PT819088E - Cartucho - Google Patents

Cartucho Download PDF

Info

Publication number
PT819088E
PT819088E PT96911963T PT96911963T PT819088E PT 819088 E PT819088 E PT 819088E PT 96911963 T PT96911963 T PT 96911963T PT 96911963 T PT96911963 T PT 96911963T PT 819088 E PT819088 E PT 819088E
Authority
PT
Portugal
Prior art keywords
cartridge according
cartridge
inner layer
fibers
piston
Prior art date
Application number
PT96911963T
Other languages
English (en)
Inventor
Tilwin Lepsius
Johannes Huberts Jozef Kelders
Original Assignee
Henkel Kgaa
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Henkel Kgaa filed Critical Henkel Kgaa
Publication of PT819088E publication Critical patent/PT819088E/pt

Links

Classifications

    • BPERFORMING OPERATIONS; TRANSPORTING
    • B65CONVEYING; PACKING; STORING; HANDLING THIN OR FILAMENTARY MATERIAL
    • B65DCONTAINERS FOR STORAGE OR TRANSPORT OF ARTICLES OR MATERIALS, e.g. BAGS, BARRELS, BOTTLES, BOXES, CANS, CARTONS, CRATES, DRUMS, JARS, TANKS, HOPPERS, FORWARDING CONTAINERS; ACCESSORIES, CLOSURES, OR FITTINGS THEREFOR; PACKAGING ELEMENTS; PACKAGES
    • B65D83/00Containers or packages with special means for dispensing contents
    • B65D83/0005Containers or packages provided with a piston or with a movable bottom or partition having approximately the same section as the container
    • YGENERAL TAGGING OF NEW TECHNOLOGICAL DEVELOPMENTS; GENERAL TAGGING OF CROSS-SECTIONAL TECHNOLOGIES SPANNING OVER SEVERAL SECTIONS OF THE IPC; TECHNICAL SUBJECTS COVERED BY FORMER USPC CROSS-REFERENCE ART COLLECTIONS [XRACs] AND DIGESTS
    • Y02TECHNOLOGIES OR APPLICATIONS FOR MITIGATION OR ADAPTATION AGAINST CLIMATE CHANGE
    • Y02WCLIMATE CHANGE MITIGATION TECHNOLOGIES RELATED TO WASTEWATER TREATMENT OR WASTE MANAGEMENT
    • Y02W90/00Enabling technologies or technologies with a potential or indirect contribution to greenhouse gas [GHG] emissions mitigation
    • Y02W90/10Bio-packaging, e.g. packing containers made from renewable resources or bio-plastics

Landscapes

  • Engineering & Computer Science (AREA)
  • Mechanical Engineering (AREA)
  • Containers And Packaging Bodies Having A Special Means To Remove Contents (AREA)
  • Coating Apparatus (AREA)
  • Treatment Of Fiber Materials (AREA)
  • Packaging Of Annular Or Rod-Shaped Articles, Wearing Apparel, Cassettes, Or The Like (AREA)
  • Refuse Collection And Transfer (AREA)

Description

I
DESCRIÇÃO
CARTUCHO O presente invento refere-se a um cartucho para receber uma massa de produto, especialmente massa para vedação ou poliuretano, a ser introduzida em pistolas padrão, dotado de um invólucro em forma de estojo e um êmbolo susceptível de se deslocar no sentido longitudinal do invólucro, colocado no interior do mesmo, caracterizado por estar prevista, no fundo do invólucro, uma saída para o esvaziamento da massa de produto, e por o invólucro ser construído em camadas, sendo uma camada hermética interior de plástico, não corrosível quimicamente pela massa de produto e, pelo menos, uma camada exterior de forma estável e reforçada com fibras, que envolve a camada interior, produzida, de preferência, com material reciclável de maneira a favorecer o meio ambiente.
Tais cartuchos são utilizados especialmente na área artesanal. Contêm uma massa de produto que pode ser, por exemplo, uma massa de vedação ou poliuretano, utilizada para o enchimento de espaços ocos com espuma. Um tal cartucho é introduzido numa pistola padrão, que apresenta um mecanismo de manipulação que engata no êmbolo do cartucho. Por deslocação do êmbolo a massa de produto sai do cartucho pela saída. A saída pode resultar de vários cortes transversais, de maneira a possibilitar uma adaptação ao tipo de utilização da massa de produto.
Tais cartuchos apresentam, até à data, um invólucro feito de plástico. Depois do esvaziamento total do cartucho, este é deitado no lixo. A reutilização do cartucho não é prática por razões técnicas e económicas.
Para reduzir o lixo de plástico foi já proposta a utilização de um saco mangueira para a recepção da massa de produto. Um tal saco-mangueira só pode substituir um cartucho rígido dentro de certos limites. O saco-mangueira também não pode ser utilizado em pistolas padrão que obrigam à utilização de um cartucho. Para a utilização de sacos-mangueira são necessárias pistolas especiais de invólucro completo.
Através da patente EP-A-58989 é conhecido um cartucho que apresenta um invólucro de papel revestido com uma camada de metal/plástico. Também neste cartucho, no interior do invólucro construído em camadas, é colocado um êmbolo susceptível de se deslocar no sentido longitudinal do invólucro. Para a produção deste cartucho é necessário um papel revestido.
Um cartucho de uso genérico é também conhecido através da patente EP-A-524514. Este cartucho conhecido consiste num material em camadas, sendo camada interior feita de uma folha de alumínio revestida de plástico e a camada exterior feita de material de cartão. Neste caso a camada exterior é formada como um estojo exterior independente e a camada interior é formada como um estojo interior independente existindo, entre os dois, apenas uma aderência forçada, ou por fricção. Neste caso ambas as camadas são produzidas por enrolamento. Para a produção, da camada interior é enrolada uma folha de plástico num espigão em forma de espiral. Em seguida é produzido o estojo exterior, também por enrolamento em espiral com tiras de papel.
Através da patente GB-A-694,741 é conhecido um cartucho com um estojo, colocado pelo interior, feito de material flexível de folha, sendo este estojo, por um lado, fixo no elemento de fundo do cartucho e, por outro lado, fixo no elemento de tampa do cartucho.
Finalmente, através da patente WO-A-93/16932 é conhecido um contentor feito de material de folha, em forma de estojo com um saco interior, fechado no fundo, colocado pelo interior e também susceptível de se deslocar em relação ao estojo.
Em contrapartida, o objecto do presente invento é formar um cartucho genérico susceptível de ser produzido em alternativa. 3 3
|
Num cartucho do género inicialmente mencionado, este objecto é solucionado através de uma camada delgada interior, produzida por sopro, ou por co-extrusão, com uma espessura de parede, especialmente entre 0,3 e 0,4 mm.
Com o presente invento é criada a possibilidade de produzir um cartucho que, ao contrário dos cartuchos correntes, fabricados por sopro ou por co-extrusão, é substancialmente reduzido nas suas partes plásticas, mas que apresenta, no entanto, a necessária estabilidade sendo, por outro lado, susceptível de ser produzido com a tecnologia familiar de sopro ou de co-extrusão, sem a necessidade de aprendizagem de novas tecnologias de produção, como por exemplo, soldadura de folhas. O invólucro do cartucho é construído em camadas, sendo prevista, pelo menos, uma camada hermética interior, não corrosível quimicamente, em forma de estojo e, pelo menos, uma camada exterior rígida em forma de estojo, que envolve a camada interior, sendo a camada exterior reforçada com fibras.
Um tal cartucho é, em si mesmo, estável porque a camada interior é envolvida por uma camada exterior rígida, podendo assim ser utilizado nas conhecidas pistolas padrão. A parte de plástico é reduzida porque já não é necessário formar o invólucro com uma única camada de um plástico com uma espessura correspondente para obter uma resistência suficiente contra a pressão.
De acordo com o aperfeiçoamento do presente invento, também se pode prever que a camada interior seja um componente de um cartucho de parede delgada, produzido por sopro ou por co-extrusão.
De acordo com uma forma de realização vantajosa, propõe-se que as fibras da camada interior sejam entretecidas de maneira a formarem um invólucro, em forma de saco. A camada exterior pode ser separada da camada interior e, por isso, é reciclável. 4
:¾ y
£ A camada exterior pode, segundo uma ideia adicional, consistir em fibras que são feltradas.
Além disso, o aperfeiçoamento do presente invento prevê que as fibras sejam têxteis. 1 \
As fibras e/ou toda a camada exterior consistem, de preferência, essencialmente em matéria prima renovável por crescimento. Através desta proposta, a parte plástica de um cartucho é mais reduzida. A camada exterior pode, deste modo, ser colocada no composto depois de ter sido posta no lixo.
Para obter uma estabilidade especialmente elevada da camada exterior e uma alta densidade da mesma, propõe-se, de preferência, equipar a camada exterior com uma folha de alumínio ou com uma folha de liga de alumínio. Também se toma em consideração as fibras de vidro para reforço da estabilidade contra a pressão. Estas formas de execução são especialmente vantajosas para camadas exteriores reutilizáveis múltiplas vezes.
As camadas interior e exterior podem mesmo ser ligadas entre si, de acordo com uma forma de realização adicional, e serem posteriormente separadas. Neste caso, a camada interior forma um invólucro, quimicamente resistente, para uma massa de produto, enquanto a camada exterior cuida da estabilidade e resistência contra a pressão. Deste modo coloca-se à disposição um sistema em que o cartucho é recarregável. Nesta forma de realização não é necessária uma pistola especial de invólucro inteiro.
Vantajosamente o êmbolo do cartucho com a camada interior é formado de uma só peça. Durante a deslocação do êmbolo no interior do invólucro exterior, este é voltado para o interior e é comprimido. Uma tal configuração é especialmente vantajosa em relação a cartuchos recarregáveis. Neste caso, a camada interior e o êmbolo formam um cartucho de recarga. O cartucho de recarga é produzido, de preferência, por sopro de plástico. 5
De acordo com um especial aperfeiçoamento do invento propõe-se, para um êmbolo não ligado à camada interior numa só peça, que este seja principalmente produzido de matéria prima renovável por crescimento e só a face frontal do êmbolo, virada para a massa de produto, é equipada com um revestimento impermeável. Deste modo, a percentagem de plástico do cartucho é reduzida. O revestimento impermeável assegura que a massa de produto no cartucho não corrói o êmbolo com as consequentes fugas do cartucho; De preferência a face lateral do êmbolo é também revestida, adicionalmente, com uma camada impermeável.
Para garantir uma vedação suficiente entre o êmbolo e a parede da camada interior é proposto dotar-se o êmbolo de lábios circulares de vedação. Os lábios circulares de vedação são especialmente vantajosos quando a camada interior de plástico é produzida por sopro porque a aspereza da parede interior da camada interior é relativamente alta. Os lábios de vedação são então, de preferência, feitos de silicone.
De preferência o invólucro do cartucho apresenta, pelo menos, uma janela de controlo que se prolonga no sentido longitudinal do invólucro. Através desta janela verifica-se o grau de esvaziamento do cartucho e, caso seja necessário, também a côr do contéudo é reconhecível.
Outras vantagens e características do presente invento são explicadas recorrendo aos exemplos de formas de realização, nos quais: A Fig. 1 representa um primeiro exemplo de forma de realização de um cartucho em corte total;
Fig. 2 representa um segundo exemplo de forma de realização de um cartucho em corte total, e
Fig. 3 representa um êmbolo ampliado. 6
0 cartucho 13 nas figuras 1 e 2 apresenta um invólucro 1, no qual está colocado um êmbolo 2 susceptível de se deslocar no sentido longitudinal do invólucro 1. O invólucro 1 apresenta um fundo 3. No fundo 3 é formada uma saída 6 pela qual o contéudo do cartucho 13 pode ser despejado. A saída 6 pode ser realizada aberta ou vedada com uma tampa 15, ou fechada para ser aberta com o auxílio de uma ferramenta.
Na figura 1 o invólucro 1 é construído por camadas. Apresenta uma camada exterior 5, em forma de estojo, que envolve uma camada interior 4, em forma de estojo. A camada exterior 5 consiste, de preferência, numa matéria prima renovável por crescimento. A camada interior é de parede delgada, produzida por sopro ou por co-extrusão. Neste caso o êmbolo 2 forma, ao mesmo tempo, a chapa de tampa de camada interior 4. Numa deslocação do êmbolo 2 em direcção à saída 6, a camada interior 4 é arrastada pelo êmbolo 2, de maneira que este se volta para o interior e diminui sucessivamente. Nesta forma de realização não é necessária uma vedação adicional do êmbolo.
No invólucro 1 são integrados, como se vê pela figura 1, duas janelas 12 para se poder reconhecer o grau de esvaziamento do cartucho. Com uma delgada camada interior 4 de polietileno de alta densidade (HDPE), produzida por sopro ou por co-extrusão, é de tal maneira transparente que a massa de produto é reconhecível através das janelas 12. A camada interior 4 pode apresentar uma espessura de parede de, por exemplo, entre 0,3 e 0,4 mm. Para se obter a mais alta densidade, também podem ser construídos cartuchos produzidos por sopro com espessuras de parede de cerca de 0,4 mm, compostos por várias camadas de plástico muito delgadas, produzidas por co-extrusão.
Na figuras 2 e 3 é apresentado um exemplo de forma de realização de um cartucho. O cartucho 13 apresenta um invólucro 1 com um fundo 3. O invólucro 1 é formado em duas camadas. Apresenta uma camada exterior 5 em forma de estojo e uma camada interior 4 em forma de estojo. No invólucro 1 está colocado um êmbolo 2 que é susceptível de se deslocar no sentido longitudinal, em direcção à saída 6 no fundo 3. O êmbolo 2 consiste principalmente em matéria prima reciclável. A face frontal 7 voltada
7 I
para a massa de produto está equipada com um revestimento impermeável 8. Também a face lateral 9 do êmbolo 2 está equipada com um revestimento impermeável 10. Para vedação contra o invólucro 4, o êmbolo 2 está equipado com lábios circulares de vedação 11. Em corte transversal os lábios de vedação 11 são formados como dentes de serra. A camada interior 4 está equipada com um espigão 14. O espigão 14 apresenta, de preferência, uma rosca exterior. No espigão 14 está aparafusada uma tampa de fechamento 15. Depois do esvaziamento completo do cartucho, a camada interior 4 pode ser separada da camada exterior 5. A camada exterior 5 e o êmbolo 2 são reutilizáveis.
Pela construção dum cartucho em duas camadas, uma das quais garante a resistência química e a vedação, garantindo a outra a estabilidade de forma e a resistência contra a pressão, pode ser dado um contributo à protecção do meio ambiente porque, pelo menos, uma das camadas pode ser executada a ser despejada no composto ou a ser reciclável.
Lisboa, | | pçy 2000 O Agente Oficial da Propriedade Industrial
Américo da Silva Carvalho
Agento Oficiai (fc froprladHda índus.-^al RCastiBio, 201 - 3 ’ t - 1070 USBUA Telefs. 3351339-3354613

Claims (19)

1
REIVINDICAÇÕES 1. Cartucho para a recepção duma massa de produto, especialmente massa de vedação ou poliuretano, para ser inserido em pistolas padrão com um invólucro (1) e um êmbolo (2) colocado no invólucro (1), susceptível de se deslocar no sentido longitudinal do invólucro (1), sendo previsto no fundo (3) do invólucro (1) uma saída (6) para esvaziamento da;;massa de produto, e sendo o invólucro (1) construído em camadas, em que existe, pelo menos, uma camada interior (4) hermética e quimicamente resistente à massa de produto, feita de plástico e, pelo menos, uma camada exterior (5), de forma estável e reforçada com fibras, que envolve a camada interior (4), especialmente produzida de material reciclável, caracterizado por possuir uma camada interior (4) de parede delgada, produzida por sopro ou por co-extrusão, com uma espessura de parede de, designadamente, entre 0,3 e 0,4 mm.
2. Cartucho de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo facto de a camada interior (4) ser componente dum cartucho com parede delgada, produzida por sopro ou por co-extrusão.
3. Cartucho de acordo com as reivindicações 1 ou 2, caracterizado pelo facto de as fibras serem entretecidas.
4. Cartucho de acordo com as reivindicações 1 ou 2, caracterizado pelo facto de as fibras serem feltradas umas com as outras.
5. Cartucho de acordo com qualquer das reivindicações anteriores, caracterizado pelo facto de as fibras serem fibras têxteis.
6. Cartucho de acordo com qualquer das reivindicações anteriores, caracterizado pelo facto de as fibras consistirem substancialmente em matéria prima renovável por crescimento. 2 β f ','J φ„ Λ „ Λ u Κ <,· α jp I
7. Cartucho de acordo com qualquer das reivindicações 1 a 4, caracterizado pelo facto de as fibras serem fibras de vidro.
8. Cartucho de acordo com qualquer das reivindicações anteriores, caracterizado pelo facto de a camada exterior (5) conter uma folha de alumínio ou uma folha de uma liga de alumínio.
9. Cartucho de acordo com qualquer das reivindicações 1 a 7, caracterizado pelo facto de a camada exterior (5), consistir, principalmente, em matéria prima renovável por crescimento.
10. Cartucho de acordo com qualquer das reivindicações 1 a 9. caracterizado pelo facto de as camadas interior e exterior (4, 5) serem interligadas de maneira a serem desligadas para que, designadamente a camada exterior (5) possa ser reutilizada e dotada de uma nova camada interior (4) cheia.
11. Cartucho de acordo com qualquer das reivindicações 1 a 9, caracterizado pelo facto de as camadas interior e exterior (4, 5) serem ligadas de modo fixo.
12. Cartucho de acordo com qualquer das reivindicações 1 a 10, caracterizado pelo facto de o êmbolo (2) ser construído numa só parte com a camada interior (4).
13. Cartucho de acordo com a reivindicação 12, caracterizado pelo facto de a camada interior (4) com o êmbolo (2) ser feita de plástico, de preferência por sopro.
14. Cartucho de acordo com qualquer das reivindicações 1 a 11, caracterizado pelo facto de o êmbolo (2) consistir, principalmente, em matéria prima renovável por crescimento e por este ser dotado, na face frontal (7) virada para a massa de produto, de um revestimento impermeável (8).
15. 15.
ff Η ¥ i Cartucho de acordo com a reivindicação 14, caracterizado pelo facto de a face lateral (9) do êmbolo (2) ser dotada de um revestimento impermeável (10).
16. Cartucho de acordo com qualquer das reivindicações 1 a 11, 14 ou 15, caracterizado pelo facto de o êmbolo (2) apresentar lábios vedantes circulares (11).
17. Cartucho de acordo com a reivindicação 16, caracterizado pelo facto de os lábios vedantes (11) serem feitos de silicone.
18. Cartucho de acordo com qualquer das reivindicações anteriores, caracterizado pelo facto de o invólucro (1) apresentar, pelo menos, uma janela de controlo (12) que se prolonga no sentido longitudinal do invólucro (1).
19. Cartucho de acordo com qualquer das reivindicações anteriores, caracterizado pelo facto de a camada interior consistir em plástico de várias camadas, designadamente co-extrudido. Usboa, | | pEy 2000 O Agente Oficial da Propriedade Industrial
Américo da Silva Carvalho Agente CSeií! de Propriedade industrial A Castilho, 201-3.·· F. - 1070 LISBOA Telefs. 36o 13 39 - 385 4613
PT96911963T 1995-04-07 1996-03-29 Cartucho PT819088E (pt)

Applications Claiming Priority (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
DE19513240A DE19513240C1 (de) 1995-04-07 1995-04-07 Kartusche

Publications (1)

Publication Number Publication Date
PT819088E true PT819088E (pt) 2000-05-31

Family

ID=7759166

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
PT96911963T PT819088E (pt) 1995-04-07 1996-03-29 Cartucho

Country Status (9)

Country Link
EP (1) EP0819088B1 (pt)
AR (1) AR001509A1 (pt)
AT (1) ATE189660T1 (pt)
DE (2) DE19513240C1 (pt)
DK (1) DK0819088T3 (pt)
ES (1) ES2142579T3 (pt)
GR (1) GR3032878T3 (pt)
PT (1) PT819088E (pt)
WO (1) WO1996031413A1 (pt)

Families Citing this family (7)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
GB2308302B (en) * 1995-12-20 1997-11-12 John Gill Syringe
DE59708110D1 (de) * 1996-03-02 2002-10-10 Frank Forstmann Kartusche für fliessfähige medien
DE19722200A1 (de) * 1997-05-27 1998-12-03 Anton Topic Kartusche mit gleichmäßiger Wandstärke
FR2781468B1 (fr) * 1998-07-27 2000-10-13 Pascal Chenneviere Dispositif de conditionnement et de dosage de produit sous forme de creme.
US20050221035A1 (en) * 2004-04-01 2005-10-06 Derek Wyatt Method for reducing freeze-thaw voids in uncured adhesives
US7677419B2 (en) 2004-04-21 2010-03-16 Nordson Corporation Syringes and methods of syringe manufacturing
US8231568B2 (en) 2007-10-16 2012-07-31 Nordson Corporation Syringes with a reduced susceptibility to freeze-thaw void formation and methods of manufacturing such syringes

Family Cites Families (6)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
GB694741A (en) * 1950-10-20 1953-07-29 Internat Patents Trust Ltd Improvements in containers for ointments, condiments and the like
US4432473A (en) * 1981-02-24 1984-02-21 Sealright Co., Inc. Cartridge-type dispenser
US5016784A (en) * 1990-02-15 1991-05-21 Dexus Research Inc. Applicator for highly reactive materials
DE4123743A1 (de) * 1991-07-17 1993-01-21 Schieferdecker Gmbh & Co Kg Huelsenfoermiger verpackungsbehaelter aus mehrschichtmaterial sowie verfahren und vorrichtung zum herstellen eines derartigen verpackungsbehaelters
US5560518A (en) * 1992-02-25 1996-10-01 Cambridge Consultants Limited Fluid delivery system
WO1995011842A1 (de) * 1993-10-29 1995-05-04 Henkel Kommanditgesellschaft Auf Aktien Kartusche mit aussen- und innenhülse

Also Published As

Publication number Publication date
EP0819088A1 (de) 1998-01-21
GR3032878T3 (en) 2000-07-31
ES2142579T3 (es) 2000-04-16
DE59604424D1 (de) 2000-03-16
EP0819088B1 (de) 2000-02-09
ATE189660T1 (de) 2000-02-15
WO1996031413A1 (de) 1996-10-10
DK0819088T3 (da) 2000-06-26
DE19513240C1 (de) 1996-06-27
AR001509A1 (es) 1997-10-22

Similar Documents

Publication Publication Date Title
EP0389257B1 (en) Flexible pouch with reinforcement to facilitate pouring
PT819088E (pt) Cartucho
CA1223572A (en) Pressurized dispensing pouch
US4011968A (en) Collapsible containers
US4408643A (en) Plastic bags having a pressure resistant closure
US3948389A (en) Packets
JP4275287B2 (ja) プラスチック容器
PL179114B1 (pl) Sposób wytwarzania tuby PL PL PL
JPS6068255A (ja) 多層シ−ラントシ−ト材料でシ−ルしたオリフイスを有する物品小出し用コラプシブルチユ−ブ容器
WO2003078264A1 (fr) Sac autoportant et procede de fabrication du sac
JP2018522764A (ja) 水分バリアコーティングされたタバコ製品パッケージング
US4401140A (en) Filler valve for valve bag
EP0690811A1 (en) SACK OR BAG TO ACQUIRE A LIQUID
EP0300094A3 (en) Packaging container
US4364510A (en) Filling valve for a bag or other container
BR112020005665A2 (pt) revestimento
NO158179B (no) Krageeske med hengslet lokk.
JP4074354B2 (ja) 内部発生ガス排出型チューブ容器
RU2486119C2 (ru) Пакет с устойчивым дном
WO2018033208A1 (en) Method for manufacturing a molded article from pulp, molded article made of pulp, and apparatus for manufacturing such a molded article
US7017770B2 (en) Multi-chamber tube with partition of enhanced stiffness
CA2593841A1 (en) Packaging pouch
JP7543664B2 (ja) チューブ容器
JP2023105731A (ja) スパウト及びこれを用いたチューブ包装容器
DK171774B1 (da) Væskebeholder