PT2174959E - Amido diluído eterificado - Google Patents
Amido diluído eterificado Download PDFInfo
- Publication number
- PT2174959E PT2174959E PT09175110T PT09175110T PT2174959E PT 2174959 E PT2174959 E PT 2174959E PT 09175110 T PT09175110 T PT 09175110T PT 09175110 T PT09175110 T PT 09175110T PT 2174959 E PT2174959 E PT 2174959E
- Authority
- PT
- Portugal
- Prior art keywords
- starch
- diluted
- etherified
- mixture
- agent
- Prior art date
Links
Classifications
-
- C—CHEMISTRY; METALLURGY
- C08—ORGANIC MACROMOLECULAR COMPOUNDS; THEIR PREPARATION OR CHEMICAL WORKING-UP; COMPOSITIONS BASED THEREON
- C08B—POLYSACCHARIDES; DERIVATIVES THEREOF
- C08B31/00—Preparation of derivatives of starch
- C08B31/18—Oxidised starch
- C08B31/185—Derivatives of oxidised starch, e.g. crosslinked oxidised starch
-
- C—CHEMISTRY; METALLURGY
- C08—ORGANIC MACROMOLECULAR COMPOUNDS; THEIR PREPARATION OR CHEMICAL WORKING-UP; COMPOSITIONS BASED THEREON
- C08B—POLYSACCHARIDES; DERIVATIVES THEREOF
- C08B31/00—Preparation of derivatives of starch
- C08B31/08—Ethers
- C08B31/12—Ethers having alkyl or cycloalkyl radicals substituted by heteroatoms, e.g. hydroxyalkyl or carboxyalkyl starch
Landscapes
- Chemical & Material Sciences (AREA)
- Chemical Kinetics & Catalysis (AREA)
- Engineering & Computer Science (AREA)
- Biochemistry (AREA)
- Materials Engineering (AREA)
- Health & Medical Sciences (AREA)
- Life Sciences & Earth Sciences (AREA)
- Medicinal Chemistry (AREA)
- Polymers & Plastics (AREA)
- Organic Chemistry (AREA)
- Polysaccharides And Polysaccharide Derivatives (AREA)
- Cereal-Derived Products (AREA)
- Medicines Containing Plant Substances (AREA)
Description
DESCRIÇÃO
AMIDO DILUÍDO ETERIFICADO
Campo da invenção A presente invenção refere-se a um processo para a modificação de amido. Mais particularmente, ela refere-se a um processo melhorado para a diluição e eterificação do amido e aos amidos obtidos por este processo.
Antecedentes da invenção 0 amido é um material comummente muito usado em variadas aplicações industriais e técnicas incluindo, por exemplo, na produção de materiais de construção, no fabrico de papel, no tratamento de tecidos, na preparação de adesivos e na formulação de produtos, como tabletes de detergentes ou de medicamentos. Ele é também usado numa variedade de aplicações alimentares como por exemplo espessantes, ligantes, agentes emulsionantes e agentes gelificantes. 0 amido é um material pseudocristalino constituído por dois polímeros de alfa-D-glicose: amilose e amilopectina. A amilose é essencialmente um polímero linear no qual as moléculas de glicose estão unidas através das ligações alfa 1-4, enquanto que a amilopectina é um polímero ramificado que contém ligações alfa 1-4 assim como ligações alfa 1-6.
Dependendo do uso e da funcionalidade requerida, a natureza e a estrutura da molécula de amido pode ter que ser modificada. Isto pode ser obtido por várias técnicas, incluindo o tratamento térmico, químico e enzimático.
Na maioria das aplicações, o amido é usado na forma de pasta gelatinizada. Dependendo das modificações executadas e do uso 1/16 final desejado, a pasta de amido terá uma viscosidade maior ou menor. Aumentar a estabilidade destes produtos, e em particular a sua viscosidade, tem desde há algum tempo sido um objectivo importante dos produtores de amido. A estabilidade da viscosidade pode ser melhorada de várias formas incluindo, por exemplo, a esterificação (por exemplo acetilação) e eterificação (por exemplo a hidroxipropilação ou cationização). Estas modificações podem ser levadas a cabo na fase húmida (onde a água é usada como veiculo para os reagentes) ou na fase seca (caracterizada pela ausência de um meio solvente).
Um exemplo de um processo húmido é a reacção de cationização levada a cabo pondo em contacto uma pasta de amido alcalina com um agente catiónico na presença de um inibidor de gelatinização a uma temperatura abaixo da temperatura de gelatinização do amido. Os tempos de reacção para este tipo de processo caracteristicamente estão entre 12 e 20 horas. Para obter um amido que esteja também diluído - como o requerido para certas aplicações - operações adicionais, como modificação ácida ou oxidação, deverão ser incluídas no processo. No entanto, a adição destas operações complicam também o processo e resultam em tempos de reacção ainda maiores. De qualquer maneira, a pasta da reacção terá que ter um pH que esteja ajustado a um valor mais ou menos neutro e, depois de que a reacção esteja completa, ela deve ser lavada para remover os sais que foram usados para inibir a gelatinização.
Uma limitação chave desta tecnologia húmida é a quantidade de água que é desperdiçada e os custos associados com o seu tratamento antes da sua eliminação, juntamente com a dificuldade de aumentar o nível de substituição do amido sem a gelatinização simultânea. 2/16
Portanto, vários processos secos têm sido propostos. Por exemplo, o Pedido de Patente europeia EP0710670 (Vomm Impianti e Processi S.r.L.) descreve um processo de modificação química continuo pelo qual um pó de amido e um agente de modificação, por exemplo, um agente hidrolítico ou um agente de alquilação, são introduzidos ao mesmo tempo num turbo-reactor controlado termostaticamente que compreende uma velocidade de rotação do propulsor de 300-1500 revoluções por minuto. Este dispositivo permite, quase instantaneamente, a criação de um fluido, fino, dinâmico e estrato altamente turbulento de uma boa mistura entre as partículas de amido e o agente químico.
Com este dispositivo, a modificação química de amido pode ser levada a cabo com tempos mais curtos. Por exemplo, o exemplo 1 da patente descreve a hidrólise a 50 °C de um amido de milho por ácido clorídrico onde o tempo de retenção do amido no reactor foi somente de aproximadamente 30 segundos. Infelizmente, este processo requer o uso de um dispositivo específico que, além dos seu altos requerimentos de energia, naturalmente aumenta os custos de produção.
Para ultrapassar estes inconvenientes, o Pedido de Patente europeia EP0902037 (Roquette Freres) propõe um processo para a diluição do amido sob condições ácidas. 0 processo é continuo com um tempo de reacção de pelo menos 5 minutos a uma temperatura entre 60 e 100 °C. A Patente também descreve um método para a modificação seca do amido, mas este envolve a adição de uma etapa de modificação química para o processo de diluição.
Assim, e apesar de que é mais fácil obter amido diluído com este processo do que com o uso de um turbo-reactor específico, o tempo de processamento é maior e a produtividade é portanto reduzida. Adicionalmente, uma etapa de aquecimento custosa é necessária para levar a temperatura à temperatura requerida entre 60 e 100 °C. 3/16
Outro inconveniente do processo descrito nesta Patente é que, para produzir um amido diluído catiónico, são necessárias várias manipulações do produto de amido (isto é, etapas de diluição e de cationização separadas). É, portanto, evidente que é desejável um processo melhorado para o fabrico de amido diluído eterifiçado. É um objecto da presente invenção prover esse método.
Fundamentos da invenção
Num primeiro aspecto da presente invenção, é provido um processo de diluição e eterificação do amido que compreende as estapas de: (a) misturar um substrato de amido com um agente diluente, um agente alcalinizante e um agente de eterificação; (b) secar a mistura da etapa (a); e (c) deixar que a mistura seca reaja com o agente de eterificação, onde: - o agente diluente consiste num ou mais hipocloritos; - a etapa (a) ser realizada com um pH alcalino e não envolver nenhum aquecimento artificial; e - a etapa (b) ser levada a cabo antes de que a mistura da etapa (a) atinja a temperatura de gelatinização do substrato de amido.
Num segundo aspecto da presente invenção, é provido um amido diluído eterifiçado que foi obtido pelo processo anterior. 4/16
Num terceiro aspecto da presente invenção, é provido carboximetilamidos diluídos, éteres de amido diluído catiónicos e carboximetilamidos catiónicos que foram obtidos pelo processo anterior.
Breve descrição dos desenhos A figura 1 é um fluxograma do processo de acordo com a invenção. A figura 2 mostra a evolução, em relação à temperatura, da viscosidade Brookfield de um carboximetilamido diluído (10% de substância seca) da invenção.
Descrição detalhada da invenção
Todas as percentagens deste documento são percentagens por peso em seco a não ser que seja dito o contrário. A presente invenção refere-se a um processo de diluição e eterificação de amido que compreende as estapas de: (a) misturar um substrato de amido com um agente diluente, um agente alcalinizante e um agente de eterificação; (b) secar a mistura da etapa (a); e (c) deixar que a mistura seca reaja com o agente de eterificação.
Este processo pode ser usado no fabrico de todos os tipos de éteres de amido diluído. Preferencialmente, ele será usado para a produção de carboximetilamido diluído, éteres de amido diluído catiónicos ou carboximetilamido diluído catiónico. 5/16
Uma vantagem do processo é que a etapa (a) não requer nenhum aquecimento artificial. A expressão "aquecimento artificial" refere-se a qualquer etapa de aquecimento que requer uma provisão externa de energia, por exemplo, um reactor aquecido por vapor ou electricamente, aquecimento por microondas, etc. De facto, a etapa (a) pode ser executada em qualquer tipo de misturador conhecido na técnica capaz de produzir uma mistura homogénea de reagentes. Preferencialmente, a etapa (a) será executada num misturadora de tipo de pá de arado simples, como as comercializadas sob a marca "LOEDIGE".
De facto, surpreendentemente foi descoberto que a mistura do agente diluente com amido causa uma reacção exotérmica que gera o calor suficiente para levar a cabo o processo de diluição de amido e para iniciar a reacção de eterificação. De facto, a reacção é tão eficiente que em questão de minutos é suficiente para completar o processo de diluição. Seguidamente o aquecimento deve ser parado para impedir a gelatinização do amido, de forma a que este possa ser manipulado e transportado mais facilmente.
Devido ao facto de que amido é um material heterogéneo natural, a temperatura de gelatinização é diferente dependendo da fonte botânica específica do substrato de amido a ser usado. 0 substrato de amido da presente invenção pode ser seleccionado de quaisquer de amidos modificados ou nativos.
Preferencialmente, ele será seleccionado de amido de trigo, amido de batata, amido de batata ceroso, amido de milho, amido de milho ceroso, amido de milho com teor alto de amilose, amido de tapioca e misturas de dois ou mais destes. Um amido modificado é um amido cuja estrutura foi alterada por tratamento químico, enzimático ou térmico. Por exemplo, o substrato de amido pode ser seleccionado de amidos esterifiçado, eterificado, reticulado, oxidado ou modificados com ácidos ou misturas de dois ou mais destes. Numa forma preferida de realizar a 6/16 invenção, o substrato de amido será um amido catiónico, dado que isto facilitará a produção de carboximetilamidos catiónicos.
Adicionalmente ao tipo de amido a ser usado, a temperatura de gelatinização pode também ser afectada pelo teor de humidade, teor de sal e pH do meio da reacção.
As Explicações do fenómeno de gelatinização podem ser encontradas na literatura, por exemplo, em David J. Thomas & William A. Atwell, Starches, Eagan Press Handbook Series, American Association of Cereal Chemists, St. Paul, Minnesota (1999), pages 25-30. A titulo de exemplo, o quadro seguinte lista as temperaturas de gelatinização para os vários amidos comuns:
Fonte de amido Temperatura de gelatinização (°C) Milho 52-85 Tapioca 52-65 Batata 58-65 Milho dentado 62-80 Milho ceroso 63-72
Assim, a reacção exotérmica deve ser controlada para impedir que a temperatura de gelatinização especifica do substrato de amido seja atingida. Preferencialmente, não se deixará que a temperatura de reacção exceda os 60 °C. Para controlar as temperaturas de reacção, o tempo de permanência será limitado. Para maior clareza, "tempo de permanência" refere-se ao tempo requerido para levar a cabo a etapa de mistura (a) mais qualquer tempo entre o final desta etapa e o principio da etapa (b) . Dito de outra maneira, ela começa logo que o substrato de amido é adicionado ao misturador 7/16 e inclui qualquer tempo de repouso ou tempo requerido para transportar o amido do misturador para o secador.
Adicionalmente à gelatinização, o tempo de permanência pode também ser afectado pela quantidade e tipo de agente diluente, o tipo de substrato de amido e o tipo de misturador que estão a ser usados. Tendo todos estes factores em consideração, o tempo de permanência apropriado será facilmente determinado pelo técnico especializado. A titulo ilustrativo, habitualmente os tempos de permanência não serão mais de 2 horas. De facto, o método da presente invenção permite vantajosamente que os tempos de permanência sejam reduzidos para menos de 1 hora. Preferencialmente, o tempo de permanência será menos de 30 minutos, mais preferencialmente menos de 15 minutos. De acordo com uma forma de realizar a invenção, o período de permanência será menos de 10 minutos, mais preferencialmente menos de 1 minuto, ainda mais preferencialmente menos de 30 segundos.
Durante a etapa (b) , a água é removida do meio de reacção. Assim, enquanto seja desejável que a mistura da etapa (a) tenha um teor de humidade de até 35%, este poderá ser reduzido pelo menos um 5% durante a etapa (b) . Preferencialmente, o teor de humidade será reduzido a 25% ou menos durante a etapa (b) . De novo, é difícil definir os parâmetros exactos devido a que o teor de humidade dependerá do tipo de amido a ser usado, do grau de diluição desejado, etc. No entanto, o teor de humidade apropriado e o grau de secagem serão evidentes para o técnico especializado.
De acordo com uma forma de realizar a invenção, a mistura da etapa (a) terá um teor de humidade de entre 8 e 35%, preferencialmente de entre 15 e 25%, e a mistura seca terá um teor de humidade de entre 0 e 25%, preferencialmente de entre 2 e 20%, mais preferencialmente de entre 5 e 15% - provendo que o 8/16 teor de humidade seja reduzido pelo menos 5% entre as etapas (a) e (b) . A etapa (b) pode ser obtida por qualquer método Standard e usando qualquer equipamento conhecido na técnica que seja adequado para este processo. Preferencialmente, a etapa (b) será obtida com um secador pneumático, como um secador flash, secador de anel ou secador de leito fluidizado. Da forma mais preferida, a etapa (b) será executada num secador flash.
Os reagentes misturados na etapa (a) incluem o substrato de amido acima definido, um agente diluente, um agente alcalinizante e um agente de eterificação. 0 agente diluente é seleccionado de um ou mais hipocloritos adequados, como hipoclorito de sódio, hipoclorito de cálcio e hipoclorito de potássio. Preferencialmente, o agente diluente será hipoclorito de sódio.
Adicionalmente ao seu efeito exotérmico e às suas capacidades de diluição, os hipocloritos podem também ter um efeito oxidante no substrato de amido. Vantajosamente, esta oxidação conduzirá à formação de grupos carboxilo e/ou carbonilo e, portanto, aumenta a estabilidade da viscosidade do amido diluído. 0 agente diluente será usado numa quantidade de entre 0,05 e 8% e preferencialmente de entre 0,1 e 5%. As percentagens citadas são em termos de clorina activa tendo como base o peso em seco do amido. 0 agente alcalinizante pode ser qualquer químico disponível na técnica que tenha propriedades alcalinas. Preferencialmente, o agente alcalinizante será seleccionado de carboneto de sódio ou de potássio, hidróxido de sódio, hidróxido de potássio, hidróxido de cálcio, uma base orgânica e misturas de dois ou mais destes. Eles podem ser adicionados em qualquer forma, por 9/16 exemplo, na forma sólida ou em solução. Preferencialmente, serão adicionados na forma de uma solução, mais preferencialmente na forma de uma solução altamente concentrada. Vantajosamente, o agente alcalinizante será adicionado numa solução 25-50% p/p. A quantidade de agente alcalinizante a ser adicionado dependerá da quantidade e do tipo de agentes de eterificação e diluentes usados. Por exemplo, o rácio molar do agente alcalinizante para clorina activa será preferencialmente de entre 0,01:1 e 100:1, mais preferencialmente de entre 0,05:1 e 50:1, ainda mais preferencialmente de entre 0,1:1 e 11:1.
De facto, o agente alcalinizante deverá ser preferencialmente adicionado em excesso (tanto antes como durante a reacção). Isto é para indicar o efeito acidificante da formação do grupo carboxil. De facto, a pH ácidos, os hipocloritos não são estáveis e decompor-se-ão emitindo gás cloro. Assim, um agente de alcalinização suficiente deverá ser adicionado ao meio de reacção para manter um pH alcalino. Preferencialmente, o pH do meio de reacção será mantido entre 9 e 13 (a 10% de solução).
Devido à quantidade de agente adicionado, alguns sais serão libertados no meio de reacção durante a diluição e, num nivel granuloso e estes ajudarão a impedir a gelatinização do amido, contribuindo assim à produção de um produto desejável. 0 agente de eterificação pode ser qualquer composto ou mistura de compostos conhecido na técnica adequado para a produção de amidos eterifiçados. Preferencialmente, o agente de eterificação será um composto ou mistura de compostos adequado para a produção de carboximetilamidos(como monocloroacetato de sódio e/ou ácido monocloroacético) ou éteres de amidos catiónicos (como cloreto de 3-cloro-2-hidroxipropil-trialquilamónio e/ou 3-cloro-2-hidroxipropil-trimetil-cloreto de amónio (CHPT)). 10/16 A eterificação do amido iniciar-se-á durante a etapa (a) do processo da presente invenção, mas completar-se-á, isto é, o grau desejado de substituição atingir-se-á, durante a etapa (c). 0 grau desejado de substituição dependerá do uso final do produto de amido. Por exemplo, os carboximetilamidos da presente invenção preferencialmente terão um grau de substituição de entre 0,001 e 0,5 (como o determinado pelo método de titulação do exemplo 1). Os éteres de amido catiónicos da presente invenção preferencialmente terão um grau de substituição de entre 0,001 e 0,3 (como o determinado pelo método clássico de Kjeldahl).
Vantajosamente, a etapa (c) não requer nenhuma outra manipulação do produto de amido. De facto, depois da etapa (b) - e devido à reacção de eterificação exotérmica continua, a temperatura do produto seco subirá lentamente a aproximadamente 60 °C (dependendo, por exemplo, dos níveis de humidade, concentrações dos reagentes, etc.) sem nenhum aquecimento artificial. Devido a que a reacção de eterificação de acordo com a presente invenção é preferencialmente levada a cabo a temperaturas que variam entre 25 e 60 °C, ao produto de amido pode-se simplesmente "deixar reagir" com o agente de eterificação até que o grau de substituição desejado seja obtido. Assim, a título ilustrativo, a mistura seca obtida na etapa (b) pode ser ensacada e a etapa de eterificação (c) dar-se-á durante o armazenamento - tanto no produtor final ou no cliente final - e/ou durante o transporte.
Alternativamente, a etapa de eterificação (c) pode dar-se num tanque de retenção, num misturador ou qualquer outro tipo de reactor. E difícil definir claramente um tempo de reacção para a etapa (c) na medida em que vários factores serão tomados em consideração, incluindo, por exemplo, o grau de substituição desejado, a temperatura de armazenamento e a quantidade de 11/16 agente de eterificação presente na mistura. De facto, quanto maior é a quantidade de agente, mais rápida será a reacção. Por exemplo, o produto poderia ser armazenado a 50 °C durante 44 h. O tempo de reacção real requerido para a etapa (c) será facilmente calculado pelo técnico especializado tendo todos estes factores em consideração.
Se necessário, a reacção de eterificação pode ser acelerada e o tempo de armazenamento reduzido adicionando uma etapa de aquecimento depois da etapa (b) e antes ou durante a etapa (c) . Esta etapa de aquecimento pode ser levada a cabo em qualquer equipamento adequado para atingir a temperatura requerida. Por exemplo, o produto seco poderá ser aquecido a 140 °C durante cerca de 5 minutos ou a 80 °C durante de 1 a 4 horas.
Os produtos que podem ser obtidos de acordo com o processo descrito anteriormente também estão dentro do âmbito da presente invenção. Eles preferencialmente têm um nivel de diluição até 45%, mais preferencialmente de entre 8 e 40%, ainda mais preferencialmente de entre 10 e 30% e da forma mais preferida de entre 10 e 20%. 0 nivel de diluição é definido neste documento como a concentração de amido (substância seca) em água (peso/peso) que, depois da gelatinização completa, dá uma viscosidade de Brookfield compreendida entre 100 e 1000 mPa.s, preferencialmente de entre 100 e 600 mPa.s, a uma temperatura acima dos 40 °C quando o pH é ácido, ou a uma temperatura acima dos 60 °C quando o pH é alcalino (ver figura 3) . Quanto mais alta é a concentração que satisfaz este requisito, mais alto é o nivel de diluição.
Uma viscosidade compreendida entre 100 e 600 mPa.s permite uma manipulação fácil do produto de amido diluido, por exemplo, quando ele tem que ser bombeado. Para que se mantenham nesta margem de viscosidade, os amidos nativos não diluidos geralmente 12/16 só poderão ser usados em concentrações muito baixas, por exemplo, de entre 3 e 6%. Por comparação, os amidos diluidos podem ser usados em concentrações mais altas de entre 10 e 40% de sólido seco.
Assim, uma solução aquosa que contém até 40% de um amido diluído de acordo com a presente invenção, a 30 °C, por exemplo, poderá estar ainda dentro dos limites de viscosidade acima mencionados.
Estes amidos podem ser usados na Indústria Têxtil, na Indústria de Fabricação de Papel (parte húmida de aditivo; colagem de superfície), na Indústria de Adesivos, na Indústria Farmacêutica e noutras Indústrias.
Agora a presente invenção será também definida com referência aos exemplos seguintes. O âmbito da invenção descrita e reivindicada neste documento não está limitado por estas formas específicas de realizar a invenção as quais destinam-se apenas a ilustrar os vários aspectos possíveis da invenção. Qualquer forma equivalente de realização estará dentro do âmbito desta invenção. De facto, as várias modificações da invenção além das descritas e mostradas neste documento na descrição anterior serão evidentes para os técnicos especializados. Estas modificações estarão também dentro do âmbito das reivindicações anexas. EXEMPLOS:
Todas as amostras foram preparadas de acordo com um dos procedimentos seguintes:
Exemplo 1:
No início do processo (t=0), foram introduzidos os seguintes materiais num misturador continuo (LOEDIGE) com os seguintes índices de fluxo: 13/16 73,0 Kg/h 6,3 Kg/h 3,16 1/h 5,8 Kg/h
Amido de batata (16 % de humidade)
Monocloroacetato de sódio (SMCA)
NaOCl (solução H20 - activo Cl2 - 155 g/1)
NaOH (50% de solução aquosa)
Os materiais foram misturados durante 30 segundos. A mistura resultante atingiu 23-30 °C e seguidamente foi seca em 7 minutos. A fase de secagem foi conduzida numa secagem flash continua durante 15 segundos até que foi obtido um teor de humidade final de 14%. O grau de substituição (DS) foi medido com o seguinte método: 2 g (expresso como base seca) da amostra foi agitada durante 30' em 40 ml de EtOH (80 % de solução de água). Depois da filtração, o produto foi lavado com 500 ml EtOH (70 % de solução aquosa) até estar livre de iões cloreto (método argentométrico). O resíduo foi seguidamente queimado a 550° até peso constante. As cinzas foram seguidamente dissolvidas em H20 e a solução resultante foi titulada com HC1 usando alaranjado de metilo como indicador.
Exemplo 1 A 0 produto foi produzido de acordo com o procedimento do exemplo 1 e foi armazenado à temperatura ambiente durante um período de 44 horas.
As características do produto são mostradas no quadro 1.
Exemplo 1 B 0 produto foi produzido de acordo com o procedimento do exemplo 1 e foi armazenado a 50°C durante um período de 44 horas. 14/16
As características do produto são mostradas no quadro 1.
Exemplo 1 C 0 produto foi produzido de acordo com o procedimento do exemplo 1 e foi armazenado à temperatura ambiente durante um período de 44 horas depois uma hora a 70 °C.
As características do produto são mostradas no quadro 1.
Quadro 1: DS expressa como número médio de substituintes/unidade de glicose
Amostra Humidade (%) DS IA 14 0, 054 1B 14 0, 068 1C 14 0,089
Exemplo 2:
As viscosidades das amostras IA e 1B foram medidas com o viscosímetro Brookfield DV-II, usando 10% (p/p) de pasta. A pasta foi cozinhada num banho de água a ferver durante 30 minutos em condições de agitação (250 rpm). Seguidamente a mistura foi arrefecida com água a uma temperatura inferior a 30 °C e a viscosidade foi medida a temperaturas diferentes sob agitação (100 rpm) e com eixo n.2.
Os resultados são mostrados na figura 2.
Lisboa, 12 de Janeiro de 2012 15/16
Claims (15)
- REIVINDICAÇÕES 1. Um amido diluído eterifiçado que foi obtido por um processo que compreende as etapas de: (a) misturar um substrato de amido com um agente diluente, um agente alcalinizante e um agente de eterificação; (b) secar a mistura da etapa (a); e (c) deixar que a mistura seca reaja com o agente de eterificação, onde: - o agente diluente consistir num ou mais hipocloritos; - a etapa (a) ser levada a cabo com um pH alcalino e esta não envolver nenhum aquecimento artificial; e - a etapa (b) ser levada a cabo antes de que a mistura da etapa (a) atinja a temperatura de gelatinização do substrato de amido.
- 2. Um amido diluído eterifiçado de acordo com a reivindicação 1, caracterizado por um ou mais hipocloritos serem seleccionados do grupo constituído por hipoclorito de sódio, hipoclorito de cálcio e hipoclorito de potássio.
- 3. Um amido diluído eterifiçado de acordo com a reivindicação 1, caracterizado por o agente alcalinizante ser seleccionado do grupo constituído por: carboneto de sódio ou de potássio, hidróxido de sódio, hidróxido de potássio, hidróxido de cálcio e misturas de dois ou mais destes.
- 4. Um amido diluído eterifiçado de acordo a reivindicação 1 ou com a reivindicação 3, caracterizado por o agente alcalinizante estar na forma de uma solução. 1/3
- 5. Um amido diluído eterifiçado de acordo a reivindicação 1, caracterizado por o agente de eterificação ser seleccionado do grupo constituído por: monocloroacetato de sódio, ácido monocloroacético, cloreto de 3-cloro-2-hidroxipropil-trialquilamónio, cloreto de 3-cloro-2-hidroxipropil-trimetilamónio e misturas de dois ou mais destes.
- 6. Um amido diluído eterificado de acordo com a reivindicação 1, caracterizado por o substrato de amido ser seleccionado do grupo constituído por: amido de trigo, amido de batata, amido de batata ceroso, amido de milho, amido de milho ceroso, amido de milho de alta amilose, amido de tapioca e misturas de dois ou mais destes.
- 7. Um amido diluído eterificado de acordo com a reivindicação 1 ou com a reivindicação 6, caracterizado por o substrato de amido ser um amido catiónico.
- 8. Um amido diluído eterificado de acordo com a reivindicação 1, caracterizado por o teor de humidade da mistura da etapa (a) não exceder 35% em peso.
- 9. Um amido diluído eterificado de acordo com a reivindicação 1, caracterizado por o teor de humidade ser reduzido pelo menos 5% durante a etapa (b).
- 10. Um amido diluído eterificado de acordo com a reivindicação 1, caracterizado por o teor de humidade ser reduzido a 25% ou menos durante a etapa (b).
- 11. Um amido diluído eterificado de acordo com a reivindicação 1, caracterizado por a mistura da etapa (a) ter um pH de entre 9 e 13. 2/3
- 12. Um amido diluído eterifiçado de acordo com a reivindicação 1 , caracterizado por a etapa (b) ser levada a cabo antes de que a mistura da etapa (a) atinja a temperatura de 60 °C.
- 13. Um amido diluído eterifiçado de acordo com qualquer uma das reivindicações de 1 a 12, caracterizado por este ser um carboximetilamido diluído, um éter de amido diluído catiónico ou um carboximetilamido catiónico.
- 14. Um carboximetilamido diluído de acordo com a reivindicação 13, caracterizado por este ter um grau de substituição entre 0,001 e 0,5.
- 15. Um éter de amido diluído reivindicação 13, caracterizado substituição entre 0,001 e 0,3. catiónico de acordo com a por este ter um grau de Lisboa, 12 de Janeiro de 2012 3/3
Applications Claiming Priority (1)
Application Number | Priority Date | Filing Date | Title |
---|---|---|---|
EP05257997 | 2005-12-22 |
Publications (1)
Publication Number | Publication Date |
---|---|
PT2174959E true PT2174959E (pt) | 2012-01-24 |
Family
ID=36061643
Family Applications (2)
Application Number | Title | Priority Date | Filing Date |
---|---|---|---|
PT06841573T PT1969014E (pt) | 2005-12-22 | 2006-12-21 | Processo de modificação de amido |
PT09175110T PT2174959E (pt) | 2005-12-22 | 2006-12-21 | Amido diluído eterificado |
Family Applications Before (1)
Application Number | Title | Priority Date | Filing Date |
---|---|---|---|
PT06841573T PT1969014E (pt) | 2005-12-22 | 2006-12-21 | Processo de modificação de amido |
Country Status (11)
Country | Link |
---|---|
US (1) | US8076473B2 (pt) |
EP (2) | EP2174959B1 (pt) |
CN (1) | CN101365725B (pt) |
AT (2) | ATE456583T1 (pt) |
CA (1) | CA2634370A1 (pt) |
DE (1) | DE602006012093D1 (pt) |
DK (1) | DK2174959T3 (pt) |
ES (2) | ES2375257T3 (pt) |
PL (2) | PL1969014T3 (pt) |
PT (2) | PT1969014E (pt) |
WO (1) | WO2007071776A1 (pt) |
Families Citing this family (15)
Publication number | Priority date | Publication date | Assignee | Title |
---|---|---|---|---|
CA2634369A1 (en) * | 2005-12-22 | 2007-06-28 | Cargill, Incorporated | Process for modification of biopolymers |
AR087159A1 (es) | 2011-06-20 | 2014-02-26 | Gen Biscuit | Galletita para desayuno con glucosa de lenta disponibilidad |
BR112014002060A2 (pt) * | 2011-07-28 | 2017-02-21 | Cargill Inc | composições para uso na seção úmida da fabricação de papel |
CN102746409A (zh) * | 2012-06-18 | 2012-10-24 | 新疆光大山河化工科技有限公司 | 一种超级羧甲基淀粉钠的制备方法 |
US9512338B2 (en) | 2014-04-29 | 2016-12-06 | Greif Packaging Llc | Method for manufacturing an adhesive compound for use in the production of corrugated paperboard |
KR20170016386A (ko) | 2014-06-02 | 2017-02-13 | 테티스, 아이엔씨. | 개질된 생체중합체, 및 이의 제조 및 사용 방법 |
WO2015189656A1 (en) * | 2014-06-10 | 2015-12-17 | Oren Hydrocarbons Private Limited | Water-based wellbore servicing fluids with high temperature fluid loss control additive |
JP6478644B2 (ja) * | 2015-01-09 | 2019-03-06 | 日本食品化工株式会社 | カルボキシメチル化澱粉の製造方法、カルボキシメチル化澱粉及びその用途 |
EP3380577A4 (en) | 2015-11-23 | 2019-04-17 | Tethis, Inc. | COATED PARTICLES AND METHODS OF PRODUCTION AND USE |
CN107522790B (zh) * | 2017-09-22 | 2020-03-24 | 西南大学 | 一种双功能新型变性淀粉及其制备方法 |
CN107996931B (zh) * | 2017-12-15 | 2021-04-23 | 绥化学院 | 一种抗菌、强心护肝富氢低糖保健饮料及其制备方法 |
CN108425273B (zh) * | 2018-02-27 | 2021-02-05 | 广西金桂浆纸业有限公司 | 一种施胶剂的乳化方法 |
CN108774506B (zh) * | 2018-04-17 | 2021-09-21 | 中原工学院 | 一种抗高温型醚化改性淀粉降滤失剂及其制备方法 |
CN109134946A (zh) * | 2018-07-12 | 2019-01-04 | 杨红洲 | 一种粉状物料环保粘结剂及其制备方法 |
CN109735311B (zh) * | 2019-01-22 | 2021-09-07 | 北京宏勤石油助剂有限公司 | 一种钻井液用环保型封堵剂及其制备方法 |
Family Cites Families (10)
Publication number | Priority date | Publication date | Assignee | Title |
---|---|---|---|---|
GB2074596B (en) * | 1980-04-25 | 1983-07-06 | Cpc International Inc | Method of modifying starch |
US4373099A (en) * | 1981-10-07 | 1983-02-08 | Grain Processing Corporation | Continuous process for preparation of a thinned cationic starch paste |
US5192576A (en) * | 1991-10-11 | 1993-03-09 | American Maize-Products Company | Thick-thin retort starch |
GB9307866D0 (en) * | 1993-04-16 | 1993-06-02 | Cerestar Holding Bv | Sizing process and composition therefor |
EP0710670B1 (en) * | 1994-11-03 | 2000-06-14 | VOMM IMPIANTI E PROCESSI S.r.L. | A method of modifying starch |
FR2768432B1 (fr) * | 1997-09-12 | 2001-04-06 | Roquette Freres | Procede de transformation de matieres amylacees, matieres amylacees transformees ainsi obtenues et leurs utilisations, notamment dans la fabrication de papier, d'adhesifs ou de produits gelifies |
FR2793249B1 (fr) * | 1999-05-03 | 2001-07-27 | Roquette Freres | Procede de transformation de matieres amylacees en phase seche |
FR2800078B1 (fr) * | 1999-10-22 | 2003-11-14 | Roquette Freres | Procede de transformation de matieres amylacees en phase seche |
FI114159B (fi) * | 2002-05-20 | 2004-08-31 | Raisio Chem Oy | Menetelmä tärkkelyksen käsittelemiseksi |
JP4933251B2 (ja) * | 2003-04-09 | 2012-05-16 | ハーキュリーズ・インコーポレーテッド | コンディショニング用途におけるカチオン性酸化多糖類 |
-
2006
- 2006-12-21 PL PL06841573T patent/PL1969014T3/pl unknown
- 2006-12-21 DK DK09175110.7T patent/DK2174959T3/da active
- 2006-12-21 AT AT06841573T patent/ATE456583T1/de active
- 2006-12-21 ES ES09175110T patent/ES2375257T3/es active Active
- 2006-12-21 EP EP09175110A patent/EP2174959B1/en not_active Not-in-force
- 2006-12-21 WO PCT/EP2006/070115 patent/WO2007071776A1/en active Application Filing
- 2006-12-21 DE DE602006012093T patent/DE602006012093D1/de active Active
- 2006-12-21 AT AT09175110T patent/ATE529446T1/de active
- 2006-12-21 PL PL09175110T patent/PL2174959T3/pl unknown
- 2006-12-21 ES ES06841573T patent/ES2337506T3/es active Active
- 2006-12-21 CA CA002634370A patent/CA2634370A1/en not_active Abandoned
- 2006-12-21 US US12/158,976 patent/US8076473B2/en not_active Expired - Fee Related
- 2006-12-21 PT PT06841573T patent/PT1969014E/pt unknown
- 2006-12-21 PT PT09175110T patent/PT2174959E/pt unknown
- 2006-12-21 CN CN2006800481359A patent/CN101365725B/zh not_active Expired - Fee Related
- 2006-12-21 EP EP06841573A patent/EP1969014B1/en not_active Not-in-force
Also Published As
Publication number | Publication date |
---|---|
US20080300400A1 (en) | 2008-12-04 |
PT1969014E (pt) | 2010-03-16 |
EP2174959B1 (en) | 2011-10-19 |
CA2634370A1 (en) | 2007-06-28 |
PL2174959T3 (pl) | 2012-02-29 |
EP2174959A1 (en) | 2010-04-14 |
EP1969014A1 (en) | 2008-09-17 |
CN101365725B (zh) | 2013-04-24 |
ATE456583T1 (de) | 2010-02-15 |
PL1969014T3 (pl) | 2010-07-30 |
EP1969014B1 (en) | 2010-01-27 |
DE602006012093D1 (de) | 2010-03-18 |
WO2007071776A1 (en) | 2007-06-28 |
ES2337506T3 (es) | 2010-04-26 |
CN101365725A (zh) | 2009-02-11 |
ES2375257T3 (es) | 2012-02-28 |
US8076473B2 (en) | 2011-12-13 |
ATE529446T1 (de) | 2011-11-15 |
DK2174959T3 (da) | 2012-01-09 |
Similar Documents
Publication | Publication Date | Title |
---|---|---|
PT2174959E (pt) | Amido diluído eterificado | |
RUTENBERG et al. | Starch derivatives: Production and uses | |
BR0209162B1 (pt) | método para preparar um amido reticulado. | |
US3770472A (en) | Process for preparing modified starch dispersions | |
KR101110399B1 (ko) | 양이온성 액체 전분 조성물 및 그의 용도 | |
EP3102735B1 (en) | A stabilized sizing formulation | |
US3236792A (en) | Water-dispersible form of dialdehyde polysaccharides and process therefor | |
KR101230213B1 (ko) | 하이드록시알킬 전분 제조 방법 | |
JP2008507602A (ja) | アミノ酸含有セルロース誘導体の製造方法及び化粧品配合物、水処理及び製紙でのそれらの使用 | |
RU2662507C2 (ru) | Стабилизированный проклеивающий состав | |
US3577407A (en) | Highly hydroxypropylated granule potato starch | |
JPH04363301A (ja) | 変性澱粉及びそれを用いた製紙用サイズ剤 | |
JPH01311101A (ja) | でんぷんエーテルの製造方法 | |
US3269964A (en) | Water dispersible form of dialdehyde polysaccharides and process therefor | |
US8552178B2 (en) | Process for modification of biopolymers | |
JPH0345158B2 (pt) | ||
JP5205686B2 (ja) | ポリグルクロン酸およびその製造方法 | |
JPS5941646B2 (ja) | カチオン澱粉の製造方法 | |
JP2884694B2 (ja) | エーテル化澱粉およびその製造方法 | |
Radeloff et al. | Principles of industrial scale chemical starch modification | |
US3557084A (en) | Sulfite-carbonyl starch complex and method of preparation | |
GB713750A (en) | Ungelatinized cold water soluble starch ethers | |
JPH062761B2 (ja) | エ−テル化澱粉およびその製造方法 | |
JPS6028475A (ja) | 低粘度澱粉糊液の調製方法 | |
PL164336B1 (pl) | Sposób otrzymywania preparatu skrobiowego o ładunku elektrododatnlm |