PT81983B - Travoes electricos aperfeicoados - Google Patents

Travoes electricos aperfeicoados Download PDF

Info

Publication number
PT81983B
PT81983B PT81983A PT8198386A PT81983B PT 81983 B PT81983 B PT 81983B PT 81983 A PT81983 A PT 81983A PT 8198386 A PT8198386 A PT 8198386A PT 81983 B PT81983 B PT 81983B
Authority
PT
Portugal
Prior art keywords
coils
diameter
stator
support
disc
Prior art date
Application number
PT81983A
Other languages
English (en)
Other versions
PT81983A (fr
Original Assignee
Labavia
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Labavia filed Critical Labavia
Publication of PT81983A publication Critical patent/PT81983A/pt
Publication of PT81983B publication Critical patent/PT81983B/pt

Links

Classifications

    • HELECTRICITY
    • H02GENERATION; CONVERSION OR DISTRIBUTION OF ELECTRIC POWER
    • H02KDYNAMO-ELECTRIC MACHINES
    • H02K49/00Dynamo-electric clutches; Dynamo-electric brakes
    • H02K49/02Dynamo-electric clutches; Dynamo-electric brakes of the asynchronous induction type
    • H02K49/04Dynamo-electric clutches; Dynamo-electric brakes of the asynchronous induction type of the eddy-current hysteresis type
    • H02K49/046Dynamo-electric clutches; Dynamo-electric brakes of the asynchronous induction type of the eddy-current hysteresis type with an axial airgap

Landscapes

  • Engineering & Computer Science (AREA)
  • Power Engineering (AREA)
  • Dynamo-Electric Clutches, Dynamo-Electric Brakes (AREA)
  • Braking Arrangements (AREA)

Description

MEM0RIA DESCRITIVA
O invento refere-se a travões eléctricos com correntes de Roucault.
invento refere-se, mais particularmente,aos travões eléç tricôs que são montados directamente sobre um cárter de engrena gens de uma transmissão de um veículo automóvel tal como o cárter do eixo ou da caixa de velocidades do veículo e que compreende um estator indutor em forma de anel montado em consola sobre o cárter considerado, por meio de uma armação em forma de campânula perfurada e um rotor contendo dois discos induzidos, em material ferromagnético que enquadram o estator e que são am bos suportados por um disco central, ele próprio montado sobre a extremidade do eixo que sai do cárter, sendo cada disco solidarizado, por meio de uma coroa de braços que formam alhetas de ventilação, com um anel de suporte fixado sobre o dito disco e sendo este disco ligado à flange terminal de uma rótula de ligação cardan no lado axialmente oposto àquele onde se encon tra o extremo do eixo.
invento refere-se, mais particularmente ainda, entre os travões considerados, àqueles em que o estator indutor em forma de anel é constituído por uma coroa de bobinas, em número par, de eixos paralelos ao do travão, montadas numa placa transver sal, geralmente em forma de anel, comportando cada bobina um nú cleo cilíndrico de revolução em material magnético que atravessa a dita placa e de um enrolamento de fio eléctrico que envolve esse núcleo, definindo estas diferentes bobinas uma coroa de polos magnéticos de polaridades alternadas lado a lado em frente a caâa disco induzido, e as diferentes bobinas estando ape nas separadas lateralmente umas das outras por uma pequena foh ga para evitar apertos na montagem e para permitir um minímo de ventilação.
Conhece-se o interesse que apresentam os travões deste tipo especialmente porque a sua montagem sobre o cárter e na ex tremidade dos eixos considerados aumenta muito pouco a distân -
548
EL/DG-1012648
LABAVIA S.G.E.-10 pôles cia axial entre estes elementos e a rótula (cardan) considerada,e binários de travagem relativamente elevados para uma dada massa e atravancamento.
Nos modos de realização conhecidos destes travões eléctricos-, o número de bobinas indutoras é igual a oito.
Se chamarmos:
- A o diâmetro da circunferência exterior circunscrita às diversas bobinas, diâmetro que é, em geral, sensivelmente igual à largura exterior do travão;
- B o diâmetro da circunferência interior inscrita nas bobinas, diâmetro que é sensivelmente igual ao diâmetro do furo central aberto na placa do estator;
-Ra relação A/B, esta relação R é superior a 2 e, geralmente, da ordem de 2,15 a 2,20 para os travões do género consóderado, nos quais o número de bobinas é igual a oito.
Nestas condições, se a largura”, ou dimensão horizontal transversal, do espaço disponível para o travão sobre o veículo, largura delimitada por exemplo por duas longarinas do chassis do veículo, é igual a A,não se pode alojar no interior do estator deste travão um rotor em que o conjunto anel-disco central,apresente um diâmetro exterior C superior a A/2.
Ora este diâmetro C está directamente ligado ao do eixo de transmissão do veículo e, portanto, aos binários motores e desacelaradores susceptíveis de serem transmitidos por este eixo entre o motor e as rodas do veículo.
invento tem por fim, sobretudo, aumentar os diâmetros dos elementos rotóricos considerados bem como os binários transmissí veis por estes elementos, para uma dada largura exterior total do travão.
548
PL/DG-1012648
1ABAVIA S.G.E.-10 pêles
-4Com este objectivo, dá-se um valor superior a oito e de preferência igual a 10, ao número par de bobinas dos travões do gene ro considerado, quer dizer, para os quais, em especial, as bobinas estão quase juntas lateralmente e o diâmetro do furo central aberto na placa do estator é pelo menos igual ao cb circunferência inscrita nas bobinas.
Nestas condições, a relação R referida é inferior a 2 e, em geral, da ordem de 1,85.
Nos modos de realização preferidos, recorre-se por outro lado a uma eu/e outra das seguintes disposições:
- sendo as bobinas repartidas regularmente em volta do eixo do travão, a coroa formada por estas bobinas é delimitada, late ralmente de cada lado do referido eixo, por um par de bobinas que se sobrepõem verticalmente e a placa estatórica é delimitada late ralmente por dois lados verticais.sensivelmente tangentes aos referidos pares de bobinas.
- num travão, de acórdo com o parágrafo anterior, a placa es tatórica apresenta um contorno exterior hexagonal de cantos arredondados, contorno que contém, além dos dois lados verticais atrás definidos quatro lados oblíquos sensivelmente tangentes, cada um, à última bobina, alta ou baixa da coroa e a uma bobina contígua àquela última bobina.
invento contém, além destes dispositivos principais, outros dispositivos, que se utilizam ao mesmo tempo e que serão explicados mais tarde.
No que se segue, vai-se descrever um modo de realização preferida do invento referindo-nos ao desenho anexo de um modo bem entendido, não limitativo.
Eigura 1 desse desenho, mostra uma vista de topo de um tra vão eléctrico conhecido.
543
PL/DG—1012648
1ABAVIA S.G.E.-10 pôles”
Figura 2, mostra identicamente uma parte do travão eléctrico estabelecido segundo o invento..
Figura 35 mostra um corte axial desta última parte segundo III-III da Figura 2
Em todos os casos monta-se em apoies na saida de um cárter de eixo ou de caixa de velocidades de um veículo automóvel um trãvão com correntes de Foucault de eixo Σ horizontal, ou sensivelmente horizontal, comportando:
- um estator indutor 1, compreendendo uma placa de forma sensivelmente anelar 2, que suporta uma coroa de bobinas 3, em número par, 2n, arrumadas de modo a formar nas suas extremidades duas sequências anelares de polos magnéticos planos, com polaridades alternadas lado.a lado, e
- um rotor induzido formado por dois discos 4 em material ferromagnético adequados que enquadram axialmente o estator e que passam cada um em frente duma sequência de polos do estator separados por uma pequena folga ou entreferro.
A placa 2 é suportada pelo cárter por intermédio de uma es trutura em forma de campânula perfurada (não representada). A placa é furada na zona central por um furo circular 5 de relativamente grande diâmetro D e, na sua preriferia, por 2n furos mais pequenos adequados para receber cada um deles o núcleo 6 que cons tituí uma bobina 3 com um enrolamento de fio eléctrico 7 envolven do esse núcleo.
Os núcleos 6 estão terminados com encabeçamentos polares 8 colocados nas suas extremidades axiais definindo os polos magnéticos indicados.
As diferentes bobinas 3 são dimensionadas e montadas de tal modo que fiquem afastadas lateralmente uma das outras por intervalos estreitos i, sendo a largura desses intervalos de alguns milímetros, geralmente entre 2 e 5 mm, de modo a evitar por um lado os
548
PL/DG-1012648
LABAVIA S.G.E.-'ΊΟ pôles
riscos de encostos mútuos das bobinas na sua montagem e, por outro lado, a tornar possível uma ventilação mínima entre estas bobinas.
C diâmetro A da circunferência exterior circunscrita às bobinas 3, θ sensivelmente igual à largura total 1 do travão, largura que é a da placa 2, placa que é geralmente delimitada no seu perímetro por um rebordo dobrado de reforço e de protecção, 12.
Quanto ao diâmetro B da circunferência inscrita às bobinas 3, no seu interior, é sensivelmente igual ao diâmetro D do furo 5,sen do geralmente um pouco inferior ao diâmetro D.
Cada um dos dois discos 4 é ligado a um anel 9 por uma coroa de braços 10 formando alhetas de ventilação (braços dos quais apenas um foi representado nas Figuras 1 e 2 para simplificar ó desenho) e os dois aneis 9 são cravados sobre a periferia duma placa central 11 ela própria solidarizada com o extremo do eixo que sai do cárter (não representado).
Bem entendido, o diâmetro exterior C da parte rotórica, composto pelos aneis 9 e pelo disco central 11, deve ser sempre infe rior ao diâmetro B da circunferência inscrita no interior das bobinas .
Nos modos de realização conhecidos, o número de bobinas 3 é igual a oito (Figura I).
A relação R entre os diâmetros A e B é, portanto, relativa mente elevada, ou seja, superior a 2, estando esta relação geralmente compreendida entre 2,15 e 2,20.
A consequência prática disto é que não é possível adoptar pa ra o diâmetro C um valor superior a 1/2.
Como o diâmetro E do eixo de transmissão do veículo e o va lor dos binários transmissíveis por este eixo estão directamente ligados ao diâmetro C, atinge-se um limite que se mostra prejudicial em certas construções para as quais a dimensão 1 é rigorosamente limitada, por exemplo pelo espaço existente entre as duas longarinas do chassis do veículo, se o travão tiver que ser insta lado entre essas duas longarinas.
548
Pl/DG—1012648
LABAVIA S.G.E.-’ΊΟ pôles”
Para evitar este inconveniente, segundo o invento, dá-se ao número par de bobinas 3 um valor superior a 8.
No modo ilustrado nas Piguras 2 e 3, este número é igual a dez, o que corresponde a uma coroa de dez polos magnéticos em fren te de cada disco rotórico 4.
A experiência mostra que, nestas condições, de um modo sur preendente, é possível obter, para uma dada largura transversal do travão, binários de travagem pelo menos tão elevados como a rea lização com oito bobinas, aumentando sensivelmente os diâmetros B e D e portanto o diâmetro C.
É deste modo que num travão com dez bobinas, conforme o que se disse a relação R torna-se inferior a dois, sendo da ordem de 1,85; por outras palavras, o diâmetro C - que é muito próximo dos diâmetros B e D - pode atingir um valor superior a L/2, mantendo por ou tro lado todas as dimensões iguais.
Para reduzir o mais possível a largura total do travão, dis põem-se as bobinas da coroa - repartidas regularmente à volta do eixo X - de tal modo que se encontrsn de cada lado deste eixo duas bobinas verticalmente sobrepostas, isto é, simétricas uma à outra em relação ao plano horizontal que passa pelo dito eixo.
Além disso, a placa 2, ou mais precisamente o seu rebordo do. brado 12, está delimitado por dois lados verticais práticamente tangentes a estas duas bobinas sobrepostas.
contorno completo desta placa 2 - e portanto a da sua borda dobrada 12 - apresenta a forma geral de um hexágono de cantos arredondados, sendo os dois lados verticais referidos completados por quatro lados oblíquos em que cada um é práticamente tangente, por um lada, à última bobina 3 alta ou baixa e, por outro lado, a uma bobina contígua a esta última bobina, sendo os seis lados ligados uns aos outros por zonas arredondadas.
*
548
ΡΙι/DG—1012648
1ABAVIA S.G.E.-’ΊΟ pôles
-8Vê-se ainda nos desenhos:
- uma jante anelar vinda da moldagem com cada disco 4 bem como com o anel 9 θ os braços 10 correspondentes, jante que limita com esses braços e esses discos os canais para o ar de refrigeração.
- em 14, a furação aberta nos aneis 9 para receber os eixos de fixação.
- em 15, a flange terminal da rótula (cardan), 16 flange ligada por cravação ao disco central 11.
A título puramente ilustrativo, indica-se que para um travão susceptível de produzir binários de travagem de 170 m.Kg a frio e apresentando uma largura total 1 de 520 mm, a passagem de oito,pa ra dez bobinas, segundo o invento, permite passar o diâmetro B de 240 para 230 mm passando deste modo a relação R de 2,13 para 1,34 e ficando os diâmetros exteriores dos enrolamentos 7 reduzidos de 140 para 120 mm; esta redução permite aumentar de 180 para 220 mm 0 diâmetro E da flange 15, quer dizer, de adaptar sobre um travão de 170 m.Kg, uma rótula (cardan) habitualmente reservado aos travões de 250 m.Kg.
Em consequência do que, e qualquer que seja 0 modo de realização adoptado, se dispõe finalmente de um travão cuja constitui ção é resultante do que precede.
Este travão apresenta numerosas vantagens em relação às dos anteriormente conhecidos e,em particular, às seguintes:
- permite adoptar um eixo de transmissão à rótula (cardan) de maior diâmetro para uma dada largura total do travão;
- a potência máxima é substancialmente acrescida, sendo da ordem dos 10$ quando se passa de 8 para 10 polos, para uma deter minada largura total e sem aumento do consumo eléctrico global.
Por isso mesmo e como resulta, por outro lado, do que já se disse, 0 invento não se limita aos modos de aplicação e de reali zação que foram especialmente previstos; engloba também,pelo con trário, todas as variantes, em especial aquela em que 0 número par de bobinas é de doze.

Claims (4)

  1. -REIVINDICAÇÕES12. - Travões eléctricos montados sobre o conjunto de engrenagens de transmissão de um veículo, compreendendo um estator indutor, em anel (1) montado sem apoio directo sobre o cárter consi derado, estator constituído por uma coroa de bobinas (3) em número par, com eixos paralelos ao do travão montadas sobre uma chapa transversal (
  2. 2) geralmente com a forma em anel, comportando cada bobina um núcleo cilíndrico de revolução (6) em material magnético que atravessa o dito suporte a um enrolamento de fio eléctrico.(7) que envolve aquele núcleo, sendo estas bobinas separadas umas das outras por um pequeno intervalo (i) e sendo a placa aberta com um furo central (E) em que o diâmetro (Ώ) é pelo menos igual ao do circuito (B) inscrito no interior das bobinas, e um rotor contendo dois discos induzidos (4) de material ferromagnético que envol vem o estator e que são ambos suportados por um disco central (11) montado sem apoio directo sobre a extremidade do eixo que sai do cárter, sendo cada disco solidarizado por intermédio de uma coroa de braços (10) que formam alhetas de ventilação, com um anel de suporte (9) fixado sobre o dito disco e sendo este disco acoplado à flange terminal de uma rótula de ligação (cardan) no lado axialmente oposto àquele onde se encontra a ponta do eixo, caracterizado por o número par de bobinas ser superior a oito,sen do então a relação entre o diâmetro (A) do circulo exterior circunscrito às bobinas (3) e o diâmetro (B) do circulo interior inscrito nas bobinas, inferior a dois.
    22,- Travões eléctricos de acordo com a Reivindicação l,caracterizadoepor o número par de bobinas ser igual a dez.
  3. 3S.- Travões eléctricos de acordo com qualquer das Reivindicações 1 e 2, nos quais as bobinas (3) são repartidas regularmente à volta do eixo (X) do travão, caracterizado por a coroa formada por estas bobinas ser delimitada lateralmente, de cada lado do re
    65 548
    PL/DG-1012648
    LABAVIA S.G.E.-10 pôles ferido eixo, por duas bobinas sobrepostas verticalmente sendo o su porte estatórico (2) delimitado lateralmente por dois lados verticais sensivelmente tangentes às ditas bobinas dois a dois.
  4. 42. - Travões eléctricos de acordo com a Reivindicação 3, caracterizado por o suporte estatórico (2) apresentar um contorno ex terior hexagonal de cantos arredondados, contorno que contém além
PT81983A 1985-02-11 1986-02-06 Travoes electricos aperfeicoados PT81983B (pt)

Applications Claiming Priority (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
FR8501893A FR2577357B1 (fr) 1985-02-11 1985-02-11 Perfectionnements aux ralentisseurs electriques

Publications (2)

Publication Number Publication Date
PT81983A PT81983A (fr) 1986-03-01
PT81983B true PT81983B (pt) 1992-05-29

Family

ID=9316126

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
PT81983A PT81983B (pt) 1985-02-11 1986-02-06 Travoes electricos aperfeicoados

Country Status (14)

Country Link
JP (1) JPS61236359A (pt)
AT (1) AT395922B (pt)
BE (1) BE904212A (pt)
CA (1) CA1257320A (pt)
CH (1) CH665316A5 (pt)
DE (1) DE3602612A1 (pt)
ES (1) ES8702091A1 (pt)
FR (1) FR2577357B1 (pt)
GB (1) GB2171852B (pt)
IT (1) IT1204020B (pt)
MX (1) MX160333A (pt)
NL (1) NL8600170A (pt)
PT (1) PT81983B (pt)
SE (1) SE8600579L (pt)

Families Citing this family (16)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
DE3908234C2 (de) * 1989-02-27 1994-01-13 Hans Heinrich Holm Eggers Zusatzbremseinrichtung für Fahrzeuge
DE29506374U1 (de) * 1995-04-13 1996-10-02 FUNEX AG, Wollerau Belustigungsvorrichtung
DE19634464C2 (de) * 1995-08-28 1998-07-16 Lothar Kloft Bremseinrichtung einer Windkraftanlage und Verfahren zu deren Betätigung
FR2840125B1 (fr) * 2002-05-21 2005-09-30 Telma Ralentisseur electromagnetique d'un vehicule
FR2840126B1 (fr) * 2002-05-21 2005-06-17 Telma Ralentisseur electromagnetique d'un vehicule
FR2842961B1 (fr) * 2002-07-29 2006-03-03 Telma Ralentisseur electromagnetique d'un vehicule muni d'un dispositif multiplicateur de vitesse
FR2853158B1 (fr) * 2003-03-26 2005-06-17 Telma Ralentisseur electromagnetique d'un vehicule muni d'un induit cuivre
FR2856853B1 (fr) * 2003-06-27 2006-04-28 Telma Dispositif de ralentissement electromagnetique d'un vehicule
FR2863787B1 (fr) * 2003-12-11 2006-03-03 Telma Rotor annulaire perfectionne de ralentisseur electromagnetique
DE102004007434A1 (de) * 2004-02-16 2005-09-22 Minebea Co., Ltd. Elektrische Maschine
ATE451290T1 (de) 2006-10-06 2009-12-15 Rolic Invest Sarl Raupenfahrzeug
ITMI20070188U1 (it) 2007-05-25 2008-11-26 Rolic Invest Sarl Veicolo battipista
FR2981523B1 (fr) 2011-10-17 2014-06-06 Telma Stator interchangeable de ralentisseur electromagnetique et ralentisseur electromagnetique equipe d'un tel stator
US9067500B2 (en) 2012-05-21 2015-06-30 Krassimire Mihaylov Penev Self rechargeable synergy drive for a motor vehicle
US8646550B2 (en) 2012-05-21 2014-02-11 Krassimire Mihaylov Penev Self rechargeable synergy drive for a motor vehicle
DE102013211051A1 (de) 2013-06-13 2014-12-18 Siemens Aktiengesellschaft Wirbelstrombremse zum Bremsen eines rotierenden Elementes, insbesondere einer Welle, mit zumindest einer Rotorscheibe und Anordnung mit einer derartigen Wirbelstrombremse

Family Cites Families (9)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
BE480770A (pt) * 1947-02-28
FR1011762A (fr) * 1949-03-15 1952-06-26 Silto S A Perfectionnements apportés aux dispositifs électrodynamiques fonctionnant par induction de courants de foucault
DE929565C (de) * 1952-04-13 1955-06-30 Cie Telma Wirbelstrombremse
GB1147373A (en) * 1965-09-16 1969-04-02 Labavia Improvements in or relating to vehicle transmissions including an eddy current retarder
FR1582167A (pt) * 1968-07-08 1969-09-26
FR2421752A1 (fr) * 1978-04-06 1979-11-02 Leroy Somer Moteurs Dispositif ralentisseur a courants de foucault pour vehicule
FR2440110A1 (fr) * 1978-10-25 1980-05-23 Labavia Perfectionnements aux ralentisseurs a courant de foucault
ES8300980A1 (es) * 1981-03-03 1982-11-01 Frenos Electricos Unidos S A F Perfeccionamientos en ejes para vehiculos con freno electri-co incorporado
FR2541054B1 (fr) * 1983-02-10 1986-06-20 Labavia Perfectionnements aux ralentisseurs electriques pour vehicules

Also Published As

Publication number Publication date
GB2171852A (en) 1986-09-03
CH665316A5 (fr) 1988-04-29
GB8603073D0 (en) 1986-03-12
SE8600579D0 (sv) 1986-02-10
FR2577357A1 (fr) 1986-08-14
BE904212A (fr) 1986-08-11
ES551725A0 (es) 1987-01-01
JPS61236359A (ja) 1986-10-21
MX160333A (es) 1990-02-01
FR2577357B1 (fr) 1988-07-15
NL8600170A (nl) 1986-09-01
AT395922B (de) 1993-04-26
ATA32286A (de) 1992-08-15
IT8609327A0 (it) 1986-02-10
PT81983A (fr) 1986-03-01
CA1257320A (en) 1989-07-11
DE3602612A1 (de) 1986-08-21
DE3602612C2 (pt) 1989-09-28
SE8600579L (sv) 1986-08-12
GB2171852B (en) 1988-08-17
IT1204020B (it) 1989-03-01
ES8702091A1 (es) 1987-01-01

Similar Documents

Publication Publication Date Title
PT81983B (pt) Travoes electricos aperfeicoados
ES2449740T3 (es) Unidad de accionamiento eléctrico para un vehículo
US4428546A (en) Adjustable spool assembly
US5355039A (en) Electrically motorized wheel assembly
KR20190065168A (ko) 허브 장치 및 관련 시스템들
ES2392401T3 (es) Máquina que comprende una polea y un motor eléctrico, en particular para ascensor
ES2251263T3 (es) Maquina electrica giratoria con doble excitacion, perfeccionada.
US4937483A (en) Eddy-current brake
JPH10504439A (ja) エネルギー貯蔵および変換装置
JPH08511490A (ja) 外周充填物を備えた電気モータ付車輪装置
US5325007A (en) Stator windings for axial gap generators
US4704555A (en) Improved disc rotor assembly
US4270112A (en) Normal conductive or superconductive magnet coil
FI61415B (fi) Trummagnetseparator med starkt faelt
JP2023545583A (ja) リムを駆動するための電気的なディスクモータ
JPH07114543B2 (ja) 車両用の電気式リターダ
ES2332913T3 (es) Rotor de freno electromagnetico que comprende aletas de refrigeracion mejoradas.
US2143919A (en) Fan-cooled rectifier
ES2347560T3 (es) Desacelerador electromagnetico de vehiculo.
CN1021684C (zh) 自行车用发电机
US4496867A (en) Electric retarders for vehicles
RU2813265C2 (ru) Вращающийся электромагнитный привод с магнитной структурой с множеством отдельных магнитов в виде блоков
JPS63274358A (ja) 渦電流制動機
JPS6033706Y2 (ja) 水冷ケ−ブル用スペ−サ
JP2591050Y2 (ja) 変圧器巻線の冷却構造

Legal Events

Date Code Title Description
FG3A Patent granted, date of granting

Effective date: 19911114

MM3A Annulment or lapse

Free format text: LAPSE DUE TO NON-PAYMENT OF FEES

Effective date: 19990531