PT849057E - Dispositivo e processo para o tratamento de superficies de objectos alongados - Google Patents

Dispositivo e processo para o tratamento de superficies de objectos alongados Download PDF

Info

Publication number
PT849057E
PT849057E PT97121806T PT97121806T PT849057E PT 849057 E PT849057 E PT 849057E PT 97121806 T PT97121806 T PT 97121806T PT 97121806 T PT97121806 T PT 97121806T PT 849057 E PT849057 E PT 849057E
Authority
PT
Portugal
Prior art keywords
transport
brushes
pairs
axis
objects
Prior art date
Application number
PT97121806T
Other languages
English (en)
Inventor
Auer Dipl Ing Martin
Auer Ing Peter
Original Assignee
Auer Peter Gmbh
Auer Martin
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Auer Peter Gmbh, Auer Martin filed Critical Auer Peter Gmbh
Publication of PT849057E publication Critical patent/PT849057E/pt

Links

Classifications

    • AHUMAN NECESSITIES
    • A01AGRICULTURE; FORESTRY; ANIMAL HUSBANDRY; HUNTING; TRAPPING; FISHING
    • A01GHORTICULTURE; CULTIVATION OF VEGETABLES, FLOWERS, RICE, FRUIT, VINES, HOPS OR SEAWEED; FORESTRY; WATERING
    • A01G17/00Cultivation of hops, vines, fruit trees, or like trees
    • A01G17/02Cultivation of hops or vines
    • AHUMAN NECESSITIES
    • A01AGRICULTURE; FORESTRY; ANIMAL HUSBANDRY; HUNTING; TRAPPING; FISHING
    • A01GHORTICULTURE; CULTIVATION OF VEGETABLES, FLOWERS, RICE, FRUIT, VINES, HOPS OR SEAWEED; FORESTRY; WATERING
    • A01G3/00Cutting implements specially adapted for horticultural purposes; Delimbing standing trees
    • A01G2003/005Removing buds
    • AHUMAN NECESSITIES
    • A01AGRICULTURE; FORESTRY; ANIMAL HUSBANDRY; HUNTING; TRAPPING; FISHING
    • A01GHORTICULTURE; CULTIVATION OF VEGETABLES, FLOWERS, RICE, FRUIT, VINES, HOPS OR SEAWEED; FORESTRY; WATERING
    • A01G5/00Floral handling
    • A01G2005/005Thorn removers

Landscapes

  • Life Sciences & Earth Sciences (AREA)
  • Botany (AREA)
  • Environmental Sciences (AREA)
  • Apparatuses For Bulk Treatment Of Fruits And Vegetables And Apparatuses For Preparing Feeds (AREA)
  • Finish Polishing, Edge Sharpening, And Grinding By Specific Grinding Devices (AREA)
  • Treatment Of Fiber Materials (AREA)
  • Catching Or Destruction (AREA)

Description

\
l-j a o v /
DESCRIÇÃO
"DISPOSITIVO E PROCESSO PARA O TRATAMENTO DE SUPERFÍCIES DE OBJECTOS ALONGADOS" A presente invenção refere-se a um dispositivo para o tratamento de superfícies de objectos alongados, os quais apresentam abrolhos, em especial ramos de videiras, de acordo com o preâmbulo da reivindicação 1, assim como a um processo para a retirada de abrolhos em ramos porta-enxertos.
Para melhorar a qualidade das videiras, é enxertado um enxerto num ramo de uma denominada espécie de porta-enxertos. A plântula assim formada, forma no seu extremo livre raízes, brotando a espécie enxertada de uvas de elevada qualidade, sendo que o porta-enxertos em si não deve apresentar quaisquer abrolhos. Estes abrolhos, denominados olhos, do porta-enxertos, têm que ser retirados, o que é denominado desolha.
Os abrolhos dos porta-enxertos encontram-se colocados em reentrâncias, acima dos nós, sendo normalmente retirados à mão. É também conhecido a destruição dos abrolhos por acção de uma fonte de calor (FR 2 684 842 Al) . Este processo é, em comparação com a retirada manual, menos apropriado, dado que o trabalho se faz de uma forma demasiadamente indiferenciada e, para além da destruição dos abrolhos, danifica frequentemente a casca do porta-enxertos. 0 tratamento de ramos de videiras com um dispositivo de acordo com o preâmbulo da reivindicação 1 e da reivindicação 25 é conhecido da FR 2 536 693 Al. Este trabalha por meio de facas rotativas ou serras, que cortam tangencialmente à superfície dos ramos. 1
Durante a retirada dos abrolhos, existe um perigo elevado de danificar o porta-enxertos no3 nós, que se salientam de modo irregular do porta-enxertos. Se se evitar a danificação dos nós, acontece frequentemente que abrolhos isolados do porta-enxertos não são alcançados, o que obriga a trabalho manual posterior. 0 tratamento de ramos de videiras com um corte circular, é conhecido da FR 2 498 417. A ferramenta compreende uma fresadora ou serra circular, com a qual os ramos laterais são cortados, não sendo contudo retirados os abrolhos que se encontram nas reentrâncias da madeira. Para a retirada de cizirões, que se encontram nos nós dos ramos das videiras em frente aos abrolhos, é conhecido rodar correias ou tiras de couro, através das quais tais cizirões quebram. Os abrolhos não são passíveis de serem retirados deste modo.
Com o novo dispositivo deixam-se trabalhar não só videiras, mas também outros objectos alongados com abrolhos ou semelhantes. Estes objectos podem ser produtos naturais ou artificiais. A invenção tem como objectivo criar um dispositivo ou seja um processo para o tratamento de superfícies de objectos alongados que apresentam abrolhos, com o qual podem ser retirados os indesejados abrolhos, em especial ramos de videiras, de modo a poupar o material, de modo eficiente, e de modo a ser facilmente monitorizável, e que além disso possa executar uma limpeza ou tratamento da superfície em outros objectos alongados. , 0 presente objectivo é alcançado através das características das reivindicações 1 e 25 e através das características adicionais das reivindicações secundárias.
De acordo com a invenção, os objectos alongados são transportados com módulos de transporte através de um ou 2 vários pares de escovas rotativas, encontrando-se as escovas de tal modo proporcionadas, que "raspam" os abrolhos dos ramos das videiras sem danificar a casca e o corpo da madeira. As escovas, a sua velocidade de rotação e velocidade de passagem dos objectos alongados são adaptadas especialmente ao artigo a ser trabalhado. Isto é válido também para a distância das escovas uma da outra. 0 andamento do trabalho pode ter lugar consideravelmente de modo automático, quer dizer sem exigências especiais dos operadores. Para além da distância dos abrolhos, os ramos são limpos de terra, lama e semelhantes que se encontram agarrados. A união de duas fases de trabalho até agora separadas, numa só, conduz a uma redução substancial do tempo e custo. 0 dispositivo encontra-se construído modularmente e compreende convenientemente vários módulos de transporte e pares de escovas de rotação. As escovas de rotação encontram-se convenientemente proporcionadas distribuídas em redor dos objectos alongados para abranger com a mesma intensidade toda a superfície a ser trabalhada, quer dizer no caso de porta-enxertos de videiras, retirar todos os abrolhos. Os módulos de transporte encontram-se de tal modo ajustáveis e realizados, que origina a uma velocidade de avanço contínua do objecto alongado a ser trabalhado. As oscilações da espessura do objecto podem ser compensadas por nos cilindros de transporte se encontrarem proporcionadas lamelas elásticas de borracha que formam de modo variável a fenda entre os cilindros de transporte. Podem ser também utilizados cilindros ou rolos de transporte com estofo de material sintético espumoso na superfície, com os quais igualmente os ramos dos porta-enxertos podem ser empurrados sem deslizamento considerável. 0 efeito das escovas de rotação depende do material das escovas e da distância das escovas ao eixo de passagem. Para o tratamento de diversos objectos, também de ramos porta-enxertos de diferentes espessuras, a distância das escovas para O eixo de passagem pode 3er ajustada. Para além disso. r\
\ \ \'{ cada uma das escovas pode estar proporcionada sobre os seus meios de accionamento de modo a oor facilmente substituível. Adicionalmente ao tratamento, as escovas podem também ser substituídas por discos de lixar ou de polir.
De acordo com uma forma de realização adicional da invenção, encontra-se ligada, antes do dispositivo de tratamento, o dispositivo de alimentação automática para objectos alongados e atribuído um dispositivo de contagem para objectos trabalhados. No caso dos ramos de videiras, pode ser ligado após o dispositivo de tratamento, um dispositivo para corte na medida exacta assim como um dispositivo de embalagem para ramos trabalhados.
Será agora descrito um exemplo de realização da invenção tomando como referência os desenhos anexos. As figuras representam:
Figura 1 vista lateral, em corte parcial, da máquina de tratamento de porta-enxertos.
Figura 2 vista superior sobre um dispositivo de tratamento de porta-enxertos,
Figura 3 vista lateral, em corte parcial, de um módulo de transporte,
Figura 4 corte transversal do dispositivo de transporte através de um módulo de transporte.
As unidades principais do dispositivo de tratamento de porta-enxertos são, um chassis 3, três módulos de transporte 4 e quatro escovas de rotação 20, 20a, 21, 21a em dois pares.
Sempre centralmente através do dispositivo, através dos pares de escovas 20/20a 21/21a e através do módulo de transporte 4, corre um eixo imaginário 32, sobre o qual os ramos 1 percorrem o dispositivo. Os ramos 1 a serem tratados apresentam a certas 4 \ / distâncias (denominadas entrenós), que variam de acordo com a espécie, nÓ3 2, no3 quais se encontram os abrolhos (olhos) a serem retirados com escovas.
Os pares de escovas de rotação 20/20a e 21/21a encontram-se rodados um para o outro em 90° proporcionados respectivamente entre dois módulos de transporte 4. A colocação alternada dos módulos das escovas e transporte, garante um tratamento uniforme a todo comprimento do ramo, em especial também na zona dos extremos. 0 número dos pares de escovas rotativas utilizadas e módulos de transporte é variável. Numa forma de realização simplificada da invenção, pode ser combinado um único módulo de transporte 4 com um único par de escovas rotativas 20/20a. Para elevar a qualidade de trabalho, podem ser utilizados vários pares de escovas rotativas. A posição angular respectiva dos pares de escovas uma para a outra e em redor do eixo de passagem 32, diminui com um número maior dos pares utilizados de escovas rotativas, pelo que o perímetro dos ramos é tratado ainda mais uniformemente.
Cada uma das escovas rotativas 20 + 20a assim como 21 + 21a são accionadas através de veios ou cubos 25, 25a cada uma por um motor 26 na direcção do andamento ou na direcção oposta à direcção de transporte do ramo 1. A distância entre cada uma das escovas 21 + 21a assim como 20 + 20a ou seja da fenda de tratamento pode ser variada, pelo que para cada material a ser trabalhado, pode ser obtida uma largura de passagem de ramo e intensidade de tratamento optimizadas.
Tal como assinalado nas figuras 1 e 2, os cubos 25, 25a das escovas, encontram-se apoiados cada um sobre placas deslizantes 27 separadas, as quais se encontram fixáveis numa condução linear 26 uma contra outra ou afastando-se uma da outra, e em posições ajustadas. Isto é obtido através de um fuso não representado, colocado no chassis 3, com uma rosca 5 Γ\ ) ι para a esquerda e uma rosca para a direita. As porcas respectiva3 do fuso com roscas para a esquerda e para a direita encontram-se cada uma sobre uma das duas placas deslizantes 27. Através da rotação do fuso por meio da roda manual 28, os cubos das escovas movem-se simultaneamente na direcção 23, afastando-se do eixo 32, ou na direcção 24, para o mesmo, pelo que o ramo 2 a passar encontra previamente uma fenda de tratamento maior ou menor. Deste modo o efeito abrasivo das escovas rotativas pode ser diminuído ou aumentado. Dado que a rotação dos motores 26 é variada, o efeito de trabalho das escovas rotativas pode ser adicionalmente influenciado.
Numa forma de realização de acordo com a invenção, as escovas rotativas 20, 20a, 21, 21a compreendem respectivamente vários discos 22 em componentes finos, os quais são montados unidos numa escova rotativa mais grossa. A construção dos elementos apresenta a vantagem de os elementos internos, que trabalham próximo do eixo 32 e que se gastam mais rapidamente, poderem ser trocados pelos discos em componentes externos com menor desgaste, pelo que a duração de vida de escovas rotativas é no geral aumentado. Como material de pelo das escovas rotativas, podem ser considerados diversos materiais e diversas dimensões.
Tal como é melhor visível das figuras 3 e 4, os módulos de transporte 4 compreendem um invólucro 38, dentro do qual na direcção transversal ao eixo 32 do ramo se encontram proporcionados dois veios ou eixos 9, 9a, apoiados em chumaceiras 10. Os módulos de transporte 4 encontram-se montados sobre suportes 8 (figura 1), os quais por seu lado se encontram fixados no chassis 3.
Os veios ou eixos 9 ou 9a formam em conjunto um par de eixos de transporte. Eles encontram-se ligados um ao outro através de duas rodas dentadas 12 que se encontram engrenadas reciprocamente, através das quais um movimento rotativo, que 6
parte da roda dentada 11 da correia, é transmitido sem deslizamento pelo eixo 9 para o eixo parceiro 9a, o qual recebe deste modo um movimento rotativo em sentido contrário. Sobre os eixos 9, 9a acoplados accionados em conjunto, encontra-se em cada um, um cilindro de transporte 14 com lamelas elásticas 14a. As lamelas 14a encontram-se proporcionadas radiais aos cilindros de transporte 14, sendo todavia possível uma colocação axial. As rodas 11 da correia que se encontram sobre os eixos 9 são accionadas por um motor 16 (figura 2) e uma correia dentada 15. A correia dentada 15 envolve as rodas 11 da correia, várias polias de inversão 17, um rolo tensor 18 e uma roda 37 accionada do motor na forma representada na figura 1, pelo que todos os eixos 9 do módulo de transporte recebem a mesma direcção de rotação e número de rotações. A forma de realização deste género actua por os dois eixos 9, 9a de um par de cilindros de transporte receberem, cada um, um movimento rotativo em sentido contrário um para o outro, pelo que o ramo 1 que passa entre os dois cilindros de transporte 14 é empurrado para a frente sobre o eixo 32. As lamelas 14a elásticas e corpos dos cilindros 14 garantem uma adesão segura e um avanço sem deslizamento considerável do ramo 1 evitando qualquer perigo de lesão e esmagamento no ramo 1. A forma de realização deste género apresenta simultaneamente a vantagem de poderem ser transportados ramos de diferentes calibres, simetria de crescimento e comprimento entrenós, sem que sejam necessários quaisquer ajustes.
Numa forma de realização da invenção, o motor 16 apresenta para o accionamento da correia dentada 15, uma regulação progressiva (sem saltos) do número de rotações, pelo que pode ser concebido aos ramos 1 a velocidade de passagem desejada.
Na forma de realização preferida da invenção, encontram-se dispostos em cada um do3 módulos de transporte, dois pares 7 r\ \ \ de cilindros de transporte 14 com os eixos 9, 9a respectivos Caso um efeito de adesão do3 cilindros de transporte li deva ser reforçado ou diminuído, o número de pares de cilindros de transporte utilizados num módulo de transporte pode se ampliado ou reduzido.
Para que o ramo 1 seja conduzido através da máquin exactamente sobre o eixo 32 pré-definido, cada módulo d transporte 4 apresenta uma tremonha de admissão 5 ou tremonh de ligação 7 e uma tremonha de saída 6. As aberturas d entrada e de saída encontram-se neste caso de tal mod dimensionadas que os ramos de vários calibres não podem por u lado desviar-se lateralmente do eixo de passagem 32 pré definido, podendo por outro lado ser agarrados sem problema pelas escovas rotativas.
Os módulos de transporte 4 possuem no seu lado inferio uma abertura 13, para que as partes de sujidade, abrolhos fibra que se soltam, possam cair. Deste modo os módulos d transporte 4 limpam-se automaticamente e encontram-s protegidos contra obstrução. 0 chassis 3 do dispositiv encontra-se aberto no seu lado inferior, de modo que material varrido cai, através de uma abertura 34, directament na mesa 33 onde pode ser eliminado.
Para efeitos de eliminação do perigo de lesão e com protecção contra o desenvolvimento de pó, o chassis encontra-se munido com coberturas 31 em todos os lado, acessíveis. Para a vigilância óptica do modo de funcionament do dispositivo de acordo com a invenção, todas as cobertura encontram-se construídas de preferência de um matéria transparente.
Numa forma de realização da invenção, encontra-s colocada fora ou dentro do chassis 3 uma iluminação, a qua simplifica a vigilância óptica. 8
I (, ,Α \ Γ
Para conduzir para fora o pó da raspagem e para melhorar o cunLrolo da visibilidade, encontra-3c proporcionado na cobertura 31, um ventilador 29 de aspiração com um adaptador 30 de tubo encaixado. O último possibilita a ligação de uma mangueira de aspiração não representada, através da qual o pó da raspagem pode ser continuamente retirado do local de trabalho.
Para a absorção das vibrações, o dispositivo encontra-se apoiado sobre elementos de borracha 36.
Dado que no processo subsequente de melhoramento da qualidade da espécie são utilizadas peças de ramos mais curtas como matéria-prima, encontra-se previsto numa forma de realização da invenção, no lado da saida, um dispositivo, não representado, para corte automático na medida exacta dos ramos. Este trabalha por exemplo de tal modo, que os ramos 1 correm contra uma batente provocando depois o accionamento de uma tesoura ou de uma guilhotina, a qual corta o extremo traseiro do ramo. O ramo cai depois num recipiente, onde pode ser contado.
Numa forma de realização adicional da invenção, no chassis 3, na tremonha de introdução de ramos 5, encontra-se proporcionado um dispositivo de carregamento (alimentação) automático, não representado, para ramos 1 não trabalhados. O dispositivo de carregamento retira cada um dos ramos 1 de um depósito e empurra o ramo isolado para a tremonha 5 do dispositivo de tratamento. O depósito pode apresentar um estreitamento em forma de tremonha no qual se encontra proporcionado um veio de separação com bolsas de acolhimento para os ramos, em que por acção de rotação cadenciada do veio de separação, pode ser retirado do depósito, um ramo de cada vez.
No local de saida dos ramos/tremonha 6 é providenciado no chassis 3, separado ou cm combinação com o dispositivo para 9 de um num não corte na medida exacta 35, um dispositivo automático embalagem para ramos 1 trabalhados. Deste modo, é possível funcionamento totalmente automático, sem operadores.
Numa forma adicional da invenção, é providenciado local apropriado, um dispositivo de contagem, representado, para ramos 1 trabalhados.
10

Claims (25)

  1. A·’ :A / REIVINDICAÇÕES
    Dispositivo para o tratamento de superfícies de objectos alongados os quais apresentam abrolhos, em especial ramos de videiras, com as seguintes caracteristicas: um chassis (3), que determina um eixo de passagem (32); pelo menos um módulo de transporte (4), que contém pelo menos um par de cilindros de transporte (14) com uma fenda de transporte entre os mesmos e que se encontra proporcionada com estes ao longo do eixo de passagem (32); pelo menos uma ferramenta, que trata o objecto alongado, que se movimenta ao longo do eixo de passagem, caracterizado por, a ferramenta compreender pelo menos duas escovas (20, 20a) que determinam uma fenda de trabalho entre elas, que se encontra disposta ao longo do eixo de passagem (32), sendo que as escovas raspam ao longo do objecto alongado (1) retirando os abrolhos.
  2. 2. Dispositivo de acordo com a reivindicação 1, caracterizado por se encontrarem previstos dois ou vários módulos de transporte (4).
  3. 3. Dispositivo de acordo com as reivindicações 1 ou 2, caracterizado por se encontrarem previstos dois ou vários pares de escovas rotativas (20, 20a; 21, 21a).
  4. 4. Dispositivo de acordo com a reivindicação 3, caracterizado por os pares de escovas rotativas (20, 20a; 21, 21a) se encontrarem dispostos deslocados na torção em relação ao eixo de passagem (32).
  5. 5. Dispositivo de acordo com a reivindicação 3, caracterizado por entre os pares de escovas rotativas (20, 20a; 21, 21a) e os módulos de transporte (4) se encontrarem previstos trcmonhas de entrada, ligação e saída (5, 6, 7). 1
    í>j
  6. 6. Dispositivo de acordo com quaisquer das reivindicações 1 a 5, caracterizado por a fenda de tratamento entre os pares de escovas rotativas ser ajustável através da troca das escovas (20, 20a; 21, 21a).
  7. 7. Dispositivo de acordo com quaisquer das reivindicações 1 a 6, caracterizado por a distância dos eixos dos pares de escovas rotativas ser ajustável.
  8. 8. Dispositivo de acordo com quaisquer das reivindicações 1 a 7, caracterizado por os pares de escovas rotativas (20, 20a; 21, 21a) apresentarem discos (22) com componentes substituíveis.
  9. 9. Dispositivo de acordo com quaisquer das reivindicações 1 a 8, caracterizado por cada par de escovas rotativas apresentar um accionamento independente (25, 26).
  10. 10. Dispositivo de acordo com a reivindicação 9, caracterizado por o accionamento independente (25, 26) ser ajustável em relação ao número de rotações e direcção de rotação.
  11. 11. Dispositivo de acordo com quaisquer das reivindicações 1 a 8, caracterizado por os pares de escovas rotativas apresentarem um accionamento comum.
  12. 12. Dispositivo de acordo com quaisquer das reivindicações 1 a 11, caracterizado por os módulos de transporte (4) apresentarem um accionamento comum por meio de correia dentada (15), corrente ou elementos de acoplamento, sem fim, semelhantes.
  13. 13. Dispositivo de acordo com quaisquer das reivindicações 1 a 12, caracterizado por os cilindros de transporte (14) de um módulo de transporte (4) se encontrarem ligados uns aos outros através de rodas dentadas (12). 2
  14. 14. Dispositivo de acordo com quaisquer das reivindicações 1 a 13, caracterizado por os cilindros de transporte (14) dos módulos (4) dos cilindros de transporte se encontrarem munidos com lamelas elásticas (14a).
  15. 15. Dispositivo de acordo com quaisquer das reivindicações 1 a 14, caracterizado por os cilindros de transporte (14) dos módulos (4) dos cilindros de transporte se encontrarem munidos com estofos de material sintético esponjoso.
  16. 16. Dispositivo de acordo com quaisquer das reivindicações 1 a 15, caracterizado por o accionamento dos cilindros de transporte (14) ser ajustável para diversas velocidades.
  17. 17. Dispositivo de acordo com quaisquer das reivindicações 1 a 16, caracterizado por cada módulo de transporte (4) apresentar um invólucro (38) com uma abertura de descarga (13) para detritos.
  18. 18. Dispositivo de acordo com quaisquer das reivindicações 1 a 17, caracterizado por o chassis (3) apresentar uma abertura de descarga (34) de detritos.
  19. 19. Dispositivo de acordo com quaisquer das reivindicações 1 a 18, caracterizado por o chassis (3) apresentar um dispositivo de aspiração (29, 30).
  20. 20. Dispositivo de acordo com quaisquer das reivindicações 19, caracterizado por um dispositivo de iluminação.
  21. 21. Dispositivo de acordo com quaisquer das reivindicações 1 a 20, caracterizado por um dispositivo para corte na medida exacta, o qual corta em pedaços os objectos alongados (1) a serem trabalhados após deixarem a fase de tratamento em peças de comprimento pré-definido. 3
  22. 22. Dispositivo de acordo com quaisquer das reivindicações 1 a 21, caracterizado por um diapositivo dc contagem que conta os objectos alongados (1) trabalhados.
  23. 23. Dispositivo de acordo com quaisquer das reivindicações 1 a 22, caracterizado por um dispositivo de carregamento automatizado para objectos alongados não trabalhados, o qual retira isoladamente tais objectos de um depósito e empurra para a fase de tratamento.
  24. 24. Dispositivo de acordo com quaisquer das reivindicações 1 a 15, caracterizado por um dispositivo de embalagem automática para objectos tratados, o qual coloca um invólucro em redor dos objectos.
  25. 25. Processo para a retirada de abrolhos de ramos porta-enxertos, em especial ramos de videiras com o passo: a) os ramos porta-enxertos (1) são colocados uns atrás dos outros na fenda dos pares de cilindros de transporte (14), os quais empurram para a frente o ramo porta-enxertos (1) ao longo de um eixo de passagem; e o passo caracterizante: b) as escovas rotativas (20,20a) dispostas ao longo do eixo de passagem (32) raspam os abrolhos c) (2) do ramo porta-enxertos (1) respectivamente transportado. Lisboa, 31 de Outubro de 2001
    4
PT97121806T 1996-12-17 1997-12-11 Dispositivo e processo para o tratamento de superficies de objectos alongados PT849057E (pt)

Applications Claiming Priority (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
DE19652510A DE19652510C2 (de) 1996-12-17 1996-12-17 Maschine und Verfahren zur Oberflächenbearbeitung von länglichen Gegenständen

Publications (1)

Publication Number Publication Date
PT849057E true PT849057E (pt) 2002-01-30

Family

ID=7815023

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
PT97121806T PT849057E (pt) 1996-12-17 1997-12-11 Dispositivo e processo para o tratamento de superficies de objectos alongados

Country Status (9)

Country Link
US (1) US6016626A (pt)
EP (1) EP0849057B1 (pt)
CA (1) CA2225134C (pt)
CZ (1) CZ292234B6 (pt)
DE (1) DE19652510C2 (pt)
ES (1) ES2162184T3 (pt)
HU (1) HU222448B1 (pt)
PT (1) PT849057E (pt)
SI (1) SI0849057T1 (pt)

Families Citing this family (11)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
MXJL03000021A (es) * 2003-08-01 2005-02-03 Ct De Investigacion Y Asistenc Desespinadora de nopales compacta auto ajustable.
ITMI20041641A1 (it) * 2004-08-10 2004-11-10 Olimpia 80 Srl Impianto di satinatura a ruote lamellari per tubi sagomati
US10231388B2 (en) 2015-04-30 2019-03-19 Hibervine Llc Appartus for protecting cold sensitive scions
US9687017B1 (en) 2015-09-16 2017-06-27 Adrian C. Cabrera Cactus processing system
US10512219B2 (en) * 2016-08-31 2019-12-24 Cullen Raichart Rotary plant stripper and related methods
US10807098B1 (en) 2017-07-26 2020-10-20 Pearson Incorporated Systems and methods for step grinding
US10751722B1 (en) 2018-10-24 2020-08-25 Pearson Incorporated System for processing cannabis crop materials
US10524423B1 (en) 2019-02-19 2020-01-07 Hemp Processing Solutions, LLC Plant processing system
US10785906B2 (en) 2019-02-19 2020-09-29 Pearson Incorporated Plant processing system
US10757860B1 (en) 2019-10-31 2020-09-01 Hemp Processing Solutions, LLC Stripper apparatus crop harvesting system
US10933424B1 (en) 2019-12-11 2021-03-02 Pearson Incorporated Grinding roll improvements

Family Cites Families (37)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
US887519A (en) * 1907-01-03 1908-05-12 Homer L Reed Machine for stripping leaves from trees.
FR374063A (fr) * 1907-01-29 1907-06-04 Hans Hochmuth Fixation du manche pour instruments de tous genres
US1390218A (en) * 1920-05-01 1921-09-06 Sauset Peter Machine for cleaning builders' planks from cement
US2611215A (en) * 1946-12-14 1952-09-23 Johnson Co Gordon Leaf stripper
US2592833A (en) * 1947-01-20 1952-04-15 Barker Poultry Equipment Compa Apparatus for stripping leaves from flowers
US2588903A (en) * 1947-01-23 1952-03-11 Alfred A Dorman Log peeling and shaping apparatus
US2710417A (en) * 1951-03-21 1955-06-14 Byron W Short Lumber reconditioning device
US2800934A (en) * 1952-08-05 1957-07-30 Hosmer Windsor Arnold Bark-removing apparatus having barkimpacting hammers
US2907151A (en) * 1954-01-18 1959-10-06 Osborn Mfg Co Conditioning metal sheets, strip, rod and the like
US2848841A (en) * 1957-02-05 1958-08-26 Goodrich Co B F Tool for use in tree girdling and grafting
US2865135A (en) * 1957-03-18 1958-12-23 Walter J Gamboni Grape leaf stripping mechanism
US3019825A (en) * 1958-12-22 1962-02-06 Sunds Verkst Er Aktiebolag Barking machines
US3189067A (en) * 1961-06-16 1965-06-15 Soderhamn Machine Mfg Company Vacuum operated debarking apparatus
FR1568591A (pt) * 1967-06-19 1969-05-23
US3680255A (en) * 1970-12-17 1972-08-01 Dmz Anton Ivanov Grafting machine for seedling material
SE7405288L (pt) * 1973-04-21 1974-10-22
SE7309398L (pt) * 1973-07-04 1975-01-07 Kockums Ind Ab
DE7533447U (de) * 1975-10-21 1976-03-04 7056 Weinstadt Vorrichtung zum veredeln von pflanzen, insbesondere von weinreben
FR2498417A1 (fr) * 1976-05-06 1982-07-30 Soterem Sa Machine pour elaguer et sectionner des bois
FR2379245A1 (fr) * 1977-02-03 1978-09-01 Braun Stefan Dispositif pour enlever les jeunes pousses dans le bas des troncs des vignes
IL51940A (en) * 1977-04-25 1978-06-15 Mashteloth A L B M Method of propagating roses rapidly by grafting and means therefor
FR2408296A1 (fr) * 1977-11-09 1979-06-08 Nedellec Yves Amelioration du systeme d'entrainement d'une machine a nettoyer les tiges de fleurs coupees
FR2536693A1 (fr) * 1982-11-25 1984-06-01 Bouteille Paul Frederic Machine pour nettoyer les bois de multiplication vegetative
BG38342A1 (en) * 1983-06-15 1985-12-16 Peev Machine for vine engrafting
DE3546445A1 (de) * 1985-01-30 1986-09-04 Armin 6530 Bingen Pieroth Vorrichtung zum vorschnitt von rebholz an weinstoecken in drahtrahmenanlagen mit kordonerziehung
IT1201279B (it) * 1985-04-19 1989-01-27 Riccardo Tamburini Spollonatrice per filari di viti e altre culture,con rotore ad asse orizzontale e filamenti radiali
FR2613581B1 (fr) * 1987-04-08 1990-12-14 Grp Champenois Expl Vitic Procede de production de plants greffes de vegetaux ligneux ou semi-ligneux pour l'obtention de plants, notamment de vigne, et plants obtenus
IT1211705B (it) * 1987-08-10 1989-11-03 Patrucco Sergio Procedimento di moltiplicazione di varieta' vegetali, e prodotti cosi'ottenuti
CA1286596C (en) * 1988-01-26 1991-07-23 Willie B. Dueck Apparatus for dispensing and rerolling floor covering materials
US4839986A (en) * 1988-03-18 1989-06-20 Grantham Debs E Grafting apparatus
FR2641490B1 (fr) * 1988-12-16 1992-03-27 Durand International Procede de coupe automatique en troncons d'un corps-mere, notamment de sarments de vigne, et machine de coupe
NL8900392A (nl) * 1989-02-17 1990-09-17 Rober Hermanus Wilhelmus Koend Werkwijze voor het ontbladeren van plantenstelen en daarvoor bestemde inrichting.
FR2648670B1 (fr) * 1989-06-26 1991-10-18 Leotronic Dispositif destine a decouper des tiges vegetales pleines en vue de produire des boutures
FR2684842B1 (fr) * 1991-12-13 1994-04-08 Bernard Maynadier Procede d'ebourgeonnage de sarments de vigne mere et une installation pour sa mise en óoeuvre.
US5293714A (en) * 1992-05-04 1994-03-15 Bouchard Brian L Method and apparatus for cleaning sod
US5651212A (en) * 1996-07-02 1997-07-29 Jensen; Ann F. Stripping thorns from rose stems
US5704409A (en) * 1996-09-23 1998-01-06 Denis Comact Chicoutimi Inc. Flexible mounting system for log debarking equipment

Also Published As

Publication number Publication date
CA2225134C (en) 2006-05-23
EP0849057B1 (de) 2001-10-04
CZ402897A3 (cs) 1998-07-15
DE19652510C2 (de) 2003-06-12
HU9702487D0 (en) 1998-03-02
CA2225134A1 (en) 1998-06-17
DE19652510A1 (de) 1998-06-18
HU222448B1 (hu) 2003-07-28
HUP9702487A2 (hu) 1999-02-01
CZ292234B6 (cs) 2003-08-13
ES2162184T3 (es) 2001-12-16
US6016626A (en) 2000-01-25
EP0849057A3 (de) 2000-04-26
HUP9702487A3 (en) 2000-08-28
SI0849057T1 (en) 2001-12-31
EP0849057A2 (de) 1998-06-24

Similar Documents

Publication Publication Date Title
CA2775457C (en) Method and apparatus for trimming buds and flowers
PT849057E (pt) Dispositivo e processo para o tratamento de superficies de objectos alongados
US20130175372A1 (en) Methods and apparatus for trimming plants
CN106262137A (zh) 一种山药片自动加工生产线
ITMI952322A1 (it) Dispositivo di taglio e di convogliamento per prodotti di raccolta a stelo
HU222616B1 (hu) Vágó- és szállítóberendezés szárasnövényekhez
US3212506A (en) Brussels sprouts stripping machine
US3606628A (en) Table mountable meat cleaning machine
US1116082A (en) Fish-slimer.
BE1030283B1 (nl) Rooi-inrichting voor het rooien van koolgroenten met verbeterde rooimiddelen
US3389414A (en) Automatic meat handling and cleaning machine
KR960009531Y1 (ko) 딸기꼭지 절단장치
CN113748845B (zh) 一种手持式油用牡丹果荚采摘机
CN220408846U (zh) 一种食材加工用自动切块机
KR970001162Y1 (ko) 딸기꼭지 절단장치
CA2433651A1 (en) Garlic trimmer
US4034442A (en) Apparatus for cleaning fish collars
US5209244A (en) Method of cleaning metal mesh gloves
US941055A (en) Cotton-picker.
US883596A (en) Machine for treating broom-corn.
RU2094973C1 (ru) Комбайн для уборки корнеплодов
JP2000236730A (ja) 歩行型キャベツ収穫機
SU1142040A1 (ru) Срезающий аппарат капустоуборочной машины
SU1119847A1 (ru) Устройство дл дроблени сучьев
CN118786826A (zh) 一种回转输送式菠萝茎叶整株收获机