PT846438E - Aparelho destinado a limpeza humida do chao - Google Patents

Aparelho destinado a limpeza humida do chao Download PDF

Info

Publication number
PT846438E
PT846438E PT97120054T PT97120054T PT846438E PT 846438 E PT846438 E PT 846438E PT 97120054 T PT97120054 T PT 97120054T PT 97120054 T PT97120054 T PT 97120054T PT 846438 E PT846438 E PT 846438E
Authority
PT
Portugal
Prior art keywords
mop
wet cleaning
floor according
holder
mop support
Prior art date
Application number
PT97120054T
Other languages
English (en)
Inventor
Gernot Hirse
Original Assignee
Freudenberg Carl Fa
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Freudenberg Carl Fa filed Critical Freudenberg Carl Fa
Publication of PT846438E publication Critical patent/PT846438E/pt

Links

Classifications

    • AHUMAN NECESSITIES
    • A47FURNITURE; DOMESTIC ARTICLES OR APPLIANCES; COFFEE MILLS; SPICE MILLS; SUCTION CLEANERS IN GENERAL
    • A47LDOMESTIC WASHING OR CLEANING; SUCTION CLEANERS IN GENERAL
    • A47L13/00Implements for cleaning floors, carpets, furniture, walls, or wall coverings
    • A47L13/10Scrubbing; Scouring; Cleaning; Polishing
    • A47L13/20Mops
    • A47L13/24Frames for mops; Mop heads

Landscapes

  • Cleaning Implements For Floors, Carpets, Furniture, Walls, And The Like (AREA)
  • Detergent Compositions (AREA)
  • Drying Of Solid Materials (AREA)
  • Floor Finish (AREA)

Description

85 636 ΕΡ Ο 846 438/ΡΤ
DESCR1CÃO “Aparelho destinado à limpeza húmida do chão” O invento refere-se a um aparelho destinado à limpeza húmida do chão, o qual possui um cabo ligado na sua extremidade inferior a um suporte de esfregona oblongo que se prolonga transversalmente ao cabo em ambos os lados do mesmo, suportando uma esfregona plana.
Os aparelhos de esfrega húmida do chão deste género que são também designados como esfregonas para esfregar ou limpar por via húmida, servem para limpar facilmente o chão, degraus, patamares ou superfícies semelhantes. Após cada um dos actos singulares de esfrega a esfregona, que consiste em material absorvente, é passada por água num balde em que se embebe a mesma com água. A quantidade excedente da água tem de ser espremida antes do acto de esfrega seguinte.
Os aparelhos de esfrega húmida do chão designados por esfregonas redondas apresentam uma esfregona essenciaimente de rotação simétrica. Devido a esta forma, a esfregona pode ser espremida num cesto para espremer colocado sobre um balde, cesto esse que consiste numa peneira caliciforme de rotação simétrica. Este cesto para espremer pesa relativamente pouco e é construído de forma simples; em virtude das suas pequenas dimensões exteriores, o referido cesto pode ser colocado tanto sobre baldes usuais redondos como sobre baldes oblongos que podem ser postos, seguramente, também em degraus, devido à sua forma.
Estas esfregonas redondas têm a desvantagem de não poderem ser conduzidas, ou apenas dificilmente, para cantos ou nichos, ou de apresentarem, somente, uma dimensão de esfrega relativamente pequena, sendo menor do que a largura normal de um degrau. A extensão sobre a qual pode actuar uma pressão de aperto é determinada, em particular, pelo diâmetro relativamente pequeno do suporte da esfregona no qual a referida esfregona de forma redonda se encontra fixada.
Os aparelhos de esfrega húmida do chão do género inicialmente nomeado e equipado com um suporte oblongo e com uma esfregona que se prolonga sobre
85 636 ΕΡ Ο 846 438/ΡΤ 2 toda a largura do suporte da esfregona têm, em oposição, a vantagem de apresentarem uma grande extensão de esfrega e de poder ser actuada a pressão de aperto sobre toda a dimensão da esfrega. A construção da esfregona de forma plana e a aplicação de um suporte de esfregona oblongo facilitam também a condução da esfregona para cantos e nichos.
Estes conhecidos aparelhos de esfrega húmida do chão não podem ser espremidos nos cestos de rotação simétrica habituais para espremer, aptos para esfregonas redondas, por causa da sua largura maior. Num aparelho destinado à limpeza húmida do chão do género inicialmente citado, foi desenvolvido um cesto para espremer especialmente adaptado (DE 105 03 572 C1), o qual apresenta duas cavidades de introdução colocadas em sentido diametralmente oposto e que possibilitam a introdução suficientemente profunda do suporte oblongo de esfregona conjuntamente com a esfregona fixada ao mesmo para executar o acto de espremer. Estes cestos para espremer precisam do emprego de baldes relativamente largos e estáveis, os quais já não podem, no entanto, ser colocados em degraus, ou, pelo menos, já não de forma suficientemente segura. Também os recursos técnicos da produção destes cestos para espremer, em relação aos simples cestos redondos, são bastante elevados. Por esta razão, a extensão horizontal da esfregona é limitada, tendo como resultado que os aparelhos de esfrega húmida do chão são executados de forma a possuírem uma pequena extensão, apresentando, assim, uma dimensão de esfrega relativamente estreita. Em consequência da profundidade da imersão relativamente exígua do cesto para dentro do balde, apenas uma altura relativamente pequena se encontra disposta para a recolha de água. O espremer de esfregonas relativamente largas e planas efectua-se, habitualmente, através de dispositivos para espremer separados e transportados fixamente ao recipiente. Estes dispositivos para espremer são relativamente pesados e precisam de recursos técnicos notáveis, tendo os mesmos de serem construídos em grandes dimensões, tornando-se pesados para se conseguir a estabilidade necessária. Por isso, estes recipientes são frequentemente construídos juntamente com os dispositivos para espremer como unidades móveis. Estas unidades móveis não podem, contudo, ser colocadas em degraus, sendo apenas empregues em áreas industriais, onde se estão a limpar superfícies relativamente grandes unicamente com poucos degraus. 3 85 636 ΕΡ Ο 846 438/ΡΤ
Num outro conhecido aparelho destinado à limpeza húmida do chão (DE 41 09 142 A1), a esfregona formada como pano de esfrega feita de uma só peça encontra-se estendida entre as extremidades dos dois braços do suporte de esfregona e é espremida num cesto oblongo para espremer após os dois braços do suporte de esfregona terem sido dobrados um contra o outro. Não se prevê uma acção de espremer num cesto redondo para espremer.
Num outro conhecido aparelho destinado à limpeza húmida do chão (DE-PS 268 464), a esfregona formada como pano de esfrega feita de uma só peça é suportada por um cabo de arame e estendida entre as extremidades dos dois braços dobradiços do suporte de esfregona. Em caso de dobragem dos braços e do cabo de arame a esfregona tem de ser torcida à mão.
Um conhecido aparelho destinado à limpeza húmida do chão (DE-GM 74 15 600) apresenta uma esponja feita por uma só peça fixada a duas metades de um suporte que podem ser dobradas, sendo a referida esponja espremida entre elas à maneira de tenaz.
Um conhecido aparelho destinado à limpeza húmida do chão (US-A-5435852) apresenta um cabo que se encontra ligado na sua extremidade inferior a dois suportes de esfregona oblongos em dois lados situados transversalmente ao cabo. Cada um dos suportes de esfregona suporta uma esfregona plana. Cada um dos suportes de esfregona encontra-se fixado, de forma giratória, ao cabo, à volta de dois veios dispostos verticalmente um relativamente ao outro. Esta construção possibilita rodar os dois suportes de esfregona de tal maneira que as suas superfícies exteriores inicialmente utilizadas e, assim, sujas, possam ser viradas para dentro uma contra outra, com a consequência de mais duas superfícies exteriores limpas das esfregonas estarem à disposição para a continuação da esfrega. Ambos os suportes de esfregona não podem, contudo, serem conduzidos numa posição na qual possam ser alinhados, a fim de conseguirem uma extensão maior da esfrega, quer dizer, da esfregona. O objectivo do invento é, por isso, construir um aparelho destinado à limpeza húmida do chão, com uma grande largura de esfregona, no qual pode ser actuada a pressão de aperto sobre uma grande extensão, conservando, contudo, as vantagens do já conhecido cesto de forma redonda e simples para espremer.
85 636 ΕΡ Ο 846 438/ΡΤ 4
Esta tarefa resolve-se, segundo o invento, de tal modo que a esfregona consista em duas metades de esfregona que compreendem duas ripas de topo e que são suportadas por bordas de suporte de esfregona, de maneira que ambas as bordas de suporte de esfregona se estendam, pelo menos na posição levantada do suporte de esfregona, em sentido oposto, de forma oblíqua e inclinada para o exterior, de modo que as ripas de topo de ambos os suportes de esfregona se encontrem distantes uma da outra e a altura de cada uma das ripas de topo possua, pelo menos, 2 cm na sua borda exterior.
Através desta disposição das duas bordas do suporte da esfregona em forma oblíqua e inclinada para o exterior, consegue-se, pelo menos na posição levantada do suporte da esfregona, que os fios, ou faixas da esfregona, que partem das ripas de topo recolhidas nas bordas do suporte da esfregona das duas metades da esfregona, não se estendam verticalmente para baixo, mas sim convirjam para baixo, de modo que o feixe de fios, ou faixas, molhados, diminua no estado suspenso. Este feixe diminuído pode ser introduzido num cesto para espremer relativamente estreito em comparação com a largura da esfregona, e ser torcido e espremido por movimentos rotativos e apertos. A esfregona liberta desta maneira da água excedente e, por isso, estando apenas húmida, desdobra-se em toda a sua plena largura quando é colocada sobre a superfície do chão a esfregar, de modo que por meio desta esfregona possa ser executado um processo de esfrega igual a um processo efectuado por uma esfregona usual, plana e larga. A pressão de aperto executado sobre o suporte da esfregona actua, essencialmente, sobre toda a largura da esfregona.
Em virtude da diminuição da extremidade inferior do feixe da esfregona que consiste em fios ou faixas, no estado molhado, a esfregona pode ser manejada no processo de espremer aproximadamente como uma esfregona redonda, isto é, a esfregona pode ser espremida num usual cesto de rotação simétrica e de largura pequena, que pode ser colocado num balde estreito que, por sua vez, pode também ser colocado em degraus. A forma de rotação simétrica do cesto para espremer possibilita torcer a esfregona completamente e, assim, tirar a água extensivamente, tendo de ser executada ainda, apenas, uma pressão relativamente fraca. Neste acto não se precisa de executar um número determinado pré-definido de rotações e/ou manter uma determinada posição pré-definida pela fenda de introdução. Estes cestos para espremer, construídos como
85 636 ΕΡ Ο 846 438/ΡΤ 5 simples peneiras redondas, têm apenas uma profundidade relativamente pequena e podem, por esta razão, ser colocados também sobre baldes pequenos e, assim, ser mais leves e de manejo mais fácil.
As duas extremidades das bordas de suporte de esfregona voltadas uma para outra podem encontrar-se a uma certa distância uma da outra.
Em virtude de ambas as metades da esfregona se encontrarem separadas uma da outra e as suas ripas de topo se encontrarem dispostas a uma certa distância uma da outra, o traçado dos fios, ou faixas, de ambas as metades da esfregona que diminui para baixo é, neste caso, facilitado. Para além disso, a substituição da esfregona é facilitada pelo facto de serem substituídas duas metades de esfregona separadas. Apesar da divisão da esfregona em duas metades de esfregona, cujas ripas de topo se encontram dispostas distantes uma da outra, não surge na esfrega nenhuma lacuna entre ambas as metades de esfregona.
Segundo uma versão preferida do invento, prevê-se a formação de ambas as bordas de suporte de esfregona em braços de suporte de esfregona que podem ser movidos entre uma posição horizontal e uma posição inclinada para o exterior, cada um à volta de um veio giratório situado de forma transversal relativamente à direcção longitudinal do cabo. Estes braços de suporte de esfregona ocupam, no estado levantado do aparelho destinado à limpeza húmida do chão, uma posição inclinada para o exterior de forma oblíqua, voltando-se, neste acto, ambas as metades de esfregona fixadas nos referidos braços, uma contra a outra, de modo que o feixe de fios, ou faixas, suspenso em ambas as metades de esfregona diminua para baixo. Assim que a esfregona é colocada sobre o chão, os braços de suporte da esfregona rodam para a sua posição horizontal, formando juntos um suporte direito horizontal no qual se encontram fixadas ambas as metades da esfregona que são equipadas com ripas de topo, nas quais os fios, ou faixas, são suspensos verticalmente para baixo.
De preferência, cada um de ambos os braços de suporte da esfregona possui duas superfícies de encosto que se apoiam em ambas as posições giratórias dos braços de suporte da esfregona, de cada vez, numa contra-superfície de uma peça central do suporte da esfregona fixada ao cabo. Assim, ambos os braços de suporte da esfregona são fixados, de maneira simples, pelo processo de
85 636 ΕΡ Ο 846 438/ΡΤ 6 esfrega, na sua posição horizontal, de modo que possa ser efectuada a pressão de aperto necessária.
Ambos os braços de suporte da esfregona podem encontrar-se apoiados, de forma livre e giratória, na peça central do suporte da esfregona, podendo ser levados às suas posições giratórias finais, quer pela pressão efectuada na esfrega, quer pela força de gravidade.
Em vez de uma versão com braços de suporte de esfregona giratórios pode também ser prevista a formação de ambas as bordas de suporte de esfregona inclinadas para o exterior num suporte de esfregona consistindo numa só peça, mantendo permanentemente a sua posição oblíqua inclinada para o exterior. No processo de esfrega o feixe que consiste em fios ou faixas, de ambas as metades de esfregona, ocupa mesmo assim uma largura suficientemente grande.
Outras formações vantajosas da ideia do invento são objecto de outras sub-reivindicações.
Seguidamente, explicam-se exemplos de versões do invento que são apresentados nos desenhos. Os mesmos mostram: na fig. 1 um aparelho destinado à limpeza húmida do chão numa vista de frente, na sua posição pronta para o serviço; na fig. 2 o aparelho destinado à limpeza húmida do chão, segundo a fig. 1, no estado levantado, sendo indicado através de uma linha de pontos e traços um cesto para espremer no qual a esfregona é introduzida na sua extremidade inferior; na fig. 3, numa representação correspondente à fig. 2, uma versão modificada do aparelho destinado à limpeza húmida do chão; na fig. 4, numa representação correspondente à fig. 2, mais uma versão modificada do aparelho destinado à limpeza húmida do chão.
Nas figs. 1 e 2 está representado o aparelho destinado à limpeza húmida do chão que apresenta um cabo 1 em cuja extremidade inferior se encontra fixado um
85 636 ΕΡ Ο 846 438/ΡΤ 7 suporte de esfregona 2 que se prolonga na posição indicada na fig. 1 para ambos os lados, de forma transversal em relação à direcção longitudinal do cabo, O suporte de esfregona 2 apresenta dois braços de suporte de esfregona 3 que podem ser rodados à volta de um veio giratório 4 situado transversalmente em relação à direcção longitudinal do cabo, entre uma posição horizontal mostrada na fig. 1 e uma posição mostrada na fig. 2, na qual os dois braços de suporte de esfregona 3 se inclinam obliquamente para o exterior e para baixo.
Ambos os braços de suporte de esfregona 3 são apoiados, de forma livre e giratória, numa peça central de suporte de esfregona 5 que se encontra, preferencialmente, fixada ao cabo 1, de tal modo que possa ser substituída.
Cada um dos braços de suporte de esfregona 3 apresenta duas superfícies de encosto 6 e 7. A peça central de suporte de esfregona 5 encontra-se equipada com uma contra-superfície horizontal contínua 8 à qual se apoiam, na posição horizontal dos braços (fig. 1), as superfícies de encosto 7 e, na posição oblíqua e inclinada dos braços (fig. 2), as superfícies de encosto 6 dos braços de suporte de esfregona 3.
Cada um dos braços de suporte de esfregona 3 apresenta uma fenda de introdução 9 aberta para o exterior, na qual se encontra introduzida a secção superior de uma ripa de topo 10 de uma metade de esfregona 11. As metades de esfregona 11 formam juntas uma esfregona 12. Em cada ripa de topo 10 são suspensos fios, ou faixas 13, que consistem em material absorvente. Em vez disso, a esfregona pode também apresentar farrapos. A borda inferior da fenda de introdução 9 forma uma borda de suporte de esfregona 14 e encontra-se equipada do mesmo modo que a borda superior de fenda 15 oposta situada a uma certa distância, com dentes de fixação 16 voltados para dentro. Os dentes de fixação 16 servem para a fixação da ripa de topo 10 da metade de esfregona 11 introduzida por fora na fenda de introdução 9.
Se o aparelho destinado à limpeza húmida do chão for levantado, os braços de suporte de esfregona 3 ocupam a posição inclinada para o exterior mostrada na fig. 2. Ambas as metades de esfregona 11 são rodadas uma contra a outra e o feixe consistindo em fios, ou faixas 13 como mostrado na fig. 2, diminui a sua forma para baixo. Neste estado, a esfregona 12 não só pode ser introduzida mais
85 636 ΕΡ Ο 846 438/ΡΤ 8 facilmente num balde relativamente estreito para ser passada por água, como também, salientando o mais importante, a esfregona 12 que após o acto-de lavagem se encontra embebida por água, pode ser introduzida num cesto 17 redondo, relativamente pequeno, para espremer, em consequência da sua forma diminuta em baixo, cesto esse cujo contorno é indicado na fig. 2 só através de linhas de pontos e traços. Por meio de movimentos giratórios e pressão vertical, a esfregona 12 é torcida e espremida de modo que a água excedente seja extraída da mesma. Quando a esfregona 12 é posta, seguidamente, sobre a superfície a limpar, ambos os braços de suporte de esfregona 3 rodam para a posição horizontal mostrada na fig. 1. A esfregona 12 desdobra-se em toda a sua largura e pode, desta maneira, ser conduzida sobre a superfície a esfregar com a pressão de aperto suficiente. A ripa rígida superior 10 causa uma condução melhor da esfregona também na zona que sobressai lateralmente dos braços de suporte de esfregona 3.
Ambas as metades da esfregona 11, como se encontram representadas no desenho, sobressaem das extremidades exteriores das bordas de suporte de esfregona 14 dos braços de suporte de esfregona 3. A largura activa da esfregona 12 é, assim, essencialmente maior do que a distância das extremidades dos braços de suporte da esfregona 3. Mesmo assim, a pressão de aperto executada pela esfregona actua sobre toda a largura da esfregona. A flexibilidade das partes sobressaídas da esfregona facilita a introdução giratória no cesto para espremer. O exemplo da versão modificada representada na fig. 3, numa posição correspondente à fig. 2 de um aparelho destinado à limpeza húmida do chão, difere da versão segundo as figs. 1 e 2 apenas pelo facto de que em cada um de ambos os braços de suporte de esfregona 3, apoiados de forma giratória, se encontrar ligado, de forma articulada, através de um tirante 18, por exemplo um arame, a uma corrediça 19 deslocável ao longo do cabo 1, a qual é formada no exemplo da versão representada, como casquilho corrediço. Desta maneira, ambos os braços de suporte de esfregona 3 já podem ser conduzidos durante o estado levantado, quer dizer, antes de pôr a esfregona 12 sobre o chão na posição horizontal aberta, e serem mantidos nesta posição de modo que os referidos braços de suporte de esfregona 3 também não rodem para baixo num levantamento da esfregona 12 num tempo relativamente curto. 9 85 636 ΕΡ Ο 846 438/ΡΤ
Ο exemplo de uma versão de um aparelho destinado à limpeza húmida do chão representado na fig. 4 difere essencial mente da versão anteriormente descrita apenas pelo facto de cada uma de ambas as fendas de introdução 9 recolher uma metade de esfregona 11 e, particularmente, as suas bordas de suporte de esfregona 14 inclinadas para o exterior serem formadas num suporte de esfregona rígido 2' feito de uma só peça, o qual se encontra fixado ao cabo 1.
No estado levantado, a disposição das fendas de introdução 9 e as bordas de suporte de esfregona 14 condizem com a posição mostrada na fig. 2. Quando o aparelho destinado à limpeza húmida do chão segundo a fig. 4 é colocado sobre o chão, então os fios, ou as faixas 13, de ambos os suportes de esfregona 4 prolongam-se, embora ambas as bordas de suporte de esfregona 14 continuem a inclinar-se para o exterior. Este facto é particularmente conseguido pela parte sobressaída da ripa de topo superior 10. A borda inferior 20 do suporte de esfregona 2' serve para apertar contra uma borda interior 21 de cada uma das metades 11, a fim de apertar a esfregona 12 contra o chão no processo de esfrega.
Uma costura de junção 22 à qual se juntam as faixas 13 ou farrapos da esfregona 12 na ripa de topo 10 prolonga-se em cada uma de ambas as metades de esfregona 11 oblíqua e inclinadamente para o exterior. Nos exemplos de versões segundo as figs. 1 a 3, a altura h da ripa de topo 10 de cada metade de esfregona 11 aumenta a partir do lado interior para o lado exterior, de modo que a costura de junção 22 se prolonga oblíqua e inclinadamente também já na posição horizontal de ambos os braços de suporte de esfregona 3. No exemplo segundo a fig. 4, a altura h da ripa de topo 10 é igual em toda a largura. Em consequência da disposição rígida das bordas de suporte de esfregona inclinadas 14, as costuras de junção 22 inclinam-se, também neste exemplo, obliquamente para o exterior. Especialmente no emprego de faixas 13, ou farrapos, e de material mais robusto, o percurso oblíquo das costuras de junção 22, verificável na versão segundo a fig. 4, causa a diminuição para baixo do feixe das faixas 13, razão para uma introdução facilitada no cesto para espremer 17. A altura h de 2 cm, ou mais, da ripa de topo 10 da esfregona 12 foi escolhida em maior tamanho do que em esfregonas usuais. Esse facto tem como consequência que pela disposição oblíqua e inclinada para o exterior das ripas de topo 10 (pelo menos no estado levantado do aparelho destinado à limpeza húmida do chão), os pontos de partida das faixas 13 ou dos fios são deslocados para 10 85 636 ΕΡ Ο 846 438/ΡΤ dentro, embora as bordas exteriores das ripas de topo 10 continuem a sobressair para o exterior e, por isso, possibilitam uma pressão de aperto sobre uma largura maior.
Lisboa, -6. m 20,0
Por FIRMA CARL FREUDENBERG
- O AGENTE OFICIAL -O ADJUNTO
? EHG.® ANTÓNIO )0a. DA CUNHA FERREIRa
Ag. Of. Pr. Ind, flua das Fl©re$, 74 - 4.° ieso LISBOA

Claims (12)

  1. 85 636 ΕΡ Ο 846 438/ΡΤ 1/2
    Reivindicações 1 - Aparelho destinado à limpeza húmida do chão que possui um cabo (1) ligado na sua extremidade inferior a um suporte de esfregona oblongo (2), que se prolonga transversalmente ao cabo em ambos os lados do mesmo, suportando uma esfregona plana (12), caracterizado por a esfregona (12) consistir em duas metades de esfregona (11) compreendo ripas de topo, sendo cada uma delas suportada por uma borda de suporte de esfregona (14) do suporte de esfregona (2, 2'), e por ambas as bordas de suporte de esfregona (14), pelo menos no estado levantado do suporte de esfregona (2, 2'), se prolongarem oblíqua e inclinadamente para o exterior, e por as ripas de topo (10) de ambas as metades de esfregona (11) se encontrarem dispostas a uma certa distância uma da outra, e por a altura (h) de cada uma das ripas de topo (10) na sua borda exterior ter mais do que 2 cm.
  2. 2 - Aparelho destinado à limpeza húmida do chão de acordo com a reivindicação 1, caracterizado por ambas as extremidades das bordas de suporte de esfregona (14) voltadas uma para a outra se encontrarem a uma certa distância uma da outra.
  3. 3 - Aparelho destinado à limpeza húmida do chão de acordo com a reivindicação 1, caracterizado por ambas as metades de esfregona (11) sobressaírem das extremidades exteriores das bordas de suporte de esfregona (14).
  4. 4 - Aparelho destinado à limpeza húmida do chão de acordo com a reivindicação 1, caracterizado por as bordas de suporte de esfregona (14) serem formadas em braços de suporte de esfregona (3) que podem ser rodados à volta de um veio giratório (4) situado transversalmente em relação à direcção longitudinal do cabo, entre uma posição horizontal e uma posição inclinada para o exterior.
  5. 5 - Aparelho destinado à limpeza húmida do chão de acordo com a reivindicação 4, caracterizado por cada um de ambos os braços de suporte de esfregona (3) apresentar duas superfícies de encosto (6, 7) que se apoiam em ambas as posições dos braços de suporte de esfregona (3) numa respectiva contra-superfície (8) de uma peça central de suporte de esfregona (5) fixada ao cabo (1). 85 636 ΕΡ Ο 846 438/ΡΤ 2/2
  6. 6 - Aparelho destinado à limpeza húmida do chão de acordo com a reivindicação 5, caracterizado por cada um de ambos os braços de suporte ;de esfregona (3) se apoiarem na peça central de suporte de esfregona (5).
  7. 7 - Aparelho destinado à limpeza húmida do chão de acordo com a reivindicação 6, caracterizado por cada um de ambos os braços de suporte de esfregona (3) estarem ligados através de um tirante (18) a uma corrediça deslocável (19) ao longo do cabo (1).
  8. 8 - Aparelho destinado à limpeza húmida do chão de acordo com a reivindicação 1, caracterizado por ambas as bordas de suporte de esfregona (14) inclinadas para o exterior estarem formadas num suporte de esfregona (2') feito de uma só peça.
  9. 9 - Aparelho destinado à limpeza húmida do chão de acordo com a reivindicação 1, caracterizado por cada uma de ambas as bordas de suporte de esfregona (14) formarem uma borda inferior de uma fenda (9) aberta para o exterior.
  10. 10 - Aparelho destinado à limpeza húmida do chão de acordo com a reivindicação 1, caracterizado por cada uma de ambas as bordas de suporte de esfregona (14) e/ou da borda de apoio superior (15) oposta às mesmas se encontrar(em) equipada(s) com dentes de fixação (16) dirigidos para dentro.
  11. 11 - Aparelho destinado à limpeza húmida do chão de acordo com a reivindicação 1, caracterizado por uma costura de junção (22) das faixas (13), ou dos fios da esfregona (12), na ripa de topo (10), se prolongar oblíqua e inclinadamente para o exterior.
  12. 12 - Aparelho destinado à limpeza húmida do chão de acordo com a reivindicação 1, caracterizado por a altura (h) da ripa de topo (10) de cada metade de esfregona (11) aumentar a partir do lado interior para o lado exterior. Lisboa, “6. í^CV. ZGCí) Por FIRMA CARL FREUDENBERG
    EMG.· AMTÓMJO JOÃO DA CUNHA FERREIRA Âg. Of. Pr. Ind. Buo das Flores, 74 - 4." leoo LISBOA
PT97120054T 1996-12-07 1997-11-15 Aparelho destinado a limpeza humida do chao PT846438E (pt)

Applications Claiming Priority (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
DE19650867A DE19650867C2 (de) 1996-12-07 1996-12-07 Feuchtbodenwischgerät

Publications (1)

Publication Number Publication Date
PT846438E true PT846438E (pt) 2001-01-31

Family

ID=7813967

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
PT97120054T PT846438E (pt) 1996-12-07 1997-11-15 Aparelho destinado a limpeza humida do chao

Country Status (8)

Country Link
US (1) US5970567A (pt)
EP (1) EP0846438B1 (pt)
AT (1) ATE196066T1 (pt)
DE (2) DE19650867C2 (pt)
DK (1) DK0846438T3 (pt)
ES (1) ES2150181T3 (pt)
GR (1) GR3034990T3 (pt)
PT (1) PT846438E (pt)

Families Citing this family (8)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
US6820301B2 (en) * 2002-05-07 2004-11-23 Quickie Manufacturing Corporation Cleaning implement with removable cleaning element
US7316046B2 (en) * 2003-11-06 2008-01-08 S.C. Johnson & Son, Inc. Cleaning brush with disposable/replaceable brush head
US7624468B2 (en) 2006-07-18 2009-12-01 Kimberly-Clark Worldwide, Inc. Wet mop with multi-layer substrate
US8065775B2 (en) * 2008-10-28 2011-11-29 Michael Alan Cameneti Mop convenient for the replacement of the consumptive material
US8640296B2 (en) * 2010-01-11 2014-02-04 Quickie Manufacturing Corporation Adjustable cleaning head for a cleaning tool
US9010873B2 (en) * 2010-08-30 2015-04-21 Rubbermaid Commercial Products Llc Method of creating a closed mop head
US9700193B2 (en) * 2014-10-20 2017-07-11 Rubbermaid Commerical Products, Llc Tubular head band mounted wet mop
CN109050486A (zh) * 2018-09-30 2018-12-21 王子元 一种喷头和洗涤布可转换的手持汽车电动清洗装置

Family Cites Families (11)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
DE7415600U (de) * 1975-01-30 Nedac B V Reinigungsgerät, insbesondere Wischer
DE268464C (pt) *
US90562A (en) * 1869-05-25 peters
US1438644A (en) * 1922-04-05 1922-12-12 Hill Nikalai Mop-cloth holder
US3911521A (en) * 1974-01-04 1975-10-14 Drackett Co Swing-wing dust mop
IL80938A (en) * 1986-12-10 1990-07-12 Raphael Bachar Floor wiper clamp
DE4109142A1 (de) * 1991-03-20 1992-09-24 Gyoergy Dipl Ing Farkas Handbetaetigtes, auswringendes aufwischgeraet
US5481777A (en) * 1994-08-03 1996-01-09 Nenninger; Charles L. Releasable mop head
US5435852A (en) * 1994-09-07 1995-07-25 Robinson; Richard E. Mop assembly
DE19503572C1 (de) * 1995-02-03 1996-07-25 Vileda Gmbh Vorrichtung zum Auspressen eines Mops eines Feuchtbodenwischgerätes
EP0759283A1 (en) * 1995-08-18 1997-02-26 Minnesota Mining And Manufacturing Company Mops

Also Published As

Publication number Publication date
GR3034990T3 (en) 2001-03-30
DE19650867C2 (de) 2001-04-12
ATE196066T1 (de) 2000-09-15
ES2150181T3 (es) 2000-11-16
DE59702309D1 (de) 2000-10-12
US5970567A (en) 1999-10-26
DK0846438T3 (da) 2001-01-02
EP0846438B1 (de) 2000-09-06
DE19650867A1 (de) 1998-06-18
EP0846438A1 (de) 1998-06-10

Similar Documents

Publication Publication Date Title
PT846438E (pt) Aparelho destinado a limpeza humida do chao
US2201079A (en) Wringer mop
US5435852A (en) Mop assembly
US1882918A (en) Mop wringer
US1978748A (en) Two-way mop
US3106736A (en) Compression sponge mop
JP2012081209A (ja) 清掃用具
US7089622B2 (en) Wring mop
US1802889A (en) Mop
JP2005510335A (ja) 洗浄用手動器具
KR101281509B1 (ko) 걸레 세척장치
US5894625A (en) Mop roller wringer
PT808601E (pt) Equipamento de limpeza, em particular para esfregar de modo húmido e molhado
US20070240270A1 (en) Device for Cleaning Floors and Similar Surfaces
JP6343074B1 (ja) モップ装置
CN216364959U (zh) 一种新型拖把
US1456696A (en) Floor and wall mop
CN208551689U (zh) 横板折齿平板拖把
US2668970A (en) Self-wringing mop
US2230356A (en) Dust mop cleaner
US6076220A (en) Mop roller wringer locking system
US8850651B1 (en) Mop head and handle
JPH061103Y2 (ja) 洗浄脱水装置用モップ
FI106527B (fi) Mopin kuivaksi puristava moppijärjestelmä
US3267505A (en) Rod-handled tool