PT84641B - Metodo e aparelho para o processamento de reversao de placas litograficas de impressao - Google Patents

Metodo e aparelho para o processamento de reversao de placas litograficas de impressao Download PDF

Info

Publication number
PT84641B
PT84641B PT8464187A PT8464187A PT84641B PT 84641 B PT84641 B PT 84641B PT 8464187 A PT8464187 A PT 8464187A PT 8464187 A PT8464187 A PT 8464187A PT 84641 B PT84641 B PT 84641B
Authority
PT
Portugal
Prior art keywords
plates
water
heating
plate
environment
Prior art date
Application number
PT8464187A
Other languages
English (en)
Other versions
PT84641A (pt
Inventor
Peter Garth
Stuart M Simpson
Alan H Rogers
John E Parkinson
Original Assignee
Horsell Graphic Ind Ltd
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Horsell Graphic Ind Ltd filed Critical Horsell Graphic Ind Ltd
Priority to PT8464187A priority Critical patent/PT84641B/pt
Publication of PT84641A publication Critical patent/PT84641A/pt
Publication of PT84641B publication Critical patent/PT84641B/pt

Links

Landscapes

  • Printing Plates And Materials Therefor (AREA)
  • Photosensitive Polymer And Photoresist Processing (AREA)

Description

A presente invenção refere-se ao processamento de placas litográficas de impressão.
É sabido que as placas litográficas de impressão que têm certos revestimentos sensíveis à luz, tais como os que compre, endem uma ortoquinona diazida, descritos na patente de invenção britânica N2 2 082 339 áa presente requerente, podem ser rever tidas durante o processamento pelo qual pode produzir-se um ne. gativo da imagem original nas placas, pelas fases sucessivas de expôr por imagem as placas, aquecer as mesmas para converter o revestimento nas áreas irradiadas numa forna insolúvel no re. velador alcalino e expôr depois completamente as placas de modo que o revestimento nas áreas nSo irradiadas anteriormente é de. composto para se obter uma forma solúvel no referido revelador. A conversão por irradiação de pelo menos o revestimento do exem pio específico á entendida como um processo de degradação do que resulta a formação de grupos carboxilo.
De um ponto de vista económico, é desejável que o processo de reversão seja efectuado a velocidade elevada e, de preferen cia, fazendo passar as placas pelas fases de aquecimento e expo. siçâo total em um mecanismo de processamento integrado, mas enquanto a conversão te'rmica do revestimento nas áreas expostas por imagem das placas pode ser feita facilmente a alta velocida de, têm-se experimentado dificuldades em completar o processo de reversão com a mesma velocidade ou caudal de passagem.
Parece ser vantajoso arrefecer as placas entre as fases de aquecimento e exposição completa, mas verificou-se nâo ser suficiente a provisão de um andar de arrefecimento para garantir um resultado inteiramente satisfatório a partir do andar de ir radiação, constituindo portanto um objecto da presente invenção proporcionar um outro aperfeiçoamento no andar de irradiação.
Segundo um aspecto da presente invençSo, proporciona-se um método do processamento de reversSo de placas litográficas de impressSo com um revestimento sensível à luz numa super fície, que compreende as fases sucessivas de:
- expor por imagem a superfície revestida para a tornar solúvel no revelador;
- aquecer a placa para tornar a porçSo exposta por imagem relativamente insolúvel no revelador;
- proporcionar na superfície do revestimento um ambiente imediato cora um teor de água maior do que o da atmosfera ambi ente; e
- irradiar completamente a referida superfície. De prefe, rência a irradiaçSo é efectuada através do referido ambiente.
processo pode compreender a fase adicional de arrefecer a placa depois do seu aquecimento.
teor de água do ambiente imediato pode ser puramente ga soso. Iías, de preferência, o ambiente compreende água líquida. A água pode encontrar-se sob a forma de uma camada contínua, revestimento sensível à luz pode compreender uma quinona diazida aromática e, além disso, pode compreender uma resina de resol ou novolaca.
A irradiaçSo pode fazer-se por uma lâmpada de UV.
Segundo um outro aspecto da presente invençSo, proporciona, -se um aparelho para ser utilizado no processamento de reversSo de uma placa litográfica de impressSo que tem um revestimento sensível à luz numa sua superfície, tendo o referido revestimento sido exposto por imagem a uma radiaçSo actínica, compreendendo o aparelho:
- meios para aquecer a superfície exposta,
- meios para proporcionar à referida superfície um ambiente imediato com um teor de água maior do que o da atmosfera ambien te, e
- meios para a exposição completa da referida superfície à radiaçSo actínica.
De preferência, o aparelho é tal que a irradiaçSo é feita através do referido ambiente.
aparelho pode compreender ainda meios para o arrefecimen to ulterior da placa entre os meios de aquecimento e os meios para proporcionar à superfície o ambiente imediato referido,
O aparelho pode compreender ainda meios de transporte para transportar a referida placa sucessivamente em relaçSo posicionai efectiva com os referidos meios de aquecimento e de exposiçSo completa e, quando utilizados, os citados meios de arrefecimento, Os meios de transporte podem compreender cadeias afastadas.
Os meios para proporcionar um ambiente imediato com um teor de água elevado podem compreender um banho de água. O apa. relho pode compreender ainda rolos de compressão linear para a introdução das placas no banho de água e ainda rolos de compres, são linear para retirar a placa do banho.
Descrevem-se agora formas de realização da presente invenção, a título de exemplo e com referência aos desenhos esque. máticos anexos, cujas figuras representam:
A fig, 1, uma forma de realização de uma máquina de proces. sarnento de placas, num corte longitudinal; e
A fig, 2, uma outra forma de realização, num corte semelhan te,
Como se mostra na fig, 1, a unidade de processamento litográfico compreende um forno (2), uma unidade de arrefecimento (4) e uma unidade de irradiação (6) através da qual cada uma das placas (8) a (20) passa continuamente, com as suas superfí. cies sensibilizadas para cima e suportadas de una maneira conven cional num certo número de cadeias sem-fim (22) afastadas lateralmente em relação às unidades de modo a suportarem as placas a toda a sua largura. As cadeias são accionadas através da uni. dade de processamento no sentido da seta (32) pela roda de espigas (54) com uma velocidade da ordem de 1 m/minuto ou maior, e limitadas por tambores com rebordo (56) de modo que o braço superior, de suporte das placas, está tenso e o inferior, de re. torno, (não representado) está lasso,
A placa (8) está representada a entrar no forno (2) e a placa (10) está representada dentro do forno, que é ajustado a uma temperatura para aquecer as placas, por exemplo entre 120° e 140°C, Para velocidades de passagem elevadas, o forno conven cional pode não proporcionar energia suficiente para elevar a temperatura das placas coito é requerido durante o tempo em que elas se mantêm dentro do forno e pode ser necessário aumentar a fase de aquecimento com um pré-aquecedor de infravermelhos (52).
Crê-se que as placas aquecidas necessitam de ser arrefecidas para melhorar a operação de irradiação e a unidade de ar refecimento (4) está disposta de forma tal que se reduza a tem peratura das placas para um valor inferior a cerca de 5C?C, A unidade de arrefecimento compreende um permutador de calor (25) alimentado com água fria da rede através do tubo de entrada (26) e com ar ambiente forçado por meio da ventoinha (28). 0 ar frio incide assim sobre as placas à medida que elas passam através do arrefecedor, exemplificado pela placa (12), e escapa-se para dentro da unidade de irradiação (6),
Para além da unidade de arrefecimento, no sentido do movimento das placas, há um banho pouco profundo (34) com cerca de 600 mm de comprimento e com uma largura igual à do forno, A água é fornecida para o interior do banho a partir do permutador de calor por meio de um tubo (36), enquanto o excesso de água corre por uma represa (58), cujo bordo superior, que deter mina o nível da água (42), está precisamente por baixo das cadeias (22), e é removida através do tubo de saída (38).
As cadeias, que passam sobre uma guia de pclipropileno (60) na entrada do banho, são deflectidas bruscamente para baixo para dentro da água, por meio da barra transversal não rotativa (40), a partir da qual se inclinam então gradualmente para cima, para sair do banho por sobre uma segunda guia de polipropileno (62). Embora os bordos traseiros das placas, que são substanci alrzente rígidos , sejam suportados pela porção das cadeias que conduzem à guia (60), os bordos dianteiros projectam-se para a frente sobre a superfície da água no banho até entrarem em con tacto com o cilindro de escovas (44), situado por cima e para a frente da porção inclinada para baixo das cadeias, que faz pressão nos bordos dianteiros daquelas placas, tais como a placa (14) representada, e guia as mesmas para entrar na água e entrar de novo em contacto com as cadeias à medida que elas sobem para a guia (62).
Uma caixa (46) está disposta por cima do banho e encerra uma lâmpada de ultravioletas (4-8) única, de grande potência (5 Kw), colocada transversalmente em relação à direcção do mo. vimento das placas. A caixa (46) é ventilada por ar proveniente da unidade de arrefecimento que é então posta em comunicação com a atmosfera, por meio da ventoinha extractora (50). Esta remove também qualquer ozono produzido pela lâmpada (48), que constitui um perigo potencial para a saúde.
Enquanto as placas sSo colocadas cerca de 30 mm abaixo do nível da água no banho (16) representado, elas são irradiadas com luz ultravioleta a partir da lâmpada (48), através de um diafragma de vidro (64). Verificou-se que a irradiação através da água é mais eficaz, no curto intervalo de tempo em que as placas passam pela unidade de irradiação, do que se a face sensível das placas estivesse em contacto com ar seco,
A drenagem da água das cadeias (22) e de uma placa, tal como a placa (18) representada, em emergência do banho sobre a guia (62), é recolhida muna tina colectora (30), enquanto outra tine colectora (66) recolhe a água drenada das cadeias à medida que elas contornam a roda de espigas (54).
A fig. 2 mostra uma máquina de processamento de placas de acordo com uma outra forma de realização, que pode ser de uma outra largura, consoante as dimensêes das placas a processar.
Nesta forma de realização, as cnracterísticas que têm cor respondentes na forma de realização da fig. 1 terão em geral a mesma referência e, portanto, a máquina de processamento compre, ende um forno (2) com cerca de 600 mm de comprimento situado por baixo do braço superior de um certo número de cadeias sem-fim (22) sobre as quais as placas (8) a (20) passam desde uma estação de entrada (3) até uma estação de saída (5), As cadeias são accionadas através da máquina por rodas de espigas (49) por baixo do banho (34) e são limitadas por tambores com rebordo (51) nas duas extremidades da máquina, de modo que o braço superior (7) está tenso e o braço inferior (9) está lasso,
A jusante do forno, as placas, tais como a placa (12), pas. sam para o interior de uma zona de arrefecimento na qual uma ventoinha (28) sopra ar para sobre as placas, atrave's de um per mutador de calor (24) que é alimentado com água fria da rede.
Ao deixar a zona de arrefecimento, as cadeias (22) são des. viadas ao longo de um trajecto descendente (11), de modo que o bordo dianteiro das placas sucessivas, exemplificadas pela pl£ ca (14), projectam-se sobre um banho de água rectangular (34).
banho (34), que tem uma largura e um comprimento análogos aos do forno, é alimentado com água proveniente do permutador de calor (24), que é mantido com um nível constante por meio de dispositivos convencionais, não representados.
Um par de cilindros de alimentação transversais (13) está disposto na extremidade de montante do banho de água (34), com a linha cie compressão entre os mesmos ligeiramente abaixo do ní vel da água, enquanto um. outro par de cilindros (15) está disposto na extremidade de jusante do banho, com a sua linha de compressão precisamente fora de água. Um leito perfurado (17) de.polipropileno está colocado no interior do banho, estenden do-se transversalmente e, com uma ligeira curvatura cdncava longitudinalmente entre os pares de cilindros (13) e (15).
Os cilindros (13) são rodados de tal modo que as suas superfícies contíguas se movam para a frente com a mesma velocidade que as cadeias (22), de modo que recebem o bordo dianteiro das sucessivas placas e introduzem-nas na água no banho ã medida que as cadeias (22) são desviadas para baixo, sem fazer com que o bordo traseiro deslize sobre as cadeias. 0 cilindro superior do par (13) é colocado ligeiramente para a frente do outro no sentido do movimento das placas de modo que, quando as placas emergem para a frente do par de cilindros e devido à natureza um tanto flexível dos mesmos, as placas são empurradas segundo um ligeiro ângulo para baixo para dentro de água até estabelecerem contacto com o leito (17). Ainda agarrada pelo par de cilindros (13), cada placa sucessiva é depois guia da pelo leito (17) e eventualmente dirigida para cima e finalmente para fora da água para ser recebida na linha de contacto entre os cilindros (15), dos quais o superior está ligeiramente para trás em relação ao inferior.
A distância entre os pares de cilindros (13) e (15) é tal que a placa mais curta que se pretende processar na máquina será apanhada pelo par de cilindros (15) no seu bordo dianteiro antes de o bordo traseiro deixar a linha de contacto do par de cilindros (13). Os cilindros do par (15) sâo sincronizados com os cilindros (13) de modo que nâo há escorregamento entre a pia, ca e qualquer dos pares de cilindros no caso de uma placa mais comprida ser mantida durante um curto intervalo de tempo em ambas as linhas de contacto dos cilindros. A linha de contacto entre os cilindros (15) está situada acima do nível da água úo banho, de modo que os cilindros exercem úma acçâo de espremedor nas placas quando elas s5o retiradas do banho, braço superior (7) do agregado de cadeias (22), que foi desviado para baixo na porção (11), é guiado por baixo do banho de água (34) e inclinado para cima e para a frente em relação ao banho, sobre a porção (21) de modo a ficar numa posi. çSo apropriada para receber as placas que emergem a partir da linha de contacto dos cilindros (15) e transporta-as para a fren te, como se mostra em (18), no sentido da estação de saída (5).
Unia lâmpada de ultravioletas (48) é colocada transversalmente em relação a máquina, sobre o banho de água (34), e um diafragma de vidro horizontal (64) é colocado entre a lâmpada (43) e o banho (34). Como se descreveu em ligação com a primei, ra forma de realização, uma placa tal como a placa (16) representada é disposta para ser completamente irradiada por meio da lâmpada (48) enquanto está a passar sob a água no banho (34), de modo que quaisquer porções do revestimento da placa nâo expostas à radiação actínica antes do aquecimento no forno (2) tornam-se solúveis nos álcalis pela acçâo da radiação proveniente da lâmpada (48),
A lâmpada (43) á encerrada numa caixa (47) que está ligada a uma ventoinha de extracção (50), pelo que qualquer ozono formado em torno da lâmpada (48) é retirado e enviado para a atmos, fera. A ventoinha de extracção serve igualmente para retirar ar da vizinhança de um elemento de pré-aquecimento por infra-verme. lhos (52), colocado a montante do forno (2), e enviar o mesmo para a atmosfera.
Embora se prefira que o ambiente rico em água que envolve as placas enquanto recebem a irradiaçSo seja proporcionado com uma camada contínua de água líquida, está dentro dos objectivos da presente invenção substituir o banho de água por uma câ. mara na qual se estabelece um grau de humidade maior do que o da atmosfera circundante, o qual Berá mantido por meio de um atomizador ou outro meio apropriado e convencional.
Reivindicações

Claims (13)

1. - Método para o processamento de reversão de placas litográficas de impressão que têm um revestimento sensível à luz numa superfície, caracterizado por compreender as fases sucessivas de:
(i) expôr por imagem a superfície revestida para a tornar solúvel no revelador;
(ii) aquecer a placa para tornar a porção exposta por ima gem relativamente insolúvel no revelador;
(iii) proporcionar na superfície revestida um ambiente imediato que possua um teor de água maior do que o da atmosfera ambiente, e (iv) irradiar a referida superfície.
2. - Método de acordo com a reivindicação 1, caracterizado por a irradiação ser feita através do referido ambiente.
3. - Método de acordo com as reivindicações 1 ou 2, carac r terizado por compreender ainda a fase de arrefecer a placa depois do seu aquecimento.
4. - Método de acordo com uma qualquer das reivindicações 1 a 3, caracterizado por o teor de água do ambiente imediato ser puramente gasoso.
5. - Método de acordo com uma qualquer das reivindicações 1 a 3, caracterizado por o ambiente compreender água no estado líquido.
6. - Método de acordo com a reivindicação 5, caracterizado por a ãgua se apresentar como uma camada contínua.
1C
7. - Método de acordo com uma qualquer das reivindicações anteriores, caracterizado por o revestimento sensível à luz compreender uma quinona diazida aromática e optativamente uma resina resol ou Novolak.
8. - Aparelho para utilização no processamento de reversão de uma placa litográfica de impressão com um revestimento sensível ã luz numa sua superfície, tendo o referido revestimento sido exposto por imagem a radiação actínica, caracterizado por com- f
preender:
(i) meios para aquecer a superfície exposta, (ii) meios para proporcionar à superfície referida um ambiente imediato com um teor de água maior do que o da atmosfera ambiente, e (iii) meios para a exposição total da referida superfície ã radiação actínica.
9. - Aparelho de acordo com a reivindicação 8, caracterizado por a superfície ser exposta à radiação através do referido ( ambiente.
10. - Aparelho de acordo com as reivindicações 8 ou 9, caracterizado ainda por compreender meios para arrefecer a placa depois do seu aquecimento.
11. - Aparelho de acordo com uma qualquer das reivindicações 8 ou 9, caracterizado por compreender ainda meios de transporte para transportar a referida placa sucessivamente numa relação posicionai efectiva com os referidos meios de aquecimento, de proporeionanientodo referido ambiente e de exposição total, bem como os meios de arrefecimento, quando utilizados.
RESUMO
Método e aparelho para o processamento de reversão de placas litográficas de impressão
A invenção refere-se a uma máquina automática para o processamento de reversão de placas litográficas de impressão que exigem ser expostas totalmente depois de um aquecimento.
0 processo e o aparelho segundo a invenção proporcionam o transporte das placas através de água num banho de pequena profundi dade durante a sua exposição.
12. - Aparelho de acordo com uma qualquer das reivindica ções 8 a 11, caracterizado por os meios de proporcionamento de um ambiente imediato de elevado teor de água compreenderem um banho de água.
13. - Aparelho de acordo com a reivindicação 12, caracterizado por compreender ainda cilindros de compressão linear para a introdução das placas no banho de água e, optativamente, outros rolos de compressão linear para retirar as placas do banho.
Lisboa, 8 de Abril de 1987
PT8464187A 1987-04-08 1987-04-08 Metodo e aparelho para o processamento de reversao de placas litograficas de impressao PT84641B (pt)

Priority Applications (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
PT8464187A PT84641B (pt) 1987-04-08 1987-04-08 Metodo e aparelho para o processamento de reversao de placas litograficas de impressao

Applications Claiming Priority (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
PT8464187A PT84641B (pt) 1987-04-08 1987-04-08 Metodo e aparelho para o processamento de reversao de placas litograficas de impressao

Publications (2)

Publication Number Publication Date
PT84641A PT84641A (pt) 1989-05-12
PT84641B true PT84641B (pt) 1993-09-30

Family

ID=20084011

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
PT8464187A PT84641B (pt) 1987-04-08 1987-04-08 Metodo e aparelho para o processamento de reversao de placas litograficas de impressao

Country Status (1)

Country Link
PT (1) PT84641B (pt)

Also Published As

Publication number Publication date
PT84641A (pt) 1989-05-12

Similar Documents

Publication Publication Date Title
US4927741A (en) Processing of exposed lithographic printing plates by conducting second exposure under water
US4434562A (en) Curing apparatus and method
US4017982A (en) Drying apparatus
US3958586A (en) Combined washer and dryer unit
NL8004499A (nl) Inrichting voor het met behulp van lucht drogen van een waterige brij.
PT84641B (pt) Metodo e aparelho para o processamento de reversao de placas litograficas de impressao
JP2568447B2 (ja) 印刷原板を処理するための装置及び方法
ES2040580T3 (es) Instalacion para colocacion, desinfeccion, y secado de los zapatos.
EP1070927B1 (de) Durchlauftrockner für Platten oder Bahnen
FI91812B (fi) Valotettujen laakapainolevyjen käsittely
GB2188448A (en) Processing of lithographic printing plates
US4466737A (en) Apparatus and method for exposing a sensitized base
JP3438068B2 (ja) 乾燥装置
JP2598059B2 (ja) 露光式石版の製造方法
DE2265002C3 (de) Strahlungsheizkörper
US5456174A (en) Apparatus for manufacturing screen printing plates
DE29821502U1 (de) Vorrichtung zur Behandlung von Kühl-Schmierstoffen
ATE74419T1 (de) Vorrichtung zum aufheizen eines gasstroms.
US3538834A (en) Drying and piling device for wet developed sensitized papers
GB2014627A (en) Heat Treatment Apparatus for Textile Webs
CN208180481U (zh) 一种一体式丝网版制作装置
CN216059025U (zh) 一种食品杀菌装置
US3364593A (en) Film dryer
JPH05289299A (ja) 自動現像機
JP3246874B2 (ja) 小形ゴムロールの連続加硫方法及び装置

Legal Events

Date Code Title Description
FG3A Patent granted, date of granting

Effective date: 19930312

MM3A Annulment or lapse

Free format text: LAPSE DUE TO NON-PAYMENT OF FEES

Effective date: 19990930