PT85790B - Processo para a utilizacao integral do liquido vegetal das azeitonas e de outros refluentes agro-industriais por mistura com o baganho da azeitona - Google Patents
Processo para a utilizacao integral do liquido vegetal das azeitonas e de outros refluentes agro-industriais por mistura com o baganho da azeitona Download PDFInfo
- Publication number
- PT85790B PT85790B PT8579087A PT8579087A PT85790B PT 85790 B PT85790 B PT 85790B PT 8579087 A PT8579087 A PT 8579087A PT 8579087 A PT8579087 A PT 8579087A PT 85790 B PT85790 B PT 85790B
- Authority
- PT
- Portugal
- Prior art keywords
- process according
- liquid
- treatment
- alkaline carbonate
- product
- Prior art date
Links
Landscapes
- Fats And Perfumes (AREA)
- Processing Of Solid Wastes (AREA)
- Treatment Of Sludge (AREA)
- Coloring Foods And Improving Nutritive Qualities (AREA)
Description
MEMÓRIA DESCRITIVA líquido vegetal da azeitona é de elevadíssima oarga orgânica inquinante (80D geralmente superior a 30.000 p.p.m. e COD superior a 50.000 p.p.m.) que não permite o seu tratamento com os sistemas de depuração vulgares. Foram publicados numerosos trabalhos científicos tendentes à solução des. te problema, baseados em tratamentos fisico-químicos sobre osmose inversa e ultrafiltração, incineração total, mistura simples com o baganho destinado a extracção e, por fim, fermentação anaeróbica e aeróbica. Contudo nenhum destes processos atingiu um grau completamente satisfatório, mantendo ao mesmo tempo os custos a um nível aceitável.
Referem-se alguns dados bibliográficos:
Jemmet M.T. e outros:
La Riv. delia Sqç. Ital. di Scienza deli *Alimentazione, A η .η o 12, 37-46 (1983);
Camurati F. e outros: La Riv.Ital. delle Sostanze Grasse, LXI, 283-291 (1984);
Salvemini F.: La Riv. Ital. delle Dostanze Grasse, LX11, 559-564 (1985);
Fiestas Ros de Ursinos 3.A.: Simposio Intern. Sobre Valorizacion de los Subproductos del Olivar, Sevilha, 5-7/3/1986.
presente invento resolve o problema mencionado ante riormente de uma maneira simples e económica permitindo não só o esgotamento total do líquido vegetal imediatamente após a sua produção mas também a recuperação e uma especial valorização dos produtos aí contidos, isto é do azeite e das subs tâncias orgânicas dissolvidas ou em suspensão. 0 valor dos ditos produtos compensa largamente os custos de laboração.
Mais especificamente, o presente invento consiste num processo para valorizar ao mesmo tempo o baganho da azeitona produzido no lagar e um subproduto líquido de laboração agro-industrial seleccionado entre os seguintes: líquido v.e ‘66 697
File No. p/57 521
-3gefcal de azeitona, resíduos de destilação de bagaço, vinho ou beterraba, resíduos da indústria leiteiro-queijeira, caraç, terizado por que inclui os passos de:
a) tratamento da mistura do baganho e do dito subpro duto com um carbonato alcalino;
b) secagem da massa obtida;
c) extracção com solvente da massa seca obtendo-se por um lado azeite no estado quase neutro s por outro lado um produto exaurido separável por meios mecânicos em duas fracçães em que uma é constituí, da por fragmentos lenhosos que se podem empregar como combustível e a outra por uma farinha com bo as características nutritivas.
Com este processo destroem-se ou enfraquecem-se as l_i gaçães da lenhina com a celulose e as substâncias proteicas contidas no baganho que são responsáveis pela fraca digestibilidade e, assim, pelo fraquíssimo poder nutritivo do baganho exaurido, além disso, neutraliza-se a acidez livre do azeite sem provocar qualquer perda sendo característica do carbonato alcalino reagir com os ácidos gordos livres mas não com os glicéridos. 0 baganho assim tratado é seco e depois sujeito a extracção com solvente numa instalação do tipo tradicional pela qual se extrai directamente todo o azeite neutro, enquanto o sabão, produzido pela reacção do carbonato com os ácidos gordos livres, permanece englobado no baganho exaurido. Este é por fim enviado a um separador dos fragmeri tos dos caroços por crivo e ventilação do tipo já conhecido, que fornece uma farinha de digestibilidade e poder nutritivo especialmente bons, enquanto os fragmentos dos caroços são utilizados na mesma instalação como combustível.
sabão englobado na farinha contribui para lhe aumeri tar o valor energético.
Numa forma de praticar este invento, □ tratamento com carbonato alcalino é feito sob a forma de uma mistura do mes. mo baganho, com o total de líquido vegetal produzido ao mesί
697
File No. p/57 521
mo tempo no lagar.
Desta maneira o óleo contido no líquido vegetal é neu. tralizado pelo carbonato alcalino juntamente com o óleo do baganho, enquanto as outras substâncias orgânicas em suspensão ou dissolvidas no mssmo líquido (constituídas em grande parte por açúcares) ficam até ao fim englobadas no baganho exaurido melhorando o valor nutritivo.
dito carbonato alcalino è escolhido entre os seguin tes: de sódio, potássio, amónio.
Numa forma de praticar o invento, para se evitar o eventual efeito negativo da alcalinidade devida ao carbonato adicionado em excesso no decurso do tratamento, o material antes de ser seco pode ser do, como ácido clorídrico, neutralizado por sulfúrico, etc..
adição de um áci
Pode conseguir-se o mesmo efeito com MgC^ e semelhantes.
Estes últimos conduzem à formação de cio ou magnésio que podem ser úteis no caso pobre nestes metais.
sais corno
CaCl9, de cál carbonato de a dieta ser
A secagem pode obter-se com secadores próprics para substâncias que contêm grande quantidade de água: também, é possível eliminar a água em excesso submetendo a massa semifluida a aquecimento, de preferência sob vácua, num aparelho próprio tendo um agitador ou de outro tipo. Um outro sistema que tem grandes vantagens económicas em relação ao anteri or é o de concentrar o líquida vegetal ou outros subprodutos líquidos antes de os juntar ao baganho, empregando um conceri trador de efeitos múltiplos. Deste modo há uma importante economia de calor, enquanto ao mesmo tempo se podem reduzir as dimensões do aparelho para o tratamento com carbonato alcalino e abreviando-se muito o trabalha da secagem final.
A secagem deve ser em todo o caso efectuada num secador de grande eficiência (de ar quente ou doutrc tipc) que permita reduzir o conteúdo de água para valores inferiores a 6,j, para evitar que vestígios consistentes de sabão possam ‘66 697
File No. p/57
521
-5passar para o azeite.
No que respeita ao tratamento com carbonato alcalino verificou-se que é preferível ser o mesmo efectuado a uma tem peratura de pele menos 50JC, empregando 5-12% de sal em rela ção à substância seca total presente. Esta percentagem pode ser reduzida actuando a temperatura mais elevada.
A separação dos fragmentos dos caroços, antes do fim da laboração, pode ser efectuada no material seco, antes da extraeção com solvente. Desta maneira evita-se que sejam submetidos a este último tratamento os fragmentos de caroços que não contêm óleo. Este sistema permite reduzir as despesas de extraeção mas requer uma instalação adaptada para o tratamento de material farináceo (extractor contínuo).
processo descrito anteriormente pode empregar-se, em linhas gerais, também na eliminação e na valorização dos refluentes líquidos de outros processos agro-industriais caraç. terizados por conterem substâncias orgânicas de pouca qualida de nutritiva (resíduos de destilação de álcool do bagaço, vX nho ou beterraba, resíduos industriais de leite-queijo, etc.). Nesses casos a vantagem da mistura com o baganho consiste so bretudo em evitar os grances problemas que em geral se pãem na concentração completa de substâncias de natureza coloidal e de alta viscosidade.
Vão ser descritos exemplas representando praticamente o invento.
EXEKPL05
Exemplo n^. 1. São tratados num lagar 2.000 kg de azeitonas, lagar esse munido de uma centrífuga, obtendo-se além do azoX te cerca de 1.200 kg de baganho com uma humidade de 50% e um conteúdo em azeite de 8,2% e também cerca de 1.600 kg de líquido vegetal tendo 1,8% de azeite e 6,3% de substância seca. 0 dito líquido é concentrado num concentrador de efeito duplo até à redução do seu volume para cerca de 630 litros e de. pois é misturado com o baganho num. recipiente aquecido tendo
697
File No. p/57 521
um agitador onde se adicionam 58 kg de NàgCOg. Após permanên cia de uma hora a 60^0 a massa vai para um secador de tambor, adequado ao tratamento de produtos muito húmidos. Obtêm-se cerca de 750 kg de produto seco que é tratado com hexano numa instalação normal de extracção com solvente. Obtêm-se 115 kg de azeite neutralizado com acidez residual de 0,4% e 695 kg de produto exaurido que é submetido a peneiração numa instalação do tipo existente no comércio, dando por fim 380 kg de fragmentos de caroços para combustível a cerca de 310 kg de farinha com importante valor nutritivo.
I
Exemplo 2. São tratados num lagar cerca de 30.000 kg de azeitonas como no Exemplo 1, obtendo-se além do azeite, cerca de 19.000 kg de baganho e 23.000 kg de líquido vegetal. Este é concentrado até se obterem cerca de 9.500 litros de líquido que se adicionam continuamente ao baganho num misturador de espiral mantido à temperatura de cerca de 95^0 onde se adicio na NagCOg na quantidade de 5% sobre a substância seca total de material introduzido. Segue-se imediatamente a secagem de pois do que o produto é submetido a peneiração e ventilação, obtendo-se cerca de 5.800 kg de fragmentos de caroços e farinha oleosa de baganho que é tratada com hexano numa instalação de extracção do tipo contínua. Otêm-se por fim 1.580 kg de azeite neutralizado, cora uma acidez residual de 0,25% e cerca de 4.500 kg de farinha exaurida que se pode empregar directamente como alimento para animais.
Claims (13)
- REIVINDICAÇÕES1 - Processo para a valorização simultânea do baganho da azeitona produzido em lagar e de um subproduto líquido de laboração agro-industrial escolhido entre os seguintes: líquido vegetal da azeitona; resíduos da destilação de bagaço, vinho ou beterraba; resíduos da indústria leiteira-queijeira; caracterizado por compreender os passos de:a) tratamento da mistura de baganho e do dito subpro duto com um carbonato alcalino;b) secagem da massa obtida;c) extracção com solvente da massa seca obtendo-se por um lado azeite no estado quase neutro e por ou, tro um produto exaurido, separável por meios mecâ nicos em duas fracções, em que uma ê constituída por fragmentos lenhosos que se podem empregar como combustível e a outra por uma farinha com boas características nutritivas.
- 2 - Processo de acordo com a reivindicação 1, caracte rizado por no dito passo a) em seguida ac tratamento com cajr bonato alcalino se adicionar um ácido ou um sal, como clore to de cálcio ou de magnésio.
- 3 - Processo de acordo com a reivindicação 1, caracte rizado por o subproduto líquido que á misturado ao baganho da azeitona ser constituído pelo líquido vegetal obtido simultaneamente no lagar.
- 4 - Processo de acordo com a reivindicação 1, caracte. rizado por o líquido, antes de ser misturado com o baganho ser concentrado num concentrador de efeitos múltiplos.
- 5 - Processo de acordo ccm a reivindicação 4, caractjs rizado por na concentração se empregar um concentrador de cg lícula cadente cu de outro tipo que permita descarregar o co_n centrado no estado de pasta viscosa.66 697File No. p/57 521
- 6 - Processo de acordo com a reivindicação 1, caracte rizado por a mistura do baganho com o subproduto líquido, além do tratamento com carbonato alcalino se efectuar num aparelho aquecido a vapor e mantido sob vácuo de modo a evaporar simul taneamente parte do líquida presente.
- 7 - Processo de acordo com a reivindicação 1, caracte rizado por o tratamento com carbonato alcalino ser efectuado à temperatura de 60-1002C.
- 8 - Processo de acordo com a reivindicação 7, caracte rizado por o tratamento com carbonato alcalino ser efectuado a uma temperatura compreendida entre 609 e 709C.
- 9 - Processo de acordo com a reivindicação 1, caracte rizado por a mistura dos reagentes e o tratamento com carbonato alcalino serem efectuados de modo contínuo.
- 10 - Processo de acordo com a reivindicação 1, caracte rizado por a quantidade de carbonato alcalino empregada vari ar de 6 a 10,- em relação ao peso da substância seca total presente.
- 11 - Processo de acordo com a reivindicação 1, caracte rizado por a humidade do material que sai do passo b) de seca gem ser inferior a 6/.
- 12 - Processo de acordo com a reivindicação 1, 'caracte. rizado por a massa seca ser submetida a um tratamento mecânico para separar os fragmentos dos caroços antes da extracção do azeite com solvente, sendo esta última extracção efectuada somente sobre a farinha assim produzida.
- 13 - Processo de acordo com a reivindicação 1, caracte, rizado por se empregar um sistema de secagem em duas fases su. cessivas.
Applications Claiming Priority (1)
Application Number | Priority Date | Filing Date | Title |
---|---|---|---|
IT1870886A IT1215079B (it) | 1986-09-24 | 1986-09-24 | Sistema per l'utilizzazione integrale delle acque di vegetazione delle olive e di altri reflui agroindustriali mediante miscelazione con le sanse e successiva estrazione con solvente,previo trattamento con carbonato sodico |
Publications (2)
Publication Number | Publication Date |
---|---|
PT85790A PT85790A (fr) | 1987-10-01 |
PT85790B true PT85790B (pt) | 1990-08-31 |
Family
ID=11153297
Family Applications (1)
Application Number | Title | Priority Date | Filing Date |
---|---|---|---|
PT8579087A PT85790B (pt) | 1986-09-24 | 1987-09-24 | Processo para a utilizacao integral do liquido vegetal das azeitonas e de outros refluentes agro-industriais por mistura com o baganho da azeitona |
Country Status (5)
Country | Link |
---|---|
ES (1) | ES2004816A6 (pt) |
IT (1) | IT1215079B (pt) |
MA (1) | MA21067A1 (pt) |
PT (1) | PT85790B (pt) |
TN (1) | TNSN87103A1 (pt) |
Families Citing this family (1)
Publication number | Priority date | Publication date | Assignee | Title |
---|---|---|---|---|
ES2180423B1 (es) * | 2001-04-06 | 2004-05-16 | Consejo Superior De Investigaciones Cientificas | Pienso compuesto para alimentacion de rumiantes obtenido a partir de orujos secos y extractados procedentes de la extraccion del aceite de oliva. |
-
1986
- 1986-09-24 IT IT1870886A patent/IT1215079B/it active
-
1987
- 1987-09-21 TN TNSN87103 patent/TNSN87103A1/fr unknown
- 1987-09-22 ES ES8702701A patent/ES2004816A6/es not_active Expired
- 1987-09-22 MA MA21309A patent/MA21067A1/fr unknown
- 1987-09-24 PT PT8579087A patent/PT85790B/pt not_active IP Right Cessation
Also Published As
Publication number | Publication date |
---|---|
IT1215079B (it) | 1990-01-31 |
ES2004816A6 (es) | 1989-02-01 |
IT8618708A0 (it) | 1986-09-24 |
MA21067A1 (fr) | 1988-04-01 |
TNSN87103A1 (fr) | 1990-01-01 |
PT85790A (fr) | 1987-10-01 |
Similar Documents
Publication | Publication Date | Title |
---|---|---|
Colas et al. | Twin-screw extrusion technology, an original solution for the extraction of proteins from alfalfa (Medicago sativa) | |
DE3050466C2 (pt) | ||
DE2950807A1 (de) | Verfahren zur aufbereitung von kohle minderer qualitaet und entsprechende anlage hierfuer | |
MXPA06014044A (es) | Metodo y sistema para solubilizar proteina. | |
SU1087048A3 (ru) | Способ приготовлени протеинового концентрата из зеленых растений | |
RU99112186A (ru) | Способ непрерывного производства сухого корма для рыб и ракообразных | |
PT85790B (pt) | Processo para a utilizacao integral do liquido vegetal das azeitonas e de outros refluentes agro-industriais por mistura com o baganho da azeitona | |
Savoie et al. | Hydrodynamic separation of grain and stover components in corn silage | |
DE2500200B2 (pt) | ||
DE2421270A1 (de) | Verfahren zum herstellen eines ruebensamen-proteinkonzentrates fuer den menschlichen verbrauch | |
WO1985003415A1 (en) | Method for obtaining a meal with a high protein quality | |
GB2002216A (en) | Production of molasses pulp from sugar beet for use as animal food | |
DE3007383A1 (de) | Verfahren zur herstellung eines konzentrats aus hefefluessigkeit | |
RU2105495C1 (ru) | Способ получения белковой кормовой добавки из отходов шерстяной промышленности | |
KR100192601B1 (ko) | 다시마 엑기스의 추출방법 | |
SU935061A1 (ru) | Способ получени углеводной кормовой добавки из торф ного отжима | |
US4037002A (en) | Method and process for treating rumen content | |
Oliveira | Evaluation and utilisation of effluents from the tomato concentrate industry | |
SU1583066A1 (ru) | Способ получени корма из кожевенных отходов | |
FI64271B (fi) | Konserveringsfoerfarande foer faersksaed och aengsfoder | |
NO117336B (pt) | ||
Njaa et al. | Protein value of herring meal and some other protein concentrates of marine origin for the young rat | |
RU2130049C1 (ru) | Способ переработки семян томатов и томатных выжимок | |
SU751384A1 (ru) | Углеводна кормова добавка и способ ее получени | |
DE60201178T2 (de) | Verfahren zur Behandlung und Entsorgung einer organischen Proteinmasse tierischen Ursprungs und entsprechende Vorrichtung |
Legal Events
Date | Code | Title | Description |
---|---|---|---|
MM3A | Annulment or lapse |
Free format text: LAPSE DUE TO NON-PAYMENT OF FEES Effective date: 20010831 |