PT83596B - Processo e dispositivo automatico de limpeza de um permutador de calor para fluidos gasosos - Google Patents

Processo e dispositivo automatico de limpeza de um permutador de calor para fluidos gasosos Download PDF

Info

Publication number
PT83596B
PT83596B PT83596A PT8359686A PT83596B PT 83596 B PT83596 B PT 83596B PT 83596 A PT83596 A PT 83596A PT 8359686 A PT8359686 A PT 8359686A PT 83596 B PT83596 B PT 83596B
Authority
PT
Portugal
Prior art keywords
channels
injection
elastic elements
cleaning
supplementary
Prior art date
Application number
PT83596A
Other languages
English (en)
Other versions
PT83596A (fr
Original Assignee
Neu Sa
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Neu Sa filed Critical Neu Sa
Publication of PT83596A publication Critical patent/PT83596A/pt
Publication of PT83596B publication Critical patent/PT83596B/pt

Links

Classifications

    • FMECHANICAL ENGINEERING; LIGHTING; HEATING; WEAPONS; BLASTING
    • F28HEAT EXCHANGE IN GENERAL
    • F28GCLEANING OF INTERNAL OR EXTERNAL SURFACES OF HEAT-EXCHANGE OR HEAT-TRANSFER CONDUITS, e.g. WATER TUBES OR BOILERS
    • F28G7/00Cleaning by vibration or pressure waves
    • FMECHANICAL ENGINEERING; LIGHTING; HEATING; WEAPONS; BLASTING
    • F28HEAT EXCHANGE IN GENERAL
    • F28GCLEANING OF INTERNAL OR EXTERNAL SURFACES OF HEAT-EXCHANGE OR HEAT-TRANSFER CONDUITS, e.g. WATER TUBES OR BOILERS
    • F28G1/00Non-rotary, e.g. reciprocated, appliances
    • F28G1/06Non-rotary, e.g. reciprocated, appliances having coiled wire tools, i.e. basket type

Landscapes

  • Engineering & Computer Science (AREA)
  • Chemical & Material Sciences (AREA)
  • Combustion & Propulsion (AREA)
  • Mechanical Engineering (AREA)
  • General Engineering & Computer Science (AREA)
  • Heat-Exchange Devices With Radiators And Conduit Assemblies (AREA)
  • Cleaning In General (AREA)
  • Cleaning By Liquid Or Steam (AREA)
  • Cleaning And De-Greasing Of Metallic Materials By Chemical Methods (AREA)
  • Vaporization, Distillation, Condensation, Sublimation, And Cold Traps (AREA)
  • Physical Or Chemical Processes And Apparatus (AREA)
  • Gas Separation By Absorption (AREA)

Description

A presente invenção tem como objecto um processo e um dispositivo automático de limpeza periódica das superfícies de um permutador de calor destinado a tratar fluidos gasosos que circulam em canais verticais definidos entre as referidas superfícies.
problema resultante do engorduramento das superfícies de troca dos permutadores de calor é um obstáculo importante para a sua exploração. Para os permutadores de calor destinados a tratar fluidos gasosos, observa-se em primeiro lugar uma diminuição do fluxo de calor permutado, devido ao engorduramento das paredes entre as quais circula 0 fluido gasoso. Por outro lado, observam-se depósitos de poeira que podem atingir rapidamente espessuras não desprezíveis, 0 que provoca um aumento importante das perdas de carga.
Visto que os permutadores de calor são constituídos em geral por um certo número de canais em paralelo, o engorduramento provoca um risco de colmatagem de uma parte da secção de passagem dos gases, do que resulta uma perda de superfície de permuta que provoca uma diminuição da eficácia do permutador. De facto, é muito difícil promover uma distribuição rigorosamente uniforme dos débitos na totalidade dos canais em paralelo de um permutador de calor deste género. Assim, pode imaginar-se que alguns canais recebam um débito menor que outros. Visto que todos os canais são, em geral, geometricamente iguais, as velocidades de circulação nalguns canais podem ser, portanto, menores que noutros. A velocidade de depósito das partículas de poeira varia em sentido inverso ao da velocidade de circulação dos gases, do que resulta um depósito preferencial das partículas sólidas ao longo das paredes das zonas menos bem alimentadas do permutador. as características das perdas de carga dos canais obstruídos aumentam rapidamente com a diminuição dos seus diâmetros hidráulicos, o que provoca de novo uma diminuição das velocidades de circulação. Assim, 0 fenómeno sustenta,-se a si próprio e até se acelera até à obturação completa de alguns canais.
65.470
Case 1777/85
-3Para evitar estes inconvenientes, procede-se em geral à conservação regular das superfícies de permuta. Esta conservação pode fazer-se de maneira descontínua com intervenção humana periódica. No entanto, esse processo tem o inconveniente de provocar custos de mão de obra importantes e perdas de produtividade, devido às paragens necessárias da instalação.
Pensou-se, portanto, em lutar contra 0 engorduramento dos permutadores de calor actuando na própria origem do fenómeno.
Imaginou-se primeiro lutar contra o entupimento dos permutadores de calor por meio da organização de maneira rigorosamente uniforme, das circulações de maneira que os depósitos sólidos se produzissem simultaneamente em todas as superfícies. A espessura dos depósitos tende então assintoticamente para um limite no qual a velocidade de erosão contrabalança a velocidade de depósito. Esse limite estável da espessura dos depósitos evita o entupimento parcial da. secção de passagem dos gases no permutador. A patente francesa Nô. 2 524 132 descreve uma realização deste género, na qual a passagem dos gases é organizada de maneira perfeitamente uniforme. No entanto, não se pode ter a certeza de que não haja um desequilíbrio acidental da alimentação, que provocaria então um começo de colmatagem.
Outro meio de combate ao engorduramento e colmatagem con siste em prever uma limpeza do interior dos tubos. Previram-se dispositivos para esse fim, em particular para os permutadores de calor tubulares destinados ao tratamento de líquidos.
Conhece-se, por exemplo, a utilização de corpos flexíveis de tamanho um pouco maior que 0 diâmetro dos tubos, que são obrigados por meio de impulsão hidráulica a percorrer todo o comprimento dos tubos (cf. patente europeia Ns 41 698). No entanto, esse processo não é aplicável no caso de uma circulação gasosa compressível.
Nalguns casos, preconizou-se a utilização de restrições de atrito dos fluidos sobre as paredes de permuta © as suas bruscas variações para desprender os depósitos particulares. Conhece-se, por exemplo, um dispositivo de limpeza a vapor ou a ar comprimido dos tubos de fumo das caldeiras (cf. patente euro65.470
Case 1777/85
UM
-4peia Ns. 29933)· Mas nem todos os depósitos sólidos se deixam desprender sob a influência apenas das restrições de atrito, e só uma raspagem mecânica poderia garantir uma conservação regular das superfícies de permuta.
Para os permutadores de calor destinados a tratar os líquidos, já se pensou em utilizar uma espiral metálica elástica mantida em agitação pela circulação do líquido (patente francesa Ns. 2 479 9ó4). Num processo deste género, a quantidade de movimento transmitida pelo líquido basta para provocar a agitação do fio metálico que entra em contacto repetitivo com as paredes internas dos tubos, fazendo a„ssim a limpeza. Todavia, no caso de um fluido gasoso, esse processo não poderia ser utilizado, visto que as quantidades de movimento transmitidas pelos gases não são suficientes, em condições de utilização normais. Um aumento da velocidade de circulação do fluido gasoso para obter o efeito desejado, provocaria o aparecimento de perdas de carga excessivamente grandes.
A patente francesa Ns. 2 435 292, também apropriada para o caso de um permutador de calor para o tratamento de líquidos, utiliza um dispositivo mecânico para alongar periodicamente uma mola helicoidal cuja função é raspar as substâncias depositadas ao longo das paredes, impedindo assim a sua deterioração por sobreaquecimento local. Preconiza-se a utilização de um ajustamento cerrado ao longo da parede do tubo,
A utilização de um dispositivo mecânico deste género para um permutador de calor destinado a tratar fluidos gasosos, em particular a alta temperatura que pode ultrapassar 800°C, poeirentos e porventura agressivos, apresentaria dificuldades consideráveis tanto no respeitante à concepção como no que se refere à fiabilidade.
A presente invenção tem como objecto um processo e um dispositivo automáticos de limpeza periódica das superfícies interiores de um permutador de calor para fluidos gasosos que permita obter um começo de vibração de elementos elásticos de raspagem colocados no interior dos canais do permutador de calor, por meios simples accionados pneumaticamente, a fim de resolver
65.470
Case 1777/85
-5os problemas resultantes da adaptação dos dispositivos de limpe za conhecidos aos permutadores de calor destinados a tratar
fluidos gasosos.
De acordo com a invenção, o processo automático de limpeza periódica das superfícies de um permutador de calor para fluidos gasosos que circulam em canais verticais entre as referidas superfícies, utiliza elementos elásticos colocados permanentemente nos referidos canais e capazes de entrar em vibração para efectuar a limpeza das referidas superfícies. A entrada em vibração dos elementos elásticos, de acordo com a presente invenção, faz-se sucessivamente em pelo menos um grupo de canais do permutador de calor, por meio de uma injecção de um gás comprimido suplementar numa posição em que induz no referido grupo de canais um débito de fluidos gasosos proveniente do permutador.
comando da injecção do gás suplementar pode ser feito manualmente de maneira intermitente, ou segundo uma sequência determinada para cada grupo de canais do permutador sob o controlo de um automatismo de pilotagem, a injecção do gás suplementar sob pressão pode ser efectuada no eixo ou no plano de simetria dos canais, ou ainda de maneira inclinada conforme as aplicações.
A injecção do gás suplementar comprimido efectua-se de preferência por meio de agulhetas colocadas numa posição a montante da abertura de cada canal do permutador de calor.
A invenção tem também como objecto um dispositivo automático de limpeza periódica das superfícies de um permutador de calor para fluidos gasosos que permite a aplicação do processo da invenção. 0 dispositivo da invenção compreende condutas de injecção de gás comprimido suplementar que terminam a montante e em frente das aberturas dos grupos de canais e um dispositivo de accionamento de injecção apropriado para accionar sucessiva, e periodicamente em cada grupo de canais, uma injecção de gás comprimido suplementar que induz no grupo de canais um débito de fluido gasoso proveniente do permutador, provocando assim a entrada em vibração dos elementos elásticos que estão no grupo de canais. Estas vibrações, que se produzem simultaneamente de
-6maneira longitudinal, transversal e em rotação, provocam numerosos contactos entre os elementos elásticos e as paredes internas dos canais do permutador de calor, provocando assim uma raspagem destas paredes e a separação das partículas sólidas que podem então cair pela acção da gravidade, nos canais verticais e/ou ser arrastadas pela circulação gasosa.
Os elementos elásticos estão preferivelmente fixados nas suas duas extremidades, próximo das duas extremidades dos canais.
Numa variante, os elementos elásticos podem estar fixados apenas nas suas extremidades superiores, próximas da abertura, ficando então livres as extremidades inferiores dos elementos elásticos.
As condutas de injecção compreendem preferivelmente agulhetas de injecção que dirigem a circulação de gás comprimido suplementar para a abertura superior dos canais. Estas agulhetas podem servir, por outro lado, de fixação para a parte superior dos elementos elásticos, quer directamente quer por intermédio de elementos suplementares solidários às agulhetas ou fixados nas agulhetas.
Os elementos elásticos estão colocados nos canais verticais do permutador de calor na proximidade imediata das suas paredes internas, sem, no entanto, entrar em contacto com as referidas paredes durante o funcionamento normal do permutador, isto 6, fora dos períodos de limpeza.
Durante o funcionamento normal do permutador, os elementos elásticos desempenham, portanto, o papel de agentes de turbulência que perturbam a camada limite próxima das paredes internas dos canais, o que permite fazer circular o débito gasoso com pequena velocidade, preferivelmente compreendida entre cerca de 8 e 12 m/segundo, e mais particularmente entre cerca de 8 e 10 m/segundo.
Numa forma de realização preferida, os elementos elásticos são constituídos por fios metálicos enrolados helicoidalmente. Numa variante, podem utilizar-se fios metálicos que têm uma pluralidade de pás que se prolongam radialmente, vantajosamente
65.470
Case 1777/85
-7perfiladas aerodinamicamente, de maneira a fazer entrar em vibração o conjunto do elemento elástico por acção da circulação gasosa induzida pelo gás comprimido suplementar proveniente das condutas de injecção.
a presente invenção será melhor compreendida -com o estudo da descrição pormenorizada de algumas formas de realização tomadas como exemplos de modo nenhum limitativos, e representadas pelos desenhos anexos, nos quais;
a figura 1 é uma vista parcial em alçado em corte de um permutador de calor tubular que compreende um dispositivo automático de limpeza periódica, de acordo com a invenção;
a figura 2 é uma vista parcial em corte lateral do permutador da figura 1;
as figuras 3 e 4 representam duas variantes de fixação da parte superior dos elementos elásticos;
a figura 5 representa esquematicamente em escala ampliada e em corte, uma variante de realização da extremidade superior de um tubo de permutador de calor; e a figura 6 representa esquematicamente em corte uma variante de elemento elástico que pode ser utilizado para a aplicação da presente invenção.
Conforme está representado nas figuras 1 e 2, o permutador de calor é do tipo tubular de corrente cruzada no qual gases quentes e poeirentos circulam dentro de tubos verticais 1, de preferência de cima para baixo. 0 ar de arrefecimento circula, de maneira transversal à direcção dos gases quentes e poeirentos, no exterior dos tubos 1 e entre estes. Deverá compreender-se, evidentemente, que a presente invenção poderia aplicar-se também, sem grandes modificações, a um permutador do tipo tubular com circulação paralela aos tubos de gases de arrefecimento, ou ainda a um outro tipo, e, em particular, a um permutador de calor de placas.
Os tubos 1 estão fixados às placas da ca,beça superior 2a e inferior 2b por soldadura, segundo um processo clássico na construção dos permutadores deste tipo. Os tubos 1 comunicam assim com um colector superior 3 Que serve para a admissão ou
65.470
Case 1777/85 extracção dos gases quentes e poeirentos por um orifício de admissão ou extracção que não está representado nas figuras, e com um colector inferior 4 que compreende um orifício de extracção ou admissão também não representado. 0 colector inferior 4 tem de preferência, conforme está representado na figura 1, a forma de uma tremonha que permite facilitar a recuperação das partículas sólidas que ali se decantarem durante as operações de limpeza.
dimensionamento das secções de passagem dos gases é escolhido de maneira que se obtenha uma velocidade de circulação compreendida entre aproximadamente 8 e 12 m/segundo, e de preferência aproximadamente 8 a 10 m/segundo. De facto, convém não adoptar uma velocidade de circulação excessivamente grande, a fim de não criar perdas de carga exageradas. Em contrapartida, uma velocidade de circulação pequena demais obrigaria, a construir o conjunto do aparelho com dimensões proibitivas. A escolha do diâmetro dos tubos faz-se de maneira a permitir a passagem dos gases com a velocidade de circulação conveniente que acaba de ser mencionada, sempre permitindo a inserção dos elementos elásticos de limpeza.
Os elementos são constituídos, no exemplo representado nas figuras 1 e 2, por um fio metálico 5 enrolado em hélice e formando mola. As molas 5 estão fixadas de maneira rígida pelas suas extremidades superior 6 e inferior 7, que excedem ambas as extremidades superior e inferior dos tubos 1. As extremidades inferiores 7 das molas 5 estão fixadas a uma grade 8, por sua vez montada rigidamente por meios não representados nas figuras, no colector inferior 4. ITo exemplo representado, a grade 8 tem uma malha igual à dos eixos dos tubos 1 do permutador. No entanto, deverá compreender-se que se poderia perfeitamente pensar numa fixação diferente.
A fixação da parte inferior 7 da mola 5 faz-se por meio de ganchos 9 que permitem uma desmontagem fácil. Neste caso também se poderiam utilizar outros meios, e, em particular, uma fixação por meio da cavilhas ou alfinetes, na medida em que continuar a ser possível a desmontagem fácil.
65.470
Case 1777/85
-9Na parte superior do permutador de calor e no interior do colector superior 3, estão montadas várias agulhetas de injecção 10 para um gás comprimido suplementar que pode ser, por exemplo, ar comprimido ou vapor de água sob pressão. As agulhetas 10 compreendem extremidades com diâmetro pequeno, que pode estar compreendido, por exemplo, entre 4 e 10 mm aproximadamente, entendendo-se que a escolha do diâmetro da agulheta de injecção depende do diâmetro dos tubos 1 do permutador.
As agulhetas 10 estão centradas com os eixos dos tubos 1 e colocadas a uma certa distância acima da abertura dos tubos
1. Numa variante, seria possível que o eixo das agulhetas 10 tivesse alguma inclinação em relação ao eixo dos tubos 1, o que permitiria então orientar o jacto de gás suplementar comprimido para a periferia dos elementos elásticos 5, provocando uma excitação diferente.
As agulhetas de injecção 10 estão ligadas por meio de tubos pequenos verticais 11 a uma conduta de injecção 12, que por sua vez, está ligada a um depósito de gás comprimido 13. Pode observar-se que no exemplo representado, cada conduta de injecção 12, equipada com a sua pluralidade de tubos verticais 11 e agulhetas de injecção 10, permite a injecção de gás numa fiada de tubos 1 (figura 2).
Uma válvula de comando 14 que pode ser accionada à mão ou por meio de uma electroválvula pilotada por um automatismo, per mite a injecção comandada periódica do gás comprimido suplementar contido no depósito 13, para esta fiada de tubos 1.
A fixação da extremidade superior 6 das molas 5 pode ser feita directamente sobre os tubos verticais 11. Observando a figura 3, vê-se uma primeira forma de realização dessa fixa,ção. Segundo esta forma de realização, o tubo de injecção 11 tem aletas longitudinais 15 nas quais se fazem perfurações 16 que permitem a passagem e enrolamento da extremidade superior da mola 5· A figura 4 mostra uma variante de forma de realização na qual a mola 5 termina num enrolamento 17 com diâmetro menor que a mola, 5? sendo o enrolamento 17 enfiado sobre a extremidade do tubo de injecção 11 e bloqueado por um elemento de aper-
-106^.470
Case 1777/65 to 18. Observar-se-á, evidentemente, que seria perfeítamente possível fixar as extremidades das molas 5 por outros meios, por exemplo directamente sobre a conduta de injecção 12, ou ainda sobre um suporte separado montado rigidamente no colector superior 3.
dispositivo de acordo com a presente invenção funciona da maneira seguinte. Para proceder à limpeza periódica das paredes internas dos tubos 1, injecta-se numa fiada de tubos 1, um gás comprimido suplementar a uma pressão de cerca de 200 a 600 KPa pelas agulhetas 10. Esta injecção, que se efectua durante ura período de tempo relativamente curto, por exemplo compreendido entre 1/10 de segundo e alguns segundos, induz instantaneamente um débito de fluido gasoso proveniente do colector superior 3 e dos tubos 1 das fiadas próximas. Este débito de fluido gasoso induzido é cerca de quatro a seis vezes maior que o débito do gás comprimido suplementar injectado pelas agulhetas 10. A velocidade de circulação criada deste, maneira no interior dos tubos 1 é, portanto, muito grande. A quantidade de movimento assim fornecida é comunicada às molas 5 θ a agitação que dela resulta é amortecida na. circulação e ao longo das paredes dos tubos 1 por choques e raspagem, o que provoca a limpeza e conservação do estado das superfícies internas dos tubos 1 do permutador de calor.
Desta maneira, é possivel impedir o engorduramento dos tubos do permutador sem gerar perdas de carga excessivamente grandes, visto que a velocidade de circulação, em funcionamento normal fora dos períodos de limpeza, pode ser escolhida num valor relativamente pequeno, conforme se mencionou precedentemente. Por outro lado, os resultados de permuta térmica são melhorados devido à inserção no interior dos tubos das molas 5 que desempenham o papel de agentes de turbulência cujo efeito de supressão das camadas limite compensa a diminuição da velocidade de circulação. A utilização de um sistema de comando manual ou automático permite controlar perfeitamente a frequência de injecção do gás comprimido suplementar e optimizar assim o desgaste e a frequência de substituição dos elementos elásticos constituídos
65.470
Case 1777/85
-11pelas molas 5·
A figura 5 representa uma variante do dispositivo da inven-
ção na qual a extremidade superior de cada tubo 1 do permutador está equipada com uma peça de bocal 19 que entra parcialmente dentro do tubo 1. A peça de bocal 19 pode estar fixada sobre o tubo 1 por meio de rosca., conforme está representado na figura 5, ou por qualquer outro meio como encaixe, soldadura, colagem, etc. A peça de bocal 19 está perfilada à maneira de um convergente de agulheta, de forma a induzir maior débito de fluido gasoso sob o efeito da injecção do gás comprimido suplementar pelas agulhetas 10 colocadas como precedentemente a uma certa, distância do bocal dos tubos 1. Desta, maneira, é possível diminuir ainda mais o débito do gás comprimido suplementar necessário à operação de limpeza periódica.
A figura 6 representa esquematicamente um elemento elástico de estrutura diferente que pode ser utilizado no âmbito da presente invenção. Nesta figura, representou-se um tubo 1 no interior do qual o elemento elástico é constituído por um cabo 20 que tem pequenas ondulações e apresenta uma pluralidade de pás 21 que se prolongam radialmente e têm um perfil aerodinâmico, para poderem ser accionadas de maneira a produzir turbilhão na circulação gasosa paralela ao eixo do tubo 1. As pás 21 provocam então a limpeza por meio de choques e raspagem como precedentemente.
Em todos os casos, convirá notar que é importante que o elemento elástico constituído pela mola 5 °u. pelo cabo 20 que tem aletas 21, ou ainda por qualquer outro meio equivalente, esteja colocado no interior do tubo 1 ou do canal vertical do permutador, de maneira a estar muito próximo das sua.s paredes internas, sem, no entanto, entrar em contacto com as referidas paredes durante o funcionamento normal do permutador de calor fora dos períodos de limpeza. Devido a este facto, a camada limite é efectivamente perturbada por porções do elemento elástico que estão na proximidade das paredes internas dos tubos 1, e a limpeza faz-se melhor durante a injecção de gás comprimido.
Nos exemplos representados, os elementos elásticos foram
65.470
Case 1777/85
-12fixados rigidamente nas suas extremidades superior e inferior. Mo entanto, compreender-se-á que seria possível imaginar uma variante em que não se fixem as extremidades inferiores dos elementos elásticos. Estes ficam então livres de qualquer estorvo nas proximidades das suas extremidades inferiores 7 e podem, de certa maneira, flutuar na corrente gasosa. As caracter!sticas de vibração provocadas pela injecção de gás comprimido suplementar e a corrente gasosa induzida são então diferentes e podem ser apropriadas para certos problemas particulares de colmata-

Claims (15)

  1. -REIVINDICAÇÕESIa. - Processo automático de limpeza periódica das superfícies de um permutador de calor para fluidos gasosos que circulam em canais verticais entre as referidas superfícies, por meio de elementos elásticos (5, 20, 21) colocados permanentemente nos referidos canais (1) e capazes de serem postos em vibração a fim de efectuar a limpeza das referidas superfícies, caracterizado pelo facto da entrada em vibração dos elementos elásticos (5, 20, 21) ser feita sucessivamente para pelo menos, um grupo de canais (1), do permutador de calor, por meio de uma injecção de um gás comprimido suplementar numa posição tal que induza um débito de fluido gasoso proveniente do permutador no referido grupo de canais.
  2. 2a. - Processo de feicordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo facto do comando de injecção de gás suplementar ser feito manualmente e de maneira intermitente.
  3. 3a. - Processo de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo facto do comando de injecção de gás suplementar ser feito segundo uma sequência determinada para cada grupo de canais do permutador sob o controlo de um automatismo de pilotagem.
    65.470
    Case 1777/85
    -134a. - Processo de acordo com qualquer das reivindicações
    1 a 3, caracterizado pelo facto da injecção de gás suplementar ser feita no eixo ou no plano de simetria dos canais.
  4. 5a. - Processo de acordo com qualquer das reivindicações
    1 a 3, caracterizado pelo facto da injecção de gás suplementar ser feita de maneira inclinada em relação ao eixo ou ao plano de simetria dos canais.
  5. 6a. - Processo de acordo com as reivindicações 4 ou 5> caracterizado pelo facto da injecção de gás suplementar ser feita por meio de agulhetas (10) colocadas numa posição a montante da abertura de cada canal (1).
  6. 7a. - Dispositivo automático de limpeza periódica das superfícies de um permutador de calor para fluidos gasosos que circulam em canais verticais (1) definido entre as referidas superfícies, que compreende elementos elásticos colocados permanentemente nos referidos canais (1) e capazes de serem postos em vibração a fim de efectuar a limpeza das referidas superfícies, caracterizado pelo facto de compreender condutas de injecção (10 11, 12) de gás comprimido suplementar que terminam em frente das aberturas de grupos de canais (1) e um dispositivo de comando de injecção (14) apropriado para comandar sucessivamente e de maneira periódica para cada grupo de canais, uma injecção de gás comprimido suplementar que induz no referido grupo de canais (1) um débito de fluido gasoso proveniente do permutador, que provoca a entrada em vibração dos elementos elásticos (5, 20, 21) que estão no referido grupo de canais.
  7. 8a. - Dispositivo de acordo com a reivindicação 7, caracterizado pelo facto dos elementos elásticos estarem fixados pelo menos nas suas extremidades superiores próximas da abertura a montante dos canais.
  8. 9a. - Dispositivo de acordo com as reivindicações 7 ou 8, caracterizado pelo facto dos elementos elásticos estarem fixados nas suas duas extremidades próximo das extremidades dos canais.
  9. 10a. - Dispositivo de acordo com qualquer das reivindicações 7 a 9, caracterizado pelo facto das condutas de injecção compreenderem as agulhetas de injecção (10) que dirigem a cir65.470
    Case 1777/85 culação de gás comprimido suplementar para a abertura superior dos canais (1).
  10. 11a. - Dispositivo de acordo com a reivindicação 10, caracterizado pelo facto dos elementos elásticos (5) estarem fixados às referidas agulhetas (10, 11).
  11. 12a. - Dispositivo de acordo com qualquer das reivindicações 7 a 11, caracterizado pelo facto dos elementos elásticos (5, 20, 21) estarem colocados nos canais (1) na proximidade imediata das suas paredes internas, sem no entanto entrarem em contacto com as referidas paredes durante o funcionamento normal do permutador, fora dos períodos de limpeza.
  12. 13a. - Dispositivo de acordo com a reivindicação 12, caracterizado pelo facto dos elementos elásticos serem constituídos por fios metálicos (5) enrolados em hélice.
  13. 14a. - Dispositivo de acordo com a reivindicação 12, caracterizado pelo facto dos elementos elásticos serem constituídos por fios metálicos (20) munidos de uma pluralidade de pás (21) que se prolongam radialmente.
  14. 15a. - Dispositivo de acordo com qualquer das reivindicações 7 a 14, adaptado a um permutador de calor tubular, caracterizado pelo facto de cada tubo estar equipado interiormente com um elemento elástico e cooperar com uma agulheta de injecção (10) que comunica com uma conduta de injecção (12) de gás suplementar sob pressão.
  15. 16a. - Dispositivo de a.cordo com a reivindicação 15, caracterizado pelo facto de a extremidade superior de cada tubo (1) compreender uma peça de bocal (19) com perfil convergente que coopera com a agulheta, de injecção (10) para aumentar o debito de fluido gasoso induzido pela injecção de gás comprimido suplementar.
PT83596A 1985-10-25 1986-10-21 Processo e dispositivo automatico de limpeza de um permutador de calor para fluidos gasosos PT83596B (pt)

Applications Claiming Priority (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
FR8515923A FR2589229B1 (fr) 1985-10-25 1985-10-25 Procede et dispositif automatique de nettoyage d'un echangeur de chaleur pour fluides gazeux

Publications (2)

Publication Number Publication Date
PT83596A PT83596A (fr) 1986-11-01
PT83596B true PT83596B (pt) 1992-10-30

Family

ID=9324227

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
PT83596A PT83596B (pt) 1985-10-25 1986-10-21 Processo e dispositivo automatico de limpeza de um permutador de calor para fluidos gasosos

Country Status (16)

Country Link
US (1) US4825940A (pt)
EP (1) EP0219882B1 (pt)
JP (1) JPS6325497A (pt)
KR (1) KR870004285A (pt)
AT (1) ATE39284T1 (pt)
AU (1) AU590344B2 (pt)
BE (1) BE903577A (pt)
BR (1) BR8605213A (pt)
CA (1) CA1272184A (pt)
DE (1) DE3661444D1 (pt)
DK (1) DK161857C (pt)
ES (1) ES2004834B3 (pt)
FR (1) FR2589229B1 (pt)
GR (1) GR3000009T3 (pt)
NO (1) NO167327C (pt)
PT (1) PT83596B (pt)

Families Citing this family (15)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
JPH0672754B2 (ja) * 1987-09-30 1994-09-14 株式会社ジャパンエナジー 熱交換器の伝熱管におけるスケール等の付着防止装置
FR2639425B1 (fr) * 1988-11-18 1991-06-07 Total France Procede et dispositif de nettoyage d'un tube dans lequel circule un fluide, et utilisation dans les tubes d'echangeurs de chaleur
CA2100734C (en) * 1993-07-16 1998-05-26 Normand Verret Heat exchanger for dusty environment
DE19544185C2 (de) * 1995-11-28 1998-08-13 Renzmann Und Gruenewald Gmbh Wärmetauscher
DE19721927C1 (de) * 1997-05-26 1999-02-25 Renzmann Und Gruenewald Gmbh Wärmetauscher
DE19723971C1 (de) * 1997-06-06 1999-02-25 Renzmann Und Gruenewald Gmbh Wärmetauscher
US5799622A (en) * 1997-06-30 1998-09-01 Decker Manufacturing Furnace heat exchanger tube cleaning system
DE19740883C1 (de) * 1997-09-16 1999-02-25 Renzmann Und Gruenewald Gmbh Wärmeaustauscher
FR2787564B1 (fr) * 1998-12-22 2001-03-02 Total Raffinage Distribution Perfectionnements apportes aux tubes d'echangeurs thermiques, en vue d'eviter le colmatage de leur entree par des materiaux en suspension
US7093649B2 (en) * 2004-02-10 2006-08-22 Peter Dawson Flat heat exchanger plate and bulk material heat exchanger using the same
FR2890162B1 (fr) * 2005-08-30 2007-11-30 Total France Sa Dispositif reducteur d'encrassement d'un echangeur thermique tubulaire.
TWI428168B (zh) * 2011-09-27 2014-03-01 Wang Yung Chuan Lee Anti - fouling device for membrane filter
AT517955B1 (de) * 2016-05-18 2017-06-15 Ökofen Forschungs- Und Entw M B H Heizeinrichtung
CN108716805A (zh) * 2018-07-02 2018-10-30 天津商业大学 自动除霜的绕片换热器
PL3786561T3 (pl) 2019-09-02 2023-04-24 Orion Engineered Carbons Ip Gmbh & Co. Kg Urządzenie przeciwosadowe dla wymienników ciepła i jego zastosowanie

Family Cites Families (10)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
US2795400A (en) * 1954-07-22 1957-06-11 Air Preheater Heat transfer elements for rotary regenerative heaters
FR1248787A (fr) * 1959-03-13 1960-12-23 Schmidt Sche Heissdampf Dispositif de nettoyage des tubes d'échangeurs de chaleur sur la face située du côté des gaz de fumée
US3364983A (en) * 1965-01-04 1968-01-23 Cabot Corp Heat exchange process and apparatus
BE666832A (pt) * 1964-07-13
US3288204A (en) * 1964-12-11 1966-11-29 Air Preheater Suspended chain matrix
JPS523903A (en) * 1975-06-24 1977-01-12 Kikan Buhin Seizo Kk Smoke tube dust cleaner
DE2948201C2 (de) * 1979-11-30 1985-09-26 Degussa Ag, 6000 Frankfurt Vorrichtung und Verfahren zum periodischen Abreinigen von Wärmeaustauscherrohren von Feststoffablagerungen und Verwendung dieser Vorrichtung
SU996841A1 (ru) * 1981-03-04 1983-02-15 за витель В. М- Климов Устройство дл очистки трубок теплообменных аппаратов
US4583585A (en) * 1981-07-22 1986-04-22 Elf France System for cleaning tube-type exchangers automatically during operation
SU1143964A1 (ru) * 1983-07-27 1985-03-07 Литовский Научно-Исследовательский Институт Механизации И Электрификации Сельского Хозяйства Теплообменник

Also Published As

Publication number Publication date
DE3661444D1 (en) 1989-01-19
BE903577A (fr) 1986-05-05
AU6437986A (en) 1987-04-30
US4825940A (en) 1989-05-02
EP0219882A1 (fr) 1987-04-29
ES2004834B3 (es) 1989-12-01
AU590344B2 (en) 1989-11-02
BR8605213A (pt) 1987-07-28
NO167327C (no) 1991-10-23
FR2589229A1 (fr) 1987-04-30
DK161857C (da) 1992-01-20
ATE39284T1 (de) 1988-12-15
JPS6325497A (ja) 1988-02-02
FR2589229B1 (fr) 1988-01-08
NO864267L (no) 1987-04-27
NO167327B (no) 1991-07-15
GR3000009T3 (en) 1989-09-29
EP0219882B1 (fr) 1988-12-14
NO864267D0 (no) 1986-10-24
PT83596A (fr) 1986-11-01
DK511686A (da) 1987-04-26
KR870004285A (ko) 1987-05-08
DK511686D0 (da) 1986-10-24
CA1272184A (fr) 1990-07-31
DK161857B (da) 1991-08-19

Similar Documents

Publication Publication Date Title
PT83596B (pt) Processo e dispositivo automatico de limpeza de um permutador de calor para fluidos gasosos
US7174724B2 (en) Chiller with improved product distribution
US2229032A (en) Heating apparatus
US4765394A (en) Heat exchanger with a soot blower
JP2002071861A (ja) 組合せ型熱交換器
JPS6150025B2 (pt)
JPS61153388A (ja) 熱交換装置
US1953500A (en) Heat exchanger
JPH0452768B2 (pt)
RU181747U1 (ru) Блок оросителя противоточной градирни
US2115885A (en) Soot blowing and cleaning apparatus for boilers, economizers, or the like
US3416775A (en) Cooling tower packing means
JPS6115088A (ja) 沸騰用伝熱管
SU1431876A1 (ru) Устройство дл очистки внутренней поверхности труб
US20210372673A1 (en) Evaporator with feed tube flow distributors for random gravitation and acceleration fields
KR910015816A (ko) 증기발생기
SU1162464A1 (ru) Тепломассообменный аппарат
JP2001050694A (ja) 空調機洗浄用連結ノズルユニット
SU1248682A1 (ru) Устройство дл очистки работающего воздуховода
US1730461A (en) Method and apparatus for applying a fluid to heat-transfer surfaces
US1152423A (en) Tube-cleaner.
SU31549A1 (ru) Приспособление дл улучшени теплообмена в жаровых и дымогарных трубах паровых котлов
RU2150047C1 (ru) Водогрейный котел
SU1134210A1 (ru) Выпарной аппарат со стекающей пленкой
SU1578430A1 (ru) Погружной графитовый теплообменник

Legal Events

Date Code Title Description
FG3A Patent granted, date of granting

Effective date: 19920420

MM3A Annulment or lapse

Free format text: LAPSE DUE TO NON-PAYMENT OF FEES

Effective date: 19931031