PT759973E - Processo para a clarificacao de bagaco - Google Patents

Processo para a clarificacao de bagaco Download PDF

Info

Publication number
PT759973E
PT759973E PT95920920T PT95920920T PT759973E PT 759973 E PT759973 E PT 759973E PT 95920920 T PT95920920 T PT 95920920T PT 95920920 T PT95920920 T PT 95920920T PT 759973 E PT759973 E PT 759973E
Authority
PT
Portugal
Prior art keywords
bagasse
process according
clarified
weight
diluted
Prior art date
Application number
PT95920920T
Other languages
English (en)
Inventor
Hannu Paananen
Mirja Lindroos
Tapio Viljava
Perti Walliander
Original Assignee
Danisco Finland Oy
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Danisco Finland Oy filed Critical Danisco Finland Oy
Publication of PT759973E publication Critical patent/PT759973E/pt

Links

Classifications

    • CCHEMISTRY; METALLURGY
    • C12BIOCHEMISTRY; BEER; SPIRITS; WINE; VINEGAR; MICROBIOLOGY; ENZYMOLOGY; MUTATION OR GENETIC ENGINEERING
    • C12FRECOVERY OF BY-PRODUCTS OF FERMENTED SOLUTIONS; DENATURED ALCOHOL; PREPARATION THEREOF
    • C12F3/00Recovery of by-products
    • C12F3/10Recovery of by-products from distillery slops

Landscapes

  • Chemical & Material Sciences (AREA)
  • Organic Chemistry (AREA)
  • Wood Science & Technology (AREA)
  • Zoology (AREA)
  • Biochemistry (AREA)
  • Bioinformatics & Cheminformatics (AREA)
  • General Engineering & Computer Science (AREA)
  • General Health & Medical Sciences (AREA)
  • Genetics & Genomics (AREA)
  • Life Sciences & Earth Sciences (AREA)
  • Health & Medical Sciences (AREA)
  • Engineering & Computer Science (AREA)
  • Preparation Of Compounds By Using Micro-Organisms (AREA)
  • Forging (AREA)
  • Vaporization, Distillation, Condensation, Sublimation, And Cold Traps (AREA)
  • Manufacturing Of Printed Wiring (AREA)
  • Manufacturing Of Electric Cables (AREA)
  • Photoreceptors In Electrophotography (AREA)
  • Electrophonic Musical Instruments (AREA)
  • Burglar Alarm Systems (AREA)
  • Enzymes And Modification Thereof (AREA)
  • Devices For Conveying Motion By Means Of Endless Flexible Members (AREA)
  • Glass Compositions (AREA)
  • Valve Device For Special Equipments (AREA)
  • Organic Low-Molecular-Weight Compounds And Preparation Thereof (AREA)
  • Pressure Welding/Diffusion-Bonding (AREA)
  • Micro-Organisms Or Cultivation Processes Thereof (AREA)
  • Centrifugal Separators (AREA)

Description

1 DESCRIÇÃO "PROCESSO PARA A CLARIFICAÇÃO DE BAGAÇO"
Campo Técnico A presente invenção refere-se a um novo processo para a clarificação de bagaço. Mais especificamente, a presente invenção descreve um processo em que o bagaço diluído é clarificado por intermédio de uma centrifugadora de alta eficácia. O bagaço é então concentrado c o potássio é removido através da cristalização controlada de sais de potássio e da separação destes cristais do líquido.
Antecedentes
Os melaços de beterraba e também o sumo de beterraba são usados como material bruto numa grande quantidade de industrias de fermentação com o objectivo de produzirem álcool, levedura, ácido cítrico, ácido glutâmico, lisina e muitos outros produtos de fermentação. Quando o produto primário tiver sido recuperado do caldo de fermentação, permanece um subproduto diluído de caldo de fermentação. Quando este subproduto diluído está concentrado é habitualmente designado como “bagaço”. As utilizações tradicionais do bagaço têm sido a sua eliminação para o meio ambiente sob a forma de desperdício (frequentemente sem concentração), a sua utilização como fertilizante de potássio, e a sua utilização como aditivo nas rações animais. As restrições ambientais têm limitado a primeira utilização e, consequentemente, aumentado a utilização das duas últimas formas. A procura para estas duas finalidades encontra-se, contudo, limitada existindo uma situação de grave saturação do mercado. Deste modo, existe um interesse acrescido na recuperação dos componentes valiosos do bagaço. A licina, por exemplo, pode ser recuperada através de métodos de separação cromatografica, conforme se encontra descrito nas Patentes dos Estados Unidos n°s 4 359 430 e 5 127 957 (Heikkilã e outros). A licina pode ser também recuperada usando 2 transferidores de iões, os quais podem ser catiónicos ou aniónicos. Outros componentes que podem ser recuperados são o glicerol, os monosacarídeos, os aminoácidos e o ácido sucínico. A recuperação de glicerol e de glucose, e a separação dos aminoácidos encontra-se descrita em Burris, B.D., 1986: “Recovery of Chemicals such as Glycerol, Dextrose, and Aminoacids from Dilute Broths”, “International Conference on Fuel Alcohols and Chemicals from Biomass, Miami Beach, Florida. O Pedido de Patente Europeia n° 0 411 780 A2 (Kampen) revela a recuperação de, por exemplo, glicerol, licina e ácido sucínico. O maior problema destes métodos conhecidos tem residido no facto de os processos em coluna, como sejam a separação cromatografica e a troca de iões necessitarem de recorrer à utilização de material em bruto que não contém uma quantidade substancial de sólidos insolúveis. A clarificação do bagaço tem sido um processo muito dispendioso e difícil. O bagaço com um tratamento prévio através dos métodos conhecidos é instável e provoca a precipitação posterior, pelo que a resina usada nos processos em coluna se suja rapidamente. Devido a estes problemas tem sido em termos práticos muito pouco económico ou mesmo impossível executar os processos em coluna anteriormente descritos como processos contínuos a longo prazo.
Por exemplo, após a produção de álcool através da fermentação de levedura, a levedura encontra-se por vezes separada e uma parte da mesma foi feita circular de novo para a etapa de fermentação, enquanto que uma parte foi possivelmente concentrada sob a forma de levedura sólida. Contudo, a separação da levedura não é, em tais casos, suficientemente eficaz, mas a fraeção transferida para a etapa de destilação a seguir à separação contém geralmente mais de 1% em volume de levedura. Após a etapa de destilação e da concentração do bagaço diluído, a quantidade de levedura aumentou para cerca de 6% em volume, enquanto que a quantidade de sais sólidos aumentou também para cerca de 6% em volume. A levedura é mais leve do que o bagaço concentrado, pelo que os sais sólidos são mais pesados não podendo ser separados de uma forma simples numa etapa única. 3 O processo para a recuperação de subprodutos de fermentação descrito no Pedido de Patente Europeia n° 0 411 780 A2 (Kampen) compreende ainda uma etapa de clarificação em que o subproduto obtido após a fermentação e a destilação é micro-filtrado usando membranas inorgânicas possuindo um tamanho de poro entre cerca de 0,1 e cerca de 10 mícrones. O exemplo 8 da referência descreve um processo para a clarificação de um depósito de beterraba. O depósito de beterraba é um subproduto da fermentação de açúcar de beterraba em etanol sendo clarificado com um processo em que o depósito é submetido a uma micro-filtragem de fluxo transversal usando membranas inorgânicas de oxido de alumínio alfa com um tamanho de poro de 0,2 mícrones, sendo o preparado permeável tratado enzimaticamente a 50° C passando a um produto de hidrólise proteinado, evaporado com um conteúdo de sólidos de mais de 66% em peso e cristalizado por intermédio de arrefecimento e cristalizando, num recipiente, cristais de sulfato de potássio que são removidos por intermédio de centrifugação. O depósito de beterraba clarificado deste modo é então submetido a várias etapas de separação cromatografica por forma a recuperar a licina e o glicerol.
Este processo é muito dispendioso por várias razões. Em primeiro lugar, o fluxo de líquido através das membranas é muito reduzido, exigindo deste modo uma grande superfície de membrana de modo a processar quantidades razoáveis de bagaço. Uma instalação de micro-filtragem possuindo uma superfície suficiente representa um grande investimento, sendo a operação e a sua manutenção também muito dispendiosos. Um outro problema reside no facto de a estabilidade a longo prazo das membranas que se encontram disponíveis comercialmente não ser, em termos práticos, suficiente.
Em segundo lugar, a composição de bagaço não se encontra especificada de um modo exacto, pelo que o tratamento enzimático é difícil. As enzimas de protease que se encontram disponíveis foram desenvolvidas com um objectivo diferente e, como tal, a sua actividade e a sua estabilidade não se encontram optimizadas para esta aplicação. Isto conduz a uma etapa de tratamento de enzimas que é muito dispendiosa. 4
Em terceiro lugar, a precipitação de sulfato de potássio é efectuada através do arrefecimento do material cristalizado num recipiente após o bagaço ter sido concentrado por intermédio de evaporação a mais de 66 % em peso. É difícil controlar a cristalização pelo que a distribuição do tamanho dos cristais se toma muito fraca. A etapa de cristalização produz uma massa concentrada e viscosa de bagaço, a qual contém cristais muito finos, a qual é difícil de processar e a partir da qual é muito difícil separar os cristais. Conforme é também afirmado por Kampen, a separação dos cristais necessita de um sistema de centrifugação, a lavagem e a secagem dos cristais, aumentando deste modo as etapas e os custos do processo. A Patente dos Estados Unidos n° 3 969 537 descreve o tratamento do bagaço por intermédio de evaporação. Na tabela do processo encontra-se ilustrado um decantador (6), o qual remove os sólidos do bagaço. É, contudo, notório que a remoção dos sólidos não se encontra completa pois dois tanques de tampão (9 e 10) são usados no processo, a partir de cujas porções inferiores os precipitados podem ser removidos. Deste modo, o decantador não pode ser comparado com o aparelho centrífugo de alta eficácia usado na presente invenção, efectuando uma remoção de sólidos de 90% (Exemplo 2) e permitindo que a fraeção separada obtida possa dar entrada enquanto tal para o interior das colunas de separação sem que se verifique a ocorrência de precipitação nas bolas de resina existentes nas colunas. A Patente dos Estados Unidos n° 2 404 398 descreve a recuperação do ácido tartrato de potássio a partir das encostas íngremes de uma vinha por intermédio de um processo que compreende a separação das encostas do destilador que compreendem materiais orgânicos e ácido tartrato de potássio numa fraeção de depósito quente e uma fraeção clarificada efluente, evaporando e cozinhando o efluente e por fim separando o ácido tartrato de potássio do efluente evaporado, combinando-o com a polpa, e secando. A centrifugadora usada para a clarificação (separação) das encostas do destilador encontra-se mencionada na coluna 1, linhas 20-21 da forma seguinte - "introduzir na taça da centrifugadora perfurada de sobrepassagem”. Na altura em que a Patente foi 5 —‘**ν apresentada, em 1943, uma tal definição não poderá de modo algum indicar uma centrilugadora de elevada eficácia com um valor de g de 2000 - 15000 x g que é usada de acordo com a presente invenção.
Breve Descrição da Invenção A invenção refere-se a um novo processo para a clarificação do bagaço. No processo de acordo com a presente invenção, o bagaço diluído é clarificado por intermédio de uma centrifugadora de elevada eficácia com um valor de g de 2000 - 15000 x g. O líquido clarificado é concentrado. Durante a etapa de concentração, os sais de potássio são precipitados ou cristalizados de um modo controlado e o precipitado ou os cristais são separados do bagaço concentrado. De acordo com a presente invenção, a separação da levedura é tomada mais eficaz de modo a que o teor de levedura fique bastante abaixo de 1%, mesmo abaixo de 0,1%. Isto é possível quando de acordo com a presente invenção o bagaço é clarificado quando se encontra diluído, pois a levedura é mais pesada do que o bagaço. O processo de acordo com a presente invenção destinado a clarificar o bagaço proporciona um substrato estável e seguro para os processos em coluna, como sejam a separação cromatográfica e/ ou a troca de iões. O processo de acordo com a presente invenção é simples e pode ser desempenhado de um modo simples com o equipamento disponível. O processo de acordo com a presente invenção é, deste modo, consideravelmente mais barato do que os processos conhecidos, tanto em termos de custo de investimento como em termos de custos operacionais. A presente invenção refere-se também ao bagaço clarificado da forma anteriormente descrita. O bagaço clarificado de acordo com a presente invenção é estável e pode, enquanto tal, ser armazenado e transportado. O bagaço clarificado de acordo com a presente invenção é também muito aplicável como substrato em processos em coluna.
Os cristais de sal de potássio produzidos através do processo acima descrito têm uma qualidade consideravelmente superior à dos cristais produzidos com os processo dc 6 acordo com as técnicas anteriores, em especial se estiverem combinados com as tracçõcs de sultato de potássio após o(s) processo(s) em coluna de clarificação do bagaço.
Descrição Detalhada da Invenção A presente invenção refere-se, assim, a um novo processo para efectuar o tratamento prévio do bagaço adequado para um processo em coluna, em que o bagaço é clarificado por centrifugação, concentrado e os sais de potássio precipitados são removidos. O processo de acordo com a presente invenção é caracterizado por o bagaço diluído ser clarificado por intermédio de uma centrifugadora de elevada eficácia com um valor de g de 2000 - 15000 xg. A clarificação é efectuada de preferência em bagaço diluído com um valor de pH de entre 5 e 11. Ainda mais preferencialmente, o pH é ajustado até um valor de entre cerca de 6,5 e 7,5. O bagaço a ser processado pode ser um subproduto de fermentação diluído, tomado como tal do processo de fermentação. O conteúdo de sólidos secos de um tal bagaço é de entre 3 e 16% em peso. O conteúdo de potássio no bagaço é de entre cerca de 11 e cerca de 13% e o conteúdo de licina é de entre cerca de 11 e cerca de 19%, com base nas matérias sólidas secas. O processo de acordo com a presente invenção é ainda aplicável a bagaço concentrado convencional, o qual é então diluído antes da clarificação. O bagaço diluído é clarificado por intermédio de uma centrifugadora de alta eficácia, como seja uma centrifugadora clarificadora de elevada eficácia. Um dispositivo adequado é, por exemplo, uma centrifugadora clarificadora de pilha de disco. A clarificação é efectuada com um baixo teor de sólidos. O teor de sólidos deverá ser inferior a 35 peso/peso-%, preferencialmente entre 3 e 25 peso/peso-%. O melhor resultado de clarificação é conseguido efectuando esta etapa quando o teor de sólidos é tão baixo quanto possível imediatamente após a fermentação primária do produto ter sido separada do bagaço diluído e o bagaço diluído ter sido submetido a um tratamento térmico a uma temperatura superior a 70° C, preferencialmente superior α 90° C. 7
Na produção de álcool, por exemplo, a levedura é separada por intermédio de uma centrifugadora de levedura, e o material sobrenadante é destilado de modo a separar o álcool do bagaço diluído. A solução residual diluída da destilação forma o bagaço diluído sendo clarificada por intermédio da anteriormente mencionada centrifugadora de elevada eficácia. Na produção de levedura, a levedura é também separada do banho de fermentação através de centrifugação. O bagaço resultante diluído é submetido a tratamento térmico ou a uma concentração até um teor superior a 10 peso/peso-%. No tratamento térmico as proteínas são precipitadas e o material sólido seco proteinado é então mais facilmente separável. O tratamento térmico pode ser desempenhado como uma etapa separada ou pode ser desempenhado simultaneamente com alguma outra etapa. A etapa de destilação, por exemplo, da produção de álcool é uma etapa suficientemente eficaz do tratamento térmico de modo a proporcionar um bom resultado. O pH do bagaço diluído que sofre o tratamento térmico é ajustado até um valor com o qual é possível proporcionar uma boa estabilidade de modo a evitar a precipitação posterior nos processos em coluna que se seguem. O valor de pH não é muito significativo para a clarificação por si. Geralmente, o pH está situado entre cerca de 5 e cerca de 11, preferencialmente entre cerca de 6,5 e cerca de 7,5. Qualquer substancia, como seja hidróxido de sódio ou carbonato de sódio, habitualmente usados para ajustar o pH podem ser usados na presente. O bagaço diluído é então clarificado por intermédio de uma centrifugadora de alta eficácia. A clarificação é efectuada opcionalmente a uma temperatura elevada superior a 70° C, preferencialmente superior a 90° C, pelo que não se toma necessário qualquer tratamento térmico separado. O bagaço clarificado é então concentrado num sistema evaporador até apresentar um teor de sólidos secos de entre cerca de 50 e cerca de 80% em peso, preferencialmente entre cerca de 55 e cerca de 65% em peso. Os sais de potássio são precipitados ou cristalizados durante a concentração, preferencialmente de um modo controlado. A concentração é preferencialmente efectuada de um modo tal que o teor de sólidos secos não sobe acima do valor necessário para a separação dos cristais. Um teor muito elevado de sólidos secos tem como resultado uma mistura viscosa, a qual toma mais difícil separar os cristais. O potássio prccipita-sc sob a forma dc um sal d ou dc um sal duplo. 8 A formação de sal depende da quantidade de iões disponíveis para a formação de sal que se encontram presentes. Geralmente encontra-se presente uma quantidade suficiente de iões sulfato. A formação dos cristais de potássio pode ser também controlada adicionando uma quantidade desejada de um ácido adequado, por exemplo ácido sulfúrico, que proporciona iões S042 destinados a serem usados. E preferível executar a concentração a um teor mais elevado de sólidos secos do que aquele que é usado no processo em coluna seguinte, pois o líquido pode ser então diluído antes do processo em coluna, lima tal etapa de diluição aumenta a certeza de que todos os agentes insolúveis, como sejam os sais de potássio super-saturados, foram retirados antes dos processos em coluna. Os sais dc potássio começam a precipitar/ cristalizar quando o conteúdo de sólidos secos sobe para um valor acima de 35% em peso. O evaporador onde a concentração é executada deverá ser preferencialmente um cristalizador por evaporação (um evaporador de expansão de circulação forçada, um evaporador de circulação forçada, um evaporador DTB, um cristalizador com agitação contínua da bandeja, etc.), de modo a que a cristalização, isto é, a formação de núcleos de cristal, e o crescimento e o tamanho dos cristais possa ser melhor controlado. O sal/ os cristais de potássio são separados do bagaço concentrado por intermédio de, por exemplo, decantação, filtragem ou de uma combinação destes processos. O líquido decantado é filtrado por intermédio de filtros de pressão usando placas de filtro, auxiliares de filtro ou uma combinação destes.
Após a filtragem, obtém-se o bagaço clarificado e estável, muito aplicável a processos em coluna. O bagaço clarificado pode ser armazenado ou usado imediatamente num processo em coluna de modo a recuperar os componentes desejados. É preferível submeter o bagaço, imediatamente antes do processo em coluna, a uma filtragem de verificação, após a qual o bagaço é diluído, caso se deseje, entre cerca de 2 e cerca de 20% em peso. 9 O precipitado, ou pasta de cristais, de sal de potássio obtido como subproduto pode ser usado como tal ou combinado com um subproduto possuindo um elevado teor de potássio, sendo o subproduto obtido quando os componentes foram recuperados a partir do bagaço clarificado por intermédio de um processo em coluna. Esta última forma de realização é considerada como preferencial.
Os exemplos detalhados que se seguem são fornecidos com o objectivo de ilustrar a invenção.
Exemplos Exemplo 1
Após a etapa de fermentação da produção de álcool, a levedura foi retirada da papa fermentada através de centrifugação. A papa foi então transportada para uma coluna de destilação na qual o álcool foi removido. As porções inferiores da coluna formaram bagaço diluído, que continha ainda entre cerca de 0,05 e 1,5% em volume de sólidos insolúveis. Os sólidos são tipicamente formados de pequenas células de levedura, de outras células microbianas, detritos de células cindidas, etc. O conteúdo em sólidos secos presentes no líquido variou entre 6,5 e 13% em peso.
O líquido contendo sólidos foi aquecido até uma temperatura de entre cerca de 85 e cerca de 95° C. O pH foi ajustado a um valor de entre cerca de 6,5 e cerca de 7,0, e o líquido foi clarificado numa centrifugadora clarificadora de pilha de discos (Westfalia SB7) a uma velocidade rotacional de 8 500 rpm. A velocidade rotacional de 8 500 rpm proporciona 9 000 como valor máximo de g no circulo externo da centrifugadora. Com este tipo de dispositivo a clarificação tem lugar, contudo, principalmente na pilha de disco, em que os valores de g são consideravelmente inferiores, isto é, entre 2 000 e 5 000 g. Com base na descrição da presente invenção é nítido para um perito na técnica que para os propósitos da presente invenção quanto mais elevado for o valor de g, melhor. Assim, o valor de g pode variar, dependendo do tipo de dispositivo ao longo de uma grande amplitude, entre cerca de 2 000 e cerca de 15 000 g. O líquido clarificado continha habitualmcntc entre cerca dc 0 c ccrca dc 0,05% de sólidos insolúveis. A 10 eficácia da remoção de sólidos insolúveis esteve, deste modo, habitualmente acima de 90%. O bagaço clarificado foi então concentrado num evaporador de circulação forçada (Rosenlew) até um conteúdo de sólidos de entre cerca de 59 e cerca de 65%. A unidade dc evaporador tinha sido concebida para o processamento de material cristalizante. Os cristais de sulfato de potássio começaram a formar-se com um conteúdo de sólidos secos dc cerca de 40% em peso. Quando o conteúdo de sólidos secos foi de cerca de 60% cm peso, a viscosidade da pasta de cristal aumentou rapidamente e a velocidade de transferência de calor do evaporador diminuiu rapidamente. Deste modo, o teor final de sólidos secos estava limitado a este nível no presente teste. Na produção em grande escala o produto pode ser concentrado até um teor mais elevado de sólidos secos (mesmo acima de 70% em peso).
Os cristais dc sulfato de potássio foram removidos como uma pasta por intermédio de decantação. Os cristais afundaram-se para a porção inferior e o líquido relativamente translúcido foi decantado a partir da porção superior. Foi aqui usada a decantação com base na gravidade. É evidente para os peritos na técnica que é ainda possível usar outros métodos e outros meios, por exemplo um decantador centrífugo.
Os cristais de sal de potássio foram recuperados da pasta com uma prensa de filtro (Seitz Orion) compreendendo placas de papel de filtro (Carlson). Os cristais podem ser também recuperados por intermédio de outros tipos de filtros ou, por exemplo, um cesto centrífugo possuindo uma peneira perfurada ou semelhante a uma rede. O líquido decantado foi ainda filtrado com uma prensa de filtro (Seitz Orion) compreendendo placas de papel de filtro (Carlson) para remover os cristais finos e os restantes sólidos insolúveis. Um auxiliar de filtro (Kenite 300) foi ainda usado. A filtragem foi muito fácil de desempenhar e o espaço do filtro destinado aos sólidos foi quase completamente preenchido durante o processo. 11 A título de comparação foi efectuada uma filtragem correspondente com bagaço sem clarificação prévia, tendo a filtragem sido muito difícil. A diferença de pressão no filtro subiu muito e o filtro entupiu-se depois de muito pouco tempo.
Foi tambcm desempenhado um teste piloto, teste no qual o bagaço previamente tratado de acordo com a presente invenção e o bagaço que não tinha sido objecto de um tratamento prévio foram submetidos a uma separação cromatografica. A experiência decorreu durante três semanas para o bagaço que tinha sofrido um tratamento prévio de acordo com a presente invenção tendo somente pequenas quantidades de sujidade ficado retidas junto da resina durante esse período. Para o bagaço que não tinha sido objecto de tratamento prévio, as resinas usadas na separação cromatografica recolheram muita sujidade e ficaram completamente entupidas no decurso de um período de tempo muito inferior: permaneceram em condições de funcionamento durante um período de tempo que decorreu entre um dia e duas semanas.
Exemplo 2
Bagaço diluído foi preparado como no Exemplo 1, mas após a destilação foi concentrado num evaporador do tipo de queda de película a uma temperatura de entre 110 c 125° C. O teor de sólidos secos no líquido variou, após a etapa de concentração, entre 13 e 21% em peso. O teor de sólidos insolúveis era de entre 0,25 e 1,3% em volume. O líquido contendo sólidos foi então arrefecido a uma temperatura de entre 85 e 95° C. O pH foi ajustado a entre cerca de 6,5 e cerca de 7,5, e o líquido foi clarificado numa centrifugadora clarificadora de alta eficácia (Westfalia SB7) a uma velocidade rotacional de 8 500 rpm. O líquido clarificado possuía entre cerca de 0 e cerca de 0,05% de sólidos insolúveis. A eficácia da remoção de sólidos insolúveis esteve, deste modo, habitualmente acima dos 90%. O bagaço clarificado foi concentrado da forma descrita no Exemplo 1 com resultados similares. 12
Os cristais de sulfato de potássio foram removidos da forma descrita no Exemplo 1. O bagaço decantado foi filtrado da forma descrita no Exemplo 1. O bagaço que tinha sido submetido ao tratamento prévio da forma descrita foi submetido, no decurso de três semanas, a um teste de escala piloto de separação cromatografica da forma descrita no Exemplo 1, tendo-se obtido resultados similares. Deste modo, o tratamento prévio evitou eficazmente os problemas de contaminação do processo em coluna.
Exemplo 3
Após a etapa de fermentação da produção de levedura, a levedura foi removida da solução original fermentada através de centrifugação. A solução original formava bagaço diluído que continha ainda entre cerca de 0,01 e cerca de 0,8% em volume de sólidos insolúveis. Os sólidos eram habitualmente formados por pequenas células de levedura, outras células microbianas, detritos de células cindidas, etc. O teor de sólidos secos no líquido variou entre 3 e 7% em peso. O liquido contendo sólidos foi aquecido a uma temperatura de entre cerca de 85 e cerca de 95° C. O pH foi ajustado a entre cerca de 6,5 e cerca de 7,0, e o líquido foi clarificado numa centrifugadora clarificadora de pilha de discos (Westfalia NA7) a uma velocidade rotacional de 8 500 rpm. O líquido clarificado possuía tipicamente entre cerca de 0 e cerca de 0,05% de sólidos insolúveis. A eficácia da remoção de sólidos insolúveis esteve, deste modo, habitualmente acima dos 90%. O bagaço clarificado foi concentrado da forma descrita no Exemplo 1 com resultados similares.
Os cristais de sulfato de potássio foram removidos da forma descrita no Exemplo 1. O bagaço decantado foi filtrado da forma descrita no Exemplo 1. O bagaço que tinha sido submetido ao tratamento prévio da forma descrita foi submetido a um teste de escala piloto de separação cromatografica da forma descrita no Exemplo 1, tendo-se obtido resultados similares. Deste modo, o tratamento prévio evitou eficazmente os problemas de contaminação do processo em coluna.
Exemplo 4
Bagaço fresco obtido por intermédio de destilação e possuindo um teor médio de sólidos secos de 11,7% foi aquecido a uma temperatura de entre 85 e 95° C, após o que o pH foi ajustado até um valor de entre cerca de 6,5 e cerca de 7,0. O bagaço aquecido foi clarificado numa centrifugadora clarificadora de pilha de discos, a partir da qual deu entrada, de um modo contínuo, num evaporador de circulação forçada de um tipo de película ascendente e concentrado até um teor de sólidos secos de 60 ± 1%. O bagaço concentrado foi decantado fazendo-o passar através de um tanque de assentamento com um período de repouso de 10 horas. A pasta contendo o sulfato de potássio precipitado foi removida da porção inferior do tanque com uma taxa volumétrica de 10% do fluxo total. O teor de sólidos secos na pasta era de 67%. A pasta foi aquecida a uma temperatura de 60° C e feita passar por um conjunto de filtragem do tipo de placa e armação (Seitz Orion) com uma superfície de filtro de 2,8 m2. Após a filtragem de 2701 de pasta, a pressão de filtragem subiu de um modo assinalável indicando que as câmaras de filtro se encontravam cheias. A filtragem foi então concluída, e o líquido nas câmaras de filtro foi substituído por ar. A unidade de filtragem foi aberta e o depósito de filtro com 90,5 kg foi recuperado. O depósito apresentava um teor de sólidos secos de 78,4% dos quais 25,9% eram potássio. O líquido decantado possuindo um teor de sólidos secos de 58,5%, dos quais 10,4% eram potássio, foi aquecido a uma temperatura de 90° C e filtrados usando a mesma unidade de filtragem Terra diatomácea (Kenite 300) foi usada como auxiliar de filtragem, variando a sua dosagem entre 0,2 e 0,4 (peso/ volume). A pasta filtrada, 2101 de volume com um teor de sólidos secos de 60,1% foi combinada com 2 430 litros do filtrado de sobrepassagem de decantação. O filtrado translúcido combinado foi diluído 14 até se obter um teor de sólidos secos de 50%, filtragem verificada, e passados para um processo em coluna de modo a recuperar uma fracção de lisina.
Lisboa,
"'-i
Maria Silvina Ferreira
ADVOGADA
Agente Oficial de Propriedade Industrial R. Castilho, 50-5?- 1250 - 071 LISBOA Tel. 21 381 50 50 - Fax. 21 383 11 50

Claims (11)

1 REIVINDICAÇÕES 1. Um processo para o tratamento prévio de bagaço adequado para um processo em coluna, em que o bagaço é clarificado por intermédio de centriíugação, concentrado e os sais de potássio precipitados removidos, caracterizado por o bagaço diluído ser clarificado por intermédio de uma centrifugadora de elevada eficácia com um valor de g dc 2000 - 15000 x g.
2. O processo de acordo com a reivindicação 1, caracterizado por o teor de sólidos secos do bagaço diluído ser inferior a 35% em peso, sendo preferencialmente de entre 3 e 25% cm peso.
3. O processo de acordo com as reivindicações 1 ou 2, caracterizado por o pH do bagaço ser ajustado antes da clarificação a um valor de entre cerca de 5 e cerca de 11, preferencialmente a entre cerca de 6,5 e cerca de 7,5.
4. O processo de acordo com qualquer uma das reivindicações de 1 a 3, caracterizado por o bagaço ser submetido a um tratamento térmico antes da clarificação ou em simultâneo com a mesma.
5. O processo de acordo com a reivindicação 4, caracterizado por a temperatura ser superior a 70° C, preferencialmente superior a 90° C.
6. O processo de acordo com qualquer uma das reivindicações de 1 a 5, caracterizado por a concentração ser efectuada evaporando o bagaço até um teor de sólidos secos de entre cerca dc 50 e cerca de 80% em peso.
7. O processo de acordo com a reivindicação 6, caracterizado por a concentração ser efectuada evaporando o bagaço até um teor de sólidos secos de entre cerca de 55 e cerca de 65% em peso. 2
8. O processo de acordo com qualquer uma das reivindicações de 1 a 7, caracterizado por o potássio ser removido como sulfato de potássio através de cristalização de um modo controlado.
9. O processo de acordo com qualquer uma das reivindicações de 1 a 8, caracterizado por o bagaço ser diluído antes do processo em coluna.
10. O processo de acordo com a reivindicação 9, caracterizado por o bagaço ser diluído entre 2 e 20% em peso.
11. Bagaço clarificado, previamente tratado com o processo de acordo com qualquer uma das reivindicações de 1 a 8, a ser usado num processo em coluna. Lisboa,
Maria Silvina Ferreira ADVOGADA Agente Oficial de Propriedade Industriai R. Castilho. 50 - 5? - 1250 - 071 LISBOA Tel. 2138150 50 - Fax. 21 383 1150
PT95920920T 1994-06-28 1995-06-07 Processo para a clarificacao de bagaco PT759973E (pt)

Applications Claiming Priority (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
FI943106A FI97149C (fi) 1994-06-28 1994-06-28 Menetelmä vinassin kirkastamiseksi

Publications (1)

Publication Number Publication Date
PT759973E true PT759973E (pt) 2002-03-28

Family

ID=8541017

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
PT95920920T PT759973E (pt) 1994-06-28 1995-06-07 Processo para a clarificacao de bagaco

Country Status (14)

Country Link
US (1) US5851405A (pt)
EP (1) EP0759973B1 (pt)
JP (1) JP3680100B2 (pt)
AT (1) ATE206452T1 (pt)
AU (1) AU2617995A (pt)
CA (1) CA2193961C (pt)
DE (1) DE69523051T2 (pt)
DK (1) DK0759973T3 (pt)
ES (1) ES2167437T3 (pt)
FI (1) FI97149C (pt)
HU (1) HU220026B (pt)
PT (1) PT759973E (pt)
RU (1) RU2188859C2 (pt)
WO (1) WO1996000775A1 (pt)

Families Citing this family (13)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
US6663780B2 (en) 1993-01-26 2003-12-16 Danisco Finland Oy Method for the fractionation of molasses
FI96225C (fi) 1993-01-26 1996-05-27 Cultor Oy Menetelmä melassin fraktioimiseksi
US5795398A (en) 1994-09-30 1998-08-18 Cultor Ltd. Fractionation method of sucrose-containing solutions
US5760078A (en) * 1996-03-08 1998-06-02 Gist-Brocades B.V. Process for the fractioning and recovery of valuable compounds from vinasse produced in fermentations
EP1017467B1 (en) 1997-01-29 2014-07-16 Amalgamated Research LLC Method of displacement chromatography
WO2008040358A1 (en) * 2006-10-03 2008-04-10 Protanol Bv A method for providing proteins and fermentation products from a plant material
US8110094B2 (en) * 2008-12-31 2012-02-07 Intevep, S.A. Regenerable and non-regenerable sorbents for acid gas removal
DE102009017097B4 (de) * 2009-04-15 2016-06-16 Air Liquide Global E&C Solutions Germany Gmbh Verfahren zur kontinuierlichen Behandlung einer Salz enthaltenden Lösung
US20100297290A1 (en) * 2009-05-28 2010-11-25 Larue John Alternative method for rum production reducing pollution and bypassing upgrade of pollution controls
BRPI0905596B1 (pt) 2009-11-16 2018-09-25 Hedetoft Steen processo e sistema para converter grandes quantidades de efluentes de processos em água e fertilizante
WO2013020587A1 (de) * 2011-08-09 2013-02-14 Weber Ultrasonics Gmbh Verfahren zur verwertung von vinasse
WO2020197373A1 (es) * 2019-03-22 2020-10-01 Gomez Galicia Antonio Sistema y proceso para la recuperación de productos de las vinazas
BR102020011147A2 (pt) * 2020-06-03 2021-12-14 Planetcare Soluções Ambientais Ltda - Me Processo e equipamento concentrador de vinhaça e vinho

Family Cites Families (14)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
US2165950A (en) * 1935-02-25 1939-07-11 Hiram Walker & Sons Inc Process for the dehydration of moisture-containing compounds
US2263608A (en) * 1937-07-22 1941-11-25 Sharples Corp Treatment of distillery slop
US2225428A (en) * 1938-07-26 1940-12-17 Chemical Foundation Inc Recovery of unfermentable residues
US2292769A (en) * 1938-12-17 1942-08-11 Nat Distillers Prod Corp Recovery of solids from industrial wastes
US2391918A (en) * 1943-03-29 1946-01-01 Nat Distillers Prod Corp Process for treating distillery slop
US2404398A (en) * 1943-03-29 1946-07-23 Nat Distillers Prod Corp Treatment of winery slops
US3968739A (en) * 1973-04-13 1976-07-13 Kartoffelverwertungsgesellschaft Cordes & Stoltenburg Apparatus for the processing of vinasse
NL7404497A (pt) * 1973-04-13 1974-10-15
IT1099114B (it) * 1978-09-19 1985-09-18 Anic Spa Procedimento per la desalificazione di residui di distilleria
IT1161940B (it) * 1983-06-15 1987-03-18 Anic Spa Composizione solida di fertilizzante organico e di fertilizzante organo-minerale e procedimento per la sua preparazione
DE3502217A1 (de) * 1985-01-24 1986-07-24 Georg Westphal Ing. Kg, 6050 Offenbach Verfahren zur gewinnung von alkohol und proteinangereicherter schlempe aus zucker-, staerke- und/oder zellulosehaltigen rohstoffen
US5177008A (en) * 1987-12-22 1993-01-05 Kampen Willem H Process for manufacturing ethanol and for recovering glycerol, succinic acid, lactic acid, betaine, potassium sulfate, and free flowing distiller's dry grain and solubles or a solid fertilizer therefrom
US5593600A (en) * 1995-09-05 1997-01-14 Solomon; William E. Method of desanding, desalting and concentrating organic wastes
US5760078A (en) * 1996-03-08 1998-06-02 Gist-Brocades B.V. Process for the fractioning and recovery of valuable compounds from vinasse produced in fermentations

Also Published As

Publication number Publication date
ES2167437T3 (es) 2002-05-16
RU2188859C2 (ru) 2002-09-10
HU9603609D0 (en) 1997-02-28
DE69523051D1 (de) 2001-11-08
FI97149C (fi) 1996-10-25
FI943106A (fi) 1995-12-29
HU220026B (hu) 2001-10-28
CA2193961A1 (en) 1996-01-11
HUT76450A (en) 1997-09-29
US5851405A (en) 1998-12-22
EP0759973B1 (en) 2001-10-04
EP0759973A1 (en) 1997-03-05
WO1996000775A1 (en) 1996-01-11
DE69523051T2 (de) 2002-07-04
ATE206452T1 (de) 2001-10-15
FI97149B (fi) 1996-07-15
AU2617995A (en) 1996-01-25
DK0759973T3 (da) 2002-01-21
JP3680100B2 (ja) 2005-08-10
JPH10506262A (ja) 1998-06-23
CA2193961C (en) 2010-08-24
FI943106A0 (fi) 1994-06-28

Similar Documents

Publication Publication Date Title
US3799806A (en) Process for the purification and clarification of sugar juices,involving ultrafiltration
EP0411780B1 (en) Continuous process for the recovery of betaine
CA1336584C (en) Process and apparatus for manufacturing ethanol, glycerol, succinic acid and distiller's dry grain and solubles
PT759973E (pt) Processo para a clarificacao de bagaco
JP2016520093A (ja) 前処理ありのフェルラ酸の最適化抽出方法
EP1019547A1 (en) Method for recovering an organic compound from solutions
JPH09506513A (ja) テンサイ汁の精製方法
JP3680137B2 (ja) 蒸留残渣の分画方法
CZ234192A3 (en) Method of lysine isolating
US2868677A (en) Clarification and demineralization process for b-molasses and similar materials containing concentrated impurities
JPH01271496A (ja) 甘蔗脂質成分の抽出法
EA015362B1 (ru) Способ производства жидкого сахара
US5902408A (en) Process for refining raw sugar
US5928429A (en) Process for the enhancement of recovery of sugar
CN1443245A (zh) 预处理有色含水糖溶液以生产低色结晶糖的方法
US2357838A (en) Preparation of a sugar
JP2001157600A (ja) 限外ろ過処理およびクロマト分離を含む甘蔗からの直接精糖法
RU2022018C1 (ru) Непрерывный способ выделения бетаина
US751990A (en) John mcglashan
JPS61139400A (ja) 糖蜜の精製方法
CN114133317A (zh) 一种赤藓糖醇的提取方法
RU2015165C1 (ru) Способ выделения глицерина и сопутствующих продуктов при производстве этанола
BR102017011800A2 (pt) processo para produção de açúcar e etanol a partir de soluções impuras de sacarose de cana-de-açúcar contendo níveis elevados de não-sacarose
AU688197B2 (en) Process for refining raw sugar