PT796793E - Processo para colocacao de um dispositivo de abertura e fecho numa embalagem - Google Patents

Processo para colocacao de um dispositivo de abertura e fecho numa embalagem Download PDF

Info

Publication number
PT796793E
PT796793E PT97420043T PT97420043T PT796793E PT 796793 E PT796793 E PT 796793E PT 97420043 T PT97420043 T PT 97420043T PT 97420043 T PT97420043 T PT 97420043T PT 796793 E PT796793 E PT 796793E
Authority
PT
Portugal
Prior art keywords
opening
package
placing
cutting
closing device
Prior art date
Application number
PT97420043T
Other languages
English (en)
Inventor
Michel Guillemot
Original Assignee
Int Paper Emballages Liquides
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Int Paper Emballages Liquides filed Critical Int Paper Emballages Liquides
Publication of PT796793E publication Critical patent/PT796793E/pt

Links

Classifications

    • BPERFORMING OPERATIONS; TRANSPORTING
    • B65CONVEYING; PACKING; STORING; HANDLING THIN OR FILAMENTARY MATERIAL
    • B65BMACHINES, APPARATUS OR DEVICES FOR, OR METHODS OF, PACKAGING ARTICLES OR MATERIALS; UNPACKING
    • B65B61/00Auxiliary devices, not otherwise provided for, for operating on sheets, blanks, webs, binding material, containers or packages
    • B65B61/18Auxiliary devices, not otherwise provided for, for operating on sheets, blanks, webs, binding material, containers or packages for making package-opening or unpacking elements
    • B65B61/184Auxiliary devices, not otherwise provided for, for operating on sheets, blanks, webs, binding material, containers or packages for making package-opening or unpacking elements by applying tabs over discharge openings, e.g. over discharge openings defined by tear or score lines
    • BPERFORMING OPERATIONS; TRANSPORTING
    • B65CONVEYING; PACKING; STORING; HANDLING THIN OR FILAMENTARY MATERIAL
    • B65DCONTAINERS FOR STORAGE OR TRANSPORT OF ARTICLES OR MATERIALS, e.g. BAGS, BARRELS, BOTTLES, BOXES, CANS, CARTONS, CRATES, DRUMS, JARS, TANKS, HOPPERS, FORWARDING CONTAINERS; ACCESSORIES, CLOSURES, OR FITTINGS THEREFOR; PACKAGING ELEMENTS; PACKAGES
    • B65D5/00Rigid or semi-rigid containers of polygonal cross-section, e.g. boxes, cartons or trays, formed by folding or erecting one or more blanks made of paper
    • B65D5/42Details of containers or of foldable or erectable container blanks
    • B65D5/70Break-in flaps, or members adapted to be torn-off, to provide pouring openings
    • B65D5/708Separate tearable flexible elements covering a discharge opening of a container, e.g. adhesive tape

Landscapes

  • Engineering & Computer Science (AREA)
  • Mechanical Engineering (AREA)
  • Auxiliary Devices For And Details Of Packaging Control (AREA)
  • Closing Of Containers (AREA)
  • Supplying Of Containers To The Packaging Station (AREA)
  • Laser Beam Processing (AREA)
  • Making Paper Articles (AREA)
  • Containers Opened By Tearing Frangible Portions (AREA)
  • Packaging Frangible Articles (AREA)
  • Packages (AREA)
  • Containers And Plastic Fillers For Packaging (AREA)
  • Cartons (AREA)

Description

r 85 088
EP 0 796 793 /PT
DESCRIÇÃO “Processo para colocação de um dispositivo de abertura e fecho numa embalagem” O invento refere-se a um processo destinado a finalizar uma embalagem, consistindo esta finalização essencialmente na realização de uma abertura no seio dessas embalagens e na colocação de um dispositivo de abertura e fecho sobre a referida embalagem.
No domínio da embalagem, nomeadamente de produtos líquidos, o recurso ao cartão e aos materiais compósitos que utilizam o cartão, constituiu o objecto de numerosos desenvolvimentos.
Numerosas embalagens deste tipo apresentam-se especialmente sob a forma de tijolos, e asseveram-se como particularmente procurados, desde que se põe o problema do seu transporte, armazenagem e consequentemente o seu empilhamento.
Na óptica do empilhamento possível de tais embalagens, foram propostos vários tipos de sistemas de abertura e fecho. Em todos os casos existentes, os sistemas de abertura e fecho propostos pressupõem a realização de um pré-recorte no seio da embalagem, e nomeadamente na sua face superior, de forma a que, após a primeira utilização da embalagem, ou seja, após a sua primeira abertura, o utilizador possa facilmente abrir, propriamente falando, a referida embalagem para assim libertar o acesso ao interior da embalagem e, consequentemente, permitir que o líquido que ele contém seja vertido.
Além disso, numa preocupação de melhorar o ritmo de produção destas embalagens, estes pré-recortes são efectuados directamente sobre o material que constitui a embalagem e que se apresenta sob a forma de festo, ou seja, a montante da realização propriamente dita da embalagem.
Para este efeito, foram propostos diversos dispositivos e processos para realizar estes pré-recortes sobre os festos, como se pode verificar no documento EP-A-0 357 841 ou no EP-A-0 398 447. Estes processos de pré-recorte recorrem à tecnologia laser, e são munidos de captores destinados a permitir o reconhecimento de um motivo impresso de forma repetitiva, a fim de localizar de forma mais precisa a realização do pré-recorte.
Entre estes diferentes tipos de embalagem à base de materiais compósitos, nomeadamente um complexo de cartão/alumínio/matéria plástica e, mais particularmente, película de polietileno, desenvolveram-se igualmente processos e dispositivos susceptíveis 2 85 088 ΕΡ Ο 796 793 /ΡΤ de realizar embalagens assépticas.
Uma das etapas deste processo consiste em submeter o festo do material a uma fase de esterilização através da passagem por um banho de peróxido de hidrogénio (água oxigenada), anteriormente a uma etapa de secagem. O referido material é em seguida conformado sob a forma de um tubo contínuo e submetido a um enchimento permanente do líquido que ele está destinado a conter, antes de ser recortado sob a forma de embalagem unitária. Esta técnica é por exemplo descrita no documento FR-A-2 195 550. Noutros termos, a introdução do líquido na embalagem é feita em condições perfeitamente esterilizadas.
Um tal processo encontra-se igualmente no documento US-A-4 990 200, não estando aí descrita a fase de esterilização. O preâmbulo da reivindicação é baseado nesta fase da técnica.
Em compensação, um tal processo de enchimento pressupõe a realização de pré-recortes, anteriormente a esta fase de esterilização. Ou, tendo em conta a realização destes pré-recortes no seio do material que constitui a embalagem, o cartão, intercalado no material compósito que constitui o material propriamente dito, entra em contacto com a água oxigenada ao nível destas zonas de pré-recorte, conduzindo assim a um risco de contaminação.
Foi proposta uma alternativa para atenuar este inconveniente, que consiste em colocar de um lado e do outro do pré-recorte uma película de protecção local realizada em polietileno ou num complexo de alumínio-película adesivo, sendo estas duas películas de protecção assim constituídas retiradas após a primeira abertura da embalagem. Certamente, a colocação desta película permite libertar-se de qualquer risco de contaminação, na zona de abertura, pela água oxigenada mas, em compensação, implica uma etapa suplementar no processo da realização da embalagem, e obriga à aplicação de dois adesivos ao nível da zona de pré-recorte, sendo esta etapa relativamente difícil de se realizar, tendo em conta a precisão necessária à localização do adesivo, e exige maior consumo de tempo, alterando no final de forma significativa o custo de produção de tais embalagens. O objectivo do invento é libertar-se de todos estes inconvenientes.
Propõe-se um processo para a colocação de um dispositivo de abertura e fecho numa embalagem do tipo em questão, que consiste primeiramente em encher a referida
85 088
ΕΡ 0 796 793 /PT "»
J embalagem, depois submeter-se à operação de pré-recorte, por exemplo com laser, de forma a definir uma zona de menor resistência nomeadamente sobre a face superior, e por fim receber ao nível desta zona uma tampa ou um sistema de abertura colado sobre a periferia da referida zona de menor resistência.
Noutros termos, o invento consiste em realizar a operação de pré-recorte, não sobre o material sob a forma de festo, destinado a tomar-se numa embalagem, mas sim sobre a embalagem propriamente dita já realizada e já cheia.
Deste modo, liberta-se desta maneira de qualquer risco de contaminação do material constituinte da embalagem ao nível das zonas de pré-recorte, sendo que o material submetido à operação de esterilização em meio peróxido é um material virgem, sem ter ainda sofrido qualquer alteração, aí incluído por via de recorte prévio.
Vantajosamente, a operação de pré-recorte e de colocação da tampa efectuam-se no mesmo local, ao nível do qual é mantida a embalagem cheia, através de um sistema de marcação.
Entretanto, pode-se igualmente considerar a não utilização de um tal sistema de marcação, sendo a localização e a zona de pré-recorte assinaladas através de células fotoeléctricas. A forma como o invento pode ser realizado e as vantagens que daí advêm serão mais evidentes com o exemplo da realização que se segue, dado a título indicativo e não limitativo com o apoio das figuras apensas. A Fig. 1 é uma representação esquemática em perspectiva do processo de acordo com o invento. A Fig. 2 é uma representação esquemática de uma embalagem à saída da máquina de encher, respectivamente 2a, após o pré-recorte 2b e após a colocação de uma tampa 2c.
Foi representada esquematicamente uma instalação susceptível de empregar o processo conforme o invento.
Esta instalação compreende fundamentalmente uma máquina de encher (1), simbolizada por um paralelepípedo e que, sendo de facto uma máquina relativamente complexa, é detalhadamente descrita na literatura (ver por exemplo FR-A-2 195 550) e que
85 088
ΕΡ 0 796 793 /PT 4 não constitui o objecto do presente invento. A saída desta máquina de encher, ou seja, no local ao nível do qual as embalagens (4), assim como já foi dito, são cheias anteriormente à sua formação, recorte e dobragem, as referidas embalagens (4) saem de forma unitária sobre um transportador (9), destinado a conduzi-las ao nível de um local de pré-recorte (2). Este local de pré-recorte comporta um laser (5), nomeadamente um laser C02, destinado a realizar sobre a face superior (6) das embalagens (4) uma zona de pré-recorte (7), por exemplo de forma elíptica, tal como é representado nas Figs. 1 e 2b. As embalagens que chegam ao local de pré-recorte (2) aí são mantidas fixas, sendo o laser também fixo. Pode-se todavia conceber um local de pré-recorte ao nível do qual o laser acompanha a embalagem à mesma velocidade, perseguindo ele mesmo a sua evolução por meio do transportador (9), sendo o dito laser possuidor de um movimento de retomo, logo que o pré-recorte é realizado.
Tipicamente, o raio laser é regulado de tal forma que o pré-recorte não atravessa na totalidade o material compósito que constitui a embalagem, mas conserva cada vez menos a integridade do revestimento interno da embalagem, de forma a conferir a esta a impermeabilidade em relação à luz e ao ar ambiente e, por conseguinte, a sua assépsia.
As embalagens providas deste modo do seu pré-recorte (7) são então conduzidas por meio de um mesmo transportador ou de outro transportador ao nível do local de colocação (3) das tampas de fecho e de abertura. (8)
Esta colocação das tampas é, com vantagem, totalmente automatizada, estando as referidas tampas efectivamente coladas ao nível da periferia da zona de pré-recorte.
Por outro lado, pode considerar-se a possibilidade de se efectuar as operações de pré-recorte e de colocação de tampas no seio do mesmo local. Vantajosamente, as embalagens ao nível de cada um destes locais são mantidas no seu lugar e posicionadas correctamente por meio do sistema de marcação (não representado), permitindo assim atingir uma grande precisão, por um lado, na realização da zona de pré-recorte e, por outro, na colocação das tampas ou sistemas de abertura e fecho (8). A totalidade do processo de pré-recorte e de colocação da tampa é assim automatizada, permitindo conservar o ritmo de produção das embalagens já conhecidas e obtidas através de máquinas de enchimento, sem deste modo alterar as condições de assépsia de realização dos materiais e, por consequência, da embalagem. Por outro lado, o laser utilizado ao nível do local de pré-recorte (2) é um laser padrão (C02) não necessitando, 5 85 088 ΕΡ 0 796 793 /PT portanto, de um consequente investimento.
Compreende-se portanto todo o interesse de um tal processo permitindo, de forma muito simples, libertar-se dos riscos inerentes da operação de esterilização em banho de peróxido.
Lisboa, -11 U.
Por International Paper Emballages Liquides SA - IPEL SA - O AGENTE OFICIAL -
Q ADJUNTO
ENG.* ANTÓNIO JOÀO DA CUNHA FERREIRÂ Ag. Of. Pr. Ind. Rua das Flores, 74 - 4.' 1EOO LISBOA

Claims (7)

  1. 85 088 ΕΡ 0 796 793 /PT
    REIVINDICAÇÕES 1- Processo para a colocação de um dispositivo de abertura e fecho sobre uma embalagem, consistindo primeiramente em encher a referida embalagem (4) com o seu conteúdo, e depois trazer ao nível de uma zona de pré-recorte (7) situada nomeadamente sobre a face superior (6) da referida embalagem, e destinada a constituir uma zona de menor resistência, uma tampa ou sistema de abertura e fecho (8), caracterizado por a operação de pré-recorte (7) sobre a embalagem ser efectuada após o enchimento da mesma, e antes da colocação da tampa ou sistema de abertura e fecho (8).
  2. 2- Processo de colocação de um dispositivo de abertura e fecho sobre uma embalagem de acordo com a reivindicação 1, caracterizado por o pré-recorte da embalagem (4) ser efectuado por laser (5).
  3. 3- Processo de colocação de um dispositivo de abertura e fecho sobre uma embalagem de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 e 2, caracterizado por a tampa (8) ser colocada ao nível da periferia da zona de pré-recorte (7).
  4. 4- Processo de colocação de um dispositivo de abertura e fecho sobre uma embalagem de acordo com qualquer uma das reivindicações de 1 a 3, caracterizado por a operação de pré-recorte e a de colocação da tampa se efectuar no mesmo local.
  5. 5- Processo de colocação de um dispositivo de abertura e fecho sobre uma embalagem de acordo com qualquer uma das reivindicações de 1 a 4, caracterizado por, ao nível dos locais de pré-recorte (2) e de colocação da tampa (8), a embalagem cheia (4) ser mantida por meio de um sistema de marcação.
  6. 6- Processo de colocação de um dispositivo de abertura e fecho sobre uma embalagem de acordo com qualquer uma das reivindicações de 2 a 5, caracterizado por o laser de pré-recorte ser fixo mantendo-se as embalagens cheias (4) igualmente fixas após a operação de pré-recorte.
  7. 7- Processo de colocação de um dispositivo de abertura e fecho sobre uma embalagem de acordo com a reivindicação 2, caracterizado por o laser de pré-recorte (5) acompanhar à mesma velocidade a embalagem cheia (4), prosseguindo ele mesmo o seu avanço por meio de um transportador (9), sendo o referido laser possuidor de um movimento 85 088 ΕΡ 0 796 793 /PT 2/2 de retomo logo que é realizado o pré-recorte (7). Lisboa, -2. .M 2000 Por International Paper Emballages Liquides SA - EPEL S A - O AGENTE OFICIAL -
    O ADJUNTO ENG.* ANTÓNIO JOÃO DA CUNHA FERREIRA Ag. Of. Pr. ίπα. Rua das Flores, 7a - 4/ 1600 LISBOA
PT97420043T 1996-03-20 1997-03-18 Processo para colocacao de um dispositivo de abertura e fecho numa embalagem PT796793E (pt)

Applications Claiming Priority (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
FR9603702A FR2746371B1 (fr) 1996-03-20 1996-03-20 Procede pour la mise en place d'un dispositif d'ouverture et de fermeture d'un emballage

Publications (1)

Publication Number Publication Date
PT796793E true PT796793E (pt) 2000-08-31

Family

ID=9490522

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
PT97420043T PT796793E (pt) 1996-03-20 1997-03-18 Processo para colocacao de um dispositivo de abertura e fecho numa embalagem

Country Status (18)

Country Link
US (1) US5778637A (pt)
EP (1) EP0796793B1 (pt)
JP (1) JPH101136A (pt)
KR (1) KR970065359A (pt)
CN (1) CN1078158C (pt)
AR (1) AR006313A1 (pt)
AT (1) ATE192396T1 (pt)
BR (1) BR9701339A (pt)
DE (1) DE69701832T2 (pt)
DK (1) DK0796793T3 (pt)
ES (1) ES2146073T3 (pt)
FR (1) FR2746371B1 (pt)
GR (1) GR3034010T3 (pt)
ID (1) ID16780A (pt)
MX (1) MX9702016A (pt)
PT (1) PT796793E (pt)
SG (1) SG71020A1 (pt)
TW (1) TW325451B (pt)

Families Citing this family (3)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
US20040074955A1 (en) * 2001-07-27 2004-04-22 Mckenna S. Joseph Pour spout attachment for packages
US7147019B2 (en) * 2005-01-31 2006-12-12 Eaton Corporation Filler neck cover
US8814430B2 (en) * 2010-02-23 2014-08-26 Kraft Foods R&D, Inc. Food package having opening feature

Family Cites Families (14)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
GB746891A (en) * 1954-02-25 1956-03-21 Jagenberg Werke Ag Improvements in liquid-proof containers
US3894381A (en) * 1973-06-21 1975-07-15 Inpaco Method and means for attaching fitments to a bag or pouch on a packaging machine
US4184310A (en) * 1978-04-05 1980-01-22 Shelby Richard K Sealed container and method of making the same
DE2856021A1 (de) * 1978-12-23 1980-07-03 Bosch Gmbh Robert Verfahren zum abdichten eines verpackungsbehaelter-ventils
SE452874B (sv) * 1986-04-17 1987-12-21 Tetra Pak Ab Oppningsanordning vid en forpackningsbehallare samt sett och anordning for att ferdigstella densamma
ES2051829T3 (es) * 1988-09-07 1994-07-01 Leeuwarder Papier Metodo de proporcionar lineas hendidas en materia de envasado.
NL8901257A (nl) * 1989-05-19 1990-12-17 Leeuwarder Papier Werkwijze voor het aanbrengen van verzwakkingslijnen in resp. het graveren van kunststofmateriaal, in het bijzonder verpakkingsmateriaal.
US4990200A (en) * 1989-12-29 1991-02-05 Lever Brothers Company Fitment application process and apparatus
US5158499A (en) * 1990-07-09 1992-10-27 American National Can Company Laser scoring of packaging substrates
BE1007799A5 (nl) * 1991-06-06 1995-10-24 Ricegrowers Co Operative Limit Werkwijze en inrichting voor het verwijderen van overtollige lucht uit verpakkingen.
WO1993002923A1 (en) * 1991-08-05 1993-02-18 Combibloc, Inc. Apparatus for and method of applying package fitments
AU5169393A (en) * 1992-09-30 1994-04-26 Capitol Spouts, Inc. Method and apparatus for attaching a spout to a carton
SE9304200L (sv) * 1993-12-17 1995-01-16 Tetra Laval Holdings & Finance Öppningsanordning för vätskeförpackningar
DE4409945A1 (de) * 1994-03-23 1995-09-28 Pkl Verpackungssysteme Gmbh Quaderförmige Flachgiebelverbundpackung und Verfahren zu ihrer Herstellung

Also Published As

Publication number Publication date
DK0796793T3 (da) 2000-10-02
FR2746371B1 (fr) 1998-05-22
MX9702016A (es) 1998-04-30
CN1165763A (zh) 1997-11-26
FR2746371A1 (fr) 1997-09-26
EP0796793B1 (fr) 2000-05-03
ID16780A (id) 1997-11-13
JPH101136A (ja) 1998-01-06
ES2146073T3 (es) 2000-07-16
CN1078158C (zh) 2002-01-23
EP0796793A1 (fr) 1997-09-24
ATE192396T1 (de) 2000-05-15
GR3034010T3 (en) 2000-11-30
DE69701832D1 (de) 2000-06-08
TW325451B (en) 1998-01-21
KR970065359A (ko) 1997-10-13
SG71020A1 (en) 2000-03-21
US5778637A (en) 1998-07-14
AR006313A1 (es) 1999-08-25
BR9701339A (pt) 1998-11-17
DE69701832T2 (de) 2000-08-17

Similar Documents

Publication Publication Date Title
KR940010855B1 (ko) 멸균 고체 제품용 복합 용기
ES2805321T3 (es) Lámina de material de envasado para producir un recipiente y método para producir recipientes
EP1595796B1 (en) Aseptic packaging for foods and systems and methods for aseptically packaging foods
ES2369227T3 (es) Procedimiento y máquina combinada de corte y de cierre de cajas con inserción de bolsas de protección.
ES2370874T3 (es) Envase de material flexible, particularmente para productos alimenticios esterilizables.
WO2016115058A1 (en) Sterile fluid collection tube package
US7850003B2 (en) Heat-shrinkable holder for articles, heat-shrinkable package of articles, and method of packaging articles
BR112015003534B1 (pt) estrutura de embalagem de componentes para recipientes farmacêuticos
PT2219954E (pt) Processo e dispositivo para a produção de uma embalagem unitária
US6672035B1 (en) Method for shock-resistant packaging of a product and a plane cardboard blank for carrying out the method
US20080279991A1 (en) Egg Package Assembly
IE47387B1 (en) Package and process for producing such a package
AU2017225227B2 (en) Method of unwrapping a palletised load and device for carrying out said method
SE8601761D0 (sv) Sett och anordning for att ferdigstella en oppningsanordning vid en forpackningsbehallare
PT796793E (pt) Processo para colocacao de um dispositivo de abertura e fecho numa embalagem
US4627221A (en) Method for producing sterile packages
ES2963263T3 (es) Un envase sellado que contiene un producto alimenticio vertible, y un material laminar de envasado para producir un envase sellado que contiene un producto alimenticio vertible
EP1044889B1 (en) Packaging container, manufacturing method thereof and use in aseptically packaging of products
BR0109719A (pt) Máquina automatizada de embalagem de produto farmacêutico sólido
US4089415A (en) Ampule
US20180110579A1 (en) Integrated tray and wrap system and method of making
US5329747A (en) Method to access carrying handle on bundle wrapped prepackaged items
US3834607A (en) Rigid paperboard container
US20210259600A1 (en) Sterile fluid collection tube package and methods
ES2645422T3 (es) Una unidad y un método para llevar a cabo una primera operación y una segunda operación en una banda