PT89883B - Dispositivo administrador - Google Patents

Dispositivo administrador Download PDF

Info

Publication number
PT89883B
PT89883B PT89883A PT8988389A PT89883B PT 89883 B PT89883 B PT 89883B PT 89883 A PT89883 A PT 89883A PT 8988389 A PT8988389 A PT 8988389A PT 89883 B PT89883 B PT 89883B
Authority
PT
Portugal
Prior art keywords
nozzle
container
tube
pump
plunger
Prior art date
Application number
PT89883A
Other languages
English (en)
Other versions
PT89883A (pt
Inventor
James C Mckinney
Original Assignee
Colgate Palmolive Co
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Colgate Palmolive Co filed Critical Colgate Palmolive Co
Publication of PT89883A publication Critical patent/PT89883A/pt
Publication of PT89883B publication Critical patent/PT89883B/pt

Links

Classifications

    • BPERFORMING OPERATIONS; TRANSPORTING
    • B65CONVEYING; PACKING; STORING; HANDLING THIN OR FILAMENTARY MATERIAL
    • B65DCONTAINERS FOR STORAGE OR TRANSPORT OF ARTICLES OR MATERIALS, e.g. BAGS, BARRELS, BOTTLES, BOXES, CANS, CARTONS, CRATES, DRUMS, JARS, TANKS, HOPPERS, FORWARDING CONTAINERS; ACCESSORIES, CLOSURES, OR FITTINGS THEREFOR; PACKAGING ELEMENTS; PACKAGES
    • B65D83/00Containers or packages with special means for dispensing contents
    • B65D83/0005Containers or packages provided with a piston or with a movable bottom or partition having approximately the same section as the container
    • B65D83/0011Containers or packages provided with a piston or with a movable bottom or partition having approximately the same section as the container moved by a screw-shaft
    • B65D83/0016Containers or packages provided with a piston or with a movable bottom or partition having approximately the same section as the container moved by a screw-shaft the contents being forced out through the screw-shaft

Landscapes

  • Engineering & Computer Science (AREA)
  • Mechanical Engineering (AREA)
  • Containers And Packaging Bodies Having A Special Means To Remove Contents (AREA)
  • Closures For Containers (AREA)
  • Confectionery (AREA)
  • Coating Apparatus (AREA)

Description

DISPOSIΤIVO ADMIΝISTRADOR
MEMÓRIA DESCRITIVA
Resumo presente invento diz respeito a um dispositivo administrador (11) especialmente próorio piara administrar produtos pastosos (M), caracterizado por compreender um invólucro (15) que apresenta uma parte superior e uma parte inferior, apresentando o referido invólucro uma parte interior aberta; um bico injector (13) próprio piara ser aberto e para ser fechado; um tubo (20) que se extende a partir do bico injector e que penetra no interior do invólucro; um êmbolo (17) que se acha situado em torno do tubo; e um sistema que se acha situado entre a parte superior do invólucro e a parte superior do êmbolo e que é próprio para obrigar o êmbolo a deslocar-se em direcção ao fundo do invólucro.
BAD ORIGINAL presente inventa diz respeito a ura administrador que é particularmente útil para ser utilizado como bomba própria para administrar materiais viscosos tais como pasta de dentes e que,, no caso de um primeiro modelo de realização, apresenta um corpo, um bico situado na parte superior do corpo, ura tubo que se acha disposto verticalmente no interior do corpo e que se acha colocado de maneira a ficar alinhada com o bica, um êmbolo que se acha situado em torno do tubo e abaixo da parte superior do corpo e uma mola que vai exercer continuamente sobre o êmbolo uma força dirigida de cima para baixo de maneira que o material que se destina a ser administrado e que se acha situado por debaixo do êmbolo vai ser obrigado a subir através dc< tubo e a sair através do bico quando este se encontra aberto. 0 bico pode ser do tipo torre giratória. No caso de outro modelo de realização, o administrador apresenta a mesma concepção básica, mas é próprio para receber um recipiente de recarga do material. Este sumário não deve ser considerado como limitativo do Smbito da memória descritiva, dos desenhos ou das reivindicações.
CANPO DE APLIOACAQ DO INVENTO
Dispositivos próprios para a administração de materiais pastosos e de outras materiais viscosos, tais como bambas para pasta de dentes.
BASES DQ INVENTO
Nos últimos anos tem-se intensificado muito a utilização de dispositivos administradores próprios para a administração de uraa grande gama de substâncias pastosas e viscosas tais como produtos alimentares, como por exemplo queijo, etc., cremes, e de outros materiais. Espeeialmente populares são as bombas manuais que constituem recipientes atraentes e fáceis de utilizar que são
-7^
BAD ORIGINAlJ própriua para em viagem.
serem usadas pelos consumidores tanto em casa coma
Em particular, as bombas manuais para materiais dentífricos tais como pasta, de dentes e geles dentífricos (que daqui em diante passarão todos a ser qlobalmente designados por pastas por motivos de comodidade) alcançaram uma considerável aceitação por parte dos consumidores. Estas bombas tornaram-se uma solução alternativa para as bisnagas, mas as bisnagas são normalmente menos caras do que as bombas disponíveis no mercado.
de pasta actualmente
Dado que as bombas apresentam características que muitos consumidores preterem em vez das que são apresentadas pelas bisnagas, ê de supor que se fosse concebida uma bomba capaz de poder ser fabricada a custos iguais ou inferiores aos das bisnagas, as vendas desse tipo de bomba iriam certamente subir de uma maneira substancial.
As bombas próprias para a administração de pasta encontram-se geralmente registadas nas Classes Internacionais G01F 11/00 e B67D 5/32 e na Classe 222 no U.S. F’atent and Trademark Office. Constituem exemplos representativos destas bombas as seguintes patentes U.S. publicadas em anos recentes: 4.511.068; 4.598.843; 4.437.591; e 4.657.161.
Chama-se a atenção para o facto de que as bombas apresentadas nas an teriormente referidas; patentes são relativamente complicadas, isto é, têm um rei ativamente grande número de componentes. Por conseguinte, dado que o custe; é normalmente função da complexidade e do número de peças, estas bombas são mais caras do que aquilo que seria desejável.
BAD ORIGINAL
Além disso, chama-se também a. atenção para o facto de que todas as bombas de pasta corrsntemente disponíveis no mercado utilizam um mecanismo actuador que necessita que sobre ele seja aplicada pressão por parte do utilizador. Estes mecanismos actuadores são já de si próprios normalmente bastante complicados,. Certas bombas actualmente existentes no mercado acham-se ligadas a uma haste que por sua vez se acha ligada a. um êmbolo, isto é,, o accionamento do actuador por meio uma pressão aplicada manualmente vai fazer mover a baste que vai empurrar o êmbolo contra a pasta obrigando-a a sair através do bico da bomba.
Além disso essas bombas correntemente disponíveis no mercado são bombas do tipo de empurrar para cima, isto é, o produto a ser. administrado é depositado na parte de cima do êmbolo e este, por intermédio dos meios anteriormente referidos, vai ser empurrado para cima, contra o produto, a fim de obrigar o referido produto a sair através do bico injector da bomba.
Apesar de geralmente funcionarem bem, de acordo com a maneira anteriormente referida, essas bombas, devido ao facto de serem relativamente complicadas, são relativamente caras.
Deste modD, um dos principais objectivos do presente invento é aquele que consiste em proporcionar uma nova, bomba que seja menos complicada e que portanto seja menos cara do que aquelas que são correntemente utilizadas.
Outro objectivo do invento é aquele que consiste em proporcionar uma bomba própria para administrar produtos pastosas em que o êmbolo se ache localizado por cima do produto a ser administrado e em que seja proporcionada, uma fonte de pressão que seja capaz de exercer constantemente sobre d referido êmbolo uma pressão no sentido de cima. para, baixo de maneira a fazer com qu.e
BAD ORIGINAL cr o produto vá ser obrigado a subir ao longo de um tubo que passa através do êmbolo e, quando o bico injector se achar alinhado com o tubo, vá. ser obrigado a correr continuamente para tora da bomba até que o bico injector vá. ser fechado.
Outro importante objectivo do invento é aquele que consiste em proporcionar, em ligação com a anteriormente referida combinação, um bico injector do tipo torre giratória no qual se ache formada uma abertura e em que a abertura possa ser colocada numa posição em que vá ficar alinhada com o tubo e possa também ser colocada noutra posição em que não vã ficar alinharia com o tubo.
Outro importante objectivo do invento á aquele que consiste em proporcionar uma bomba capaz de ser recarregada, isto é, proporcionar uma bomba básica que seja concebida parei receber um recipiente de recarga de pasta, e depois administrar o conteúdo desse mesmo recipiente, de maneira a que o consumidor, depois de ter comprado uma bomba básica., poupe o dinheiro que seria obrigado a gastar se tivesse que comprar sucessivas novas bombas, precisando apenas, em vez disso, de comprar um recipiente de recarga de pasta, è semelhança do que acontece no caso do sistema que é utilizado no comércio de lâminas de barbear domésticas, em que o consumidor, depois de ter comprado a máquina de barbear, só precisa de comprar as lâminas de recarga.
Outro objectivo fundamental do invento é- aquele que consiste em proporcionar uma bomba de fundo pesado que, em contraste com as bombas de pasta comuns, seja capaz de fazer com que o material a ser administrado se mantenha na zona do fundo do recipiente, mantendo assim um baixo centro de gravidade capaz de fazer com que a bomba não tenha tendência para tombar. Nas bombas comuns o material a ser administrado vai ser empurrado para cima,
BAD ORIGINAL ue maneira que σ centro de gravidade vai subindo cons tan ternen te ern direcção à parte de cima da bomba, motivo pelo qual a. parte superior da bomba se vai tornando cada vec mais pesada, fazenda com que a. bomba vá tendo cada vez mais tendência para tombar.
Um outro objectivo do invento é aquele que consiste em proporcionar um recipiente de recarga para os dispositivos de administração manuais, especialmente para cs dispositivos de tipo idêntico aos do presente invento que digam respeito a bombas próprias para a administração de pastas.
Estes e outros objectivos do invento tornar-se-ão evidentes a partir da descrição, dos desenhos e das reivindicações que irão ser apresentados a sequir.
OS DESENHOS
A Fiqura 1 ilustra uma vista em corte sequndo um plano vertical, de um modelo de realização do dispositivo de bombagem característico do presente invento na condição de totalmente cheio.
A Figura 2 ilustra outra vista em corte segundo um plano vertical, do dispositivo de bombagem característico do presente invento que se acha representado na Fiqura 1 mas agora com o seu conteúdo parcialmente esvaziado e com o bico injector do tipo torre giratória, na posição de aberto.
A Figura 3 é uma vista em corte segundo um plano vertical, de outro modelo de realização do dispositivo de bombagem característico do presente invento ilustrando uma bomba recarregável em que o bico injector do tipo torre giratória se bad ORIGINAL acha na posição de fechado e em que a recarga acabou de ser montada na bomba numa condição de totalmente cheia.
A Figura 4 é outra vista em corte da bomba da Figura 3 na condição de já parcialmente descarregada depois de nela ter sido montado um recipiente de recarga, e com o bico injector na posição de aberto descarregando o conteúdo do tubo.
A Figura 5 é uma vista em corte segundo um plano vertical, de outro modelo de realização da combinação bomba/dispositivo de recarga característica do presente invento.
A Figura 6 é uma vista em corte segundo um plano vertical, de ainda um outro modelo de realização do dispositivo de bombagem caracteristico do presente invento.
DESCRI CÃO FORÍIENQRI ΖΑΡΑ
Na Figura 1 encontra-se representada uma bomba de pasta manual (11) que apresenta um bico injector (13) do tipo torre giratória colocado na parte superior da bomba. □ bico injector inclui uma esfera (12) que se acha alojada de forma rotativa no interior de uma caixa (12a). 0 bico injector (13) apresenta um bico que se acha ligado â. esfera (12), que se desloca solidariamente com esta e que inclui um canal (13a) que vai terminar num bico de descarga (13b). □ canal (13a.) estende-se através cia esfera (12) e vai terminar numa abertura (13c) de admissão de material.
A caixa (12a) encontra-se montada no corpo (15) do recipiente - mas pode ser uma parte integrante deste mesmo corpo do recipiente - que compreende uma base (16) na qual se acha, aplicada uma tampa (lóa).
BAD 0R1G*nAL
No interior do corpo (15) do recipiente encontra-se colocado um êmbolo (17) que se acha dotado de uns vedantes laterais flexíveis (18) e que se pode deslocar verticalmente no interior do corpo (15). □ êmbolo (17) é atravessado por um tubo (20) que apresenta uma abertura superior (20a? e uma abertura inferior (20c).
Entre a superfície interior superior da parte (12b) do corpo (15) e a parte superior do êmbolo (17) encontra-se aplicada uma mola de compressão (19), que pode ser helicoidal, de maneira que a mola (19) vai exercer continuamente sobre o êmbolo (17) uma força dirigida no sentido de cima para baixo. A pasta (ou qualquer outro das anteriormente referidos materiais viscosos) (M) é carregada no interior do corpo da bomba de maneira a ficar colocada abaixo do êmbolo (17) e acima do fundo (lóa). Conforme se achêA representado na Figura 1, o material (M) vai ser impedido de se deslocar para além da abertura (20a) do tubo (20) pela superfície da esfera (12), mas chama-se a atenção para o facto de que o tubo (20) foi cheio com pasta até à zona da sua abertura (20c) graças à pressão descendente que é exercida pelo êmbolo (17) em consequência da força exercida pela mola (19).
Na Figura 2 o tubo (20) encontra-se representado com o bico injector (13) do tipo torre giratória na posição de aberto, isto é, o utilizador fez rodar o bico injector para o lado esquerdo, isto relativamente à maneira como se acha representada na Figura 1, de maneira que a abertura (13c) do canal tubular que se acha formado no bico injector vai ficar coincidente com a abertura (20a) do tubo de imersão (20), pelo que o conteúdo (M) do tubo se vai escoar continuamente para o exterior da bomba através do bico de descarga. (13b) do injector, conforme se acha indicado pela seta.
bad ORIGINAL
Deste modo, o modelo de realização que se acha ilustrado nas Figuras 1 e Ξ é notavelmente simples e, de facto, compreen de apenas cinco elementos: um corpo, um bico injector, um êmbolo, um tubo de imersão e uma mola (ou qualquer outro f u.nc ional men te equivalente sistema próprio para exercer força sobre o êmbolo), apresentando todos estes componentes a vantagem adicional de serem fáceis de moldar e de montar. Em contrapartida, por exemplo, a bomba correntemente disponível no mercado que ê comercializada com o nome de Crest (marca de produto) e que è própria para a administração de pasta destinada ao controlo do tártaro, é constituída por pelo menos oito elementos e deriva de uma concepção extremamente complicada, que faz com que a bomba seja eventualmente difícil de moldar e de montar, e por conseguinte relativamente cara.
Além disso, as bombas características da técnica anterior são do género de empurrar para cima, tendo um êmbolo que se desloca no interior do invólucro da. bomba com um movimento ascendente a fim de proceder à administração da pasta, de maneira que a bomba vai-se tornando cada vez mais pesada na sua parte superior e portanto cada vez vai sendo mais provável a possibilidade de poder tombar. F'or vezes o inconveniente disto consiste apenas no incómodo que provoca, mas no caso de a bomba cair, por exemplo, de cima de um lavatório para um chãD revestido a azulejos ou para um chão de casa de banho revestido com qualquer outro tipo de material rijo, a bomba pode sofrer estragos.
Além disso, as bombas de pasta de acorda com o presente inventa são muito fáceis de encher com pasta numa linha de montagem de elevado ritmo de produção.
Conforme foi anteriormente referido, também se descobriu que as bombas feitas de acordo com o presente invento podiam
BAD OR1G>NAL ser modificadas de maneira a poderem ser recarregáveis, fazendo desse modo reduzir ainda consumidor.
mais os custos a serem suportados pelo
Um modelo de realização de uma bomba rscarregável encontra-se representado nas Figuras 3 e 4 em que partes idênticas ou funcionalmente equivalentes àquelas que se acham representadas nas Figuras 1 e 2 são marcadas com uma plica, de maneira que não é necessário voltar agora a fazer—lhes qualquer referencia específica. No caso do modelo de realização das Figuras 3 e 4,, a parede do corpo (15'), que deverá ser de preferência cilíndrica, apresentando portanto a sua secção transversal uma forma circular, vai terminar num bordo (15a') que define uma abertura (15'b). Nesta abertura vai ser introduzido um recipiente' de recarga (22) que já se encontra previamente cheio de pasta (M). CApesar de isso não se achar representado nas figuras, subentende-se que o recipiente (22), quando é posto à venda, se acha dotado de uma adequada cobertura que o consumidor irá retirar imediatamente antes de introduzir o recipiente (22) no interior da bomba (11' ) 3·.
recipiente de recarga (22) é introduzido no interior da bomba (IO') enroscando-se o referida recipiente no interior da parede do corpo (15'). Para esse efeito, a parede do corpo (15‘) apresenta, uma rosca (2ó) formada na sua superfície interior adjacente ao bordo inferior (15a) e na superfície exterior do recipiente (22) encontra-se formada uma correspondente rosca (25),. Logo que o recipiente (22) se ache firmemente roscado na bomba (1Θ'), a parte superior abocardada. (24) do recipiente (22) vai constituir uma vedação estanque contra a superfície interior da parede do corpo (15') numa zona situada acima do êmbolo (17'). Do mesmo modo, a superfície inferior (23c) do recipiente (22) vai de preferência encostar contra o bordo inferior (15a') da parede
BIGINAL „ r-s />
,\U '•v do corpo (15'), indo deste modo reforçar a vedação proporcionada pelas roscas (25,26) a fim de proporcionar a existência de um compartimento estanque para o material (ΙΊ). 0 recipiente de recarga encontra-se dotado de uns pés (23a) e (23b) próprios para determinarem a formação de uma base capaz de fazer com que o conjunto se possa manter numa posição vertical.
tada com fechado, acha rap descarregado,
Na Figura 3 a bomba recarreaáveI encontra-se represeno seu bico injector administrador (13’) na posição de ao passo que na Figura 4 o referido bico injector se resentado na posição de aberto, com o material (M) a ser conforme indicado pela seta.
Por çonseguinte, para além das vantagens da bomba que se acha representada nas Figuras 1 e 2, a bomba das Figuras 3 e 4 tem a grande vantagem de poder ser capaz de utilizar recargas, o que se traduz em substanciais reduçSes de despesas para. os consumidores.
Na Figura 5 encontra—se representado outro modelo de realização de um recipiente recarregé.ve! de acordo com o presente invento, na qual o corpo básico (11'') da bomba não apresenta uma longa parede estendendo-se de cima a baixo ao longo de todo o comprimento do recipiente, compreendendo em vez disso aquilo que poderá ser designado por um bloco-cabeça (28) que termina num bordo inferior (29). Imediatamente por cima da linha terminal (29), o corpo (23) encontra-se dotado de uma rosca exterior (33). Esta rosca destina-se a receber uma recarga (27) cujo corpo apresenta uma parede (30 e uma rosca (32) gue se acha formada na superfície interior da referida parede, na zona da extremidade superior dessa mesma parede, e que é própria para ir roscar na rosca (33) que se acha formada no corpo (28).
original
A extremidade inferior de. recarga (27) apresenta-se sob a forma de um fundo fechado (31) e, antes de ser embalada parai venda a retalho, a sua extremidade superior aberta deverá ser também fechada por meio de uma tampa, de uma folha ou de qualquer outra adequada cobertura que seja capaz de protejer o conteúdo (ΙΊ) da recarga e que possa ser facilmente removido imediatamente antes de se proceder à anteriormente referida operação de fixação da recarga (27) ao corpo (28) da bomba.
É evidente qu.e o recipiente de recarga (27), que se acha representado na Figura 5, oferece grandes vantagens. Em particular, o consumidor precisa apenas de comprar uma. única vez □ mecanismo de bombagem ε depois, nas vezes seguintes, só precisa de comprar as recargas (27), poupando deste modo as despesas que seria obrigado a fazer caso tivesse que comprar uma nova bomba completa todas as vezes.
na Figura ó, a bomba (10''')
t r a - se eq uipada com uma
— se a ir roscar na r •osca
inte r i α r de uma aba (42a
Na. Figura ó encontra-se ilustrada uma bomba (11' ' ' ) que é de construção semelhante à da bomba (11) da Figura 1. Mo entanto, no caso do modelo de realização que se acha representado apresenta um fundo aberto e encoridestinasu.per fície í e se a c hi a aplicada no fundo da bomba. 0 objeotivo desta configuração consiste em permitir que a tampa, possa ser removida e se possa proceder á inserção de uma recarga (49), de preferência um cilindro, contendo pasta (M>. 0 cilindro de recarga (40) tem um fundo fechado (45) e termina numa extremidade superior aberta
Tal como no caso do moclelo de realização que se acha representada na Figura 5, o modelo de realização do invento que
8A0
'x-£? -rU— hs. Γ”θp ι ·Ξ.tjι_* Π·:Ξι ί*_ χQU l‘-3. i_> υ ) V άΠ '.Ríq tHb S-Ll Lj'i5 T.c?J*l C 1. Ξι X ->
idênticas de poupança de custos e de materiais tanto para o consumidor como para o fabricante. Claro que a recarqa (40 pode ser facilmente introduzida por interior do invólucro (IO''') pronta para ser utilizada logo meio de um movimento deslizante no da bomba, ficando imediatarnente que for aplicada a tampa (42).
Os recipientes de recarqa que aqui acabaram de ser descritos e ilustrados devem ser considerados como parte integrante do presente invento.
Alêm disso, as recargas formas diferentes e compreender podem apresentar uma série de
Hdu a pei es um recipiente recarga propriamente dito como também, caso se deseje, um novo ímbolo, tal como o êmbolo (17'') que se acha representado na .ndo nesse casc o êmbolo original ser deitado fora.
Além disso, as recargas podem ser feitas de uma grande variedade de materiais adequados. Por exemplo, as bombas de pasta de dentes que se acham correntemente à venda no mercada utilizam polipropileno (PP) ou polietileno (PE) ou polietileno—tef (ΡΈΤ) ou copolímeros de PP bomba no interior do qual normalmente esta fim de se evitar a perda e de F’E para as paredes do corpo da se acha contida a pasta, apresentando paredes uma espessura relativamente grande a de aromatizantes, etc., através das paredes do corpo, facto que pode ocorrer no caso de ser rio gue as recargas permaneçam muito tempo em armazém.
As recargas que aqui foram apresentadas podem, em alternativa, ser feitas com uma parede relativamente fina no caso de não ser necessário que as recargas permaneçam muito tempo em armazém. Ou, no caso de sei'· necessário que as recargas permaneçam muito tempo em armazém, estas podem ser feitas com uma parede eM> on'G'NW14 re1ativamente fina e aa mesmo tempo utilizar-se materiais designados por materiais-barreira contra a passagem de gases, tais como os copolímeros de etileno-álcool (EVOH), as poliamidas (PA) tais como o Nylon, o cloreto de polivini1ideno (F'C) e respectivos copolímeros, etc., que evitam a fuga de aromatizantes ou de outros componentes da pasta capazes de se transformar numa fase gasosa. Estes materiais podem ser formados numa única camada, por exemplo extrudindo-se o material sob a forma de um tubo ou por meio de moldagem por extrusão e sopragem (extrusion blow molding - EBM) , sendo este último processo preferível uma vez que o fu.ndo da recarga é formado no molde, o mesmo acontecendo em relação às roscas ou a quaisquer outros sistemas de fixação. De uma maneira ainda mais preferencial, estes materiais-barreira são incorporados numa estrtura de camada múltipla que vai ser extrudida, também neste caso de preferência por meio de um processo de extrusão do tipo EBM. Acredita-se que esta última forma de utilização de materiais-barreira incorporados nas recargas é a solução preferível especialmente no caso das recargas (40) da na Eigura 6.
Além disso, apesar de apenas aqui terem sido representados e descritos determinados modelos de realização bem específicos do invento, é evidente que todos os recipientes de recarga que apresentem o mesmo conceito inventivo mas diferentes formas de concepção deverão ser incluídos no âmbito do presente invento.
Por exemplo, o sistema específica por meio do qual o recipiente de recarga vai ser fixado à bomba ou inserido na dita bomba poderá, dentro de certa medida, ser escolhido de entre várias soluções possíveis.
Além disso, a título de alteraçSes adicionais que deverão ser incluídas no âmbito do presente invento, diremos que
BAD ORIGINAL j α corpo da. bomba. pode apresentar uma. secção transversal de fornia diferente da. forma circular. Por exemplo, o corpo pode apresentar uma secção transversal de forma quadrada, ou rectangular, devendo nesse caso a. secção transversal da recarga ter a mesma forma e encontrar-se dotada, de um sistema de fixação diferente do da.s roscas que são normalmente utilizadas quando a secção transversal é de forma circular.

Claims (8)

  1. REIVINDICAÇÕES:
    1*. - Dispositivo administrador especialmente próprio para administrar produtos pastosos, caracterizado por compreender uma secção de bombagem incluindo uma parte superior; um bico injector que se pode deslocar entre uma primeira e uma segunda posições, encontrando-se o referido bico injector dotado de um canal que apresenta uma abertura de entrada e uma abertura de saída e de uma superfície de bloqueamento; um tubo que se estende a partir do bico injector e que passa através da referida parte superior, encontrando-se o referido tubo ligado à referida parte superior e achando-se dotado de um canal que apresenta uma abertura de entrada e uma abertura de saída, -indo a abertura de saida do referido tubo ficar em comunicação directa com a abertura de entrada do referido bico injector quando o referido bico injector se acha na referida primeira posição e ficar bloqueada pela referida superfície de bloqueamento do referido bico injector quando o referido bico injector se acha na referida segunda posição; um êmbolo que se acha situado em torno do referido tubo de maneira a poder deslizar ao longo deste; e um sistema de mola que se acha situado entre a referida parte superior e o referido êmbolo, um recipiente que é próprio para alojar o produto pastoso e que se acha ligado de forma fixa à referida secção de bombagem, compreendendo o referido recipiente uma parte inferior e uma parte lateral que definem uma parte interior aberta própria para conter os produtos pastosos, encontrado-se a abertura de entrada do referido tubo em comunicação directa com a referida parte interior aberta, de maneira que o produto pastoso que se encontra no interior da referida parte interior aberta vai ser descarregado para fora do dispositivo através da abertura de saída do referido bico injector por meio do referido tubo quando o referido bico injector se acha colocado na referida primeira posição em resposta à acção de expulsão exercida pelo referido sistema de mola.
  2. 2a. - Dispositivo de acordo com a reivindicação 1, caracterizado por o sistema de fixação compreender um sistema de rosca que se acha formado no referido recipiente e que é próprio para roscar num outro sistema de rosca que se acha formado na secção de bombagem.
  3. 3â. - Dispositivo de acordo com a reivindicação 1, caracterizado por o produto pastoso ser um dentífrico.
  4. 4a. - Dispositivo de acordo com a reivindicação 1, caracterizado por a referida secção de bombagem compreender ainda um corpo, sendo o referido recipiente próprio para poder deslizar no interior do referido corpo.
  5. 5a. - Dispositivo de acordo com a reivindicação 1, caracterizado por o referido recipiente compreender uma estrutura de camada simples.
  6. 6a. - Dispositivo de acordo com a reivindicação 1, caracterizado por o referido recipiente compreender uma estrutura de camada múltipla.
  7. 7a. - Dispositivo de acordo com a reivindicação 1, caracterizado por o referido recipiente ser formado por um ou mais materiais escolhidos de entre o grupo constituído por PP, PE, copolímeros de PP e de PE, PET, EVOH, PA e PC.
  8. 8a. - Dispositivo de acordo com a reivindicação 1, caracterizado por o referido recipiente compreender pelo menos uma camada de um material constitutivo de uma barreira contra a passagem de gases.
PT89883A 1988-02-29 1989-03-01 Dispositivo administrador PT89883B (pt)

Applications Claiming Priority (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
US16155088A 1988-02-29 1988-02-29

Publications (2)

Publication Number Publication Date
PT89883A PT89883A (pt) 1989-11-10
PT89883B true PT89883B (pt) 1995-05-31

Family

ID=22581639

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
PT89883A PT89883B (pt) 1988-02-29 1989-03-01 Dispositivo administrador

Country Status (11)

Country Link
EP (1) EP0330928B1 (pt)
JP (1) JPH026870A (pt)
AR (1) AR246420A1 (pt)
AT (1) ATE115495T1 (pt)
AU (1) AU619801B2 (pt)
BR (1) BR8900889A (pt)
DE (1) DE68919873D1 (pt)
DK (1) DK96489A (pt)
NZ (1) NZ228003A (pt)
PT (1) PT89883B (pt)
ZA (1) ZA891556B (pt)

Families Citing this family (10)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
JPH0577291U (ja) * 1992-03-31 1993-10-22 株式会社日阪製作所 染色その他繊維製品処理用スピンドル
RU2244669C1 (ru) * 2003-11-12 2005-01-20 Черников Виктор Алексеевич Емкость для напитков
GB2424862A (en) * 2005-04-06 2006-10-11 Daniel Bradman Drink receptacle
JP5458727B2 (ja) * 2009-07-29 2014-04-02 ソニー株式会社 流動体供給装置、流動体塗布装置及び流動体供給方法
DE102010048085A1 (de) 2010-10-04 2012-04-05 Ing. Erich Pfeiffer Gmbh Austragvorrichtung
CZ30492U1 (cs) * 2016-05-25 2017-03-21 Erik Krompaský Nádoba s pružným elementem
US20190128257A1 (en) * 2017-10-30 2019-05-02 Newer Commuter, LLC Pump apparatus
CN108861133A (zh) * 2018-08-10 2018-11-23 东南大学 一种基于丝杠的挤压式牙膏容器
CN109481299B (zh) * 2018-10-10 2021-06-04 南京市儿童医院 一种预防糖尿病患儿皮下脂肪增生按摩膏安全型挤出瓶
CN112705414A (zh) * 2020-12-21 2021-04-27 中车长春轨道客车股份有限公司 蜂窝自动填胶封边机系统

Family Cites Families (11)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
US2461211A (en) * 1943-07-13 1949-02-08 John S Lear Dispensing container
GB1118419A (en) * 1965-10-06 1968-07-03 Chem Dev Corp Disposable cartridge for gun-type dispensers
US3907174A (en) * 1971-04-13 1975-09-23 Vca Corp Dispensing pump construction with foldable discharge nozzle
US4223808A (en) * 1978-07-21 1980-09-23 Spray Safe Company, Inc. Refillable dispensing device having wiper seal
US4371537A (en) * 1981-08-13 1983-02-01 The Dow Chemical Company Sulfur-substituted phenoxypyridines having antiviral activity
ZA826903B (en) * 1981-10-01 1984-04-25 Colgate Palmolive Co Dispenser for pressurized products
DE3222492A1 (de) * 1982-06-15 1983-12-15 Joachim 8405 Donaustauf Czech Spender fuer pastoese produkte
GB2127494B (en) * 1982-08-18 1986-02-26 Kwaun Peng Koh Portable dispenser for semi-solids
FR2546483B3 (fr) * 1983-05-24 1986-06-27 Aerosol Inventions Dev Distributeur-doseur manuel de substance fluide
DE8713197U1 (pt) * 1986-10-03 1988-02-04 Bramlage Gmbh, 2842 Lohne, De
DE3716110A1 (de) * 1986-10-03 1988-04-14 Bramlage Gmbh Spender fuer portionierten ausgabe pastoeser massen

Also Published As

Publication number Publication date
AU619801B2 (en) 1992-02-06
DE68919873D1 (de) 1995-01-26
EP0330928B1 (en) 1994-12-14
ATE115495T1 (de) 1994-12-15
EP0330928A3 (en) 1990-11-14
DK96489D0 (da) 1989-02-28
PT89883A (pt) 1989-11-10
EP0330928A2 (en) 1989-09-06
AU3004889A (en) 1989-08-31
NZ228003A (en) 1992-04-28
ZA891556B (en) 1991-07-31
AR246420A1 (es) 1994-08-31
JPH026870A (ja) 1990-01-11
DK96489A (da) 1989-08-30
BR8900889A (pt) 1989-10-17

Similar Documents

Publication Publication Date Title
US3141580A (en) Measuring pump dispenser
US3873003A (en) Dome-bottomed container
US3184120A (en) Dispensing device for fluids
US4842165A (en) Resilient squeeze bottle package for dispensing viscous products without belching
US6065651A (en) Closable dispenser and dispensing apparatus
PT89883B (pt) Dispositivo administrador
JPH0825569B2 (ja) 液状またはペ−スト状内容物に用いる使い捨て型デイスペンサ−ポンプ
US1715335A (en) Dispenser
JPH01249006A (ja) 弯曲先端部塗布器
PT86402B (pt) Dispositivo de dosagem de liquido
PT89884B (pt) Dispositivo administrador
US4828150A (en) Device for discharging cream or paste-like material from a container
US3244332A (en) Self-closing cap
BR112019007347A2 (pt) fechamento de distribuição
US4564129A (en) Dosage dispensing unit
US2792149A (en) Collapsible capless tube for toothpaste or the like
NL8403244A (nl) Afgifteinrichting voor het afvoeren van een vloeibaar of pasta-achtig product uit een een dergelijk product bevattende houder.
US5782388A (en) Container including a dispensing orifice equipped with a closure system
US6343712B1 (en) Liquid dispenser
US4733983A (en) Dispenser toothbrush
EP0620802A1 (en) Squeeze bottle package
US3388839A (en) Metering dispenser with piston confined in a rotatable element
US9815597B2 (en) Twist based dispenser
US2746651A (en) Closure for resilient dispensers
US3467282A (en) Mixing tube

Legal Events

Date Code Title Description
FG3A Patent granted, date of granting

Effective date: 19941116

NF3A Restitutio in integrum

Effective date: 19980806

MM3A Annulment or lapse

Free format text: LAPSE DUE TO NON-PAYMENT OF FEES

Effective date: 20000531