PT81651B - Processo para a transmissao telefonica analogica por radio - Google Patents

Processo para a transmissao telefonica analogica por radio Download PDF

Info

Publication number
PT81651B
PT81651B PT81651A PT8165185A PT81651B PT 81651 B PT81651 B PT 81651B PT 81651 A PT81651 A PT 81651A PT 8165185 A PT8165185 A PT 8165185A PT 81651 B PT81651 B PT 81651B
Authority
PT
Portugal
Prior art keywords
acoustic frequency
frequency
telephone signal
acoustic
pulses
Prior art date
Application number
PT81651A
Other languages
English (en)
Other versions
PT81651A (pt
Original Assignee
Siemens Ag
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Siemens Ag filed Critical Siemens Ag
Publication of PT81651A publication Critical patent/PT81651A/pt
Publication of PT81651B publication Critical patent/PT81651B/pt

Links

Classifications

    • HELECTRICITY
    • H04ELECTRIC COMMUNICATION TECHNIQUE
    • H04KSECRET COMMUNICATION; JAMMING OF COMMUNICATION
    • H04K1/00Secret communication

Landscapes

  • Computer Networks & Wireless Communication (AREA)
  • Signal Processing (AREA)
  • Engineering & Computer Science (AREA)
  • Input Circuits Of Receivers And Coupling Of Receivers And Audio Equipment (AREA)
  • Mobile Radio Communication Systems (AREA)
  • Transmitters (AREA)
  • Measurement And Recording Of Electrical Phenomena And Electrical Characteristics Of The Living Body (AREA)
  • Radio Transmission System (AREA)
  • Cable Transmission Systems, Equalization Of Radio And Reduction Of Echo (AREA)
  • Interconnected Communication Systems, Intercoms, And Interphones (AREA)
  • Transceivers (AREA)
  • Developing Agents For Electrophotography (AREA)
  • Reduction Or Emphasis Of Bandwidth Of Signals (AREA)
  • Toys (AREA)

Description

Campo técnico
A presente invenção refere—se a um processo de transmissão analógica telefónica por rádio utilizando estações emissoras-receptoras para uso táctico, em especial estações emissoras-receptoras móveis.
Estado actual da técnica
Na realização de uma comunicação radioelectrica entre duas ou mais estações emissoras-receptoras utilizadas em aplicações tácticas tem que ter-se em conta que as comunicações são intencionalmente interferidas por perturbadores inteligentes. Tem além disso que contar-se com o facto de um potencial inimigo tentar introduzir-se numa comunicação e procurar estabolecer a confusão por meio da imitação de ordens e informações. .Llém destas possibilidades de perturbações íencionadas, ha ainda que ter o cuidado de que as informações ;rans.:iitidas, na medida em que possam interessar a um potencial inimigo, não possam ser escutadas.
?or todos estes motivos, as estações emissoras-receptoras deste tipo são equipadas, para obter uma segurança
I
contra as escutas, com um dispositivo de cifração e, para aurneri tar a imunidade de uma comunicação às perturbações, são realiza das para funcionar no modo de variações bruscas da frequência. Quer a utilização da cifração, quer a utilização de um processo de transmissão com variações bruscas de frequência, isolada ou conjuntamente, proporcionam uma segurança suficiente contra a introdução de um potencial inimigo numa comunicação existente. .'Ias ambos os processos diminuem a disponibilidade de uma comuni cação existente em si.
Xo caso de se utilizar una cifração torna-se necessária uma largura de faixa consideravelmente naior para o si. nal a transmitir, visto que uma tal transmissão praticamente só pode fazer-se no iivel digital e o sinal telefónico digitalizado necessita para a sua transmissão de uma largura de faixa consideravelmente maior, desde que não seja usada uma técnica de codificação do sinal da. voz (vocoder) muito dispendiosa.
No caso de se empregar um processo com variações bruscas da frequência, é necessário preparar para a transmissão do sinal telefónico um grande número de canais, cada u.i deles podendo ser usado, só por si, para a transmissão de um sinal te. lefónico e dispor de uma faixa de frequências suficiente.iente larga para variar a frequência da portadora radioeléctrica. -Ias precisamente no processo de transmissão com variações bruscas e frequências são do sinal teI dos. Desse moável a qualidae uma cifração as informações de tempo curto, afinal nada pode sinal telefóniqualidade ae não de serviço sempre que, na transmissão de informações que não necessitam de íanda frequência acresce que aleatoriamente acessíveis lefónico, por exemplo por do do do nem todos os canai s uma transmi serem canais perturba diminuiu—se simultânea ;onte e da transmissão sinal telefónico muitas vezes de naneir.t no trans..íi tir, polo facto de importância durant .· u.n lap
esquema de blocos da fig. 1 aostra do lado es querdo o lado da emissão (SS) o do lado direito o lado da recepção (ES) de duas estações emissoras-receptoras que utilizar, o processo segundo a presente invenção para detectar a introdução de ura potencial iniraigo na comunicação.
esquema de blocos do lado da emissão (SS) representa um microfone (d), P^-ra a entrada do sinal telefónico da voz, cuja saída está ligada à entrada de modulação do emissor (S), através do comutador (U). Xo emissor (s), o sinal telefónico analógico modula de uma maneira apropriada urna portadora de frequência radioeléctrica e é irradiado através da ante na (à) para o lado da recepção (ES). 0 comutador (u), cujo primeiro contacto de ligação corresponde à saída do ricrofone, está ligado através do seu segundo contacto de ligação ao gerador de frequências acústicas (g) , que gera uma oscilação de frequêri cia acústica, por exemplo de 1,6 kHz. 0 comutador (u) é comandado por um gerador pseudo-aleatório (PXG) cujo ajustamento e cuja cadência são obtidos a partir do relógio da estação (UHR).
gerador pseudo-aleatório (?XG) comanda o comu tador (U) de modo tal que, em intervalos de tempo que variam de nodo pseudo-aleatório, a saída do gerador de frequência acústica (g) é ligada à entrada de modulação do emissor durante inter valos de tempo curtos, co:i uma ordem de grandeza inferior a 20 ms. Desta maneira, intercalam-so no sinal telefónico analógico, a intervalos de tempo irregulares, impulsos de frequência acústica, cuja ocorrência no tempo é conhecida de antemão, no caso cie haver sincronização do lado da e-.sissão (SS) côm o lado de recepção (ES). .\s falhas no sinal telefónico daqui resultantes não rooresenta .i pratica .'.ente qualquer perda de qualidade do sinal telefónico.
Xo lado da recepção há uma antena através da qual o receptor (e) recebe a portadora de radiofrequencia modulada pelo sinal telefónico e que representa o sinal telefónico no nível da faixa básica. Do lado da saída do receptor, o sinal telefónico analógico com os iipulsos de frequência acus tica incluídos é levado, através do interruptor (Sl) fechado, a
dispositivo de reprodução do sinal da fala, a forma de um auscultador (l).
.llém disso,
por exemplo sob na saída do receptor (©) está libado, através de u..; filtro de banda nodulador de frequência acústica (TD) que, do Indo tá ligado com um dispositivo tradutor sempre existência, no sinal telefónico analógico recebido, (’32), um de_s da saída, e_s se espera a de uma jane la para a introdução de um impulso de frequência acústica, através de um outro interruptor (S2). 0 comando do interruptor (S2) faz-se, de maneira correspondente à do lado da emissão, por meio de um gerador pseudo-aleatório (fXG) idêntico, que é ajustado através do relógio da estação (UHLí) e recebe os impulsos de cadência apropriados deste relogio da estação, dispositivo tradutor (A7) te?, uma estrutura tal que, no caso da ausência repetida dos impulsos de frequência acústico esperados em sequência uns aos outros, activa do lado da saída um dispositivo de alarme (Aã) a simultaneamente interrompe, através do interruptor (31), a ligação entre a saída do receptor (s) e o auscultador (li). .lssegara-se deste modo que, no caso da entrada na comunicação de um potencial inimigo, ela soja detoctada pela ausência da recepção correcta dos impulsos de frequência acústica.
-receptoras para usos já foi mencionado, as estações emissorastácticos estão e ,i regra equipadas com u d ís oo si tiv o zacao um possibilidade de utilivariações bruscas da ?âra a realização do orocesso segundo a presente invenção podo portanto usar-se de ameira particulamente vantajosa este gerador pseudo-aleatório.
a asno se aplica ao gerador do sinais de frequência acústica (g) no lado da emissão (SS) o no detector de sinais de frequência acústica (TO) no lado dn recepção (33,', porque ambos perten com ao equipamento normal de uma estação de omissão-recepção deste género para a transmissão dn telegrafia por frequências vo cais.
Xo diagrama de tempos da fig. 2 está represem
tada uia sequencia de sinais no eixo dos tempos t, tal como ela aparece na entrada de modulação do emissor (s) do lado da emissão (SS) e na saída do receptor (e) do lado da recepção (SS). 0 sinal telefónico analoçico (ASS) é aqui interrompido, a inter valos de tempo diferentes pseudo-aleatórios, por uma janela (f), durante a qual se transmite um impulso de frequência acústica (TE). Como já se mencionou, as janelas que representam cada uma una interrupção do sinal telefónico analógico (ASS) têm una duração tão pequena que não é praticamente influenciada a quali dade do sinal telefónico aa saída do auscultador (h) no lado da recepção.
Possibilidade de utilização industrial
A presente invenção representa uma medida adicional dentro de uma série de medidas para obter a resistência às interferências nas estações de emissão-recepção em utilizações tácticas e é portanto particularmente apropriada para utilização em estações móveis em veículos terrestres, aquaticos e aéreos.
Lista das referências usadas nos desenhos
SS Lado de emissão
ES u Lado de recepção microfone Comutador
G Gerador de frequências acústicas
PN G Gerador pseudo-aleatório
u:ir Relógio da estação
s Emissor
m Receptor
A Antena
3? Filtro de faixa
TD Detector de frequências acústicas
sl,2 Interruptore s
AW Dispositivo tradutor
- 6 AG Dispositivo de alarme
II Auscultador
TI Impulso de frequência acústica ASS Si.ial telefónico analógico
t Tempo

Claims (2)

R 3 I V I D I C A ç õ a s
1^ por radio utilizando estações de emissao-recepçao para usos tácticos, en especial estações móveis de emissão-recepção, caracterizado por se inserirem do lado da emissão no sinal telefjó nico (ASS), a intervalos de tempo variáveis de maneira pseudo-aleatória, sinais perturbadores de frequência acústica (Ti), por, do lado da recepção, além disso, a estação de recepção, que recebe em sincronismo com a estação de emissão, só vada para a recepção dos referidos impulsos de tica quando é possível a sua aparição e por se sos de frequência acústica, pela ordem por que a um dispositivo tradutor (AW) que, no caso de da de um impulso de frequência acústica esperado, desencadeia ui alarme.
com a estação de emissão, só ser acti. frequência acúslevarem os impul são recebidos, ausência repeti—
- 25 Processo de acordo com a reivindicação 1, carac terizado por uma janela (F) que suprime o sinal telefónico (àSo) para a transmissão de um impulso de frequência acústica (Ti) apresentar uma largura menor que 20 ms.
_ 3* _
Processo de acordo com as reivindicações 1 ou
2, caracterizado por a frequência dos impulsos de frequência acústica (Ti) estar situada no interior da faixa das frequências do sinal telefónico, numa posição tal que a energia espectral, referida a 1 Hz, do sinal telefónico nessa posição tem valores pequenos quando comparados com o correspondente valor máximo da energia.
Processo de acordo com uma das reivindicações anteriores, caracterizado por se utilizar para a marcação, do lado da emissão, e para a detecção, do lado da recepção, das janelas (F) para os impulsos de frequência acústica (Ti) no sinal telefónico o gerador pseudo-aleatório (PNG) existente de qualquer modo nas estações de emissão-recepção para fins de cifração.
Processo de acordo com uma das re ivindi cações anteriores, caracterizado por para a produção, no lado da emissão, da frequência acústica para os impulsos de frequência acús tica (TI), bem como para a detecção, no lado da recepção, dos impulsos de frequência acústica, sa utilizarem as unidades coas trutivas correspondentes existentes de qualquer .uodo nas estações de enissão-recepção para a telegrafia por frequências voProce sso de riores, caracterizado por a (TI) ser de 1 600 Hz.
acordo cou frequência
Processo de as reivindicações anteriores, caracterizado por o da recepção, simultaneamente a comunicação acordo cora dispositivo tradutor (A7) no lado com o disparo de um alarme, mediante a desligação da restituição do sinal te— cortar lefónico (:l) no lado da recepção.
A requerente declara que o primeiro pedido desta patente foi depositado na Pepublica Federal Alemã, em 12 de Dezembro de 1984, sob o ÀT?. P 3^ 4p 312.1.
Lisboa, 11 de Dezembro de 1985.
Q fcGE.f'ÍL OHCiAL DA PROPRlE DAíJL ! m L· >- u i P, -,L
PT81651A 1984-12-12 1985-12-11 Processo para a transmissao telefonica analogica por radio PT81651B (pt)

Applications Claiming Priority (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
DE3445312 1984-12-12

Publications (2)

Publication Number Publication Date
PT81651A PT81651A (pt) 1986-06-11
PT81651B true PT81651B (pt) 1994-07-29

Family

ID=6252587

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
PT81651A PT81651B (pt) 1984-12-12 1985-12-11 Processo para a transmissao telefonica analogica por radio

Country Status (8)

Country Link
EP (1) EP0184811B1 (pt)
AT (1) ATE61503T1 (pt)
DE (1) DE3582023D1 (pt)
ES (1) ES8701442A1 (pt)
FI (1) FI79216C (pt)
IN (1) IN163475B (pt)
NO (1) NO166308C (pt)
PT (1) PT81651B (pt)

Families Citing this family (1)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
DE10016133C2 (de) * 2000-03-31 2002-06-20 Siemens Ag Verfahren zum Sichern einer berührungslosen Signalübertragung von einem Sender zu einem Empfänger sowie Signalübertragungseinrichtung

Family Cites Families (6)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
DE521991C (de) * 1928-08-17 1931-03-28 Telefunken Gmbh Verfahren zur geheimen UEbermittlung í¬ insbesondere von Telephoniestroemen í¬ mittels modulierter Hochfrequenz
CH559483A5 (pt) * 1973-06-12 1975-02-28 Patelhold Patentverwertung
DE2952158A1 (de) * 1979-12-22 1981-06-25 Licentia Patent-Verwaltungs-Gmbh, 6000 Frankfurt Funk-nachrichtenuebertragungsverfahren mit begrenzten, insbesondere sehr kurzen sendezeiten und empfaenger hierfuer
DE3012513C2 (de) * 1980-03-31 1984-04-26 Siemens AG, 1000 Berlin und 8000 München Verfahren zur Überwachung analoger und digitaler Funkverbindungen
JPS58198934A (ja) * 1982-05-17 1983-11-19 Sony Corp 秘話装置
GB2128453A (en) * 1982-10-08 1984-04-26 Philips Electronic Associated System identification in communications systems

Also Published As

Publication number Publication date
FI79216C (fi) 1989-11-10
ATE61503T1 (de) 1991-03-15
NO166308C (no) 1991-06-26
FI854900A (fi) 1986-06-13
IN163475B (pt) 1988-10-01
FI854900A0 (fi) 1985-12-11
EP0184811A2 (de) 1986-06-18
EP0184811B1 (de) 1991-03-06
EP0184811A3 (en) 1988-01-13
NO166308B (no) 1991-03-18
ES8701442A1 (es) 1986-11-16
FI79216B (fi) 1989-07-31
ES549878A0 (es) 1986-11-16
DE3582023D1 (de) 1991-04-11
PT81651A (pt) 1986-06-11
NO855007L (no) 1986-06-13

Similar Documents

Publication Publication Date Title
US4361890A (en) Synchronizing system
ES2848213T3 (es) Método de configuración de celda y método, equipo de usuario, y estación base usados para la sincronización
CA1229889A (en) Maintenance response signalling arrangement for a digital transmission system
Arredondo et al. Advanced mobile phone service: Voice and data transmission
US5027352A (en) Receiver frequency offset bias circuit for TDM radios
GB1038709A (en) Improvements in and relating to communication systems
SE9001700L (sv) Foerfarande foer att i ett tidsmultiplext radiokommunikationssystem oeverfoera olika kommandon avseende val av saendarantenn
US4390990A (en) Method for multiple signal collision detection on a transmission line
WO2021207746A3 (en) Methods and apparatus for signaling sounding reference signals and control signals
PT81651B (pt) Processo para a transmissao telefonica analogica por radio
DK1152939T3 (da) Fremgangsmåde til transmission af data via en elektrisk drivstrøm til en kørestrømsleder, der fører et køretøj
Mileusnic et al. A new method of GSM systems jamming based on connection quality impairment
GB1449953A (en) Communications system and method for transmitting over a limited bandwidth transmission link
CN110071729A (zh) 环路滤波器带宽的控制方法及装置
JP7011308B2 (ja) 音信号送信装置、音信号受信装置、及び音信号伝送システム
Tou et al. Optimum deviation ratio and observation interval for continuous-phase binary frequency-shift keying
Mileusnić et al. An investigation of a new GSM systems jamming technique without existing connections disruption
ES8200802A1 (es) Instalacion para la transmision de senales de mando a travesde un canal vocal
FI84126C (fi) Scramblings- och datatransmissionssystem foer en televisionssignal.
GB1385537A (en) Data transmission systems
GB703247A (en) Improvements in or relating to electric pulse communication systems
SU936446A1 (ru) Способ радиосв зи с подвижными объектами
SU745016A1 (ru) Устройство маскировки телевизионных сигналов
KR20060128841A (ko) 초 광대역 통신 네트워크를 위한 2극성 파형 변조
JPH01245731A (ja) ホッピングパターンの伝送方式

Legal Events

Date Code Title Description
FG3A Patent granted, date of granting

Effective date: 19940105