PT716638E - Tampa de fecho - Google Patents

Tampa de fecho Download PDF

Info

Publication number
PT716638E
PT716638E PT95920034T PT95920034T PT716638E PT 716638 E PT716638 E PT 716638E PT 95920034 T PT95920034 T PT 95920034T PT 95920034 T PT95920034 T PT 95920034T PT 716638 E PT716638 E PT 716638E
Authority
PT
Portugal
Prior art keywords
container
closure cap
reinforcement
sealing lip
closure
Prior art date
Application number
PT95920034T
Other languages
English (en)
Inventor
Frank Schellenbach
Original Assignee
Frank Schellenbach
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Frank Schellenbach filed Critical Frank Schellenbach
Publication of PT716638E publication Critical patent/PT716638E/pt

Links

Classifications

    • BPERFORMING OPERATIONS; TRANSPORTING
    • B65CONVEYING; PACKING; STORING; HANDLING THIN OR FILAMENTARY MATERIAL
    • B65DCONTAINERS FOR STORAGE OR TRANSPORT OF ARTICLES OR MATERIALS, e.g. BAGS, BARRELS, BOTTLES, BOXES, CANS, CARTONS, CRATES, DRUMS, JARS, TANKS, HOPPERS, FORWARDING CONTAINERS; ACCESSORIES, CLOSURES, OR FITTINGS THEREFOR; PACKAGING ELEMENTS; PACKAGES
    • B65D41/00Caps, e.g. crown caps or crown seals, i.e. members having parts arranged for engagement with the external periphery of a neck or wall defining a pouring opening or discharge aperture; Protective cap-like covers for closure members, e.g. decorative covers of metal foil or paper
    • B65D41/02Caps or cap-like covers without lines of weakness, tearing strips, tags, or like opening or removal devices
    • B65D41/04Threaded or like caps or cap-like covers secured by rotation
    • B65D41/0407Threaded or like caps or cap-like covers secured by rotation with integral sealing means
    • B65D41/0414Threaded or like caps or cap-like covers secured by rotation with integral sealing means formed by a plug, collar, flange, rib or the like contacting the internal surface of a container neck
    • B65D41/0421Threaded or like caps or cap-like covers secured by rotation with integral sealing means formed by a plug, collar, flange, rib or the like contacting the internal surface of a container neck and combined with integral sealing means contacting other surfaces of a container neck

Landscapes

  • Engineering & Computer Science (AREA)
  • Mechanical Engineering (AREA)
  • Closures For Containers (AREA)
  • Glass Compositions (AREA)
  • Finger-Pressure Massage (AREA)
  • Transmission Of Braking Force In Braking Systems (AREA)
  • Sealing Devices (AREA)
  • Magnetic Resonance Imaging Apparatus (AREA)

Description

DESCRIÇÃO "TAMPA DE FECHO" A presente invenção refere-se a tampas de fecho, para fecho de recipientes. Em especial refere-se a presente invenção a fechos de rosca tanto para garrafas reutilizáveis como para garrafas de tara perdida de material PET (Tereftalato de polietileno) como também garrafas GDB com bebidas que contêm gás carbónico. A descrição que se segue do objecto da presente invenção e do estado da técnica limita-se a tampas de fecho para o fecho de garrafas GDB de bebida. Todavia, chama-se expressamente a atenção, que a presente invenção não se limita a tampas de fecho para garrafas GDB de bebidas, sendo apropriada para qualquer género de recipientes, tal como por exemplo também os recipientes para alimentos (os denominados TupperWaré). Além disso, a tampa de fecho de acordo com a invenção é de maior preferência utilizável tanto em garrafas reutilizáveis como também em garrafas de tara perdida, de material PET.
As tampas de fecho, com as quais as garrafas de bebidass ou recipientes semelhantes podem ser fechados, encontraram grande divulgação. Elas têm neste caso geralmente que preencher diversas exigências. Por um lado, a vedação das garrafas de bebidas ou seja recipientes tem que ser de tal modo obtida, que a bebida contida nas mesmas quando fechada ou seja trancada, não possa sair do recipiente. Caso os recipientes a serem vedados sejam garrafas que contêm liquido, então esta exigência é determinada pela viscosidade do liquido. Se as bebidas contidas nas garrafas se encontrarem misturadas com um gás que se -2- encontre sobre pressão, tal como por exemplo gás carbónico, então a vedação tem além disso que ser hermética ao gás, para impedir a saída deste da garrafa.
Para alcançar as acima mencionadas funções de vedação, as tampas de fecho de acordo com estado da técnica, apresentam um dispositivo para vedar a vasilha ou recipiente. Um processo conhecido para a vedação é constituído pela utilização de um anel vedante elástico, tal como se encontra em aplicação nos frascos para conservas. Neste processo, as tampas de fecho e anel vedante são produzidos separadamente e unidos após o fabrico. Tal como facilmente se pode verificar, este processo de produção de dois componentes é dispendioso e complicado. Uma desvantagem adicional deste processo é conhecido da utilização diária: o anel de borracha desliza de modo relativamente fácil e impede deste modo a vedação segura do recipiente.
Por este motivo, já foram propostos anéis vedantes, que foram realizados como parte integrante da tampa de fecho, obtendo-se muitas vantagens.
Um exemplo deste género, é conhecido da EP-A-0 580 369, o qual diz respeito a estes fechos de garrafa de um só componente. A tampa de fecho possui um lábio vedante que se estende do corpo da tampa para o interior, o qual é parte integrante da tampa de fecho. Pelo enroscar da tampa de fecho sobre o recipiente, o lábio vedante é pressionado pelo lado superior do gargalo da garrafa, contra a superfície interna da tampa de fecho. A pressão contrária da superfície interna da tampa de fecho, conduz a uma vedação hermética ao gás, do recipiente, pelo lábio vedante. Para impedir a colagem do lábio vedante à superfície interna da tampa de fecho, encontram-se previstas várias reentrâncias que se estendem radialmente para o interior, que devem impedir a colagem. Na EP-A-0 580 369 são considerados desvios dos limites de tolerância do lábio -3- vedante e das dimensões do gargalo da garrafa.
As desvantagens deste conhecido processo encontram-se na vedação em si do recipiente: no caso ideal, nada impede a vedação hermética ao gás do recipiente, mas assim que o canto superior do recipiente apresente pequenas irregularidades e não possua uma superfície uniforme completa, o que é provável acima de tudo nas garrafas reutilizáveis pela utilização frequente, não é mais possível uma vedação satisfatória. Além disso, é de se observar que através da colocação das reentrâncias radiais ou seja ranhuras na superfície interna da tampa de fecho, não pode ser alcançada uma vedação uniforme. Nos locais, nos quais as ranhuras se situam na superfície interna da tampa de fecho, não é obtida a vedação desejada, dado que a pressão que é produzida através da actuação conjunta da superfície interna da tampa e o bordo superior do recipiente, é menor neste local, dado que as reentrâncias conduzem a uma deformação (aqui desejada) do lábio vedante. Nos locais, nos quais na superfície interna da tampa de fecho, não se encontram presentes quaisquer ranhuras, a pressão é maior, o que conduz a uma vedação irregular. Por fim, dado que as ranhuras, e assim os locais de vedação mais fracos, se encontram localizados radialmente, tem lugar um enfraquecimento adicional da vedação do recipiente, dado que as ranhuras de um certo modo conduzem a uma anulação parcial da vedação.
Uma tampa de fecho que apresenta um lábio vedante em forma de cunha, é conhecida pela FR-A-2 420 505. Esta tampa de fecho não garante todavia uma vedação satisfatória.
Pela US-A-4 450 973 é além disso conhecida uma tampa de fecho, que realiza o preâmbulo da reivindicação 1 da presente invenção. Nesta tampa de fecho, uma saliência no lado interior do reforço da tampa actua em conjunto com um lábio vedante, para vedar um recipiente. Esta técnica de vedação, a qual fornece uma ligação pontual entre a tampa de fecho e o bordo superior do -4- recipiente, não garante todavia uma vedação suficiente, não sendo assim apropriado para a vedação do recipiente. É assim objectivo da invenção possibilitar um melhoramento da vedação de um recipiente através de uma tampa de fecho, sem complicar desnecessariamente a produção de uma tal tampa de fecho, ou tomá-la mais dispendiosa.
Este objectivo é alcançado através da tampa de fecho descrita na reivindicação 1.
Nos seus pormenores, a vedação de acordo com a presente invenção, é obtida prevendo-se várias saliências, as quais pressionam um lábio vedante em forma de cunha, especificamente contra o canto superior do recipiente, pelo que se forma uma zona vedante, na qual o lábio vedante é pressionado com elevada pressão contra o canto superior do recipiente. As saliências de acordo com a reivindicação 1, possibilitam um posicionamento localizado do lábio vedante no bordo do recipiente, sob uma elevada pressão nas superfícies de apoio. Este processo de fecho que conduz a uma boa vedação, toma-se possível sem complicar desnecessariamente a tampa de fecho.
As reivindicações secundárias encontram-se direccionadas para realizações adicionais vantajosas da invenção. A reivindicação 2 descreve um meio vedante de acordo com uma forma de realização adicional, a qual engrena na abertura do recipiente. Este segundo meio vedante apresenta um rebordo que se apoia no lado interno do recipiente, através do qual é produzida uma segunda zona vedante. Através da combinação destes dois meios vedantes, é obtida uma vedação especialmente -5- vantajosa, não sendo além disso a vedação do recipiente substancialmente comprometida, se um meio vedante tiver algum defeito. A reivindicação 3 refere-se a um exemplo de realização que apresenta determinadas dimensões para a largura do lábio vedante, as quais em inúmeros ensaios de comparação provaram ser especialmente vantajosas. A reivindicação 4 refere-se a um exemplo de realização que reivindica uma forma especialmente vantajosa do corpo da tampa.
As reivindicações 5 e 6 referem-se a exemplos de realização que reivindicam diferentes características para a vedação especialmente eficaz do lábio vedante. A reivindicação 7 refere-se a um exemplo de realização que reivindica uma característica para a vedação especialmente eficaz do corpo da tampa.
As reivindicações 8 e 9 referem-se a formas de realização que dizem respeito ao efeito vedante de uma forma de realização especialmente vantajosa do disco vedante. A reivindicação 10 refere-se a uma tampa de fecho de acordo com a qual a superfície do meio vedante que actua conjuntamente com o recipiente a fechar, apresenta uma superfície escamosa ou seja texturada. Uma textura deste género, apresenta a vantagem que ela, em cooperação com as irregularidades existentes sobre o lado superior do invólucro a ser fechado, conduz a um posicionamento estável do meio vedante sobre o bordo superior do recipiente.
Um exemplo de realização da presente invenção, será de seguida pormenorizadamente descrito, tomando como referencia os desenhos anexos. As figuras representam:
Figura 1 corte através de uma tampa de fecho, não enroscada, de acordo com uma forma de realização preferida;
Figura 2 corte através de um recipiente a ser fechado;
Figura 3 corte através da tampa de fecho enroscada;
Figura 4 corte através de uma tampa de fecho não enroscada, de acordo com uma forma de realização preferida adicional.
Na figura 1 encontra-se representada uma tampa de fecho para o fecho amovível de uma garrafa de acordo com uma forma de realização preferida actual da presente invenção. A forma de realização a seguir descrita pormenorizadamente, refere-se a um fecho de rosca para fechar uma garrafa, que pode conter líquidos com gás carbónico. Tal como já anteriormente mencionado, é todavia indicado que a presente invenção não se encontra limitada a fechos de rosca para garrafas. As formas de realização alternativas referem-se por exemplo a conservas que são apropriadas para guardar/congelar alimentos, frascos para conservas mas também tampas de fecho de recipientes que não são aplicados no sector da alimentação, tal como por exemplo baldes de tinta.
Na figura 1, encontra-se representada uma tampa de fecho na sua forma inicial em corte. A tampa de fecho é constituída por um corpo 10 de tampa, o qual engloba um reforço 18 superior da tampa e um reforço 19 lateral substancialmente cilíndrico. O reforço 19 lateral estende-se, no essencial, perpendicularmente do plano do reforço 18 da tampa. De acordo com a forma de realização representada na figura 1, a passagem do reforço 18 da tampa para o -7- reforço 19 lateral cilíndrico, não tem lugar abruptamente (de forma angulosa), mas sim por meio de um reforço 20 de passagem arredondada. Deverá ser mencionado, que na forma de realização apresentada, o reforço 18 da tampa, o reforço 19 lateral e o reforço 20 de passagem não são elementos separados, formando pelo contrário o corpo 10 da tampa.
No reforço 19 lateral, encontram-se realizados filetes de rosca 12, que serve como mecanismo de fecho, por meio da qual a tampa 10 de fecho é fixada sobre o recipiente 100. O filete de rosca 12 actua juntamente com os filetes de rosca 112 correspondente realizados de maneira concordante (veja a figura 2) na garrafa 100. Chama-se a atenção, que o filete de rosca 12 não representa o único mecanismo de fecho possível para o recipiente a ser vedado. Todos os outros géneros de mecanismos de fecho em si conhecidos são igualmente apropriados, tal como por exemplo fechos em estribo, narizes ou rebordos que engrenam em reentrâncias, etc..
Tal como pode ser verificado na figura 1, de acordo com a forma de realização preferida da presente invenção, encontra-se previsto no reforço 20 lateral, colocado no interior, um meio 11 vedante na forma de um lábio 13 vedante circunferencial. O lábio 13 vedante possui uma forma de cunha comprida. Em estado de repouso (quer dizer no estado em que a tampa de fecho não se encontra a fechar qualquer recipiente), o lábio 13 vedante estende-se do reforço 20 de passagem quase horizontalmente, de preferência todavia com uma pequena inclinação, para o ponto central da tampa de fecho. Numa forma de realização especialmente preferida, a inclinação é de 41° a 48° em relação à horizontal, para facilitar o desenformar (veja a figura 4). A largura B do lábio 13 vedante é de preferência de tal modo escolhida, que o extremo do lábio 13 vedante que se encontra no interior, quando fechado, fecha no essencial alinhado com o bordo 104 superior da garrafa (veja figura 3). Num exemplo de realização -8-
especialmente vantajosa (veja figura 4), a largura B encontra-se de preferência entre 3,8 e 4,5 cm. Deste modo, é alcançado que todo o bordo 104 superior da garrafa 100 é totalmente carregado através do lábio 13 vedante circunferencial circular no corpo 10 da tampa, quando o corpo 10 da tampa é roscado sobre a garrafa 12. O lábio 13 vedante fino comprido e em forma de cunha adapta-se no seu perfil a diferentes pescoços de garrafas, quando durante o processo de fecho são exercidos momentos de rotação normais sobre a tampa de fecho. Em especial, tem lugar uma adaptação do perfil no bordo 104 superior do pescoço da garrafa tanto em cima fora como também em cima no interior. O perfil do lábio vedante 13 pode-se adaptar a qualquer raio de curvatura. O pescoço da garrafa, de uma garrafa reutilizável é, com cerca de 20,7 mm, menor do que na garrafa de tara perdida, cujo diâmetro interno é de 21,6 mm. Nos dois casos, o lábio 13 vedante coloca-se também para o interior, para dentro do pescoço da garrafa. Como resultado final, a tampa de fecho de acordo com a invenção, mantém-se colocada sob todas as condições ambientais imagináveis, apertada sobre a garrafa. A inclinação descrita acima, do lábio 13 vedante na sua posição de descanso, encontra-se adaptada à inclinação da superfície 104 da garrafa 100 do plano horizontal, tal como se pode verificar pormenorizadamente na figura 2. Tal como se toma visível desta figura, o bordo 104 superior da garrafa 100 apresenta uma inclinação (aqui por motivos de visibilidade representada ampliada) em relação ao plano horizontal H, a qual se encontra assinalada com S. Chama-se a atenção, que dependendo do recipiente a ser fechado, podem ser escolhidas várias concepções da respectiva superfície 104. De acordo com os ensinamentos da invenção, de preferência a inclinação ou a moldagem do lábio 13 vedante é adaptada respectivamente à forma escolhida da superfície do recipiente a ser fechado.
De especial importância para atingir o objectivo de acordo com a -9-
invenção, encontra-se adicionalmente previsto dotar o lábio 13 vedante com um perfil de espessura específico, o qual se encontra assinalado com a referência D na figura 1. Extensos ensaios de comparação nos quais foram testados o comportamento de vedação da tampa de fecho com lábios vedantes de diferentes espessuras, mostraram que o lábio 13 vedante de preferência nas suas raízes, tem uma espessura de 3/10 mm a 7/10 mm e na sua ponta deve ter uma espessura de não mais que 5/10 mm e não menor que 2/10 mm, e de acordo com uma forma de realização especialmente preferida, entre 2/10 mm e 4/10 mm. Estes valores provaram ser como especialmente vantajosos para o corpo 10 da tampa, para as garrafas de vidro GDB a serem fechadas, utilizando os materiais plásticos correntes. Para as outras tampas de fecho que têm que fechar recipientes maiores ou menores, resultam valores numa escala correspondente.
Além disso, o lábio 13 vedante apresenta uma estrutura escamosa especial, que actua com as irregularidades sobre o bordo 104 superior da garrafa 100, de modo a proporcionar uma melhor vedação da garrafa. Nas formas iniciais até agora descritas da presente invenção, o corpo 10 da tampa é constituído por um só elemento, com o qual o lábio 13 vedante se encontra realizado como parte integrante. De acordo com uma forma adicional de realização preferida da presente invenção, é igualmente possível, realizar o lábio 13 vedante sobre um elemento circular separado e aplicar este, de acordo com as necessidades, no corpo 10 da tampa. A fixação deste anel, de preferência flexível, pode ter lugar tanto através de engrenagem como de colagem. De preferência o anel a ser aplicado separado engloba, de acordo com esta forma de realização, não só o lábio vedante mas, além disso, a superfície interna 18', a ser descrita pormenorizadamente a seguir, da tampa de fecho e/ou a lamela 16 elástica. Uma forma de realização deste género, tem a vantagem que os meios 11, 13, 16 vedantes de acordo com a invenção, podem ser aplicados como "conjuntos de aplicação posterior" nos fechos de rosca existentes. - 10- Sa!(®β O meio 11 vedante, numa forma de realização preferida, encontra-se de tal modo proporcionado, que se forma uma câmara 33 entre o reforço 18 da tampa e o reforço 19 lateral do corpo de fecho e do lábio vedante fino em forma de cunha, por conseguinte visto do lábio vedante, em cima no exterior. Esta câmara 33 proporciona um espaço de adaptação para diversos diâmetros de gargalo de garrafa, contribuindo assim para uma vedação segura do respectivo recipiente.
Na figura 4 encontra-se representada uma forma de realização adicional especialmente preferida da tampa de fecho, na qual o meio 11 vedante de acordo com os ensinamentos da invenção, apresenta na superfície 18' interna uma estrutura ondular, em que saliências 34a-f circulares isoladas proporcionadas de modo concêntrico dão voltas ao reforço 18 da tampa. Além disso, a superfície 18' interna da tampa de fecho, apresenta uma inclinação de 0,5° a 3o em relação à horizontal e encontra-se estriada de forma ondular, tal como se pode verificar na figura 4. Estas saliências 34 encontram-se de tal modo proporcionadas, que o lábio 13 vedante, quando fechado, se apoia sobre elas, sendo pressionado por elas contra o bordo 104 superior da garrafa 100. A distancia entre as saliências 34a-f é de preferência de tal modo escolhida, que todas elas se apoiam sobre o bordo 104 superior da garrafa 100; por outras palavras, o raio R$ das saliências que rodeiam concentricamente, é de preferência de tal modo escolhido, que a saliência 34a externa (figura 4) ou 14 (figura 1) se encontra junto ao bordo externo da garrafa 100, ao passo que a saliência 34f (figura 4) ou 15 (figura 1), mais para o interior, se encontra junto ao bordo interno da garrafa 100. De acordo com uma forma de realização especialmente preferida, o raio Rs das saliências 34a-f que rodeiam concentricamente, situa-se entre 16,5 mm a 18,5 mm, sendo o raio Rs da saliência 15 que rodeia concentricamente, 17,5 mm.
Tal como se pode verificar em especial da figura 1, as saliências 14 e 15 apresentam diferentes alturas Hi, H2. A diferença de altura H2-H] é escolhida de acordo com a invenção de tal modo, que tendo em consideração a inclinação S da superfície 104 da garrafa (veja figura 2) se ajusta com uma pressão uniforme sobre o bordo 104 superior da garrafa 100, quando fechada. Tal como se pode verificar da figura 4, as alturas das saliências 34 nesta forma de realização, encontram-se de acordo com a invenção, de tal modo escolhidas, que o meio 11, quando enroscado, ajusta-se uniformemente ao bordo 104 superior da garrafa 100, vedando esta com segurança. As saliências 34a-f nesta forma de realização, assim como as duas saliências 14 e 15 do exemplo de realização, que se encontra representado na figura 1, exercem neste caso uma pressão uniforme sobre o lábio 11 vedante, a qual, devido à pequena superfície actuante das saliências, é comparativamente elevada. Na cooperação da estrutura escamosa prevista no lado inferior do lábio vedante com as irregularidades sobre o bordo 104 superior da garrafa é assim obtida uma vedação segura e de confiança.
De acordo com uma forma de realização adicional preferida da presente invenção, encontra-se prevista, para além do lábio 11 vedante, também uma lamela 16 elástica que se estende perpendicularmente do reforço 18 da tampa, que em descanso se estende perpendicularmente para baixo (veja figura 1). A lamela 16 vedante corre igualmente concentricamente para a linha M central do corpo da tampa, em que o bordo interno apresenta um raio Ri e o bordo externo um raio R2. Os raios Ri e R2 encontram-se de tal modo escolhidos, que a lamela 16 vedante em descanso corre directamente junto ao lábio 11 vedante, tendo de acordo com uma forma de realização especialmente preferida, o raio Rj 15,4 mm e o raio R2 16,8 mm.
De acordo com o ensinamento da invenção, a lamela 16 vedante encontra-se dotada com um rebordo 17, cujo ponto mais elevado em estado de - 12- repouso do corpo 10 da tampa, se encontra no essencial sobre uma superfície cilíndrica juntamente com o extremo livre do lábio 13 vedante. O raio do rebordo 17 possui, de preferência, 0,25 mm e encontra-se de tal modo escolhido, que a lamela 16 vedante do ponto mais alto do rebordo 17 para o ponto da lamela 16, corre num ângulo a. Extensos ensaios de comparação mostraram que o ângulo α não deve de preferência ter mais que 35° e não menos que 25°, e de acordo com uma forma de realização preferida, deve ter 28°. Estes valores provaram ser especialmente vantajosos para o corpo 10 da tampa nas garrafas de vidro a serem fechadas utilizando os materiais plásticos correntes. Para outras tampas de fecho, que têm que fechar recipientes maiores ou menores, resultam valores de escala correspondentes.
Tal como se pode verificar em pormenor na figura 3, o rebordo 17 da lamela 16 vedante actua juntamente com o lado interior da garrafa 100 quando fechada, em que através de accionamento do mecanismo de fecho 12, a lamela 16 vedante é desviada da sua posição de descanso, sendo dobrada para o interior da garrafa. Exactamente como nas saliências 14 ou 34a-f, é alcançado através da pequena superfície activa da lamela 16 vedante (a qual no essencial se encontra presente através da zona do cume do rebordo 17) uma pressão vedante comparativamente elevada, a qual é definida através do momento de retrocesso da lamela 16 vedante desviada. A tampa de fecho de acordo com a invenção, pode ser produzida de diferentes materiais. Se o meio 11 vedante (juntamente com as saliências 14 ou 34a-f e a lamela 16 elástica) for previsto como parte integrante da tampa de fecho, como material da tampa é apropriado sobretudo polietileno. Se o material 11 vedante for previsto como elemento a ser produzido separadamente, pode ser utilizado para o corpo 10 da tampa folha de flandres e polietileno para o meio - 13- vedante 11 fixado sobre um anel vedante ou para o corpo 10 da tampa.
Lisboa, 24 de Fevereiro de 2000
JORGE CRUZ Agente Oficial da Propriedade Industrial RUA VICTOR CORDON, 14 1200 LISBOA

Claims (10)

  1. REIVINDICAÇÕES 1. Tampa de fecho para o fecho amovível de um recipiente, com a) um corpo (10) de tampa que se encontra realizado condizente com o recipiente (100) a ser fechado e o qual compreende um reforço (18) de tampa superior, um reforço (19) lateral que se projecta para baixo e um reforço (20) de passagem, o qual liga o reforço da tampa ao reforço lateral, b) um mecanismo (12) de fecho no reforço (19) lateral, o qual fecha de modo amovível o recipiente (100) com o corpo (10) da tampa, c) meios (13, 14, 15) vedantes que actuam em conjunto com o bordo superior (104) do recipiente (100), em que os meios (13, 14, 15) vedantes que compreendem um lábio vedante (13) circunferencial que se encontra inclinado para baixo saindo do reforço de passagem, assim como uma saliência circunferencial no lado interno do reforço (18) da tampa, que pode actuar com o lado superior do lábio (13) vedante, caracterizado por d) o lábio (13) vedante ter a forma de cunha e e) várias saliências concêntricas actuarem com o lábio (13) vedante, formando uma estrutura (14, 151, 34a-f) várias vezes estriada ondulada, em que a altura das saliências aumenta para o centro do corpo da tampa ou com uma altura que se mantém essencialmente igual, o lado interior do reforço da tampa se encontra inclinado para o centro do corpo da tampa.
  2. 2. Tampa de fecho de acordo com a reivindicação 1, caracterizada por adicionalmente se encontrar prevista uma lamela (16) elástica que se estende do lado interior do corpo (10) da tampa, essencialmente perpendicular para dentro da abertura do recipiente (100), que apresenta um -2- rebordo (17) de lamela, o qual se apoia no lado interno do recipiente (100), quando o mecanismo de fecho (12) se encontra accionado.
  3. 3. Tampa de fecho de acordo com as reivindicações 1 ou 2, caracterizado por o lábio (13) vedante apresentar uma largura (B), que corresponde à espessura (D) do bordo (104) superior do recipiente (100).
  4. 4. Tampa de fecho de acordo com qualquer das reivindicações 1 a 3, caracterizada por o reforço (18) da tampa apresentar uma inclinação de 0,5° a 3o.
  5. 5. Tampa de fecho de acordo com qualquer das reivindicações anteriores, caracterizada por o lábio (13) vedante em forma de cunha compreender um extremo livre e, no lado oposto, uma zona de raiz mais espessa, e por a espessura (D) do lábio (13) vedante no extremo livre, se encontrar entre 2/10 mm e 4/10 mm, e na zona da raiz se encontrar entre 3/10 mm e 7/10 mm.
  6. 6. Tampa de fecho de acordo com qualquer das reivindicações anteriores, caracterizada por o lábio (13) vedante se encontrar inclinado em cerca de 41° a 48°, em relação à horizontal.
  7. 7. Tampa de fecho de acordo com qualquer das reivindicações anteriores, caracterizada por se encontrar realizada uma câmara (33) entre o lábio vedante fino em forma de cunha e o reforço (18) da tampa.
  8. 8. Tampa de fecho de acordo com qualquer das reivindicações 2 a 7, caracterizada por o bordo interno da lamela (16) vedante formar com o bordo externo, que realiza uma ligação entre a ponta da lamela (16) vedante e o rebordo (17), um ângulo α que se situa entre 25° e 30°. -3-
  9. 9. Tampa de fecho de acordo com qualquer das reivindicações 2 a 8, caracterizada por o bordo interno da lamela (16) vedante formar com o bordo externo, que realiza uma ligação entre a ponta da lamela (16) vedante e o rebordo (17), um ângulo α de 28°.
  10. 10. Tampa de fecho de acordo com qualquer das reivindicações anteriores, caracterizada por o lábio (13) vedante sobre a sua superfície (15), que actua em conjunto com o bordo (104) superior do recipiente (100), se encontrar dotado com uma estrutura escamosa. Lisboa, 24 de Fevereiro de 2000
    JORGE CRUZ Agente Oficial da Propriedade Industrial RUA VICTOR CORDON, 14 1200 LISBOA
PT95920034T 1994-07-20 1995-05-12 Tampa de fecho PT716638E (pt)

Applications Claiming Priority (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
DE4425675A DE4425675C3 (de) 1994-07-20 1994-07-20 Verschlußkappe

Publications (1)

Publication Number Publication Date
PT716638E true PT716638E (pt) 2000-05-31

Family

ID=6523678

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
PT95920034T PT716638E (pt) 1994-07-20 1995-05-12 Tampa de fecho

Country Status (15)

Country Link
EP (1) EP0716638B1 (pt)
CN (1) CN1042118C (pt)
AT (1) ATE187405T1 (pt)
AU (1) AU677124B2 (pt)
CZ (1) CZ285047B6 (pt)
DE (2) DE4425675C3 (pt)
DK (1) DK0716638T3 (pt)
ES (1) ES2142480T3 (pt)
GR (1) GR3032894T3 (pt)
HU (1) HU217999B (pt)
PL (1) PL178296B1 (pt)
PT (1) PT716638E (pt)
RU (1) RU2106293C1 (pt)
SK (1) SK36496A3 (pt)
WO (1) WO1996002430A1 (pt)

Families Citing this family (13)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
DE19705717A1 (de) * 1997-02-14 1998-08-20 Bericap Gmbh & Co Kg Kunststoffschraubverschluß
AUPO788597A0 (en) 1997-07-14 1997-08-07 Closures And Packaging Services Limited Closure
JP2001503359A (ja) * 1998-03-03 2001-03-13 シェレンバック,フランク 取外し式環状保証バンドと内部シールを有する樹脂キャップ
DE102006047023B4 (de) * 2006-10-02 2010-02-25 Fabian Schellenbach Verschluss
US20090032488A1 (en) * 2007-07-30 2009-02-05 Owens-Illinois Closure Inc. Ceremonial plug closure and package
BRPI0911576A2 (pt) * 2008-04-30 2017-06-20 Closure Systems Int Inc embalagem com evidência de violação com desempenho de abertura aperfeiçoado.
BR302014001174S1 (pt) 2013-09-18 2015-05-12 Bericap Configuração ornamental aplicada em tampa
FR3015442B1 (fr) 2013-12-24 2016-02-05 Bericap Dispositif de bouchage articule avec indicateur de premiere ouverture
USD833278S1 (en) 2014-09-03 2018-11-13 Bericap Closure for a container
CN107131144A (zh) * 2017-06-20 2017-09-05 江苏斯别特制泵有限公司 一种特殊大功率潜水轴流泵密封盖
CN109625581B (zh) * 2018-12-24 2023-01-17 深圳市科安硅胶制品有限公司 一种新型分装瓶
AU2020286585A1 (en) * 2019-06-07 2022-01-06 Creanova Universal Closures Ltd. Closure
WO2023172163A1 (ru) * 2022-03-09 2023-09-14 Михаил МЕДВЕДЕВ Устройство для вакуумной укупорки банок

Family Cites Families (14)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
AT274657B (de) * 1967-05-31 1969-09-25 Ernst Dipl Kfm Ing Feichtinger Verschluß bzw. Dichteinlage für Gefäße
US3516565A (en) * 1967-07-10 1970-06-23 Anchor Hocking Corp Gasketed metal closure cap
IE43771B1 (en) * 1975-06-13 1981-05-20 Metal Closures Group Ltd Improvements in and relating to closures
GB1596355A (en) * 1978-03-22 1981-08-26 Metal Closures Group Ltd Capping machinery
US4392055A (en) * 1981-08-24 1983-07-05 Owens-Illinois, Inc. Bottle finish and closure combination with venting slots
EP0093690A1 (de) * 1982-05-04 1983-11-09 Crown Obrist AG Verschlusskappe für Behälter
GB2120219B (en) * 1982-05-17 1985-10-02 Metal Closures Group Plc Closures for containers
US4450973A (en) * 1982-09-28 1984-05-29 Thurston Toeppen Closure for pressurized containers
EP0109631A3 (de) * 1982-11-17 1985-07-31 Walter Wiedmer Schraubverschluss aus elastischem Material für Behälter
US4896782A (en) * 1989-02-13 1990-01-30 Sunbeam Plastics Corporation Closure with insert for enhanced sealing
EP0460813A3 (en) * 1990-05-25 1992-03-11 Tredegar Molded Products Company Threaded closure with integral sealing means
DE9106951U1 (de) * 1991-06-06 1991-09-19 Schott Glaswerke, 6500 Mainz Verschlußanordnung für Behälter
DE9208290U1 (de) * 1992-06-25 1992-08-13 Züchner Verpackungen GmbH & Co., 3370 Seesen Dicht wiederverschließbarer Verpackungsbehälter
ATE138868T1 (de) * 1992-07-21 1996-06-15 Metal Box Plc Einstückiger kunststoffverschluss

Also Published As

Publication number Publication date
DE4425675C2 (de) 1996-08-14
AU677124B2 (en) 1997-04-10
EP0716638B1 (de) 1999-12-08
WO1996002430A1 (de) 1996-02-01
CZ81796A3 (cs) 1999-02-17
AU2563995A (en) 1996-02-16
DE4425675C3 (de) 2001-02-15
SK36496A3 (en) 1996-10-02
GR3032894T3 (en) 2000-07-31
ES2142480T3 (es) 2000-04-16
EP0716638A1 (de) 1996-06-19
PL178296B1 (pl) 2000-04-28
CZ285047B6 (cs) 1999-05-12
RU2106293C1 (ru) 1998-03-10
PL313519A1 (en) 1996-07-08
HU9600687D0 (en) 1996-05-28
CN1134136A (zh) 1996-10-23
CN1042118C (zh) 1999-02-17
DE59507384D1 (de) 2000-01-13
DE4425675A1 (de) 1996-01-25
ATE187405T1 (de) 1999-12-15
DK0716638T3 (da) 2000-05-29
HUT74468A (en) 1996-12-30
HU217999B (hu) 2000-05-28

Similar Documents

Publication Publication Date Title
PT716638E (pt) Tampa de fecho
CA1038806A (en) Closure for containers
KR960000812B1 (ko) 용기 주둥이에 사용하는 압력 배출 밀폐 뚜껑
US2911128A (en) Spout and cap for a container
SK279836B6 (sk) Uzatvárací spoj plastového uzáveru s nápojovým oba
US3151757A (en) Container closure
EP0117722A2 (en) Container having a screw-on closure
US20090120899A1 (en) Flip top container closure
US6354450B1 (en) Locking helical closure system
US20020017525A1 (en) Beverage container closures
GB2046720A (en) Screw Closure Cap for a Container
US4722450A (en) Container cap with valve
US4984921A (en) Sealing cap for elongated roll-on package
US20040188375A1 (en) Linerless plastic closure with a sealing lip
RU77850U1 (ru) Крышка с контрольным кольцом для укупоривания полимерных контейнеров
HU220006B (hu) Tárolóeszköz tabletták tárolására
ES2553173A2 (es) Combinación de envase y cierre de metal
AU2003280289A1 (en) Screw cap for pressurised containers
RU219519U1 (ru) Колпачок полимерный винтовой с предохранительным клапаном
RU2802088C1 (ru) Укупорочное средство c защитой от превышения избыточного давления
US11993425B2 (en) Cap for dispensing liquids from a container
EP4253272B1 (en) Tapered closure and closure system
RU180062U1 (ru) Кег с фитингом
EP4206086A1 (en) Cap for sealing a package
RU74900U1 (ru) Устройство укупорочное для емкостей с жидкостями