PT89936A - Processo de curtimento de peles, isento de cromio - Google Patents

Processo de curtimento de peles, isento de cromio Download PDF

Info

Publication number
PT89936A
PT89936A PT89936A PT8993689A PT89936A PT 89936 A PT89936 A PT 89936A PT 89936 A PT89936 A PT 89936A PT 8993689 A PT8993689 A PT 8993689A PT 89936 A PT89936 A PT 89936A
Authority
PT
Portugal
Prior art keywords
titanium
skin
hours
salt
polymer
Prior art date
Application number
PT89936A
Other languages
English (en)
Inventor
Roberto Celades Colom
Jordi Josep Duque Ros
Juan Jose Palma Herrero
Original Assignee
Hispano Quimica
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Hispano Quimica filed Critical Hispano Quimica
Publication of PT89936A publication Critical patent/PT89936A/pt

Links

Classifications

    • CCHEMISTRY; METALLURGY
    • C14SKINS; HIDES; PELTS; LEATHER
    • C14CCHEMICAL TREATMENT OF HIDES, SKINS OR LEATHER, e.g. TANNING, IMPREGNATING, FINISHING; APPARATUS THEREFOR; COMPOSITIONS FOR TANNING
    • C14C3/00Tanning; Compositions for tanning
    • C14C3/02Chemical tanning
    • C14C3/28Multi-step processes

Landscapes

  • Chemical & Material Sciences (AREA)
  • Chemical Kinetics & Catalysis (AREA)
  • General Chemical & Material Sciences (AREA)
  • Organic Chemistry (AREA)
  • Treatment And Processing Of Natural Fur Or Leather (AREA)

Description

0 objecto da presente invenção e desenvolver um método de curtimento para obter couros de qualidade prescindindo totalmente do crómio por razões tanto estratégicas como ecológicas, devido à distribuição mundial dos jazigos deste metal e à acumulação de crómio em resíduos e águas, que apresenta um perigo ecológico potencial pela sua possibilidade de oxidação e passar a crómio hexavalente, como se reconhece mundialmente na actualidade.
Dentro dos possíveis metais que podem ser utilizados, que não apresentam o probtema da toxicidade e quese encontrem em abundância e bem distribuídos por todo o mundo, o titânio é o mais adequado pois é o elemento No. 9 em abundância no planeta e, além disso, em forma de bióxido de titânio, que é como se pode encontrar nos resíduos depois do processo, é totalmente estável, e reconhecido como não con-taminante nem tóxico.
Da mesma maneira, os polímeros utilizados na presente invenção também não apresentam problemas ecológicos , pois são derivados de produtos naturais e estão também reconhecidos como não tóxicos nem contaminantes.
Os outros produtos utilizados como auxiliares ou complementares foram estudados com o objectivo de tornar o processo total o mais ecológico possível.
Esta invenção descreve um processo de curtimento de peles de todos os tipos baseado numa reacção covalente do colagénio que modifica a afinidade do substrato pele perante a combinação com sais metálicos, especialmente os sais solúveis de titânio. É conhecido neste sector da técnica o uso dos sais de titânio, especialmente o sal misto de titani-lo e amónio sobre a pele directamente, sem modificação reac-tiva prévia. -4-
Podem ser citadas como antecedentes as Patentes espanholas No. 490.773, apresentada a 22 de Abril de 1980, com prioridade das Patentes soviéticas Nos. 2831651 e 2831652 de 11 de Novembro de 1979, apresentada igualmente na Inglaterra com o No. 2062596A, com data de 12 de Maio de 1980 e nos Estados Unidos da América com o No. 3.938.951 com data de 20 de Março de 1973.
Cita-se nelas o uso de anidrido ftálico como activador do curtimento, mas este composto não tem poder de reacção tipo covalente com a pele, pois não aumenta a temperatura de contracção. Algumas patentes, por exemplo a Patente Europeia No. 0128702, com prioridade da Patente italiana No. 2155083 de 10-06-83 e No. de requerimento 84303637.7, citam o uso de agentes mascarantes do titânio, tipo ácido cítrico ou outros ácidos orgânicos, como também está explicado nas teorias de M.P. Swamy do "Central Leather Research Insti-tute", Madrasta, no ano de 1983. ::ambém é comummente citado o uso de ta-ninos naturais e sintéticos, os quais apresentam o defeito de dar colorações fortemente amarelas com os sais de titânio, sobretudo no caso da presença de hidroxilos fenólicos. A presente invenção consiste num processo de curtimento que permite obter peles curtidas, com fixação de sal metálico irreversível, como o demonstra o facto de que a temperatura de contracção aumenta depois das lavagens e neutralização para além dos 95°C, com bom aspecto e tacto, e que permitem todas as operações mecânicas comummente utilizadas no processo de curtimento. Tudo isso mediante o uso dum sal solúvel de titânio, preferivelmente o sulfato duplo de titanilo e amónio, sem que seja necessário o emprego de mascarantes, tipo ácido citrico ou outros ácidos orgânicos. Com o objectivo de tornar possível o curtimento com sais de titânio nas condições descritas, efectua-se préviamente uma modificação do colagénio da pele mediante tratamento com um polimero polifuncional tipo aldeidico hidroxilado, formado pelos seguintes compostos:
0 equilíbrio é tal que A e B predominam sobre C e D, sendo D o minoritário. A, semiacetal de glioxal e eritrose, é o que apresenta maior afinidade para o colagénio, comportando-se a este respeito como um glioxal. B, é o que apresenta maior afinidade para o titânio pois, além de apresentar o grupo -Cí^OH como em A, apresenta os álcoois geminais. A composição do polimero deve ser cons- -6-
tituida por uma relação de componentes entre A e B, compreendida entre as seguintes margens: 20:80 e 90:10; preferivelmente 50:50.
As fracções A e D unem-se com os grupos amínicos do colagénio produzindo uma primeira reticula-ção (lã. etapa TC final entre 70 e 85°C), deixando livres os grupos hidroxilicos que coordenam com os sais de titânio, fixando-a irreversivelmente (2ã. etapa TC final superior a 95°C).
Ao mesmo tempo desaparece a hidrofilia excessiva que poderia ficar na pele se só se tratasse com este polimero. Devido ao seu alto peso molecular e a sua pouca solubilidade, é um produto práticamente inócuo, pelo que não produz nenhum problema ecológico. A reacção dos polímeros hidroxilados com os sais de titânio demonstra-se pelo facto da sua fixação por parte de diferentes substratos que estiveram em contacto com sais solúveis de titânio, especialmente o sulfato de titânio e amónio. Na Tabela I encontra-se o resultado das experimentações levadas a cabo neste sentido.
TABELA I ABSORÇÃO FIXAÇÃO pH:2 ,5 pH:0,7 pH:2,5 22% 90% 90% 7% 72% 16% 8% 77% 45% 8% 72% 12% 16% 75% 30% 8% 73% 7% 11% 74% 14%
Pele piclada: proteína colagénica Lã: colagenio sem hidro-xi-proteina e com pontes dissulfureto (sem grupos -OH)
Algodão: polissacáridos (grupos-OH)
Nylon: poliamida (grupos peptidicos)
Tecido acrílico: poli-acrilonitrilo (grupos CN)
Nylon/Poliuretano (83/17)
Algodão/poliester (30/70)
Esta afinidade dos polímeros hidroxila-dos pelo titânio demonstra-se também pelo facto de que, se se prepara películas de amido e se deixa as mesmas em contacto com uma dissolução de sulfato de titanilo, há uma fixação de titânio por parte da referida película que pode chegar de 15 a 20% e o facto mais interessante é que, tratando posterior-mente estas películas com água em ebulição, a película que não esteve em contacto com a dissolução detitânio dissolve-se completamente, enquanto que a película tratada resiste a este ensaio. O uso de polímeros tipo polissacárido com grupos aldeidicos foi descrito no passado com detalhe mas, -8- apesar dos estudos efectuados, a maioria deles nos anos 1957--1962, e da existência de várias patentes sobre o uso dos mesmos, não tiveram êxito comercial, pois apresentavam alguns defeitos complementares, como pode ser a excessiva hidrofilia que conferiam ao couro e não chegar a temperaturas de contrac-ção suficientes para algumas das operações posteriores.
Mediante o uso combinado destes polime-ros e dos sais de titânio, aplicando ambos nas condições descritas nesta invenção, logrou-se obter couros sem apresentarem os defeitos citados, com boa flexibilidade, tacto e outras caracteristicas desejáveis na técnica de obtenção de couros.
Segundo o resultado que se deseja obter de acordo com o uso ou a moda, podem ser tingidos, engraxados, tratados com polímeros acrílicos de reenchimento e acabados com os produtos convencionais bem conhecidos no estado da técnica. O tratamento em ebulição deste couro não produz uma compactação ou degeneração do colagénio, o que indica o bom grau de curtimento alcançado.
PRODUTOS UTILIZADOS NA PRESENTE INVENÇÃO
Polímero reactivo: É um derivado de polissacáridos tipo celulose modificada ou não, amido, dextrinas ou açucares, que foram oxidados controladamente de forma que os grupos carbonilos formados sejam preferentemente al-deidicos e que os grupos carboxilicos não representem mais do que 10% dos grupos carbonilos. Os grupos carbonilos aldeidi-cos são preferentemente próximos. 0 produto pode-se encontrar no mercado ou então pode-se sintetizar com baseenuma oxidação controlada com hipoclorito em meio ácido, ácido periódico ou por ozonólise. O grau de oxidação suficiente situa-se a cerca -9-
de 50% dos grupos OH presentes no material de partida.
Graus de oxidação elevados diminuem a afinidade do polímero em relação ao titânio. Graus de oxidação baixos dificultam a união covalente do polímero em relação ao colagénio.
Sal de titânio: Este sal é um composto de sulfato de titânio e amónio que se encontra no mercado ou que se pode obter por precipitação duma solução de sulfato de titanilo obtida a partir de tratamento ácido de ilmeni-ta e precipitação mediante a adição de sulfato amónicõ, depois da passagem de todo o ferro à. forma férrica, tal como se descreve na Patente espanhola no. 495.110 solicitada em 17.09.80 como divisionária da Patente no. 490.773.
Pode ser obtida também a partir da dissolução ácida, depois de eliminar o sulfato ferroso por cristalização e antes do aquecimento para precipitar o Ti(OH)4 no processo de obtenção do bióxido de titânio mediante o método do sulfato.
Este sal não necessita de cuidados especiais na sua obtenção e o seu conteúdo em titânio, expresso como TÍO2, é de uns 20% aproximadamente. Embora sejam citados algumas precauções especiais para obter um sal de curtir, como na Patente espanhola no. 490.773 acima mencionada, com o processo da presente invenção pode servir qualquer tipo de sal solúvel de titânio.
Basificantes, acidificantes e neutra-lizantes: Utiliza-se todos os compostos conhecidos na técni ca de curtimento: carbonatos, bicarbonatos, sulfitos, urotro-pina, ácido fórmico, ácido sulfúrico, láctico, etc., etc. ...
Engordurantes: Toda a gama de engordu-rantes existentes em função do artigo que se quiser obter, es- -10-
pecialmeríte os engordurantes inoxidáveis.
Tinturas e acabamentos: Em função do artigo. Especialmente os acabamentos sem dissolventes, de base aquosa e agentes de reticulação de caseinas isentas de formol.
EXEMPLOS NAO LIMITATIVOS
Explicação das abreviaturas utilizadas: D.A.S.-50: Amido com 50% dos grupos hidroxilos geminais oxidados a aldeido. T.A.D. : Sulfato de titanilo e amónio.
Agitação; Tambores.
Curtimento de pele vacum (Ofertas so- EXEMPLO 1: bre pele húmida) 1) A pele vacum descalada e rendida é lavada com água para eliminar restos de sais amónicos. Se a descalagem foi efectuada com ácido láctico ou bórico, esta lavagem não é necessária. 2) As peles descaladas e rendidas com um pH de corte de 7-8 são tratadas com um banho na proporção de 300%, preparado préviamente da maneira seguinte; no volume necessário de água, dissolve-se sulfato sódico até 8% em relação ao banho. Ajusta-se o pH a 8 com bicarbonato -11- %
sódico (6 - 6,5% em relação ao peso de pele húmida) e dissolve-se em 5% de D.A.S.-50 aquecendo a 60-70°C com agitação. Posteriormente, arrefece-se à temperatura ambiente e trata-se as peles com este banho, rodando em tambor durante 4 horas e deixando-as em repouso no banho de 14 a 16 h. A seguir lavam-se as peles com água. Nesta fase, a temperatura de contracção deve estar entre 78-85°C. Neste momento pode-se efectuar a divisão da pele na grossura desejada com toda a facilidade, devido à consistência que lhe deu o precurti-mento com D.A.S.-50. 3) Procede-se a uma piclagem mediante adições de 0,5% de ácido sulfúrico diluído a 1%, espaçadas 30' até alcançar um pH de 2,0, num banho a 100% e 6° Bé em NaCl. 4) A este banho acrescenta-se 25% de T.A.D. e roda-se durante um período mínimo de 4 horas. Posteriormente, mediante adições de 0,25% de bicarbonato sódico diluído a 1%, espaçadas 601 ba-sifica-se até que o pH de corte seja 2,5. A seguir roda-se em tambor durante 16 horas. 5) Lavam-se as peles com água e dispõem -se num banho de 200%, 6o Bé em NaCl. Adiciona-se 2% de formiato sódico, roda--se 60' e continua-se com sucessivas adi ções cada 30' de 0,5% de bicarbonato sódico até neutralizar a pele a um pH de -12- corte de 5.
Tendo chegado a este ponto, a pele deve alcançar uma temperatura de contracção de 93-97°C, sendo possível superar estes valores. 6) Posteriormente procede-se ao engor-damento, tintura, trabalhos mecânicos e acabamentos convencionais. EXEMPLO 2:
Curtimento de napa de cordeiro (Oferta sobre pele piclada) 1) Tal como no exemplo 1, deve-se proceder a uma lavagem prévia se a desca-lagem se efectuou com sais amónicos. 2) Despicla-se a pele piclada num banho a 100%, 6o Bé em NaCl, tratando-se com 2% de formiato sódico, rodando uns 30' e continuando com adições de 1% de bicarbonato sódico cada 301 até um pH de 8,0. 3) Prepara-se um banho a 100% aquecendo água a 60-70°C, acrescentando sulfato sódico até 8% em relação ao banho, ajustando o pH a 8,0 com 6-6,5% de bicarbonato sódico e dissolvendo 5% de D.A.S.-50 com agitação. Deixa-se esfriar à temperatura ambiente e tratam--se as peles com este banho, rodando em tambor durante 4 horas e deixando em repouso em banho mais 16 horas. Nesta fa- -13-
se, a temperatura de contracção deve estar entre 78-83°C. Posteriormente lavam-se as peles com água até cobri--las, rodando em tambor durante 10', repouso durante 50' e rodando outros 10' . 4) Procede-se a uma repiclagem num banho 100%, 6o Bé NaC.1, com ácido sulfúri-co, da mesma forma que no ponto 3 do exemplo 1. 5) A este banho adiciona-se 30% de T.A.D. e roda-se durante 17. horas. No final deste período, o pH estará perto de 1,3 e ter-se-à absorvido 99% do T.A.D. inicial. A temperatura de contracção deve ser 86-90°C. 6) Posteriormente basifica-se por meio de adições sucessivas de 0,25% de bicarbonato sódico cada 60' atépH 2,5 e roda-se durante 17 horas. 7) Lavam-se as peles e procede-se à neutralização a pH 5-5,5, tal como se indica no ponto 5 do exemplo 1. 8) Posteriormente procede-se ao engor-duramento, tintura, trabalhos mecânicos e acabamentos totalmente convencionais. -14-
EXEMPLO 3:
Curtimento de napa de cordeiro. Adição D.A.S. em estado sólido (Ofertas sobre pele piclada) 1) Tal como nos exemplos 1 e 2, deve-se proceder a uma lavagem das peles, se a descalagem se efectuon com sais amóni-cos. 2) Despicla-se seguindo o mesmo procedimento que no ponto 2 do exemplo 2. 3) No mesmo banho resultando da despi-clagem, adiciona-se 5% de D.A.S.-50. Roda-se em tambor até que se dissolve o D.A.S.-50 (umas 2 horas) e posterior-mente 3-4 horas mais. A seguir deixa--se em repouso no banho 16 horas. Neste ponto a temperatura de contracção deve ser 78-83°C. Ao acabar este processo, lavam-se as peles com água até as cobrir, rodando 20', parando durante 40' e voltando a rodar 20'. 4) Muda-se o banho e procede-se a uma replicagem com ácido sulfúrico até pH 2,0, da mesma maneira que no ponto 3 do exemplo 1. 5) A este banho adiciona-se 30% de T.A.D. e roda-se durante 17 horas. Neste ponto do processo a temperatura de contração deve ser 86-90°C.
6) Continua-se com a basificação da mesma forma que no exemplo 2, até pH -15-
2,5. Roda-se durante 16 a 18 horas. A seguir lavam-se as peles e neutraliza--se a pH 5-5,5, seguindo o mesmo procedimento que no exemplo 2. 7) Posteriormente procede-se ao engor-duramento, tintura, trabalhos mecânicos e acabamentos convencionais.
Tudo quanto não afecte, altere, mude ou modifique a essência do processo descrito será variável para os efeitos desta patente de invenção.

Claims (3)

  1. -16-
    REIVINDICAÇÕES lã. - Processo de curtimento de peles, tanto ovinas e caprinas como bovinas, isento de crómio, ca-racterizado pelo facto de, depois dos trabalhos de ribeira, molhagem, descarnar, calagem, pelame, descalagem e de render com ou sem piclagem, se proceder a uma modificação covalente do colagénio da pele por meio de reacção com um polímero po-lifuncional polialdeido hidroxilado a pH entre 7 e 9, prefe-rentanente 8, durante 4 a 24 horas, preferentemente 14 horas e a temperatura ambiente, seguida duma lavagem e tratamento posterior com um agente acidificante para chegar a pH = 2,0, seguido dum tratamento com um sal de titânio a pH = 1,0, durante 4 horas, procedendo-se a uma basificação a pH = 2,5 e posterior neutralização a pH = 5,5, e procede-se seguidamente ao seu engorduramento-tintura, secagem, operações mecânicas convencionais e acabamento conforme os artigos que se deseje obter.
  2. 21. - Processo de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo facto do polímero utilizado ser uma celulose modificada ou não, amido, dextrina ou açucares oxidados, uns 50¾ em relação aos grupos hidroxilos mediante o uso de hipoclorito em meio ácido, ácido periódico ou ozono-lose até chegar ao rendimento desejado, podendo-se adicionar o polímero em estado sólido ou em forma de dissolução aquosa.
  3. 31. - Processo de acordo com as reivindicações 1 e 2, caracterizado pelo facto da quantidade de polímero em relação ao peso da pele ser de 2 a 6% em peso sobre pele húmida, preferentemente 4%. 4l. - Processo de acordo com as reivindicações 1, 2 e 3, caracterizado pelo facto do sal solúvel de -17- ·; titânio ser ο sulfato duplo de titanilo e amónio, que se pode encontrar no mercado ou que se pode obter sem precauções especiais à base de uma precipitação de uma solução ácida de sulfato de titanilo mediante a adição de sulfato amónico, sendo o conteúdo de titânio expresso como TÍO2 de 20% + 1. 5ã. - Processo de acordo com as reivindicações 1, 2, 3 e 4, caracterizado pelo facto da oferta de sal de titânio ser de 4 a 6%, preferivelmente 5% expresso em TiC^, sobre pele húmida. 6i. - Processo de acordo com as reivindicações 1, 2, 3, 4 e 5, caracterizado pelo facto de se proceder ao reenchimento, tintura e engorduramento com os produtos convencionais ou especiais conforme os artigos que se deseje obter. Lisboa, 8 de Março de 1989
    Agonio GIídíú iz lr«d» :ϊί1δΙ rua viCToa Cv-nooíJ, io-a, i.· 1200 LISBOA'
PT89936A 1988-11-17 1989-03-08 Processo de curtimento de peles, isento de cromio PT89936A (pt)

Applications Claiming Priority (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
ES8803504A ES2009394A6 (es) 1988-11-17 1988-11-17 Proceso de curticion de pieles, exento de cromo.

Publications (1)

Publication Number Publication Date
PT89936A true PT89936A (pt) 1990-05-31

Family

ID=8259004

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
PT89936A PT89936A (pt) 1988-11-17 1989-03-08 Processo de curtimento de peles, isento de cromio

Country Status (4)

Country Link
US (1) US4960429A (pt)
EP (1) EP0370161A3 (pt)
ES (1) ES2009394A6 (pt)
PT (1) PT89936A (pt)

Families Citing this family (5)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
FR2711145B1 (fr) * 1993-10-12 1996-02-02 Jallatte Procédé de tannage de peaux.
IT1269406B (it) * 1993-10-15 1997-04-01 Giacomo Bandino Procedimento per conce miste a base di titanio
CN1164770C (zh) * 2002-12-20 2004-09-01 周青标 宠物咀嚼用猪皮漂白发泡工艺及其制品
US7013838B2 (en) * 2002-12-20 2006-03-21 Frank Jay Hague Bleached expanded pigskin and products
CN106167839A (zh) * 2016-06-24 2016-11-30 安徽创荣服装辅料有限公司 一种新型防静电山羊裘革

Family Cites Families (6)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
US2886401A (en) * 1957-11-15 1959-05-12 Percy A Wells Tanning with periodate oxypolysaccharides
US3635655A (en) * 1968-02-15 1972-01-18 Ciba Geigy Corp Mineral tanned leather treated with dialdehyde starch and benzene polycarboxylic acid compositions
US3934975A (en) * 1971-12-10 1976-01-27 Diamond Shamrock Corporation Leather treating process
DE3203074A1 (de) * 1982-01-30 1983-08-04 Benckiser-Knapsack Gmbh, 6802 Ladenburg Verfahren zur herstellung von leder
IT1163492B (it) * 1983-06-10 1987-04-08 Loris Guidi Procedimento per la concia delle pelli
GB8426851D0 (en) * 1984-10-24 1984-11-28 British Leather Manufacturers Tanning agents

Also Published As

Publication number Publication date
ES2009394A6 (es) 1989-09-16
US4960429A (en) 1990-10-02
EP0370161A3 (en) 1992-03-11
EP0370161A2 (en) 1990-05-30

Similar Documents

Publication Publication Date Title
CN111455118B (zh) 一种透明皮革的生产方法
PT89936A (pt) Processo de curtimento de peles, isento de cromio
BRPI0805603A2 (pt) uso de complexo de cromo na indústria de couro
JPS6284200A (ja) 魚皮の製造方法
JPH01500130A (ja) 非クロムなめし方法
BR112021011977A2 (pt) Agentes auxiliares de couro para a ribeira
US2266448A (en) Process and products for deliming limed pelts
US3300338A (en) Process for treating washable leather
CA1143509A (en) Process for the oiling and impregnation of leather and pelts
PT94841A (pt) Processo para o tratamento de peles
DE627110C (de) Verfahren zum Gerben von tierischen Hautbloessen
JPS60500913A (ja) 魚皮をなめす方法
US1256974A (en) Process of tanning fish-skins.
US3557078A (en) Method for treating and improving the properties of proteinaceous matter comprising reacting hide material with hcho and a malonic acid
CN107326121B (zh) 一种绵羊皮鞋毛革制作方法及产品
DE1669357C (de) Verfahren zur Herstellung von waschbaren und permanent hydrophoben Ledern
US178468A (en) Improvement in processes for tanning hides or skins
US150405A (en) Improvement in processes of double tanning
DE849995C (de) Verfahren zur Fixierung von Lederzurichtungen auf der Grundlage wasserloeslicher Deckfarben
US77990A (en) Improved mode of treating leather, cloth, and the like
DD254595A1 (de) Verfahren zur herstellung weicher, weisser leder
US851995A (en) Process of coloring leather.
CN86107461A (zh) 制备鱼皮的方法
US111583A (en) Improvement in tanning
DE128693C (pt)