PT2356047E - Corpo segmentar e raspador para um raspador de cintas transportadoras - Google Patents

Corpo segmentar e raspador para um raspador de cintas transportadoras Download PDF

Info

Publication number
PT2356047E
PT2356047E PT97446751T PT09744675T PT2356047E PT 2356047 E PT2356047 E PT 2356047E PT 97446751 T PT97446751 T PT 97446751T PT 09744675 T PT09744675 T PT 09744675T PT 2356047 E PT2356047 E PT 2356047E
Authority
PT
Portugal
Prior art keywords
scraper
segmental
segment
wear
zone
Prior art date
Application number
PT97446751T
Other languages
English (en)
Inventor
Adam Puchalla
Original Assignee
Rema Tip Top Gmbh
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Rema Tip Top Gmbh filed Critical Rema Tip Top Gmbh
Publication of PT2356047E publication Critical patent/PT2356047E/pt

Links

Classifications

    • BPERFORMING OPERATIONS; TRANSPORTING
    • B65CONVEYING; PACKING; STORING; HANDLING THIN OR FILAMENTARY MATERIAL
    • B65GTRANSPORT OR STORAGE DEVICES, e.g. CONVEYORS FOR LOADING OR TIPPING, SHOP CONVEYOR SYSTEMS OR PNEUMATIC TUBE CONVEYORS
    • B65G45/00Lubricating, cleaning, or clearing devices
    • B65G45/10Cleaning devices
    • B65G45/12Cleaning devices comprising scrapers
    • B65G45/16Cleaning devices comprising scrapers with scraper biasing means
    • BPERFORMING OPERATIONS; TRANSPORTING
    • B65CONVEYING; PACKING; STORING; HANDLING THIN OR FILAMENTARY MATERIAL
    • B65GTRANSPORT OR STORAGE DEVICES, e.g. CONVEYORS FOR LOADING OR TIPPING, SHOP CONVEYOR SYSTEMS OR PNEUMATIC TUBE CONVEYORS
    • B65G45/00Lubricating, cleaning, or clearing devices
    • B65G45/10Cleaning devices
    • B65G45/12Cleaning devices comprising scrapers

Landscapes

  • Engineering & Computer Science (AREA)
  • Mechanical Engineering (AREA)
  • Structure Of Belt Conveyors (AREA)
  • Belt Conveyors (AREA)
  • Rollers For Roller Conveyors For Transfer (AREA)
  • Cleaning In General (AREA)
  • Casings For Electric Apparatus (AREA)
  • Pusher Or Impeller Conveyors (AREA)

Description

ΡΕ2356047 1
DESCRIÇÃO
"CORPO SEGMENTAR E RASPADOR PARA UM RASPADOR DE CINTAS TRANSPORTADORAS" 0 presente invento diz respeito a um corpo segmentar, bem como a um corpo segmentar provido de um raspador para um raspador de cintas transportadoras, corpo segmentar esse cuja estrutura torna mais fácil a sua montagem sobre o respectivo suporte e permite melhorar a reposição automática de um raspador que apresente desgaste. Além disso, e graças à sua estrutura compacta e simplificada, o corpo segmentar provido de um raspador deixa-se fabricar a baixo custo.
No estado da arte é conhecida uma multiplicidade de raspadores de cintas transportadoras. Quer estejam situados junto ao tambor, quer estejam situados directamente atrás do mesmo, estes raspadores destinam-se em especial à limpeza das cintas transportadoras no decurso do seu tra-jecto e enquanto se encontram em funcionamento. 0 método economicamente mais vantajoso de limpeza de cintas transportadoras é o mecânico, ou seja, recorre a um raspador que é pressionado por intermédio de um elemento elástico de encontro à cinta transportadora circulante, em consequência do que a sujidade a ela aderente é removida e afastada para um dos lados. Nesta operação, e no que respeita à disponi-bilização da força que pressiona o raspador de encontro à 2 ΡΕ2356047 cinta transportadora, faz-se uso de diferentes princípios consoante a finalidade a que a mesma se destina ou a grandeza da referida força.
Assim sendo, é frequente montar-se uma multiplicidade de elementos raspadores elásticos a toda a largura da cinta transportadora, os quais, durante a montagem, são verticalmente deslocados no sentido da cinta transportadora ao longo de uma distância tal que os leve a deformarem-se elasticamente, em consequência do que exercem pressão sobre a referida cinta. No entanto, a montagem destes elementos raspadores em diversos locais do suporte do raspador de cintas transportadoras é extremamente complexa ou requer que este suporte possua uma estrutura não só especial como também ela complexa, o que aumenta os custos de produção. Àqueles elementos raspadores que fazem uso de uma mola em aço está ainda associado o perigo de, em consequência do seu contacto com a cinta transportadora em movimento, como sucede no decurso do funcionamento desta, atingirem rapidamente a frequência própria desta, o que restringe a sua aplicabilidade a um domínio específico de velocidades .
No que toca ao exercício de pressão de encontro à cinta transportadora, constituem alternativas os raspadores de cintas transportadoras com um elemento de torsão que re-posiciona o raspador junto a essa cinta, raspadores esses nos quais, em consequência do seu deslocamento vertical no 3 ΡΕ2356047 sentido da cinta transportadora, uma mola ou uma mola de torsão fica sob tensão por intermédio de uma alavanca com ela articulada, pelo que o raspador passa a poder exercer uma pressão. É assim que, em DE 38 31 033 02 é mostrado um dispositivo de limpeza de uma cinta transportadora que, por via de quatro elementos do tipo mola de torsão dispostos entre um suporte KLINGER e um tubo, armazena uma força sobre ele exercida, a qual é convertida numa pressão de encontro ao raspador. Neste dispositivo é desvantajoso que a pressão exercida de encontro à cinta transportadora varie em função das caracteristicas materiais dos elementos do tipo mola de torsão, o que, em especial quando são utilizados diversos raspadores a toda a largura da cinta transportadora, conduz a um comportamento irregular do raspador no que respeita ao desgaste por ele produzido. Além disto, a estrutura do raspador requer a presença de uma multiplicidade de componentes, o que complica a montagem e encarece correspondentemente a produção.
Uma das tarefas do presente invento consiste em disponibilizar um melhor corpo segmentar para o acolhimento de um raspador destinado a um raspador de cintas transportadoras, o qual se deixe montar com rapidez, sem grande esforço e por um intervalo de tempo mais prolongado numa qualquer posição do suporte no âmbito de toda a largura da cinta transportadora, e que exiba uma estrutura compacta de montagem simplificada, em consequência do que o raspador de cintas transportadoras possa ser produzido a baixo custo. 4 ΡΕ2356047
Em US 4 036 354 A é dado a conhecer um corpo segmentar destinado a um raspador de cintas transportadoras de acordo com o conceito genérico constante da reivindicação 1, em que foi previsto que estivessem presentes elementos elásticos separados para efeito da transferência de forças, os quais se encontram fixados numa zona receptora das lâminas raspadoras e do corpo de montagem. O comprimento da zona receptora de uma lâmina raspadora encontra-se fixado por meio de uma barra reguladora num de dois valores .
Em DE 39 30 204 AI dá a conhecer um dispositivo raspador para a limpeza de cintas transportadoras, o qual é provido, sob a correspondente cinta transportadora e a toda a largura da mesma, de um eixo de suporte destinado a braços raspadores montáveis em torno dele por intermédio de braçadeiras de fixação, sendo cada um destes braços terminalmente provido de um suporte para uma lâmina raspadora que se estende transversalmente no que respeita à cinta transportadora de encontro à qual se encontra pressionada, estando disposto por cima do eixo de suporte, de modo a ser-lhe paralelo, um eixo de oscilação destinado ao respec-tivo braço raspador e estando este último apoiado de encontro à braçadeira de fixação de um modo elasticamente resiliente, dispositivo esse que é caracterizado por o braço raspador circundar o eixo de escilação por intermédio de uma garra e por forma a que fique estabelecida entre eles uma união por complementaridade formal e ser separável deste eixo de oscilação após a rotação do braço raspador para 5 ΡΕ2356047 fora da sua posição de trabalho, além de por o braço raspador exibir no seu lado inferior um elemento elástico apoiado de encontro à braçadeira de fixação. 0 corpo segmentar dado a conhecer em DE 39 30 204 AI corresponde ao conceito genérico constante da reivindicação 13. A tarefa referida é levada a bom cabo com recurso aos objectos das reivindicações independentes. Nas reivindicações dependentes são apresentadas configurações vantajosas dos mesmos e formas preferidas de execução do invento . A estrutura de acordo com o invento do corpo segmentar para um raspador da cinta transportadora tem a vantagem de permitir que seja obtido um corpo segmentar muito compacto. Associado à utilização de um fecho tensor rápido, o facto de constituir uma peça única torna possível a montagem do corpo segmentar a partir de um número muito diminuto de componentes estruturais, pelo que os custos de produção e o esforço envidado na montagem podem ser diminuídos .
Além disso, a força tensora previamente aplicada pode ser armazenada no elemento elástico e, no decurso do funcionamento, ser de novo reversivelmente aplicada sobre o raspador, e portanto no sentido da cinta transportadora, enquanto pressão de encontro a esta. Acresce que, além da 6 ΡΕ2356047 regulação da pressão exercida de encontro à cinta por via do dimensionamento do elemento elástico e da escolha do seu material constituinte, a escolha dos comprimentos da alavanca entre a zona de apoio e o elemento elástico ou do comprimento da alavanca entre a zona de apoio e o raspador, pode ainda reforçar-se ou enfraquecer-se a força.
Além disso, o corpo segmentar pode ser montado num qualquer local do suporte por forma a que possa proceder-se a uma montagem flexível de um ou mais corpos segmentares ao longo do suporte a eles destinado. Desaparece assim a dependência da posição do corpo segmentar no que toca ao comprimento do suporte no qual é montado, posição essa que, no que respeita aos corpo segmentares executados no referido suporte.
Por 'zona de apoio' deve entender-se não apenas uma zona configurada como, por exemplo, barra, mas também uma zona com uma configuração esférica ou cilíndrica. A zona de apoio foi configurada de modo a poder desempenhar a função de articulação entre zonas adjacentes. A zona de apoio foi também configurada de modo a que seja possível a transferência de forças entre zonas adjacentes. A zona de apoio foi além disso configurada de modo a que, na medida em que o material nela utilizado o permita, possa ocorrer uma deformação elástica quando submetida a cargas. Em especial, caso o referido material consista num plástico, a zona de apoio pode ser configurada de modo a poder exibir grandes alterações da forma quando sob uma carga e caso es- 7 ΡΕ2356047 se material exiba um comportamento elástico.
No corpo segmentar há de preferência pelo menos uma zona do não menos de um elemento elástico e pelo menos um elemento de desgaste que, estando o elemento elástico sob tensão, se encontram de preferência em locais mutuamen-te opostos no que respeita a um eixo longitudinal do corpo de montagem, eixo esse que se situa no interior deste último. Esta disposição permite o estabelecimento de um mecanismo de multiplicação vantajoso, que pode realizar, por exemplo, a transferência de uma força entre o elemento elástico e o raspador através da zona de apoio. 0 corpo segmentar exibe de preferência um fecho tensor rápido. A utilização de um tal fecho permite que o corpo segmentar seja facilmente montado e desmontado sobre o suporte correspondente, o qual pode ser montado por forma a que fique facilitado o acesso ao fecho tensor rápido quando da sua abertura ou do seu fechamento.
Numa forma preferida de execução do corpo segmentar, a largura do nunca menos do que um seu elemento elástico pode corresponder no essencial à largura do corpo de montagem. No entanto, a largura do nunca menos do que um elemento elástico pode também ser maior do que a do corpo de montagem. Além disso, a largura do nunca menos do que um elemento elástico pode ser inferior à do corpo de montagem.
Além disso, num corpo segmentar de acordo com o ΡΕ2356047 invento, a espessura de pelo menos um seu elemento elástico é discricionária. Desse modo, a força de restituição de cada elemento elástico pode ser influenciada pela dimensão -no caso vertente a espessura - que para ele foi escolhida, por forma a que, quando sujeito a solicitações distintas, se possa proceder a um primeiro ajuste por via da sua configuração estrutural.
Num corpo segmentar, o material constituinte do pelo menos um elemento elástico é de preferência diferente do material constituinte do corpo segmentar. Tal permite igualmente controlar intencionalmente a força de restituição de cada elemento elástico, a qual é função do material constituinte do referido elemento. Deste modo se consegue obter um aumento infimo ou um aumento muito grande da força de restituição quando é aplicada força sobre o elemento elástico.
Um corpo segmentar de acordo com o invento pode ainda exibir uma pala protectora disposta na vizinhança do corpo de montagem. Numa forma preferida de execução, a pala protectora pode estar disposta numa das extremidades longitudinais do corpo segmentar, por forma a que a união entre o corpo de montagem e o suporte do corpo segmentar esteja garantidamente protegida da sujidade. Além disso, num corpo segmentar de acordo com o invento, a largura de pelo menos uma pala protectora pode corresponder à largura do corpo de montagem, pelo que este se encontra protegido da sujidade a toda a sua largura. 9 ΡΕ2356047
No corpo segmentar, quando sob tensão, as solicitações a que o elemento elástico se encontra sujeito são no essencial a tracção. Assim sendo, pode proceder-se a uma multiplicação ou desmultiplicação da força, por exemplo, e de um modo estruturalmente simples, por via de um mecanismo do tipo alavanca. Desse modo também se alcança um comportamento especialmente silencioso durante o funcionamento no que respeita ao raspador para cintas transportadoras. Numa outra forma de execução pode estar sujeito a uma solicitação que consiste numa pressão pelo menos um outro elemento elástico, podendo ocorrer um desvio da força caso seja utilizado um mecanismo do tipo alavanca.
Um corpo segmentar pode ser constituído por um material elástico. 0 corpo segmentar do segmento pode, por exemplo, ser constituído por um plástico, em especial por poliuretano. 0 corpo segmentar do segmento pode ainda ser constituído por um material que admita deformações, de preferência elásticas, e simultaneamente amorteça as forças dinâmicas exercidas sobre o corpo segmentar.
Além disso, num corpo segmentar, pelo menos uma zona do pelo menos um elemento elástico pode no essencial estar disposta de modo a ser adjacente ao exterior do corpo de montagem. Obtém-se desse modo um corpo segmentar cuja estrutura é compacta, pelo que o espaço requerido para o seu encaixe sofre uma redução.
De preferência, num corpo segmentar, na zona em 10 ΡΕ2356047 que o elemento elástico e o corpo de montagem confinam um com o outro, a configuração do primeiro pode corresponder no essencial à configuração do segundo. Tal permite de forma vantajosa que, caso seja utilizado um mecanismo do tipo alavanca, fique constituído um braço de alavanca extremamente curto entre o elemento elástico e a zona receptora, pelo que pode ser alcançada uma grande multiplicação da força.
Além disto, num corpo segmentar de acordo com o invento, o corpo de montagem pode exibir na sua superfície interna periférica pelo menos um elemento de ligação para efeito do estabelecimento de uma união por complementaridade formal entre o corpo de montagem e o suporte do corpo segmentar. Assim sendo, o elemento de ligação pode ser configurado por exemplo como nervura. O elemento de ligação também pode ser configurado à semelhança, por exemplo, de uma ranhura.
De preferência, num corpo segmentar de acordo com o invento, o corpo de montagem pode estar ligado ao suporte do corpo segmentar por forma a que fique estabelecida uma união por equilíbrio de forças. Desse modo, o corpo de montagem pode estar ligado ao suporte do corpo em forma de segmento circular por exemplo por intermédio de uma união roscada com uma força tensora correspondentemente seleccio-nada.
Além disso, num corpo segmentar provido de um 11 ΡΕ2356047 raspador em conformidade com o invento, pelo menos um elemento de desgaste pode no essencial ter sido configurado como espátula.
Numa forma preferida de execução do corpo segmentar provido de um raspador, pelo menos um elemento de desgaste pode estar apoiado de forma a poder rodar em torno de um eixo paralelo ao eixo longitudinal do corpo segmentar, de modo a que esse pelo menos um elemento de desgaste possa ser afastado mediante uma sua basculação. Tal permite que este elemento de desgaste possa ser executado enquanto elemento estruturalmente simples e adequado quando o funcionamento é reversível.
Além disto, no corpo segmentar provido de um raspador, um corpo receptor duplo pode estar ligado à zona re-ceptora de um modo impeditivo da sua rotação em torno da direcção transversal do corpo de montagem. Acresce que o corpo segmentar receptor duplo pode bascular em torno de um eixo paralelo ao eixo longitudinal do corpo de montagem. Além disso, em cada um dos lados opostos do corpo segmentar receptor duplo pode estar montado um elemento de desgaste de modo a poder rodar em torno de um eixo com a direcção transversal do corpo de montagem. Estes elementos de desgaste dispostos em lados opostos podem estar apoiados no corpo receptor duplo de modo a que as suas rotações ou bas-culações sejam independentes umas da outras.
De preferência, num raspador para cintas trans- 12 ΡΕ2356047 portadoras de acordo com o invento, e para efeito do acolhimento de pelo menos um corpo segmentar provido de um raspador, pode estar fixado no suporte do corpo segmentar pelo menos um corpo segmentar provido de um raspador, de um modo que seja impeditivo da sua rotação.
Além disso, num raspador para cintas transportadoras, o suporte do corpo segmentar pode exibir na sua zona periférica externa pelo menos uma ranhura.
Numa forma preferida de execução do raspador para cintas transportadoras, o suporte do corpo segmentar pode exibir na sua zona periférica externa pelo menos uma nervura que se projecta para longe do referido suporte.
Em seguida, com recurso a diferentes exemplos de execução em que é feita referência aos desenhos esquemáticos anexos, serão descritas configurações vantajosas e outros pormenores do presente invento. Nos desenhos são mostrados :
Figura 1 uma vista lateral de um corpo segmentar provido de um raspador para cintas transportadoras de acordo com uma primeira forma de execução do presente invento;
Figura 2 uma vista superior do raspador acordo com a Figura 1; ΡΕ2356047
Figura 3
Figura 4
Figura 5
Figura 6
Figura 7
Figura 8
Figura 9a - 13 - um corte através de uma primeira forma de execução de corpo segmentar de acordo com a Figura 1; uma vista lateral de um corpo segmentar de acordo com uma segunda forma de execução do presente invento; uma vista lateral de um corpo segmentar de acordo com uma segunda forma de execução do presente invento, corpo segmentar esse que foi provido de um fecho modificado; em corte, uma vista posterior do corpo segmentar de acordo com a Figura 4; em perspectiva, uma vista do corpo segmentar de acordo com a Figura 1; uma vista lateral do corpo segmentar provido de um raspador para acordo com a Figura 1, corpo segmentar esse que não se encontra sob tensão, com uma segunda forma de execução do suporte do corpo segmentar; uma vista lateral do corpo segmentar provido de um raspador para acordo com a Figura 1, corpo segmentar esse que se encontra sob tensão, com a segunda forma de execução do suporte do corpo ΡΕ2356047 14
Figura 9b
Figura 10
Figura 11a
Figura 11b
Figura 12
Figura 13
Figura 14
Figura 15 segmentar; um corte através da segunda forma de execução do suporte do corpo segmentar; uma vista lateral do corpo segmentar provido de um raspador de acordo com a Figura 1, corpo segmentar esse que se encontra sob tensão, com a primeira forma de execução do suporte do corpo segmentar; em perspectiva, um corte através de uma primeira forma de execução do suporte do corpo segmentar de acordo com a Figura 1; em perspectiva, um corte através de uma terceira forma de execução do suporte do corpo segmentar; uma vista lateral de um corpo segmentar provido de um raspador de acordo com uma quarta forma forma de execução do presente invento; uma vista posterior do corpo segmentar provido de um raspador representado na Figura 12; uma vista lateral de um corpo segmentar de acordo com a forma de execução representada na Figura 12 e provido de um raspador duplo; uma vista lateral do corpo segmentar porvido de ΡΕ2356047 15
Figura 16
Figura 17
Figura 18
Figura 19
Figura 20
Figura 21
Figura 22 um raspador duplo representado na Figura 14, corpo segmentar esse que se encontra sob tensão; uma vista lateral de um corpo segmentar de acordo com a Figura 1, com uma segunda forma de execução do raspador duplo de acordo com o presente invento; uma vista superior sobre o raspador duplo representado na Figura 16; uma vista superior sobre uma terceira forma de execução do raspador duplo representado na Figura 16; uma vista lateral do corpo segmentar provido de um raspador duplo representado na Figura 16, corpo segmentar esse que não se encontra sob tensão; uma vista lateral de uma quarta forma de execução do raspador duplo; uma vista lateral do corpo segmentar provido de um raspador duplo representado na Figura 16, corpo segmentar esse que se encontra sob tensão; uma vista superior sobre e uma vista frontal do suporte do corpo segmentar representado na Figu- ΡΕ2356047 - 16 -
Figura 23
Figura 24
Figura 25
Figura 26
Figura 27
Figura 28
Figura 29
Figura 30 r a 11a; uma vista lateral de uma quinta forma de execução do raspador, movendo-se a cinta transportadora num primeiro sentido; uma vista lateral do raspador representado na Figura 23 movendo-se a cinta transportadora num segundo sentido; uma vista superior sobre o raspador representado na Figura 24; ums vista lateral de uma sexta forma de execução do corpo segmentar segmentado, com um elemento de desgaste de acordo com o presente invento; uma vista posterior do corpo segmentar representado na Figura 26; uma vista lateral de uma sétima forma de execução do corpo segmentar segmentado, com um elemento de desgaste enquanto raspador de acordo com o presente invento; uma vista lateral do corpo segmentar provido de um elemento de desgaste representado na Figura 26, enquanto em funcionamento; uma vista lateral do corpo segmentar provido de ΡΕ2356047 17 um elemento de desgaste representado na Figura 26, enquanto se encontra fechado;
Figura 31 uma vista lateral de uma forma de execução do corpo segmentar provido de um elemento de desgaste a título de raspador, forma essa que não está de acordo com o presente invento;
Figura 32 uma vista lateral do elemento de desgaste e de um elemento elástico destinados ao corpo segmentar representado na Figura 31; e
Figura 33 uma vista lateral de um corpo de montagem destinado ao corpo segmentar representado na Figura 31.
Na Figura 1 encontra-se esquematicamente representado um corpo segmentar 1 provido de um raspador 2 e destinado a um raspador de cintas transportadoras em conformidade com uma primeira forma de execução do presente invento. Quando em funcionamento, o raspador de cintas transportadoras coopera com uma cinta transportadora cujo troço inferior se desloca no sentido indicado pela seta B. Neste caso, o corpo segmentar 1 integrante do raspador de cintas transportadoras foi representado numa situação em que ocupa uma das suas posiçõs de montagem possíveis em que se encontra sujeito a uma carga. 0 corpo segmentar 1 exibe na sua porção média um 18 ΡΕ2356047 corpo de montagem 10 para efeito da sua ligação ao suporte 20 do corpo segmentar. O corpo de montagem 10 inclui um primeiro membro 13 e um segundo membro 14. Os membros 13 e 14 exibem no essencial a forma de troços de coroa circular e estendem-se em torno da superfície periférica externa do suporte 20, o qual praticamente abraçam na totalidade. As extremidades longitudinais livres dos dois membros 13 e 14 encontram-se além disso ligadas entre si por intermédio de um fecho tensor rápido 60, para efeito da ligação ao qual cada um dos membros 13 e 14 exibe uma reentrância. O fecho tensor rápido encontra-se montado junto ao lado inferior do corpo de montagem 10. O corpo segmentar 1 exibe ainda na sua extremidade superior uma zona receptora 90. Foi dada forma a uma primeira pala protectora 70, a qual se estende por sobre o corpo de montagem 10, junto à extremidade longitudinal esquerda do corpo segmentar 1. Junto àquela das extremidades longitudinais da zona receptora 90 que fica oposta à anterior foi montada uma segunda pala protectora 89, a qual também se estende por sobre o corpo de montagem 10. O corpo segmentar 1 constitui uma única peça. Este corpo segmentar 1 foi fabricado a partir de um material plástico, de preferência poliuretano.
Por intermédio da sua zona receptora 90, o corpo segmentar 1 encontra-se em contacto com uma haste 42 de raspador, a qual se apoia na referida zona 90 de forma a 19 ΡΕ2356047 poder rodar. A haste 42 do raspador encontra-se ainda montada na zona receptora 90 de modo a não poder deslocar-se segundo a direcção longitudinal. A haste 42 do raspador encontra-se também ligada por intermédio de uma união roscada a um receptor 41 de espátulas, na extremidade longitudinal do qual foi disposta uma espátula 40.
Na Figura 2 é mostrada uma vista superior do raspador 2 que inclui a haste 42, o receptor 41 de espátulas e a espátula 40. A largura da espátula 40 é inferior à largura do receptor 41 de espátulas. O material constituinte da espátula 40 é o aço temperado.
Na Figura 3 é mostrada uma vista lateral do suporte 20 do corpo segmentar 1. Este suporte possui no essencial uma forma de cilindro oco cuja superfície periférica exibe em cada um de dois lados opostos uma ranhura 21 ou 22, a qual interage com um elemento formal do corpo segmentar 1, estabelecendo com ele uma união por complementaridade formal. O material constituinte do suporte 20 é o aço.
Em cada uma das Figuras 4 e 5 é mostrada uma vista lateral do corpo segmentar 1 de acordo com uma segunda forma de execução do presente invento, corpo segmentar esse que são se encontra sujeito a carga. Os corpo segmentares 1 representados nas Figuras 4 e 5 são idênticos, mas incluem fechos distintos para efeito da ligação entre os dois membros 13 e 14. Assim sendo, na Figura 4 é utilizada para es- 20 ΡΕ2356047 se efeito uma porça de asas 66, enquanto que na Fiqura 5 é utilizada uma porca sextavada 67. Tanto a porça de asas 66 como a porca sextavada 67 são acolhidas por uma rosca interna 65 a que foi dada forma quer na extremidade longitu-dinal livre do primeiro membro 13, quer na extremidade correspondente do segundo membro 14. A zona receptora 90 exibe um furo 91 destinado a receber a haste 42 (não representada) do raspador, furo esse que se atravessa toda a zona receptora 90. O corpo de montagem 10 exibe duas nervuras 11 e 12, dispostas em lados opostos da superfície periférica interna do corpo de montagem 10, sendo a nervura 10 também oposta à zona de apoio 30.
Na Figura 5 é mostrado como, quando o corpo segmentar 1 não se encontra sujeito a carga, o furo 91 se inclina no sentido da haste 42 do raspador (não representada) , formando com a horizontal um ângulo a. Numa forma de execução preferida, o ângulo (X encontra-se compreendido entre 2 0 0 e 45 0.
Na Figura 6 é mostrada, em corte ao longo do plano assinalado na Figura 4 pela linha A, uma vista posterior do corpo segmentar 1. Nesta figura, a primeira pala protec-tora 70 não se encontra representada e a segunda pala pro-tectora 80 encontra-se sobreposta ao corpo de montagem 10. O elemento elástico 50 encontra-se integralmente represen- 21 ΡΕ2356047 tado, tal com o corpo de montagem 10 e a zona receptora 90.
Na Figura 7, o corpo segmentar 1 foi representado em perspectiva.
Na Figura 8 é mostrada uma vista lateral do corpo segmentar 1, provido de um raspador e conforme à Figura 1, corpo segmentar esse que não se encontra sob tensão e cujo suporte 20 corresponde a uma segunda forma de execução do mesmo. Para que seja viabilizado o exercício de uma pressão de encontro à cinta transportadora 3 para efeito da limpeza da mesma, a espátula 40 é deslocada no sentido desta última, no presente caso no sentido indicado pela seta VI. Assim que a espátula 40 fica em contacto com a cinta transportadora 3, e por intermédio da zona receptora 90 exibida pelo corpo segmentar 1, é transmitida uma força de reacção ao elemento elástico 50, no qual fica armazenada. A haste 42 do raspador e a espátula 40 encontram-se ligadas entre si de uma maneira impeditiva da sua torsão, estando a haste 42 alojada zona receptora 90 exibida pelo corpo segmentar 1 de forma a poder rodar. Quando sob carga, a zona receptora 90 pode bascular em torno de um eixo essencialmente paralelo ao eixo longitudinal do corpo de montagem 10 e relativamente a este.
Na Figura 9a é mostrada uma vista lateral do corpo segmentar 1, provido de um raspador e conforme à Figura 1, corpo segmentar esse que se encontra sob tensão. Quando em funcionamento, a cinta transportadora 3 desloca-se no 22 ΡΕ2356047 sentido indicado pela seta B, enquanto a espátula 40 exerce uma pressão F1 no sentido da cinta transportadora 3, de encontro à superfície periférica externa da mesma. Em virtude do fluxo de forças no interior do corpo segmentar 1, a pressão F1 gera uma força de restituição F2, a qual é exercida pelo elemento elástico 50. Na posição de funcionamento sob tensão representada, a haste 42 encontra-se numa posição essencialmente horizontal, sendo também possível que assuma uma posição inclinada quando da prossecução do deslocamento do raspador de cintas transportadoras no sentido indicado pela seta VI.
Na Figura 9b é mostrada uma vista lateral da segunda forma de execução do suporte 25 do corpo segmentar, suporte esse que foi executado enquanto corpo segmentar tubular sobre cujo lado inferior foi soldada uma nervura 24.
Na Figura 10 é mostrada uma vista lateral do corpo segmentar, provido de um raspador e conforme à Figura 1, corpo segmentar esse que se encontra sob tensão e cujo suporte 20 corresponde a uma primeira forma de execução do mesmo. Os modos de funcionamento do corpo segmentar 1 e da haste 42 do raspador a ele acoplada e provida da espátula 40 correspondem aos modos de funcionamento precedentemente descritos respeitantes às Figuras 8 e 9a.
Na Figura 11a é mostrado, em perspectiva, um corte através de uma primeira forma de execução do suporte 20 do corpo segmentar de acordo com a Figura 1, suporte esse 23 ΡΕ2356047 cuja forma é essencialmente tubular. 0 suporte 20 do referido corpo segmentar exibe ainda duas ranhuras 21 e 22 executadas na sua camada periférica externa, em lados opostos deste suporte.
Na Figura 11b é mostrado, em perspectiva, um corte através de uma terceira forma de execução do suporte 26 do corpo segmentar, suporte esse cuja forma também é essencialmente tubular. 0 suporte 26 exibe duas nervuras 23 e 24 que se projectam para longe da sua superfície periférica externa, estando dispostas em lados opostos deste suporte 26. O suporte 26 do corpo segmentar constitui uma peça única .
Na Figura 12 é mostrada uma vista lateral de um corpo segmentar 1 do corpo segmentar e provido de um raspador 47. O corpo segmentar 1 e o raspador 47 foram configurados de modo a viabilizarem o recurso ao raspador de cintas transportadoras nos casos em que a cinta transportadora se desloca em sentido inverso, tal como o sugerem os dois sentidos da dupla seta B. 0 raspador 47 é composta por uma espátula 46 e por um suporte 45 da mesma, no qual se encontra montada, sendo a forma do raspador 47 essencialmente a de uma placa. A espátula 46 e o suporte 45 da mesma constituem uma única peça. 0 raspador 47 é acolhido pela zona receptora 90 do corpo segmentar 1, no interior da qual fica numa posição de encaixe vertical. O raspador 47 encontra-se disposto na porção central da zona receptora 90 simetricamente configurada. A zona receptora 90 e o corpo de mon- 24 ΡΕ2356047 tagem 10 encontram-se ligados entre si por intermédio de uma zona de apoio 30, a qual tem a forma de nervura. A zona de apoio 30 exibe ainda na sua zona central um furo 31 essencialmente paralelo ao eixo longitudinal do corpo de montagem 10. O corpo de montagem 10 e a zona receptora 90 encontram-se ligadas com recurso a dois elementos elásticos 50 e 51 dispostos em lados opostos. Os elementos elásticos 50 e 51 estendem-se através do espaço subjacente ao corpo de montagem 10, em torno da superfície periférica externa do mesmo e segundo direcções tangenciais a esta superfície, tendo-se que, quando não se encontram sob carga, os elementos elásticos 50 e 51 são quase adjacentes à superfície periférica externa do corpo de montagem 10, mas não o contactam. A largura de cada um dos elementos elásticos 50 e 51 corresponde à largura do corpo de montagem 10. O corpo de montagem 10 é colocado sob tensão de encontro ao suporte 20 (não representado) do corpo segmentar por intermédio da porca sextavada 67.
Na Figura 13 é mostrada uma vista posterior do corpo segmentar 1 e provido do raspador 47 de acordo com a Figura 12. O raspador 47 encontra-se ligado ao suporte do corpo segmentar 1 por intermédio de uma multiplicidade de orifícios de ligação 48 executados no lado inferior do suporte 45 da espátula e de cavilhas correspondentemente configuradas dispostas na cavidade receptora 90 do referido suporte. 25 ΡΕ2356047
Na Figura 14 é mostrada uma vista lateral do corpo segmentar 1 de acordo com a Figura 12, mas provido de um duplo raspador 60 para efeito de uma limpeza em duas etapas da cinta transportadora 3. 0 duplo raspador 60 compõe-se de uma primeira espátula 44 destinada a uma etapa de limpeza prévia da cinta transportadora 3 e de uma segunda espátula 40 destinada à limpeza propriamente dita da referida cinta 3. A primeira espátula 44 encontra-se montada, de um modo impeditivo da sua rotação, num primeiro braço rotativo 49, braço esse que por sua vez se apoia de modo a poder rodar numa das extremidades longitudinais de um corpo segmentar receptor 43, estando impedido de deslocar-se longitudinalmente. A segunda espátula 40 encontra-se montada de um modo impeditivo da sua torção no segundo braço rotativo 54, o qual se apoia de modo a poder rodar na outra das extremidades longitudinais, oposta à anterior, do corpo segmentar receptor 43, estando este segundo braço rotativo igualmente impedido de deslocar-se longitudinalmente. Por conseguinte, as duas espátulas 40 e 44 podem bascular independentemente uma da outra. O corpo segmentar receptor 43 possui uma forma essencialmente cilíndrica. O duplo raspador 60 encontra-se ligado à zona re-ceptora 90 do corpo segmentar 1 por intermédio de um receptor 56 do duplo raspador. O receptor 56 do duplo raspador exibe numa das suas extremidades longitudinais uma cavilha de ligação 55 que recebe o corpo segmentar receptor 43 por via de um furo correspondente executado no mesmo, pelo que o duplo raspador 60 pode bascular em torno da cavilha de 26 ΡΕ2356047 ligação 55. 0 eixo longitudinal desta cavilha 55 é essencialmente paralelo ao eixo longitudinal do corpo de montagem 10. O receptor 56 do raspador duplo foi concebido para também poder ser utilizado quando do funcionamento em sentido inverso.
Na Figura 15 é mostrada uma vista lateral do corpo segmentar 1 e provido de um duplo raspador 60 de acordo com a Figura 14, corpo segmentar esse que se encontra sob tensão. Assim sendo, o receptor 56 do duplo raspador e a zona receptora 90 do corpo segmentar 1 podem, quando sob carga, oscilar em torno da zona de apoio 30, pelo que, em conformidade com o fluxo de forças através do interior do corpo segmentar 1 precedentemente descrito, um dos elementos elásticos absorve uma força de restituição.
Na Figura 16 é mostrada uma vista lateral do corpo segmentar 1 e provido de um duplo raspador 61 que apenas se distingue do duplo raspador 60 precedentemente descrito com referência às Figuras 14 e 15 no que respeita aos comprimentos dos dois braços rotativos 57 e 58. O primeiro braço rotativo 57 exibe um comprimento LI essencialmente menor do que o comprimento L2 do segundo braço rotativo 58. Os comprimentos LI e L2 dos braços rotativos 57 e 58 podem ser escolhidos de modo a que, quando o sistema se encontra em funcionamento, as pressões exercidas pelas espátulas 44 e 40 de encontro à cinta transportadora sejam diferentes.
Na Figura 17 é mostrada uma vista superior do du- 27 ΡΕ2356047 pio raspador de acordo com a Figura 16 em que são idênticas a largura B2 da primeira espátula 44 e a largura BI da segunda espátula 40.
Na Figura 18 é mostrada uma vista superior do duplo raspador 62 em que a largura B3 de uma primeira espátula 59 é menor do que a largura BI da segunda espátula 40.
Na Figura 19 é mostrada uma vista lateral do corpo segmentar 1 e provido de um duplo raspador 61 de acordo com a Figura 16, corpo segmentar que não se encontra sob tensão. Para regular a força de restituição e de pressão de encontro à cintra transportadora 3, o raspador de cintas transportadoras é, mediante o seu deslocamento segundo a direcção Y, aproximado ou afastado da mesma, da qual se encontra, na posição representada na figura, afastado de um comprimento XI.
Na Figura 20 é mostrada uma vista lateral de uma quarta forma de execução do duplo raspador 63, estando a primeira espátula 44 disposta de modo a formar um ângulo ccl = 90° com o eixo longitudinal do corpo segmentar receptor 43, enquanto que a segunda espátula 65 se encontra disposta de modo a formar um ângulo cc2 inferior a 90° com o eixo longitudinal do corpo segmentar receptor 43. Assim sendo, torna-se também possível regular por via do ângulo cc2 a força com que a segunda espátula é pressionada de encontro à cinta transportadora. 28 ΡΕ2356047
Na Figura 21 é mostrada uma vista lateral do raspador de cintas transportadoras provido de um duplo raspador 61 de acordo com a Figura 16, dispositivo esse que se encontra sob tensão e a uma distância X2 da referida cinta.
Na Figura 22 são mostradas uma vista superior e uma vista frontal do suporte 20 do corpo segmentar de acordo com a Figura 11a, o qual exibe um comprimento total LSk e uma zona de comprimento LR destinado a receber o referido corpo segmentar.
Na Figura 23 é mostrada uma vista lateral de uma quinta forma de execução do raspador 86 de uma cinta transportadora 3 que se desloca num primeiro sentido indicado pela seta Bl, raspador 86 esse que foi configurado de modo a que a espátula 85 seja basculável. O raspador 86 compõe-se de uma haste 80, uma de cujas extremidades longitudinais exibe uma rosca para efeito do seu enroscamento, de um modo que seja impeditivo da sua torsão, num corpo segmentar de acoplamento 81. O corpo segmentar de acoplamento 81 exibe junto a uma das suas extremidades uma cavilha 82 que se encontra em contacto com um membro de ligação 83 a uma espátula, de modo a que assim fique constituída uma articulação. O membro de ligação 83 a uma espátula encontra-se ligado a um suporte 84 de espátulas, numa de cujas extremidades longitudinais foi montada a espátula 85. Quando de um seu contacto com a cinta transportadora 3 que se desloca no sentido indicado pela seta Bl, a extremidade livre da espátula 85 encontra-se numa posição em que o suporte 84 29 ΡΕ2356047 para espátulas se encontra inclinado em 20° relativamente à direcção transversal da cinta transportadora 3.
Na Figura 24 é mostrada uma vista lateral do raspador 86 de acordo com a Figura 23, mas com uma cinta transportadora 3 que se desloca num segundo, sentido indicado pela seta B2, sendo o suporte 85 de espátulas limitado pelo seu encosto ao corpo segmentar de acoplamento 81, ao qual é paralelo. A espátula 85 encontra-se inclinada de 9o relativamente ao seu suporte 84.
Na Figura 25 é mostrada uma vista superior do raspador 86 de acordo com a Figura 24. O membro de ligação 83 à espátula encontra-se soldado ao suporte 84 de espátulas .
Na Figura 16 é mostrada uma vista lateral de uma sexta forma de execução do corpo segmentar 100 provido de um elemento de desgaste 110 que desempenha o papel de raspador quando o dispositivo se encontra em funcionamento. O elemento de desgaste 110 possui uma forma curva, sendo uma das suas extremidades longitudinais essencialmente afilada. O elemento de desgaste 110 encontra-se ligado, por intermédio de uma zona de deformação 150 e por forma a que o resultado seja uma peça única, com um corpo de montagem 120 e um elemento elástico 140. O corpo segmentar 100 foi preferencialmente fabricado em plástico, em especial poliuretano. O elemento elástico 140 encontra-se ligado por via da sua outra extremidade longitudinal ao corpo de montagem 120 30 ΡΕ2356047 encontrando-se disposto em torno da superfície periférica externa deste, a uma certa distância da mesma. Para efeito da sua ligação por complementaridade formal com o suporte do corpo segmentar (não representado), o corpo de montagem 120 exibe na sua superfície periférica interna duas nervuras dispostas em lados opostos. O corpo segmentar 100 exibe ainda uma primeira pala protectora 103, a qual se encontra ligada ao elemento de desgaste 110 e se estende por sobre a totalidade do corpo de montagem 120. O corpo segmentar 100 exibe também uma segunda pala protectora 104 disposta de modo a ser tangente ao elemento elástico 140, o qual se estende igualmente por sobre todo o corpo de montagem 120.
Na Figura 27 é mostrada uma vista posterior do corpo segmentar 100 de acordo com a Figura 26.
Na Figura 28 é mostrada uma vista lateral de uma sétima forma de execução do corpo segmentar 101 provido de um elemento de desgaste 110 a título de raspador de acordo com o presente invento, a qual apenas difere da forma de execução representada na Figura 26 no que toca à forma da zona de deformação 150 e à sua ligação ao elemento elástico 140. A zona de deformação 150 possui no essencial a forma de uma ponte bidimensional, à qual se encontra ligada uma das extremidades longitudinais do elemento elástico 140. No que respeita à zona de ligação mútua, a distância entre o elemento elástico 140 e o corpo de montagem 120 é superior à verificada na forma de execução representada na Figura 31 ΡΕ2356047 0 corpo segmentar 101 exibe também uma primeira pala protectora 105, que se encontra ligada ao elemento de desgaste 110 e se estende por sobre a totalidade do corpo de montagem 120. 0 referido corpo segmentar 101 exibe ainda uma segunda pala protectora 106, a qual foi disposta de modo a ser tangente ao elemento de desgaste 110 e se estende por sobre a todo o corpo de montagem 120 e todo o elemento elástico 140.
Na Figura 29 é mostrada uma vista lateral do corpo segmentar 100 provido do elemento de desgaste 110 de acordo com a Figura 26, corpo segmentar esse que se encontra em funcionamento, estando o elemento de desgaste 110 em contacto linear com a cinta transportedora 3 circulante. A cinta transportadora 3 é accionada por um tambor 200 de diâmetro D. A colocação sob tensão do elemento de desgaste 110 de encontro à cinta transportadora 3 gera uma pressão Fl, a qual produz por sua vez uma força de restituição F2 no elemento elástico. A colocação sob tensão do elemento de desgaste 110 resulta do momento angular Ml aplicado sobre o corpo segmentar 100 por intermédio do seu suporte 20.
Na Figura 30 é mostrada uma vista lateral do corpo segmentar 100 provido de um elemento de desgaste 110 de acordo com a Figura 26 a titulo de raspador, corpo segmentar esse que se encontra numa situação de desgaste. O elemento de desgaste 110 encontra-se agora em contacto com a cinta de transporte 3 por intermédio de uma superfície de contacto, sendo a força de atrito exercida superior à veri- 32 ΡΕ2356047 ficada na situação representada na Figura 29. Em virtude da força de restituição imposta, o elemento de desgaste 110 desloca-se sempre no sentido da cinta transportadora 3, pelo que fica assegurada a limpeza desta apesar do desgaste.
Nas Figuras 31 a 33 é mostrada uma forma de execução, não pertencente ao invento, do corpo segmentar 102 provido do elemento de desgaste 110. forma de execução essa que, no essencial, apenas se distingue da representada na Figura 26 no que se refere às configurações do corpo de montagem 123 e da zona de deformação 151. A zona de deformação 151 foi configurada de modo a constituir uma união articulada entre o elemento de desgaste 110 e o elemento elástico 140, elementos estes que consistem em componentes estruturais separados. Para este efeito, o corpo segmentar 102 exibe na sua zona de deformação 151 um furo 152 essencialmente paralelo ao eixo longitudinal do corpo de montagem 123. O elemento elástico exibe junto a uma das suas extremidades longitudinais um segundo furo 156, o qual, por intermédio de uma primeira cavilha (não representada) e de um furo de ligação 155 correspondente executado no corpo de montagem 123, transmite uma força deste último para o corpo segmentar 102. O corpo de montagem 123 exibe ainda, no lado oposto ao que exibe o furo de ligação 155 um corpo segmentar de ligação 154 configurado à semelhança de uma alavanca, cuja extremidade longitudinal livre exibe uma zona de união articulada 153 de forma cilíndrica oca para efeito da união com o furo 152 exibido pela zona de deformação 151. Deste modo, quando sob a acção da força de restituição 33 ΡΕ2356047 exercida pelo elemento elástico 140, o elemento de desgaste 110 pode bascular no sentido da cinta transportadora 3 (não representada na figura). 0 corpo segmentar 102 exibe ainda uma primeira pala protectora 170, a gual se encontra ligada ao elemento de desgaste 110 e se estende por sobre a totalidade do corpo de montagem 123. O referido corpo segmentar 102 exibe ainda uma segunda pala protectora 171, a qual foi disposta de modo a ser tangente ao elemento de elástico 140 e se estende por sobre a todo o corpo de montagem 123. O exemplos de execução representados nas figuras foram-no a titulo meramente ilustrativo, não pretendendo de modo algum constituir-se como restritivos. Podem ser alvo de inúmeras alterações sem que com tal extravasem o âmbito de protecção definido pelas reivindicações.
Lisboa, 19 de Julho de 2013

Claims (13)

1 ΡΕ2356047 REIVINDICAÇÕES 1. Corpo segmentar (1) destinado a um raspador de cintas transportadoras e provido de: - um corpo de montagem (10) ligado de um modo impeditivo da sua torsão com um suporte (20) do corpo segmentar, - uma zona receptora (90) configurada de forma a poder acolher pelo menos um elemento de desgaste (40) de modo a permitir a aplicação sobre este de uma força, em que uma zona de suporte (30) liga entre si a zona receptora (90) e o corpo de montagem (10) e em que foi prevista a presença, entre a zona receptora (90) e o corpo de montagem (10), de pelo menos um elemento elástico (50) que coopera com o corpo de montagem (10) e com a zona receptora (90) de modo a que possa ser transferida uma força do pelo menos um elemento elástico (50) para a zona receptora (90); em que, quando o elemento elástico (50) se encontra sob tensão, pelo menos uma zona do pelo menos um elemento elástico (50) e pelo menos um elemento de desgaste (40) se encontram dispostos em lados opostos relativamente a um eixo longitudinal interior ao corpo de montagem (10) e a uma distância um do outro tal que o elemento elástico (50) que se encontra sob tensão fique sujeito a uma solicitação de tracção, caracterizado por a zona receptora (90), o corpo de montagem (10), a zona de suporte (30) e o elemento elástico (50) constituírem uma única peça.
2. Corpo segmentar de acordo com a reivindica- 2 ΡΕ2356047 çao 1, caracterizado por exibir um fecho tensor rápido (60) .
3. Corpo segmentar de acordo com pelo menos uma das reivindicações 1 e 2, caracterizado por a largura do pelo menos um elemento elástico (50) corresponder no essencial à largura do corpo de montagem (10).
4. Corpo segmentar de acordo com pelo menos uma das reivindicações 1 a 3, caracterizado por a espessura do pelo menos um elemento elástico (50) ser discricionária.
5. Corpo segmentar de acordo com pelo menos uma das reivindicações 2 a 4, caracterizado por o material constituinte do pelo menos um elemento elástico (50) ser distinto do material constituinte do corpo segmentar (1).
6. Corpo segmentar de acordo com pelo menos uma das reivindicações 1 a 5, caracterizado por exibir pelo menos uma pala protectora (70, 80) disposta junto ao corpo de montagem (10).
7. Corpo segmentar provido de um raspador (2), raspador esse que inclui pelo menos um corpo segmentar (1) para um raspador de cintas transportadoras de acordo com uma das reivindicações 1 a 6, caracterizado por o raspador (2) exibir pelo menos um elemento de desgaste (40) configurado no essencial como uma espátula. 3 ΡΕ2356047
8. Corpo segmentar provido de um raspador (2) de acordo com a reivindicação 7, caracterizado por o pelo menos um elemento de desgaste (40) estar apoiado de modo a poder rodar em torno de um eixo paralelo ao eixo longitudinal daquele, pelo que o pelo menos um elemento de desgaste é basculável.
9. Corpo segmentar provido de um raspador (2) de acordo com a reivindicação 7 ou 8, caracterizado por à zona receptora (90), e no que respeita ao corpo de montagem (10), estar transversalmente ligado de um modo impeditivo da sua torsão um corpo receptor duplo (43), o qual pode bascular em torno de um eixo paralelo ao eixo longitudinal do corpo de montagem (10), e por em lados opostos do corpo receptor duplo (43) estarem apoiados elementos de desgaste (40, 44) de forma a serem transversais ao corpo de montagem (10) e a poderem rodar.
10. Raspador de cintas transportadoras destinado a acolher pelo menos um corpo segmentar provido de um raspador (2) de acordo com pelo menos uma das reivindicações 7 a 9, caracterizado por o pelo menos um corpo segmentar provido do raspador (2) estar fixado no suporte (20) do corpo segmentar de um modo impeditivo da sua torsão.
11. Raspador de cintas transportadoras de acordo com a reivindicação 10, caracterizado por o suporte (20) do corpo segmentar exibir na sua periferia externa pelo menos uma ranhura (21, 22). 4 ΡΕ2356047
12. Raspador de cintas transportadoras de acordo com a reivindicação 10 ou 11, caracterizado por o suporte (20) do corpo segmentar exibir na sua periferia externa pelo menos uma nervura (23, 24) que se projecta para longe do suporte (20) do corpo segmentar.
13. Corpo segmentar (100; 101; 102) provido de - um corpo de montagem (120) passível de ser ligado de um modo impeditivo da sua torsão a um suporte (20) do corpo segmentar, - um elemento de desgaste (110) passível de ser unido de forma articulada com o corpo de montagem (120) por intermédio de uma zona de deformação (150) e - um elemento elástico (140), caracterizado por o pelo menos um elemento elástico (140), constituir juntamente com o corpo de montagem (120), com a zona de deformação (150) e com o elemento de desgaste (110) uma peça única e, quando sob tensão, transferir uma força para o elemento de desgaste (110), e por quando o elemento elástico se encontra sob tensão, pelo menos uma zona do pelo menos um elemento elástico (140) e pelo menos um elemento de desgaste (110) se encontrarem dispostos em lados opostos relativamente a um eixo longitudinal interior ao corpo de montagem (120; 123), a uma distância um do outro tal que o elemento elástico (140) que se 5 ΡΕ2356047 encontra sob tensão fique sujeito a uma solicitação de tracção. Lisboa, 19 de Julho de 2013
PT97446751T 2008-11-10 2009-10-26 Corpo segmentar e raspador para um raspador de cintas transportadoras PT2356047E (pt)

Applications Claiming Priority (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
DE102008056662.4A DE102008056662B4 (de) 2008-11-10 2008-11-10 Segmentkörper und Abstreifer für einen Fördergurtabstreifer

Publications (1)

Publication Number Publication Date
PT2356047E true PT2356047E (pt) 2013-07-26

Family

ID=41800400

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
PT97446751T PT2356047E (pt) 2008-11-10 2009-10-26 Corpo segmentar e raspador para um raspador de cintas transportadoras

Country Status (18)

Country Link
US (1) US8157082B2 (pt)
EP (1) EP2356047B1 (pt)
CN (1) CN102209674B (pt)
AU (1) AU2009312893B2 (pt)
BR (1) BRPI0916050B1 (pt)
CA (1) CA2740859A1 (pt)
CL (1) CL2011001035A1 (pt)
DE (1) DE102008056662B4 (pt)
DK (1) DK2356047T3 (pt)
ES (1) ES2408688T3 (pt)
PE (1) PE20120187A1 (pt)
PL (1) PL2356047T3 (pt)
PT (1) PT2356047E (pt)
RU (1) RU2509047C2 (pt)
SI (1) SI2356047T1 (pt)
UA (1) UA101685C2 (pt)
WO (1) WO2010052145A1 (pt)
ZA (1) ZA201102651B (pt)

Families Citing this family (3)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
DE102008056662B4 (de) 2008-11-10 2022-05-05 Rema Tip Top Ag Segmentkörper und Abstreifer für einen Fördergurtabstreifer
US10077156B2 (en) * 2014-01-24 2018-09-18 Laitram, L.L.C. Snap-on position limiter for a conveyor belt
AU2015283906B2 (en) * 2014-07-04 2020-07-09 Flexible Steel Lacing Company Conveyor belt cleaner

Family Cites Families (20)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
US3674131A (en) * 1971-01-22 1972-07-04 Matson C G Conveyor cleaner with elastomer spring
US4036354A (en) 1975-12-22 1977-07-19 Material Control, Inc. Conveyor belt cleaner
US4249650A (en) 1979-10-22 1981-02-10 Martin Engineering Belt cleaner mounting arrangement
US4359150A (en) * 1980-05-09 1982-11-16 Martin Engineering Company Conveyor belt cleaner
DE3211626A1 (de) 1982-03-30 1983-10-20 Hosch-Fördertechnik GmbH, 4350 Recklinghausen Abstreifvorrichtung fuer gurtbaender
DE3608193A1 (de) 1986-03-12 1987-10-01 Vsr Eng Foerdertechnik Abstreifvorrichtung zum reinigen von foerderbaendern
FI78047C (fi) * 1987-09-14 1989-08-03 Roxon Komponentit Oy Kuljetinhihnan puhdistin
DE3930204A1 (de) 1989-09-09 1991-03-21 Vsr Engineering Gmbh Abstreifvorrichtung zum reinigen von foerderbaendern
DE9011458U1 (pt) 1990-08-07 1990-10-11 Jostes, Marie, 4708 Kamen, De
DE9308826U1 (de) * 1993-06-15 1994-10-27 Hosch Co Abstreifelement an einem Abstreifer
DE9312877U1 (de) 1993-08-27 1993-10-28 Schulte Strathaus Kg F E Abstreiferleiste für Bandabstreifer zum Reinigen von Gurtbändern
DE9400258U1 (de) 1994-01-12 1995-05-18 Schwarze Hans Otto Vorrichtung zum Abstreifen von Verunreinigungen von Gurtbändern im Bereich einer Antriebs- oder Umlenkrolle
US5797477A (en) * 1994-07-01 1998-08-25 Martin Engineering Company Conveyor belt scraper blade
DE9416219U1 (de) 1994-10-10 1995-01-19 Riela Foerdertechnik Gmbh Koax-Segmentabstreifer
DE29500659U1 (de) 1995-01-17 1995-03-02 Vulka Ind Vulkanisation Gmbh Abstreiferleiste für Bandabstreifer
US6315105B1 (en) 1999-06-22 2001-11-13 Asgco Manufacturing, Inc. Conveyor belt scraping apparatus
NZ527696A (en) * 2001-02-22 2005-02-25 John Hall Conveyor belt cleaning system
AT414122B (de) 2003-04-29 2006-09-15 Hoessl Peter Abstreifer für ein förderband
US20060049023A1 (en) 2004-09-09 2006-03-09 Dietsch Phillip E Rotary conveyor belt cleaner
DE102008056662B4 (de) 2008-11-10 2022-05-05 Rema Tip Top Ag Segmentkörper und Abstreifer für einen Fördergurtabstreifer

Also Published As

Publication number Publication date
DE102008056662B4 (de) 2022-05-05
UA101685C2 (ru) 2013-04-25
US20110203070A1 (en) 2011-08-25
SI2356047T1 (sl) 2013-08-30
EP2356047B1 (de) 2013-04-24
CN102209674B (zh) 2013-09-11
AU2009312893B2 (en) 2014-06-12
DK2356047T3 (da) 2013-07-08
CN102209674A (zh) 2011-10-05
EP2356047A1 (de) 2011-08-17
WO2010052145A1 (de) 2010-05-14
RU2509047C2 (ru) 2014-03-10
BRPI0916050A2 (pt) 2015-11-10
CA2740859A1 (en) 2010-05-14
ZA201102651B (en) 2011-12-28
PE20120187A1 (es) 2012-03-01
US8157082B2 (en) 2012-04-17
ES2408688T3 (es) 2013-06-21
PL2356047T3 (pl) 2013-09-30
BRPI0916050B1 (pt) 2019-06-18
CL2011001035A1 (es) 2011-10-14
RU2011120473A (ru) 2012-12-20
AU2009312893A1 (en) 2010-05-14
DE102008056662A1 (de) 2010-05-12

Similar Documents

Publication Publication Date Title
TWI433790B (zh) 具有翻轉限制機構之連結裝置
ES2223401T3 (es) Limpiador y tensor de correa transportadora.
EP2712804B1 (fr) Train d'atterrissage muni d'un raidisseur pour augmenter sa raideur en roulis, et aéronef
PT2356047E (pt) Corpo segmentar e raspador para um raspador de cintas transportadoras
JP2005095626A5 (pt)
RU2000104120A (ru) Безопасные бритвы
BR102013022317B1 (pt) Sistema para suporte de barra cortadora tendo dispositivo de torção com material elástico e aparelho de limitação de carga
RU2529588C2 (ru) Механизм навески элемента механизации крыла на основной части крыла и устройство уборки и выпуска элемента механизации крыла, имеющее такой механизм
US10596714B2 (en) Electric shaver
BR102017017698B1 (pt) Junta de segurança para um conjunto de braço de lança de um pulverizador agrícola
US5979004A (en) Wringer mops with pivoting mop heads
FR2774304A1 (fr) Dispositif de retenue d'une chaussure sur une planche de glisse
SE421745B (sv) Anordning vid mopphuvuden
BE1003497A5 (fr) Outil a main.
US2570382A (en) Leg brace knee joint
ITMI950124A1 (it) Dispositivo di frenatura per un articolo sporitvo in particolare per uno sci
BRPI0820913B1 (pt) freio de estacionamento, veículo automotor e barra de pressão
US20120065742A1 (en) Rotation structure of knee joint of artificial limb
FR2605286A1 (fr) Rotor, en particulier d'un appareil a voilure tournante
FR2466394A2 (fr) Rotor pour appareil a voilure tournante
AU2008100673A4 (en) Mops
CN109750924A (zh) 一种座垫铰链装置
CN209242310U (zh) 一种自动剪取装置
KR200418098Y1 (ko) 그네의 시트고정장치
US10207679B2 (en) Fastening device for a windscreen wiper device