PT85211B - Processo para a preparacao de n-amino-3-aza-biciclo 3,3,0 octano - Google Patents

Processo para a preparacao de n-amino-3-aza-biciclo 3,3,0 octano Download PDF

Info

Publication number
PT85211B
PT85211B PT85211A PT8521187A PT85211B PT 85211 B PT85211 B PT 85211B PT 85211 A PT85211 A PT 85211A PT 8521187 A PT8521187 A PT 8521187A PT 85211 B PT85211 B PT 85211B
Authority
PT
Portugal
Prior art keywords
aza
octane
bicyclo
amino
solution
Prior art date
Application number
PT85211A
Other languages
English (en)
Other versions
PT85211A (fr
Inventor
Alain Marchand
Armand Cohen
Robert Mauge
Roger Cohen Adad
Henri Delalu
Original Assignee
Oril
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Oril filed Critical Oril
Publication of PT85211A publication Critical patent/PT85211A/pt
Publication of PT85211B publication Critical patent/PT85211B/pt

Links

Classifications

    • CCHEMISTRY; METALLURGY
    • C07ORGANIC CHEMISTRY
    • C07DHETEROCYCLIC COMPOUNDS
    • C07D209/00Heterocyclic compounds containing five-membered rings, condensed with other rings, with one nitrogen atom as the only ring hetero atom
    • C07D209/02Heterocyclic compounds containing five-membered rings, condensed with other rings, with one nitrogen atom as the only ring hetero atom condensed with one carbocyclic ring
    • C07D209/52Heterocyclic compounds containing five-membered rings, condensed with other rings, with one nitrogen atom as the only ring hetero atom condensed with one carbocyclic ring condensed with a ring other than six-membered

Landscapes

  • Chemical & Material Sciences (AREA)
  • Organic Chemistry (AREA)
  • Organic Low-Molecular-Weight Compounds And Preparation Thereof (AREA)
  • Indole Compounds (AREA)
  • Nitrogen Condensed Heterocyclic Rings (AREA)

Description

A presente invenção diz respeito a um novo processo para a síntese do N-amino-3-aza-biciclo [) 3,3,0 3 octano.
O N-amino-3-aza-biciclo £ 3,3,0 J octano ou N-amino-ciclopenta-£ c J-pirrol-octahidro, é um composto utilizado muito frequentemente como composto intermédio para a síntese de medicamentos (patente de invenção britânica N2 1.153.982).
Actualmente, o único processo descrito na literatura para a preparaçao deste composto é o processo descrito por Wright J.B. e Willette R.E. (J. Med. and Pharm. Chem.” 1962,5,819) que consiste numa nitrosaçao do 3-aza-biciclo Q 3,3,0 ] octano e, em seguida, em uma redução do derivado N-nitrosado resultante. Esta síntese conduz a rendimentos muito bons. Necessita, contudo, de duas etapas distintas e o composto resultante da primeira etapa deve ser manipulado coni muita precauçao devido a sua toxicidade potencial, o que se traduz industrialmente por problemas quanto à sua exploração.
Por outro lado, reconhece-se que, para a preparaçao das diferentes hidrazinas, se recorre frequentemente à reacçao dita de Raschig, que consiste em sintetizar a monocloramina mediante reacçao do amoníaco com uma solução de hipoclorito de sódio e, em seguida, fazer reagir a monocloramina formada coa uma amina para se obter a hidrazina correspondente. Este processo é muito difícil de realizar visto necessitar de duas etapas distintas, a primeira realizada a frio para a síntese da monocloramina e a segunda realizada a quente, durante a qual se efectua a síntese pro
priamente dita da hidrazina. Por outro lado,a monocloraraina deve encontrar-se na presença de um excesso suficiente de amina em soluções intermediárias de maneira a evitar reacçoes secundarias de degradaçao e, por consequência, o processo exige sempre quantidades muito importantes de soluçoes a tratar.
pedido de patente de invenção francesa Ns 76.34692, descreve um processo para a síntese de N, N-dimetil-hídrazina realizado em contínuo a partir de amoníaco, de hipoclorito de sódio e da dimetilamina em meio aquoso.
Contudo, este processo nao pode ser aplicado a preparaçao de quaisquer alquil-hidrazinas e, sobretudo, a preparaçao do K-amino-3-aza-biciclo £ 3,3,0 J octano, tendo era conta que a matéria prima necessária para a sua síntese, o 3-aza-biciclo L 3,3,0 J octano tem propriedades fisicoquímicas particulares, muito diferentes das da dimetilamina. Por um lado, esta amina biciclica e solúvel em soluçoes aquosas alcalinas era concentrações médias e, sobretudo, a frio. Por outro lado, pode reagir com a monocloramina somente a temperaturas elevadas, às quais as misturas de água e 3-aza-biciclo Γ 3,3,0 ] octano sofrem uma separaçao.
A requerente descobriu agora um novo processo para a síntese do N-amino-3-aza-biciclo L 3,3,0 ] octano. Este processo, realizado em regime contínuo, baseia-se em parte numa inversão do processo de Raschig, que consiste em preparar a cloramina mediante acçao do hipoclorito de sódio sobre o anOníacoa baixa temperatura e, em seguida, o que constitui a sua grande originalidade, era fazer reagir a cloramina assim obtida com o 3-aza-biciclo Γ 3,3,0j octano em meio bifásico, em extrair depois a hidrazina formada e em recuperar e reciclar a amina inicial sob a forma de uma solução aquosa directamente sem qualquer etapa suplementar.
A presente invenção diz mais particularmente respeito a um processo para a síntese em continuo do N-amino-3-aza-biciclo £ 3,3,0 ] octano, caracterizado pelo facto de se fazer reagir uma solução de hidróxido de amónio e de cloreto de amónio com uma solução aquosa de hipoclorito de sódio a uma temperatura compreendida entre -15°C e -7°C em meio alcalino,
- e, em seguida, de se fazer reagir a monocloroamina assim formada com 0 3-aza-biciclo £3,3,0] octano, em meio bifásico em um reactor apropriado munido de um agitador coaxial com pequenas abas (pás), a uma temperatura compreendida entre 30°C e 90°C e em meio alcalino,
- de se separar depois do meio reaccional o amoníaco e, em seguida, o 3-aza-biciclo £3,3,0 ] octano que nao reagiu mediante destilação, para o reciclar.
- de se isolar depois mediante separaçao uma solução concentrada de N-amino-3-aza-biciclo £ 3,3,0 ] octano mediante adiçao de hidróxido de sódio ao meio reaccional e de se purificar a hidrazina assim obtida, eventualmente, mediante destilação.
Para se obter a monocloramina, mistura-se uma solução aquosa de hipoclorito de sódio sob agitaçao com uma solução de hidróxido de amonio e de cloreto de amónio. A reacçao realiza-se em meio alcalino a um pE compreendido entre 9,2 e 10 na presença de um excesso de hidróxido de amónio e de cloreto de amónio.
A relaçao das concentrações molares hidroxido de amonio e cloreto de amónio sobre hipoclorito de sódio é de cerca de 2,5 a e a relaçao das concentrações molares cloreto de amónio sobre hidróxido de amónio é de cerca de 0,50 a 0,80.
A reacçao da monocloramina com 0 3-aza-biciclo £ 3,3,0 ] octano efectua-se na presença de uma solução aquosa de hidróxido
-4de sódio a quente. A relaçao das concentrações molares de 3-aza-biciclo [ 3,3,0 J octano sobre monocloramina deve ser superior a 4 e inferior a S. 0 tempo de reacçao é variável e depende da temperatura à qual se efectua a reacçao e da relaçao das concentrações dos reagentes e é da ordem de 20 a 40 segundos.
Após formaçao do N-amino-3-aza-biciclo Q 3,3,0 J octano e arrefecimento, a solução reaccional sofre uma eliminação de gases para expulsar o amoníaco e o 3-amino-biciclo £ 3,3,0 ] octano que nao reagiu e separado do meio reaccional mediante simples destilação à pressão atmosférica e a uma temperatura compreendida entre cerca de 90°C e 100°C. Nestas condiçoes, obtém-se a amina sob a forma de urna solução aquosa de concentração igual a 3C);j em 3-aza-biciclo £ 3,3,0 J octano. Esta solução é reciclada imediatamente.
Trata-se em seguida a solução reaccional contendo a hidrazina com hidróxido de sódio. Esta operaçao, conduzida em duas etapas, permite a separaçao do N-amino-3-aza-biciclo Q 3,3,0 J octano em uma fase orgânica de concentração igual a 92/Ó em hidrazina. A solução concentrada assim obtida pode ser utilizada directaniente ou ser destilada sob pressão reduzida.
processo de acordo com a presente invenção permite assim nao só a síntese do íI-aniino-3-aza-biciclo Γ 3,3,0 J octano em regime contínuo, sem formaçao de qualquer intermediário toxico, mas também a obtenção da hidrazina com um custo pouco elevado.
Com efeito, a síntese clássica de Raschig requer em geral um grande excesso de amina, o que constitui um inconveniente considerável quando as aminas utilizadas como matéria prima para a preparaçao das hidrazinas correspondentes têm um custo muito elevado. Ê o caso do 3-aza-biciclo £ 3,3,0 J octano.
-5ί * processo de acordo com a presente invenção (reacçao em meio bifásico, geometria dos reactores) permite limitar este excesso de 3-aza-biciclo |~ 3,3,0 2 octano a menos de 5 vezes en relaçao à quantidade de monocloramina. Além disso, graças à recuperação e à reciclagem do 3-aza-biciclo E 3,3,0 J octano que nao reagiu, é possível obter o N-amino-3-aza-biciclo Γ 3,3,0 J octano com um custo muito pouco elevado em relaçao aos outros processos conhecidos. 0 isolamento do 3-aza-biciclo E 3,3,0J octano sob a forma de uma solução aquosa a uma temperatura relativamente baixa constitui igualmente uma outra grande originalidade assim como uma vantagem econoniica considerável do processo de acordo com a presente invenção. Sabe-se que o 3-aza-biciclo L 3,3,0 2 octano é um composto termodegradável: que entra eia ebulição sob pressão atmosférica a somente 184°C. 0 processo de acordo com a presente invenção permite isolar o 3-aza-biciclo E 3,3,0 2 octano sob a forma de heteroazeotropo a uma temperatura mais baixa.
Uma outra vantagem do processo de acordo com a presente invenção resulta da fácil separaçao do N-amino-3-aza-biciclo E 3, 3,0 2 octano sob a forma de uma solução concentrada (92/Ó em N-amino-3-aza-biciclo E3.3.02 octano) mediante simples adiçao de hidróxido de sódio ao meio reaccional previamente livre de amoníaco e de 3-aza-biciclo E 3,3,0 2 octano.
Apresenta-se a seguir a título nao limitativo uma descrição pormenorizada da realizaçao prática do processo de acordo com a presente invenção, processo esse cujo esquema de realizaçao esta representado na figura 1.
Exemplo 1;
-6Preparaçao do N-amino-3-aza-biciclo Γ 3,3,0 J octano
Todas as quantidades indicadas correspondem a uma unidade em regime e sao referidas a um litro de nipoclorito injectado.
Introduz-se em regime contínuo um litro de uma solução de hipoclorito de sódio titulado a 48° clorométricos e um litro de uma solução tendo uma concentração em amoníaco de 3,60 mole. 1 e em cloreto de amónio de 2,37 mole. 1_1 , em um reactor agitado () á razao de 3,1 ml. min
Mantem-se a temperatura no seio do reactor entre -8°C e -10°C, e o pH da reacçao próximo de 10. Â saída de Rj , obtém-se uma solução de monocloramina de título superior a 1 mole. I1 , o que corresponde a um rendimento próximo de 100% em relaçao ao hipoclorito de sódio.
A síntese do N-amino-3-aza-biciclo [) 3,3,0 ] octano efectua-se em meio bifásico em um reactor cilíndrico (R^) agitado energéticamente com um agitador coaxial com pequenas palhetas (pás) de modo a manter a mistura emulsionada. A altura do reactor é de aproximadamente 25 cm e o seu volume de 31,6 ml.
A solução da cloramina obtida antes (2 litros), a solução aquosa de 3-aza-biciclo 3,3,0 2] octano (3,8 litros a 30%) e de hidróxido de sodio (0,5 litro a 6 mole. 1 ) sao introduzidas simultaneamente em continuo no reactor R^ com um debito adequado para se obter uma relaçao molar 3-aza-biciclo (2 3,3,0 ] octano sobre monocloramina de cerca de 5,2 e com um pll fixo a 13,4. Mantém-se a temperatura da reacçao a aproximadamente 50°C. Após 30 segundos de reacçao, arrefece-se a mistura reaccional em um permutor a 16°C tornando-se monofásica. Obtém-se deste modo uma mistura de concentração próxima de 0,26 mole. 1” em hidrazina. A mistura reaccional sofre em seguida uma operaçao de expulsão de gases para eliminar o amoníaco contido na solução. Destila-se a solução reaccional livre de amoníaco a 98,4°C sob pressão atmosférica (coluna de destilação CD-^) para eliminar o 3-aza-biciclo E 33>°] octano que nao reagiu. A amina obtém-se depois da destilação sob a forma de uma solução aquosa com uma composição de aproximadamente 30% em amina. Em seguida recicla-se esta solução e utiliza-se imediatamente.
Após separaçao do 3-aza-biciclo £ 3,3,0 J octano, trata-se a solução reaccional contendo a hidrazina mediante adiçao de hidróxido de sódio sólido, para separar o N-amino-3-aza-biciclo [ 3,3,0 J octano em uma fase orgânica titulando cerca de 92% de hidrazina. De acordo com as especificações de utilização, a solução concentrada de hidrazina pode utilizar-se em seguida directamente ou após destilação sob pressão reduzida (coluna de destilação CD2 ).
rendimento em hidrazina em relaçao ao 3-aza-biciclo [3,
3,0 2) octano consumido está compreendido entre 88 e 92%.

Claims (4)

  1. Reivindicaçoes
    1. - Processo para a preparação em regime contínuo de N-amino-3-aza-bicíclo/'3,3,0 ./octano, caracterizado pelo facto
    a) de se fazer reagir uma solução de hidróxido de amónio e de cloreto de amónio com uma solução aquosa de hipoclorito de sódio a uma temperatura compreendida entre -15°C e -7°C no seio de uma solução alcalina,
    b) de se fazer reagir depois a monocloramina resultante com 3-aza-biciclo/' 3,3,0^/octano, no seio de uma solução bifãsica, em um reactor apropriado munido de um agitador coaxial com pequenas pás, a uma temperatura compreendida entre 30°C e 90°C e em meio alcalino,
    c) de se separardepois, do meio reaccional, o amoníaco e, em seguida, o 3-aza-biciclo/-3,3,0 J octano que não reagiu, mediante des tilação, para o reciclar,
    d) de se isolar depois, após um período de repouso, uma solução concentrada de N-amino-S-aza-biciclo/ 3,3,0_/octano mediante adição de hidróxido de sódio ao meio reaccional e de se purificar eventual mente a hidrazina assim obtida, mediante destilação.
  2. 2. - Processo de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo facto de a relação molar 3-azabicíclo/~ 3,3,0_/octano / /monocloramina ser superior a 4 e inferior a 8.
  3. 3. - Processo de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo facto de se realizar a reacção entre a monocloramina e o 3-aza-biciclo/ 3,3,0_7octano a um pH compreendido entre 13 e 14.
  4. 4. - Processo de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo facto de se destilar o excesso de 3-azabicicloZ3,3,0 _7octano que não reagiu com a monocloramina a uma temperatura compreendi-9- da entre 90°C e 100°C sob pressão atmosférica, antes de se reciclar.
PT85211A 1987-02-04 1987-06-30 Processo para a preparacao de n-amino-3-aza-biciclo 3,3,0 octano PT85211B (pt)

Applications Claiming Priority (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
FR8701334A FR2610321B1 (fr) 1987-02-04 1987-02-04 Nouveau procede de synthese du n-amino aza-3 bicyclo (3, 3, 0) octane

Publications (2)

Publication Number Publication Date
PT85211A PT85211A (fr) 1987-07-01
PT85211B true PT85211B (pt) 1990-11-20

Family

ID=9347573

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
PT85211A PT85211B (pt) 1987-02-04 1987-06-30 Processo para a preparacao de n-amino-3-aza-biciclo 3,3,0 octano

Country Status (13)

Country Link
EP (1) EP0277267B1 (pt)
JP (1) JPS63196565A (pt)
AR (1) AR243160A1 (pt)
AT (1) ATE57914T1 (pt)
AU (1) AU591784B2 (pt)
CA (1) CA1283420C (pt)
DE (1) DE3765925D1 (pt)
DK (1) DK169669B1 (pt)
ES (1) ES2005012A6 (pt)
FR (1) FR2610321B1 (pt)
IE (1) IE59681B1 (pt)
PT (1) PT85211B (pt)
ZA (1) ZA874526B (pt)

Families Citing this family (5)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
FR2769016B1 (fr) 1997-09-30 1999-10-29 Adir Procede de synthese de chloramine haute teneur
FR2864081B1 (fr) * 2003-12-17 2006-04-28 Isochem Sa Procede de synthese de derives de cycloalkyl-hydrazines exocycliques et de derives d'heterocycloalkyl-hydrazines exocycliques.
FR2864078B1 (fr) 2003-12-17 2006-02-10 Isochem Sa Procede de synthese en continu de monoalkyl hydrazines a groupe alkyle fonctionnalise
US20080156740A1 (en) * 2006-12-29 2008-07-03 Amit Gupta Method for producing a stable oxidizing biocide
CN101307019B (zh) * 2008-04-28 2010-10-27 宁波九胜创新医药科技有限公司 N-氨基-3-氮杂双环[3,3,0]辛烷盐酸盐的制备方法

Family Cites Families (3)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
GB1449404A (en) * 1973-03-30 1976-09-15 Science Union & Cie N-arylsulphonyl urea derivatives
YU40105B (en) * 1973-07-04 1985-08-31 Science Union & Cie Process for the manufacture of n-arylsulfonyl-n'-(aza-3-bicycloalyl)-carbamides
FR2540110B1 (fr) * 1983-02-02 1985-07-05 Adir Nouveau procede de fabrication industrielle de n-nitroso azabicycloalcanes

Also Published As

Publication number Publication date
IE59681B1 (en) 1994-03-23
PT85211A (fr) 1987-07-01
ES2005012A6 (es) 1989-02-16
AU591784B2 (en) 1989-12-14
IE871488L (en) 1988-08-04
ATE57914T1 (de) 1990-11-15
ZA874526B (en) 1987-12-29
AU7426087A (en) 1988-08-11
JPS63196565A (ja) 1988-08-15
DK169669B1 (da) 1995-01-09
FR2610321A1 (fr) 1988-08-05
FR2610321B1 (fr) 1989-04-07
DK303987A (da) 1988-08-05
DE3765925D1 (de) 1990-12-06
EP0277267B1 (fr) 1990-10-31
EP0277267A1 (fr) 1988-08-10
CA1283420C (fr) 1991-04-23
JPH0427233B2 (pt) 1992-05-11
DK303987D0 (da) 1987-06-15
AR243160A1 (es) 1993-07-30

Similar Documents

Publication Publication Date Title
US6222071B1 (en) Synthesis method for solution with high grade chloramine
PL148109B1 (en) Method of obtaining nithomethane
PT85211B (pt) Processo para a preparacao de n-amino-3-aza-biciclo 3,3,0 octano
Sharts N,-N-Difluoroalkylamines by direct fluorination of alkylamines
JPS5829296B2 (ja) モノメチルヒドラジンの製造方法
JPS6340184B2 (pt)
CA2028717A1 (en) Process for the preparation of alkane- and arenesulfonamides
US4324665A (en) Process for recovering bromine from waste liquid
SU1128836A3 (ru) Способ получени сахарина
GB2032427A (en) Preparing p-aminophenyl
EP1136476B1 (en) Process for the preparation of 5,5'-bi-1H-Tetrazolediammonium salts using hydrazine hydrate and dicyan as starting materials
US5998676A (en) Conversion of picrate to picric acid in a liquid-liquid two phase system
US3875231A (en) Recovery of reaction products of hydrazine and carbonyl compounds
US4632988A (en) Process for preparing N-polythiodimorpholines
JPWO2002022535A1 (ja) 1,1−ビス−(4−ヒドロキシフェニル)−3,3,5−トリメチルシクロヘキサンの製造方法
JP2000297073A (ja) 1,2−ナフトキノン−2−ジアジド−4−スルホニルクロリドの製造方法
JP4926718B2 (ja) シクロアルキル−ヒドラジンの環外誘導体およびヘテロシクロアルキル−ヒドラジンの環外誘導体の製造方法
SK162996A3 (en) Method for producing thioglycolic acid
JP2808696B2 (ja) チオホスゲンの製造法
JPH0533695B2 (pt)
JPS60258158A (ja) システイン誘導体の製造方法
FR2475535A1 (fr) Procede de preparation de chlorures d'aryle
KR20070029130A (ko) 관능화 알킬기를 갖는 모노알킬-히드라진의 연속적인합성방법
IE45934B1 (en) Process for the preparation of oximes
JPH01261360A (ja) パークロロメチルメルカプタンの製造法

Legal Events

Date Code Title Description
PC3A Transfer or assignment

Free format text: 20001027 LES LABORATOIRES SERVIER FR