PT2979989T - Dispositivo para receção e alinhamento de recipientes - Google Patents

Dispositivo para receção e alinhamento de recipientes Download PDF

Info

Publication number
PT2979989T
PT2979989T PT151603461T PT15160346T PT2979989T PT 2979989 T PT2979989 T PT 2979989T PT 151603461 T PT151603461 T PT 151603461T PT 15160346 T PT15160346 T PT 15160346T PT 2979989 T PT2979989 T PT 2979989T
Authority
PT
Portugal
Prior art keywords
container
contact
annular section
receiving system
section
Prior art date
Application number
PT151603461T
Other languages
English (en)
Inventor
Orgeldinger Wolfgang
Original Assignee
Ifco Systems Gmbh
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Ifco Systems Gmbh filed Critical Ifco Systems Gmbh
Publication of PT2979989T publication Critical patent/PT2979989T/pt

Links

Classifications

    • BPERFORMING OPERATIONS; TRANSPORTING
    • B65CONVEYING; PACKING; STORING; HANDLING THIN OR FILAMENTARY MATERIAL
    • B65DCONTAINERS FOR STORAGE OR TRANSPORT OF ARTICLES OR MATERIALS, e.g. BAGS, BARRELS, BOTTLES, BOXES, CANS, CARTONS, CRATES, DRUMS, JARS, TANKS, HOPPERS, FORWARDING CONTAINERS; ACCESSORIES, CLOSURES, OR FITTINGS THEREFOR; PACKAGING ELEMENTS; PACKAGES
    • B65D71/00Bundles of articles held together by packaging elements for convenience of storage or transport, e.g. portable segregating carrier for plural receptacles such as beer cans or pop bottles; Bales of material
    • B65D71/70Trays provided with projections or recesses in order to assemble multiple articles, e.g. intermediate elements for stacking

Landscapes

  • Engineering & Computer Science (AREA)
  • Mechanical Engineering (AREA)
  • Stackable Containers (AREA)
  • Details Of Rigid Or Semi-Rigid Containers (AREA)

Description

DESCRIÇÃO
DISPOSITIVO PARA RECEÇÃO E ALINHAMENTO DE RECIPIENTES A presente invenção refere-se a um sistema de receção, que tem um primeiro e um segundo dispositivo com uma pluralidade de recipientes nele recebidos de acordo com o preâmbulo da reivindicação 1, o qual é conhecido a partir do documento WO 97/41044 Al.
Os recipientes são dispositivos, com os quais diferentes substâncias podem ser retidas. Particularmente, os líquidos são geralmente retidos maioritariamente em latas ou garrafas fecháveis. Os recipientes podem ser frequentemente abertos ou fechados. Também vasos, tais como copos ou canecas, são recipientes, em que também os vasos podem ser fechados, por exemplo, com uma folha de alumínio. Normalmente, vários recipientes individuais são reunidos num agrupamento de recipientes. Especialmente na indústria de bebidas, são usadas caixas de cartão simples para a receção e transporte de latas e de pequenas garrafas, as quais têm uma base e paredes laterais circundantes lateralmente, em que a altura das paredes laterais é menor que a altura dos recipientes que se encontram no interior. As garrafas maiores são, no entanto, na maior parte das vezes recebidas em grades de bebidas, em que a altura das paredes laterais da grade de bebidas se projeta para além da altura das garrafas nela contidas.
Para além das grades de bebidas, há também uma variedade de outros tipos diferentes de agrupamento de recipientes, os quais são normalmente feitos de cartão ou de papel, e em que geralmente se reúnem em unidades de quatro, seis, oito ou dez recipientes. Um exemplo disso é o bem conhecido sixpack. Vários agrupamentos de recipientes são normalmente recolhidos em paletes, em que tanto as caixas de cartão, como as grades de bebidas são normalmente colocadas ou empilhadas umas sobre as outras. Os agrupamentos de recipientes podem ser empilhados quando os recipientes nele contidos estão cheios ou fechados. Também podem ser empilhados quando se encontram aí recipientes vazios ou abertos. Os agrupamentos de recipientes, tais como caixas de cartão e grades de bebidas podem, no entanto, ser empilhados sem recipientes no seu interior.
Em particular, as caixas de cartão com baixa altura de parede lateral podem ser empilhadas para economizar espaço quando não houver recipientes no seu interior. Quando se encontrarem recipientes no seu interior, a reduzida altura da parede lateral tem a vantagem de os recipientes serem bem visíveis a partir do exterior. No entanto, os recipientes muitas vezes tendem a girar e/ou inclinar e a cair através da reduzida parede lateral.
As grades de bebidas são estáveis, de modo que uma rotação e/ou inclinação do recipiente nelas contido pode ser evitada. Devido às paredes laterais elevadas, no entanto, os recipientes aí contidos não são muitas vezes bem visíveis a partir do exterior. As grades de bebidas não podem ser, além disso, empilhadas de modo a economizar espaço, independentemente de se encontrarem recipientes no interior, ou não.
Os agrupamentos de recipientes, tais como os sixpacks, podem, na maior parte das vezes, evitar uma rotação e/ou inclinação dos recipientes que se encontram no seu interior. Vários tipos de tais agrupamentos de recipientes podem, por sua vez, como mencionado acima, ser recolhidos em paletes. No entanto, podem ser recebidos em caixas de cartão adequadas ou grades de bebidas. No entanto, também aqui surgem os problemas acima mencionados, especialmente se o material do agrupamento de recipientes for removido e os recipientes estiverem presentes como recipientes individuais. Acima de tudo, na receção de um produto vazio individual, surgem os problemas acima mencionados.
Para solucionar estes problemas, o documento EP 0 362 091 Al propõe um sistema de receção na forma de uma placa com dois elementos de suporte de garrafas com forma diferente.
As garrafas vazias estão dispostas sobre a placa de tal modo que a sua base da garrafa é disposta, em cada caso, sobre os primeiros elementos de suporte de garrafa, cujo lado inferior é fornecido com uma projeção para encaixe em aberturas de garrafas vazias, na qual a placa é colocada. Os segundos elementos de suporte de garrafas dispostos de modo adjacente aos primeiros circundam assim a parte inferior da base da garrafa, para reter a garrafa, a uma distância das outras garrafas. Uma outra placa é colocada na mesma orientação sobre os gargalos das garrafas vazias, em que as suas projeções do lado inferior encaixam nas aberturas das garrafas vazias. O documento acima mencionado WO 97/41044 Al descreve um dispositivo semelhante. Aqui, uma garrafa fechada com uma carica pode ser disposta na parte saliente inferior do elemento de moldagem. Uma garrafa aberta pode ser disposta no mesmo elemento de moldagem, em que no entanto o gargalo da garrafa desliza para dentro da parte saliente superior e encaixa numa projeção na abertura da garrafa. As duas partes salientes do elemento de moldagem que acabamos de descrever são especialmente concebidas de modo a que tanto as garrafas abertas como as fechadas possam ser recebidas no mesmo elemento de moldagem. O documento DE 200 80 289 Ul divulga uma placa de transporte para garrafas reunidas em agrupamentos de recipientes. Mais especificamente, o documento DE 200 80 289 Ul divulga um Biertray para embalagens sixpack. A placa de transporte tem reentrâncias especialmente moldadas que correspondem ao contorno exterior de um sixpack. Podem ser retidas tanto garrafas abertas como fechadas. No entanto, o documento DE 200 80 289 Ul propõe, para resolver este problema, uma forma em anel especifica nas reentrâncias, onde os gargalos das garrafas são dispostos. As garrafas abertas deslizam até ao batente dentro da reentrância. As garrafas fechadas, no entanto, são instaladas com a sua tampa previamente numa superfície inclinada da reentrância. Por conseguinte, é um objeto da presente invenção melhorar os dispositivos para a receção de recipientes, de modo a resolver os problemas acima mencionados.
De acordo com a invenção, este objeto é conseguido com um sistema de receção com as características da reivindicação 1. Assim, o respetivo recipiente pode ser recebido no dispositivo do sistema de receção e ser ao mesmo tempo alinhado. Além disso, o recipiente é estabilizado no interior do dispositivo. 0 dispositivo neutraliza uma inclinação, uma rotação ou um movimento combinado de rotação e inclinação do recipiente. 0 dispositivo de alinhamento também assegura que os recipientes fiquem alinhados uns com os outros de modo vantajoso, de forma que uma disposição particularmente com economia de espaço dos recipientes é tornada possível e/ou de forma que os recipientes podem se apoiar dentro do dispositivo uns contra os outros e assim estabilizarem-se mutuamente. Além disso, com o sistema de receção de acordo com a invenção, pode ser possibilitada uma boa visibilidade a partir do exterior, uma vez que podem ser dispensadas as paredes laterais circundantes. A secção de contacto pode estar em contacto com o lado que tem a abertura do recipiente, em particular, com o lado superior do recipiente. Isso faz com que o dispositivo seja fácil de manusear porque um utilizador pode travar o dispositivo de uma maneira simples na abertura do recipiente para alinhar o recipiente. 0 dispositivo de alinhamento pode ser disposto sensivelmente no centro no interior da secção de contacto. Assim, os recipientes com conceções iguais ou parecidas podem, em particular, ser alinhados com economia de espaço no dispositivo e, ao mesmo tempo, serem centrados.
As dimensões exteriores do dispositivo de alinhamento podem corresponder, pelo menos em secções, a aproximadamente as dimensões da abertura de cada recipiente associado. Assim, um ajuste é conseguido com pouca folga, para que haja um bom contacto entre o dispositivo de alinhamento e o recipiente. A secção de contacto pode apresentar uma secção anelar, cuja dimensão interior corresponde aproximadamente as dimensões exteriores do lado com abertura do recipiente. Assim, a secção de contacto pode ser vantajosamente adaptada aos contornos exteriores do recipiente de modo a proporcionar um bom contacto entre o dispositivo e o recipiente. A secção de contacto pode apresentar uma secção anelar, e o dispositivo de alinhamento pode ser disposto no interior da secção anelar. Além do suporte no lado interior do recipiente, isto é, entre o dispositivo de alinhamento e a abertura do recipiente, pode ser proporcionado um suporte adicional vantajoso do lado exterior do recipiente.
Entre a secção anelar e o dispositivo de alinhamento, pode ser prevista uma superfície de apoio, que estabelece uma relação de apoio com uma parte predominante do lado com abertura do recipiente. Desse modo, o recipiente pode ser contactado de modo seguro e vantajoso entre o suporte interior e exterior. Além disso, uma guia do recipiente pode ser realizada, durante a colocação do dispositivo, de modo que o recipiente é vantajosamente alinhado. 0 dispositivo de alinhamento pode estender-se numa direção aproximadamente perpendicular ao solo. Isto permite um fácil manuseamento do dispositivo, porque o dispositivo pode ser colocado de uma maneira simples no recipiente, ou pode ser fixado ao recipiente. Além disso, esta disposição permite uma boa e profunda penetração do dispositivo de alinhamento na abertura do recipiente, de modo que um apoio vantajoso do recipiente pode ser fornecido. A secção de contacto pode ter uma secção anelar que se estende numa direção aproximadamente perpendicular ao solo. A secção anelar, portanto, pode ser vantajosamente colocada em torno do recipiente. Por outras palavras, a secção anelar forma um tipo de colarinho, que pode ser vantajosamente utilizado para suportar o recipiente. A secção de contacto pode ter uma secção anelar, em que a secção anelar e o dispositivo de alinhamento se estendem aproximadamente na mesma direção. Desta forma, pode ser proporcionado um apoio interior sobre o dispositivo de alinhamento, vantajosamente, com um suporte exterior por meio da secção anelar semelhante a um colarinho. 0 dispositivo de alinhamento e a secção anelar podem, cada um, apresentar uma extensão vertical, em que a extensão vertical do dispositivo de alinhamento e a extensão vertical da secção anelar apresentam aproximadamente o mesmo nivel. Um apoio interior através do dispositivo de alinhamento e um apoio exterior através da secção anelar pode, assim, ser fornecido de um modo sensivelmente igualmente bom. 0 dispositivo de alinhamento e a secção anelar podem, cada um, apresentar uma extensão vertical, em que a extensão vertical do dispositivo de alinhamento é inferior à extensão vertical da secção anelar, de preferência menor em cerca de três quartos, mais preferencialmente menor em cerca de metade, e especialmente de preferência menor em cerca de um quarto. A função do apoio e alinhamento interior e exterior do dispositivo pode ser adaptada às formas do recipiente dado. É também possível contactar um recipiente, principalmente, com a secção anelar, quando o recipiente não apresenta na região do dispositivo de alinhamento, por exemplo, qualquer abertura. Isto é particularmente vantajoso durante uma função de mudança do dispositivo, quando o recipiente entra, com a sua base, em contacto com a secção anelar. 0 dispositivo de alinhamento e a secção anelar podem, cada um, apresentar uma extensão vertical, em que a extensão vertical do dispositivo de alinhamento é maior do que a extensão vertical da secção anelar, de preferência maior em cerca de um quarto, mais preferencialmente maior em cerca de metade, e especialmente de preferência maior em cerca de três quartos. Assim, pode ser vantajosamente proporcionado um apoio interior do recipiente pelo dispositivo de alinhamento. Isto pode ser vantajoso em certos recipientes, tais como por exemplo garrafas, para uma projeção com o dispositivo de alinhamento tão profundamente quanto possível no gargalo da garrafa e, assim, proporcionar um bom alinhamento da garrafa. A secção de contacto pode apresentar uma secção anelar, em que a secção anelar apresenta uma ou mais interrupções. Isto é vantajoso quando o recipiente apresenta, por exemplo, ao longo da sua abertura secções radialmente salientes, que podem ser acomodadas nas interrupções da secção anelar.
No sistema de receção de acordo com a invenção, por um lado, com um recipiente aberto, o primeiro lado da base do primeiro dispositivo, pode estar em contacto com o lado do recipiente com abertura e o segundo lado da base do segundo dispositivo pode estar em contacto com o lado do recipiente oposto à abertura. Por outro lado, com um recipiente fechado, o segundo lado da base do primeiro dispositivo, pode estar em contacto com o lado do recipiente com abertura e o primeiro lado da base do segundo dispositivo pode estar em contacto com o lado do recipiente oposto à abertura. Assim, é, por conseguinte, proposta uma função de mudança do sistema de receção, em que o primeiro e o segundo dispositivo são mudados, dependendo se a abertura do recipiente estiver fechada ou aberta. Assim, o sistema de receção pode receber e alinhar tanto recipientes abertos, bem como recipientes fechados, em que apenas os dois dispositivos individuais do sistema de receção são mudados.
De modo vantajoso, os recipientes podem ser garrafas.
Formas de realização da invenção são ilustradas nos desenhos e são explicadas abaixo. Os desenhos mostram: A Fig. 1 mostra uma vista em perspetiva de um sistema de receção de acordo com a invenção, que pertence ao dispositivo, A Fig. 2 mostra uma vista em planta de um primeiro lado da base do dispositivo, A Fig. 3 mostra o dispositivo com recipientes, numa vista em corte ao longo da linha de corte III-III mostrada na Figura 2, A Fig. 4 mostra uma ilustração ampliada do detalhe do dispositivo mostrado na Figura 3, com um recipiente, A Fig. 5, mostra a ilustração da Figura 4, sem recipiente, A Fig. 6 mostra uma secção anelar com interrupções numa vista em perspetiva, A Fig. 7 mostra uma secção anelar com interrupções numa vista em planta, A Fig. 8 mostra um sistema de receção de acordo com a invenção, com dois dispositivos e recipientes abertos dispostos entre os mesmos, e A Fig. 9 mostra um sistema de receção de acordo com a invenção, com dois dispositivos e recipientes fechados dispostos entre os mesmos. A Figura 1 mostra uma vista em perspetiva de um dispositivo 1, o qual é adequado para receber uma pluralidade de recipientes 2 (ver Figuras 3, 4, 8 e 9). Como pode ser visto, tanto na Figura 1 como na Figura 2, o dispositivo 1 apresenta uma base 6. A base 6 apresenta um primeiro lado 7 e um segundo lado 8 oposto ao primeiro lado 7. As linhas a tracejado na Figura 1 representam a posição da base 6 no interior do dispositivo 1. 0 primeiro lado 7 da base 6 apresenta uma superfície de contacto 9. A superfície de contacto 9 é substancialmente a área da base 6, na qual os recipientes 2 entram em contacto, pelo menos parcialmente, com a base 6. A superfície de contacto 9 apresenta secções de contacto 10. Em cada caso, uma secção de contacto 10 é fornecida para cada recipiente 2. Por outras palavras, cada recipiente 2 está associado a uma secção de contacto 10. 0 dispositivo 1 pode, portanto, receber, pelo menos, tantos recipientes 2, quantas secções de contacto 10 forem fornecidas.
Uma secção de contacto 10 apresenta um dispositivo de alinhamento 11 para alinhar o respetivo recipiente 2. O dispositivo de alinhamento 11 é concebido de modo a encaixar, pelo menos parcialmente, numa abertura 5 do recipiente 2. Na Figura 1, o dispositivo de alinhamento 11 tem a forma de um mandril ou de uma saliência. O dispositivo 1 apresenta ainda paredes laterais 15, 16 que estão dispostas em torno da base 6.
Como pode ser visto na Figura 2, o dispositivo de alinhamento 11 é disposto centralmente no interior da secção de contacto 10. A Figura 3 mostra uma vista em corte do dispositivo ao longo da linha de corte III-III da Figura 2. Os recipientes 2 são aqui exemplificados como garrafas. Os recipientes 2 apresentam um lado superior 3, um lado inferior 4 e uma abertura 5. A abertura 5 é aqui concebida no lado superior 3 do recipiente 2. A secção de contacto 10 do dispositivo 1 está em contacto com o lado superior 3 do recipiente 2.
Pode ser visto que o dispositivo de alinhamento 11 encaixa, pelo menos parcialmente, na abertura 5 do recipiente 2. A Figura 4 mostra uma vista ampliada da secção de contacto 10 com uma parte do recipiente 2, em que esta parte é aqui mostrada sob a forma de um gargalo de garrafa. A abertura 5 do recipiente 2 apresenta uma dimensão ou um diâmetro d5. O dispositivo de alinhamento 11 apresenta dimensões exteriores ou um diâmetro exterior Dn. 0 diâmetro exterior Dn corresponde aproximadamente ao diâmetro ds da abertura 5, isto é, ambas as dimensões são aproximadamente do mesmo tamanho.
No exemplo mostrado na Figura 4 exemplo, o dispositivo de alinhamento 11 afunila na direção do recipiente 2. Pelo menos a secção virada para a base 6 do dispositivo de alinhamento 11 é aproximadamente igual ao diâmetro ds da abertura 5. Assim, as dimensões exteriores Dn do dispositivo de alinhamento 11 correspondem, pelo menos parcialmente, às dimensões d5 da abertura 5 do recipiente 2.
No presente exemplo, o diâmetro exterior Dn do dispositivo de alinhamento 11 é ligeiramente menor do que o diâmetro d5 da abertura 5. Assim, o dispositivo de alinhamento 11 pode encaixar totalmente na abertura 5 do recipiente 2. Se o diâmetro exterior Dn do dispositivo de alinhamento 11 fosse ligeiramente maior do que o diâmetro d5 da abertura 5, então o dispositivo de alinhamento 11 não seria capaz de encaixar totalmente na abertura 5. No entanto, o dispositivo 1 de acordo com a invenção pode ainda servir a sua finalidade, desde que as dimensões exteriores Dn correspondam, pelo menos parcialmente, às dimensões ds da abertura 5 do recipiente 2.
Além disso, pode ser visto com referência à Figura 4, que a secção de contacto 10 apresenta uma secção anelar 12. A secção anelar 12 apresenta uma dimensão interior dn que corresponde aproximadamente às dimensões exteriores D2 do lado superior 3 do recipiente 2. A secção anelar 12 rodeia, assim, o lado superior 3 do recipiente 2, pelo menos parcialmente. Neste caso, a secção anelar 12 pode, pelo menos parcialmente, estabelecer uma relação de apoio com uma parte do recipiente 2. 0 dispositivo de alinhamento 11 está disposto no interior da secção anelar 12. A secção anelar 12 rodeia assim o dispositivo de alinhamento 11. 0 dispositivo de alinhamento 11 forma uma superfície de apoio interior, na qual o recipiente 2 pode ser suportado no lado interior. A secção anelar 12 forma uma superfície de apoio exterior, sobre a qual o recipiente 2 pode ser suportado do lado de fora. 0 recipiente 2 é assim recebido e alinhado no dispositivo 1.
Nas figuras 4 e 5 pode ver-se que uma superfície de apoio 13 é prevista numa região entre a secção anelar 12 e o dispositivo de alinhamento 11. A superfície de apoio 13 estabelece uma relação de apoio com uma parte predominante do lado superior 3 do recipiente 2. No exemplo mostrado na Figura 4, o recipiente 2 é uma garrafa, cujo rebordo superior do gargalo da garrafa forma a maior parte do lado superior 3 da garrafa. Este rebordo superior do gargalo de garrafa estabelece uma relação de apoio aproximadamente totalmente com a superfície de apoio 13.
Na Figura 5 pode-se ver que a base se estende num plano E. 0 dispositivo de alinhamento 11 estende-se numa direção h aproximadamente perpendicular à base 6. Além disso, a secção anelar 12 estende-se numa direção h aproximadamente perpendicular à base 6. 0 dispositivo de alinhamento 11 é cónico e apresenta uma forma substancialmente troncocónica. 0 dispositivo de alinhamento 11 e a secção anelar 12 estendem-se aproximadamente na mesma direção. É também concebível que o dispositivo de alinhamento 11 apresente uma forma diferente, por exemplo, uma forma substancialmente cilíndrica, ou uma forma substancialmente cónica. Independentemente da forma, é concebível que o dispositivo de alinhamento 11 se estenda numa direção diferente da secção anelar 12. Isto é vantajoso, por exemplo, quando o recipiente 2 apresenta uma abertura 5 oblíqua. 0 dispositivo de alinhamento 11 estende-se numa direção aproximadamente vertical, e apresenta uma extensão vertical hn. A secção anelar 12 também se estende numa direção aproximadamente vertical, e apresenta uma extensão vertical h12. Ambas as extensões verticais hn, h12 têm aproximadamente o mesmo nível, isto é, o dispositivo de alinhamento 11 estende-se desde a base 6 a aproximadamente a mesma distância na direção do recipiente 2 que a secção anelar 12.
Na Figura 4, o gargalo de uma garrafa 2 é representado na imagem. 0 dispositivo de alinhamento 12 encaixa, pelo menos parcialmente, na abertura da garrafa 2. A extensão vertical hn do dispositivo de alinhamento 11 é um pouco menor do que a extensão vertical h12 da secção anelar 12. Em particular, em garrafas, é vantajoso que a extensão vertical hn do dispositivo de alinhamento 11 seja maior do que a extensão vertical hn da secção anelar 12. 0 dispositivo de alinhamento 11 pode, então, encaixar-se profundamente no recipiente, isto é, dentro da garrafa 2.
No caso de outros recipientes, tais como copos ou canecas, mas também em certas formas de garrafas, é vantajoso que a extensão vertical hn da secção anelar seja maior do que a extensão vertical hn do dispositivo de alinhamento 11. A Figura 6 e a Figura 7 mostram uma secção anelar 12. A secção anelar 12 apresenta uma interrupção 17. A interrupção 17 estende-se completamente através da secção anelar 12. No entanto, a interrupção 17 pode estender-se apenas parcialmente através da secção anelar 12. A Figura 8 ilustra um sistema de receção 13 de acordo com a invenção para receber recipientes 2. 0 sistema de receção 13 apresenta um primeiro dispositivo la e um segundo dispositivo lb bem como uma pluralidade de recipientes 2. 0 primeiro dispositivo la apresenta uma secção de contacto 10a. O segundo dispositivo lb apresenta uma secção de contacto 10b. A secção de contacto 10a do primeiro dispositivo la está em contacto com o lado que tem a abertura 5, isto é, com o lado superior 3 do recipiente 2. A secção de contacto 10b do segundo dispositivo lb está em contacto com o lado oposto à abertura 5, isto é, com o lado inferior 4 do recipiente 2.
As secções de contacto 10a, 10b dos primeiro ou segundo dispositivos la, lb estão viradas umas para as outras. O primeiro dispositivo la e o segundo dispositivo lb são idênticos em construção. Pode ser visto que o primeiro lado 7a da base 6a do primeiro dispositivo la, bem como o primeiro lado 7b da base 6b do segundo dispositivo lb estão a apontar para baixo, no alinhamento mostrado na Figura 8. O segundo lado 8a da base 6a do primeiro dispositivo la, bem como o segundo lado 8b da base 6b do segundo dispositivo lb por sua vez estão a apontar para cima, no alinhamento mostrado na Figura 8. O recipiente 2 está em contacto, com o seu lado inferior 4, com a secção de contacto 10b no segundo lado 8b da base 6b do segundo dispositivo lb. O recipiente 2 está em contacto com o seu lado superior 3 com a secção de contacto 10a no primeiro lado 7a da base 6a do primeiro dispositivo la.
Desta forma, os recipientes 2 são recebidos e alinhados pelo sistema de receção 13. Neste caso podem, pelo menos, ser recebidos tantos recipientes 2 quantas secções de contacto 10a, 10b forem fornecidas. O dispositivo de alinhamento 11 do primeiro dispositivo la encaixa, pelo menos parcialmente, na abertura 5 do respetivo recipiente 2, e orienta o recipiente 2 no interior do sistema de receção 13. Além disso, o dispositivo de alinhamento 11 que encaixa na abertura 5 estabiliza o recipiente 2, em particular contra a rotação, inclinação ou contra um movimento combinado de rotação e inclinação. O segundo dispositivo lb apresenta um compartimento 18 que se projeta lateralmente em relação recipiente. Este compartimento 18 também estabiliza os recipientes 2 dentro do sistema de receção 13, em particular contra a inclinação.
Assim, é uma vantagem do sistema de receção 13 de acordo com a invenção, que tanto o primeiro dispositivo 1, como o segundo dispositivo lb segurem os recipientes 2 contra a rotação e/ou inclinação. Isto torna possível, por exemplo, o transporte de recipientes vazios recolhidos, em que os recipientes vazios estão seguros no sistema de receção 13 contra uma inclinação ou queda. A altura das paredes laterais 15a, 15b do primeiro ou do segundo dispositivo la, lb pode, neste caso, ser muito menor em comparação com os sistemas de receção conhecidos, tais como, por exemplo, grades de bebidas. As paredes laterais 15a, 15b também podem ser totalmente omitidas. A Figura 9 mostra o sistema de receção 13 de acordo com a invenção quando se recebem recipientes fechados 2. Os recipientes 2, neste exemplo são garrafas que são fechadas com um fecho 14, como por exemplo, uma carica.
Neste caso, a secção de contacto 10a no segundo lado 8a da base 6a do primeiro dispositivo la está em contacto com o lado superior 3 do recipiente 2. Ao mesmo tempo, a secção de contacto 10b no primeiro lado 7b da base 6b do segundo dispositivo lb está em contacto com o lado inferior 4 do recipiente 2.
Como pode ser visto a partir de uma comparação das Figuras 8 e 9, uma função de mudança do sistema de receção 13 é proposta, em que o primeiro dispositivo la e o segundo dispositivo lb são mudados, dependendo se o recipiente 2 a receber está aberto (Figura 8) ou fechado (Figura 9).
Com o sistema de receção 13 de acordo com a invenção, podem, por exemplo, ser recebidas garrafas, em particular sob a forma de unidades embaladas de papelão, em respetivamente agrupamentos de recipientes embalados com quatro, seis, oito ou dez garrafas. São conhecidos os chamados sixpacks, que são um agrupamento de recipientes com seis garrafas cada.
Estes agrupamentos de recipientes podem ser recebidos pelo sistema de receção 13, na disposição mostrada na Figura 9. Também podem ser recebidas garrafas individuais fechadas pelo sistema de receção 13, na disposição mostrada na Figura 9.
Como já foi mencionado acima, é uma vantagem do dispositivo de acordo com a invenção la, lb, que a altura das paredes laterais 15, 16, em comparação com os dispositivos conhecidos, possa ser substancialmente reduzida, em que os recipientes 2 fiquem ainda assim suficientemente seguros. Isto por sua vez tem um efeito positivo sobre o sistema de receção 13 para receber recipientes fechados 2. A reduzida altura das paredes laterais 15, 16, ou uma omissão das paredes laterais 15, 16, conduz a uma boa visibilidade e acessibilidade a partir do exterior. Por exemplo, um comprador, que pretenda adquirir um recipiente 2 ou um agrupamento de recipientes com uma pluralidade de recipientes 2, só tem de retirar o recipiente 2 ou o agrupamento de recipientes. Para um vendedor, por sua vez, surge a vantagem, por exemplo, de poder deixar o recipiente 2 ou o agrupamento de recipientes no sistema de receção 13, uma vez que o cliente tem sempre uma visão clara a partir do exterior sobre o recipiente 2 que ai se encontra.
Além disso, os dispositivos la, lb são empilháveis. Aqui, a reduzida altura das paredes laterais 15, 16 é positiva uma vez que a altura da pilha dos dispositivos la, lb é menos pronunciada, em comparação com os dispositivos de receção conhecidos. A invenção tem sido descrita em parte, por meio de exemplo, com recipientes formados como garrafas. No entanto, é evidente que o dispositivo de acordo com a invenção é também adequado para receber outros recipientes, tais como, por exemplo latas, copos, canecas e similares. 0 termo "anelar", como na linguagem quotidiana, deve ser entendido como o contorno "que se encerra a si mesmo". Uma estrutura anelar não tem, por conseguinte, de ser necessariamente redonda ou perfeitamente redonda ou circular.
Os termos "lado superior" e "lado inferior" são aqui utilizados como forma de ilustração e clareza, bem como para uma melhor compreensão da invenção, particularmente com referência às figuras. É para ser entendido que o dispositivo e o recipiente podem ser colocados de cabeça para baixo, ou em qualquer outra orientação, desde que o alinhamento do dispositivo e do recipiente de acordo com a invenção seja mantido em relação um ao outro. Por outras palavras, um "lado superior" do recipiente trata-se de um primeiro lado do recipiente virado para o dispositivo de acordo com a invenção. Um "lado inferior" do recipiente trata-se de um segundo lado do recipiente, que está virado para o lado oposto do dispositivo de acordo com a invenção. Ou seja, num sistema de receção de acordo com a invenção, que apresenta dois dispositivos de acordo com a invenção, um "lado superior" do recipiente trata-se de um lado do recipiente virado para o primeiro dispositivo e de um lado do recipiente virado para o lado oposto do segundo dispositivo e um " lado inferior" trata-se de um lado do recipiente virado para o lado oposto do primeiro dispositivo e de um lado do recipiente virado para o segundo dispositivo.
Lisboa, 21 de abril de 2017

Claims (13)

  1. REIVINDICAÇÕES
    1. Sistema de receção (13) com um primeiro e um segundo dispositivo (la, lb) e uma pluralidade de recipientes (2) recebidos entre os dois dispositivos, cada um tendo um lado superior (3), um lado inferior (4) e uma abertura (5) que pode ser fechada, em que ambos os dispositivos (la, lb) apresentam respetivamente: uma base (6a, 6b) com um primeiro lado (7a, 7b) e um segundo lado (8a, 8b) disposto no lado oposto ao primeiro lado (7a, 7b), em que o primeiro lado (7a, 7b) apresenta uma superfície de contacto (9) para a pluralidade de recipientes (2), em que a superfície de contacto (9) apresenta secções de contacto (10a, 10b), e em que cada secção de contacto (10a, 10b) está associada a um da pluralidade de recipientes (2) em que uma secção de contacto (10a, 10b) apresenta, sobre o respetivo primeiro lado do dispositivo, um dispositivo de alinhamento (11) para alinhar o recipiente (2) associado a cada secção de contacto (10a, 10b), e em que o dispositivo de alinhamento (11) é concebido para, pelo menos parcialmente, encaixar numa abertura (5) de um respetivo recipiente aberto (2) , caracterizado por, na receção de recipientes abertos (2), as secções de contacto (10a, 10b) no primeiro lado (7a) da base (6a) do primeiro dispositivo (la), estarem em contacto com o lado do recipiente (2) que tem a abertura (5), e o respetivo dispositivo de alinhamento (11) encaixar, pelo menos parcialmente, na abertura do recipiente (2), e as secções de contacto (10a, 10b) no segundo lado (8b) da base (6b) do segundo dispositivo (lb) estarem em contacto com o lado do recipiente (2) virado para o lado oposto da abertura (5), e por, na receção de recipientes fechados (2), as secções de contacto (10a, 10b) no segundo lado (8a) da base (6a) do primeiro dispositivo (la), estarem em contacto com o lado do recipiente (2) que tem a abertura (5) e as secções de contacto (10a, 10b), no primeiro lado (7b) da base (6b) do segundo dispositivo (lb) estarem em contacto com o lado do recipiente (2) virado para o lado oposto da abertura (5).
  2. 2. Sistema de receção (13) de acordo com a reivindicação 1, em que o dispositivo de alinhamento (11) está disposto aproximadamente no centro, no interior da secção de contacto (10a, 10b) .
  3. 3. Sistema de receção (13) de acordo com qualquer uma das reivindicações anteriores, em que as dimensões exteriores (dn) do dispositivo de alinhamento (11) correspondem, pelo menos parcialmente, a aproximadamente as dimensões (d5) da abertura (5) do respetivo recipiente associado (2).
  4. 4. Sistema de receção (13) de acordo com qualquer uma das reivindicações anteriores, em que a secção de contacto (10a, 10b) apresenta uma secção anelar (12) cuja dimensão interior (di2) corresponde aproximadamente às dimensões exteriores (D2) do lado (3) do recipiente (2) que tem a abertura (5).
  5. 5. Sistema de receção (13) de acordo com qualquer uma das reivindicações anteriores, em que a secção de contacto (10a, 10b) apresenta uma secção anelar (12) e o dispositivo de alinhamento (11) está disposto no interior da secção anelar (12) .
  6. 6. Sistema de receção (13) de acordo com a reivindicação 5, em que entre a secção anelar (12) e o dispositivo de alinhamento (11) está prevista uma superfície de apoio (13), a qual estabelece uma relação de apoio com uma parte predominante do lado do recipiente aberto (2), que tem a abertura (5).
  7. 7. Sistema de receção (13) de acordo com qualquer uma das reivindicações anteriores, em que o dispositivo de alinhamento (11) se estende numa direção (h) aproximadamente perpendicular à base (6a, 6b).
  8. 8. Sistema de receção (13) de acordo com qualquer uma das reivindicações anteriores, em que a secção de contacto (10a, 10b) apresenta uma secção anelar (12), que se estende numa direção (h) aproximadamente perpendicular à base (6a, 6b).
  9. 9. Sistema de receção (13) de acordo com qualquer uma das reivindicações anteriores, em que a secção de contacto (10a, 10b) apresenta uma secção anelar (12), em que a secção anelar (12) e o dispositivo de alinhamento (11) se estendem aproximadamente na mesma direção.
  10. 10. Sistema de receção (13) de acordo com a reivindicação 8 ou 9, em que o dispositivo de alinhamento (11) e a secção anelar (12) apresentam, cada um, uma extensão vertical (hu, hi2> , em que a extensão vertical (hu) do dispositivo de alinhamento (11) e a extensão vertical (hi2) da secção anelar (12) têm aproximadamente o mesmo nível.
  11. 11. Sistema de receção (13) de acordo com a reivindicação 8 ou 9, em que o dispositivo de alinhamento (11) e a secção anelar (12) apresentam, cada um, uma extensão vertical (hu, hi2) , em que a extensão vertical (hu) do dispositivo de alinhamento (11) é menor do que a extensão vertical (hi2) da secção anelar (12) , de preferência menor em cerca de três quartos, mais preferencialmente menor em cerca de metade, e especialmente de preferência menor em cerca de um quarto.
  12. 12. Sistema de receção (13) de acordo com a reivindicação 8 ou 9, em que o dispositivo de alinhamento (11) e a secção anelar (12) apresentam, cada um, uma extensão vertical (hu, hi2) , em que a extensão vertical (hu) do dispositivo de alinhamento (11) é maior do que a extensão vertical (hi2) da secção anelar (12), de preferência maior em cerca de um quarto, mais preferencialmente maior em cerca de metade, e especialmente de preferência maior em cerca de três quartos.
  13. 13. Sistema de receção (13) de acordo com qualquer uma das reivindicações anteriores, em que a secção de contacto (10a, 10b) apresenta uma secção anelar (12), em que a secção anelar (12) apresenta uma ou mais interrupções (17). Lisboa, 21 de abril de 2017
PT151603461T 2014-08-01 2015-03-23 Dispositivo para receção e alinhamento de recipientes PT2979989T (pt)

Applications Claiming Priority (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
EP14179578 2014-08-01

Publications (1)

Publication Number Publication Date
PT2979989T true PT2979989T (pt) 2017-05-04

Family

ID=52814816

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
PT151603461T PT2979989T (pt) 2014-08-01 2015-03-23 Dispositivo para receção e alinhamento de recipientes

Country Status (6)

Country Link
EP (1) EP2979989B1 (pt)
DK (1) DK2979989T3 (pt)
ES (1) ES2623632T3 (pt)
HU (1) HUE034528T2 (pt)
PL (1) PL2979989T3 (pt)
PT (1) PT2979989T (pt)

Family Cites Families (6)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
FR2637264B1 (fr) * 1988-09-30 1991-04-05 Bsn Emballage Plateau intercalaire pour la constitution de charges palettisables a partir de lits superposes de recipients
NO302114B1 (no) * 1996-04-29 1998-01-26 Dyno Ind Asa Stablebrett for flasker
NO304485B1 (no) * 1997-02-28 1998-12-28 Georg Osbakk Brett for lagring og transport av stÕende flasker
FI990682A0 (fi) * 1999-03-26 1999-03-26 Oyj Hartwall Abp Kuljetustarjotin pulloja varten ja tarjottimen kanssa käytettävä pullopakkaus
DE102005029304A1 (de) * 2005-06-22 2007-01-04 Delbrouck Gmbh Vorrichtung zum Transport von Flaschen und/oder Gebinden
US9227776B2 (en) * 2012-12-16 2016-01-05 Karl Ronald Chapel Tray for transporting horticultural containers

Also Published As

Publication number Publication date
PL2979989T3 (pl) 2017-08-31
EP2979989B1 (de) 2017-03-01
DK2979989T3 (en) 2017-05-15
EP2979989A1 (de) 2016-02-03
HUE034528T2 (en) 2018-02-28
ES2623632T3 (es) 2017-07-11

Similar Documents

Publication Publication Date Title
US9586803B1 (en) Bottle rack dispenser apparatus
US5590805A (en) Fruit box
US6702115B1 (en) Packaging arrangement
US6325210B1 (en) Wine bottle package
US10507950B2 (en) Shipping insert
DK148376B (da) Bakke til udbringning og servering af mad- og drikkevarer og med mindst en fatning til optagelse af baegerformede beholdere af forskellige stoerrelser
JP2007051010A (ja) 保管装置
CA2755127C (en) Multiple cap size bottle crate
PT2639168E (pt) Caixa de transporte e de apresentação
ES2746357T3 (es) Frasco de comida de boca ancha que tiene superficies de soporte primaria y secundaria
HU220513B1 (hu) Göngyölegtálca palackokhoz
BR112014018671B1 (pt) sistema de palete
JP2010520124A (ja) 瓶および瓶用包装
US9016514B2 (en) Beverage container holder
US20210130059A1 (en) Bottle shipping packaging
PT2979989T (pt) Dispositivo para receção e alinhamento de recipientes
US2071847A (en) Bottle
JP3170996U (ja) カップホルダー
FI111926B (fi) Pakkaus pulloja varten
ES2273612B1 (es) Mejoras introducidas en el objeto de la patente principal n. 200601062 por "recipiente para comidas".
US20120261291A1 (en) Stable stacked multipack assembly including stackable packing units and method for providing same
EP3251963A1 (en) Transport container
JP4674359B2 (ja) 運搬用容器
US11345529B2 (en) Packaging insert for individual containers
EP1466837A1 (en) Transportation tray for bottles