PT2954990T - Dispositivo de perfuração de uma película - Google Patents

Dispositivo de perfuração de uma película Download PDF

Info

Publication number
PT2954990T
PT2954990T PT141721795T PT14172179T PT2954990T PT 2954990 T PT2954990 T PT 2954990T PT 141721795 T PT141721795 T PT 141721795T PT 14172179 T PT14172179 T PT 14172179T PT 2954990 T PT2954990 T PT 2954990T
Authority
PT
Portugal
Prior art keywords
film
drilling
conveyor belt
flat surface
support structure
Prior art date
Application number
PT141721795T
Other languages
English (en)
Inventor
Henry Schloesser Frédéric
Paula Fluzin Mireille
Original Assignee
Diopass Sprl
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Diopass Sprl filed Critical Diopass Sprl
Publication of PT2954990T publication Critical patent/PT2954990T/pt

Links

Classifications

    • BPERFORMING OPERATIONS; TRANSPORTING
    • B26HAND CUTTING TOOLS; CUTTING; SEVERING
    • B26FPERFORATING; PUNCHING; CUTTING-OUT; STAMPING-OUT; SEVERING BY MEANS OTHER THAN CUTTING
    • B26F1/00Perforating; Punching; Cutting-out; Stamping-out; Apparatus therefor
    • B26F1/18Perforating by slitting, i.e. forming cuts closed at their ends without removal of material
    • B26F1/20Perforating by slitting, i.e. forming cuts closed at their ends without removal of material with tools carried by a rotating drum or similar support
    • BPERFORMING OPERATIONS; TRANSPORTING
    • B26HAND CUTTING TOOLS; CUTTING; SEVERING
    • B26FPERFORATING; PUNCHING; CUTTING-OUT; STAMPING-OUT; SEVERING BY MEANS OTHER THAN CUTTING
    • B26F1/00Perforating; Punching; Cutting-out; Stamping-out; Apparatus therefor
    • B26F1/38Cutting-out; Stamping-out
    • B26F1/44Cutters therefor; Dies therefor

Landscapes

  • Life Sciences & Earth Sciences (AREA)
  • Forests & Forestry (AREA)
  • Engineering & Computer Science (AREA)
  • Mechanical Engineering (AREA)
  • Perforating, Stamping-Out Or Severing By Means Other Than Cutting (AREA)
  • Magnetic Heads (AREA)
  • Formation Of Insulating Films (AREA)
  • Manufacturing Of Printed Circuit Boards (AREA)
  • Auxiliary Devices For And Details Of Packaging Control (AREA)

Description

DESCRIÇÃO "DISPOSITIVO DE PERFURAÇÃO DE UMA PELÍCULA" A presente invenção refere-se a um dispositivo de perfuração de uma película em rolo que compreende meios de alimentação da película em rolo, pelo menos um elemento de perfuração que apresenta uma posição de perfuração da referida película em rolo e uma posição recolhida, assim como meios de recepção da referida película perfurada alimentada.
Geralmente, um tal dispositivo é acoplado a uma máquina de embalar destinada a embalar recipientes, tais como garrafas ou latas. Desta forma, o dispositivo de perfuração integrado na máquina de embalar permite obter uma película pré-perfurada, antes da embalagem dos recipientes. A película, de perferência termo-retráctil, obtida pode então ser usada para embalar uma série de recipientes. 0 documento FR 2986509 divulga um tal dispositivo de perfuração integrado com uma tal máquina de embalar. A figura 3 do documento ilustra um dispositivo de perfuração que compreende um primeiro rolo equipado com uma lâmina encaixada que actua como elemento de perfuração e um segundo rolo munido de uma ranhura disposta para receber a lâmina acima referida. Os primeiro e segundo rolos são sensivelmente contíguos de tal modo gue a película em rolo é comprimida, mantida e conduzido ao longo de uma superfície de guiamento.
Assim, quando a película é alimentada para o dispositivo, ela é desenrolada para chegar à altura dos dois rolos contíguos acima referidos. Quando a película atinge os primeiro e segundo rolos, adopta a superfície cilíndrica do segundo rolo para ser perfurada pela lâmina que está na posição de perfuração e disposta perpendicularmente à superfície da película. Deste modo, os dois rolos seguram e esticam a película de ambos os lados da ranhura no momento da perfuração, o que também pode complicar o controle da velocidade de desenrolamento da película. À saída da perfuração, a lâmina adopta a sua posição recolhida e a película continua a sua progressão na máquina de embalar.
Este dispositivo de perfuração apresenta o inconveniente de poder provocar o rasgamento da película. Com efeito, os dois rolos são contíguos e comprimem de tal forma a película que podem conduzir que a mesma se rasgue antes, durante ou depois da perfuração.
Além disso, a forma da perfuração obtida na película utilizando o dispositivo divulgado é limitada pela forma do objecto cortante do primeiro rolo que deve ser capaz de alojar-se na forma predefinida da ranhura do rolo oposto. No referido documento, o único objecto cortante utilizado é uma lâmina que deve ser recebida pela ranhura. A utilização do dispositivo explicado é fortemente limitada para os utilizadores, que são forçados a perfurar a sua película utilizando um único elemento de perfuração que apenas proporciona uma forma de perfuração.
Finalmente, é evidente que a localização das perfurações é predefinida e que as perfurações são obtidas com a mesma distância de espaçamento. Por conseguinte, quando a distância entre duas perfurações tem que ser modificada, é indespensável substituir o primeiro e segundo rolos por rolos que têm um diâmetro maior ou menor. 0 dispositivo conhecido limita-se, portanto, a proporcionar ao utilizador um único tipo de padrão com apenas um tipo de espaçamento possível.
Finalmente, o dispositivo divulgado torna difícil o acesso à película, porque os dois rolos são contíguos. Assim, quando um elemento fica bloqueado na ranhura do segundo rolo, o acesso à película torna-se difícil. A manutenção de um tal dispositivo é igualmente grandemente limitada.
Pelas razões acima expostas, parece que o dispositivo divulgado não permite obter uma pefuração de qualidade com uma precisão fiável e uma reprodutibilidade que seja garantida e assegurada ao longo do tempo. A flexibilidade de utilização de um tal dispositivo também está fortmente limitada, enquanto as necessidades dos utilizadores neste domínio de aplicação estão a aumentar. A invenção tem como objectivo superar os inconvenientes da técnica anterior ao proporcionar um dispositivo de perfuração polivalente, que apresenta flexibilidade, tão esperada pelos utilizadores, que é fiável e cujas perfurações são precisas, garantidas e reprodutíveis.
Actualmente existe uma necessidade real de fornecer um dispositivo de perfuração capaz de proporcionar uma pluralidade de perfurações com formas variadas e que possa garantir uma perfuração de uma película desenrolada em contínuo, por exemplo, numa linha de impressão.
Para resolver os problemas acima mencionados, é proporcionado, de acordo com a invenção, um dispositivo de perfuração, tal como indicado no início, caracterizado por compreender ainda: - uma correia transportadora que apresenta uma superfície plana penetrável por, pelo menos, um elemento de perfuração acima referido, que tem uma velocidade de deslocamento predeterminada e que está disposta para receber a película que se desenrola sobre a superfície acima referida e transportá-la sobre a mesma á referida velocidade predeterminada num sentido predeterminado, - um molinete que apresenta um eixo de rotação que está disposto paralelamente à referida superfície plana, a uma distância da mesma e perpendicularmente ao referido sentido predeterminado de deslocamento da referida película sobre a referida superfície plana da correia transportadora e em torno do qual é accionada em rotação, pelo menos, uma estrutura de suporte munida de, pelo menos, um elemento de perfuração acima referido, e - em que, na referida posição de perfuração da película em rolo, o referido pelo menos um elemento de perfuração perfura a película e penetra, pelo menos parcialmente, através da superfície plana da referida correia transportadora. A correia transportadora do dispositivo de perfuração da presente invenção oferece várias vantagens.
Por um lado, ela apresenta uma superfície plana que permite receber e transportar a película em rolo a uma velocidade predeterminada e num sentido predeterminado. Assim, quando a película em rolo atinge a superfície plana da correia transportadora, ela é conduzida sensivelmente à velocidade de deslocamento predeterminada da correia transportadora e segundo o sentido predeterminado da mesma. Assim, a película é desenrolada sobre uma superfície plana, o que facilita grandemente a sua perfuração por um ou mais elementos de perfuração. Com efeito, no momento da perfuração, a película mantém-se suportada pela correia transportadora sem a possibilidade de ser esticada pelos elementos de perfuração. A perfuração é, pois, precisa uma vez que é feita sobre uma superfície sensivelmente plana e o elemento de perfuração é tal que, na posição de perfuração, não só atravessa a película, mas, além disso, penetra a correia transportadora na qual ele atravessa a superfície plana.
Assim, a superfície plana penetrável da correia transportadora facilita a perfuração da película que ela transporta e pode ser penetrada por qualquer elemento de perfuração, seja qual for a sua forma. 0 molinete de acordo com a invenção é particularmente vantajoso na medida em que o seu eixo de rotação está disposto a uma certa distância da superfície plana da correia transportadora. Prescinde-se da utilização de dois rolos contíguos que comprimem a película e correm o risco de rasgá-la durante o desenrolamento. Além disso, a disposição do molinete a uma certa distância da correia transportadora torna mais fácil o acesso à película, ao contrário da técnica anterior que utilizava dois rolos contíguos. Portanto, no caso de manutenção ou de avaria do dispositivo, a disposição de cada elemento que forma o dispositivo de perfuração de acordo com a invenção facilita o acesso à película.
Além disso, a referida pelo menos uma estrutura de suporte do molinete pode estar munida com, pelo menos, um elemento de perfuração que pode ser facilmente substituído por um outro, de modo a adaptar a forma das perfurações na película.
Assim, é evidente que o dispositivo de perfuração de acordo com a invenção permite realizar perfurações precisas, fiáveis e reprodutíveis com uma qualidade assegurada.
Para os fins da presente invenção, entende-se pela expressão "superfície plana penetrável" da correia transportadora, uma correia transportadora que apresenta na sua superfície um material que é capaz de ser penetrado por um elemento de perfuração de acordo com a presente invenção. Assim, o material da superfície da correia transportadora pode apresentar-se sob a forma de uma escova, de pêlos, de um feltro, de uma espuma, de uma combinação destes ou de qualquer outro material que possa ser penetrado e que não limite a forma do elemento de perfuração.
Vantajosamente, a referida correia transportadora apresenta na referida superfície plana um primeiro vector de velocidade predeterminado e o referido pelo menos um elemento de perfuração apresenta, na posição de perfuração, um segundo vector de velocidade predeterminado que é idêntico ao referido primeiro vector de velocidade predeterminado .
No contexto da presente invenção, entende-se por "vector de velocidade" um vector que é definido por um valor, um sentido e uma direcção. Praticamente, o "primeiro vector de velocidade" refere-se à correia transportadora. Quando a correia transportadora é deslocada e recebe a película a transportar, o "primeiro vector de velocidade" apresenta um sentido e uma direcção correspondente ao sentido de desenrolamento da película e da correia transportadora. A velocidade predeterminada da correia transportadora define a intensidade (o valor) deste "primeiro vector de velocidade". Assim, a correia transportadora desloca-se com a película a uma determinada velocidade, num sentido e numa direcção predefinida que são representados por esse "primeiro vector de velocidade". 0 elemento de perfuração apresenta numerosos vectores de velocidade pois ele roda em torno do eixo de rotação do molinete. No entanto, o vector de velocidade de interesse no contexto da presente invenção diz respeito ao denominado "segundo vector de velocidade", que se refere ao do elemento de perfuração na posição de perfuração. 0 "segundo vector de velocidade" é dirigido e orientado no mesmo sentido que o "primeiro vector de velocidade" da correia transportadora. Assim, na posição de perfuração, o elemento de perfuração atinge a película à mesma velocidade desta últina, o que evita ter de comprimir e interromper a película durante a perfuração. 0 "primeiro vector de velocidade" de acordo com a invenção é paralelo ao "segundo vector de velocidade".
Isto tem a vantagem de que a perfuração é realizada sem ter de se segurar ou esticar a película durante a perfuração, uma vez que o elemento de perfuração atinge a superfície da película a ser perfurada com a mesma velocidade de deslocamento desta última, enquanto a totalidade da película é suportada pela correia transportadora.
Num modelo de realização particular, o referido pelo menos um elemento de perfuração apresenta uma superfície sensivelmente plana disposta de modo a estar em contacto com a superfície plana da correia transportadora. Durante a perfuração da película, a superfície do elemento de perfuração, a superfície da película e a superfície plana da correia transportadora estendem-se assim sensivelmente no mesmo plano. Isto tem a consequência de que, após a perfuração, o pelo menos um elemento de perfuração suportado pela estrutura de suporte é facilmente retirado da película ao sair com facilidade do plano da superfície plana da correia transportadora quando é accionado em rotação em torno do eixo do molinete. Desta forma, o elemento de perfuração deixa a película e a superfície plana da correia transportadora para a sua posição recolhida, sem o risco de rasgar a película que pode continuar a desenrolar-se facilmente.
Além disso, a vantagem deste modelo de realização situa-se ao nível da mudança do referido pelo menos um elemento de perfuração que se tornou fácil. Com efeito, cada elemento de perfuração pode apresentar uma forma de corte diferente sobre uma superfície sensivelmente plana, o que facilita a substituição por outras formas de corte, que apresentam, vantajosamente, também uma superfície plana. 0 dispositivo de acordo com a invenção não está, pois, limitado a uma só forma de corte.
De acordo com um modelo de realização preferido da presente invenção, o referido pelo menos um membro elemento de perfuração compreende uma face frontal munida de elementos cortantes e uma face dorsal disposta para ser recebida pela referida pelo menos uma estrutura de suporte.
Vantajosamente, a referida pelo menos uma estrutura de suporte apresenta um eixo de rotação em torno do qual roda, pelo menos, um elemento de perfuração. Desta forma, os elementos de perfuração de acordo com a invenção rodam de forma sincronizada em relação ao eixo de rotação da estrutura de suporte e ao eixo de rotação do molinete.
De acordo com um modelo de realização vantajoso do dispositivo de acordo com a invenção, este último compreende, pelo menos, um molinete adicional disposto em frente de uma superfície plana adicional da correia transportadora, também ela destinada a receber a película. Desta forma, o dispositivo pode compreender, por exemplo, uma correia transportadora entre dois molinetes para realizar as perfurações na película que é desenrolada em dois locais sucessivos.
De maneira muito vantajosa, o dispositivo de acordo com a invenção compreende, pelo menos, uma correia transportadora suplementar e sobre este última, pelo menos, uma superfície plana suplementar para receber a película adicional. Desta forma, o dispositivo de perfuração de acordo com a invenção pode, por exemplo, compreender um molinete situado entre duas correias transportadoras para realizar as perfurações na película que é desenrolada em dois locais sucessivos.
Preferencialmente, a referida correia transportadora pode ser montada em, pelo menos, dois cilindros dispostos para entrarem em rotação. Desta forma, a correia transportadora é suportada por, pelo menos, dois cilindros, de preferência quatro cilindros, de modo a proporcionar uma superfície suficientemente plana da correia transportadora, por exemplo, entre dois destes cilindros.
De preferência, o eixo do molinete apresenta uma primeira e uma segunda extremidades, cada uma munida de uma parede lateral e de pelo menos uma estrutura de suporte acima referida que se estende desde uma parede lateral até à outra.
Num modelo de realização particularmente vantajoso do dispositivo de acordo com a invenção, o referido dispositivo compreende, pelo menos, uma guia, tal como um cilindro, para ajustar o espaçamento entre cada padrão de perfuração. Este modelo de realização será preferido quando o dispositivo de perfuração de acordo com a invenção compreende um molinete situado entre duas correias transportadoras.
Além disso, num modelo de realização particular, a velocidade predeterminada da correia transportadora está compreendida entre 20 e 400 metros por minuto (m/min), de preferência entre 100 e 350 m/min, mais preferencialmente entre 150 e 350 m/min, vantajosamente entre 200 e 350 m/min.
Vantajosamente, o referido pelo menos um elemento de perfuração apresenta uma forma geométrica seleccionada a partir do grupo constituído pelo semicírculo, pelo círculo, por uma parte de um círculo tal como o arco de círculo, pelo quadrado, por uma linha recta, por uma linha curva, por um rectângulo, por um triângulo, ou por combinações dos mesmos.
Este modelo de realização particular apresenta um interesse bastante vantajoso para o dispositivo de acordo com a invenção porque responde ás necessidades dos utilizadores que desejam dispor de um dispositivo de perfuração polivalente. Com efeito, o pelo menos um elemento de perfuração pode ser substituído se desejado, para se obter a forma de perfuração desejada. Por exemplo, se o utilizador deseja realizar uma perfuração em forma de quadrado, basta-lhe utilizar um elemento de perfuração que apresenta uma forma geométrica quadrada fornecida com o dispositivo, de o fixar na estrutura de suporte e de fazer funcionar o dispositivo para obter o padrão seleccionado na película perfurável. Além disso, a substituição de um elemento de perfuração é facilitada pelo dispositivo de acordo com a invenção uma vez que, não só o acesso à película está garantido, mas o acesso a, pelo menos, um elemento de perfuração é fácil.
Outros modelos de realização do dispositivo de perfuração de acordo com a invenção são indicados nas reivindicações anexas. A presente invenção refere-se igualmente a uma linha de impressão que compreendendo o dispositivo de perfuração de acordo com a presente invenção. 0 dispositivo de perfuração é tal que ele pode ser integrado numa linha de impressão, o que é particularmente inesperado em relação aos actuais dispositivso de perfuração que não podem assegurar uma perfuração à mesma velocidade daquela com que a película é desenrolada.
Outros modelos de realização da linha de impressão de acordo com a invenção são indicados nas reivindicações anexas. A presente invenção também se refere a uma máquina de embalar que compreende o dispositivo de perfuração de acordo com a invenção.
Outros modelos de realização da máquina de embalar de acordo com a invenção são indicados nas reivindicações anexa
Outras caracteristicas, detalhes e vantagens da invenção irão tornar-se evidentes a partir da descrição dada a seguir, a titulo não limitativo e fazendo referência aos desenhos anexos. A figura 1 é uma vista em perspectiva de um modelo de realização de um dispositivo de perfuração de acordo com a invenção. A figura 2 é uma vista lateral do dispositivo de perfuração representado na figura 1. A figura 3 é uma ilustração em perspectiva de um exemplo de elemento de perfuração que apresenta agulhas cortantes na periferia. A figura 4 é uma vista em perspectiva de uma variante do modelo de realização do dispositivo de acordo com a presente invenção. A figura 5 é uma vista de um molinete vantajoso do dispositivo de acordo com a invenção quando os elementos de perfuração estão na posição de perfuração. A figura 6 é uma representação do molinete da figura 5 quando os elementos de perfuração estão na posição recolhida.
Nas figuras, os elementos idênticos ou análogos têm as mesmas referências.
Nas figuras 1 e 2 está ilustrado um dispositivo de perfuração no qual uma película 1 em rolo é alimentada por dois meios de alimentação 2a, 2b em direcção a uma correia transportadora 4 que apresenta uma superfície plana penetrável 5. A correia transportadora 4 é montada sobre 4 cilindros, mas pode igualmente ser suportada por, pelo menos, 2 cilindros. Pelo menos um destes cilindros é capaz de accionar a correia 4 em movimento de uma maneira conhecida, não representada, e a uma velocidade predeterminada. A película 1 é recebida sobre esta correia 4 e é transportada por ela a essa velocidade.
Como ilustrado nas figuras 1 e 2, quatro molinetes 6 e 6' estão situados em ambos os lados da correia transportadora, dois molinetes 6 estão localizados acima da primeira superfície plana 5 da correia transportadora 4 e dois molinetes 6' estão dispostos por baixo da superfície plana adicional 5' da correia 4. Cada molinete 6 e 6' apresenta um eixo de rotação 7 e 7' em torno do qual roda em revolução uma primeira estrutura de suporte 8A, 8A' que compreende quatro elementos de perfuração 3A, 3A'e uma segunda estrutura de suporte 8B, 8B' que compreende quatro elementos de perfuração 3B, 3B'. 0 eixo de rotação 7 e 7' de cada molinete 6 e 6' é paralelo à superfície da correia 4, e está, pois, disposto perpendicularmente ao sentido de desenrolamento D da película 1, a uma certa distância da mesma. É de notar igualmente que os eixos de rotação 7 e 7' de cada molinete 6 e 6' apresentam, neste exemplo, uma primeira extremidade e uma segunda extremidade, cada uma munida de uma parede lateral 10. Cada estrutura de suporte 8A, 8A' , 8B, 8B' de um molinete 6 e 6' estende-se de uma parede lateral à outra do eixo de rotação 7 e 7'.
No modelo de realização ilustrado nas figuras 1 e 2, os molinetes 6 e 6' situados acima ou abaixo da correia 4 estão ligados um ao outro por meio de uma parede central, que permite dar rigifez à estrutura do molinete. Assim, dois molinetes principais 6 e 6', situados de um lado e do outra da correira transportadora 4, podem ser formados por ligação de dois molinetes 6, 6' por meio de uma parede central. Desta forma, cada molinete principal compreende, assim, em cada uma das suas extremidades, uma parede lateral e uma parede central no seu centro. Não é de excluir que o dispositivo de acordo com a invenção apresente de ambos os lados da correia transportadora 4 quatro molinetes 6 e 6' e, portanto, dois molinetes 6 acima da correia 4 e dois molintes 6' por baixo da correia 4, compreendendo cada molinete, nas suas extremidades, paredes laterais. Os molinetes 6 e 6' são pois de preferência independentes uns dos outros.
Além disso, e de acordo com um modelo de realização preferencial da presente invenção, o dispositivo pode igualmente compreender dois molinetes 6 e 6' situados em cada lado da correia transportadora 4, um acima da primeira superfície plana 5 da correia transportadora 4 e o outro por baixo da superfície plana adicional 5' da correia 4 .
Cada elemento de perfuração 3A, 3B, 3A' e 3B' ilustrado nas figuras 1, 2 apresenta uma face frontal munida de elementos cortantes, tais como agulhas ou uma lâmina, e uma face dorsal sensivelmente plana. Na posição de perfuração P, a face frontal de cada elemento de perfuração 3A, 3B, 3A' e 3B', de preferência os elementos cortantes de cada elemento de perfuração 3A, 3B, 3A' e 3B', pode ou podem assentar na superfície plana penetrável 5 da correia transportadora 4. Desta forma, quando a película 1 é transportada pela correia 4, aquela é mantida entre os elementos de perfuração 3A, 3B, 3A' e 3B', na posição de perfuração P, e a superfície plana 5, 5' sobre a qual assenta a película 1 transportada pela correia 4.
De acordo com um modelo de realização particular, os elementos de perfuração 3A da primeira estrutura de suporte 8A do molinete 6 situado acima da correia transportadora 4 perfuram a película 1, quando estão na posição de perfuração P, enquanto que os elementos de perfuração 3B da segunda estrutura de suporte 8B do molinete 6 não se destinam a perfurar a película nesta configuração preferida. Assim, os elementos de perfuração 3B' do molinete 6', situado por baixo da correia transportadora 4, são aqueles destinados a perfurar a película enquanto que os elementos de perfuração 3A' não estão dispostos para perfurar a referida película 1.
De forma bastante vantajosa, quando os quatro elementos de perfuração 3A da primeira estrutura de suporte 8A do molinete 6 estão na posição de perfuração P, os quatro elementos de perfuração 3B da segunda estrutura de suporte 8B, situada oposta à primeira estrutura de suporte 8A, estão em posição recolhida R. Assim, os quatro elementos de perfuração 3A da primeira estrutura de suporte 8A perfuram a película 1 para, em seguida, entrarem em rotação de 360° e perfurarem novamente. Os quatro elementos de perfuração 3B da segunda estrutura de suporte 8B desempenham, neste modelo de realização particular, simplesmente o papel de contrapeso para os elementos de perfuração 3A da primeira estrutura de suporte 8A. A perfuração proporcionada com este modelo de realização particular, é, assim, ainda mais precisa.
Na disposição particular acima mencionada, as faces frontais A dos elementos de perfuração 3A da estrutura de suporte 8A do molinete 6 estão dirigidas em direcção à película 1. Opostas às faces frontais A dos elementos de perfuração 3A da primeira estrutura de suporte 8A, as faces dorsais B dos elementos de perfuração 3B da segunda estrutura de suporte 8B estão dirigidas em direcção à película 1 para evitar que esses elementos de perfuração 3B entrem em contacto com a película 1. Vantajosamente, os elementos de perfuração 3B da segunda estrutura de suporte 8B podem ser úteis no caso de substituição dos elementos de perfuração 3A da primeira estrutura de suporte 8A. Isto também se aplica ao molinete 6' disposto por baixo da correia transportadora 4.
Entende-se que os elementos de perfuração 3B da segunda estrutura de suporte 8B podem ser substituídos por um outro elemento de forma a poder contrabalançar o peso da primeira estrutura de suporte 8A que compreende os elementos de perfuração 3A. Isto também é válido para o molinete 6' situado por baixo da correia transportadora 4.
Além disso, pode também prever-se que todos os elementos de perfuração 3A, 3B, 3A' e 3B' estejam dispostos para perfurar a película 1.
No exemplo ilustrado nas figuras 1 e 2, o elemento de perfuração apresenta um padrão em forma de 34 de círculo (figura 3) . Entende-se que as formas das perfurações podem variar e, por exemplo, apresentarem uma outra forma tal como uma forma circular, rectilinea, curva, rectangular, quadrada, triangular ou quaisquer outras formas geométricas. É igualmente possível substituir a forma do elemento de perfuração 3A, 3B, 3A' e 3B' por uma outra para, por exemplo, modificar a forma do pré-corte ou para simplesmente substituir um elemento de perfuração 3 usado.
Assim, após a perfuração, a película 1 apresenta uma primeira linha de perfurações que compreende oito 34 de círculo e uma segunda linha que compreende oito ¾ de círculo.
Como pode ser visto nas figuras 1 e 2, estão presentes meios de recepção 12 sob a forma de cilindro. Desta forma, estes últimos recebem a película 1 perfurada para guiá-la em direcção à superfície plana suplementar 5' da correia transportadora 4.
No modelo de realização descrito nas figuras 1 e 2, a película 1 pode ser desenrolada a uma velocidade compreendida entre 20 e 400 metros por minuto (m/min), de preferência entre 100 e 350 m/min, mais preferencialmente entre 150 e 350 m/min, vantajosamente entre 200 e 350 m/min.
Em funcionamento, o dispositivo de perfuração é alimentado de uma película 1 perfurável por meio de cilindros rotativos 2a, 2b que a levam até à primeira superfície plana 5 da correia transportadora 4. A primeira superfície plana 5 da correia transportadora 4 apresenta um primeiro vector de velocidade Vi. 0 sentido e a direcção do primeiro vector de velociadade Vi são aqueles que correspondem ao sentido de desenrolamento da película 1, quando ela é transportada por esta primeira superfície plana 5 da correia 4. Por fim, a intensidade do primeiro vector Vi é igual à da velocidade de deslocamento predeterminada da correia transportadora 4 e, assim, á da película 1 em rolo.
Quando a película 1 atinge a primeira superfície plana 5 da correia 4, os elementos de perfuração 3A estão em posição de perfuração P e perfuram-na ao estarem perpendiculares ao sentido de desenrolamento D da película 1. Assim, na posição de perfuração P, os elementos de perfuração 3A apresentam um segundo vector de velocidade V2 idêntico ao primeiro vector velocidade V2 da primeira superfície plana penetrável 5 da correia 4.
As figuras 1 e 2 permitem colocar em evidência as duas posições dos elementos de perfuração 3A, 3B, 3A' e 3B' a saber, a posição de perfuração P e a posição recolhida R.
Por exemplo, quando os elementos de perfuração 3A e 3B são colocados em rotação em relação à primeira superfície plana 4 da correia 5, eles afastam-se e depois aproximam-se sucessivamente da superfície 5 da correia 4 que transporta a película 1. Assim, quando os elementos de perfuração 3B estão na posição recolhida R, em relação à película 1 em rolo, eles estão afastados em relação à primeira superfície plana 5 e a perfuração da película 1 não tem lugar. Em contraste, quando os elementos de perfuração 3A atingem a primeira superfície plana 5 da correia 4, eles adoptam uma posição de perfuração P que lhes permite perfurar a película 1.
No final da perfuração, os elementos de perfuração 3A ou 3B adoptam a sua posição recolhida R e a película 1 pode, assim, continuar o seu desenrolamento até aos dois cilindros de recepção 12 que a guiam na direcção da segunda superfície plana 5' da correia transportadora 4 onde é realizada a segunda linha de perfuração. Durante a segunda perfuração, os elementos de perfuração 3B' são paralelos à película e perfuram-na as penetrarem na segunda superfície plana 5' da correia transportadora 4 como descrito atrás para a realização da primeira linha de perfurações.
Além disso, quando os elementos de perfuração 3B' do molinete 6', situado por baixo da correia transportadora 4, perfuram a película, eles apresentam igualmente um segundo vector de velocidade V2 idêntico ao primeiro vector de velocidade Vi. Desta vez, o sentido do segundo vector V2 dos elementos de perfuração 3B' da segunda estrutura de suporte 8B' é oposto ao dos elementos de perfuração 3A da primeira estrutura de suporte 8A do molinete 6 localizado acima da correia transportadora 4.
Isto tem a vantagem de podermos integrar o dispositivo de perfuração de acordo com a invenção numa linha de impressão onde é necessário poder perfurar a película 1 mantendo uma velocidade predeterminada sem ter de parar a linha de impressão.
Assim, e como ilustrado nas figuras 1 e 2, a cada perfuração, a correia transportadora 4 serve de suporte aos elementos de perfuração 3A, 3B, 3A' e 3B' gue podem facilmente perfurar a película de forma sucessiva ao atravessarem a primeira superfície 5 plana e, em seguida, a segunda superfície plana (adicional) 5' da correia transportadora 4, mantendo uma velocidade constante de desenrolamento da película. A película 1 assim obtida pode ser utilizada para embalar garrafas, latas ou gualquer outro recipiente. Uma vez embaladas, a extracção de uma garrafa ou de uma lata torna-se fácil graças às perfurações presentes na película que se situa em frente das garrafas ou das latas. Assim, a remoção de uma garrafa ou de uma lata é feita sem termos necessariamente de rasgar toda a película 1 que segura suficientemente as restantes garrafas ou latas na embalagem. A película 1 utilizada no dispositivo de acordo com a invenção pode ser de qualquer tipo e função. No entanto, prefere-se uma película de embalagem 1 que seja termo-retráctil. A figura 3 representa um elemento de perfuração 3 que pode ser posicionado na estrutura de suporte 8, 8', 8A, 8B, 8A' e 8B' do dispositivo de perfuração de acordo com a invenção.
Vantajosamente, a estrutura de suporte 8A, 8B, 8A' e 8B' do dispositivo pode conter uma zona de alojamento na qual se fixa o elemento de perfuração 3. 0 elemento de perfuração 3 apresenta uma superfície sensivelmente plana que está munida de três orifícios que permitem a sua fixação à estrutura de suporte 8A, 8B, 8A' e 8B' do dispositivo de perfuração de acordo com a invenção. Entende-se que o elemento de perfuração 3 pode simplesmente ser preso à estrutura de suporte 8A, 8B, 8A' e 8B' para facilitar a sua substituição. Assim, a estrutura de suporte 8A, 8B, 8A' e 8B' pode compreender meios de alojamento para elementos de perfuração 3. Por exemplo, a estrutura de suporte 8A, 8B, 8A' e 8B' pode compreender ranhuras, estrias ou gargantilhas nas quais o elemento de perfuração 3 pode deslizar, o que facilita a substituição do elemento de perfuração 3.
Além disso, e como mostrado na figura 3, o elemento de perfuração 3 compreende, na periferia, agulhas cortantes que guarnecem uma parte da superfície periférica. Desta forma, é possível formar um padrão em forma de 3A de circulo com a ajuda de uma tal ferramenta de perfuração. A figura 4 representa um modelo de realização preferido do dispositivo de acordo com a presente invenção e ilustra todos os elementos descritos nas figuras 1 e 2. No entanto, a disposição das peças é diferente uma vez que o dispositivo compreende um molinete 6 situado entre uma primeira e uma segunda correias transportadoras 4 e 4' . A primeira correia transportadora 4 está situada acima do molinete 6 e, portanto, a sua primeira superfície plana 5' está disposta de modo a receber a película 1 em rolo. A segunda correia transportadora 4 está situada por baixo do molinete 6 e a sua primeira superfície plana 5 está igualmente disposta para receber e transportar a película 1 em rolo.
Na prática, a alimentação da película 1 no dispositivo é realizada por meio de dois cilindros rotativos de alimentação 2a, 2b. A película 1 é, assim, recebida pela primeira superfície plana 5' da primeira correia transportadora 4'. 0 molinete 6 compreende duas estruturas de suporte 8, que compreendem, respectivamente, oito elementos de perfuração 3 (não ilustrados). Assim, quando a película 1 é recebida na primeira superfície plana 5' penetrável da primeira correia transportadora 4', ela é perfurada pelos elementos de perfuração 3 que se situam, em posição de perfuração, por baixo da primeira correia transportadora 4' . A película 1 perfurada é levada até aos dois cilindros de recepção 12 que a orientam em direcção à primeira superfície plana 5 da segunda correia transportadora 4, situada por baixo do molinete 6. Mais uma vez, a operação de perfuração recomeça mas, desta vez, os elementos de perfuração 3 estão em posição de perfuração de tal modo que eles perfuram a película 1 que está justamente situada acima da sequnda correia transportadora 4.
Finalmente, ao sair da perfuração, a película 1 perfurada é recebida e reencaminhada por dois cilindros de recepção 2c, 2d que recebem a película 1. Assim, a película 1 apresenta uma série de padrões em forma de 3/4 de círculos.
Cada elemento de perfuração 3 apresenta a forma de um 34 de círculo. É possível substituir a forma do elemento de perfuração 3 por um outro para, por exemplo, modificar a forma do pré-corte ou para simplesmente substituir um elemento de perfuração 3 usado.
Assim, no final das perfurações, a película 1 apresenta uma primeira e uma sequnda linha de perfurações, onde cada linha compreende oito ¾ de círculos. Cada elemento de perfuração 3 apresenta a forma de um ¾ de círculo. A película 1 assim obtida pode ser utilizada para embalar garrafas, latas ou outro recipiente.
Este modelo de realização é particularmente vantajoso porque ele requer simplesmente a colocação de um único molinete 6 disposto entre duas correias transportadoras 4 para perfurar a película 1 em rolo.
Este modelo de realização preferido facilita ainda a integração do dispositivo de perfuração de acordo com a invenção numa linha de impressão que requer um desenrolamento contínuo da película 1 a velocidades relativamente elevadas.
As figuras 5 e 6 ilustram um molinete 6 vantajoso do dispositivo de perfuração de acordo com a invenção que compreende uma primeira estrutura de suporte 8 e uma segunda estrutura de suporte 8', as quais apresentam um eixo de rotação AA. Cada estrutura de suporte 8 e 8' compreende elementos de pefuração 3 e 3' que estão dispostos de forma a rodarem em torno do eixo de rotação AA da correspondente estrutura de suporte 8 e 8'. 0 molinete 6 apresenta um eixo de rotação 7 em torno do qual rodam igualmente os elementos de perfuração 3 e 3' que assentam sobre as estruturas de suporte 8 e 8'. 0 eixo de rotação 7 e os eixos de rotação AA das estruturas de suporte 8 e 8' estão ligados uns aos outros por meio de três cintas 13, tais como representadas nas figuras 5 e 6. No entanto, o número de cintas utilizadas pode ser de, pelo menos, 2.
Assim, neste caso, a primeira cinta 13A liga o eixo de rotação AA da primeira estrutura de suporte 8 a uma polia fixa, de preferência concêntrica em relação ao eixo de rotação 7 do molinete 6. A segunda (13B) e terceira cintas 13C ligam o eixo de rotação AA da segunda estrutura de suporte 8' à polia fixa, de preferência, concêntrica em relação ao eixo de rotação 7 do molinete 6.
Como ilustrado nas figuras 5 e 6, cada elemento de perfuração 3 e 3' apresenta uma face frontal A munida de um elemento cortante, tal como uma lâmina, e uma face dorsal B proporcionada para ser fixada na estrutura de suporte 8 e 8'. 0 molinete 6 é posto em rotação por meio de, pelo menos, um motor (não ilustrado) que acciona o eixo de rotação 7 do molinete 6.
Na figura 5, os elementos de perfuração 3 da primeira estrutura de suporte 8 estão na posição de perfuração P. Nesse momento, as faces frontais A dos elementos de perfuração 3 estão dirigidas em direcção à película 1 (não ilustrada) para perfurá-la como explicado nas figuras anteriores. Ao mesmo tempo, os elementos de perfuração 3' da segunda estrutura de suporte 8' estão situados opostos à primeira estrutura de suporte e a sua face frontal está situada no sentido oposto ao das faces frontais dos elementos de perfuração 3 da primeira estrutura de suporte 8.
Quando os elementos de perfuração 3 e 3' das primeira e segunda estruturas de suporte 8 e 8' continuam a rodar, cada elemento de perfuração 3, 3' roda sobre si mesmo e em relação ao seu eixo de rotação AA. Desta forma, a rotação dos elementos de perfuração 3, 3' é realizada de forma sincronizada, tal como uma rotação de satélite.
Neste modelo de realização vantajoso do dispositivo de acordo com a invenção, os elementos de perfuração 3, 3' realizam uma rotação dupla, uma em relação ao eixo de rotação da sua estrutura de suporte 8, 8' e a outra em relação ao eixo de rotação 7 do molinete 6. A figura 6 ilustra os elementos de perfuração 3, 3' da figura 5 depois de uma rotação de 180°, o que corresponde a uma posição recolhida A. Neste modelo de realização, pode-se ver que as faces frontais A dos elementos de perfuração 3, 3' estão uma em frente da outra. Assim, os elementos de perfuração 3' da segunda estrutura de suporte 8' não podem perfurar a película 1 (não ilustrada) quando chegam à sua altura uma vez que a sua superfície dorsal está virada para a película 1.
De novo, aquando de uma nova rotação de 180° do molinete 6, os elementos de perfuração 3, 3' entram em rotação sincronizada de tal modo que os elementos de perfuração 3 da primeira estrutura de suporte 8 atingem a película 1 (não ilustrada) para perfurá-la por meio dos elementos cortantes, tais como lâminas cortantes.
Assim, este modelo de realização particularmente vantajoso pode ser integrado no dispositivo de perfuração de acordo com a invenção para aumentar a precisão do corte.
Vantajosamente, o molinete 6 retomado nas figuras 5 e 6 será de preferência integrado no dispositivo de perfuração ilustrado nas figuras 1 e 2.
Entende-se que a presente invenção não está de modo algum limitada aos modelos de realização acima descritos e que muitas modificações podem ser feitas sem nos afastarmos do âmbito das reivindicações anexas.
No âmbito da presente invenção, o dispositivo de perfuração de acordo com a invenção pode compreender vários molinetes 6 e várias correias transportadoras 4.
Uma correia transportadora 4 e 4' de acordo com a invenção pode, vantajosamente, ser suportada por, pelo menos, dois cilindros ou qualquer outro elemento que permita proporcionar uma superfície sensivelmente plana 5 e 5' da correia transportadora 4 e 4'.
Vantajosamente, o dispositivo de perfuração pode compreender, pelo menos, uma guia 12, tal como um cilindro rotativo, para ajustar o espaçamento entre cada padrão de perfuração. Assim, a posição da guia permite controlar a distância entre cada padrão de perfuração.
De preferência, o dispositivo de acordo com a presente invenção compreende, pelo menos, 1 molinete, de preferência 2 molinetes, mais preferencialmente quatro molinetes. Quando o dispositivo de acordo com a presente invenção compreende quatro molinetes, dois molinetes estão vantajosamente dispostos em ambos os lados de uma correia transportadora e os dois molinetes estão de preferência ligados um ao outro numa das suas extremidades através de uma parede central, que permite dar rigidez à estrutura obtida.
Entende-se que o dispositivo de acordo com a invenção pode utilizar, pelo menos, um motor ou qualquer outro meio equivalente para fazer funcionar os elementos do dispositivo.

Claims (14)

  1. REIVINDICAÇÕES
    1. Dispositivo de perfuraração de uma película (1) em rolo que compreende: - meios de alimentação (2a, 2b) da película (1) em rolo, - pelo menos um elemento de perfuração (3, 3', 3A, 3B, 3A', 3B') que apresenta uma posição de perfuração (P) da referida película (1) em rolo e uma posição recolhida (R) e - meios de recepção (2c, 2d) da referida película (1) perfurada alimentada, caracterizado pelo facto de compreender ainda: - uma correia transportadora (4) que apresenta uma superfície plana penetrável (5) por, pelo menos, um elemento de perfuração (3, 3', 3A, 3B, 3A', 3B') acima referido, que tem uma velocidade de deslocamento predeterminada e que está disposta para receber a película (1) que se desenrola sobre a superfície acima referida e transportá-la sobre a mesma á referida velocidade predeterminada num sentido predeterminado, - um molinete (6) que apresenta um eixo de rotação (7) que está disposto paralelamente à referida superfície plana (5) , a uma distância da mesma, e perpendicularmente ao referido sentido predeterminado de deslocamento da referida película (1) sobre a referida superfície plana (5) da correia transportadora (4) e em torno do qual é accionada em rotação, pelo menos, uma estrutura de suporte (8, 8', 8A, 8B, 8A', 8B') munida de, pelo menos, um elemento de perfuração (3, 3', 3A, 3B, 3A', 3B') acima referido, e - em que, na referida posição de perfuração (P) da película (1) em rolo, o referido pelo menos um elemento de perfuração (3, 3', 3A, 3B, 3A', 3B' ) perfura a película (1) e penetra, pelo menos parcialmente, através da superfície plana (5) da referida correia transportadora (4) .
  2. 2. Dispositivo de perfuração de acordo com a reivindicação 1, em que a referida correia transportadora (4) apresenta, sobre a referida superfície plana (5), um primeiro vector de velocidade (vi) predeterminado e em que o referido pelo menos um elemento de perfuração (3, 3', 3A, 3B, 3A' , 3B') apresenta, na posição de perfuração (P) , um segundo vector de velocidade predeterminado (v2) que é idêntico ao referido primeiro vector de velocidade predeterminado (vi) .
  3. 3. Dispositivo de perfuração de acordo com a reivindicação 1 ou 2, em que o referido pelo menos um elemento de perfuração (3, 3', 3A, 3B, 3A', 3B' ) apresenta uma superfície sensivelmente plana (3a) disposta para estar em contacto com a superfície plana da correia transportadora (4).
  4. 4. Dispositivo de perfuração de acordo com a reivindicação 1 ou 2, em que o referido pelo menos um elemento de perfuração (3, 3', 3A, 3B, 3A', 3B') compreende uma face frontal (A) munida de elementos cortantes e uma face dorsal (B) disposta de modo a ser recebida pela referida pelo menos uma estrutura de suporte (8, 8', 8A, 8B, 8a' , 8B') .
  5. 5. Dispositivo de perfuração de acordo com qualquer uma das reivindicações anteriores, em que a referida pelo menos uma estrutura de suporte (8, 8', 8A, 8B, 8A', 8B') apresenta um eixo de rotação em torno do qual roda pelo menos um elemento de perfuração (3, 3', 3A, 3B, 3A', 3B').
  6. 6. Dispositivo de perfuração de acordo com qualquer uma das reivindicações anteriores, que compreende, pelo menos, um molinete adicional (6') disposto em frente de uma superfície plana adicional (5') da correia transportadora (4), destinada a receber a película.
  7. 7. Dispositivo de perfuração de acordo com qualquer uma das reivindicações anteriores, que compreende, pelo menos, uma correia transportadora suplementar (4') e sobre a mesma pelo menos uma superfície plana suplementar (5') para receber a película (1).
  8. 8. Dispositivo de perfuração de acordo com qualquer uma das reivindicações anteriores, em que a referida correia transportadora (4) está montada sobre, pelo menos, dois cilindros (9) dispostos para entrarem em rotação.
  9. 9. Dispositivo de perfuração de acordo com qualquer uma das reivindicações anteriores, em que o eixo (7, 7') do molinete (6, 6') apresenta uma primeira e uma segunda extremidades cada uma munida de uma parede lateral (10) e, pelo menos, uma estrutura de suporte (8, 8', 8A, 8B, 8A', 8B') acima referida, que se estende desde uma parede lateral (10) até à outra.
  10. 10. Dispositivo de acordo com qualquer uma das reivindicações anteriores, que compreende, pelo menos, uma guia (12) para ajustar o espaçamento entre cada padrão de perfuração.
  11. 11. Dispositivo de acordo com uma qualquer das reivindicações anteriores, em que a velocidade predeterminada da correia transportadora (4) está compreendida entre 20 e 400 metros por minuto (m/min), de preferência entre 100 e 350 m/min, mais preferencialmente entre 150 e 350 m/min, vantajosamente entre 200 e 350 m/min.
  12. 12. Dispositivo de acordo com qualquer uma das reivindicações anteriores, em que o referido pelo menos um elemento de perfuração (3, 3', 3A, 3B, 3A', 3B') apresenta uma forma geométrica seleccionada a partir do grupo constituído pelo semicírculo, pelo círculo, por uma parte de um círculo tal como o arco de círculo, pelo quadrado, por uma linha recta, por uma linha curva, por um rectângulo, por um triângulo, ou por combinações dos mesmos.
  13. 13. Linha de impressão que compreende o dispositivo de perfuração de acordo com qualquer uma das reivindicações anteriores.
  14. 14. Máquina de embalar que compreende o dispositivo de perfuração de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 12.
PT141721795T 2014-06-12 2014-06-12 Dispositivo de perfuração de uma película PT2954990T (pt)

Applications Claiming Priority (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
EP14172179.5A EP2954990B1 (fr) 2014-06-12 2014-06-12 Dispositif de perforation d'un film

Publications (1)

Publication Number Publication Date
PT2954990T true PT2954990T (pt) 2016-10-12

Family

ID=50943135

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
PT141721795T PT2954990T (pt) 2014-06-12 2014-06-12 Dispositivo de perfuração de uma película

Country Status (5)

Country Link
EP (1) EP2954990B1 (pt)
ES (1) ES2596315T3 (pt)
HR (1) HRP20161263T1 (pt)
PL (1) PL2954990T3 (pt)
PT (1) PT2954990T (pt)

Families Citing this family (1)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
BE1027531B1 (fr) 2019-08-27 2021-03-30 Diopass Sprl Emballage thermoretractable

Family Cites Families (3)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
JP2000301625A (ja) * 1999-04-23 2000-10-31 Sumitomo Rubber Ind Ltd 帯状コンポーネントの送り穿孔装置
NZ594363A (en) * 2011-08-01 2012-12-21 Corcel Ip Ltd Method and machine for perforating corrugated board as part of a continuous cold forming process
FR2986509A1 (fr) 2012-07-11 2013-08-09 Sidel Participations Equipement et procede pour fardeleuse

Also Published As

Publication number Publication date
EP2954990A1 (fr) 2015-12-16
ES2596315T3 (es) 2017-01-05
PL2954990T3 (pl) 2017-01-31
HRP20161263T1 (hr) 2016-11-18
EP2954990B1 (fr) 2016-07-13

Similar Documents

Publication Publication Date Title
ES2268289T3 (es) Maquina de embalar para envolver una pelicula de embalaje alrededor de un objeto.
BRPI1103197A2 (pt) tambor para cortar e transferir etiquetas sem revestimento de uma tira contìnua para um recipiente móvel e aparelho equipado com o dito tambor
ES2632776T3 (es) Dispositivo para rebanar productos alimenticios y procedimiento para proporcionar hojas intercaladas
ES2256434T3 (es) Unidad para aplicar talones impresos a paquetes en maquinas empaquetadoras.
ES2401049T3 (es) Máquina de formación de asas
ES2669350T3 (es) Dispositivo para envolver y su proceso de trabajo
ES2906245T3 (es) Etiquetadora
ES2750538T3 (es) Dispositivo y procedimiento para unir bandas con etiquetas autoadhesivas que se suministrarán a una máquina de etiquetado
PT2954990T (pt) Dispositivo de perfuração de uma película
ES2630370T3 (es) Dispositivo de recorte y de eyección de los residuos, unidad, y máquina así equipada
ES2234357B1 (es) Empalmador automatico de bandas laminares para procesos de alimentacion continua.
ES2304153T3 (es) Unidad de encolado de un extremo terminal de un rollizo.
ES2687081T3 (es) Procedimiento para realizar una vía de corte así como dispositivo para realizar una vía de corte
ES2782226T3 (es) Corte de panel de acristalamiento de vehículo
ES2224615T3 (es) Dispositivo para separar uno de otro una pluralidad de articulos que estan en contacto entre si.
ES2239131T3 (es) Maquina cortadora para articulos de material en banda que presenta una zona de afilado para las cuchillas separada de la zona de corte.
WO2014020194A1 (es) Máquina para perforación de banda de film
ES2828602T3 (es) Aparato para la aplicación de etiquetas autoadhesivas
ES2630069T3 (es) Dispensador de pesos de equilibrado operado manualmente
RU2656428C1 (ru) Устройство для перфорирования пленки
ITMN20070043A1 (it) Macchina etichettatrice per etichette stampate su film continuo.
US2614521A (en) Wallpaper trimming and pasting and measuring machine
ES2691482T3 (es) Método y dispositivo para aplicar adhesivo sobre núcleos tubulares para la producción de troncos de papel
ES2949089T3 (es) Unidad de suministro para suministrar una película de plástico en máquinas empaquetadoras
ES2666592T3 (es) Aparato para alimentar láminas de pasta en una máquina de hacer pasta