
RN/P 13.578
-5quenos que eles possam ter sido, são removidos. Tem surgido, dependendo do tipo de queijo que se quer fabricar, deste modo, é obtida uma variável adicional para se obter uma casca e uma drena gem húmida tão boa quanto possível.
invento, é seguidamente explicado com a ajuda de desenho, caracterizado por:
a Figura 1 mostra um detalhe da secção transversal através da parede de parte de tina para queijo de acordo com o invento ;
a Figura 2 mostra uma vista parcial de uma parede de par te de tina para queijo de acordo com uma outra concretização do invento; e a Figura 3 mostra uma secção transversal de uma tina para queijo, sucessivamente, com uma porção cilíndrica, uma porção curva e uma porção plana.
Na Figura 1 está indicada em 1 uma parede que é mostrada na secção transversal e originalmente tem uma espessura a partir da linha interrompida a à superfície exterior _b. Ao lado das ranhuras da superfície a foram feitas com uma secção triangular equilátera, tendo o lado um comprimento de por exemplo 1,4 mm. As ranhuras, além disso, engrenam umas às outras imediatamente como se indica com a linha interrompida _ç. 0 lado superior tem, conse quentemente depois, a aplicação das ranhuras e a remoção da camada da superfície uma forma consistindo em arestas trapezoidais com ranhuras triangulares 2 no meio.
As perfurações 3 ligadas à parede exterior b. estão ligadas à parte inferior das ranhuras. Com 4 foi indicado uma lâmina redonda e estreita que no nível das partes planas C entre as ranhuras 2 tem uma espessura de por exemplo 0,2 mm. Esta lâmina corta um corte de lâmina, o lado inferior da qual está indicado com a linha 5. Um tal corte de lâmina é feito sem remoção de material e tem uma superfície muito lisa que resulta na conductância de um liquido em direcção às ranhuras 2 e/ou das perfurações 3, mesmo depois do material plástico da parede 1 ter saltado um pouco para trSs, elasticamente.
382
RN/P 13.578
-6Nas ranhuras 2 as partículas sólidas serão recolhidas sob a Força da pressão mas a drenagem entre os cortes de lâmina com os lados inferiores 5 e ranhuras 2 e perfurações 3 respectivamente, não será impedida.
De acordo com a concretização preferida do invento, a paj: te inferior 5 do corte de lâmina, também está localizada num nível mais baixo do que a parte inferior das ranhuras. Isto garante sob todas as condições uma boa drenagem líquida a partir dos cortes de lâmina em direcção às ranhuras e daí até às perfurações. A medida na qual as partes planas C, entre as ranhuras 2, se apre sentam pode variar dependendo do tipo de queijo a ser fabricado. Será claro que, também, se obtém uma superfície mais macia do que_i jo se as ranhuras forem menos profundas, em consequência de terem permanecido represas C mais largas entre as ranhuras, para uma secção transversal de ranhura igual à original.
Na figura 2 mostra-se uma concretização na qual os cortes de Lâmina 6 e 7 foram aplicados em dois padrões de linhas paralelas cruzando, cada um dos cortes de lâmina destes padrões, as linhas do centro das ranhuras 2 entre a represa C.
Mais adiante na figura 3 uma secção transversal tem sido mostrada esquematicamente através de uma parte de uma tina para queijo com uma porção cilíndrica 8, uma porção em forma de curva 9 e uma porção plana 10. Esta tina é axialmente simétrica em relação ao eixo 11. Aqui, os cortes de lâmina 13 foram aplicados numa forma helicoidal ou em espiral e são cortados por ter de rodar a tina e mover a lâmina que faz o corte de lâmina ao longo de um trajecto gradual sempre perpendicular à superfície da tina, de preferência controlada pelo computador, de modo que com a rotação da tina forma-se um corte de lâmina com a forma de espiral ou helicoidal.
Finalmente na parte plana 10 foi aplicada uma ranhura de padrão radial visto que o corte de lâmina é em forma de espiral.
Com a linha interrompida 14 foi indicada a localização da base das ranhuras.
r
E, contudo, também possível ter diferentes padrões de cor
382
RN/P 13.578 /?
-7tes de lâmina em diferentes partes de parte de tina para queijo por exemplo em forma de espiral nas porções 8 e 9 e um padrão de linhas mutuamente paralelas na parte 10.
Como já foi referido nem a forma nem as dimensões das ranhuras ou ainda a sua presença são essenciais para o invento. Têm -se realizado muito bons resultados com ranhuras com uma secção transversal de um triângulo equilátero, uma pequena parte da qual foi removida e com cortes de lâmina terminando 0,1 mm mais baixo do que as ranhuras. Isto está, contudo, dependente do tipo de queijo a ser feito.
Observa-se que para uma descarga fácil de queijo da tina a direcção dos cortes de lâmina de nenhum modo é um impedimento e que nunca ficaram partículas da casca do queijo nos cortes de lâmi na.
A secção transversal dos cortes de lâmina serão um tanto mais estreitas do que a das lâminas, devido ao saltar para trás das paredes. A lâmina pode ter uma secção transversal de um triâri guio oblongo, com o que, próximo da margem cortante um ou ambos os z
lados do triângulo tem uma curva. E também possível que as paredes de la do da lâmina sejam paralelas com um ou dois planos es tre_i tos de corte próximo da margem cortante.

Claims (9)

  1. REIVINDICAÇÚES
    1 - Parte de tina para queijo com uma superfície interna da qual, pelo menos, uma parte tem reentrâncias e está munida com perfurações, caracterizada por, pelo menos, parte das reentrâncias serem cortes de lâmina.
  2. 2 - Parte de tina para queijo de acordo com a reivindicação 1, caracterizado por os cortes de lâmina estarem dispostos num ou mais padrões de linhas mutuamente paralelas.
  3. 3 - Parte de tina para queijo de acordo com a reivindicação 1 ou 2, caracterizada por uma parte adicional das reentrâncias serem formadas por ranhuras que atravessam os cortes de lâmina senda, de preferência, os cortes de lâmina um tanto mais profundas do que as ranhuras.
  4. 4 - Parte de tina para queijo de acordo com qualquer das reivindicações anteriores, caracterizada pelas perfurações estarem localizadas nos cortes de lâmina e/ou nas ranhuras e/ou nos pontos de cruzamento das ranhuras e dos cortes de lâmina.
  5. 5 - Parte de tina para queijo de acordo com as reivindic_a ções 2 e 3 ou 2, 3 e 4, caracterizada por estarem presentes dois padrões de cortes de lâmina mutuamente paralelos, cruzando cada um deles o outro nas ranhuras.
  6. 6 - Parte de tina para queijo de acordo com qualquer das reivindicações anteriores, caracterizada por os cortes de lâmina terem uma profundidade de 0,5 a 1,6 mm, perto dos seus lados mais baixos estarem quase fechados e ao nível da superfície na qual fo ram cortados terem uma largura de cerca de 0,1 mm.
  7. 7 - Parte de tina para queijo de acordo com qualquer das reivindicações 3 a 6, caracterizada por a distância de centro a cen tro das ranhuras ser de 1,0 a 2,0 mm e a sua profundidade ser ta_m bém de 1,0 a 2,0 mm.
  8. 8 - Parte de tina para queijo de acordo com qualquer das reivindicações 3 a 7, caracterizada por estar presente entre ranhuras sucessivas uma tira estreita de superfície plana.
    69 382
    RN/P 13,578
    -99 - Processo de fabrico de uma parte de tina para queijo de acordo com qualquer das reivindicações anteriores, caracterizado por ser cortado um padrão de cortes de lâmina, com uma lâmina fina afunilada, na superfície da parte de tina para queijo, tendo a dita lâmina, de preferência uma espessura de 0,2 a 0,6 mm no nível ao qual entra em contacto cortante com a superfície da parte de tina para queijo.
  9. 10 - Processo de acordo com a reivindicação 9, caracterizado por a parte de tina para queijo ser longitudinalmente simétrica e o corte de lâmina ser aplicado na forma de uma hélice ou espiral.
PT9069389A 1988-05-30 1989-05-30 Parte de tina para queijo e seu processo de fabrico PT90693B (pt)

Applications Claiming Priority (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
NL8801381A NL8801381A (nl) 1988-05-30 1988-05-30 Kaasvormdeel.

Publications (2)

Publication Number Publication Date
PT90693A PT90693A (pt) 1989-11-30
PT90693B true PT90693B (pt) 1994-05-31

Family

ID=19852373

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
PT9069389A PT90693B (pt) 1988-05-30 1989-05-30 Parte de tina para queijo e seu processo de fabrico

Country Status (6)

Country Link
EP (1) EP0344845B1 (pt)
DE (1) DE68900431D1 (pt)
DK (1) DK172147B1 (pt)
ES (1) ES2028433T3 (pt)
NL (1) NL8801381A (pt)
PT (1) PT90693B (pt)

Families Citing this family (7)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
NL9300664A (nl) * 1993-04-20 1994-11-16 Stork Hubert Cheese Systems Drainagebuis met perforaties voor het afvoeren van wei uit een wei/wrongelmassa, inrichting voorzien van tenminste één dergelijke buis en werkwijze voor het vervaardigen van dergelijke buizen.
ES2081770B1 (es) 1994-07-29 1996-10-16 Mecanizados Busqui S L Molde para la formacion de quesos y procedimiento para su fabricacion.
EP0707788A1 (en) * 1994-10-19 1996-04-24 Tebel-Mkt B.V. Drainage pipe with perforations for draining whey from a whey/curd mass, device provided with at least one such pipe, and method for manufacturing such pipes
EP0972441A3 (en) 1994-10-19 2000-05-24 Tetra Laval Holdings & Finance S.A. Drainage pipe with perforations for draining whey from a whey/curd mass, and device provided with at least one such pipe
FR2756139B1 (fr) * 1996-11-25 1999-03-19 Etude Realisation Et Vente A L Procede pour fabriquer une piece pourvue de fines perforations, notamment un moule a fromage perfore
FR2967662B1 (fr) * 2010-11-22 2014-01-17 Triballat Laiteries Element de conditionnement pour un conditionnement de produit laitier, systeme de conditionnement comprenant un tel element et conditionnement comprenant un tel systeme
FR3102338B1 (fr) * 2019-10-24 2023-04-07 Servi Doryl Moule à fromage, en particulier pour fromage du type comté, et procédé de fabrication d’un tel moule

Family Cites Families (3)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
NL173012B (nl) * 1973-02-23 1983-07-01 Geessink Bernard Theodoor Kaasvat.
NL173126C (nl) * 1977-06-01 1983-12-16 Geessink Bernard Theodoor Werkwijze voor het vervaardigen van een kaasvat.
NL184717C (nl) * 1980-02-20 1989-10-16 Arend Bv Werkwijze voor het vervaardigen van een kaasvorm van kunststof en/of een volger van kunststof.

Also Published As

Publication number Publication date
PT90693A (pt) 1989-11-30
DE68900431D1 (de) 1991-12-19
DK172147B1 (da) 1997-12-01
ES2028433T3 (es) 1992-07-01
DK261789A (da) 1989-12-01
NL8801381A (nl) 1989-12-18
DK261789D0 (da) 1989-05-29
EP0344845A1 (en) 1989-12-06
EP0344845B1 (en) 1991-11-13

Similar Documents

Publication Publication Date Title
US2803876A (en) Knife for cutting cheese and the like
JPS62224596A (ja) ベルト削り取り方法および装置
PT90693B (pt) Parte de tina para queijo e seu processo de fabrico
GB2218900A (en) Cutting board
US2206339A (en) Cast cutting guide
US2921352A (en) Corner fillet for pattern makers
KR930016020A (ko) 가소성 막대기 형상 식품 절단기
US2814868A (en) Butter spreader
DE2317622C2 (de) Verfahren zum Filetleren von Fischen
US2550166A (en) Plural wire butter cutter
CA1152440A (en) Endless filter belt
US3109193A (en) Tool for use in constructing masonry walls
US2633594A (en) Cleaning tool for meat tenderizing machines
US4580961A (en) Cheese mould
AT392896B (de) Verfahren zum austausch von bade- oder duschwannen
US1115001A (en) Device for cutting fruit.
US1961172A (en) Food slicer
US1643508A (en) Mold box for butter and the like
Rand et al. Inhibition of regeneration in two-headed or two-tailed planarians
DE1950037C3 (de) Schneidwerkzeug für die spanabhebende Bearbeitung
US1477421A (en) Potato knife
DE888254C (de) Eiskaestchen
DE3916281C1 (en) Chopping block for meat - divided along longitudinal centre line into one solid topped half of easily cleanable stainless steel material
DE1704329A1 (de) Form zum Herstellen von Sandalen
DE832901C (de) Eiskaestchen

Legal Events

Date Code Title Description
FG3A Patent granted, date of granting

Effective date: 19931117

MM4A Annulment/lapse due to non-payment of fees, searched and examined patent

Free format text: LAPSE DUE TO NON-PAYMENT OF FEES

Effective date: 20070517