PT790387E - Broca perfuradora para rocha bem como processo para o seu fabrico - Google Patents

Broca perfuradora para rocha bem como processo para o seu fabrico Download PDF

Info

Publication number
PT790387E
PT790387E PT97100123T PT97100123T PT790387E PT 790387 E PT790387 E PT 790387E PT 97100123 T PT97100123 T PT 97100123T PT 97100123 T PT97100123 T PT 97100123T PT 790387 E PT790387 E PT 790387E
Authority
PT
Portugal
Prior art keywords
side faces
drill bit
section
carbide
rock drill
Prior art date
Application number
PT97100123T
Other languages
English (en)
Inventor
Erich Runge
Original Assignee
Plica Werkzeugfabrik Ag
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Plica Werkzeugfabrik Ag filed Critical Plica Werkzeugfabrik Ag
Publication of PT790387E publication Critical patent/PT790387E/pt

Links

Classifications

    • EFIXED CONSTRUCTIONS
    • E21EARTH OR ROCK DRILLING; MINING
    • E21BEARTH OR ROCK DRILLING; OBTAINING OIL, GAS, WATER, SOLUBLE OR MELTABLE MATERIALS OR A SLURRY OF MINERALS FROM WELLS
    • E21B10/00Drill bits
    • E21B10/46Drill bits characterised by wear resisting parts, e.g. diamond inserts
    • E21B10/58Chisel-type inserts

Landscapes

  • Engineering & Computer Science (AREA)
  • Geology (AREA)
  • Mining & Mineral Resources (AREA)
  • Life Sciences & Earth Sciences (AREA)
  • General Life Sciences & Earth Sciences (AREA)
  • Fluid Mechanics (AREA)
  • Environmental & Geological Engineering (AREA)
  • Physics & Mathematics (AREA)
  • Mechanical Engineering (AREA)
  • Geochemistry & Mineralogy (AREA)
  • Earth Drilling (AREA)
  • Processing Of Stones Or Stones Resemblance Materials (AREA)
  • Drilling And Exploitation, And Mining Machines And Methods (AREA)
  • Devices For Post-Treatments, Processing, Supply, Discharge, And Other Processes (AREA)
  • Drilling And Boring (AREA)
  • Perforating, Stamping-Out Or Severing By Means Other Than Cutting (AREA)

Description

-0(303¾ A
"BROCA PERFURADORA PARA ROCHA, BEM COMO PROCESSO PARA O SEU FABRICO" A invenção refere-se a uma broca perfuradora para rocha, de acordo com o conceito genérico da reivindicação 1, bem como a um processo para o seu fabrico.
Nas brocas perfuradoras para rocha até agora conhecidas as pastilhas de corte de metal duro constituídas por uma parte de cima provida de pelo menos uma aresta de corte e por uma parte de baixo adaptada à geometria da ranhura de encaixe da ferramenta de perfurar estão inseridas em uma ou várias ranhuras recortadas ou fresadas numa cabeça de broca ou numa coroa de broca e fixadas na mesma por uma operação de soldadura. Regra geral as ranhuras de encaixe têm a configuração de vulgares ranhuras rectangulares com uma secção transversal constante, que se estendem de um lado da broca ao outro.
Desde sempre foi no entanto difícil conseguir uma ligação por soldadura isenta de tensões e firme entre a pastilha de metal duro e a ranhura de encaixe da ferramenta de perfurar, ligação essa que pudesse resistir um tempo tão longo quanto possível às solicitações mecânicas a que uma ponta de broca perfuradora para rocha está sujeita e assegurar simultaneamente um alinhamento correcto ou uma centragem correcta da pastilha de metal duro inserida na ranhura de encaixe. Nas brocas perfuradoras para rocha até agora conhecidas a pastilha de metal duro é habitualmente fixada por meio de um esmagamento de material efectuado na zona em que as ranhuras de encaixe se abrem para o lado da superfície lateral da cabeça de broca ou da coroa de broca. Estes esmagamentos de material são normalmente realizados antes da colocação da pas- 1
tilha de metal duro na ranhura de encaixe. Os esmagamentos de material impedem por um lado um deslocamento radial da pastilha de metal duro inserida e por outro que a pastilha se solte durante a subsequente operação de fixação por soldadura a baixa temperatura, por soldadura a alta temperatura ou por colagem. Para além disso os esmagamentos de material asseguram que entre a parede da ranhura de encaixe e a pastilha de metal duro inserida seja mantido livre um interstício no qual a solda fundida pode penetrar por acção das forças capilares.
Neste tipo de fixação da pastilha de metal duro no interior da ranhura de encaixe há o problema de os esmagamentos de material não poderem ser executados de maneira uniforme. Se os esmagamentos de material forem demasiado fracos, a pastilha de metal duro colocada na ranhura de encaixe não é segurada com uma força suficientemente grande. A forte dilatação do material, que é o resultado das temperaturas utilizadas durante a soldadura e que podem ir até aos 1.100 °C, faz com que a ranhura de encaixe se abra nas extremidades, havendo o perigo de a pastilha de metal duro se soltar ou se deslocar. 0 resultado disto são peças rejeitadas ou então brocas em que a pastilha de metal duro sobressai demasiado em relação à superfície lateral da haste da broca, o que aumenta a tendência de a pastilha quebrar durante a utilização da broca perfuradora para rocha. Além disso há o perigo de a pastilha de metal duro sair da sua posição perpendicular aquando do manuseamento a que a broca está sujeita durante o processo de fabrico, por exemplo devido a golpes ou a pancadas. Isto por sua vez faz com que a solda já não possa penetrar plenamente no interstício formado entre a pastilha de metal duro e a parede da ranhura de encaixe, afectando a aderência da pastilha de metal duro no interior da ranhura de encaixe.
Se o esmagamento do material na zona em que a ranhura de encaixe se abre para o lado de fora for demasiado forte, exerce-se uma pressão acrescida sobre a pastilha de metal duro. A pasti- 2
lha de metal duro ou é danificada logo ao ser colocada na ranhura de encaixe ou então existe um perigo acrescido de rotura durante a utilização da broca perfuradora para rocha, devido a um efeito de percussão do esmagamento de material sobre a pastilha de metal duro, o que provoca então uma rotura dessa pastilha de metal duro no local em que esta está sujeita à pressão.
Pela patente DE-OS 44 06 513 ficou a ser conhecida uma broca do género da atrás descrita. Este documento revela além disso uma pastilha de metal duro para ferramentas de perfurar, nomeadamente para brocas perfuradoras de rocha, pastilha essa que apresenta uma parte de cima que suporta pelo menos uma aresta de corte e uma parte de baixo cuja geometria está adaptada à de uma ranhura de encaixe existente na ferramenta de perfurar. A parte de baixo tem uma secção transversal que em relação à secção transversal máxima da parte de cima é pelo menos em parte alargada. A ranhura de encaixe da broca perfuradora para rocha tem um perfil que corresponde à geometria da parte de baixo. A pastilha de metal duro é impedida de efectuar deslocamentos radiais por meio de um esmagamento de material na zona em que a ranhura de encaixe se abre para a superfície lateral da cabeça da broca. É certo que a broca perfuradora para rocha descrita na patente DE-OS 44 06 513 apresenta já uma ligação por soldadura melhorada entre a pastilha de metal duro e a ranhura de encaixe. Não são no entanto eliminados os problemas acima aludidos no que se refere a uma centragem segura da pastilha de metal duro e ao perigo de rotura acrescido devido aos esmagamentos de material previstos na zona da superfície lateral da cabeça da broca.
Além disso ficou a ser conhecida pela patente LU-A 85 697 uma pastilha de metal duro para ferramentas de perfurar com uma parte de cima que suporta pelo menos uma aresta de corte e uma parte de baixo cuja geometria se encontra adaptada à da ranhura de encaixe da ferramenta de perfurar, pastilha essa na qual o afastamento entre as faces laterais da parte de baixo é pelo me- 3 Γ\ nos numa determinada secção da parte de baixo maior do que na zona marginal das faces laterais da parte de baixo. A invenção tem o objectivo de pôr à disposição uma broca perfuradora para rocha equipada de uma pastilha de metal duro, broca essa cuja constituição é tal que entre a pastilha de metal duro e a ranhura de encaixe da ferramenta de perfurar se obtém uma ligação firme e duradoura, que de maneira fácil pode ser realizada por soldadura ou por um outro processo, permite uma cen-tragem segura da pastilha de metal duro e reduz o perigo de rotura durante a utilização da broca perfuradora para rocha.
De acordo com a invenção, este objectivo atinge-se pela adopção de uma broca perfuradora para rocha comportando uma haste, uma cabeça de broca ou uma coroa de broca e pelo menos uma pastilha de corte de metal duro que é encaixada em pelo menos uma ranhura de encaixe da cabeça de broca, sendo fixada dentro daquela ranhura por soldadura a baixa temperatura, por soldadura a alta temperatura ou por colagem, e que se caracteriza pelo facto de a pastilha de metal duro apresentar uma parte de cima que suporta pelo menos uma aresta de corte e uma parte de baixo com faces laterais contíguas da parte de cima, sendo o afastamento entre as faces laterais da parte de baixo em pelo menos uma secção da parte de baixo maior do que na zona marginal das faces laterais da parte de baixo e em que a geometria da ranhura de encaixe e a da parte de baixo se encontram adaptadas uma à outra e em que ainda a pastilha de metal duro, que será em número de pelo menos uma, é fixada, de modo a não se poder soltar, por intermédio de um ou vários esmagamentos de material executados na superfície frontal da cabeça da broca, sobrepondo-se os ditos esmagamentos a uma aresta formada na conjunção das faces laterais com a parte de cima.
As paredes laterais da ranhura de encaixe têm de preferência uma orientação no essencial paralela uma à outra, à excepção 4
das partes de parede em que o afastamento entre as faces laterais da pastilha de metal duro é maior, de modo que a configuração até agora usada, que é a de uma ranhura rectangular, pode ser mantida de maneira inalterada. A pastilha de metal duro ou a ranhura de encaixe podem no entanto ter uma secção transversal que se adelgaça no sentido do lado de baixo da pastilha de metal duro ou no sentido do fundo da ranhura, sem que tal signifique qualquer restrição em termos de objectivo da invenção. 0 essencial é que a parte de baixo da pastilha de metal duro inserida na ranhura de encaixe apresente uma secção com um maior afastamento entre ambas as faces laterais, isto é, uma secção com uma maior largura útil, secção essa que engata numa parte de parede da ranhura de encaixe correspondentemente conformada de maneira a ser possível garantir uma centragem segura da pastilha de metal duro e de simultaneamente ser possível impedir com segurança um deslocamento da mesma numa direcção radial. A secção com uma maior largura útil é de preferência formada por uma ou várias protuberâncias que se estendem na vertical e que estão configuradas numa ou em ambas as faces laterais da pastilha de metal duro. Nesta configuração as protuberâncias têm, numa vista de topo sobre a parte de cima da pastilha de metal duro, de preferência a conformação de protuberâncias em forma de arco de círculo. Neste caso a correspondente reentrância no interior da ranhura de encaixe pode ser obtida por uma simples operação de abertura de um furo. São também possíveis outras geometrias de protuberâncias, dando-se no entanto menor preferência às mesmas devido ao facto de a sua execução ser mais difícil.
As protuberâncias em forma de arco de círculo encontram-se de preferência conformadas em ambas as faces laterais da pastilha de metal duro e ficam situadas frente a frente. É no entanto também possível dispor as protuberâncias sobre as faces laterais da pastilha de metal duro de tal maneira que ficam desalinhadas umas em relação às outras. Dã-se especial preferência a que as protu- 5 9? berâncias se encontrem dispostas aproximadamente a meio de pelo menos uma das faces laterais da pastilha de metal duro.
Em suplemento às arestas de corte conformadas na parte de cima da pastilha de metal duro esta pastilha pode ser provida de bicos de corte que causam uma desagregação adicional da rocha. Os bicos de corte encontram-se de preferência dispostos na zona das protuberâncias da parte de baixo, sendo formados por um prolongamento desta zona para além da parte de baixo ou da aresta formada entre a parte de cima e as faces laterais da parte de baixo.
Na broca perfuradora para rocha de acordo com a invenção a pastilha de metal duro colocada na ranhura de encaixe é segurada de modo a não se poder soltar por meio de um esmagamento do material junto da superfície frontal da cabeça da broca, de preferência na zona da protuberância. Este esmagamento de material sobrepõe-se então à aresta formada entre a face lateral da pastilha de metal duro e a parte de cima da mesma. Isto faz com que possa ser evitada qualquer pressão exercida sobre a pastilha de metal duro, eliminando-se o perigo de rotura devido ao efeito de percussão exercido pelo esmagamento de material. A configuração de acordo com a invenção da pastilha de metal duro e da ranhura de encaixe permite um alinhamento preciso ou uma centragem precisa da pastilha de metal duro, impedindo de maneira fiável um deslocamento numa direcção radial e reduzindo os esforços exercidos sobre a pastilha de metal duro. Além disso consegue-se com a configuração de acordo com a invenção que a pastilha de metal duro execute uma autocentragem durante a subsequente operação de soldadura a baixa temperatura, fixação por soldadura a alta temperatura ou por colagem na ranhura de encaixe. 0 efeito das forças capilares que se fazem sentir no interstício existente entre a pastilha de corte e a ranhura de encaixe não é interrompido, de modo que se pode conformar a toda a volta um interstício uniforme e estreito de soldadura a baixa temperatura, de soldadura a alta temperatura ou de colagem. Tudo isto contribui para que a pastilha de corte tenha 6
um apoio quase que "flutuante", fazendo com que a ligação por soldadura a baixa temperatura, por soldadura a alta temperatura ou por colagem possa suportar da melhor maneira possível os esforços exercidos sobre a pastilha de metal duro durante a operação de furar. Daqui resulta uma maior aderência da pastilha de corte no interior da ranhura de encaixe e um perigo de rotura substancialmente menor durante o serviço da broca perfuradora para rocha. A broca perfuradora para rocha de acordo com a invenção pode estar provida de uma cabeça de broca convencional com uma só pastilha de corte de metal duro que atravessa a cabeça da broca diametralmente de lado a lado ou então de uma coroa de broca com duas, três ou mais pastilhas de corte de metal duro com uma disposição em forma de estrela ou uma disposição cruzada. Além disso a broca pode apresentar da maneira já conhecida uma pastilha de corte de metal duro configurada à maneira de um bico de centra-gem. 0 processo para o fabrico da broca perfuradora para rocha de acordo com a invenção caracteriza-se pelo facto de primeiro se abrir uma ranhura de encaixe na superfície frontal de uma cabeça de broca ou de uma coroa de broca, de preferência por meio de uma operação de recorte ou de fresagem, ranhura essa cuja geometria se encontra adaptada à geometria da parte de baixo da pastilha de metal duro de acordo com a invenção. Seguidamente a pastilha de metal duro é inserida na ranhura de encaixe e fixada, de modo a não se poder soltar, por intermédio de um esmagamento do material de uma secção da ranhura de encaixe que fica junto da superfície frontal da cabeça da broca, secção essa que sobressai em relação à face lateral da pastilha de metal duro. Esta deformação efec-tua-se de preferência na zona das protuberâncias da face lateral ou da secção da parte de baixo com uma largura útil aumentada. Seguidamente a pastilha de metal duro é ligada à cabeça da broca 7 de uma maneira já conhecida por soldadura a baixa temperatura, por soldadura a alta temperatura ou por colagem. A invenção é de seguida explicada mais em pormenor mediante o desenho. As figuras do desenho mostram:
Fig. 1 uma representação em perspectiva de uma pastilha de metal duro, Fig. 2 uma vista de topo sobre a pastilha de metal duro que a fig. 1 mostra, Fig. 3 uma vista de topo de uma outra pastilha de metal duro, Fig. 4 uma vista em perspectiva de mais outra pastilha de metal duro,
Fig. 5a a 5d vistas frontais, bem como vistas de topo de outras
Fig. 6 pastilhas de metal duro de acordo com a invenção, uma vista lateral de uma broca perfuradora para rocha de acordo com a invenção, Fig. 7 a broca perfuradora para rocha de acordo com a invenção, representada na fig. 6, numa vista de topo, Fig. 8 um corte transversal e parcial ao longo da linha A-A da broca perfuradora para rocha que a fig. 6 mostra, Fig. 9 uma vista lateral de mais outra broca perfuradora para rocha de acordo com a invenção,
Fig. 10 a broca perfuradora para rocha de acordo com a fig. 9, numa vista de topo, e 8
Fig. 11 um corte transversal e parcial da broca perfuradora para rocha de acordo com a fig. 9. A pastilha de metal duro 10 representada nas fig. 1 e 2 está provida na sua parte de cima 14 de duas arestas de corte principais 12. Contíguas da parte de cima 14 reconhecem-se as superfícies laterais 18, 20 da parte de baixo 16, que no essencial são paralelas entre si e que ao encontrarem-se com a parte de cima 14 formam a aresta 22. Numa secção central 2 4 da parte de baixo o afastamento entre as superfícies laterais 18, 20 da parte de baixo 16 é maior do que na zona marginal das superfícies laterais da parte de baixo, isto é, no presente caso na zona das faces frontais 26 da pastilha de metal duro 10.
Numa vista pelo lado de cima sobre a parte de cima 14 da pastilha de metal duro 10 de acordo com a fig. 2 a secção 24 tem o aspecto de uma protuberância em forma de arco de círculo, que se projecta para o lado de fora a partir da superfície lateral 18. Na forma de realização aqui representada a protuberância 24 encontra-se disposta aproximadamente a meio da superfície lateral 80. Na direcção vertical a protuberância estende-se no essencial ao longo de toda a altura da superfície lateral 18 da parte de baixo 16. Diferindo da forma de realização que estes desenhos mostram a protuberância 24 pode também estar disposta num outro ponto da superfície lateral 18, além de poderem estar previstas várias protuberâncias 24. A fig. 3 mostra uma vista de topo de mais outra forma de realização da pastilha de metal duro 10, na qual a protuberância 24 em forma de arco de círculo se encontra conformada tanto na superfície lateral 18 como também na superfície lateral 20. Na forma de realização aqui mostrada as protuberâncias 24 ficam frente a frente e encontram-se dispostas aproximadamente a meio das superfícies laterais 18 e 20. É no entanto também possível dispor as protuberâncias 24 de modo a ficarem desalinhadas uma em 9
relação à outra. Além disso é possível configurar em cada superfície lateral 18 ou 20 várias protuberâncias 24, que de preferência ficarão umas frente às outras. A fig. 4 mostra ainda uma outra forma de realização de uma pastilha de metal duro 10. A parte de cima 14 desta pastilha de metal duro está provida de uma aresta de corte 12 e tem um bisel na zona da superfície frontal 28 que fica virada para o lado de fora, visto no sentido radial, quando a pastilha for fixada na cabeça da broca. O afastamento entre as superfícies laterais 18 e 20, que no essencial são paralelas uma em relação à outra, à ex-cepção da secção 24, é maior ao nível da secção média 24 do que na zona da superfície frontal 28 ou da superfície dorsal 30. A secção 24 estende-se na vertical ao longo de toda a altura da superfície lateral 18 e/ou da superfície lateral 20 e tem de preferência, visto pelo lado de cima sobre a parte de topo 14 da pastilha de metal duro 10, uma configuração em forma de arco de círculo. A disposição da protuberância 24 pode ser a mesma que a apresentada no âmbito das formas de realização descritas mediante as fig. 1 a 3, podendo prever-se nomeadamente uma ou várias protuberâncias numa ou em ambas as superfícies frontais 18, 20 da pastilha de metal duro 10. A pastilha de metal duro 10 pode além disso estar provida, em complemento às arestas de corte 12 conformadas na parte de cima 14, de uma ou várias pontas de corte 13. Nas formas de realização que as fig. 5a a 5d mostram as pontas de corte 13 encontram-se dispostas na zona das protuberâncias 24 em forma de arco de círculo, sendo formadas por um prolongamento destas secções para além da parte de baixo ou para além da aresta 22 formada entre a parte de cima e as superfícies laterais da parte de baixo. A broca perfuradora para rocha de acordo com a invenção representada nas fig. 6 a 8 está provida no topo da sua haste 32 de uma cabeça de broca 34 com uma ranhura de encaixe 36 que tem uma 10
secção transversal rectangular. A ranhura de encaixe estende-se por todo o diâmetro da haste 32 da broca. Na ranhura de encaixe 36 encontra-se fixada uma pastilha de metal duro 10 com a forma de realização que a fig. 3 mostra. A geometria da parte de baixo da pastilha de metal duro 10 encontra-se adaptada à geometria da ranhura de encaixe. Às protuberâncias 24 existentes nas superfícies laterais da pastilha de metal duro correspondem em particular reentrâncias, que numa vista de topo sobre a cabeça da broca têm a forma de arcos de círculo existentes nas paredes da ranhura de encaixe 36. Na zona das reentrâncias 24 encontram-se formados nas superfícies frontais 37 da cabeça da broca 34 esmagamentos de material 38 que se sobrepõem à aresta 22, proporcionando assim uma segurança contra a queda acidental da pastilha de metal duro para fora da ranhura de encaixe 36, sem no entanto exercer uma pressão sobre a pastilha de metal duro 10.
Numa outra broca perfuradora para rocha de acordo com a invenção (fig. 9 a 11) a haste 32 de uma broca de coroa 34 está equipada de três pastilhas de corte de metal duro dispostas em forma de estrela, pastilhas essas que têm uma forma de realização idêntica à representada na fig. 4. Para além disso a broca perfuradora para rocha está provida de mais outra pastilha de corte de metal duro com a forma de um perno de centragem 40.
Na coroa de broca 34 encontram-se fresadas três ranhuras de encaixe 36 com uma secção transversal de forma rectangular. Cada uma das paredes das ranhuras de encaixe apresenta reentrâncias, que numa vista de topo têm a forma de arcos de círculo e que correspondem às protuberâncias 24 das superfícies laterais das pastilhas de metal duro 10. Na área destas reentrâncias ou das protuberâncias 24 encontram-se conformados na superfície frontal 37 da coroa de broca 34 os esmagamentos de material 38 que se sobrepõem à aresta 22 formada entre a parte de cima 14 e as superfícies laterais da parte de baixo da pastilha de metal duro 10. Os esmagamentos de material impedem de maneira fiável que as pasti- 11
lhas de metal duro 10 caiam para fora dos rasgos durante a subsequente operação de ligação ou de fixação por soldadura a baixa temperatura, por soldadura a alta temperatura ou por colagem. O perno de centragem 40 está de preferência equipado do seu lado de baixo de um quadrado 42 que pode ser encaixado à pressão numa correspondente abertura 44 existente na broca de coroa 34, abertura essa que de preferência será uma furação. Desta maneira o perno de centragem 40 é centrado e mantido em posição durante a operação de ligação ou de fixação a efectuar mais tarde.
Para o fabrico da broca perfuradora de rocha de acordo com a invenção procede-se de tal maneira que primeiro são fresadas as ranhuras de encaixe que seguidamente serão adaptadas à geometria da parte de baixo das pastilhas de metal duro a fixar. As reentrâncias conformadas nas paredes das ranhuras de encaixe, que correspondem às protuberâncias das paredes laterais das pastilhas de metal duro, protuberâncias essas que numa vista de topo têm a forma de arcos de circulo, podem então ser produzidas de maneira vantajosa pela abertura de um furo ou pela fresagem da ranhura no ponto pretendido. Seguidamente escolhe-se a pastilha de corte de metal duro que corresponde à geometria da ranhura de encaixe, pastilha essa que seguidamente será colocada no rasgo. As protuberâncias laterais e as reentrâncias, que são complementares umas das outras, impedem um deslocamento radial das pastilhas de metal duro. Pelo esmagamento de material de um troço de parede da ranhura de encaixe junto da superfície frontal da cabeça de broca ou da coroa de broca, de preferência junto da zona das protuberâncias 24, troço de parede esse que é mais alto do que a parede lateral da pastilha de metal duro inserida, consegue-se uma segurança contra a queda acidental da pastilha de metal duro. Durante esta operação o esmagamento de material já não necessita de fixar a pastilha de metal duro numa posição bem definida e não precisa também por isso de exercer pressão sobre a pastilha de metal duro. Finalmente a pastilha de metal duro é ligada à ranhura de 12 encaixe da maneira já conhecida por soldadura a baixa temperatura, por soldadura a alta temperatura ou por colagem. 0 interstício de soldadura a baixa temperatura, de soldadura a alta temperatura ou de colagem, criado durante essa operação, tem uma configuração estreita e uniforme a toda a volta, uma vez que a pastilha de metal duro sofre uma espécie de efeito de autocentragem durante a fixação pelo facto de, por assim dizer, "flutuar" no fluido (metal de soldadura a baixa temperatura, metal de soldadura a alta temperatura ou cola), e isto devido às forças capilares, que têm o mesmo valor de ambos os lados da pastilha de metal duro. Desta maneira encontra-se assegurada uma aderência fiável da pastilha de metal duro no interior da ranhura de encaixe, tornando-se substancialmente menor o perigo de rotura durante o funcionamento da broca.
Lisboa, 4 de Outubro de 2000 AGENTE OFICÍAL DA PROPRIEDADE INDUSTRIAL

Claims (14)

  1. REIVINDICAÇÕES 1. Broca perfuradora para rocha comportando uma haste (32), uma cabeça de broca ou uma coroa de broca (34) e pelo menos uma pastilha de corte de metal duro (10) que é colocada em pelo menos uma ranhura de encaixe (36) da cabeça de broca (34), sendo fixada dentro daquela ranhura por soldadura a baixa temperatura, por soldadura a alta temperatura ou por colagem, caracterizada pelo facto de a pastilha de metal duro (10) apresentar uma parte de cima (14), que suporta pelo menos uma aresta de corte (12), e uma parte de baixo (16) com faces laterais (18, 20) contíguas da parte de cima, sendo o afasta mento entre as faces laterais (18, 20) da parte de baixo (16) em pelo menos uma secção (24) da parte de baixo maior do que na zona marginal das faces laterais (18, 20) dessa parte de baixo e em que a geometria da ranhura de encaixe (36) e a da parte de baixo (16) se encontram adaptadas uma à outra e em que a pastilha de metal duro (10), que será em número de pelo menos uma, é fixada, de modo a não se poder soltar, por intermédia de um ou vários esmagamentos de material (38) executados na superfície frontal (37) da cabeça de broca (34), sobrepondo-se os ditos esmagamentos de material (38) a uma aresta (22) formada na conjunção das faces laterais (18, 20) com a parte de cima (14).
  2. 2. Broca perfuradora para rocha de acordo com a reivindicação 1, caracterizada por as faces laterais (18, 20) se estenderem no essencial paralelamente uma em relação à outra, à excepção de uma secção 24 em que o afastamento entre as faces laterais (18, 20) é maior).
  3. 3. Broca perfuradora para rocha de acordo com as reivindicações 1 ou 2, caracterizada por a secção (24) com um maior afasta- 1
    mento entre as faces laterais (28) se encontrar conformada a meio da parte de baixo (16).
  4. 4. Broca perfuradora para rocha de acordo com qualquer das reivindicações 1 a 3, caracterizada por a secção (24) com um maior afastamento entre as faces laterais (18, 20) ser formada por pelo menos uma protuberância (24) conformada numa ou em ambas as faces laterais (18, 20) da parte de baixo (16), protuberância essa que numa vista de topo sobre a parte de cima tem no essencial a forma de um arco de circulo.
  5. 5. Broca perfuradora para rocha de acordo com a reivindicação 4, caracterizada por as protuberâncias (24) conformadas de ambos os lados das faces laterais (18, 20) ficarem dispostas frente a frente.
  6. 6. Broca perfuradora para rocha de acordo com a reivindicação 4, caracterizada por as protuberâncias (24) conformadas de ambos os lados das faces laterais (18, 20) ficarem desalinhadas umas em relação às outras.
  7. 7. Broca perfuradora para rocha de acordo com qualquer das reivindicações anteriores, caracterizada por se preverem, para além das arestas de corte (12), um ou vários bicos de corte (13) .
  8. 8. Broca perfuradora para rocha de acordo com a reivindicação 7, caracterizada por os bicos de corte (13) serem formados por um prolongamento da secção (24) em que o afastamento entre as faces laterais (18, 20) é maior, prolongamento esse que se estende para além da altura da parte de baixo (16).
  9. 9. Broca perfuradora para rocha de acordo com qualquer das reivindicações anteriores, caracterizada por os esmagamentos de 2
    material (38) se encontrarem conformados na zona da secção em que o afastamento entre as faces laterais (18, 20) é maior.
  10. 10. Broca perfuradora para rocha de acordo com qualquer das reivindicações anteriores, caracterizada por a pastilha de metal duro (10) se estender diametralmente de pelo menos um dos lados da cabeça (34) da broca até ao outro.
  11. 11. Broca perfuradora para rocha de acordo com qualquer das reivindicações 1 a 9, caracterizada por na coroa (34) da broca se encontrarem fixadas pelo menos três pastilhas de metal duro (10) .
  12. 12. Broca perfuradora para rocha de acordo com a reivindicação 11, caracterizada por se prever uma pastilha de metal duro suplementar com a forma de um perno de centragem (40).
  13. 13. Broca perfuradora para rocha de acordo com a reivindicação 12, caracterizada por o perno de centragem (40) estar provido do seu lado de baixo de um quadrado (42), que é encaixado à pressão numa abertura ou numa furação (44) existente na coroa (34) da broca.
  14. 14. Processo para o fabrico de uma broca perfuradora para rocha com as caracteristicas enunciadas nas reivindicações 1 a 13, processo esse que abrange as seguintes etapas: a) abertura de pelo menos uma ranhura de encaixe (36) na superfície frontal (37) de uma cabeça de broca ou de uma co roa de broca (34); b) colocação da pastilha de metal duro (10) na ranhura de encaixe (36), apresentando a pastilha de metal duro (10) uma parte de cima (40) com pelo menos uma aresta de corte (12) e uma parte de baixo (16) com faces laterais (18, 20) contíguas da parte de cima e em que o afastamento entre as 3 faces laterais (18, 20) da parte de baixo (16) é, em pelo menos uma secção (24) dessa parte de baixo, maior do que na zona marginal das faces laterais (18, 20) da parte de baixo e em que a geometria da parte de baixo (16) e a da ranhura de encaixe (36) se encontram adaptadas uma à outra; c) esmagamento do material de uma secção de parede da ranhura de encaixe (36) junto da superfície frontal (37) da cabeça de broca ou da coroa de broca (34), secção essa que se encontra sobrelevada em relação às faces laterais (18, 20) da pastilha de metal duro (10) inserida, para conformar pelo menos um esmagamento de material (38) que se sobrepõe a uma aresta (22) formada na conjunção da parte de cima (14) com as faces laterais (18, 20), o que faz com que a pastilha de metal duro seja impedida de se soltar, e d) ligação da pastilha de metal duro (10) com a cabeça de broca (34) por uma soldadura a baixa temperatura, uma soldadura a alta temperatura ou uma colagem. 5. Processo de acordo com a reivindicação 14, caracterizado por o esmagamento de material se efectuar na parte de parede da ranhura de encaixe (36) que se encontra na zona da secção (24), em que o afastamento entre as faces laterais (18, 20) da parte de baixo (16) é maior. Lisboa, 4 de Outubro de 2000 AGEFfKt oficial da propriedade industriai..
PT97100123T 1996-01-16 1997-01-07 Broca perfuradora para rocha bem como processo para o seu fabrico PT790387E (pt)

Applications Claiming Priority (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
DE19601356A DE19601356A1 (de) 1996-01-16 1996-01-16 Hartmetallplatte und damit bestückter Gesteinsbohrer sowie Verfahren zu dessen Herstellung

Publications (1)

Publication Number Publication Date
PT790387E true PT790387E (pt) 2000-12-29

Family

ID=7782880

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
PT97100123T PT790387E (pt) 1996-01-16 1997-01-07 Broca perfuradora para rocha bem como processo para o seu fabrico

Country Status (7)

Country Link
EP (1) EP0790387B1 (pt)
AT (1) ATE194685T1 (pt)
DE (2) DE19601356A1 (pt)
DK (1) DK0790387T3 (pt)
ES (1) ES2151194T3 (pt)
GR (1) GR3034567T3 (pt)
PT (1) PT790387E (pt)

Families Citing this family (9)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
DE19810193A1 (de) * 1998-03-10 1999-09-16 Hilti Ag Bohrwerkzeug
DE19811887A1 (de) * 1998-03-18 1999-09-23 Plica Werkzeugfabrik Ag Mollis Hammerbohrwerkzeug
DE29806084U1 (de) * 1998-04-02 1998-07-30 Plica Werkzeugfabrik Ag, Mollis Hartmetallplatte und damit bestückter Gesteinsbohrer
DE29816202U1 (de) * 1998-09-09 1999-01-21 Plica Werkzeugfabrik Ag, Mollis Bohrwerkzeug
DE19915304B4 (de) * 1999-03-22 2006-07-27 Robert Bosch Gmbh Bohrwerkzeug
AU2003264922A1 (en) * 2002-09-20 2004-04-08 Boart Longyear Gmbh And Co Kg Rotary boring bit with cutting insert retaining means
DE20314813U1 (de) 2003-09-24 2004-03-04 Berner Gmbh Bohrer mit sternförmigem Hartmetalleinsatz
DE102006000410A1 (de) * 2006-08-21 2008-02-28 Hilti Ag Bohrwerkzeug mit Hartstoffeinsatz
EP4375476A1 (de) * 2022-11-22 2024-05-29 Hilti Aktiengesellschaft Gesteinsbohrer mit fünf schneiden

Family Cites Families (16)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
FR1037757A (fr) * 1950-06-22 1953-09-22 Sandvikens Jernverks Ab Lame rapportée pour fleurets de perforatrices à percussion
AT350334B (de) * 1977-01-19 1979-05-25 Sfs Stadler Ag Selbstbohrende schraube
GB2002661A (en) * 1977-08-18 1979-02-28 Spencer & Sons Ltd Improvements in cutting edges of rotary drills and drill bits
US4314616A (en) * 1980-01-28 1982-02-09 Acme-Cleveland Corporation Die-cast masonry drill with leading hard insert
DE3047599A1 (de) * 1980-12-17 1982-07-08 Sortimat Creuz & Co Gmbh, 7057 Winnenden "verfahren und vorrichtung zum anbringen einer hartmetallplatte am kopf eines spiralbohrers"
EP0096147B1 (en) * 1982-06-10 1987-09-02 Seco Tools Ab Cutting tool and cutting insert therefor
US4488840A (en) * 1982-07-08 1984-12-18 Pollington Bernard M Rotary cutting tool
DE8315355U1 (de) * 1983-05-25 1983-12-01 B.B.W. Bayrische Bohrerwerke GmbH & Co KG, 8391 Büchlberg Hartmetallplatte
LU85697A1 (fr) * 1984-12-20 1985-07-24 Cerametal Sarl Procede de fabrication d'une meche de forage et plaquette en metal dur pour sa mise en oeuvre
DE3602427A1 (de) * 1986-01-28 1987-07-30 Stellram Gmbh Werkzeug zur spanenden formung
US4854789A (en) * 1987-10-27 1989-08-08 Nytd Industries Inc. Cutting tool assembly
DE4003375C1 (pt) * 1990-02-05 1991-05-23 Sfs Stadler Holding Ag, Heerbrugg, Ch
EP0443517B1 (en) * 1990-02-20 1995-09-06 Sumitomo Electric Industries, Ltd. Throw-away tipped drill
US5287937A (en) * 1992-06-30 1994-02-22 The Sollami Company Drill bits and the blades therefor
US5458210A (en) * 1993-10-15 1995-10-17 The Sollami Company Drill bits and blades therefor
DE4406513A1 (de) 1994-02-28 1995-08-31 Plica Werkzeugfabrik Ag Hartmetallplatte und damit bestückter Gesteinsbohrer

Also Published As

Publication number Publication date
DE59701985D1 (de) 2000-08-17
EP0790387A1 (de) 1997-08-20
GR3034567T3 (en) 2001-01-31
DK0790387T3 (da) 2000-10-30
DE19601356A1 (de) 1997-07-17
ES2151194T3 (es) 2000-12-16
ATE194685T1 (de) 2000-07-15
EP0790387B1 (de) 2000-07-12

Similar Documents

Publication Publication Date Title
US4529048A (en) Inserts having two components anchored together at a non-perpendicular angle of attachment for use in rotary type drag bits
US5423719A (en) Abrasive tools
US10081066B2 (en) Self-locking head-replaceable carbide drill
US8444353B2 (en) Cutting tool
US4782903A (en) Replaceable insert stud for drilling bits
ES2274262T3 (es) Herramienta de mecanizacion, en especial herramienta de fresado.
US4951761A (en) Rock drill
PT790387E (pt) Broca perfuradora para rocha bem como processo para o seu fabrico
EP0236086B1 (en) An insert for a tool
US6142719A (en) Self-drilling screw
JPS6133806A (ja) ドリル
US4368789A (en) Drilling apparatus
BRPI0611314A2 (pt) ferramenta com ajuste fino
ES2255609T3 (es) Soporte intercambiable para brocas huecas.
GB2280627A (en) Mine roof drill bit and cutting insert therefor
KR101334374B1 (ko) 치즐 에지를 갖는 절삭 공구
KR20140002675A (ko) 점변식 웨지 또는 클리어런스 각도를 갖는 절삭 인서트 및 이러한 절삭 인서트를 이용하는 공구홀더
US2360425A (en) Milling tool
US4076443A (en) Cutting tool assembly
JPS5833044B2 (ja) 交換可能なインサ−トドリル
US2507439A (en) Drill bit
ES2785598T3 (es) Herramienta de mecanización
NO800272L (no) Skjaereverktoey.
US7000713B2 (en) Blockless reamer
US5458211A (en) Spade drill bit construction