PT777080E - Processo de montagem de uma caldeira para a producao de vapor - Google Patents

Processo de montagem de uma caldeira para a producao de vapor Download PDF

Info

Publication number
PT777080E
PT777080E PT96402503T PT96402503T PT777080E PT 777080 E PT777080 E PT 777080E PT 96402503 T PT96402503 T PT 96402503T PT 96402503 T PT96402503 T PT 96402503T PT 777080 E PT777080 E PT 777080E
Authority
PT
Portugal
Prior art keywords
height
boiler
ceiling
support structure
beams
Prior art date
Application number
PT96402503T
Other languages
English (en)
Inventor
Jean-Claude Etlicher
Original Assignee
Alstom Energy Systems Sa
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Alstom Energy Systems Sa filed Critical Alstom Energy Systems Sa
Publication of PT777080E publication Critical patent/PT777080E/pt

Links

Classifications

    • FMECHANICAL ENGINEERING; LIGHTING; HEATING; WEAPONS; BLASTING
    • F22STEAM GENERATION
    • F22BMETHODS OF STEAM GENERATION; STEAM BOILERS
    • F22B37/00Component parts or details of steam boilers
    • F22B37/02Component parts or details of steam boilers applicable to more than one kind or type of steam boiler
    • F22B37/24Supporting, suspending, or setting arrangements, e.g. heat shielding
    • F22B37/244Supporting, suspending, or setting arrangements, e.g. heat shielding for water-tube steam generators suspended from the top

Landscapes

  • Engineering & Computer Science (AREA)
  • Physics & Mathematics (AREA)
  • Thermal Sciences (AREA)
  • Mechanical Engineering (AREA)
  • General Engineering & Computer Science (AREA)
  • Conveying And Assembling Of Building Elements In Situ (AREA)

Description

1
Descrição “Processo de montagem de uma caldeira para a produção de vapor” A presente invenção refere-se a um processo para a montagem de uma caldeira para a produção de vapor.
Mais precisamente, refere-se a um processo de montagem de uma caldeira para a produção de vapor constituída por uma estrutura de suporte, em forma de torre, com uma altura total H, um tecto, fixado no cimo desta estrutura e de partes de caldeira suspensas neste tecto, com uma altura total h, no qual: a) se monta o referido tecto de suporte no solo, enquanto se erige a referida estrutura de suporte até uma altura hn, b) se eleva progressivamente o tecto até à altura h„ e montam-se sucessivamente as partes da caldeira, suspensas numa posição a alguns metros do solo.
Descreve-se um processo de montagem deste género na patente FR-2 648 216. De acordo com o processo conhecido, a altura hn é igual à altura total H da caldeira, isto é, durante a montagem do tecto no solo, erige-se toda a estrutura de suporte, desmonta-se depois o tecto em duas partes, cuja parte central é elevada progressivamente até à altura total, sendo as partes da caldeira suspensas nesta parte sucessivamente, numa posição a alguns metros do solo.
De acordo com este processo, a montagem de toda a estrutura de suporte tem um atraso importante, antes do qual é impossível elevar o tecto e suspender partes da caldeira. A invenção propõe um processo de montagem mais rápido. 2 -7/ (í?
Para isso, de acordo com o processo segundo a invenção, a referida altura h„ é menor que a altura total H da estrutura de suporte e realizam-se passo-a-passo as etapas de elevação do tecto e de montagem das partes de caldeira, simultaneamente, em etapas de erecção da estrutura de suporte até à sua altura total H.
De preferência, a referida altura hn é menor que ou igual à altura das partes de caldeira h e o processo compreende igualmente as etapas seguintes: c) se hn for menor que h, enge-se a estrutura de suporte até pelo menos uma altura h„_i, simultaneamente com a etapa anterior, d) eleva-se progressivamente o tecto até à altura h^i e montam-se sucessivamente partes de caldeira, suspensas numa posição a alguns metros do solo, - repetem-se as etapas (c) e (d) até que hi seja sensivelmente igual a h, - enge-se a estrutura de suporte até à sua altura total H, simultaneamente com a etapa antenor, - em seguida, eleva-se o tecto até à altura H.
No caso de uma caldeira para a produção de vapor que compreende uma estrutura de suporte constituída por pilares, ligados por vigas horizontais e contraventamentos, o tecto pode ser provisoriamente assente, às alturas hj, em vigas de colocação provisória, suportadas por vigas mestras horizontais da estrutura de suporte.
No caso de uma caldeira para a produção de vapor que compreende uma estrutura de suporte constituída por pilares ligados por contraventamentos, o tecto pode ser colocado provisoriamente às alturas hi, em placas de assentamento, suportadas pelos pilares da estrutura de suporte. ^ —t A elevação do tecto pode ser feita por macacos hidráulicos, fixados em vigas de suporte provisórias, suportadas por vigas horizontais da estrutura portadora ou sobre ressaltos provisórios suportados às alturas hj por vigas horizontais da estrutura portadora.
Descrevè-se a seguir a invenção, com mais pormenor, com o auxílio dos desenhos, que representam apenas uma forma de realização preferida da invenção.
As figuras 1 a 5 representam, em perspectiva, as diferentes etapas da montagem de uma caldeira, de acordo com o processo segundo a invenção. A fig. 6 é uma vista parcial, em perspectiva, de uma variante de realização.
Uma caldeira para a produção de vapor é constituída por uma estrutura de suporte (1), na forma de uma torre com a altura total H, um tecto (2) fixado no cimo desta estrutura e partes de caldeira (3) suspensas neste tecto e com a altura total h. A estrutura de suporte (1) é constituída por pilares (IA), ligados por vigas horizontais (1B) e contraventamentos (1C). Uma tal caldeira, depois de montada, está representada na fig.6. O processo de acordo com a invenção começa pelas etapas seguintes, depois da preparação dos maciços de suporte dos pilares (1 A) da estrutura de suporte (1) e do solo, a um nível 0; a) monta-se o tecto (2), no solo, numa bitola ligeiramente menor que a bitola interior da estrutura de suporte (1), enquanto se erige a referida estrutura de suporte (1) até pelo menos a uma altura hi, como se representa na fig. 1, por meio de uma grua (7), b) instalam-se na estrutura de suporte (1) macacos hidráulicos (5), como se
mostra na fig. 2; estes são fixados em vigas de suporte provisórias (6), suportadas pelas vigas horizontais (1B) da estrutura de suporte (1), acima da altura hi; por meio dos macacos (5), eleva-se progressivamente o tecto (2) até à altura hi e monta-se, sucessivamente, secção por secção, partes de caldeira (3A), suspensas numa posição a alguns metros do solo, como se representa na fig. 3; uma vez atingida a altura hi, estabiliza-se o tecto (2), como se representa na fig. 4; para isso, coloca-se o mesmo provisoriamente em vigas de assentamento (4) provisórias, suportadas pelas vigas mestras horizontais (1B) da estrutura de suporte (1).
Erige-se a estrutura de suporte (1) até à sua altura total H, simultaneamente com a etapa anterior, como se representa nas fig. 3 e 4 e eleva-se em seguida o tecto (2) até à altura H, por meio dos macacos (5), instalados no cimo da estrutura portadora (1), como se representa nas fig. 4 e 5. Podem ainda eventualmente ser montadas partes da caldeira (3) a alguns metros do solo, quando desta última operação de elevação do tecto (2).
No cimo da estrutura de suporte (1), os macacos (5) são fixados em elevações (8), em forma de pórtico, para permitir a elevação do tecto (2) até ao nível das últimas vigas horizontais (1B).
Em variante, este tipo de instalação dos macacos (5) pode também ser utilizado para as instalações intermédias de macacos (5), em vez das vigas de suporte provisórias (6). Esta variante permite colocar os macacos (5) à altura h; de assentamento do tecto (2).
De acordo com a forma de realização atrás descrita, por intermédio das vigas de assentamento provisórias (4), o tecto (2) é suportado por vigas horizontais (1B) 5 que devem ser vigas mestras e dimensionadas apropriadamente. Como variante, o assentamento e fixação do tecto (2) podem ser realizadas nos pilares (1 A) da estrutura de suporte (1). Isso pode ser obtido, por exemplo, instalando nos pilares (IA), a alturas hj, placas de assentamento laterais (9) de ligação com o tecto (2). Esta variante, representada na fig. 6, permite alijeirar as vigas horizontais (1B) da estrutura de suporte (1), sendo portanto necessária uma grua (7) menos potente.
De acordo com o processo atrás descrito, a altura hi é sensivelmente igual à altura h das partes de caldeira (3).
As etapas a) e b) descritas podem decompor-se em várias etapas sucessivas de elevação do tecto (2) e de suspensão das partes de caldeira (3).
Neste caso. hi é menor que a altura h das partes de caldeira (3) e o processo compreende igualmente as etapas seguintes: c) erige-se a estrutura de suporte (1) até pelo menos uma altura h2, simultaneamente com a etapa b), d) eleva-se progressivamente o tecto (2) até à altura h2 e montam-se sucessivamente partes de caldeira (3) suspensas numa posição a alguns metros do solo, - repete-se as etapas c) e d) até que h, seja sensivelmente igual a h.
Erige-se em seguida a estrutura de suporte (1) até à sua altura total H, simultaneamente com a etapa anterior, como se representa nas fig. 4 e 5, eleva-se em seguida o tecto (2) até à altura H, graças aos macacos (5) instalados no cimo da estrutura de suporte (1), como se representa nas fig. 5 e 6. Podem eventualmente montar-se ainda partes de caldeira (3) a alguns metros do solo, quando desta última 6 operação de elevação do tecto (2).
Lisboa, 22 de Março de 2000

Claims (6)

1 1
Reivindicações 1. Processo de montagem de uma caldeira para a produção de vapor, constituída por uma estrutura de suporte (1) na forma de torre, com uma altura total H, um tecto (2), fixado no cimo desta estrutura e secções de caldeira (3), suspensas neste tecto (2), com altura total h, que compreende as etapas seguintes: a) monta-se o referido tecto (2) no solo, enquanto se enge a referida estrutura de suporte (1), pelo menos a uma altura hn, b) eleva-se progressivamente o tecto (2) até à altura h„ e montam-se sucessivamente secções de caldeira (3 A), suspensas numa posição a alguns metros do solo, caracterizado por a referida altura hn ser menor que a altura total H da estrutura de suporte (1) e por se realizarem, passo-a-passo, etapas de elevação de tecto (2) e de montagem das secções de caldeira (3) simultaneamente em etapas de erecção da estrutura de suporte (1), até à sua altura total H.
2. Processo de acordo com a reivindicação 1, caracterizado por a referida altura hn ser menor que, ou igual à altura h das secções de caldeira (3) e por compreender também as etapas seguintes: c) se hn for inferior a h, erige-se a estrutura de suporte (1) até pelo menos uma altura hn-i, simultaneamente com a etapa anterior, d) eleva-se progressivamente o tecto (2) até à altura hn-i e elevam-se as secções de caldeira (3) suspensas numa posição a alguns metros do solo, - repetem-se as etapas c) e d) até que a estrutura hj seja igual a h, - erige-se a estrutura de suporte (l) até à altura total H, simultaneamente com 2 a etapa anterior, - eleva-se em seguida o tecto (2) até à altura H.
3. Processo de montagem de acordo com as reivindicações 1 ou 2, de uma caldeira para a produção de vapor , que compreende uma estrutura de suporte (1), constituída por pilares (IA) ligados por vigas horizontais (1B) e contraventamentos (1C), caracterizado por o tecto (2) ser assente provisoriamente às alturas h; em vigas de assentamento (4) provisórias, suportadas por vigas mestras horizontais (1B) da estrutura de suporte (1).
4. Processo de montagem de acordo com as reivindicações 1 ou 2, de uma caldeira para a produção de vapor, que compreende uma estrutura de suporte (1), constituída por pilares (IA), ligados por contraventamentos (1B, 1C), caracterizado por o tecto ser provisoriamente assente às alturas h, em placas de assentamento (9), suportadas pelos pilares (1 A) da estrutura de suporte (1).
5. Processo de acordo com a reivindicação 3 ou 4, caracterizado por a elevação do tecto (2) ser feita por macacos hidráulicos (5), fixados em vigas de suporte provisórias (6), suportadas por vigas mestras horizontais (1B) da estrutura de suporte (1).
6. Processo de acordo com as reivindicações 3 ou 4, caracterizado por a elevação do tecto (2) ser feita por macacos hidráulicos (5), fixados em elevações provisórias (7) suportadas às alturas hi por vigas horizontais (1B) da estrutura de suporte (1).
Resumo “Processo de montagem de uma caldeira para a produção de vapor” A presente invenção refere-se a um processo de montagem de uma caldeira para a produção de vapor , constituída por uma estrutura de suporte (1), na forma de torre, com uma altura total H, um tecto (2), fixado no cimo desta estrutura e peças de caldeira (3), suspensas neste tecto (2), e que compreende as fases seguintes: a) monta-se o referido tecto (2), no solo, enquanto se erige a referida estrutura de suporte (1), pelo menos a uma altura hn, b) eleva-se progressivamente o tecto (2) até à altura hn e montam-se sucessivamente as partes da caldeira (3 A), suspensas numa posição a alguns metros do solo. De acordo com a invenção, a referida altura hn é menor que a altura total H da estrutura de suporte (1) e realizam-se passo-a-passo, etapas de elevação do tecto (2) e de montagem das partes da caldeira (3), simultaneamente, em etapas de erecção da estrutura de suporte (1), até à sua altura total H.
JOSÉ DE SAÍVIPAãO A.G.P.I. Rua da Siiííra, 195, */c-3rt 1250 LISBOA
PT96402503T 1995-11-28 1996-11-21 Processo de montagem de uma caldeira para a producao de vapor PT777080E (pt)

Applications Claiming Priority (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
FR9514076A FR2741701B1 (fr) 1995-11-28 1995-11-28 Procede de montage d'une chaudiere de production de vapeur

Publications (1)

Publication Number Publication Date
PT777080E true PT777080E (pt) 2000-06-30

Family

ID=9484954

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
PT96402503T PT777080E (pt) 1995-11-28 1996-11-21 Processo de montagem de uma caldeira para a producao de vapor

Country Status (8)

Country Link
EP (1) EP0777080B1 (pt)
CN (1) CN1130518C (pt)
ES (1) ES2144220T3 (pt)
FR (1) FR2741701B1 (pt)
GR (1) GR3033106T3 (pt)
PT (1) PT777080E (pt)
RU (1) RU2156918C2 (pt)
ZA (1) ZA969914B (pt)

Families Citing this family (11)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
DE10014758C2 (de) * 2000-03-24 2003-10-09 Alstom Power Boiler Gmbh Dampferzeuger und Montageverfahren für diesen
FI20022099A (fi) * 2002-11-26 2004-05-27 Foster Wheeler Energia Oy Tornikattila
DE10335499B3 (de) * 2003-07-31 2004-11-25 Alstom Power Boiler Gmbh Montageverfahren für einen Dampferzeuger
FI124429B (fi) 2005-12-15 2014-08-29 Foster Wheeler Energia Oy Menetelmä ja laitteisto voimakattilan seinien tukemiseksi
DE102009015961B4 (de) * 2008-04-25 2015-05-28 Alstom Technology Ltd. Verfahren zur Montage eines Dampferzeugers
EP2933555A1 (en) * 2014-04-15 2015-10-21 Alstom Technology Ltd Method for erecting a boiler, module and boiler comprising the module
CN104690488B (zh) * 2015-02-10 2017-05-03 衡阳市大成锅炉有限公司 一种大型单锅筒锅炉本体的组装方法
US20160305111A1 (en) * 2015-04-20 2016-10-20 Alstom Technology Ltd Method for erecting a boiler
EP3086034A1 (en) * 2015-04-20 2016-10-26 General Electric Technology GmbH Method for connecting heat exchanging surfaces to a main structure of a boiler, boiler and boiler module
CN107448924A (zh) * 2017-08-22 2017-12-08 山东电力工程咨询院有限公司 一种锅炉分层吊装的施工方法
EP3918262B1 (de) * 2019-12-12 2022-07-06 thyssenkrupp Industrial Solutions AG Turmstruktur eines vorwärmturms einer anlage zur thermischen bearbeitung von mineralien und verfahren zum errichten des vorwärmturms

Family Cites Families (2)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
US3751783A (en) * 1971-06-22 1973-08-14 Combustion Eng Method of erection of horizontal surfaced heat transfer modules for steam generating units
FR2648216B1 (fr) * 1989-06-07 1991-08-23 Stein Industrie Procede de montage d'une installation de production de vapeur a chaudiere de vaporisation

Also Published As

Publication number Publication date
RU2156918C2 (ru) 2000-09-27
ES2144220T3 (es) 2000-06-01
ZA969914B (en) 1997-06-18
EP0777080A1 (fr) 1997-06-04
FR2741701B1 (fr) 1997-12-26
CN1130518C (zh) 2003-12-10
FR2741701A1 (fr) 1997-05-30
GR3033106T3 (en) 2000-08-31
EP0777080B1 (fr) 2000-01-19
CN1159538A (zh) 1997-09-17

Similar Documents

Publication Publication Date Title
PT777080E (pt) Processo de montagem de uma caldeira para a producao de vapor
US10260284B2 (en) Ladder installation for equipment tower
CN209412683U (zh) 一种用于渡槽的支承体系
CN109607399B (zh) 一种安装屋顶网架的吊装工艺
CN111809893A (zh) 一种山墙起步跨径渐变的曲线型钢网壳结构安装方法
CN116641477A (zh) 钢结构拼装机构及钢结构直立式拼装方法
US3302363A (en) Method for erecting suspended building components
RU96122528A (ru) Способ монтажа парового котла
CN216787874U (zh) 一种大跨度高空大型环式桁架提升结构
CN109440942B (zh) 一种厂房屋面网架安装结构及施工工艺
CN216616216U (zh) 一种大型高层钢桁架连体结构
US4651496A (en) Method of erecting a cable stay roof over an existing structure
CN114197632B (zh) 一种空中大型钢桁架连体结构及其施工方法
JPH07253196A (ja) コンクリート外槽低温タンクの建設工法
CN220184726U (zh) 一种既有墙体的加固结构
CN216949569U (zh) 用于安装弯扭铝合金结构幕墙的架体
CN114197633B (zh) 一种大跨度高空环式桁架提升安装结构的施工方法
CN220555784U (zh) 一种适用于山地公园原地缓坡提升高程的栈桥结构
RU2119028C1 (ru) Способ монтажа покрытия здания методом подъема
RU2194833C2 (ru) Способ строительства зданий (варианты)
JP3546225B2 (ja) 建築構造物の構築方法
CN117365107A (zh) 一种方型籽粒仓施工方法
CN112681526A (zh) 大跨度钢结构的顶升安装系统及方法
CN118167008A (zh) 悬挑钢桁架平台及其施工方法
SU1024575A1 (ru) Способ возведени здани