PT81341B - Metodo de recuperacao de produtos quimicos de lixivias de polpa de celulose exaustas - Google Patents

Metodo de recuperacao de produtos quimicos de lixivias de polpa de celulose exaustas Download PDF

Info

Publication number
PT81341B
PT81341B PT81341A PT8134185A PT81341B PT 81341 B PT81341 B PT 81341B PT 81341 A PT81341 A PT 81341A PT 8134185 A PT8134185 A PT 8134185A PT 81341 B PT81341 B PT 81341B
Authority
PT
Portugal
Prior art keywords
temperature
cooling
reactor
zone
combustion
Prior art date
Application number
PT81341A
Other languages
English (en)
Other versions
PT81341A (en
Inventor
Sven Santen
Jarl Martensson
Ragnar Bernhard
Original Assignee
Skf Steel Eng Ab
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Skf Steel Eng Ab filed Critical Skf Steel Eng Ab
Publication of PT81341A publication Critical patent/PT81341A/pt
Publication of PT81341B publication Critical patent/PT81341B/pt

Links

Classifications

    • DTEXTILES; PAPER
    • D21PAPER-MAKING; PRODUCTION OF CELLULOSE
    • D21CPRODUCTION OF CELLULOSE BY REMOVING NON-CELLULOSE SUBSTANCES FROM CELLULOSE-CONTAINING MATERIALS; REGENERATION OF PULPING LIQUORS; APPARATUS THEREFOR
    • D21C11/00Regeneration of pulp liquors or effluent waste waters
    • D21C11/12Combustion of pulp liquors
    • D21C11/125Decomposition of the pulp liquors in reducing atmosphere or in the absence of oxidants, i.e. gasification or pyrolysis
    • YGENERAL TAGGING OF NEW TECHNOLOGICAL DEVELOPMENTS; GENERAL TAGGING OF CROSS-SECTIONAL TECHNOLOGIES SPANNING OVER SEVERAL SECTIONS OF THE IPC; TECHNICAL SUBJECTS COVERED BY FORMER USPC CROSS-REFERENCE ART COLLECTIONS [XRACs] AND DIGESTS
    • Y10TECHNICAL SUBJECTS COVERED BY FORMER USPC
    • Y10STECHNICAL SUBJECTS COVERED BY FORMER USPC CROSS-REFERENCE ART COLLECTIONS [XRACs] AND DIGESTS
    • Y10S423/00Chemistry of inorganic compounds
    • Y10S423/09Reaction techniques
    • Y10S423/10Plasma energized

Landscapes

  • Paper (AREA)
  • Physical Or Chemical Processes And Apparatus (AREA)
  • Gasification And Melting Of Waste (AREA)
  • Hydrogen, Water And Hydrids (AREA)
  • Processing Of Solid Wastes (AREA)

Description

A presente invenção refere-se a um método de recuperação de produtos químicos de lixívias de polpa de celulose exaustas enquanto ao mesmo tempo se utiliza a energia libertada durante o
já se conhece um processo do tipo mencionado antes em que os constituintes inorgânicos são retirados principalmente sob a forma de uma massa fundida ou de uma solução em água, sendo a parte orgânica removida sob a forma de um gás que contém principalmente e CO· As lixívias de polna de papel exaustas são alimentadas a um reactor para gaseificação e desintegração parcial, juntamente com a energia térmica exterior independente proveniente de combustão, depois do que o produto assim formado é arrefecido rapidamente e deixado arrefecer na referida zona de arrefecimento rápido e de arrefecimento incluída no reactor. A temperatura e o potencial de oxigénio são controlados independentemente um do outro no processo, pelo fornecimento regulado de energia térmica e a possível adição de material carbonáceo e/ou de gases contendo oxigénio.
fornecimento exterior de energia para a zona de reacção do reactor assegura uma temperatura elevada com um baixo potencial de oxigénio e fazem-se tentativas para garantir que o teor do sódio exista principalmente sob a forma de um gás mono-atómico. Devido
ao potencial de oxigénio regulado cuidadosamente e à temperatura
que, de acordo com o referido processo, pode ser conseguida preferivelmente nela utilização de um gás rico de energia aquecido num gerador de plasma para o fornecimento de energia térmica externa necessária, NaOH e Na2S são os principais produtos químicos obtidos por arrefecimento, isto é, produtos químicos das lixívias brancas, enquanto a formação de Na^O^ é simultaneamente restringida.
Mediante o controlo da temperatura, obtém-se outro gás valioso que contém substancialmente anenas e CO e que, por consequência, rode ser utilizado para a produção de vapor de água, gás de síntese, etc.
ITo entanto, este processo possui certos inconvenientes nos
produtos finais visto estes conterem grandes quantidades de enxofre e, portanto, em princípio, só poderem ser utilizados para a preparação renovada de produtos químicos da lixívia branca.
Além disso, a quantidade relativamente grande de enxofre faz com que o equilíbrio se desloque no sentido da formação de H^S, o que constitui um inconveniente tanto do ponto de vista da poluição do meio ambiente como também origina problemas quando se utiliza este produto gasoso, aliás valioso.
objectivo da presente invenção é eliminar os inconvenientes mencionados antes do processo conhecido e permitir a recureração de um produto gasoso que não contém praticamente compostos de enxofre e consiste substancialmente em e CO, um produto alcalino com um teor elevado de sulfureto e um produto alcalino substancialmente isento de sulfureto e que tem um baixo teor de Na^O^.
Isso consegue-se no método descrito antes separando a massa fundida resultante da gaseificação e desintegração oarcial das li xívias de polpa de celulose exaustas introduzidas em conjunto com a energia térmica exterior independente da combustão, para a zona de reacção de um reactor, realizando-se esta separação substancial-
mente à temperatura que prevalece na combustão, sendo então o pro duto gasoso transportado para uma zona de arrefecimento rápido e de arrefecimento lento em que é arrefecido até auma temperatura inferior a 9?0oC.
Verifica-se então que o teor de enxofre se encontra quase inteiramente na massa fundida seoarada sob a forma de NagS e se consegue assim uma redução substancial da quantidade de enxofre na operação de arrefecimento rápido subsequente. Isto tem um efeito extremamente favorável sobre o equilíbrio e obtém-se um material alcalino substancialmente isento de sulfuretos, bem como um produto gasoso que não contém substancialmente impurezas sulfuradas.
A temneratura na operação de gaseificação e de combustão é controlada de maneira a ser preferivelmente igual a pelo menos 1100°C.
A energia externa, independente da combustão, e fornecida sob a forma de energia proveniente de um gerador de plasma e as lixívias axaustas são introduzidas através de tubeiras que têm os orifícios imediatamente em frente do gerador de plasma.
A separação da massa fundida é assim realizada, em princípio, à temperatura da combustão e não se realiza, de avanço, qualquer arrefecimento extra. A massa fundida seoarada contém principalmente Na2S.
arrefecimento na operação de arrefecimento rápido efectua-se até uma temperatura inferior a cerca de 95O°C e pode realizar-se oor arrefecimento indirecto ou por arrefecimento com água, solução aquosa e/ou massa fundida nela pulverizada.
De acordo com uma forma de realização preferida da presente invenção, o arrefecimento é efectuado por meio de um líquido até
uma temperatura de tal maneira baixa que os compostos alcalinos se encontram presentes em solução aquosa, isto é, até uma temperatura inferior a 200°C.
produto alcalino separado consiste principalmente em MaOH, uma pequena quantidade de composto NaHS em solução aquosa.
originando este último gás rico em energia, contendo principalmente e CO, é retirado através de uma saída de gás para ser utilizado para apro veitar a energia numa caldeira de vapor, por exemplo. Graças ao baixo teor de enxofre, este gás é também apropriado para ser utilizado como gás de síntese, etc.
Durante o processo de arrefecimento rápido ocorre um certo número de reacções competitivas, das quais as quatro mais imoortantes são as seguintes:
Formulas 1
1) NaOH(g) --->NaOH(1)
2) Na(g) +H20(g)^Ha0H(g) +l/2H2(g)
3) 2MaGHcl.g) + C02(g)—>Na2CO3(1) + H20(g)19 2Na(g) + 002(g) + H2°(g) *·Ν32σ03(1) + H2(g) objectivo do arrefecimento rápido é promover as reacções e 2, isto é, restringir a formação de ^200^.
Descreve-se agora a invenção com mais pormenor fazendo referência ao desenho anexo que reuresenta esquematicamente uma instalação para realizar o processo de acordo com a presente invenção.
reactor é geralmente designado por 1 e compreende uma zona de reacção 2, uma zona de separação 3 θ uma zona de arrefeclmenφ to rápido e arrefecimento 4. As lixívias exaustas, possivelmente em conjunto com material carbonoso e/ou contendo oxigénio, são introduzidas através de tubeiras 5 θ 6 e a energia externa é fornecida através de um tubo S por meio de um gás aquecido no gerador de plasma 7. A gaseificação e a desintegração parcial realizam-se na zona de reacção. 0 fornecimento de energia é controlado de tal maneira que a temueratura na zona de reacção seja igual a, pelo menos, 1100°C.
A gaseificação realiza-se preferivelmente numa proporção tal que praticamente não exista carbonato de sódio (^200^). Do ponto de vista do equilíbrio, 0 Na existe em forma gasosa tanto sob a forma
de Na gasoso mono-atómico como de NaOH.
Os produtos assim obtidos passam para uma zona de separação do reactor em que a massa fundida é extraída através de uma saí
da 9· A massa fundida consiste principalmente em Na2S.
produto gasoso remanescente e conduzido da zona de separação 3 para a zona de arrefecimento rápido e de arrefecimento 4 do reactor em que é arrefecido rapidamente, preferivelmente por meio de um líquido introduzido através da entrada 10 e o produto líquido é extraído através de uma saída 11. 0 arrefecimento rápido na zona de arrefecimento rápido e de arrefecimento é controlado de modo que a temperatura seja, no máximo, igual a cerca de 95θ°Ο, pre ferivelmente de tal forma baixa que o material alcalino restante exista sob a forma de uma solução aquosa, isto é, da ordem de cerca de 200°C ou inferior.
gás enriquecido em energia é extraído através de uma saída de gases 12 e consiste principalmente em H2 e C0.
Para ilustrar melhor a invenção descreve-se seguidamente um exemplo que constitui o resultado de uma longa série de experiências.
EXEMPLO
A lixívia de polpa de celulose exausta usada na experiência tinha um teor de sólidos igual a 67 % e a substancia seca (DS) tinha a seguinte composição:
Valores 2
%
Na
Por intermédio do gerador de plasma forneceram-se 2100 kWh por tonelada de substância seca ao reactor sob a forma de energia térmica exterior, garantindo assim a gaseificação completa de todo o carbonato de sódio. A temperatura da zona de reacção foi mantida igual a aproximadamente 1300°C. Substancialmente todo o enxofre foi separado sob a forma de NagSQj. Em seguida, separou-se o restante aroduto alcalino sob a forma de uma solução aquosa denois do arrefecimento rápido. A massa fundida, a solução aquosa e os gases obti dos tinham as seguintes composições:
Massa fundida, Kg por tonelada de DS
Valores_3
Na2 120
NaOH 10
NagCO^ 20
Solução aquosa, Kg por tonelada de DS
Valores Μ-
NaCH 161¼
MS 1
Na2C°3 2M-
gás continha os seguintes volumes em rrr, medidos nas condições normais de pressão e temperatura, por tonelada de DS:
Valores 5
C02 105
co M43
H2° 353
h2 650
h2s
A massa fundida assim obtida continha apenas 13 $ de em comparação com 25 % de ^£00^ em um produto obtido depois da caustíficação convencional.
material alcalino assim obtido pode, portanto, ser usado com uma boa margem de segurança directamente para a orenaração de lixívia branca e elimina-se assim a necessidade das operações tan to de caustíficação como de queima da suspensão de cal.
Rei·

Claims (7)

1.- Método de recuperação de produtos químicos de lixí vias de polpa de celulose exaustas, caracterizado pelo facto de se separar uma massa fundida resultante da gasificação e desintegração parcial de lixívias de polpa de celulose exaustas introduzidas, juntamente com um fornecimento de energia térmica independente da combustão na zona reaccional de um reactor, subs tancialmente à temperatura que prevalece na combustão, sendo o produto gasoso assim formado arrefecido rapidamente numa zona de arrefecimento rápido e de refrigeração até uma temperatura inferior a 95O°C.
2. - Método de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo facto de se.controlar a temperatura da gasificação a pelo menos 1100°C.
3. - Método de acordo com a reivindicação 1 ou 2, carac terizado pelo facto de a energia externa ser fornecida sob a forma de energia proveniente de um gerador de plasma.
4. - Método de acordo com uma qualquer das reivindicações 1 a 3, caracterizado pelo facto de o arrefecimento na operação de arrefecimento rápido se efectuar por meio de água, solução aquosa e/ou massa fundida que é pulverizada no produto gasoso, sendo a temperatura reduzida até um valor tal que o teor alcalino se encontre, presente sob forma líquida.
5. - Método de acordo com uma qualquer das reivindicações 1 a 3, caracterizado pelo facto de se efectuar o arrefecimento por meio de água ou de uma solução aquosa, sendo a tempera tura reduzida para um valor inferior a 200°C.
6. - Método de acordo com uma qualquer das reivindica ções anteriores, caracterizado pelo facto de se fornecer a zona de gasificação material carbonãceo e/ou contendo oxigénio.
7.- Método de acordo com uma qualquer das reivindicações anteriores, caracterizado pelo facto de as lixívias exaustas e qualquer material carbonãceo, e/ou contendo oxigénio serem introduzidos na zona de reacção do reactor através de tubeiras que têm os orifícios respectivos imediatamente em frente do gerador de plasma,
Lisboa, 18 de Outubro de 1985
O Agente Oficial da Propriedade Industrial
PT81341A 1984-10-19 1985-10-18 Metodo de recuperacao de produtos quimicos de lixivias de polpa de celulose exaustas PT81341B (pt)

Applications Claiming Priority (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
SE8405231A SE454188B (sv) 1984-10-19 1984-10-19 Sett att atervinna kemikalier ur massaavlutar

Publications (2)

Publication Number Publication Date
PT81341A PT81341A (en) 1985-11-01
PT81341B true PT81341B (pt) 1992-06-30

Family

ID=20357414

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
PT81341A PT81341B (pt) 1984-10-19 1985-10-18 Metodo de recuperacao de produtos quimicos de lixivias de polpa de celulose exaustas

Country Status (14)

Country Link
US (1) US4917763A (pt)
JP (1) JPS61174490A (pt)
CN (1) CN85107664B (pt)
AU (1) AU579409B2 (pt)
BR (1) BR8505120A (pt)
CA (1) CA1264506A (pt)
DE (1) DE3536022A1 (pt)
ES (1) ES8605602A1 (pt)
FI (1) FI80086C (pt)
FR (1) FR2572100B1 (pt)
GB (1) GB2165770B (pt)
NZ (1) NZ213787A (pt)
PT (1) PT81341B (pt)
SE (1) SE454188B (pt)

Families Citing this family (8)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
AU580418B2 (en) * 1985-05-22 1989-01-12 A. Ahlstrom Corporation Method of recovering alkaline chemicals from flue gases containing alkaline metal vapor
SE448173B (sv) * 1985-06-03 1987-01-26 Croon Inventor Ab Forfarande for utvinning av kemikalier fran cellulosaavlut genom pyrolys
SE464921B (sv) * 1987-06-25 1991-07-01 Skf Plasma Tech Saett att aatervinna kemikalier ur massaavlutar
SE9001957L (sv) * 1990-05-31 1991-12-01 Chemrec Ab Rening av processgas fraan partiell foerbraenning av svartlut
FI914587A (fi) * 1991-09-27 1993-03-28 Ahlstroem Oy Foerfarande foer framstaellning av natriumhydroxid
DE19642162A1 (de) * 1996-10-12 1998-04-16 Krc Umwelttechnik Gmbh Verfahren zur Regeneration einer beim Kraftprozeß zum Aufschluß von Holz anfallenden Flüssigkeit unter gleichzeitiger Gewinnung von Energie
US7494637B2 (en) 2000-05-16 2009-02-24 Massachusetts Institute Of Technology Thermal conversion of biomass to valuable fuels, chemical feedstocks and chemicals
ES2703390T3 (es) 2009-03-09 2019-03-08 Treetotextile Ab Procedimiento de fabricación de celulosa conformada combinado con un sistema de recuperación de fábrica de pasta

Family Cites Families (6)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
US3236589A (en) * 1961-02-03 1966-02-22 Reinhall Rolf Bertil Method of working up cellulose waste liquor containing sodium and sulfur
US3163495A (en) * 1962-05-02 1964-12-29 Greenawalt John Eckert In the recovery of chemicals from the incineration of waste black liquor, the method f eliminating noxious compounds entrained in the combustion gas
US3323858A (en) * 1964-08-21 1967-06-06 Lummus Co Process for recovering the alkali metal content of spent pulping liquor
SE378119B (pt) * 1972-04-04 1975-08-18 Angpanneforeningen
US3780675A (en) * 1972-04-18 1973-12-25 Boardman Co Plasma arc refuse disintegrator
SE448007B (sv) * 1983-04-21 1987-01-12 Skf Steel Eng Ab Forfarande och anordning for atervinning av kemikalier ur massaavlut

Also Published As

Publication number Publication date
JPS61174490A (ja) 1986-08-06
AU4842985A (en) 1986-04-24
US4917763A (en) 1990-04-17
PT81341A (en) 1985-11-01
DE3536022C2 (pt) 1987-12-03
AU579409B2 (en) 1988-11-24
SE454188B (sv) 1988-04-11
JPH0160112B2 (pt) 1989-12-21
FI853789A0 (fi) 1985-10-01
FR2572100B1 (fr) 1988-12-16
GB8509344D0 (en) 1985-05-15
CN85107664B (zh) 1988-05-04
CA1264506A (en) 1990-01-23
ES8605602A1 (es) 1986-03-16
ES547743A0 (es) 1986-03-16
SE8405231L (sv) 1986-04-20
FR2572100A1 (fr) 1986-04-25
GB2165770B (en) 1988-07-27
FI853789L (fi) 1986-04-20
FI80086C (fi) 1990-04-10
NZ213787A (en) 1988-01-08
DE3536022A1 (de) 1986-04-24
FI80086B (fi) 1989-12-29
GB2165770A (en) 1986-04-23
CN85107664A (zh) 1986-04-10
BR8505120A (pt) 1986-07-29
SE8405231D0 (sv) 1984-10-19

Similar Documents

Publication Publication Date Title
US4601786A (en) Recovery of chemicals from pulp waste liquor with plasma generator heating
PT81341B (pt) Metodo de recuperacao de produtos quimicos de lixivias de polpa de celulose exaustas
CA2880041C (en) Method for recovering pulping chemicals and reducing the concentration of potassium and chloride therein
BR112017025523B1 (pt) Método de recuperação de produtos químicos de formação de polpa de madeira
US3650888A (en) Pollution controlled polysulfide recovery process
US5660685A (en) Gasifying black liquor with recycling of generated hydrogen sulphide gas to the gasifier
FI62363C (fi) Foerfarande foer aotervinning av natriumklorid fraon cellulosafabrikens processer
US4187279A (en) Device for recovering sodium chemicals from green liquor and flue gases
US5145660A (en) Procedure for production of chlorine dioxide
US2824071A (en) Recovery of chemicals in wood pulp preparation
US5814189A (en) Method for gasifying cellulose spent liquor to produce superheated steam and green liquor of low carbonate concentration
PT81977B (pt) Processo e equipamento para a recuperacao de produtos quimicos de solucoes-maes de polpas exaustas
US3248169A (en) Method of regenerating sodium sulfite waste liquors
US3353906A (en) Method of recovering chemicals from spent pulping liquors
CA1103412A (en) Kraft mill recycle process
SE435304B (sv) Utnyttjande av vid kokvetskeberedning framstellt svavelvete vid framstellning av klordioxid for blekning
US1427125A (en) Process of fiber liberation
WO1997036043A1 (en) Process for extracting chemicals and energy from cellulose spent liquor

Legal Events

Date Code Title Description
FG3A Patent granted, date of granting

Effective date: 19911216

PC3A Transfer or assignment

Free format text: 921216 CHEMREC AKTIEBOLAG SE

PD3A Change of proprietorship
MM3A Annulment or lapse

Free format text: LAPSE DUE TO NON-PAYMENT OF FEES

Effective date: 19980630