PT2177691E - Estrutura de andaime integrando uma escada - Google Patents

Estrutura de andaime integrando uma escada Download PDF

Info

Publication number
PT2177691E
PT2177691E PT91732842T PT09173284T PT2177691E PT 2177691 E PT2177691 E PT 2177691E PT 91732842 T PT91732842 T PT 91732842T PT 09173284 T PT09173284 T PT 09173284T PT 2177691 E PT2177691 E PT 2177691E
Authority
PT
Portugal
Prior art keywords
landing
structure according
scaffolding structure
bars
beams
Prior art date
Application number
PT91732842T
Other languages
English (en)
Inventor
Fabrice Le Belleguic
Original Assignee
Retotub
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Retotub filed Critical Retotub
Publication of PT2177691E publication Critical patent/PT2177691E/pt

Links

Classifications

    • EFIXED CONSTRUCTIONS
    • E04BUILDING
    • E04GSCAFFOLDING; FORMS; SHUTTERING; BUILDING IMPLEMENTS OR AIDS, OR THEIR USE; HANDLING BUILDING MATERIALS ON THE SITE; REPAIRING, BREAKING-UP OR OTHER WORK ON EXISTING BUILDINGS
    • E04G5/00Component parts or accessories for scaffolds
    • E04G5/10Steps or ladders specially adapted for scaffolds
    • EFIXED CONSTRUCTIONS
    • E04BUILDING
    • E04GSCAFFOLDING; FORMS; SHUTTERING; BUILDING IMPLEMENTS OR AIDS, OR THEIR USE; HANDLING BUILDING MATERIALS ON THE SITE; REPAIRING, BREAKING-UP OR OTHER WORK ON EXISTING BUILDINGS
    • E04G27/00Temporary arrangements for giving access from one level to another for men or vehicles, e.g. steps, ramps

Landscapes

  • Engineering & Computer Science (AREA)
  • Architecture (AREA)
  • Mechanical Engineering (AREA)
  • Civil Engineering (AREA)
  • Structural Engineering (AREA)
  • Ladders (AREA)
  • Mutual Connection Of Rods And Tubes (AREA)

Description

DESCRIÇÃO
ESTRUTURA DE ANDAIME INTEGRANDO UMA ESCADA A invenção reporta-se a uma estrutura de andaime composta pela reunião de montantes verticais, de travessas e de barras horizontais bem como de elementos de patamar colocados entre as barras do mesmo nível. A invenção diz respeito mais particularmente à integração duma escada numa tal estrutura.
Numa estrutura de andaime do tipo definido acima, é recomendado integrar uma escada em vez de utilizar escadas permitindo ter acesso a entradas preparadas nos patamares Conhecem-se escadas monoblocos susceptíveis de se adaptarem a tais andaimes. Elas são incómodas, difíceis de colocar no lugar e custosas. Elas colocam problemas de transporte e de armazenamento porque devem ser previstas diferentes escadas para se adaptarem à largura de degrau requerida e à altura entre dois patamares. 0 documento EP 1 127 997 descreve uma estrutura de escada complexa cujos degraus comportam esporões laterais encaixando-se em receptáculos em U solidários das vigas. Estes últimos são difíceis de integrar na estrutura de andaime e a natureza do sistema de aferrolhamento dos degraus implica que estes sejam elementos específicos. A invenção propõe um aperfeiçoamento segundo o qual não é necessário prever e armazenar elementos específicos para constituir os degraus. A invenção diz respeito mais particularmente a uma estrutura de andaime compreendendo montantes verticais, travessas, barras, elementos de patamar e pelo menos uma escada comportando duas vigas espaçadas sensivelmente do comprimento 1 instaladas duma travessa e instaladas em dois planos verticais respectivos de barras paralelas, cada barra comportando suportes de degraus, caracterizada por os ditos elementos de patamar serem munidos de ganchos fazendo saliência de dois dos seus lados paralelos e por os degraus serem constituídos pelos elementos de patamar pré-citados ou análogos e cujos ganchos repousam sobre os ditos suportes de degrau.
Vantajosamente, as vigas são de concepção simples: elas formam vigotas inclinadas.
Segundo um modo de realização, os suportes de degrau são constituídos por troços horizontais decalados, e espaçados verticalmente. Os ganchos dum degrau repousam sobre troços do mesmo nível pertencendo a duas barras espaçadas.
Assim, não é necessário conceber e referenciar os elementos devendo constituir os degraus da escada. Podem utilizar-se elementos de patamar idênticos ou análogos àqueles que entram na constituição do resto do andaime.
Alem disso, a estrutura das vigas é optimizada para facilitar a montagem e aumentar a segurança.
Em particular, cada viga é vantajosamente equipada com um elemento de enganchar alto e com um elemento de enganchar baixo, aptos a fixarem-se a elementos de ligação respectivos de dois montantes verticais pré-citados.
Por exemplo, os elementos de ligação dos montantes são colares ou rosáceas perfuradas, coaxiais aos montantes. Vantajosamente, cada elemento de fixação da viga forma uma pinça definindo uma fenda horizontal encaixando-se na rosácea. A ligação é assegurada graças a uma lingueta de 2 aferrolhamento montada perpendicularmente à pinça e atravessando a fenda e o buraco da rosácea.
Segundo um modo de realização vantajoso, o primeiro degrau da escada é independente das vigas e é constituído por um elemento de patamar montado entre duas barras paralelas situadas na vizinhança e abaixo das extremidades inferiores das duas vigas paralelas da escada. Este elemento de patamar que constitui o primeiro degrau é imobilizado pelas extremidades inferiores das vigas.
Vantajosamente, cada viga comporta um barrote na parte baixa, levando o elemento de enganchar baixo. Este ultimo encontra-se situado ao nível dum elemento de ligação do montante adjacente situado acima do elemento de ligação ao qual está ligada a barra correspondente que suporta o dito primeiro degrau. Uma rampa pode ser fixada na extremidade superior deste barrote.
Segundo uma outra característica vantajosa, cada troço formando suporte de degrau, leva meios de bloqueio do elemento de patamar que ele suporta.
Segundo um modo de realização preferido, estes meios de bloqueio compreendem uma chaveta de rampa, ligada a uma haste levando em cima uma cabeça de apoio. A haste é fixada ao troço formando suporte de degrau. Ela é encaixada numa abertura da chaveta de rampa. A chaveta pode assim ser deslocada ao longo do troço formando suporte de degrau, até cobrir um gancho do elemento de patamar repousando sobre este troço. A invenção será compreendida melhor e outras vantagens aparecerão mais claramente à luz da descrição que se segue duma estrutura de andaime conforme ao seu principio, dada 3 unicamente a titulo de exemplo e feita com referencia aos desenhos anexos nos quais: - a figura 1 é uma vista geral em perspectiva duma estrutura de andaime incorporando uma escada; - a figura 2 é uma vista geral em elevação duma viga; - a figura 3 é um corte III-III da figura 2; - a figura 4 é uma vista parcial em perspectiva mostrando a montagem inferior entre a estrutura de andaime e uma das vigas; - as figuras 5 e 6 são vistas em detalhe das montagens. A estrutura de andaime 11 representada compõe-se tradicionalmente de montantes verticais 13, de travessas 15, de barras 17 e de elementos de patamar 19 globalmente rectangulares. No exemplo, os montantes verticais 13 são munidos de elementos de ligação 21 espaçados verticalmente. Segundo um modo de realização vantajoso, cada elemento de ligação tem a forma dum colar ou rosácea coaxial ao montante e perfurada com furos. As travessas e as barras podem vir enganchar-se a estas rosáceas. Elas são aí ligadas por meios clássicos tais como linguetas.
No seguimento da descrição, designa-se por travessas os elementos horizontais de pequeno comprimento e por barras os elementos horizontais de grande comprimento. Estes elementos são da mesma natureza e só se distinguem pelos seus comprimentos. De resto, os elementos de patamar têm um comprimento, pré-determinado, correspondendo ao das travessas. Cada elemento de patamar 19 é munido de quatro ganchos 25 fazendo saliência de dois dos seus lados 4 paralelos, para virem a pousar sobre barras 17 paralelas de mesmo nível.
Assim, por exemplo, um andaime compreende pelo menos dois grupos de montantes verticais repartidos em dois planos verticais paralelos separados duma distância correspondendo aquela duma travessa enquanto que os montantes verticais dum mesmo grupo são espaçados duma distância correspondendo àquela duma barra. Elementos para aumentar a rigidez, da mesma natureza, podem ser instalados em diagonal, por exemplo entre dois níveis de patamar. A figura 1 representa uma tal estrutura de andaime formando mais particularmente um lanço de escada. Ela comporta para esse efeito três grupos de montantes verticais suportando os elementos da escada.
No entanto, a invenção aplica-se a qualquer estrutura de andaime deste tipo, qualquer que seja a sua forma desde que ela comporte pelo menos uma escada 27 susceptível de ligar dois patamares a níveis diferentes.
Segundo uma característica importante da invenção, uma tal escada 27 comporta duas vigas 29 espaçadas duma distância correspondendo ao comprimento duma travessa 15 e instaladas sensivelmente em dois planos verticais respectivos de barras paralelas. Alem disso, cada viga compreende suportes de degrau 31 horizontais, decalados e espaçados. Os degraus são constituídos por elementos de patamar 19 pré-citados ou análogos cujos ganchos 25 repousam sobre os ditos suportes. Os degraus podem no entanto apresentar diferenças estruturais de detalhe em relação aos outros elementos de patamar utilizados. É de notar além disso que, se bem que se tenha representado uma escada estreita cujos degraus correspondem às travessas, é perfeitamente possível imaginar uma estrutura comparável 5 para uma escada de grande largura utilizando elementos de patamar de comprimento correspondendo aqueles duma barra. Pode-se igualmente construir uma escada de grade largura em vários troços estreitos e paralelos utilizando mais de duas vigas entre as quais os elementos de patamar de comprimento correspondente àquele das travessas, são pousados.
Vai-se descrever agora mais particularmente com referência à figura 2 as caracteristicas duma viga 29. Ela é formada por dois elementos tubulares rectilineos 33 paralelos entre os quais são fixados (soldados) troços formando os suportes de degrau 31, decalados e espaçados. Os dois elementos 33 e os troços suportes de degrau são reunidos uns aos outros, como representado, de maneira que quando a viga 29 está no lugar, os dois elementos 33 paralelos estejam inclinados e os troços decalados 33 estejam em planos horizontais. Tipicamente, uma tal viga é instalada entre dois montantes verticais 13 dum mesmo grupo.
Como mostra a figura 2, cada viga 29 é equipada com um elemento de enganchar alto 35 e um elemento de enganchar baixo 37. Um tal elemento de enganchar é concebido para poder fixar-se a elementos de ligação 21 respectivos, aqui rosáceas, de dois de dois montantes verticais 13 dum mesmo grupo. Mais precisamente, cada elemento de enganchar forma uma pinça definindo uma espécie de fenda horizontal 39, a qual é encaixada sobre a rosácea. Os dois braços da pinça são perfurados e uma lingueta de aferrolhamento 41 é instalada perpendicularmente à pinça atravessando a dita fenda e um furo da rosácea.
Segundo uma outra caracteristica importante, cada troço de suporte de degrau leva meios de bloqueio do elemento de patamar que ele suporta. 6
No exemplo representado, estes meios de bloqueio compreendem uma chaveta de rampa 43 ligada a uma haste 45 tendo por cima uma cabeça de apoio 47. A haste é fixada ao troço de suporte de degrau 31 e estende-se verticalmente, a chaveta 43 é mantida prisioneira entre o troço e a cabeça 47 da haste. Mais particularmente, a haste 45 é encaixada numa abertura 49 da chaveta de modo que esta pode ser presa ou libertada, por meio dum martelo, ao longo do dito troço de suporte de degrau 31. Na posição presa, a chaveta fica bloqueada em cima dum gancho 25 do elemento de patamar que repousa sobre o troço de suporte de degrau correspondente. Desta maneira, o degrau constituído por um simples elemento de patamar disponível, encontra-se perfeitamente imobilizado sobre o troço de suporte de degrau por aperto da chaveta de rampa entre este último e a cabeça da haste.
Segundo uma outra característica assinalável, o primeiro degrau 19a da escada é independente das vigas 29 e constituído por um elemento de patamar montado entre duas barras 17 paralelas situadas na vizinhança e abaixo das extremidades inferiores das duas vigas 29 paralelas. Este elemento de patamar constituindo o primeiro degrau é portanto imobilizado pelas extremidades inferiores das vigas. Mais particularmente, este elemento de patamar é montado na vizinhança dos montantes 13 aos quais são ligadas as extremidades das duas barras e alem disso, cada viga comporta um batente inferior 51 cooperando com o dito elemento de patamar formando o primeiro degrau para o imobilizar em translação em relação às ditas barras.
Para permitir a prisão da viga, esta comporta um barrote 53 na parte baixa levando o dito elemento de enganchar baixo 37 até um nível correspondendo ao lugar dum elemento de ligação 21 (rosácea) do montante 13 adjacente e situado acima do 7 barra que elementos de ligaçao análogo ao qual é ligada a suporta o primeiro degrau. fixada à
Uma barra obliqua 55, formando rampa pode ser extremidade superior do dito montante de jusante.

Claims (10)

  1. REIVINDICAÇÕES 1. Estrutura de andaime compreendendo montantes verticais (13), travessas (15), barras (17), elementos de patamar (19) e pelo menos uma escada comportando duas vigas (29) espaçadas sensivelmente do comprimento duma travessa e instaladas em dois planos verticais respectivos de barras paralelas, cada viga comportando suportes de degrau (31), caracterizada por os ditos elementos de patamar serem munidos de ganchos (25) fazendo saliência de dois dos seus lados paralelos e por os degraus serem constituídos pelos elementos de patamar (19) pré-citados ou análogos cujos ganchos (25) repousam sobre os ditos suportes de degrau.
  2. 2. Estrutura de andaime segundo a reivindicação 1, caracterizada por cada viga (29) ser equipada com um elemento de enganchar alto (35) e com um elemento de enganchar baixo (37) aptos a serem fixados a elementos de ligação (21) respectivos de dois montantes verticais pré-citados.
  3. 3. Estrutura de andaime segundo a reivindicação 2, caracterizada por cada elemento de ligação (21) ter a forma dum colar ou rosácea coaxial com o montante e perfurada com furos, cada elemento de enganchar forma uma pinça (37) definindo uma fenda horizontal (39) enganchada sobre a dita rosácea e uma lingueta de aferrolhamento (41) montada perpendicularmente à dita pinça e atravessando a dita fenda e um furo da dita rosácea.
  4. 4. Estrutura de andaime segundo uma das reivindicações precedentes, caracterizada por o primeiro degrau (19a) da dita escada ser independente das ditas vigas e constituído 1 por um elemento de patamar montado entre duas barras (17) paralelas situadas na vizinhança e abaixo das extremidades inferiores das ditas vigas paralelas, este elemento de patamar constituindo o primeiro degrau sendo imobilizado pelas ditas extremidades inferiores das vigas.
  5. 5. Estrutura de andaime segundo a reivindicação 4, caracterizada por o dito elemento de patamar formando o dito primeiro degrau (19a) ser montado na vizinhança dos montantes (13) aos quais são ligadas as ditas duas barras e por cada viga (29) comportar um batente inferior (51) cooperando com este elemento de patamar formando o dito primeiro degrau para imobiliza-lo em translação em relação às ditas barras.
  6. 6. Estrutura de andaime segundo a reivindicação 4 ou 5, caracterizada por cada viga (29) comportar um barrote (53) levando o dito elemento de enganchar baixo (37) até um nível correspondente à altura dum elemento de ligação (21) do montante (13) adjacente situado acima do elemento de ligação ao qual é ligada a barra correspondente suportando o dito primeiro degrau.
  7. 7. Estrutura de andaime segundo a reivindicação 6, caracterizada por uma barra (55) formando rampa ser fixada na extremidade superior do dito barrote.
  8. 8. Estrutura de andaime segundo a reivindicação 6, caracterizada por cada suporte de degrau (31) duma viga pré-citada levar meios de bloqueio do elemento de degrau que suporta. 2
  9. 9. Estrutura de andaime segundo a reivindicação 8, caracterizada por os ditos meios de bloqueio compreenderem uma chaveta com rampa (43) ligada a uma haste (45) tendo por cima uma cabeça de apoio (47) e por a dita haste ser introduzida numa abertura (49) da dita chaveta de rampa, para o bloqueio da dita chaveta em cima dum gancho (25) do elemento de patamar repousando sobre o suporte de degrau correspondente.
  10. 10. Estrutura de andaime segundo uma das reivindicações precedentes, caracterizada por ela constituir um lanço de escada. 04-12-2012 3
PT91732842T 2008-10-17 2009-10-16 Estrutura de andaime integrando uma escada PT2177691E (pt)

Applications Claiming Priority (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
FR0857079A FR2937354B1 (fr) 2008-10-17 2008-10-17 Structure d'echafaudage integrant un escalier

Publications (1)

Publication Number Publication Date
PT2177691E true PT2177691E (pt) 2012-12-19

Family

ID=40548732

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
PT91732842T PT2177691E (pt) 2008-10-17 2009-10-16 Estrutura de andaime integrando uma escada

Country Status (5)

Country Link
EP (1) EP2177691B1 (pt)
ES (1) ES2395446T3 (pt)
FR (1) FR2937354B1 (pt)
PL (1) PL2177691T3 (pt)
PT (1) PT2177691E (pt)

Families Citing this family (2)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
DE102019217118A1 (de) * 2019-11-06 2021-05-06 Hünnebeck GmbH Verfahren und Vorrichtung zur Montage und Demontage eines Treppenturms
DE102022108391A1 (de) 2022-04-07 2023-10-12 Peri Se Ausgleichselement zur Erweiterung einer modular aufgebauten Treppe, modular aufgebaute Treppe sowie Verfahren zur Erweiterung einer modular aufgebauten Treppe

Family Cites Families (6)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
GB1242862A (en) * 1968-05-10 1971-08-18 Kwikform Ltd Improvements in or relating to stairway assemblies for use with temporary scaffolding structures
DE8707755U1 (pt) * 1987-05-30 1988-09-29 Langer, Geb. Layher, Ruth, 7129 Gueglingen, De
GB2223262B (en) * 1988-07-16 1992-08-05 Harris B J Staging
DE19738809A1 (de) * 1997-09-05 1999-03-11 Baumann Verwertungs Gmbh Treppenvorrichtung
DE10007917A1 (de) * 2000-02-21 2001-08-23 Plettac Ag Treppe für einen Treppenturm
FR2914671B1 (fr) * 2007-04-06 2012-04-13 Espace Btp Tour d'acces a montage en securite

Also Published As

Publication number Publication date
EP2177691B1 (fr) 2012-09-19
FR2937354B1 (fr) 2010-12-10
EP2177691A1 (fr) 2010-04-21
PL2177691T3 (pl) 2013-03-29
FR2937354A1 (fr) 2010-04-23
ES2395446T3 (es) 2013-02-12

Similar Documents

Publication Publication Date Title
ES2870576T3 (es) Andamio con un dispositivo de protección contra elevación y procedimiento para proteger un suelo de andamio contra una elevación
US3752262A (en) Scaffold guard rail assembly
ES2904808T3 (es) Disposición de unión
EP2766540B1 (en) Modular platform and method of assembling the same
CN108699847B (zh) 侧护板、具有至少一个这种侧护板的天花板模板系统及用于架设这种侧护板的方法
KR20150135240A (ko) 모듈식, 제거식 부착가능하고 횡방향-작업자 지지 비계를 포함한 복층, 파이프-지지 프레임 시스템
PT2177691E (pt) Estrutura de andaime integrando uma escada
US20080283336A1 (en) Fittings for Builders' Trestles
PT93159A (pt) Viga de trelica
US20110120800A1 (en) Scaffolding
ES2385022T3 (es) Balaustrada para andamio modular
WO2010060137A1 (en) Guardrail post support
JP5561687B2 (ja) 幅木取付け用金具
CN113789945B (zh) 一种可滑移式窗外施工安全操作架及其施工方法
DK2589728T3 (en) Access Tower and improved security railing
PT93570B (pt) Estrutura resistente para tribunas
US20230115809A1 (en) Preceding guard rail holder for a scaffolding system
ES2609308B1 (es) Sistema de sujeción de estructuras huecas apiladas
CN210217106U (zh) 一种用于脚手架的防坠器
ES2644687T3 (es) Barrera de seguridad
PL234108B1 (pl) Szalunek wieńca obwodowego struktur betonowych
ES2921932B2 (es) Fijación de seguridad en construcción y barandilla
CZ286177B6 (cs) Pojízdné stavební lešení
EP1693532A2 (en) Retainer for a horizontally or slantingly oriented edge-wisely arranged planking panel for preparing wall-supported concrete members.
WO2005090710A1 (es) Puntal con medios de arriostramiento