PT80017B - Dispositivo de transito num sistema radioelectrico tactico - Google Patents

Dispositivo de transito num sistema radioelectrico tactico Download PDF

Info

Publication number
PT80017B
PT80017B PT80017A PT8001785A PT80017B PT 80017 B PT80017 B PT 80017B PT 80017 A PT80017 A PT 80017A PT 8001785 A PT8001785 A PT 8001785A PT 80017 B PT80017 B PT 80017B
Authority
PT
Portugal
Prior art keywords
frequency
radio
equipment
accessory equipment
radio accessory
Prior art date
Application number
PT80017A
Other languages
English (en)
Other versions
PT80017A (de
Original Assignee
Siemens Ag
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Siemens Ag filed Critical Siemens Ag
Publication of PT80017A publication Critical patent/PT80017A/pt
Publication of PT80017B publication Critical patent/PT80017B/pt

Links

Classifications

    • HELECTRICITY
    • H04ELECTRIC COMMUNICATION TECHNIQUE
    • H04WWIRELESS COMMUNICATION NETWORKS
    • H04W88/00Devices specially adapted for wireless communication networks, e.g. terminals, base stations or access point devices
    • H04W88/08Access point devices

Landscapes

  • Engineering & Computer Science (AREA)
  • Computer Networks & Wireless Communication (AREA)
  • Signal Processing (AREA)
  • Mobile Radio Communication Systems (AREA)

Description

SISTEMA RABIOEIÉCTRICO TÃCTICQ.
Memória descritiva
A presente invenção refere-se a um dispositivo de trânsito de acordo com o preâmbulo da reivindicação 1.
Os dispositivos de trânsito deste tipo têm in teresse em especial para sistemas radioeléctricos tácticos. Os sistemas radioeléctricos tácticos estabelecem-se numa logística de cabos ou de feixes hertzianos. Por meio do dispositivo de trânsito, também designado por concentrador radioeléctrico ou Radio Access Point (RAP), ligam-se assinantes móveis de uma zona abrangida pelo dispositivo de trânsito com uma rede de comutação automática interurbana com transmissão por fios. Interessa a transmissão de dados, além de informação vocal e de tejç tos.
Aos sistemas radioeléctricos tácticos são exigJL dos, além de boas características de transmissão, em elevado grau a manutenção do sigilo das comunicações e a imunidade aos ruídos. Por este motivo, na transmissão da informação, usam-se, entre outros, os chamados processos de transmissão com variações bruscas de frequência. Este processo está descrito em ροχ menor no livro Principie of Military Connnunication Systema por Don J. Torrieri, 1981, Artech House.
Na fig. 1 esta indicado um esquema de blocos de
um dispositivo de trânsito, tal como o mesmo é concebido para um sistema radioeléctrico táctico. 0 dispositivo de trânsito apresenta um equipamento de comutação (VE), que forma a interface com a rede interurbana de comutação automática com transmissão por fios. 0 equipamento de comutação (VE) apresenta por exemplo quatro circuitos de ligação de assinante (TL1 a TL4). Os circuitos de ligação de assinante (TL1 a TL4) estão ligados cada um a um comando (FS1 a FS4) dos equipamentos acessórios radioeléctricos. Entre os circuitos de ligação de assinante (TL1 a TL4) e os comandos (FS1 a FS4) dos equipamentos acessórios radioeléctricos transmitem-se dados de emissão e de recepção (SED). Pela expressão dados de emissão e de recepção (SED) entende-se as informações vocais, de textos, digitalizadas esperadas na entrada.
Cada um dos comandos (FS1 a FS4) dos equipamentos acessórios radioeléctricos colabora com o respectivo equipamento acessório radioeléctrico (FG1 a FG4). Cada um destes equipamentos contém um emissor (S), um emissor de frequências (F) e um receptor (E). Entre os emissores ou os receptores, respectivamente, dos equipamentos axessórios radioeléctricos (FUI a FG4) permutam-se dados de emissão (SD) ou dados de rece£ ção (ED), respectivamente. Ob equipamentos acessórios radioeléctricos (FS1 a FS4) provocam, mediante a aplicação de um ejj dereço de frequência (FA) no emissor de frequências (F) o ajujg tamento da frequência de emissão ou de recepção, respectivameji te, do emissor (S) ou do receptor (E) dos respectivos equipamentos acessórios radioeléctricos (FG1 a FG4)· A sequência dos endereços de frequências (FA) saídos é determinada em cada caso por um texto cifrado num código de frequências armazenado nos comandos (FS1 a FS4) dos equipamentos acessórios radioeléctricos. Para obter a sincronização, os comandos (FS1 a FS4) dos equipamentos acessórios radioeléctricos estão ligados com um gerador de impulsos de cadência comum (TG).
Os emissores (S) dos equipamentos acessórios * radioeléctricos (FG1 a FG4) estão ligados, do lado da saída, . através de três andares de acoplamento (Kl a K3), a um comutaIííuíW!
dor de antena (AS) de uma antena (A). Os andares de acoplamento (Kl a K3) são realizados por acopladores denominados acopladores de 3 dB. Neste caso, os emissores (S) dos equipamentos acessórios radioeléctricos (FG1 a FG2) estão ligados às duas entradas do andar de acoplamento (Kl), os emissores (S) dos equipamentos acessórios radioeléctricos (FG3) e (FG4) estão 1J, gados às duas entradas do andar de acoplamento (K2), e as saídas dos andares de acoplamento (Kl) e (K2) estão ligados às eu tradas do andar de acoplamento (K3). -A saída do andar de acopl^. mento (K3) está ligada com o comutador de antena (AS) ao qual está ligada a antena (A).
No caso de um número de equipamentos acessórios radioeléctricos (FG) maior que o representado, aumenta o número dos andares de acoplamento (K), através dos quais se faz, de ma neira análoga à fig. 1, o acoplamento dos emissores (S). Desse modo aumenta também a perda de potência no trajecto entre cada emissor (S) e a antena (A).
comutador de antena (AS) permite fazer selectivamente a ligação da antena (A) ao andar de acoplamento (K3) ou a um distribuidor de recepção (EV). Para fazer a comutação do comutador de antena (AS) previu-se um andar comutador de emissão-recepção (SE), que recebe impulsos de cadência do mesmo gerador de impulsos de cadência (TG). As saídas do distribuidor de recepção (EV), na o representadas em pormenor, estão ligadas aos receptores (E) dos equipamentos acessórios radioeléctricos (FG1 a FG4).
No caso do serviço multiplex por divisão do tempo, a antena (A) é ligada, através do comutador de antena (AS), periodicamente e alternadamente ao andar de acoplamento (K3) e ao distribuidor de recepção (EV). í também concebível, no caso do serviço multiplex por divisão de frçuência, a utilização de uma aguEtiagem de frequências em vez do comutador de antena (AS). Portanto, no caso do serviço multiplex por divisão de frequência, aos emissores (S) e aos receptores (E) dos equipamentos acessórios radioeléctricos (FG1 a FG4) são associa
das faixas de frequências separadas e nao sobrepostas.
Descreve-se a seguir o funcionamento do dispositivo de trânsito representado na fig. 1.
Se estiver estabelecida uma ligação por exemplo entre o circuito de posto de assinante (TL1) do equipamento de comutação (VE) e um assinante radioeléctrico exterior, transmite-se assim a mensagem pelo processo de transmissão com mudanças bruscas de frequência. Para isso, o comando (FS1) do equipamento acessório .radioeléctrico fornece sucessivos endereços de frequências (PA) ao emissor de frequências (F) do equipamento acessório radioeléctrico (FG1), com base no texto cifrado em código de frequências pre-estabelecido. Â mensagem ou os dados provenientes do circuito de ligação de assinante (TL1) sao portanto sucessivamente modulados em frequências portadoras diferea tes pelo equipamento acessório radioeléctrico e irradiados através da antena (A).
Verificam-se fenómenos análogos no sentido contrário, no caso da recepção.
processo de transmissão com mudanças brucas de frequência é tanto mais imune às interferências quanto maior for a faixa de frequências disponível, isto é, quanto maior for o número de frequências portadoras disponíveis. Todos os emissores (s) dos equipamentos acessórios radioeléctricos (FG1 a FG4) estão em condições de emitir uma das frequências portadoras situadas na referida faixa de frequências.
No serviço de emissão do dispositivo de trânsito, na rede de acoplamento dos emissores constituída por acopladores de 3 dB, verifica-se uma perda de potência de emissão de 3 dB por cada acoplador. Se através da rede de acoplamento se ligarem por exemplo oito ou mais emissores, perde-se então na rede de ligação metade da potência de emissão ou mais.
• 0 objecto da presente invenção é proporcionar . um dispositivo de trânsito no qual se evite este inconveniente.
Segundo a presente invenção, o problema resolve-se com um dispositivo que apresenta as características indicadas na parte de caracterização da reivindicação 1.
Numa forma de realização vantajosa da presente invenção previram-se outros, isto é, um primeiro e um segundo, equipamentos acessórios radioeléctricos, de maneira que do campo de acoplamento só se fazem ligações para dados de emissão e de recepção.
É além disso vantajoso que a rede de acoplamento de emissores apresente agulhagens de emissão e um acoplador de 3 dB, estando então os emiesores dos equipamentos acessórios radioeléctricos acoplados de maneita tal que seja coberta sem lacunas pelas bandas de frequências distribuídas aos emissores uma certa faixa de frequências.
Descreve-se a seguir em pormenor a presente invenção, com base num exemplo de realização representado no desenho, cujas figuras representam:
A fig. 1, a forma de realização concebida de um dispositivo de trânsito;
A fig. 2, o exemplo segundo a presente invenção de uma rede de um dispositivo de trânsito;
As fig. 3 e 4, duas formas de realização de uma rede de acoplamento de emissores; e
A fig. 5, um outro exemplo de realização do di£ positivo de trânsito.
exemplo de realização de um dispositivo de trânsito segundo a presente invenção ilustrado na fig. 2, com um periférico de equipamentos radioeléctricos de acordo com a fig. 1, apresenta igualmente o equipamento de comutação (VB) por exemplo com os quatro dispositivos de ligação de assinante (TLl a TL4), o emissor de impulsos de cadência (TG), o comutador de antena (AS) com a antena (A), o andar comutador de emis- 5 -
são-recepção (SE), o distribuidor de recepção (EV), os equipamentos acessórios radioeléctricos (FG1) a (FG4) e os comandos (FS1) a (FS4) dos equipamentos acessórios radioeléctricos.
Em contraste com a fig. 1, atribuem-se neste caso aos emissores (S) e aos equipamentos acessórios radioeléctricos (FG1) a (FG4) bandas de frequências confinantes umas com as outras e nao sobrepostas.
Ee maneira análoga à da fig. 1, também no equipamento de trânsito representado na fig. 2 são permutador dados de emissão e de recepção (SEE) entre os comandos (FS1) a (FS4) dos equipamentos acessórios radioeléctricos e o equipamento de comutação (VE). Mas, 6egundo a presente invenção, entre os comandos (FS1) a (FS4) dos equipamentos acessórios radioeléctricos e estes equipamentos acessroioB radioeléctricos (FG1) a (FG4) está ligado o campo de acoplamento. Este campo de acoplamento (KF) é por exemplo constituído por componentes 4066.
Os comandos (FS1) a (FS4) dos equipamentos ace.fi. sórios radioeléctricos emitem dados de emissão (SE) ou, respectivamente, recebem dados de recepção (EE) dos terminais de liga ção (11) a (41) ou, respectivamente (13) a (43) do campo de acoplamento (KF). Além disso, os comandos (FS1) a (FS4) dos equipamentos acessóriob radioeléctricos emitem endereços de frequências (FA) para os terminais de ligação (12) a (42) e para as primeiras entradas (Sll) a (S14) do campo de acoplamento (KF). No caso de uma transmissão em paralelo dos endereços de frequênc.L as (FA), as ligações (12) a (42) têm uma construção multipolar.
Os emissores (S) dos equipamentos acessórios radioeléctricos (FG1) a (FG4) recebem dados de emissão (SE) ou, respectivamente, os seus receptores (E) emitem dados de recepção (EE) para os terminais de ligação (14) a (44) ou, respectivamente (16) a (46), do campo de acoplamento (KF). O emissor de frequências (F) dos equipamentos acessórios radioeléctricos (FG1) a (FG4) recebe endereços de frequências (FA) dos terminais de ligação (15) a (45) do painel de acoplamento (KF). Um comando (ST) emite endereços de comando (SA) para as segundas saídas de
comando (S21) a (S24) do campo de acoplamento.
Descrevem-se a seguir as ideias básicas do df£ positivo de trânsito segundo a presente invenção.
A faixa de frequências necessária para o processo de transmissão com mudança brusca da frequência é dividida em bandas de frequências confinantes que não se sobrepõem eji tre si. As frequências portadoras das bandas de frequências atribui-se respectivamente um emissor (S) de um equipamento acessório radioeléctrico (FG1) a (FG4). A faixa de frequências é dividida, de acordo com os equipamentos acessórios radioeléctrico s existentes, em bandas de frequências, as quais são associadas a outros tantos emissores (S). Entre as bandas de frequências podem existir intervalos, ou então as frequências podem cobrir a faixa sem lacunas. Mediante a utilização destes emissores associados a bandas de frequências diferentes pode reduzir-se no máximo o número de acopladores de 3 dB, porque neste caso prevêm-se para o acoplamento dos emissores agulhagens de frequências em vez de acopladores de 3 dB.
campo de acoplamento estabelece em cada caso ligações entre o emissor (S) ou, respectivamente o receptor (E), bem como o emissor de frequências (F) de um dos equipamentos acessórios radioeléctricos (FG1) a (FG4) e um dos comandos (FS1) a (FS4) dos equipamentos acessórios radioeléctricos. Isso faz-se por aplicação de um endereço de frequências (FA) a uma das primeiras entradas de comando (Sll) e (S14) e de um endereço de comando (SA) correspondente a este endereço de frequências (FA) numa das segundas entradas de comando (S21 a S24). Por meio dos endereços de comando (SA) faz-se com que, para o correspondente equipamento acessório radioeléctrico (FG), apenas se estabeleça a ligação de dados de emissão (SD) com uma frequência de portadora respectiva que esteja oontida na banda de frequências deste equipamento acessório radioeléctrico (FG). Os endereços de comando (SA) são ajustados de maneira fixa. 0 endereço de frequências (FA) emitido por um dos comandos (FS1) a (FS4) detenui na uma frequência portadora. Esta, ajustada pelo respectivo emissor de frequências (F), é irradiada pelo emissor (S) de um
- 7 dos equipamentos acessórios radioeléctricos (FG1) a (FG4). 0 campo de acoplamento (KF) estabelece a ligação dos endereços de frequências (FA) e dos respectivos dados de emissão (SD) para o equipamento acessório radioeléctrico (FG) correspondente.
Por exemplo, o comando (FS1) dos equipamentos acessórios radioeléctricos fornece um endereço de frequências (FA), por meio do qual é determinada uma frequência portadora irradiada pelo emissor (S) do equipamento acessório radioeléctrico (FG3). Com base neste endereço de frequências (FA) e do endereço de comando (SA) ajustado de maneira fixa, estabelece-se no campo de acoplamento (KF) a ligação entre os terminais (11) e (34).
Por exemplo, sao aplicados apenas os dois pri meiros valores binários do endereço de frequências (FA) a uma das primeiras entradas de comando (Sll) a (S14). 0 campo de acoplamento (KF) estabelece então a ligação para os terminais de ligação nos quais estão aplicados os mesmos dois valores binários que no endereço de comando (SA).
Os receptores (E) dos equipamentos acessórios radioeléctricos (FG1) a (FG4) estão descritos na fig. 1, ligados com o distribuidor de recepção (EV). Os emissores (S) dos equipamentos acessórios radioeléctricos (FG5) a (FG8) estão ligados com uma rede de acoplamento de emissores (SK) que está ligado ao comutador de antena (AS). Descreveu-se atrás apenas o funcionamento dos emissores. Para os receptadores é análogo.
Na figo 3 está representada uma primeira rede de acoplamento de emissores (SK1). Essa rede contém três agulhagens de emissão (SW1) e (SW3), através das quais, de uma maneira conhecida, se interligam os emissores dos equipamentos acessórios radioeléctricos e se ligam ao comutador da antena (AS). Nesta forma de realização da rede de acoplamento de emija sores (SK), os emissores (S) dos equipamentos acessórios radioeléctricos (FG5) a (FG8) não podem cobrir sem lacunas uma faixa de frequências, visto que as agulhagens de emissão (SW) necessj, tam, para a separação de duas bandas de frequências adjacentes,
- 8 uzi intervalo entre frequências inevitável para a transição dos filtros.
A segunda rede de acoplamento de emissores (SK2) representada na fig. 4 contém duas agulhagens de emissão (S’.74) e (SW5) e um andar de acoplamento (K4). Os emissores dos equipamentos acessórios radioeléctricôs (FG5) e (FGb) são acoplados pelo andar de acoplamento (K4) e ligados ao comutador de antena (AS). Nesta forma de realização da rede de acoplamento de emissores (SK) é possível uma cobertura sem lacunas da faixa de frequências, se os emissores (S) forem associados àe agulhagens de frequências (SW1) e (SW2) ou, respectivamente, no caso de mais de quatro emissores (S), aos dois dispositivos de agulhagem de frequências constituidos por agulhagens de emi^a sores, de maneira tal que se atribuem dispositivos de agulhagem de frequências diferentes a emissores (S) de bandas de frequências adjacentes uma à outra.
A fig, 5 representa uma variante vantajosa do exemplo de realização de um dispositivo de trânsito de acordo com a fig, 2. Estão representados equipamentos acessórios radioeléctricos (FG5) a (FG8) que diferem dos equipamentos acessórios radioeléctricos (FG-1) a (FG4) da fig. 2 por terem um emissor de frequências fino adicional (FF). A frequência de emissão ou, respectivamente, a frequência de recepção do emissor (S) ou do receptor (E) dos equipamentos acessórios radioeléctricos (FG5) sao ajustadas conjuntamente pelo emissor de frequências (F) e pelo emissor fino de frequências (FE). 0 endereço de frequências (EA) faz o endereçamento da banda de frequências, isto é, do emissor (S), e o endereço de frequência fino (EFA) faz o endereçamento da frequência portadora na banda de frequências.
De maneira análoga aos equipamentos de comando (FS1) a (FS4) da fig. 2, na fig, 5 estão ligados com os circuitos de ligação de assinante (TL1) a (TL4) do equipamento de comutação (VE) primeiros equipamentos de comando (FS11 a FS14) de equipamentos acessórios radioeléctricos, como está representado.
campo de acoplamento (KF) representado na fig. 5 difere do da fig. 2 por ter um número de terminais de li gação menor. 0 endereço de frequências (FA) já não é ligado aos equipamentos acessórios radioeléctricos (FG1) a (FG4).
Ao lado oposto do campo de acoplamento (KF) estão associados segundos comandos (FS21 a FS24) de equipamentos acessórios radioeléctricos, que recebem dados de emissão respectivos do campo de acoplamento (KF) e retransmitem-nos aos emissores (S) dos equipamentos acessórios radioeléctricos (FG5) a (FG8), ou dados de recepção (ED) dos receptores dos equipamentos acessórios radioeléctricos (FG5) a (FG8) e retransmitem-nos para o campo de acoplamento (KF). Os dados de emissão (SD) podem ser recolhidos nos terminais de ligação (14) a (44) e os dados de recepção (ED) estão aplicados nos terminais de H gação (16) a (46). Os segundos comandos (FS21) a (FS24) dos equipamentos acessórios radioeléctricos mandam endereços de frs quências (FA) respectivamente para as segundas entradas de comando (S21) a (S24) do campo de acoplamento (KF) e para o emissor de frequência (F) dos equipamentos acessórios radioeléctricos (FG5) a (FG8). Além disso, os segundos comandos (FS21) a (FS24 emitem respectivamente endereços de frequências (FFA) para o emissor fino de frequências (FF) dos equipamentos acessórios radioeléctricos (FG5) a (FG8). Os primeiros e segundos comandos (FS11) a (FS14) e (FS21) a (FS24) dos equipamentos acessórios radioeléctricos são sincronizados pelo emissor de impulsos de cadência (TG). Os endereços de frequências (FA) ou os endereços finos de frequências (FFA) são obtidos nos primeiros e segundos comandos (J?S11) a (FS14) e (FS21) a (FS24) a paj; tir dos textos cifrados em frequências aí armazenados.
campo de acoplamento (KF) estabelece respeç. tivamente ligações entre um dos primeiros comandos (FS11) a (FS14) dos equipamentos acessórios radioeléctricos e um dos segundos comandos (FS21) a (FS24) dos equipamentos acessroios radioeléctricos. leso faz-se por meio de endereços de frequências (FA) iguais aplicados nas primeiras e segundas entradas de comando (Sll) a (S14) e (S14) a (S24) do campo de acoplamento.
Como podem ser atingidos quatro segundos comandos (FS21) a (FS24) de equipamentos acessórios radioeléctricos, isto é, quatro emissores (S) dos equipamentos acessórios radioeléctricos (FG1) a (FG4) com quatro bandas de frequências diferentes, podem os primeiros comandos (FS11) a (FS14) emitir quatro endereços de frequências (FA) diferentes.
Por exemplo, estabelece-se uma ligação entre o primeiro comando (FS12) dos equipamentos acessórios radioeléctricos e o segundo comando (FS24) de equipamentos acessórios radioeléctricos, quando se aplica o mesmo endereço de frequência (FA) na primeira entrada de comando (S12) e na segunda entrada de comando (S24) do campo de acoplamento (KF).
Os receptores (E) dos equipamentos acessórios radioeléctricos (FG5) e (FG8) são, como os descritos na fig. 1, ligados ao distribuidor de recepção (EV). Os emissores (S) dos equipamentos acessórios radioeléctricos (FG5) e (FG8) estão ligados com uma rede de acoplamento de emissores, que está ligada ao comutador de antena (AS)·
Os emissores (S) dos equipamentos acessórios radioeléctricos (FG5) a (FG8), com base nos endereços de frequências (FA) emitidos pelos segundos comandos (FS21) a (FS24) dos equipamentos acessórios radioeléctricos, são ajustados de maneira fixa a frequências portadoras predeterminadas. Por meio dos endereços finos de frequências (FFA), também emitidos pelos segundos comandos (FS21) a (FS24) dos equipamentos acessórios radioeléctricos, podem ser seleccionados dentro desta banda de frequências canais du frequências portadoras determina dos. Se por exemplo se estabelecer uma ligação entre o circuito de assinante (TH) do equipamento de comutação (VE) .e um assinante radioeléctrico exterior, transmite-se a mensagem pelo processo de variação brusca de frequência. Para isso, o primei ro comando (FS11) dos equipamentos acessórios radioeléctricos emite sucessivamente, com base no texto cifrado em frequências, endereços de frequências (FA) para a primeira entrada de comando (Sll) do campo de acoplamento (KF). Por consequência, o circuito de ligação de assinante (TL1) é ligado sucessivamente
com os emissores (S) dos equipamentos acessórios radioeléctricos (FG5) a (FG3) a cujos emissores de frequências (F) estão aplicados endereços de frequências (FA) iguais. A mensagem ou os dados provenientes do circuito de ligação de assinante (Til) são portanto irradiados sucessivamente por um dos equipamentos acessórios radioeléctricos (FG5) a (FG8), nos quais vao modular diferentes frequências portadoras, sendo a emissão feita através da antena (A).
órgão de ligação entre a antena (A) e os equipamentos acessórios radioeléctricos (FG5) a (FG3), a rede de acoplamento de emissores (SK) ou, respectivamente, (SK1) ou ( SK2), é no dispositivo de trânsito segundo a presente invenção formado principalmente por agulhagens de emissores (SW1) e (SW5), que fazem o acoplamento com perdas reduzidas. Isto é possível visto que aos emissores (S) dos equipamentos acessórios radioeléctricos (FG5) a (FG8) são atribuídas bandas de frquências que não se sobrepõem.
número de comunicações radioeléctricas em paralelo, isto é, o número de equipamentos acessórios radioeléç. tricôs (FG), é limitado pela ocupação das frquências, mas nao pelo campo de acoplamento (KF). Quanto maior for o número de comunicações radioeléctricas em paralelo, maior é o ganho de potência de emissão do dispositivo de trânsito segundo a presente invenção (fig. 2 a 5) em relação ao tradicional (fig.l).
Íí
Lista de referências
A
AS
EV
S
E
F
EA
FF
FFA
K1-K4
ST
SA
SK,SK1,2 SW1-SW5 FG1-8 FS1-3 FS11-14
FS21-24
VE
TL1-4
KF
S11-14
S 21-24
SE
SED
SD
ED
TG
11,12
21,22
Antena
Comutador de antena
Distribuidor de recepção
Emissor
Receptor
Emissor de frequências
Endereço de frequência
Emissor fino cLe frequência
Endereço fino de frequência
Andares de acoplamento
Comando
Endereços de comando
Rede de acoplamento de emissores
Agulhagens de emissores
Equipamentos acessórios radioeléctricos
Comandos de equipamentos acessórios radioeléctricos Primeiros comandos de equipamentos acessórios radioeléctricos
Segundos comandos de equipamentos acessórios radioeléctricos
Equipamento de comutação
Circuito de ligação de assinante
Campo de acoplamento
Primeiras entradas de comando
Segundas entradas de comando
Andar comutador de recepção-emissão
Dados de emiseão/recepção
Dados de emissão
Dados de recepção
Emissor de impulsos de cadência
Terminais de ligação
Terminais de ligação

Claims (1)

  1. - 1* Dispositivo de trânsito para o acesso de um assinante radioeléctrico a uma rede de comutação automática com transmissão por fios, com um equipamento de comutação (VD), com equipamentos acessórios radioeléctricos (FG), que contêm emisqa res (S), emissores de frequência (F) e/ou receptores (E), sendo os emissores ligados, através de uma rede de acoplamento de emissores (SK), com uma antena (A), e com comandos (FS) de equl pamentos acessórios radioeléctricos ligados entre o equipamento de comutação (VE) e os equipamentos acessórios radioeléctricos (FG), nos quais são armazenados os endereços de frequências (FA) necessários para o processo de transmissão por variação brusca da frequência e situados numa faixa de frequências, e que comandam os fluxos de dados entre os vários circuitos de ligação de assinante (TL) do equipamento de comutação (VE) e os equipamentos acessórios radioeléctricos (FG), caracterizado por se atribuírem aos equipamentos acessórios radioeléctricos (FG) bandas de frequências confinantes umas com as outras mas que não se sobrepõem, por se prever um campo de acoplamento (KF) ligado e& tre os comandos (FS) dos equipamentos acessórios radioeléctricos e estes equipamentos acessórios radioeléctricos (FG), através do qual pode estabelecer-se a ligação para os fluxos de dados entre os comandos (FS) dos equipamentos acessórios radioeléç tricôs e os equipamentos acessórios radioeléctricos (FG).
    - 2â Dispositivo de trânsito de acordo com a reivindj, cação 1, caracterizado por o campo de acoplamento (KF) apresentar primeiras e segundas entradas de comando (ST11...,ST21...) bem como terminais de ligação para os dados de emissão (SD) e/ou para os dados de recepção (ED), do lado dos equipamentos acessó• rios radioeléctricos e do lado dos comandos dos equipamentos
    Γ
    BAD ORIGINAL acessórios radioeléctricos, estando os terminais pertencentes a uma primeira entrada de comando (ST11...) ligados com os pex tencentes a uma segunda entrada de comando (ST21...) quando nas duas entradas de comando estiver aplicado o mesmo endereço de irequências (FA).
    - 30 Dispositivo de trânsito de acordo com a reivindj, cação 2, caracterizado por se preverem entre o campo de acoplamento (KF) e os equipamentos acessórios radioeléctricos (FG) ou tros comandos de equipamentos acessórios radioeléctricos (FS21...), por os equipamentos acessórios radioeléctricos (FG) apresentarem um emissor fino de frequências adicional (FF), for mando o emissor de frequências e o emissor fino de frequências (F,FF) em conjunto a frequência de emissão e/ou de recepção e por os comandos (F811) dos equipamentos acessórios radioeléctrl cos fornecerem endereços de frequências (FA) às primeiras entra das de comando (ST11...), os outros comandos (FS21) de equipamentos acessórios radioeléctricos fornecerem endereços de frequências (FA) às segundas entradas de comando (8121...) do campo de acoplamento (KF) e endereços de frequências (FA) e enderg. ços finos de frequências (FFA) aos equipamentos acessórios radioeléctricos (FG).
    _ 4â Dispositivo de trânsito de acordo com as reivindicações 1 a 3» caracterizado por a rede de acoplamento de emi_£ sores (SK) apresentar um dispositivo com agulhagens de frequências constituído por agulhagens de emissão (bw), prevendo-se e& tre as bandas de frequências atribuídas aos emissores (8) os intervalos entre frequências necessárias para as necessárias transferências dos filtros.
    bad orig*nal
    - 15 Dispositivo de trânsito de acordo com uma das reivindicações la?, caracterizado por a rede de acoplamento de emissores (£>K) apresentar dois dispositivos com agulhagens de frequências constituidos por agulhagens de emissão (S>.) que, do lado da saída, estão ligados com a antena através de acopladores de 3 dB e por os emissores (1) dos equipamentos acessórios radioeléctricos (FG) estarem distribuídos, para cobrir sem lacunas a faixa de frequências, pelos dois dispositivos com agulhagens de frequências de maneira tal que os emissores (S) para bandas de frequências confinantes estejam associados a dispositivos de agulhagens de frequências diferentes.
    A requerente declara que o primeiro pedido desta patente foi depositado na República Federal Alemá, em 9 de Abril de 1934, sob ο N2. P 34 13 322.4.
    Lisboa, 27 de Fevereiro de 1985·
    0 AGENTE CmeiAL DA PROPRIEDADE )Γ. E j' _ bad
    A invenção refere-se a um dispositivo de trânsito para o acesso de um assinante radioeléctrico a uma rede de comutação automática com transmissão por fios, com um equipame& to de comutação (VE), com equipamentos acessórios radioeléctri cos (FG) que incluem emissores (S), emissores de frequências (F) e/ou receptores (E), estando os emissores (S) ligados com uma antena (A) através de uma rede de acoplamento de emissores (SK), e com comandos (FS) dos equipamentos acessórios radioelés. tricôs ligados entre o equipamento de comitação (VE) e os equipamentos acessórios radioeléctricos (FG), nos quais são armazenados os endereços de frequências (EA) necessários para o processo de transmissão com mudanças bruscas de frequências, situados numa certa faixa de frequências e que comandam os fluxos de dados entre os vários circuitos de ligação de assinantes indivi duais (TL) do equipamento de comutação (VE) e os equipamentoε acessórios radioeléctricos (FG). Segundo a presente invenção, aos equipamentos acessórios radioeléctricos sao associadas bandas de frequências delimitadas u~.a em relação bs outras, sem s^, breposiçoes, e prevê-se um campo de acoplamento (KF) entre os comandos (FS) dos equipamentos acessórios radioeléctricos (FG) e estes equipamentos (FG), através do qual podem estabelecer-se ligações para os fluxos de dados entre os comandos (FS) dos eqqj pamentos acessórios radioeléctricos e estes equipamentos acessjj rios radioeléctricos (FG).
PT80017A 1984-04-09 1985-02-27 Dispositivo de transito num sistema radioelectrico tactico PT80017B (pt)

Applications Claiming Priority (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
DE3413322A DE3413322C1 (de) 1984-04-09 1984-04-09 UEberleiteinrichtung in einem taktischen Funksystem

Publications (2)

Publication Number Publication Date
PT80017A PT80017A (de) 1985-03-01
PT80017B true PT80017B (pt) 1995-03-01

Family

ID=6233079

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
PT80017A PT80017B (pt) 1984-04-09 1985-02-27 Dispositivo de transito num sistema radioelectrico tactico

Country Status (7)

Country Link
BE (1) BE901988A (pt)
DE (1) DE3413322C1 (pt)
DK (1) DK113985A (pt)
GB (1) GB2249696B (pt)
IT (1) IT1235238B (pt)
NL (1) NL8501021A (pt)
PT (1) PT80017B (pt)

Family Cites Families (1)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
DE3012484C2 (de) * 1980-03-31 1982-06-03 Siemens AG, 1000 Berlin und 8000 München Mobiles Funknetz

Also Published As

Publication number Publication date
DE3413322C1 (de) 1992-03-05
GB2249696B (en) 1992-10-14
GB2249696A (en) 1992-05-13
IT1235238B (it) 1992-06-26
PT80017A (de) 1985-03-01
IT8519508A0 (it) 1985-02-14
DK113985A (da) 1985-10-10
BE901988A (fr) 1993-09-28
NL8501021A (nl) 1992-03-02

Similar Documents

Publication Publication Date Title
US2577731A (en) High-frequency traffic system over power supply lines
DE102011120827B4 (de) Kommunikationsnetzwerk
HUP0002637A2 (hu) Számítógéppel vezérelt szélessávú adó-vevő rendszer
SE9102266L (sv) Dynamiskt kanalallokeringsfoerfarande
DE4217283A1 (de) Zonensteuersystem fuer drahtlose kommunikation
ES2118423T3 (es) Sistema local de radiotransmision de rdsi.
GB2380102B (en) Passive optical network system
PT80017B (pt) Dispositivo de transito num sistema radioelectrico tactico
DE1801999A1 (de) Breitbandige UEbertragungskanaele aufweisendes Nachrichtenuebertragungssystem mit einer Vielzahl von Teilnehmern
PT94343B (pt) Base de transmissao para um dispositivo de comunicacao radiotelefonico
ITMI940221A1 (it) Metodo per accesso multiplo in un sistema digitale di comunicazione
JP3795768B2 (ja) ネットワークシステム
DE3337643A1 (de) Funknetz mit einer vielzahl von mobilen stationen
US2188508A (en) Multiple distribution system
ES2396917T3 (es) Instalación local para la conexión de una pluralidad de terminales del ordenador a un cable de banda ancha
US4031326A (en) Telephone artery with multiple access points and telephone networks with such arteries
JPH09502329A (ja) 通信システム
EP0310705A1 (de) Funkübertragungssystem
DE3337644C1 (de) Funknetz mit einer Vielzahl von mobilen Stationen
JP2737651B2 (ja) パス設定同一経路自動探索方法
EP0663777A2 (en) Arrangement in a DECT system for synchronizing a virtual base station with a central base station
RU2027307C1 (ru) Система передачи дополнительной информации по сети проводного вещания
EP0028007A1 (de) Funksystem mit Synchronisation der Teilnehmereinrichtungen
SU843265A1 (ru) Многоканальна система передачидАННыХ
DE4232481A1 (de) Anordnung zur schnurlosen Kommunikation mit mobilen Endgeräten

Legal Events

Date Code Title Description
FG3A Patent granted, date of granting

Effective date: 19940816

MM3A Annulment or lapse

Free format text: LAPSE DUE TO NON-PAYMENT OF FEES

Effective date: 19960229