PT85248B - Processo para um isolamento de um peptido apresentando propriedades antigenicas isolado a partir da proteina 28 kd de "s. mansoni", anticorpos monoclonais reconhecendo pelo menos um epitope do referido peptido e sua aplicacao na inducao da sintese de anticorpos neutralizantes - Google Patents

Processo para um isolamento de um peptido apresentando propriedades antigenicas isolado a partir da proteina 28 kd de "s. mansoni", anticorpos monoclonais reconhecendo pelo menos um epitope do referido peptido e sua aplicacao na inducao da sintese de anticorpos neutralizantes Download PDF

Info

Publication number
PT85248B
PT85248B PT85248A PT8524887A PT85248B PT 85248 B PT85248 B PT 85248B PT 85248 A PT85248 A PT 85248A PT 8524887 A PT8524887 A PT 8524887A PT 85248 B PT85248 B PT 85248B
Authority
PT
Portugal
Prior art keywords
peptide
mansoni
protein
proteolysis
isolated
Prior art date
Application number
PT85248A
Other languages
English (en)
Other versions
PT85248A (fr
Inventor
Andre Capron
Raymond Pierce
Jean-Marie Grzych
Jean Marc Balloul
Original Assignee
Pasteur Institut
Inst Nat Sante Rech Med
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Pasteur Institut, Inst Nat Sante Rech Med filed Critical Pasteur Institut
Publication of PT85248A publication Critical patent/PT85248A/pt
Publication of PT85248B publication Critical patent/PT85248B/pt

Links

Classifications

    • CCHEMISTRY; METALLURGY
    • C07ORGANIC CHEMISTRY
    • C07KPEPTIDES
    • C07K16/00Immunoglobulins [IGs], e.g. monoclonal or polyclonal antibodies
    • C07K16/18Immunoglobulins [IGs], e.g. monoclonal or polyclonal antibodies against material from animals or humans
    • AHUMAN NECESSITIES
    • A61MEDICAL OR VETERINARY SCIENCE; HYGIENE
    • A61KPREPARATIONS FOR MEDICAL, DENTAL OR TOILETRY PURPOSES
    • A61K39/00Medicinal preparations containing antigens or antibodies
    • A61K39/0003Invertebrate antigens
    • YGENERAL TAGGING OF NEW TECHNOLOGICAL DEVELOPMENTS; GENERAL TAGGING OF CROSS-SECTIONAL TECHNOLOGIES SPANNING OVER SEVERAL SECTIONS OF THE IPC; TECHNICAL SUBJECTS COVERED BY FORMER USPC CROSS-REFERENCE ART COLLECTIONS [XRACs] AND DIGESTS
    • Y02TECHNOLOGIES OR APPLICATIONS FOR MITIGATION OR ADAPTATION AGAINST CLIMATE CHANGE
    • Y02ATECHNOLOGIES FOR ADAPTATION TO CLIMATE CHANGE
    • Y02A50/00TECHNOLOGIES FOR ADAPTATION TO CLIMATE CHANGE in human health protection, e.g. against extreme weather
    • Y02A50/30Against vector-borne diseases, e.g. mosquito-borne, fly-borne, tick-borne or waterborne diseases whose impact is exacerbated by climate change

Landscapes

  • Health & Medical Sciences (AREA)
  • Chemical & Material Sciences (AREA)
  • Life Sciences & Earth Sciences (AREA)
  • Medicinal Chemistry (AREA)
  • Immunology (AREA)
  • Organic Chemistry (AREA)
  • General Health & Medical Sciences (AREA)
  • Proteomics, Peptides & Aminoacids (AREA)
  • Pharmacology & Pharmacy (AREA)
  • Molecular Biology (AREA)
  • Biophysics (AREA)
  • Biochemistry (AREA)
  • Microbiology (AREA)
  • Mycology (AREA)
  • Genetics & Genomics (AREA)
  • Epidemiology (AREA)
  • Animal Behavior & Ethology (AREA)
  • Public Health (AREA)
  • Veterinary Medicine (AREA)
  • Preparation Of Compounds By Using Micro-Organisms (AREA)
  • Peptides Or Proteins (AREA)
  • Medicines Containing Antibodies Or Antigens For Use As Internal Diagnostic Agents (AREA)
  • Micro-Organisms Or Cultivation Processes Thereof (AREA)

Description

A presente invenção diz respeito a um processo para o isolamento de um péptido a partir da proteína 28 KD de S. mansoni, comportando um ou vários epitopes, assim como a anticorpos monoclonais aptos a reconhecer fracções antigénicas peptídicas assim isoladas e à preparação de composições terapêuticas apropriadas para induzir a síntese de anticorpos neutralizantes, comportando as referidas composições o referido péptido isolado ou em associação com outras substân cias apropriadas.
BALLOUL e colab. /* MOLECULAR AND BIOCHEMICAL BARASI TOLOGY, 17 (1985) p. 105 - 114^7 descreveram a síntese in vitro de um antigénio constituído por um polipeptido que apresenta um peso molecular de 28 KD e um ponto isoeléctrico compreendido entre 6,3 e 6,8, que constitui um produto da tradução in vitro de ARN total de Schistosoma mansoni.
Os autores continuaram as suas pesquisas com o obje£ tivo de isolar e identificar, a partir deste polipeptido de 28 KD, o epitope ou os epitopes peptídicos responsáveis pelas propriedades antigénicas.
É conhecida a análise de pêptidos constituintes das proteínas isoladas em geles de SDS, mediante digestão parei2 al das referidas proteínas por uma protease em um tampão contendo SDS obtendo-se produtos de digestão parcial estáveis, compostos por numerosos péptidos cujos pesos moleculares são suficientemente elevados para que seja possível separá-los em geles de SDS acrilamida a 15% £CLEVELAND e colab. , THE JOURNAL OF BIOLOGICAÍ CHEMISTRY, 252 , p. 1102 - 1106, (1977)J.
Os inventores pesquisaram para isolar, a partir da proteína 28 KD de ”S. mansoni, o ou os péptidos comportando a actividade antigénica anti-Schistosoma que apresenta a proteína 28 KD, utilizando para este fim técnicas de isolamento de fragmentos peptídicos mediante proteólise já anteriormente descritas.
A presente invenção tem por objectivo um processo para o isolamento de um péptido comportando pelo menos um epitope, mediante proteólise, caracterizado pelo facto de se submeter a proteína 28 KD de S. mansoni à acção da pro tease V8 em tampão Tris-HCl pH 8,6, contendo SDS, de se interromper a reacçao de proteólise mediante adição de uma mistura de 2 - mercaptoetanol e de SDS, de se aquecer depois à ebulição a 100°G durante um cui?to intervalo de tempo para se isolar um péptido em que se verifica a actividade antigénica com a ajuda de anticorpos de um soro policlonal ou de anticorpos monoclonais.
De acordo com um modo de realização preferido do processo de acordo com a presente invenção, a digestão enzimática da proteína 28 KD pela protease V8 realiza-se durante 30 minutos à temperatura de 30°G.
De acordo com um outro modo de realização preferido
- 3 do processo de acordo com a presente invenção, a mistura utilizada para interromper a reacção de proteólise compreende 2 - mercaptoetanol à razão de 1 jul por 3 ju.1 de SDS a 10%.
De acordo ainda com outro modo de realização preferido do processo da presente invenção, o tampão Tris-HCl em que se dissolve a proteína 28 KD é um tampão 100 mM a 125mM contendo entre 0,08 e 0,12% de SDS.
De acordo com um outro modo de realização preferido do processo da presente invenção, a verificação da actividade antigénica do péptido isolado por proteólise, realizada mediante Western blotting com a ajuda de um soro policlonal de rato, de coelho ou similar, anti - 28 KD, revela, com o auxílio de anticorpos marcados pela peroxidase, dirigidos contra imunoglobilinas de rato, de coelho, de murganho ou similar, um epitope peptídico de 6 KD.
De acordo ainda com um outro modo de realização preferido do processo da presente invenção, a verificação da actividade antigénica do péptido isolado mediante proteólise realizada mediante Western blotting com a ajuda de um anti. corpo monoclonal anti - 28 KD revela um epitope peptídico de 8 KD.
A presente invenção tem por objectivo um fragmento peptídico, caracterizado pelo facto de ser isolado a partir da proteína 28 KD de S. mansoni , mediante proteólise orientada, apresentando um peso molecular de 6 KD, e de ser reconhecido pelo soro policlonal de coelho, de rato ou análogo anti - 28 KD.
A presente invenção tem igualmente por objectivo um fragmento peptídico, caracterizado pelo facto de ser isolado da proteína 28 KD deS. mansoni mediante proteólise orientada, apresentando um peso molecular de 8 KD, e de ser reconhecido por um anticorpo monoclonal anti - 28 KD, de isotipo IgG2a (W 2 AD 12).
A presente invenção tem além disso por objectivo um hibridoma denominado M 5 BD 9, que fornece anticorpos monoclonais de isotipo IgM que reconhecem o antigénio de 28 KDa.
A presente invenção tem igualmente por objectivo um hibridoma denominado W 2 AD 12, depositado na CNCM em 9 de Maio de 1986 sob ο N2 I - 553, que fornece anticorpos monoclonais de isotipo IgCr2a que reconhecem uma banda correspon dente a um fragmento peptídico de 8 KD, isolado mediante proteólise orientada do polipéptido 28 KD de S. mansoni.
De acordo com a presente invenção obtêm-se os hibrà domas M 5 BD 9 e W 2 AD 12 pelo seguinte processo:
Os anticorpos monoclonais dirigidos contra o grupo de proteínas de 28 KD de Schistosoma mansoni sao obtidos mediante hibridação celular homóloga rato x rato utilizando a estirpe mielomatosa de rato 10U IR983F /Bazin e colab. 1980 Ann. Immunol. (Istitut Pasteur) 131 D *. 359e cul turas esplénicas de rato LOU imunizados com 50 JAg do grupo de proteínas de 28 KDa de S. mansoni , na presença de adju vante completo de Freund, em duas injecçÕes sub-cutâneas de 25 pg, com quinze dias de intervalo.
Após fusão, as células produtoras de anticorpos anti-28 KDa foram seleccionadas mediante ensaios radioimunológicos sobre placas. Fixa-se um homogeneizado de verme adulto sobre placas de polivinilo e coloca-se depois em contacto com os anticorpos presentes nos sabrenadantes das
- 5 culturas de híbridos. A ligação antigénio-anticorpo é em seguida revelada mediante adição de um segundo anticorpo marcado com o iodo I, dirigido contra as IgG de rato. As células positivas neste ensaio são clonadas pelo método da dilução limite.
A presente invenção tem, além disso, por obje£ tivo uma composição vacinante contra ”S. mansoni” caracterizada pelo facto de conter pelo menos um fragmento peptídico isolado de 2õ KD de S. mansoni” mediante proteólise orientada associado a um veículo apropriado aoeitável sob o ponto de vista farmacêutico.
De acordo com um modo de realização vantajoso da composição vacinante de acordo com a presente invenção, esta contém pelo menos um fragmento peptídico de 6 KD e/ou de 8 KD, associado a um veículo apropriado.
De acordo com um outro modo de realização vantajoso da composição vacinante segundo a presente invenção, esta contém pelo menos um fragmento peptídico isolado a partir da proteína 28 KD de S. mansoni” mediante proteólise orientada, associado ao epitope do antigénio 38 KD, assim como a um veículo apropriado aceitável sob 0 ponto de vista farmacêutico.
epitope do antigénio de PM 38 KD é um oligossacarido que constitui 0 objecto do pedido de patente de invenção francesa N9 86 06281 de 30 de Abril de 1986 em nome das requerentes.
Além das composições anteriores, a presente invenção compreende ainda outras disposições, que sobressairão ao longo da descrição que se segue.
- 6 A presente invenção será mais claramente compreendida com a ajuda de um exemplo de realização do processo de acordo com a presente invenção e de exemplos de caracterização da actividade antigénica do pêptido isolado segundo a presente invenção.
Deve, no entanto, ficar bem esclarecido que este exemplo de realização é dado unicamente a título ilustrativo da presente invenção, da qual nao constitui qualquer limitação.
) EXEMPLO 1 - PREPARAÇÃO DO PÊPTIDO I30LAD0 A PARTIR DA PROTEÍNA 28 KD DE »S. MAN3ONI11.
ETAPA I : Preparação do antigénio de 28 KD de S, Mansonif.
Vermes adultos de 3. mansoni (estirpe portoricaine-porto-riquenha) obtidos mediante perfusão da veia forte em hamsters dourados, são homogeneizados em tampão PBS em um homogeneizador POTTER-ELVEHSEM e o homogeneizado é centrifugado a 5000 rotaçoes/minuto durante 20 minutos.
Fraccionou-se cerca de 2 mg de antigénios sobre geles de poliacrilamida a 13% em placas, utilizando o sistema tampão descontínuo de Laemmli £ descrito por LAEMMLI, NATURE (1970), 227, p. 680 - 685 J.
Após electroforese, os geles são corados com azul brilhante de COOMASSIE. As bandas coradas são cortadas com escalpelo e transferidas em um gel de eluição constituído por desperdícios de gel de suporte.
--7Etapa II
A eluição efectua-se a 40-60V durante 6 a 12 horas. A velocidade de eluição é função da percentagem do gel que se separa e da dimensão molecular das proteínas que se elui. A migração das amostras foi interrompida na interface das camadas de NaCl 2M-glicerol,
Quando todos os péptidos forem eluídos na cama da de glicerol, interrompe-se a electroforese e re tiram-se as amostras com a ajuda de uma pipeta PASTEUR. As amostras são então dialisadas contra a água para eliminar o SDS e os sais, antes de se con centrarem mediante liofilização. As proteínas fraccionadas são então reanalisadas sobre gel de poliacrilamida a 13%, em placa.
A proteína de PM 28 KD obtida pela técnica de fraccionamento que se aoabou de descrever, e que é caracterizada pelo facto de induzir uma resposta, de anticorpos e de o seu antisoro imunoprecipitar os antigénios 28 KD correspondentes entre os produtos de tradução in vitro assim como o ARN de vermes adultos e de ARN de Schistosomulos de S. mansoni, é retida para ser tratada de acordo com a etapa II a seguir.
: Isolamento mediante proteólise de um pêptido da proteína 28 KD de S. mansoni.
Dissolve-se 10 jig de proteína 28 KD em 30 jul de tampão 125 mM Tris-Hcl (pH 6,8) contendo 0,1% de dodecilsulfato de sódio (SDS).
Adiciona-se 1 jag cLe protease V8 e realiza-se a
- 8 digestão enzimática do antigénio de 28 KD a 37° C durante 30 minutos, em banho-maria.
Interrompe-se a reacçao mediante adição de 1 jil de 2 - mercaptoetanol é de 3ju.1 de SDS a 10%. Leva-se o conjunto a 100°C em banho-maria durante 6 minutos.
Obtém-se deste modo amostras constituídas por um péptido de que se determina as propriedades antigénicas.
) EXEMPLO 2 - ANÁLISE DA RESPOSTA ANTIGENICA DO PÉPTIDO DO
EXEMPLO 1.
Deposita-se 10 jug do péptido obtido no exemplo 1 sobre um gel de poliacrilamida a 20%. 0 péptido assim fra£ cionado é transferido para uma folha de nitrocelulose de acor do com o método descrito por TOWBIN e colab. /1984, J. Immunol. Methods” 72, p. 471_/.
A folha de nitrocelulose é imediatamente saturada com uma solução de BSA a 3% tamponada com fos) fato mono- e dissódico 10 mM pH 7,2 contendo 0,15 M de cloreto de sódio - 50 Jil de anticorpos, os quais são quer anticorpos de um soro policlonal de rato ou de coelho, quer anticorpos de ascite monoclonal, quer anticorpos obtidos a partir de um hibridoma, especificamente de hibridoma W 2 AD 12, M 5 BD 9.
Antigénio e anticorpo são deixados em contacto durante uma noite à temperatura ambiente, para se obter um Western blot que se lava três vezes durante trinta minutos em tampão de fosfato.
- 9 Adiciona-se em seguida anticorpos marcados pela peroxidase (fornecidos por PASTEUR PRODUCTION) dirigidos quer contra imunoglobulinas de coelho (no caso de anticorpos policlonais), quer contra imunoglobulinas de rato (no caso de anticorpos monoclonais), e incubam-se depois com o blot (mancha) durante 2 horas. Realizam-se três novas lavagens e a presença de imuno-complexos é revelada mediante adição de uma solução contendo 20% de metanol frio, 30 mg de 4-cloro-l-naftol, 0,1% de HgOg para 100 ml de tampão de fosfato, 0,15 M de cloreto de sódio.
Western blotting está representado na figura 1 anexa na qual:
- o bloco 1 representa, na parte inferior, o péptido isolado mediante proteólise, pelo processo de acordo com a presente invenção, e sua parte superior a proteína 28 KD;
- o bloco 2 representa o blot (mancha) obtido com um soro de coelho sao;
- o bloco 3 representa o blot (mancha) obtido com anticorpos monoclonais provenientes do hibridoma ff 2 AD 12;
- o bloco 4 representa o blot (mancha) obtido com soro policlonal de coelho anti - 28 KD.
Este Western blotting demonstra que o anticor po monoclonal W 2 AD 12 portador de uma actividade citotóxica relativamente à larva pós-infestante de Schistosoma mansoni reconhece um fragmento de 8 KDa derivado da proteína de 28 KDa.
reconhecimento por um anticorpo de classe anafi
- 10 láctica sugere a importância deste péptido na indução de uma resposta protectora relativamente a S. mansoni”.
epitope transportado por um fragmento de 6 KDa, reconhecido pelo soro de coelho não é reconhecido pelo anticorpo monoclonal de rato o que sugere que o reconhecimento deste ou daquele epitope do antigénio de 28 KDa é específico de espécie,
EXEMPLO 3 - CONTROLO DO RECONHECIMENTO DO PÉPTIDO
ANTIGÉNICO DE ACORDO COM A PRESENTE INVENÇÃO POR ANTICORPOS MONOCLONAIS.
A, A pesquisa de um epitope peptídico de tamanho restrito entre os produtos de proteólise do antigénio de 28 KD, permitiu revelar um fragmento de 8 KD reconhecido específicamente pelo anticorpo monoclonal de isotipo IgG2a, obtido a partir do hibridoma W 2 AD 12.
A actividade citotóxica (ilustrada no quadro I adiante) deste anticorpo monoclonal em ensaios in vitro impli cando eosinófilos, sugere a importância do ou dos epitopes transportados por este péptido de 8 KD.
QUADRO I
Citotoxicidade dependente de eosinófilos
Estudo do anticorpo monoclonal W 2 AD 12
Estirpe do anticorpo a Ή Percentagem de citotoxidade S.D.
- Soro de rato portador de tumor sob-cutâneo de híbrido W 2 AD 12 66,9 Í 26,0
- Soro de rato portador de tumor sob-cutâneo de células IR 983 F 7,3 t 1,06
- Soro de rato imunizado pela proteína 28 KDa 69,9 22,9
- Soro de rato infectado depois de 4 semanas por S. mansoni’· 74,3 ± 23,5
- Soro de rato sao 5,0 ± 4,2
Os ensaios de citotoxicidade são realizados de acordo com as condições descritas por Capron e colab. /~Eur. J. Immunol, 8 , 127 - 133, 1978 J.
a) Os Schistosomulos são pré-sensibilizados durante 18 horas, na presença de 100 ju.1 dos diferentes soros (diluição final 1/16) aquecidos durante 1 hora a 56°C.
b) A percentagem de citotoxicidade (média í desvio-nadrão da média) é calculada após 48 horas de incubação dos Schistosomulos sensibilizados na presença de células peritoneais de rato são (relação células efectoras/alvo = 6000/litro).
soro de coelho anti-28 KD não reconhece o ou. os epitopes presentes neste pêptido, mas reconhece um outro péptido de 6 KD.
anticorpo monoclonal de W 2 AD 12 reconhece os dois péptidos do grupo de antigénios de 28 KD.
B. 0 anticorpo monoclonal de isotipo IgM, obtido a partir do hibridoma M 5 BD 9 só reconhece uma das duas proteínas do do grupo com 28 KDa.
A figura 2 anexa mostra os resultados de Western blotting do grupo de antigénios de 28 KDa de acordo com a presente invenção com anticorpos monoclonais de M 5 BD 9 , de W 2 AD 12 e com soro policlonal de coelho, tais como os relatados antes.

Claims (12)

1. - Processo para o isolamento de um pêptido comportando pelo menos um epitope, mediante proteólise, caracterizado pelo facto de se submeter a proteína 28KD de S. mansoni à acção da protease V8 no seio de um tampão Tris-Hcl de pH8,6 , contendo SDS , de se interromper a reacção de proteólise mediante adição de uma mistura de 2-mercaptoetanol e SDS , e de se aquecer depois à ebulição a 100°C durante um curto intervalo de tempo, para se isolar um pêptido em que se verifica a actividade antigénica com a ajuda de anticorpos de um soro policlonal ou de anticorpos monoclonais.
2. - Processo de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo facto de se realizar a digestão enzimática da proteína 28KD por meio da protease V8 durante 30 minutos a 30°C.
3. - Processo de acordo com uma qualquer das reivindicações 1 e 2, caracterizado pelo facto de a mistura utilizada para interromper a reacção de proteólise compreender 2-mercaptoetanol à razão de lyd. por 3yJ. de SDS a 10%.
4. - Processo de acordo com uma qualquer das reivindicações 1 a 3, caracterizado pelo facto de o tampão Tris-HCl no qual se dissolve a proteína 28KD ser um tampão 100 mM e 125 iriM e conter entre 0,08 e 0,12% de SDS.
5. - Processo de acordo com uma qualquer das reivindicações 1 a 4, caracterizado pelo facto de a verificação da actividade antigénica do pêptido isolado por proteólise, se realizar mediante Western blotting com a ajuda de um soro policlonal de rato, de coelho ou análogo, anti-28KD , revelado,com a ajuda de anticorpos marcados pela peroxidase, dirigidos contra imunoglobulinas de rato, de coelho, de murganho ou análogos, um epitope peptídico de 6KD.
6. - Processo de acordo com uma qualquer das reivindicações 1 a 4, caracterizado pelo facto de a verificação da actividade antigénica do péptido isolado mediante proteólise, realizada mediante Western blotting com a ajuda de um anticorpo monoclonal anti-28KD, revelar um epitope peptídico de 8KD.
7. - Processo de acordo com uma qualquer das reivindicações 1 a 4, caracterizado pelo facto de se isolar um fragmento peptídico a partir da proteína 28KD de S. mansoni mediante proteólise dirigida, apresentando o referido fragmento um peso molecular de 6KD e de se reconhecer com soro policlonal de coelho,de rato ou análogo, anti-28KD.
8. - Processo de acordo com uma qualquer das reivindicações 1 a 4, caracterizado pelo facto de se isolar um fragmento pept*dico a partir da proteína 28KD de S. mansoni, mediante proteólise dirigida, apresentando o referido fragmento um peso molecular de 8KD e de se reconhecer com um anticorpo monoclonal anti-28KD, de isotipo IgG2a (W2 AD 12).
9. - Hibridoma denominado W2 AD 12, depositado na CNCM em 9 de Maio de 1986 sob ο ηθ 1-553, caracterizado pelo facto de fornecer anticorpos monoclonais de isotipo IgG2a que reconhecem uma banda correspondente a um fragmento peptídico de 8KD, obtido de acordo com a reivindicação 8 , isolado mediante proteólise dirigida do polipéptido 28KD de S. mansoni.
10.- Processo para a preparaçao de uma composição vacinante contra S. mansoni, caracterizado pelo facto de se misturar uma quantidade efectiva de pelo menos um fragmento peptídico isolado a partir da proteína 28KD de S. mansoni, mediante proteólise dirigida, com um veículo aceitável sob o ponto de vista farmacêutico.
11.- Processo de acordo com a reivindicação 10, caracterizado pelo facto de se incorporar uma quantidade efectiva de pelo menos um fragmento peptídico de 6KD e/ou 8KD, em associação com um veículo aceitável sob o ponto de vista farmacêutico.
12.- Processo de acordo com uma qualquer das reivindi- cações 10 e 11, caracterizado pelo facto de se incorporar uma quantidade efectiva de pelo menos um fragmento peptídico isolado a partir da proteína 28KD de S. mansoni mediante proteólise dirigida, em associação com um epitope do antigénio 38KD, assim como com um veículo aceitável sob o ponto de vista farmacêutico.
PT85248A 1986-07-03 1987-07-03 Processo para um isolamento de um peptido apresentando propriedades antigenicas isolado a partir da proteina 28 kd de "s. mansoni", anticorpos monoclonais reconhecendo pelo menos um epitope do referido peptido e sua aplicacao na inducao da sintese de anticorpos neutralizantes PT85248B (pt)

Applications Claiming Priority (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
FR8609663A FR2601037B1 (fr) 1986-07-03 1986-07-03 Peptide presentant des proprietes antigeniques isole de la proteine 28 kd de s. mansoni et son procede d'isolement, anticorps monoclonaux reconnaissant au moins un epitope dudit peptide et application de celui-ci dans l'induction de la synthese d'anticorps neutralisants

Publications (2)

Publication Number Publication Date
PT85248A PT85248A (fr) 1987-08-01
PT85248B true PT85248B (pt) 1990-04-30

Family

ID=9337029

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
PT85248A PT85248B (pt) 1986-07-03 1987-07-03 Processo para um isolamento de um peptido apresentando propriedades antigenicas isolado a partir da proteina 28 kd de "s. mansoni", anticorpos monoclonais reconhecendo pelo menos um epitope do referido peptido e sua aplicacao na inducao da sintese de anticorpos neutralizantes

Country Status (8)

Country Link
EP (1) EP0251933B1 (pt)
JP (2) JPS63258598A (pt)
AT (1) ATE88639T1 (pt)
DE (1) DE3785614T2 (pt)
DK (1) DK340887A (pt)
ES (1) ES2056834T3 (pt)
FR (1) FR2601037B1 (pt)
PT (1) PT85248B (pt)

Families Citing this family (2)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
FR2656626B1 (fr) * 1989-12-29 1994-08-12 Pasteur Institut Fragment peptidique comprenant une sequence issue de la proteine 28 kda de schistosoma mansoni et compositions vaccinantes et/ou therapeutiques comprenant ledit fragment.
US20040006204A1 (en) 2002-04-02 2004-01-08 Miriam Tendler Synthetic active peptide fragments

Family Cites Families (3)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
DE2420706C3 (de) * 1974-04-29 1979-11-22 Behringwerke Ag, 3550 Marburg Verfahren zum Herstellen von spezifischen Antigenen aus Schistosomen und jene enthaltendes Mittel
CH642682A5 (en) * 1979-01-26 1984-04-30 D Immunologie Et De Biolog Par Peptide substance obtained from a trematode and its use as a medicinal product
US4396600A (en) * 1980-12-18 1983-08-02 Gus Gallucci Adult schistosome worm-derived antigenic substance and method of obtaining same

Also Published As

Publication number Publication date
EP0251933B1 (fr) 1993-04-28
FR2601037B1 (fr) 1988-10-21
JPH08140694A (ja) 1996-06-04
JPS63258598A (ja) 1988-10-26
DE3785614D1 (de) 1993-06-03
FR2601037A1 (fr) 1988-01-08
ATE88639T1 (de) 1993-05-15
PT85248A (fr) 1987-08-01
DK340887D0 (da) 1987-07-02
ES2056834T3 (es) 1994-10-16
DK340887A (da) 1988-01-04
EP0251933A1 (fr) 1988-01-07
DE3785614T2 (de) 1993-08-12

Similar Documents

Publication Publication Date Title
Dale et al. Protective antigenic determinant of streptococcal M protein shared with sarcolemmal membrane protein of human heart.
Holmdahl et al. Characterization of the antibody response in mice with type II collagen–induced arthritis, using monoclonal anti–type II collagen antibodies
Grzych et al. Schistosoma mansoni shares a protective carbohydrate epitope with keyhole limpet hemocyanin.
JP3165148B2 (ja) インスリン依存性糖尿病の診断と治療
Oestreicher et al. Immunohistochemical localization of a phosphoprotein (B-50) isolated from rat brain synaptosomal plasma membranes
HU215245B (hu) Eljárás a humán interleukin-4 (IL-4) polipeptidek, ezekkel termelt antitestek és az antitesteket tartalmazó gyógyszerkészítmények előállítására
JPS6296498A (ja) ヒトインタ−ロイキン−1の免疫原性ペプチド類および対応する抗ペプチド抗体
Glynn et al. Humoral immunity in chronic relapsing experimental autoimmune encephalomyelitis: the major oligoclonal IgG bands are antibodies to mycobacteria
Hahn et al. H‐2‐linked genetic control of antibody response to soluble calf skin collagen in mice
Fahlbusch et al. Purification and characterization of the major allergen from apple and its allergenic cross-reactivity with Bet v 1
Mehta et al. Comparative studies of vertebrate immunoglobulins
PT85248B (pt) Processo para um isolamento de um peptido apresentando propriedades antigenicas isolado a partir da proteina 28 kd de "s. mansoni", anticorpos monoclonais reconhecendo pelo menos um epitope do referido peptido e sua aplicacao na inducao da sintese de anticorpos neutralizantes
Sloan et al. Identification of phosphorylcholine containing antigens of Fasciola hepatica—successful tolerization against this epitope in experimental animals
JPS61500846A (ja) 合成ポリペプチドにより誘発された抗イディオタイプ抗体
JPS61185183A (ja) 膣トリコモナスに対して細胞溶解性のモノクロ−ナル抗体を産生するハイブリツド細胞系統
Souroujon et al. Analysis and modulation of the immune response of mice to acetylcholine receptor by anti-idiotypes
Cronin et al. Endostreptosin: isolation of the probable immunogen of acute post-streptococcal glomerulonephritis (PSGN).
US5279822A (en) Monoclonal antibodies against the 28KD protein of S. mansoni
US5753236A (en) Antigenic composition obtained by V8 proteolysis of a protein from S. mansoni
Hirano et al. Presence of immunoglobulin binding factor on human sperm surface as sperm coating antigen
Gregson et al. Immunological reactions iwth lysolecithin-solubilized myelin
Banga et al. Analysis of antigenic determinants of retinal S-antigen with monoclonal antibodies.
Szenberg et al. Isolation of surface immunoglobulins from lymphocytes from chicken thymus and bursa
Ortiz-Ortiz et al. Entamoeba histolytica: specific antigen recognized by a monoclonal antibody
Howe et al. Immunochemical comparison of synaptic plasma membrane and synaptic vesicle membrane antigens

Legal Events

Date Code Title Description
MM3A Annulment or lapse

Free format text: LAPSE DUE TO NON-PAYMENT OF FEES

Effective date: 19980430