PT86674B - Processo para a preparacao de pilulas dilataveis - Google Patents

Processo para a preparacao de pilulas dilataveis Download PDF

Info

Publication number
PT86674B
PT86674B PT86674A PT8667488A PT86674B PT 86674 B PT86674 B PT 86674B PT 86674 A PT86674 A PT 86674A PT 8667488 A PT8667488 A PT 8667488A PT 86674 B PT86674 B PT 86674B
Authority
PT
Portugal
Prior art keywords
process according
medicines
pills
expandable
outer layer
Prior art date
Application number
PT86674A
Other languages
English (en)
Other versions
PT86674A (pt
Inventor
Kimon Ventouras
Original Assignee
Zyma Sa
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Zyma Sa filed Critical Zyma Sa
Publication of PT86674A publication Critical patent/PT86674A/pt
Publication of PT86674B publication Critical patent/PT86674B/pt

Links

Classifications

    • AHUMAN NECESSITIES
    • A61MEDICAL OR VETERINARY SCIENCE; HYGIENE
    • A61KPREPARATIONS FOR MEDICAL, DENTAL OR TOILETRY PURPOSES
    • A61K9/00Medicinal preparations characterised by special physical form
    • A61K9/0087Galenical forms not covered by A61K9/02 - A61K9/7023
    • A61K9/0095Drinks; Beverages; Syrups; Compositions for reconstitution thereof, e.g. powders or tablets to be dispersed in a glass of water; Veterinary drenches
    • AHUMAN NECESSITIES
    • A61MEDICAL OR VETERINARY SCIENCE; HYGIENE
    • A61KPREPARATIONS FOR MEDICAL, DENTAL OR TOILETRY PURPOSES
    • A61K9/00Medicinal preparations characterised by special physical form
    • A61K9/48Preparations in capsules, e.g. of gelatin, of chocolate
    • A61K9/50Microcapsules having a gas, liquid or semi-solid filling; Solid microparticles or pellets surrounded by a distinct coating layer, e.g. coated microspheres, coated drug crystals
    • A61K9/5073Microcapsules having a gas, liquid or semi-solid filling; Solid microparticles or pellets surrounded by a distinct coating layer, e.g. coated microspheres, coated drug crystals having two or more different coatings optionally including drug-containing subcoatings

Landscapes

  • Health & Medical Sciences (AREA)
  • Chemical & Material Sciences (AREA)
  • Medicinal Chemistry (AREA)
  • Pharmacology & Pharmacy (AREA)
  • Epidemiology (AREA)
  • Life Sciences & Earth Sciences (AREA)
  • Animal Behavior & Ethology (AREA)
  • General Health & Medical Sciences (AREA)
  • Public Health (AREA)
  • Veterinary Medicine (AREA)
  • Engineering & Computer Science (AREA)
  • Bioinformatics & Cheminformatics (AREA)
  • Medicinal Preparation (AREA)
  • Pharmaceuticals Containing Other Organic And Inorganic Compounds (AREA)

Description

seguida se processarem até se obter núcleos de dimensão apropriada, se revestir estes, opcionalmente, com uma ou mais camadas de revestimento e se fixar o material dilatável às pílulas assim obtidas, como camada exterior.
A presente invenção refere-se a um processo para a preparação de pílulas dilatáveis que contêm substâncias farmaceuticamente activas e se destinam a adminis tração por via oiaL. Especialmente, refere-se ao problema da preparação de pílulas, preferivelmente pílulas revestidas, por exemplo as que têm libertação controlada ou propriedades de disfarce de sabor ou revestidas entericamente, como líquidos. Desta maneira, a presente invenção é relativa a pílu las melhoradas, vantajosamente pílulas com camadas múltiplas, que contêm pelo menos uma substância farmaceuticamente activa e uma camada exterior dilatável.Em contacto com água, a camada exterior das pílulas dilata-se e fica rápidamente gelificada.Assim, a suspensão formada pode ser engolida com facilidade por qualquer pessoa que necessita da(s) substância(s) farmaceuticamente activa(s), sem sentir na boca qualquer sensação desagradável de rouquidão.
Esta via de aministração de substâncias farmaceuticamente activas é particularmente vantajosa quando é necessário aplicar por via oiaL uma dose simples relativamente grande, visto que um comprimido ou outra forma preparada, por exemplo uma cápsula, teria volume excessivo para ser tomado por via oral. A via de administração descrita acima também pode ser vantajosa em casos nos quais não há necessidade de aplicar uma dose simples especialmente grande, porque é mais conveniente em especial para crianças e pessoas idosas, e também outras pessoas que têm frequentemente dificuldade em engolir medicamentos em forma sólida, por exemplo comprimidos ou outras formas preparadas. Por outro lado, existem alguns medicamentos nos quais são particularmente \mtajosas unidades de dosagem múltiplas para eliminar uma irritação local de tracto gastrointestinal depois de administração por via oral, por exemplo medicamentos anti-inflamatórios não esteróides, por exemplo ibuprofeno, ou outros medicamentos, por exemplo cloreto de potássio ou fluoreto de sódio.
São conhecidos pelos 'técnicos comprimi, dos que se desintegram rapidamente em água e contêm pílulas revestidas, por exemplo os descritos na PA-A-52 076 ou WO-A-86/04 817: No entanto, estes comprimidos têm alguns incon venientes: Depois da desintegração, formam uma dispersão que contém as micropartículas isoladas - na maior parte revestidas. Mesmo nos casos em que as micropartículas utilizadas são de pequena dimensão - por exemplo com 0,3 a 0,6 mm de diâmetro - são sentidas na boca, quando engolidas, como grãos individuais que causam uma sensação desagradável e podem ficar entalados nos espaços entre os dentes. De maneira geral, a dispersão preparada com esses comprimidos produz na boca alguma sensação de rouquidão.
Além disso, são frequentemente necessários alimentos líquidos, por exemplo compota de maçã ou doce de laranja, para administrar os comprimidos conhecidos pelos técnicos da especialidade. A utilização destes alimentos tem os seguintes inconvenientes: (1) A pessoa que necessita do medicamento tem sempre de ingerir comida ao mesmo tempo que engole uma preparação de acordo com a invenção. Mas a ingestão de alimentos pode ser muitas vezes completamente não desejada nessas situações, por exemplo para evitar o aumento de peso. (2) A absorção de medicamento pode ser influenciada pelo alimento ingerido simultaneamente de maneira não desejada.
Outra maneira de obter uma preparação líquida que contém pílulas revestidas, especialmente para utilização numa forma galénica geriátrica e pediátrica, é descrita em GB-A-2 166 651: Descrevem-se denominadasfarmasc) mas que são sistemas mini-matriz poliméricos com partículas com dimensões que vão de 0,0001 a 0,125 mm ou menos. Quando são postas em água, forma-se uma suspensão que - quando é engolida - é descrita como destituída de qualquer sensação desagradável na boca. Que o problema em questão não é simples, pode ver-se com a seguinte citação desta referência (página 1, linha 9): As pílulas de libertação sustentada
não podem ser preparadas facilmente na forma de líquidos.
Os inconvenientes da preparação descrita em GB-A-2 166 651 são, por exemplo, que (1) utilizando uma tecnologia nova cara, é necessário produzir as partículas - invulgarmente pequenas - necessárias e (2) se utilizam novos polímeros para os quais é necessário fazer estudos toxicológicos caros antes de poderem ser aplicados em preparações farmacêuticas para seres humanos.
Por conseguinte, o objectivo da presente invenção é proporcionar pílulas que podem ser preparadas com utilização apenas de materiais convencionais conhecidos pelos técnicos da e^ecialidade, por exemplo a partir de partículas que têm até 3,0 mm de diâmetro e formam uma dispersão perfeitamente homogénea quando são postas em água, e nas quais, quando são introduzidas na boca e engolidas, já não se podem notar nenhuns grãos individuais. Além disso, este objectivo é alcançado sem necessidade de quaisquer alimentos líquidos.Finalmente, as pílulas da presente invenção são preparadas sem emprego de dissolventes orgânicos, porque isso é muito desejável para se ter uma produção farmacêutica moderna e ecologicamente orientada.
Desta maneira, a presente invenção refere-se a pílulas que compreendem (a) um núcleo, que contém micropartículas de pelo menos uma substância farmaceuticamente activa, (b) opcionalmente uma ou mais camada(s) de revestimento e (c) uma camada exterior dilatável.
As micropartículas das substâncias farmaceuticamente activas utilizadas são, por exemplo, grânulos, cristais ou pílulas das referidas substâncias activas. As suas dimensões são, por exemplo, 0,2-3,0 mm de diâmetro, preferivelmente 0,3-1,5 mm e especialmente 0,6-l,2mm de diâmetro.
núcleo (a) contém opcionalmente excipientes de uso corrente, por exemplo ligantes, plastificadores, deslizantes, substâncias absorventes e/ou materiais dilatáveis conforme definido abaixo.
Como substâncias farmaceuticamente activas utilizadas nas pílulas da invenção são consideradas todas as que são apropriadas para administração por via oral. Isto é válido, por exemplo, para (a) cloreto de potássio administrado, por exemplo, no tratamento de hipocaliemia, (b) sais de lítio administrados, por exemplo, em psicoterapia, (c) medicamentos anti-inflamatórios não esteróides, por exemplo ibuprofeno ou naproxeno, (d) sais de cálcio, por exemplo na terapêutica de estados hipocalcémicos ou para suplementação de cálcio, (e) fluoreto de sódio, por exemplo no tratamento de osteoporose, (f) pridinol, ou um seu sal, por exemplo como relaxante muscular, (g) dimetindeno, ou um seu sal, por exemplo como anti-histamínico, (h) metil-xantinas, por exemplo proxifilina, diprofilina e/ou teofilina, por exemplo como broncodilatadores, (i) uma mistura de O-B-hidroxietil(r)
-rutosidos (Venoruton ), por exemplo no tratamento de doenças venosas, (j) medicamentos antitússicos, por exemplo butamirato ou um seu sal, por exemplo citrato de butamirato, codeína ou um seu derivado, noscapina, ou dextrometorfano ou um seu sal, por exemplo bromidrato de dextrometorfano, (k) antipiréticos, por exemplo acetaminofeno, (1) preparações de vitaminas e multivitaminas, (m) medicamentos cardiovasculares e vasculares, por exemplo todos os betabloqueadores conhecidos pelos técnicos da especialidade, ou, por exemplo, l-0-etil-3-0-propil-5,6-di-0-(4-clorobenzil)-D-glucofuranosido, (n) medicamentos utilizados especialmente contra doenças de pessoas idosas e crianças (medicamentos geriátricos ou pediátricos), por exemplo pirisuccideanol ou um seu sal, por exemplo dimaleato de pirisuccideanol, ticlopidina, dipiridamole ou diazepam, (o) medicamentos úteis para equilibrar os hidroelectrólitos, por exemplo, para o tratamento de diarreia, por exemplo sais de sódio ou potássio, (p) medicamentos anti-
-Ίbióticos, por exemplo eritromicina, ou um seu sal, ou doxiciclina, ou um seu sal, (q) nootrópicos, por exemplo piracetam, (r) antelmínticos, por exemplo mebendazole, ou (a) antagonistas de receptores de histamina H2 , por exemplo cimetidina ou ranitidina. Todos os sais mencionados acima devem ser, eviden temente, farmaceuticamente aceitáveis, para serem utilizados nas pílulas da invenção.
Preferivelmente, o núcleo (a) está rodeado por uma ou mais camadafc) de revestimento, especialmente uma camada (b). Essa(s) camada(s) de revestimento podem ser constituídas por qualquer material que os técnicos considerem apropriado para o fim pretendido, ou mistutas de diversos materiais, por exemplo materiais poliméricos. Para a fabricação desses revestimentos, o material de revestimento é dissolvido em dissolventes orgânicos ou disperso em água como um látex, e, em seguida, aspergido sobre os núcleos.0 objectivo pretendido do revestimento pode ser, por exemplo, qualquer género de libertação controlada de um certo composto farmaceuticamente activo conhecido pelos técnicos da especialidade, ou a ocultação de qualquer sabor não desejado, por exemplo amargo, desse composto. Os materiais de revestimento podem ser, por exemplo, polímeros insolúveis em água ou solúveis em água, ou suas misturas. Por outro lado, o revestimento pode conter auxiliares de uso corrente, por exemplo plastificantes e/ou deslizantes.
Contudo,a(s) camada(s) de revestimento é (são) uma medida opcional, e os núcleos (a) revestidos apenas com a camada exterior dilatável (c) são uma forma de realização da presente invenção,
A camada exterior dilatável (c) pode conter qualquer material dilatável que seja farmaceuticamente aceitável. Pode ser, por exemplo, um polímero dilatável existente na natureza ou obtido quimicamente.Exemplos de materiais dilatáveis utilizáveis são goma de xantano e seus derivados; goma de guar e seus derivados, por exemplo hidroxipropiL
guar ou carboximetilidroxipropil guar(por exemplo gomas
pectinas; derivados de celulose, por exemplo carboximetilcelu lose de sódio ou cálcio, hidroxipropilcelulose ou hidroxipropilmetilcelulose (por exemplo Methocel E4M Prem., Methocel K15M Prem. ou, preferivelmente, Methocel K100M Prem., todos fornecidos por Dow Chem., Midland, Mich.EUA);álcool polivinílico; ou amidos previamente gelatinizados.Também se consideram polímeros acrílicos dilatáveis, por exemplo os polímeros e copolímeros mencionados na Patente EU 4.277.582, como material dilatável da camada exterior (c). 0 material preferido para a camada exterior dilatável (c) é goma de guar.
A camada exterior dilatável (c) contém opcionalmente auxiliares de uso corrente, por exemplo ligantes.Como ligantes, podem empregar-se todos os polímeros com grandes propriedades ligantes, quer em dispersão em dissolventes orgânicos quer preferivelmente em dispersão em meio aquoso.Exemplos típicos de ligantes são goma-laca, etilcelulose, polivinilpirrolidona, gelatina, hidroxipropilcelulose ou polímeros acrílicos neutros, por exemplo éster (metílico ou etílico) de ácido poli(H ou met)-acrílico, e suas misturas.Como ligante prefere-se uma mistura 1:1 de hidroxipropilcelulose a 7% p/p, por exemplo Klucel ^S/-LF, e um copolímero acrilato de etilo/metacrilato de metilo, por exemplo
As pílulas da invenção podem conter, além disso, por exemplo aromatizantes e/ou edulcorantes, preferivelmente na camada exterior dilatável (c).
As pílulas da invenção, isoladamente ou em mistura com excipientes convencionais, podem ser utilizadas para elaborar preparações farmacêuticas para administração por via oral.Por exemplo, podem ser elaboradas na forma de uma suspensão seca que contém as pílulas da invenção e opcionalmente excipientes apropriados.Os excipientes apropriados para esse fim são, por exemplo, grânulos de
um material dilatável conforme, definido acima que contêm opcionalmente aromatizantes e/ou edulcorantes.Essa suspensão seca pode ser embalada, por exemplo, em saquinhos para recons tituição com água para administração por via oral em dose simples.
Quando são postas em água, por exemplo água que está numa colher ou uma chávena de água, as preparações farmacêuticas de invenção dispersam-se rapidamente para criar uma suspensão viscosa e homogénea que pode ser engolida facilmente sem causar qualquer sensação desagradável de rouquidão na boca.
Conforme se pode ver a partir das definições acima, podem utilizar-se mesmo micropartículas de grande dimensão - por exemplo até 3 mm de diâmetro - para este fim, devido à composição única das pílulas da invenção.
A administração de compostos farmaceuticamente activos na forma de uma suspensão viscosa e homogénea - como compota ou geleia - por exemplo numa colher, constitui uma maneira vantajosa e nova para a administração de medicamentos por via oral, especialmente a crianças.
As pílulas de acordo com a invenção são fabricadas de maneira já conhecida.Os materiais que constituem o núcleo (a) são infimamente misturados e seguidamente transformados em núcleos com dimensão propriada por meio de processos convencionais.Opcionalmente, os núcleos obtidos são revestidos por uma ou mais camada(s)de revestimen to (b) de maneira já conhecida. 0 material dilatável é fixado nas pílulas obtidas como camada exterior, por exemplo num misturador rotativo de alta velocidade que permite simultânea, mente secagem com o auxilio, por exemplo, de um ligante, que preferivelmente está em suspensão em água. A suspensão ligante é aspergida sobre as pílulas, por exemplo contínuamente, que se encontram em rotação no misturador, enquanto
se adiciona simultaneamente o material dilatável, por exemplo goma guar.
A fixação de materiais rapidamente dilatáveis com uma suspensão ou solução aquosa de ligante não é insignificante, porque os materiais dilatáveis, em contacto com água, tendem para se dilatar e desintegrar rapidamente .Normalmente , estes problemas resolvem-se, por exemplo, com a utilização de dissolventes orgânicos ou soluções aquosas muito diluidas dos materiais dilatáveis. Nos exemplos abaixo está demonstrada uma possibilidade melhor:EXistem equipamentos novos que permitem fixar o material dilatável com uma suspensão ou solução aquosa de ligante antes de a desintegração do material dilatável se efectuar. Isto deve-se principalmente (a) às grandes forças de compressão causadas pela rotação a alta velocidade e (b) à grande capacidade de secagem dos novos equipamentos. Equipamentos apropriados são, por exemplo: Rotoprocessor (Aeromatic AG, Bubendorf, CH), Rotogranulator (Glatt AG, Binzen, RFA) , CF-Granulator (Freund, Tóquio,Japão).
Os exemplos que se seguem destinam-se a descrever a invenção e não devem ser considerados limitações da mesma.As temperaturas são indicadas em graus centígrados .
Exemplo
Obtêm-se saquinhos que contêm uma suspensão seca de pílulas de libertação controlada dilatáveis com camadas múltiplas com propriedades organolépticas, particularmente boas para a administração a pessoas idosas e crianças - depois de (a) preparar pílulas apropriadas que contêm metilxantinas e (b) revestir as pílulas com uma camada para fins de libertação controlada - por (c) novo revestimento
-lidas pílulas revestidas obtidas com material dilatável, e, finalmente, mistura das pílulas de camadas múltiplas assim obtidas com goma guar granulada.
Preparação de pílulas dilatáveis de múltiplas camadas:
(a) Preparam-se aproximadamente 6 kg de pílulas, dimensão 0,4-1,0 mm, que contêm metilxantinas,cfe acordo com a fórmula e o processo indicados a seguir:
Prepara-se uma mistura de pós de 1800 g de proxifilina, 1800 g de diprofilina, 1200 g de teofilina anidra, 300 g de Pre jel ^^-PA-5 (amido de batata levemente oxidado e préviamente gelatinizado, vendido por AVEBE, Weendam, Países-Baixos) e 720 g de Avicel ^-PH-105 (celulose microcristalina, dimensão de partícula 20 yu, fornecida por FMC Corporation, Filadélfia, EUA) num misturador Diosna durante 5 minutos. Humidifica-se a mistura com uma mistura de 180 g de emulsão de silicone (plastificante, deslizante) em 725 g de água. Esta massa é amassada durante 1 minuto e em seguida extrudida através de um crivo com furos de 0,7 mm de diâmetro (aparelho Fuji Paudal ECDS-60). A massa extrudida é esferonizada num marumerizador Q-230 com uma velocidade de 1100 rpm durante 2 minutos, enquanto se adicionam pequenas quantidades de talco (deslizante), no total - 116 g. As pílulas obtidas são secas durante 30 minutos à temperatura de 50° num aparelho Aeromatic Strea-7. São peneiradas, e a fracção entre 0,4 e 1,00 m de diâmetro é utilizada para a fase de revestimento (b).
(b) 6 kg das pílulas de (a) são revestidas num leito fluidificado (Aeromatic SC-2, 10 bar) com uma técnica^co-corrente com uma mistura em suspensão de 2500 Eudagrit~-NE-30-D (dispersão aquosa a 30% de um copolímero acrilato de etilo/ metacrilato de metilo 70:30, p.m. */800 000, fornecido por Rbhm Pharma Darmstadt, RFA) e 500 g de Aquacoat^^ ECD-30
/ãispersão polimérica aquosa a 30% de etil celulose com uma dimensão de partícula pequena (forma de látex) e uma distribuição de dimensão de partícula estreita, fornecida por FMC Corporation, Filadélfia, EUA/.O ritmo de aspersão da suspensão de revestimento é de 45g/minuto e a temperatura de enz o (~r) trada de ar é de 45 . Outra solução de 600 g de Aquacoat -—' ECD-30 é aspergida e as micropílulas são tratadas no leito fluidificado durante 2 horas à temperatura de 70° e em seguida arrefecidas com ar a 22°.
A percentagem de libertação das metil
-xantinas totais no método de pá USP XX a 50 r.p.m. e à temperatura de 37o no meio gástrico simulado está apresentada na Figura 1.
(c) Utilizam-se 5 kg das pílulas revestidas de (b) para preparar as pílulas de camadas múltiplas num aparelho Rotoprocessor (Aeromatic AG, Rubendorf,Suiça).Fixam-se
1,5 kg de goma guar (Meyprogat -150, fornecida por Meyhall Chem., Kreuzlingen,Suiça) nestas pílulas com o auxilio de 1230 g de mistura ligante em suspensão 1:1 constituída por
Cr)
Klucel '-LF a 7% p/p (hidroxipropilcelulose fornecida por r Cr)
Hercules Inc., Wilmington,EUA) em água com Eudragit — NE-30-D. A velocidade de rotação deste aparelho é de 425 r.p.m. e o ritmo de aspersão sobre as pílulas é de 21 g/minuto com uma proporção de incorporação de pó de 20 g/minuto. A temperatura de entrada de ar é de 35° e o débito de ar é de 100 m /hora. Efectua-se sinultaneamente rotaçao e secagem durante 10 minutos a 60° e 760 m /hora, antes de se aspergir uma mistura em suspensão constituída por 125 g de Aquacoat -ECD-30, 12,5 g de Pharmacoat-603 (hidroxipropilmetilcelulose, fornecida por Shinetsu Chemical Co., Tóquio,Japão), 25 g de talco e 125 g de água com uma velocidade de aspersão de 20 g/minuto. As pílulas dilatáveis de camadas múltiplas obtêm-se depois de peneirar e colher a fracção com a dimensão de 0,4 a 1,25 mm de diâmetro.
A percentagem de libertação de metil-xantinas totais é apresentada na Figura 1.
Preparação de grânulos de goma guar:
Obtêm-se grânulos de goma guar por meio de granulação de uma mistura constituida por 212 g de goma guar (Meyprogat-150), 235 g de pó de sorbitol e uma solução de 2,5 g de sacarina de sódio (edulcorante) em 200 g de água. A granulação por aspersão é utilizada com a técnica co-corrente, com um ritmo de aspersão de 7g/minuto e uma temperatura de entrada de ar de 40°.Os grânulos obtidos são secos durante 30 horas à temperatura de 75°, e, em seguida, calibrados por meio de um crivo com aberturas de 1,0 mm de diâmetro.
Preparação de saquinhos:
Obtêm-se uma suspensão seca que pode ser metida em saquinhos, depois de misturar 179 g de pílulas dilatáveis com camadas múltiplas com 90 g de goma guar granulada e 10 g de flor de laranja durante 20 minutos.
A percentagem de libertação de metil-xantinas totais a partir de suspensão em água reconstituída - experimentada com o método da pá de dissolução USP a 50 r.p.m. e à temperatura de 37°C - é apresentada na Figura 1.

Claims (11)

  1. REIVINDICAÇÕES lé. - Processo para a preparação de pílulas que compreendem:
    (a) um núcleo, que contém micropartículas de pelo menos uma substância farmaceuticamente activa, (b) opcionalmente uma ou mais camada(s) de revestimento, e (c) uma camada exterior dilatável, caracterizado pelo facto de os materiais que formam o núcleo (a) serem infimamente misturados e em seguida processados em núcleos com dimensão apropriada, de os núcleos assim obtidos serem revestidos opcionalmente por uma ou mais camda(s) de revestimento(b) e o material dilatável ser fixado nas pílulas assim obtidas como camada exterior (c).
  2. 2é. - Processo de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo facto de a dimensão das micropartículas incorporadas no núcleo (a) ser 0,2-3,0 mm.
  3. 3â. - Processo de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo facto de a dimensão das micropartículas incorporadas no núcleo (a) ser 0,3-1,5 mm.
  4. 4é. - Processo de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo facto de a dimensão das micropartículas incorporadas no núcleo (a) ser 0,6-l,2mm.
  5. 5è. - Processo de acordo com qualquer das reivindicações 1 a 4, caracterizado pelo facto de a substância farmaceuticamente activa incorporada no núcleo (a) ser um elemento do grupo constituído por medicamen tos para o tratamento de hipocaliemia, medicamentos de psicoterapeutica, medicamentos anti-inflamatórios não esteroi-15- des, medicamentos para a terapêutica de estados hipocalcémicos ou para suplementação de cálcio, medicamentos para o tratamento de osteoporose, relaxantes musculares, anti-histamínicos, broncodilatadores, medicamentos para o tratamento de doenças venosas, medicamentos antitússicos, antipiréticos, vitaminas, medicamentos cardiovasculares e vasculares, mediI camentos geriátricos, medicamentos pediátricos, medicamentos úteis para equilibrar os hidroelectrólitos, medicamentos antibióticos, nootrópicos, antelmínticos e antagonistas de receptores de histamina Hg.
    !
  6. 6ã. - Processo de acordo com qualquer das reivindicações 1 a 5, caracterizado pelo facto de os núcleos (a) serem revestidos por uma ou mais camada(s) (b) de revestimento.
  7. 7ê. - Processo de acordo com | qualquer das reivindicações 1 a 5, caracterizado pelo facto de os núcleos (a) serem revestidos por uma camada de revestimento (b) .
  8. 8ê. - Processo de acordo com qualquer das reivindicações 1 a 7, caracterizado pelo facto de o material dilatável utilizado na camada exterior dilatável (c) ser um elemento do grupo constituido por goma de xantano e seus derivados, goma de guar e seus derivados, algi^ natos, polissacarídeos, derivados de celulose, álcool polivínilico, amidos pregelatinizados e polímeros acrílicos dilatáveis.
  9. 9â. - Processo de acordo com qualquer das reivindicações 1 a 7, caracterizado pelo facto de o material dilatável utilizado na camada exterior dilatável (c) ser goma de guar.
    lOâ. - Processo de acordo com qualquer das reivindicações 1 a 7, caracterizado pelo facto
    -16de o material dilatável utilizado na camada exterior dilatável (c) ser hidroxipropilmetilcelulose.
    llê. - Processo para a preparação de uma composição farmacêutica para administração por via oral, caracterizado pelo facto de as pílulas que podem ser obtidas de acordo com qualquer das reivindicações 1 a 10 serem processadas conjuntamente com auxiliares farmaceuticamente aceitáveis.
  10. 12§. - Processo de acordo com a reivindicação 11, caracterizado pelo facto de se preparar uma suspensão seca.
  11. 13^. - Processo de acordo com a reivindicação 12, caracterizado pelo facto de se preparar uma suspensão seca que compreende ainda grânulos de um material dilatável.
PT86674A 1987-02-03 1988-02-01 Processo para a preparacao de pilulas dilataveis PT86674B (pt)

Applications Claiming Priority (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
GB878702411A GB8702411D0 (en) 1987-02-03 1987-02-03 Swellable pellets

Publications (2)

Publication Number Publication Date
PT86674A PT86674A (pt) 1988-03-01
PT86674B true PT86674B (pt) 1992-04-30

Family

ID=10611656

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
PT86674A PT86674B (pt) 1987-02-03 1988-02-01 Processo para a preparacao de pilulas dilataveis

Country Status (13)

Country Link
US (1) US4882169A (pt)
EP (1) EP0281513A1 (pt)
JP (1) JPS63196511A (pt)
AU (1) AU1119488A (pt)
DK (1) DK51688A (pt)
FI (1) FI880440A (pt)
GB (1) GB8702411D0 (pt)
HU (1) HUT46208A (pt)
IE (1) IE880281L (pt)
NZ (1) NZ223372A (pt)
PH (1) PH25177A (pt)
PT (1) PT86674B (pt)
ZA (1) ZA88726B (pt)

Families Citing this family (40)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
DK130287D0 (da) * 1987-03-13 1987-03-13 Benzon As Alfred Oralt praeparat
US5288500A (en) * 1987-03-13 1994-02-22 Benzon Pharma A/S Oral composition containing particles comprising an active substance
US5133974A (en) * 1989-05-05 1992-07-28 Kv Pharmaceutical Company Extended release pharmaceutical formulations
US5084278A (en) * 1989-06-02 1992-01-28 Nortec Development Associates, Inc. Taste-masked pharmaceutical compositions
GB8913889D0 (en) * 1989-06-16 1989-08-02 May & Baker Ltd New compositions of matter
NZ234143A (en) * 1989-06-28 1991-10-25 Mcneil Ppc Inc Aqueous pharmaceutical suspension formulation for administering substantially insoluble pharmaceutical agents
CA2063141C (en) * 1989-08-04 1997-03-04 Edward J. Roche Rotogranulations and taste masking coatings for preparation of chewable pharmaceutical tablets
DE4002257A1 (de) * 1990-01-26 1991-08-01 Tomka Ivan Einkapselung von wirkstoffen mittels staerke
US6764697B1 (en) * 1991-06-27 2004-07-20 Alza Corporation System for delaying drug delivery up to seven hours
ZA937382B (en) * 1992-10-06 1994-04-29 Warner Lambert Co Novel composition for peroral therapy of cognitionimpairment and a process therefor
FI101039B (fi) * 1992-10-09 1998-04-15 Eeva Kristoffersson Menetelmä lääkepellettien valmistamiseksi
DE4236090C1 (de) * 1992-10-26 1994-01-05 Asta Medica Arzneimittel Pharmazeutische Zubereitung für die Fluoridionen-Versorgung
US5458887A (en) * 1994-03-02 1995-10-17 Andrx Pharmaceuticals, Inc. Controlled release tablet formulation
US5536507A (en) * 1994-06-24 1996-07-16 Bristol-Myers Squibb Company Colonic drug delivery system
US5674529A (en) * 1995-06-06 1997-10-07 Church & Dwight Co., Inc. Alkalinizing potassium salt controlled release preparations
AU3691297A (en) * 1996-08-15 1998-03-06 Losan Pharma Gmbh Easy to swallow oral medicament composition
US5788987A (en) * 1997-01-29 1998-08-04 Poli Industria Chimica Spa Methods for treating early morning pathologies
US5891474A (en) 1997-01-29 1999-04-06 Poli Industria Chimica, S.P.A. Time-specific controlled release dosage formulations and method of preparing same
UA65607C2 (uk) 1998-03-04 2004-04-15 Орто-Макнейл Фармацевтикал, Інк. Фармацевтична композиція (варіанти) та спосіб її приготування
SA99191255B1 (ar) 1998-11-30 2006-11-25 جي دي سيرل اند كو مركبات سيليكوكسيب celecoxib
ATE424810T1 (de) 1998-12-11 2009-03-15 Nostrum Pharmaceuticals Inc Ein hydrokolloid und einen celluloseether enthaltende tablette mit verzögerter freisetzung
JP2004529902A (ja) * 2001-03-13 2004-09-30 ペンウェスト ファーマシューティカルズ カンパニー グルココルチコステロイドを含有する時間治療(chronotherapeutic)投与形態
EP1423092A2 (en) * 2001-09-05 2004-06-02 Vectura Limited Functional powders for oral delivery
CA2470636A1 (en) * 2001-12-20 2003-07-03 Pharmacia Corporation Zero-order sustained released dosage forms and method of making the same
US6958161B2 (en) * 2002-04-12 2005-10-25 F H Faulding & Co Limited Modified release coated drug preparation
US20030203027A1 (en) * 2002-04-26 2003-10-30 Ethicon, Inc. Coating technique for deposition of drug substance on a substrate
JP3689681B2 (ja) * 2002-05-10 2005-08-31 キヤノン株式会社 測定装置及びそれを有する装置群
US20070092583A1 (en) * 2003-04-30 2007-04-26 Tim Clarot Cold remedy composition comprising zinc salts
AP2006003585A0 (en) * 2003-09-19 2006-04-30 Penwest Pharmaceuticals Co Delayed release dosage forms.
MXPA06003101A (es) * 2003-09-19 2006-06-20 Penwest Pharmaceuticals Co Formas de dosis cronoterapeuticas.
WO2005044236A1 (en) * 2003-10-27 2005-05-19 Control Delivery Systems, Inc. Suspension delivery system for the sustained and controlled local release of pharmaceuticals
DK2258349T3 (da) * 2004-05-11 2014-10-13 Egalet Ltd Kvældbar doseringsform omfattende gellangummi
US8889184B2 (en) * 2006-09-07 2014-11-18 Losan Pharma Gmbh Particulate form of a pharmaceutical composition which is easy to swallow
US8128460B2 (en) * 2006-09-14 2012-03-06 The Material Works, Ltd. Method of producing rust inhibitive sheet metal through scale removal with a slurry blasting descaling cell
CN101686898B (zh) * 2007-03-30 2013-05-29 琳得科株式会社 口服给药制剂的制备方法
CN103263391A (zh) * 2013-06-03 2013-08-28 合肥今越制药有限公司 盐酸多西环素干混悬剂及其制备方法
CN107072957B (zh) 2014-11-26 2021-01-29 赢创运营有限公司 具有抵抗乙醇影响的药物或保健品组合物
WO2017145146A1 (en) * 2016-02-25 2017-08-31 Dexcel Pharma Technologies Ltd. Compositions comprising proton pump inhibitors
WO2020065753A1 (ja) * 2018-09-26 2020-04-02 オリンパス株式会社 薬物投与体、薬物投与システム、および薬物投与方法
TW202410886A (zh) 2022-05-23 2024-03-16 日商共和藥品工業股份有限公司 凝膠皮膜及經口固形組成物

Family Cites Families (11)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
US3946110A (en) * 1974-05-30 1976-03-23 Peter, Strong Research And Development Company, Inc. Medicinal compositions and methods of preparing the same
SE418247B (sv) * 1975-11-17 1981-05-18 Haessle Ab Sett att framstella kroppar med reglerad frigoring av en aktiv komponent
ATE13486T1 (de) * 1980-11-12 1985-06-15 Ciba Geigy Ag Schnellzerfallende arzneimittel-presslinge.
JPS5826816A (ja) * 1981-08-11 1983-02-17 Teisan Seiyaku Kk 球形顆粒からなる持続性複合顆粒剤
JPS5858146A (ja) * 1981-10-05 1983-04-06 Tanabe Seiyaku Co Ltd 速放性マイクロカプセル
IE56999B1 (en) * 1983-12-22 1992-03-11 Elan Corp Plc Pharmaceutical formulation
DK62184D0 (da) * 1984-02-10 1984-02-10 Benzon As Alfred Diffusionsovertrukket polydepotpraeparat
IE58110B1 (en) * 1984-10-30 1993-07-14 Elan Corp Plc Controlled release powder and process for its preparation
DE3440288C2 (de) * 1984-11-05 1987-03-12 Gergely, Gerhard, Dr.-Ing., Wien Pharmazeutische Zubereitung mit einem Gehalt an Ibuprofen sowie Verfahren zu ihrer Herstellung
ES8801121A1 (es) * 1985-02-19 1988-01-01 Key Pharma Procedimiento de fabricacion de una unidad de dosificacion para la administracion oral de cloruro potasico.
IT1183574B (it) * 1985-05-08 1987-10-22 Eurand Spa Metodo per ottenere una sospensione estemporanea omogenea di microcapsule

Also Published As

Publication number Publication date
DK51688D0 (da) 1988-02-02
PT86674A (pt) 1988-03-01
EP0281513A1 (en) 1988-09-07
PH25177A (en) 1991-03-27
HUT46208A (en) 1988-10-28
IE880281L (en) 1988-08-03
JPS63196511A (ja) 1988-08-15
FI880440A0 (fi) 1988-02-01
AU1119488A (en) 1988-08-04
NZ223372A (en) 1990-10-26
FI880440A (fi) 1988-08-04
DK51688A (da) 1988-08-04
US4882169A (en) 1989-11-21
ZA88726B (en) 1988-08-03
GB8702411D0 (en) 1987-03-11

Similar Documents

Publication Publication Date Title
PT86674B (pt) Processo para a preparacao de pilulas dilataveis
US11452689B2 (en) Taste-masked pharmaceutical compositions
US4886669A (en) Galenical formulation
ES2399898T3 (es) Composiciones farmacéuticas de sabor enmascarado preparadas por coacervación
RU2548748C2 (ru) Композиции, включающие слабоосновные лекарственные вещества, и лекарственные формы с контролированным высвобождением
US5084278A (en) Taste-masked pharmaceutical compositions
US4800087A (en) Taste-masked pharmaceutical compositions
JP4789806B2 (ja) パントプラゾール多粒子処方
RU2241460C2 (ru) Фармацевтическая композиция цефуроксим аксетила с маскированным горьким вкусом
PT97739B (pt) Processo para a preparacao de uma pastilha medicamentosa mascavel e para mascarar o sabor de medicamentos
NO177177B (no) Fremgangsmåte for fremstilling av en flytende doseringsform for oral administrasjon av en farmasöytisk substans
ES2590807T3 (es) Composición que comprende una mezcla de principios activos y procedimiento de preparación
US20130071476A1 (en) Rapid Melt Controlled Release Taste-Masked Compositions
EP2385823A1 (en) Dual release pharmaceutical suspension
JP2010524926A (ja) ウルソデオキシコール酸の高用量組成物
JP2009543791A (ja) 即放性形態および徐放性形態のトラマドールを有するマルチパーティキュレート処方物
CA2079934C (en) Taste mask coatings for preparing chewable pharmaceutical tablets
JPS63101332A (ja) 経口投与用徐放性製剤
EP0413533A1 (en) Microencapsulated taste-masked water-insoluble NSAID drug materials
KR100193121B1 (ko) 맛 차폐 및 서방성 약제용 피복물
JPH0440327B2 (pt)
EP2808019B1 (en) Improved nitazoxanide composition and preparation method thereof

Legal Events

Date Code Title Description
FG3A Patent granted, date of granting

Effective date: 19911023

MM3A Annulment or lapse

Free format text: LAPSE DUE TO NON-PAYMENT OF FEES

Effective date: 19930430