PT2206836E - Estrutura de talude - Google Patents

Estrutura de talude Download PDF

Info

Publication number
PT2206836E
PT2206836E PT09177282T PT09177282T PT2206836E PT 2206836 E PT2206836 E PT 2206836E PT 09177282 T PT09177282 T PT 09177282T PT 09177282 T PT09177282 T PT 09177282T PT 2206836 E PT2206836 E PT 2206836E
Authority
PT
Portugal
Prior art keywords
slope structure
gabion
air
front wall
end elements
Prior art date
Application number
PT09177282T
Other languages
English (en)
Inventor
Andreas Herold
Marco Gallob
Roman Esterbauer
Original Assignee
Andreas Herold
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Andreas Herold filed Critical Andreas Herold
Publication of PT2206836E publication Critical patent/PT2206836E/pt

Links

Classifications

    • EFIXED CONSTRUCTIONS
    • E02HYDRAULIC ENGINEERING; FOUNDATIONS; SOIL SHIFTING
    • E02DFOUNDATIONS; EXCAVATIONS; EMBANKMENTS; UNDERGROUND OR UNDERWATER STRUCTURES
    • E02D29/00Independent underground or underwater structures; Retaining walls
    • E02D29/02Retaining or protecting walls
    • E02D29/0225Retaining or protecting walls comprising retention means in the backfill
    • EFIXED CONSTRUCTIONS
    • E02HYDRAULIC ENGINEERING; FOUNDATIONS; SOIL SHIFTING
    • E02DFOUNDATIONS; EXCAVATIONS; EMBANKMENTS; UNDERGROUND OR UNDERWATER STRUCTURES
    • E02D29/00Independent underground or underwater structures; Retaining walls
    • E02D29/02Retaining or protecting walls
    • E02D29/0208Gabions
    • EFIXED CONSTRUCTIONS
    • E02HYDRAULIC ENGINEERING; FOUNDATIONS; SOIL SHIFTING
    • E02DFOUNDATIONS; EXCAVATIONS; EMBANKMENTS; UNDERGROUND OR UNDERWATER STRUCTURES
    • E02D29/00Independent underground or underwater structures; Retaining walls
    • E02D29/02Retaining or protecting walls
    • E02D29/0225Retaining or protecting walls comprising retention means in the backfill
    • E02D29/0233Retaining or protecting walls comprising retention means in the backfill the retention means being anchors

Landscapes

  • Engineering & Computer Science (AREA)
  • Environmental & Geological Engineering (AREA)
  • Life Sciences & Earth Sciences (AREA)
  • General Life Sciences & Earth Sciences (AREA)
  • Mining & Mineral Resources (AREA)
  • Paleontology (AREA)
  • Civil Engineering (AREA)
  • General Engineering & Computer Science (AREA)
  • Structural Engineering (AREA)
  • Pit Excavations, Shoring, Fill Or Stabilisation Of Slopes (AREA)
  • Revetment (AREA)
  • Vehicle Body Suspensions (AREA)
  • Valve Device For Special Equipments (AREA)
  • Transition And Organic Metals Composition Catalysts For Addition Polymerization (AREA)

Description

1
DESCRIÇÃO "ESTRUTURA DE TALUDE" A presente invenção refere-se a uma estrutura de talude de acordo com o preâmbulo da reivindicação 1.
Do estado da técnica, são conhecidas diversas estruturas de talude, com camadas de material terroso, que apresentam respetivamente um elemento terminal do lado do ar, o qual está ligado a ancoragens traseiras direcionadas no material terroso. Tais estruturas de talude são construídas de acordo com um sistema conhecido como solo reforçado a material sintético, sendo compreendido como um corpo de ligação e um reforço do solo. Como reforço são vantajosamente usadas hastes de aço ou de material sintético, correias de atrito, redes metálicas ou malhas em material geossintético, as quais são dispostas horizontalmente.
De acordo com o documento DE 200 11 791.2 UI é divulgada uma estrutura de talude com solo reforçado com material sintético, na qual a área do lado do solo do talude é construída por camadas horizontais, entre as quais são dispostos reforços de material geossintético, também designado de reforço geossintético. Nesse caso, malhas de reforço em ângulo, que servem como cofragem perdida, são dispostas com espaçadores para fixar as superfícies de cofragem perdidas das hastes da malha de reforço em ângulo. Tais estruturas de talude são regularmente submetidas a ervagem no lado do ar, conseguindo-se assim uma aparência visual agradável e permitindo uma redução da erosão. Através da disposição de material geossintético com 2 ancoragens traseiras, proporciona-se a esta estrutura de talude uma boa estabilidade e capacidade de ervagem. A desvantagem neste método assenta no facto de a viabilidade de tais estruturas de talude para uma ervagem a longo prazo, ter de ser regularmente inspecionada, sendo portanto onerosa.
Os documentos WO 2000/031 350 AI e WO 2000/022 242 AI divulgam estruturas de talude com camadas de material terroso, em que é prevista uma construção de gabião na forma de uma camada de face, como muro frontal exposto. Nestas construções de talude conhecidas, para cada camada de material terroso, é disposto um elemento terminal que é formado por uma malha de reforço em ângulo de tal modo que no lado do ar, respetivamente, em cada elemento terminal é formado um gabião único fechado. Assim, estas estruturas de talude conhecidas apresentam uma pluralidade de gabiões independentes, empilhados uns sobre os outros, em que para cada camada de material terroso é fornecido um gabião. A invenção tem, portanto, como objetivo proporcionar uma estrutura de talude melhorada.
De acordo com a invenção, o objetivo é conseguido com uma estrutura de talude tendo as características indicadas na reivindicação 1.
Formas de realização vantajosas são o objeto das reivindicações dependentes. A estrutura de acordo com a invenção compreende camadas de material terroso, cada uma apresentando um elemento 3 terminal do lado do ar, que está ligado por atrito a ancoragens traseiras direcionadas no material terroso. De acordo com a invenção, no lado do ar está disposto um muro frontal exposto de frente para os elementos terminais, em que pelo menos partes deste muro frontal exposto estão ligadas aos elementos terminais. Desta forma, a construção estática da estrutura de talude objeto da invenção é garantida de modo adicionalmente estático, através do muro frontal exposto provido, de modo que o nível de segurança da estrutura de talude de acordo com a invenção é aumentado em relação às estruturas de talude convencionais. De modo particularmente vantajoso, surge a aparência visualmente bastante aprazível que pode ser conseguida com o muro frontal exposto provido, a qual corresponde a uma aparência de uma construção de muro frontal exposto bastante dispendiosa, enquanto que a construção efetiva de um solo reforçado de acordo com o sistema é uma construção de produção bastante simplificada. De modo particularmente vantajoso, surge o facto de o muro frontal exposto provido poder ser reparado, afastado e decorado, visto não fazer parte integrante da construção estática da estrutura de talude.
Uma forma de realização da invenção prevê que os elementos terminais façam parte integrante do muro frontal exposto. Dessa forma, os esforços e custos para a construção do muro frontal exposto provido podem ser ainda mais reduzidos.
De acordo com a invenção, os elementos terminais são malhas de reforço em ângulo, que podem ser concebidas de modo bastante rentável e com cortes transversais e geometrias individuais. De modo particularmente preferido, as malhas de reforço visíveis são preferivelmente galvanizadas com 4 zinco, de modo a que sejam permanentemente resistentes à corrosão.
De acordo com a invenção, prevê-se que os elementos terminais de cada uma das camadas adjacentes sobrepostas de material terroso estejam interligados entre si, em que, de preferência, em cada caso uma borda superior de uma haste vertical de uma malha de reforço em ângulo esteja disposta no lado externo a uma borda inferior de uma haste vertical de uma malha de reforço em ângulo de uma camada superior seguinte. Uma malha de reforço em ângulo apresenta em cada caso uma haste interior, de preferência, substancialmente horizontal a ser colocada, e uma haste exterior vertical. 0 termo haste vertical exterior deve ser, assim, entendido não só como uma haste vertical, mas também como uma haste de talude, de modo oposto à haste interna. Isto torna facilmente possível, que malhas de reforço em ângulo de várias hastes externas, que servem como elementos terminais, formem primeiramente uma delimitação em gabião do lado do solo, isto é, mais preferencialmente um entrelaçado de reforço fechado e planar, de forma a que, subsequentemente à construção de um outro entrelaçado de reforço plano, na forma de delimitação de gabião do lado do ar, seja possível dispor uma construção de gabião na forma de uma camada de face. Tal tipo de camada de face é um muro frontal exposto, no sentido da presente invenção. Esta construção de gabião é também conhecida como construção de semi-gabião, na qual nenhuma gaiola fechada eventualmente designada de gabião, é empilhada ou usada de qualquer outra maneira, mas na qual são preenchidas pedras entre duas delimitações de gabião afastadas. Tais limitações de gabião são geralmente malhas de reforço em ângulo, cuja malhagem é menor do que o diâmetro das pedras do enchimento, em que 5 uma malha de reforço do lado do ar é disposta de preferência de modo a formar uma delimitação de gabião traseira, com o auxílio de espaçadores. Na base, está disposta uma grade de solo de gabião; em rebordos laterais verticais está disposta uma delimitação em pedra, de modo a que seja formado um semi-gabião, o qual pode ser preenchido com pedras adequadas.
Outra forma de realização da invenção prevê que o elemento terminal de cada camada apresente uma ancoragem traseira, permitindo que uma estrutura de talude particularmente segura e/ou particularmente inclinada seja construída.
De preferência, as camadas de material terroso, e assim, as ancoragens traseiras que decorrem entre as mesmas, são dispostas de modo substancialmente horizontal. A ligação entre a ancoragem traseira e o elemento terminal correspondente ocorre na medida em que a haste interna, é colocada sobre um rebordo do lado do ar de um material geossintético que serve como ancoragem traseira, de modo que, devido à carga de uma ou mais camadas de material terroso, que estão dispostas ao longo da área de sobreposição assim formada, é conseguida uma ligação de aderência. A utilização de material geossintético na forma de ancoragens traseiras é um melhoramento particularmente eficiente e económico da invenção, visto que o material geossintético é particularmente simples de aplicar.
De acordo com a invenção prevê-se que, como muro frontal exposto, seja disposta uma parede de gabião. A aparência visual de tal tipo estrutura de talude prevista é particularmente apelativa; tal estrutura de talude dá a impressão de alta qualidade, visto que as estruturas de 6 talude são normalmente produzidas com gabiões, na forma de barragens de gravidade, para o que, de acordo com o estado da técnica, são necessários gabiões particularmente grandes, isto é, particularmente profundos. Nesse caso, hastes verticais de malhas de reforço em ângulo, que servem como elementos terminais, formam uma delimitação de gabião do lado do solo. A invenção prevê que uma rede metálica do lado do ar, que está ligada à haste externa, em particular uma malha de reforço, forme uma delimitação de gabião do lado do ar. Mais preferivelmente, esta rede metálica do lado do ar é galvanizada com zinco, de modo a que a construção de gabião provida na parede frontal seja resistente à corrosão, e seja assim particularmente duradoura.
Outra forma de realização da invenção prevê que na base do talude seja colocada uma camada de limpeza, por baixo do muro frontal exposto, tornando-se particularmente fácil de fabricar e muito fácil de alinhar. De preferência, abaixo da camada de limpeza está disposto um tabuleiro de transferência.
Outra forma de realização da invenção prevê que uma paliçada protetora do vento esteja disposta sobre a plataforma de talude. Assim, os custos de engenharia estrutural podem ser significativamente reduzidos em relação a uma estrutura de talude convencional, apresentando uma atenuação do som igual. A invenção será explicada seguidamente em mais pormenor com referência a formas de realização. 7
As Figuras mostram: A Figura 1 uma vista em corte de uma estrutura de talude de acordo com a invenção, A Figura 2 um pormenor ampliado em corte de uma primeira forma de realização de uma estrutura de talude de acordo com a invenção, e A Figura 3 um pormenor ampliado em corte de uma segunda forma de realização de uma estrutura de talude de acordo com a invenção. A Figura 1 mostra uma estrutura de talude 1 de acordo com a invenção numa vista em corte transversal. De uma maneira conhecida, de acordo com o sistema, um talude é erigido no solo reforçado, em que material terroso com capacidade de compressão é despejado em várias camadas 2, umas em cima das outras, sendo respetivamente compactado em camadas. A altura da estrutura de talude 1 importa sensivelmente mais do que 5 m. No lado do ar apresentado do lado direito da estrutura de talude 1 são dispostos elementos terminais 3, em que cada um dos elementos terminais 3 encerra duas camadas 2 de material terroso, do lado do ar. Os elementos terminais 3 são, cada um, formados por malha de reforço em ângulo. Uma malha de reforço em ângulo, em cada caso, apresenta uma haste interna, inclinada na horizontal, e uma haste vertical exterior. As hastes internas orientadas na horizontal são respetivamente ligadas por ancoragens traseiras 4 orientadas no material terroso, as quais são formadas por um material geossintético. A altura de um elemento terminal 3 corresponde à espessura de duas camadas 2 de material terroso; entre cada duas camadas está disposta neste caso uma ancoragem traseira 4.
Na frente do talude construído de acordo com o sistema em solo reforçado, está localizada uma parede de gabião, na forma de muro frontal exposto, de modo que a estrutura de talude 1 apresenta uma aparência muito atraente, que nomeadamente corresponde à aparência de uma construção de gabião bastante complexa, em que a construção efetiva de um sistema de solo reforçado de acordo com o sistema é todavia uma construção produzida de modo bastante mais simples e consequentemente de modo bastante mais económico do que uma estrutura de gabião pura com a mesma aparência.
Uma vez que o muro frontal exposto, que é construído na forma de uma construção de gabião aplicada, está ligado a elementos terminais 3, podem ser atingidas as vantagens mencionadas, na medida em que o muro frontal exposto pode ser realizado de modo bastante fino. A espessura do muro frontal exposto é de cerca de 20 cm, o que torna a estrutura de talude 1 de acordo com a invenção passível de ser é executada de modo relativamente económico: a espessura de uma parede de gabião de uma construção de gabião convencional com a mesma aparência, inclusivamente quando o muro frontal exposto for realizado por gabiões na forma de uma barragem de gravidade, teria claramente mais do que um metro e seria muito mais dispendiosa em termos de construção. A construção de gabião provida pode ser também reparada, removida e decorada posteriormente, visto não fazer parte integrante da construção necessariamente estática da estrutura de talude 1.
Na base de talude, uma camada de limpeza 8 em betão magro está disposta por baixo do muro frontal exposto, por baixo 9 da qual está disposto um tabuleiro de transferência 9. A camada de limpeza 8 e o tabuleiro de transferência 9 são dimensionados de modo estático, de tal modo que não são esperadas quaisquer cargas não criticas e/ou deformações resultantes da carga do muro frontal exposto.
Sobre a plataforma de talude da estrutura de talude 1 é disposta uma paliçada protetora do vento 10. Desta forma, para além de uma redução de danos causados pelo vento na plataforma de talude, é conseguido um amortecimento de som adicional.
No aumento em corte mostrado na Figura 2 de uma estrutura de talude 1 de acordo com a invenção, é mostrada uma primeira forma de realização de um muro frontal exposto concebido na forma de parede de gabião. As hastes exteriores 3.1 da malha de reforço em ângulo, que serve de elementos terminais 3, formam uma delimitação de gabião do lado do solo, e uma rede metálica 5 do lado do ar que está ligada com as hastes exteriores 3.1 forma uma delimitação de gabião do lado do ar. Entre as hastes exteriores 3.1 e a rede metálica 5 são preenchidas pedras 7, através das quais um gabião é formado.
Para o endurecimento das malhas de reforço em ângulo, são dispostos distanciadores 3.3, cujas extremidades são, respetivamente, ligadas a uma haste exterior 3.1 e a uma haste interna 3.2 da malha de reforço em ângulo, de modo que durante a introdução e em particular durante a compressão da camada 2 de material terroso, é reduzida uma flexão da malha de reforço em ângulo. 10
Os elementos terminais 3 de cada uma das camadas sobrepostas 2 de material terroso estão interligados entre si, na medida em que, em cada caso, um rebordo superior de uma haste vertical 3.1 de uma malha de reforço em ângulo está disposto no lado externo e imediatamente adjacente a um rebordo inferior de uma haste vertical 3.1 de uma malha de reforço em ângulo da próxima camada superior 2. As áreas de sobreposição assim formadas são, de forma aqui não ilustrada, conectadas entre si por meio de fios de junção. Desta forma, através de uma pluralidade de hastes exteriores 3.1, é formado um entrançado de reforço fechado e plano, na forma de uma delimitação de gabião do lado do solo, em relação ao qual a rede metálica 5 está disposta de modo continuo e paralelo, a uma distância de cerca de 20 cm. A rede metálica do lado do ar 5 é fixada por meio de uma pluralidade de espaçadores 6 nas hastes exteriores 3.1. 0 espaçamento do espaçador 6 entre elas é selecionado, tendo em consideração o dimensionamento da rede metálica do lado do ar 5, de tal modo que esta não alarga de modo detetável, durante o enchimento com pedras 7.
Dentro da haste exterior 3.1 está disposto ao longo de toda a sua altura, um não tecido 11, o qual evita que frações finas sejam expelidas para o exterior das camadas 2 de material terroso. Nesse caso, cada não tecido 11 é respetivamente também colocado sobre cada haste interna 3.2 da malha de reforço em ângulo. A Figura 3 mostra uma modificação da parede de gabião mostrada na Figura 2. Os elementos terminais 3 de cada uma das camadas sobrepostas 2 em material terroso, não estão 11 neste caso interligados entre si, mas em vez disso cada rebordo superior de uma haste vertical 3.1 de uma malha de reforço em ângulo decorre de modo espaçado por baixo do rebordo inferior de uma haste vertical 3.1 da malha de reforço em ângulo da próxima camada superior 2. Desta forma, através de uma pluralidade de hastes exteriores 3.1 é também formado um interlaçado de reforço plano, na forma de delimitação de gabião do lado do solo, o qual não é no entanto concebido de modo fechado, mas sim aberto. Esta configuração distanciada permite um comportamento de assentamento especifico e delimitado do corpo de construção de acordo com a invenção. Em especial, antes do enchimento com as pedras 7, as camadas 2 de material terroso podem ser assentes em conjunto com as malhas de reforço em ângulo respetivas, em que os espaçamentos referidos são reduzidos. A variante aqui mostrada também permite a formação de deslocamentos horizontais, aqui não ilustrados; e, com efeito, tanto no que respeita às hastes verticais 3.1, bem como no que respeita a rede metálica 5 do lado do ar. Desta forma, torna-se possível construir um muro frontal exposto na forma de parede de gabião, no qual aparência é dada que os gabiões colocados de modo horizontal estão uns sobre os outros. Tal tipo de estrutura de talude 1 formada pode dar a impressão de uma parede de gabião concebida na forma de barragem de gravidade, em que gabiões bastante grandes podem ser colocados de modo empilhado uns sobre os outros. 12
LISTA DE NÚMEROS DE REFERÊNCIA 1 Estrutura de talude 2 Camada 3 Elemento terminal 3.1 Haste exterior 3.2 Haste interior 3.3 Distanciador 4 Ancoragens traseiras 5 Rede metálica 6 Espaçador 7 Pedras 8 Camada de limpeza 9 Tabuleiro de transferência 10 Paliçada protetora do vento
Lisboa, 26 de Abril de 2012

Claims (9)

1 REIVINDICAÇÕES 1. Estrutura de talude (1) com camadas (2) de material terroso, cada uma apresentando um elemento terminal do lado do ar (3), que está ligado a ancoragens traseiras (4) direcionadas no material terroso, em que no lado do ar está disposto um muro frontal exposto de frente para os elementos terminais (3), em que pelo menos partes do muro frontal exposto estão ligadas aos elementos terminais (3), em que os elementos terminais (3) são malhas de reforço em ângulo e em que, como muro frontal exposto, é prevista uma construção de gabião na forma de uma camada de face, caracterizada por elementos terminais (3) de cada camada adjacente sobreposta (2) de material terroso estarem ligados uns aos outros, e por hastes exteriores (3.1) de malhas de reforço em ângulo que servem os elementos terminais (3) formarem uma delimitação gabião do lado do solo, em que respetivamente um rebordo superior de uma haste exterior vertical (3.1) de uma malha de reforço em ângulo está disposto no lado externo de um rebordo inferior de uma haste exterior vertical (3.1) de uma malha de reforço em ângulo subsequente mais elevada e por uma rede metálica (5) ligada do lado do ar às hastes exteriores (3.1) formar uma delimitação de gabião do lado do ar, em que as hastes exteriores (3.1) e a rede metálica do lado do ar (5) formam cada uma, uma superfície continua ao longo de várias camadas (2), de modo que entre a superfície contínua e a rede metálica (5) é formado um 2 gabião que se projeta ao longo de uma pluralidade de camadas.
2. Estrutura de talude (1) de acordo com a reivindicação 1, caracterizada por os elementos terminais (3) fazerem parte integrante do muro frontal exposto.
3. Estrutura de talude (1) de acordo com uma das reivindicações anteriores, caracterizada por o elemento terminal (3) de cada camada apresentar uma ancoragem traseira (4).
4. Estrutura de talude (1) de acordo com uma das reivindicações anteriores, caracterizada por as camadas (2) estarem dispostas substancialmente na horizontal.
5. Estrutura de talude (1) de acordo com uma das reivindicações anteriores, caracterizada por serem dispostos materiais geossintéticos como ancoragem traseira (4).
6. Estrutura de talude (1) de acordo com a reivindicação 6, caracterizada por, para a produção de uma ligação por atrito entre as ancoragens traseiras (4) e os elementos terminais (3), serem dispostas hastes interiores (3.2) de malhas de reforço em ângulo que se sobrepõem a um rebordo do lado do ar de um material geossintético.
7. Estrutura de talude (1) de acordo com uma das reivindicações anteriores, caracterizada por na base do talude estar disposta uma camada de limpeza (8), por baixo do muro frontal exposto. 3
8. Estrutura de talude (1) de acordo com a reivindicação 8, caracterizada por um tabuleiro de transferência (9) estar disposto por baixo da camada de limpeza (8).
9. Estrutura de talude (1) de acordo com uma das reivindicações anteriores, caracterizada por uma paliçada protetora do vento (10) estar disposta sobre uma plataforma de talude. Lisboa, 26 de Abril de 2012
PT09177282T 2008-12-23 2009-11-27 Estrutura de talude PT2206836E (pt)

Applications Claiming Priority (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
DE102008062820.4A DE102008062820B4 (de) 2008-12-23 2008-12-23 Böschungsbauwerk

Publications (1)

Publication Number Publication Date
PT2206836E true PT2206836E (pt) 2012-05-10

Family

ID=41682731

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
PT09177282T PT2206836E (pt) 2008-12-23 2009-11-27 Estrutura de talude

Country Status (7)

Country Link
EP (1) EP2206836B1 (pt)
AT (1) ATE544912T1 (pt)
DE (1) DE102008062820B4 (pt)
ES (1) ES2382238T3 (pt)
HR (1) HRP20120372T1 (pt)
PL (1) PL2206836T3 (pt)
PT (1) PT2206836E (pt)

Families Citing this family (5)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
CH701029A2 (de) * 2009-05-08 2010-11-15 Geobrugg Ag Schutzsystem zur Sicherung erdfallgefährdeter Bauwerke.
DE102011006190B4 (de) 2011-03-28 2015-09-17 Andreas Herold Böschungsbauwerk und Verwendung einer geschlossenen Rohrleitung in einem Böschungsbauwerk oder Erdkörper
DE102013011770A1 (de) * 2013-07-09 2015-01-15 vgs Ingenieure Dr. Köhler & Kirschstein GmbH Stützvorrichtung zur Abstützung von Erdreich sowie bewehrtes Erdreich mit einer solchen Stützvorrichtung
DE102019114470B4 (de) * 2019-05-29 2024-03-28 Andreas Herold Böschungsbauwerk
DE202019103045U1 (de) 2019-05-29 2019-08-23 Andreas Herold Böschungsbauwerk

Family Cites Families (6)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
DE19643084A1 (de) * 1996-10-18 1998-04-23 Jaecklin Felix Paul Zellenbauwerk mit Erd- oder Gesteinsfüllung und Verfahren zu dessen Herstellung
ATE228190T1 (de) * 1998-10-13 2002-12-15 Rueegger Systeme Ag Ingenieurl Am erdreich angebaute erdkonstruktion mit steiler front und verfahren zur erstellung dieser erdkonstruktion
DE59902793D1 (de) * 1998-11-20 2002-10-24 Sytec Bausysteme Ag Niederwang Stützwandanordnung
DE20011791U1 (de) * 1999-07-03 2001-05-10 Hoy Gerhard Anordnung zur Erstellung von Stützbauwerken und Steilböschungen mit kunststoffbewehrte Erde
DE20215715U1 (de) * 2002-10-12 2003-02-27 Herold Andreas Fertigteil aus Beton für Stützwände mit Geogitterrückverhängung
KR100679873B1 (ko) * 2006-05-11 2007-02-07 서동수 녹화 옹벽의 시공방법

Also Published As

Publication number Publication date
ES2382238T3 (es) 2012-06-06
DE102008062820B4 (de) 2014-02-27
EP2206836B1 (de) 2012-02-08
PL2206836T3 (pl) 2012-07-31
EP2206836A1 (de) 2010-07-14
DE102008062820A1 (de) 2010-07-22
ATE544912T1 (de) 2012-02-15
HRP20120372T1 (hr) 2012-05-31

Similar Documents

Publication Publication Date Title
US20080267718A1 (en) Reinforced Soil Retaining Wall System and Method of Construction
PT2206836E (pt) Estrutura de talude
KR101231040B1 (ko) 식생판넬과 이를 이용한 사면의 식생옹벽 시공 및 보수방법 그리고 성토부의 식생옹벽 시공방법
CN210482362U (zh) 一种装配式刚、柔组合型弹性抗震加筋土挡墙
KR101439164B1 (ko) 채움재부착판을 갖는 조립식 개비온벽체
CN210216318U (zh) 生态式河道边坡防护结构
EP0897435B1 (en) Method for forming a steep embankment
Lelli et al. Innovative reinforced soil structures for high walls and slopes combining polymeric and metallic reinforcements
JPS6140914A (ja) 砂防堤およびその構築方法
RU2397292C1 (ru) Противокарстовый сборный ленточный фундамент
RU129948U1 (ru) Габионы высокой прочности
US4293245A (en) Structural system and structural elements for use and construction of earth filled walls
CN113322966A (zh) 一种用于基坑的边坡支护层面装置、施工方法及其应用
KR101035411B1 (ko) 옹벽용 인공암 및 이의 제조방법
KR100968518B1 (ko) 강화 녹화옹벽 시공방법
KR0180072B1 (ko) 비탈면 시공방법
CN216275717U (zh) 一种用于深厚软土区的深基坑留土开挖支护结构
Cotton et al. Recent advances in the top-down construction of a 26.4 meter deep soil nail retention system-Bellevue technology tower
JP2015014163A (ja) 緑化法面構造及び緑化法面構造の構築方法
JP2015004177A (ja) 既設防波堤の補強構造、既設防波堤の補強方法、補強体
KR100787099B1 (ko) 식생보강토 시공방법 및 이 방법에 의해 시공된 식생보강토시공구조
RU2765408C1 (ru) Способ устройства вертикального откоса дорожной насыпи и удерживающий блок для реализации такого способа
KR102548639B1 (ko) 상부망 결속형 석재 피복 구조물의 시공방법
RU185508U1 (ru) Устройство маломассивной подпорной стенки на основе габионов
DE2803860A1 (de) Mittel zur herstellung von mauern