PT85404B - Processo para o tratamneto de lentes de contacto - Google Patents

Processo para o tratamneto de lentes de contacto Download PDF

Info

Publication number
PT85404B
PT85404B PT85404A PT8540487A PT85404B PT 85404 B PT85404 B PT 85404B PT 85404 A PT85404 A PT 85404A PT 8540487 A PT8540487 A PT 8540487A PT 85404 B PT85404 B PT 85404B
Authority
PT
Portugal
Prior art keywords
bendazac
grass
solution
physiologically acceptable
hydroxy
Prior art date
Application number
PT85404A
Other languages
English (en)
Other versions
PT85404A (en
Inventor
Mauro De Gregorio
Original Assignee
Acraf
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Acraf filed Critical Acraf
Publication of PT85404A publication Critical patent/PT85404A/pt
Publication of PT85404B publication Critical patent/PT85404B/pt

Links

Classifications

    • AHUMAN NECESSITIES
    • A61MEDICAL OR VETERINARY SCIENCE; HYGIENE
    • A61LMETHODS OR APPARATUS FOR STERILISING MATERIALS OR OBJECTS IN GENERAL; DISINFECTION, STERILISATION OR DEODORISATION OF AIR; CHEMICAL ASPECTS OF BANDAGES, DRESSINGS, ABSORBENT PADS OR SURGICAL ARTICLES; MATERIALS FOR BANDAGES, DRESSINGS, ABSORBENT PADS OR SURGICAL ARTICLES
    • A61L2/00Methods or apparatus for disinfecting or sterilising materials or objects other than foodstuffs or contact lenses; Accessories therefor
    • A61L2/16Methods or apparatus for disinfecting or sterilising materials or objects other than foodstuffs or contact lenses; Accessories therefor using chemical substances
    • A61L2/18Liquid substances or solutions comprising solids or dissolved gases
    • CCHEMISTRY; METALLURGY
    • C07ORGANIC CHEMISTRY
    • C07CACYCLIC OR CARBOCYCLIC COMPOUNDS
    • C07C41/00Preparation of ethers; Preparation of compounds having groups, groups or groups
    • C07C41/01Preparation of ethers
    • C07C41/05Preparation of ethers by addition of compounds to unsaturated compounds
    • C07C41/06Preparation of ethers by addition of compounds to unsaturated compounds by addition of organic compounds only
    • AHUMAN NECESSITIES
    • A61MEDICAL OR VETERINARY SCIENCE; HYGIENE
    • A61LMETHODS OR APPARATUS FOR STERILISING MATERIALS OR OBJECTS IN GENERAL; DISINFECTION, STERILISATION OR DEODORISATION OF AIR; CHEMICAL ASPECTS OF BANDAGES, DRESSINGS, ABSORBENT PADS OR SURGICAL ARTICLES; MATERIALS FOR BANDAGES, DRESSINGS, ABSORBENT PADS OR SURGICAL ARTICLES
    • A61L12/00Methods or apparatus for disinfecting or sterilising contact lenses; Accessories therefor
    • A61L12/08Methods or apparatus for disinfecting or sterilising contact lenses; Accessories therefor using chemical substances
    • A61L12/14Organic compounds not covered by groups A61L12/10 or A61L12/12
    • A61L12/146Aldehydes

Landscapes

  • Chemical & Material Sciences (AREA)
  • Health & Medical Sciences (AREA)
  • Organic Chemistry (AREA)
  • General Health & Medical Sciences (AREA)
  • Veterinary Medicine (AREA)
  • Epidemiology (AREA)
  • Life Sciences & Earth Sciences (AREA)
  • Animal Behavior & Ethology (AREA)
  • Chemical Kinetics & Catalysis (AREA)
  • Public Health (AREA)
  • General Chemical & Material Sciences (AREA)
  • Eyeglasses (AREA)
  • Apparatus For Disinfection Or Sterilisation (AREA)
  • Detergent Compositions (AREA)
  • Pharmaceuticals Containing Other Organic And Inorganic Compounds (AREA)
  • Medicinal Preparation (AREA)
  • Treatment Of Water By Oxidation Or Reduction (AREA)
  • Acyclic And Carbocyclic Compounds In Medicinal Compositions (AREA)
  • Treatments Of Macromolecular Shaped Articles (AREA)

Description

A presente invenção refere-se a um processo para o tratamento de lentes de contacto.
Mais particularmente, ela refere-se ao uso de compostos que inibem a sedimentação de proteínas do fluído lacrimal em lentes de contacto, preferivelmente, do tipo mole e neutralizam possíveis sedimentos de proteínas sem afectar substancialmente a secreção do muco pelas membranas mucosas.
Sabe-se que as lentes de contacto moles representam um progresso em relação às lentes de contacto rígidas porque não provocam nem transmitem traumas mecânicos ao globo ocular. Mo entanto, têm o inconveniente de rapidamente se tornarem opacas por causa da formação de sedimentos do fluído lacrimal, cuja quantidade e natureza são muito diferentes de indivíduo para indivíduo. Além disso, muito frequentemente, os referidos sedimentos de proteínas provocam um processo queratoconjuntivo de sensibilização que origina fenómenos de irritação da córnea.
Para remover os mencionados sedimentos, foram sugeridos diversas técnicas de lavagem, preferivelmente, com utilização de soluções que contêm agentes tensioactivos ou enzimas.
Estas técnicas, no entanto, não conseguem realizar a remoção de todos os sedimentos e deixam alguns resíduos que provocam os inconvenientes acima mencionados.
Portanto, verificava-se a necessidade imperiosa de proporcionar um composto capaz de evitar completamente ou em grande proporção a formação de sedimentos de proteínas nas lentes de contacto e que de qualquer forma fosse capaz de evitar que algum pequeno sedimento, que porventura se tivesse for knado, possuísse as propriedades de sensibilização acima referidas .
Verificou-se que os assim chamados compostos semelhantes à aspirina”, isto é, compostos ácidos anti-inflamatórios não esteróides, como por exemplo ácido salicílico (ácido 2-hidroxibenzóico), fenilbutazona (4-butil-l,2-difenil-3,5-pirazolidinodiona), ibuprofen (ácido <X-metil-4-(2-metil-propil)-benzeno-acético) e o ácido mefenâmico (ácido 2-/(2,3-dimetilfenil)-amino7-benzóieo) possuem essas propriedades.
No entanto, estes compostos reduzem substancialmente a quantidade de muco segregada pelas membranas mucosas. Como o muco desempenha um papel muito importante na protecção do globo ocular, acontece que os compostos semelhantes a aspirina são contra-indicados para estarem em contacto com o globo ocular.
A Requerente acaba de descobrir surpreendentemente que o bendazac (ácido 1-benzil-lH-indazo1-3-il)-oxi7~acético), o 5-hidroxi-bendazac e os seus sais derivados de bases orgânicas ou inorgânicas fisiologicamente aceitáveis inibem a sedimentação das proteínas do fluído lacrimal sobre as lentes de contacto e neutralizam as propriedades irritantes de possíveis sedimentos de proteínas sem afectarem substancialmente a segregação de muco pelas membranas mucosas.
É pois objectivo da presente invenção proporcionar um processo para o tratamento das lentes dê contacto, preferivelmente do tipo mole, compreendendo fazer-se contactar uma lente com uma quantidade eficaz de bendazac, 5-hidroxi-bendazac ou um seu sal derivado duma base orgânica ou inorgânica fisiologicamente aceitável.
Os compostos de fórmula
na qual R é um átomo de hidrogénio (bendazac) ou OH (5-hidroxi-bendazac) e os seus sais derivados de bases inorgânicas e orgânicas fisiologicamente aceitáveis são compostos já conhe-
,Λ (Μ''*'* eidos, por exemplo, do pedido de Patente Italiana Ne. 49 790 A/81 de 27 de Novembro de 1981 e do pedido de Patente Europeia N2. 191 520 de 26 de Janeiro de 1986 que descrevem a sua utilização como agentes anticatarata.
São exemplos de bases apropriadas as de metais alcalinos tais como por exemplo sódio e potássio, as aminas alifáticas, os aminoácidos básicos tais como lisina e arginina e semelhantes.
Antes de ser feito contactar com a lente, o composto de fórmula I ou o seu sal fisiologicamente aceitável é preferivelmente dissolvido num líquido.
O tempo de contacto da solução que compreende um composto de fórmula I ou um seu sal fisiologicamente aceitável com a lente, evidentemente varia com o composto e com o tipo de solução usada. Por exemplo, esse tempo será pelo menos igual a uma hora no caso de soluções detergentes ou molhantes, enquanto será de alguns minutos no caso de soluções de enxagua nento.
Outro objectivo da presente invenção é proporcionar o emprego dum composto de fórmula I ou dum seu sal fisiologicamente aceitável para preparar soluções para o tratamento de lentes de contacto.
As referidas soluções preparam-se dissolvendo um composto de fórmula I ou um seu sal fisiologicamente aceitável num dissolvente não tóxico que é compatível tanto com o mencionado composto como também com a lente e que é apropriado para ser submetido a esterilização. Preferivelmente, o mencionado dissolvente consiste em água purificada ou destilada esterilizada.
As soluções de acordo com a presente invenção podem também compreender outros ingredientes, cuja natureza e quantidade variam dependendo do tipo de solução que se preten de preparar. Esta pode na verdade ser do tipo molhante, deter·· gente, desinfectante ou de enxaguamento.
No caso de pacientes em que o composto de fórmula I usado ou o seu sal de adição de ácido fisiologicamente aceitável não é capaz de inibir até 100 $ a formação de sedimentos de proteínas, as soluções de acordo com a presente invenção são usadas conjuntamente com soluções que compreendem agentes tensioactivos ou enzimas ou então elas próprias compreendem agentes tensioactivos e/ou enzimas. No entanto, o intervalo de tempo para a lente se tomar opaca é muito maior no caso das lentes assim tratadas do que o observado para o mesmo paciente quando a lente é tratada com os agentes tensioactivos e/ou enzimas sozinhos e até a probabilidade de se verificar a irritação da cómea é muito reduzida em comparação com os tratamentos usuais.
São exemplos de outros ingredientes apropriados os agentes preservantes, sais para regular a pressão osmótica, agentes antissépticos, desinfectantes, anti-oxidantes e tampões.
As referidas soluções podem-se prepara facilmente âe acordo com as técnicas usuais que são bem conhecidas pelos peritos no assunto e compreendem operações simples tais como iissolução e esterilização.
Um outro objectivo da presente invenção é proporcionar soluções aquosas que compreendem uma quantidade eficaz lum composto de fórmula I ou dum seu sal fisiologicamente aceitável que são apropriadas para molhar, lavar ou enxaguar Lentes de contacto.
Os exemplos típicos de soluções de acordo com a presente invenção compreendem um composto de fórmula I ou um 3eu sal fisiologicamente aceitável e, pelo menos, um ingrediente desinfectante, um ingrediente tensioactivo e/ou uma enzi-
ma.
São exemplos de ingredientes desinfectantes, tensioactivos e enzimas apropriados por exemplo gluconato de clorohexidina, octilfenoxi-octanol e papaína, respectivamente.
Preferivelmente, as soluções de acordo com a presente invenção compreendem entre 0,05 e 2 /de bendazac ou de 5-hidroxtbendazac ou a correspondente quantidade dum sal derivado duma base orgânica ou inorgânica fisiologicamente aceitável.
Os seguintes exemplos são apresentados para ilustrar a presente invenção sem contudo a limitar de qualquer maneira.
EXEMPLO 1
Solução Molhante
100 mililitros contêm:
Sal de sódio de bendazac Hidroxietilcelulose álcool polivinílico Timerossal
Sal de sódio de EDTA
Sloreto de sódio ácido bórico ou bórax até água destilada esterilizada
0,25 grama
0,4 grama
1,4 gramas
0,004 grama
0,20 grama
0,75 grama
PH 7,4 até perfazer 100 militros.
EXEMPLO 2 * A. ' ,p -Α,χ.
Solução molhante
100 mililitros contêm:
5-Hidroxi-bendazac 0,25 grama
Hidroxietilcelulose 0,4 grama
Álcool polivinílico 1,4 gramas
Timerossal 0,004 grama
Sal de sódio de EDTA 0,20 grama
Cloreto de sódio 0,65 grama
Sulfito de sódio anidro 0,15 grama
Hidróxido de sódio 1 normal até pH 6,!
Água destilada esterilizada até perfazer 100 mililitros.
EXEMPLO 3
Solução detergente
100 mililitros contêm:
Sal de sódio de bendazac 0,25 grama
ílcool polivinílico 1,4 gramas
Timerossal 0,004 grama
3al de sódio de EDTA 0,20 grama
Jloreto de sódio 0,75 grama
Dctilfenoxietanol 0,35 grama
ícido bórico ou bórax até pH 7,4
Água destilada esterilizada até perfazer 100 mililitros.
EXEMPLO 4
Solução detergente
100 mililitros contêm;
5-Hidroxi-bendazac 0,25 grama
Álcool polivinílico 1,4 gramas
Timerossal 0,004 grama
Sal de sódio de EDTA 0,20 grama
Cloreto de sódio 0,65 grama
Sulfito de sódio anidro 0,15 grama
Octilgenoxietanol 0,35 grama
Hidróxido de sódio 1 normal até pH 6,! 5
Água destilada esterilizada até perfazer 100 mililitros
EXEMPLO 5
Solução desinfectante
100 mililitros contêm »
|Sal de sódio de bendazac 0,25 grama
Cloreto de sódio 0,75 grama
Timerossal 0,001 grama
Jluconato de clorohexidina 0,009 grama
Sal de sódio de EDTA 0,1 grama
Polysorbate 80 0,05 grama
Ácido bórico ou bórax até pH 7,4
Água desmineralizada esterilizada até perfazer 100 mililitros.
100 mililitros contêm:
&
s /vEXEMPLO 6
Solução desinfectante
5-Hidróxi-bendazac 0,25 grama
Cloreto de sódio 0,65 grama
Sulfito de sódio anidro 0,15 grama
Timerossal 0,001 grama
Gluconato de clorobexidina 0,005 grama
Sal de sódio de EDTA 0,1 grama
Polysorbate 80 0,05 grama
Água desmineralizada esterilizada até perfazer 100 mililitros
EXEMPLO 7
Solução para enxaguamento ou desinfecção pelo calor
100 mililitros contêm:
Bendazac
Cloreto de sódio
Sal de sódio de EDTA
Ácido bórico ou bórax até
0,25 grama
0,75 grama
0,001 grama
0,1 grama
pH 7,4
Água desmineralizada esterilizada até perfazer 100 mililitros
EXEMPLO 8
Solução para enxaguamento ou desinfecção pelo calor (Λ
100 mililitros contêm:
5-Hidroxi-bendazac 0,25 grama
Oloreto de sódio 0,65 grama
Sulfito de sódio anidro 0,15 grama
Timerossal 0,001 grama
Sal de sódio de EDTA 0,1 grama
Hidróxido de sódio 1 normal até PH 6, 5
Água desmineralizada esterilizada até perfazer 100 mililitros
EXEMPLO 9
Solução molhante
100 mililitros contêm:
Lisinato de bendazac 0,4 grama
Hidroxietilcelulose 0,4 grama
álcool polivinílico 1,4 grama
Timerossal 0,004 grama
Sal de sódio de EDTA 0,2 grama
Sloreto de sódio 0,75 grama
ícido bórico ou bórax até pH 7,4
ígua desmineralizada esterilizada até
perfazer 100 mililitros
Realizou-se uma primeira experiência em seis pacientes que usam lentes de contacto moles e especificamente escolhidos porque produzem cada 5-6 dias uma quantidade de sedimento nas referidas lentes que eram obrigados a tratar iiariamente as lentes com uma composição detergente contendo um agente tensioactivo e semanalmente com uma composição que
contém uma enzima proteolítica.
Estes pacientes interromperam a utilização da composição que continha a enzima proteolítica. Durante um período de três meses, mergulharam as lentes numa solução de acordo com o exemplo 9 da presente invenção todas as noites depois do usual tratamento com detergente e com desinfectante. Mais particularmente, as lentes eram mantidas na referida solução durante a noite.
Durante todo o período de três meses, nenhum dos seis pacientes necessitou limpar as respectivas lentes com uma composição que contém uma lente proteolítica.
Realizou-se uma segunda experiência com dez pacientes cujas lentes moles apresentavam quantidades apreciáveis de sedimento facilmente detectáveis observando as lentes num fundo negro com uma ampliação de 7 vezes. Estes pacientes usaram a solução de acordo com o exemplo 9 da presente invenção contactando directamente as lentes que usavam in situ com duas gotas da referida solução 4 vezes por dia.
uso regular da mencionada solução durante 14 dias consecutivos provocou, em todos os dez pacientes, o desaparecimento ou a substancial redução dos sedimentos nas lentes.

Claims (3)

  1. REIVINDICAÇÕES
    1§. - Processo para o tratamento de lentes de contacto, caracterizado pelo facto de se fazer contactar a lente a tratar com uma quantidade de Bendazac (ácido /(1-benzil-lH-indazol-3-il)-oxi7-acético) ou de 5-hidroxi-bendazac da fórmula I (I) na qual R representa hidrogénio (Bendazac) ou OH (5-hidroxi-bendazac), ou dum seu sal inorgânico ou orgânico fisiologicamente aceitável, suficiente para evitar a sedimentação de proteínas do fluído lacrimal.
  2. 2&. - Processo de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo facto de se fazer contactar uma lente de contacto macia com uma solução que compreende, de preferência, entre cerca de 0,05 e 2 por cento em peso de Bendazac ou de 5-hidroxi-bendazac ou a quantidade correspondente dum seu sal derivado duma base inorgânfea ou orgânica fisiologicamente acei tável.
  3. 3ê. - Processo de acordo com a reivindicação 2, caracterizado pelo facto de a solução ser aquosa e conter ainda um agente molhante, um agente detergente, um agente desinfectante e/ou uma enzima.
PT85404A 1986-08-01 1987-07-24 Processo para o tratamneto de lentes de contacto PT85404B (pt)

Applications Claiming Priority (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
IT21384/86A IT1197805B (it) 1986-08-01 1986-08-01 Metodo per il tratamento di lenti a contatto

Publications (2)

Publication Number Publication Date
PT85404A PT85404A (en) 1987-08-01
PT85404B true PT85404B (pt) 1990-06-29

Family

ID=11180969

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
PT85404A PT85404B (pt) 1986-08-01 1987-07-24 Processo para o tratamneto de lentes de contacto

Country Status (26)

Country Link
US (2) US4895676A (pt)
EP (1) EP0255967B1 (pt)
JP (1) JPH071353B2 (pt)
KR (1) KR960003515B1 (pt)
AR (1) AR244555A1 (pt)
AT (1) ATE71307T1 (pt)
AU (1) AU602708B2 (pt)
BR (1) BR8703930A (pt)
CA (1) CA1304196C (pt)
DE (2) DE3775853D1 (pt)
DK (1) DK399987A (pt)
ES (1) ES2001836T3 (pt)
GE (1) GEP19971020B (pt)
GR (2) GR880300112T1 (pt)
IE (1) IE60590B1 (pt)
IL (1) IL83288A (pt)
IN (1) IN167360B (pt)
IT (1) IT1197805B (pt)
LT (1) LT3603B (pt)
MX (1) MX169432B (pt)
NZ (1) NZ221202A (pt)
PH (1) PH24060A (pt)
PT (1) PT85404B (pt)
RU (1) RU2001631C1 (pt)
UA (1) UA19674A (pt)
ZA (1) ZA875399B (pt)

Families Citing this family (6)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
IT1197805B (it) * 1986-08-01 1988-12-06 Acraf Metodo per il tratamento di lenti a contatto
IT1230441B (it) 1989-02-07 1991-10-23 Acraf Eteri della serie dell'indazolo
US5277708A (en) * 1993-01-19 1994-01-11 S&S Industrial Services, Inc. Buffing composition
GB2278846B (en) * 1993-06-10 1997-04-16 Gen Electric Fluorosilicone terpolymeric fluid
US5451237A (en) * 1993-11-10 1995-09-19 Vehige; Joseph G. Compositions and methods for inhibiting and reducing lysozyme deposition on hydrophilic contact lenses using biocompatible colored compounds
IT1293794B1 (it) * 1997-07-28 1999-03-10 Acraf Farmaco attivo nel ridurre la produzione di proteina mcp-1

Family Cites Families (4)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
IT1189052B (it) * 1981-11-27 1988-01-28 Acraf Trattamento della cataratta
GB8332489D0 (en) * 1983-12-06 1984-01-11 Contactasol Ltd Contact lenses
EP0191520B1 (en) * 1985-02-12 1989-06-21 AZIENDE CHIMICHE RIUNITE ANGELINI FRANCESCO A.C.R.A.F. S.p.A. (1-phenylmethyl-5-hydroxy-1h-indazol-3-yl)-oxyacetic acid and salts thereof for use as a medicament, and pharmaceutical compositions containing them
IT1197805B (it) * 1986-08-01 1988-12-06 Acraf Metodo per il tratamento di lenti a contatto

Also Published As

Publication number Publication date
GR880300112T1 (en) 1988-12-16
CA1304196C (en) 1992-06-30
AU7600887A (en) 1988-02-04
JPS6352117A (ja) 1988-03-05
US5013484A (en) 1991-05-07
KR880003211A (ko) 1988-05-14
ZA875399B (en) 1988-05-25
DK399987A (da) 1988-02-02
EP0255967A1 (en) 1988-02-17
IL83288A (en) 1991-08-16
IT8621384A1 (it) 1988-02-01
IE60590B1 (en) 1994-07-27
DK399987D0 (da) 1987-07-31
ES2001836A4 (es) 1988-07-01
AR244555A1 (es) 1993-11-30
PT85404A (en) 1987-08-01
BR8703930A (pt) 1988-04-05
ES2001836T3 (es) 1992-07-16
EP0255967B1 (en) 1992-01-08
US4895676A (en) 1990-01-23
IT8621384A0 (it) 1986-08-01
NZ221202A (en) 1990-08-28
ATE71307T1 (de) 1992-01-15
GR3003706T3 (pt) 1993-03-16
DE255967T1 (de) 1988-09-01
KR960003515B1 (ko) 1996-03-14
DE3775853D1 (de) 1992-02-20
PH24060A (en) 1990-03-05
LTIP871A (en) 1995-03-27
UA19674A (uk) 1997-12-25
MX169432B (es) 1993-07-05
JPH071353B2 (ja) 1995-01-11
GEP19971020B (en) 1997-08-15
IN167360B (pt) 1990-10-13
IT1197805B (it) 1988-12-06
RU2001631C1 (ru) 1993-10-30
LT3603B (en) 1995-12-27
IE872087L (en) 1988-02-01
AU602708B2 (en) 1990-10-25

Similar Documents

Publication Publication Date Title
JP2820744B2 (ja) 眼科用製剤中の安定化された二酸化塩素の用途
Kuckelkorn et al. Emergency treatment of chemical and thermal eye burns
ES2197146T3 (es) Composicion oftalmica que contiene n-acetil-cisteina y alcohol de polivinilo.
ES2551120T3 (es) Preparaciones antimicrobianas sinérgicas que contienen peróxido de clorito y de hidrógeno
US4046706A (en) Contact lens cleaning composition
ES2228476T3 (es) Solucion oftalmica de viscosidad mejorada que presenta accion detergente sobre las lentes de contacto.
JP5002114B2 (ja) 亜塩素酸塩および過酸化水素を含有する相乗的抗菌性眼科用および皮膚科用製剤
PT772669E (pt) Solucao salina para o tratamento de lentes de contacto
PT99893B (pt) Processo para a preparacao de uma composicao para desinfectar lentes de contacto contendo trometamina ou seus sais
JPS6363885B2 (pt)
US5814655A (en) Non-steroidal ophthalmic mixtures
CA2189424C (en) Non-steroidal anti-inflammatory ophthalmic suspensions
US4626530A (en) Treatment of eye inflammation with biphenamine
PT85404B (pt) Processo para o tratamneto de lentes de contacto
US4880601A (en) Hydrogen peroxide disinfecting system for contact lenses
ES2234164T3 (es) Formulaciones oftalmicas acuosas que comprenden quitosano.
JPS58174309A (ja) 消炎点眼剤
WO1994009794A1 (en) Ophthalmic solution and method of use
JPH11199899A (ja) コンタクトレンズ用液およびそれを用いたコンタクトレンズの洗浄方法
US5176714A (en) Method of treating contact lenses
RU2174878C1 (ru) Жидкий препарат для ферментной очистки мягких контактных линз
JPS6169023A (ja) 防腐剤を含有するソフトコンタクトレンズ湿潤用及び眼内鎮静用溶液と方法
SENDELE Chemical hypersensitivity reactions
Harris et al. The adaptation of Virac, a new iodophore, to clinical use
IL46353A (en) Ophthalmic and otic pharmaceutical formulations containing polymyxin and their preparation

Legal Events

Date Code Title Description
MM3A Annulment or lapse

Free format text: LAPSE DUE TO NON-PAYMENT OF FEES

Effective date: 19950630