PT2073420E - Ajuste óptimo de ber para modulação adaptativa de portadoras múltiplas - Google Patents

Ajuste óptimo de ber para modulação adaptativa de portadoras múltiplas Download PDF

Info

Publication number
PT2073420E
PT2073420E PT07123637T PT07123637T PT2073420E PT 2073420 E PT2073420 E PT 2073420E PT 07123637 T PT07123637 T PT 07123637T PT 07123637 T PT07123637 T PT 07123637T PT 2073420 E PT2073420 E PT 2073420E
Authority
PT
Portugal
Prior art keywords
transmission parameter
assigned
assignment
transmission
link performance
Prior art date
Application number
PT07123637T
Other languages
English (en)
Inventor
Daniel Schneider
Lothar Stadelmeier
Original Assignee
Sony Corp
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Sony Corp filed Critical Sony Corp
Publication of PT2073420E publication Critical patent/PT2073420E/pt

Links

Classifications

    • HELECTRICITY
    • H04ELECTRIC COMMUNICATION TECHNIQUE
    • H04LTRANSMISSION OF DIGITAL INFORMATION, e.g. TELEGRAPHIC COMMUNICATION
    • H04L27/00Modulated-carrier systems
    • H04L27/0008Modulated-carrier systems arrangements for allowing a transmitter or receiver to use more than one type of modulation
    • HELECTRICITY
    • H04ELECTRIC COMMUNICATION TECHNIQUE
    • H04LTRANSMISSION OF DIGITAL INFORMATION, e.g. TELEGRAPHIC COMMUNICATION
    • H04L1/00Arrangements for detecting or preventing errors in the information received
    • H04L1/0001Systems modifying transmission characteristics according to link quality, e.g. power backoff
    • H04L1/0002Systems modifying transmission characteristics according to link quality, e.g. power backoff by adapting the transmission rate
    • H04L1/0003Systems modifying transmission characteristics according to link quality, e.g. power backoff by adapting the transmission rate by switching between different modulation schemes
    • HELECTRICITY
    • H04ELECTRIC COMMUNICATION TECHNIQUE
    • H04LTRANSMISSION OF DIGITAL INFORMATION, e.g. TELEGRAPHIC COMMUNICATION
    • H04L5/00Arrangements affording multiple use of the transmission path
    • H04L5/003Arrangements for allocating sub-channels of the transmission path
    • H04L5/0044Arrangements for allocating sub-channels of the transmission path allocation of payload
    • HELECTRICITY
    • H04ELECTRIC COMMUNICATION TECHNIQUE
    • H04LTRANSMISSION OF DIGITAL INFORMATION, e.g. TELEGRAPHIC COMMUNICATION
    • H04L5/00Arrangements affording multiple use of the transmission path
    • H04L5/003Arrangements for allocating sub-channels of the transmission path
    • H04L5/0058Allocation criteria
    • H04L5/006Quality of the received signal, e.g. BER, SNR, water filling

Landscapes

  • Engineering & Computer Science (AREA)
  • Signal Processing (AREA)
  • Computer Networks & Wireless Communication (AREA)
  • Quality & Reliability (AREA)
  • Mobile Radio Communication Systems (AREA)
  • Digital Transmission Methods That Use Modulated Carrier Waves (AREA)
  • Detection And Prevention Of Errors In Transmission (AREA)
  • Stereo-Broadcasting Methods (AREA)

Description

ΡΕ2073420 - 1 -
DESCRIÇÃO "AJUSTE ÓPTIMO DE BER PARA MODULAÇÃO ADAPTATIVA DE PORTADORAS MÚLTIPLAS"
Campo da presente invenção A presente invenção refere-se aos campos de esquemas de transmissão de dados de portadoras múltiplas adaptativas. A presente invenção refere-se especialmente a um método para adaptar os parâmetros de transmissão de um grupo de subportadoras, um produto de programa de software e um dispositivo de comunicações.
Breve descrição da técnica prévia
Sistemas de portadoras múltiplas (por exemplo, a Multiplexagem Ortogonal por Divisão de Frequência Orthogonal Frequency Division Multiplex (OFDM) e a modulação de onda de portadoras múltiplas) são normalmente usados quando o canal de transmissão enfrenta fortes efeitos de caminhos múltiplos, o que resulta numa forte variação da função de transferência de canal. Em sistemas de portadoras múltiplas, a banda de frequências utilizada para transmissão é dividida numa pluralidade de bandas de frequências menores, cada uma das bandas de frequências menores sendo associada a uma subportadora. Em sistemas de -2- ΡΕ2073420 portadoras múltiplas adaptativas cada subportadora adapta a sua modulação de acordo com determinadas regras (por exemplo, dependendo das características do canal ou da presença de outros serviços). Tipicamente, uma estimativa de canal no lado receptor fornece uma relação sinal-ruido (Signal-Noise Ratio - SNR) para cada uma das subportadoras OFDM. Esta SNR é comparada aos limiares para atribuir o "melhor" esquema de modulação. Subportadoras com uma SNR baixa recebem um esquema de modulação robusto com uma ordem de modulação baixa (por exemplo, BPSK ou QPSK) . Para uma subportadora com uma SNR superior, atribui-se um esquema de modulação com uma ordem superior de modulação. Subportadoras com uma SNR insuficiente (ou seja, muito baixa) são encaixadas (não usadas para transmitir dados). Pelo menos para OFDM, os esquemas de modulação geralmente usados são todos do tipo QAM (Modulação de Amplitude em Quadratura - Quadrature Amplitude Modulation) e a diferença entre os esquemas de modulação diferentes atribuídos reside na utilização de diferentes constelações. A adaptação da modulação da subportadora aumenta a taxa de transferência geral em comparação com sistemas de portadoras múltiplas não adaptativas.
Um Taxa de Erro de Bit - Bit Error Rate - é abreviada por BER. Uma BER global é uma BER fornecida por um grupo de subportadoras, por exemplo, todas as subportadoras de um dispositivo de comunicações de portadoras múltiplas. A BER global é a média das BERs entregues por cada uma das subportadoras. Dois esquemas -3- ΡΕ2073420 básicos para alcançar um valor desejado de BER global (BER alvo) são conhecidos na técnica. Numa solução simples, existe uma gama SNR dedicada para cada um dos esquemas de modulação. A associação de uma gama SNR com um esquema de modulação é esquematicamente representada na Fig. 1. Um valor estimado de SNR de uma subportadora, é então directamente mapeado para o sistema de modulação correspondente. Utilizando esta solução simples, a BER alvo é garantida (não deverá ser ultrapassada), mas o valor de BER global alcançado pode estar longe de ser a BER alvo. Numa solução tecnicamente mais complexa, é realizada uma média sobre várias ou todas as subportadoras. Por este meio, algumas subportadoras oferecem uma taxa de erro de bits (BER) ligeiramente superior em relação à BER alvo, enquanto outras subportadoras permanecem abaixo da BER alvo, a BER global, no entanto, está perto do valor alvo. É aplicada intercalação para garantir uma BER homogénea. Calcular uma média resulta em melhores limiares de SNR o que implica uma taxa de transferência superior (taxa de dados). No entanto, mesmo utilizando esta solução aperfeiçoada, a BER alvo não é alcançada com a precisão desejada. EP1653646A1 divulga um sistema de comunicações onde é determinado um número n de subportadoras necessárias para uma ligação de comunicações, um terminal selecciona n subportadoras com a melhor qualidade de canal e transmite informação de qualidade de canal apenas para as n subportadoras seleccionadas. Esquemas de codificação de -4- ΡΕ2073420 modulação para subportadoras são seleccionados por forma a satisfazer uma taxa de erros de pacote para um dado valor de qualidade de canal.
Assim, o problema a ser resolvido pela presente invenção é fornecer um método melhorado de atribuição de parâmetros de transmissão (por exemplo, um esquema de modulação) a um grupo de subportadoras para que um valor de desempenho de ligação (por exemplo, uma BER) possa ser alcançado com alta precisão e para fornecer um produto de programa de software correspondente e um dispositivo de comunicações correspondente.
Breve descrição da presente invenção
Este problema é resolvido por um método de adaptar os parâmetros de transmissão de um grupo de subportadoras composto pelas etapas de determinar um valor de qualidade de canal para cada subportadora; estabelecer uma ordem de grupos de atribuição, cada grupo de atribuição composto por uma ou mais subportadoras, com base nos valores de qualidade de canal; atribuir, na ordem dos grupos de atribuição, um parâmetro de transmissão a cada grupo de atribuição, segundo o qual um parâmetro de transmissão é um parâmetro que descreve um esquema utilizado para transmissão e atribuir um parâmetro de transmissão a um grupo de transmissão compreende a atribuição do parâmetro de transmissão a todas as subportadoras do grupo de atribuição; e calcular um valor -5- ΡΕ2073420 de desempenho de ligação com base num ou mais parâmetros de transmissão anteriormente atribuídos; segundo o qual a etapa de atribuição de um parâmetro de transmissão a cada grupo de atribuição é baseada no valor de desempenho de ligação calculado.
Vantajosamente, a referida etapa do cálculo do valor de desempenho de ligação é executada uma vez entre cada duas atribuições consecutivas de um parâmetro de transmissão a um grupo de atribuição.
Vantajosamente, no caso do valor de desempenho de ligação calculado estar acima de um valor alvo de desempenho de ligação, é atribuído um parâmetro de transmissão ao grupo de atribuição que vai ser atribuído em seguida que provoca um valor de desempenho de ligação inferior ao parâmetro de transmissão atribuído ao grupo de atribuição que tinha sido atribuído antes.
Vantajosamente, no caso do valor de desempenho de ligação calculado estar acima do valor alvo de desempenho de ligação, é reatribuído um parâmetro de transmissão ao grupo de atribuição que foi atribuído antes, o parâmetro de transmissão reatribuído sendo o parâmetro de transmissão atribuído ao grupo de atribuição que é atribuído em seguida.
Vantajosamente, os parâmetros de transmissão atribuídos são elementos de um conjunto ordenado -6- ΡΕ2073420 predefinido, segundo o qual um parâmetro de transmissão que provoca um valor de desempenho de ligação superior é ordenado antes de um parâmetro de transmissão que provoca um valor de desempenho de ligação inferior, e o parâmetro de transmissão que é atribuido ao grupo de atribuição que vai ser atribuido em seguida é o parâmetro de transmissão que é o próximo na ordem do parâmetro de transmissão que foi atribuido antes.
Vantajosamente, no caso do valor de desempenho de ligação calculado ser inferior ao valor alvo de desempenho de ligação, é atribuido o mesmo parâmetro de transmissão ao grupo de atribuição que é atribuído em seguida como o parâmetro de transmissão que foi atribuído antes.
Vantajosamente, a etapa de calcular um valor de desempenho de ligação com base num ou mais parâmetros de transmissão previamente atribuídos compreende as etapas de calcular um valor de desempenho de ligação de subportadora específico para cada um ou mais dos parâmetros de transmissão atribuídos anteriormente; ou calcular a média dos valores de desempenho de ligação de subportadora específicos calculados para obter o valor de desempenho de ligação. Calcular um valor de desempenho de ligação de subportadora específico para cada um ou mais dos parâmetros de transmissão atribuídos significa calcular um valor de desempenho de ligação de subportadora específico para cada uma ou mais das subportadoras com base no parâmetro de transmissão atribuído à subportadora. -7- ΡΕ2073420
Vantajosamente, as referidas uma ou mais subportadoras são todas subportadoras tendo anteriormente atribuído um parâmetro de transmissão ou são todas subportadoras a quem foi atribuído em último lugar o mesmo parâmetro de transmissão.
Os valores de qualidade do canal vantajosamente correspondem a, são ou baseiam-se em relações de sinal-ruído .
Os parâmetros de transmissão vantajosamente são ordens de modulação ou esquemas de modulação. 0 valor de desempenho de ligação vantajosamente corresponde a, é ou baseia-se na taxa de erro de bit.
Para além disso o problema é resolvido por um produto de programa de software, o qual quando executado por um ou mais dispositivos de processamento é adaptado para levar a cabo o método de adaptar parâmetros de transmissão de um grupo de subportadoras de acordo com a presente invenção.
Para além disso o problema é resolvido por um dispositivo de comunicações que compreende um estimador de canais para determinar um valor de qualidade de canal para cada subportadora de um grupo de subportadoras; e um controlador. 0 controlador é adaptado para estabelecer uma ordem de atribuição de grupos, cada grupo de atribuição -8- ΡΕ2073420 compreendendo uma ou mais subportadoras, com base nos valores de qualidade de canal; atribuir, na ordem dos grupos de atribuição, um parâmetro de transmissão a cada grupo de atribuição, pelo que um parâmetro de transmissão é um parâmetro que descreve um esquema utilizado para transmissão e atribuir um parâmetro de transmissão a um grupo de atribuição compreende atribuir o parâmetro de transmissão a cada subportadora do grupo de atribuição; e calcular o valor de desempenho de ligação com base no parâmetro de transmissão ou mais previamente atribuído, pelo que a referida atribuição de um parâmetro de transmissão a cada grupo de atribuição é baseada no valor de desempenho de ligação calculado.
Vantajosamente, o controlador é adaptado para calcular o referido valor de desempenho de ligação entre cada duas atribuições consecutivas de um parâmetro de transmissão a um grupo de transmissão.
Vantajosamente, no caso do valor de desempenho de ligação calculado ser superior a um valor alvo de desempenho de ligação, é atribuído um parâmetro de transmissão ao grupo de atribuição que deve ser atribuído a seguir que provoca um valor de desempenho de ligação inferior ao do parâmetro de transmissão atribuído ao grupo de atribuição que foi atribuído antes.
Vantajosamente, no caso do valor de desempenho de ligação calculado ser superior ao valor alvo de desempenho -9- ΡΕ2073420 de ligação, o controlador é adaptado para reatribuir um parâmetro de transmissão ao grupo de atribuição que foi atribuído antes, o parâmetro de transmissão reatribuído sendo o parâmetro de transmissão atribuído ao grupo de atribuição que é atribuído em seguida.
Vantajosamente, os parâmetros de transmissão atribuídos são elementos de um conjunto ordenado predefinido, pelo que um parâmetro de transmissão causando um valor de desempenho de ligação superior é ordenado antes de um parâmetro de transmissão causando um valor de desempenho de ligação inferior, e o parâmetro de transmissão que é atribuído ao grupo de atribuição que será atribuído em seguida é o parâmetro de transmissão que é o próximo na ordem em relação ao parâmetro de transmissão que foi atribuído antes.
Vantajosamente, no caso do valor de desempenho de ligação calculado ser inferior ao valor alvo de desempenho de ligação, o controlador é adaptado para atribuir ao grupo de atribuição que é atribuído em seguida o mesmo parâmetro de transmissão como o parâmetro de transmissão que foi atribuído antes.
Vantajosamente, o controlador é adaptado para calcular o referido valor de desempenho de ligação calculando um valor de desempenho de ligação específico de subportadora para cada um dos um ou mais dos parâmetros de transmissão atribuídos previamente; e calculando a média - 10- ΡΕ2073420 dos valores de desempenho de ligação específicos de subportadora para obter o valor de desempenho de ligação.
Vantajosamente, as referidas uma ou mais subportadoras são todas subportadoras tendo previamente atribuído um parâmetro de transmissão ou são todas subportadoras tendo sido atribuídas em último lugar com o mesmo parâmetro de transmissão.
Os valores de qualidade de canal vantajosamente correspondem, ou são baseados em relações sinal-ruído.
Os parâmetros de transmissão vantajosamente são ordens de modulação ou esquemas de modulação. 0 valor de desempenho de ligação vantajosamente corresponde a, é, ou é baseado numa taxa de erro de bit.
Breve descrição dos desenhos A Fig. 1 mostra a associação (mapeamento) de uma SNR para um esquema de modulação de acordo com a técnica anterior. A Fig. 2 mostra uma primeira forma de realização do método de adaptar os parâmetros de transmissão de um grupo de subportadoras de acordo com a presente invenção. A Fig. 3 mostra uma forma de realização do -11 - ΡΕ2073420 dispositivo de comunicações, de acordo com a presente invenção. A Fig. 4 mostra outras formas de realização do método de adaptar os parâmetros de transmissão de um grupo de subportadoras de acordo com a presente invenção. A Fig. 5 mostra um exemplo de atribuição de parâmetros de transmissão de acordo com formas de realização adicionais do método de adaptar os parâmetros de transmissão. A Fig. 6 mostra um exemplo da BER global alcançada durante a atribuição dos parâmetros de transmissão de acordo com as formas de realização adicionais do método de adaptar parâmetros de transmissão.
Descrição das formas de realização preferidas da presente invenção
Um parâmetro de transmissão descreve o esquema usado para transmissão (esquema de transmissão). Por exemplo, um esquema de modulação utilizado para a transmissão é um parâmetro de transmissão. Um parâmetro de transmissão pode ser ajustado à vontade (dentro dos limites técnicos fornecidos por um determinado sistema de comunicações). Um parâmetro de transmissão é adaptado de acordo com as condições de canal (por exemplo, SNR) . Portanto, as condições de canal têm influência sobre o -12- ΡΕ2073420 parâmetro de transmissão. Porque a influência é através de um mecanismo adaptativo, pode ser chamado indirecto. Na presente invenção, um parâmetro de transmissão descreve o esquema que é usado para transmissão numa determinada subportadora. 0 parâmetro de transmissão poderá indicar que a subportadora não é usada de todo para transmissão de dados.
Um valor de desempenho de ligação descreve uma propriedade de uma ligação de comunicação que é fornecida com base no esquema de transmissão descrito (pelo menos em parte) por um parâmetro de transmissão. Um exemplo de um valor de desempenho do ligação é uma BER. As condições de canal têm de facto impacto directo sobre o valor de desempenho de ligação. Um valor de desempenho de ligação pode ser ajustado apenas indirectamente, através do ajuste de um ou mais parâmetros de transmissão. A Fig. 2 mostra uma primeira forma de realização do método de adaptar os parâmetros de transmissão de um grupo de subportadoras de acordo com a presente invenção. 0 grupo das subportadoras pode, por exemplo, ser dado por todas as subportadoras de um dispositivo de comunicações de portadoras múltiplas, por exemplo, um dispositivo de comunicações OFDM transmitindo e/ou recebendo dados sobre subportadoras OFDM. A seguir, todas as subportadoras/cada subportadora refere-se a todas as subportadoras/cada subportadora do grupo de subportadoras a menos que seja especificado de outra forma. -13- ΡΕ2073420
Numa etapa S2, um valor de qualidade de canal é determinado para cada subportadora do grupo de subportadoras. Um valor de qualidade de canal pode ser determinado para cada valor de qualidade de canal separadamente ou um valor comum de qualidade de canal pode ser determinado para um grupo de subportadoras (por exemplo, um grupo de subportadoras de frequência vizinha). Dai em diante, o método prossegue para a etapa S4.
Na etapa S4 uma ordem de grupos de atribuição é estabelecida com base nos valores de qualidade de canal determinados. Os grupos de atribuição são constituídos da forma seguinte. Cada grupo de atribuição compreende uma ou mais subportadoras. Todas as subportadoras do grupo de subportadoras está exactamente em um grupo de atribuição. Para quaisquer dois grupos de atribuição qualquer subportadora de um dos dois grupos de atribuição é maior ou igual do que qualquer subportadora do outro dos dois grupos de atribuição. Portanto, os índices de qualidade de canal das subportadoras induzem uma ordem dos grupos de atribuição e os grupos de atribuição podem ser ordenados de acordo com os valores de qualidade de canal.
Para cada grupo de atribuição pode ser seleccionado um representante (ou seja, uma subportadora). A ordem do grupo de atribuição é dada pela ordem dos representantes dos grupos de atribuição. Um exemplo de grupos de atribuição é dado a seguir. Por exemplo, se cl a clO forem subportadoras e as subportadoras forem ordenadas -14- ΡΕ2073420 de acordo com c2, c4, c3, cl, c5, c6, c8, c7, pelo que c2 é ordenada em primeiro lugar. Os grupos podem então ser formados e ordenados de acordo com (c2, c4), (c3), (cl, c5) , (c6, c8, c7), pelo que as subportadoras entre parênteses formam um grupo e o grupo (c2, c4) é ordenado em primeiro lugar. 0 agrupamento por exemplo, pode ser aplicado para reduzir a complexidade do cálculo e/ou quando um valor de qualidade de canal comum é determinado para um grupo de subportadoras. No entanto, mesmo quando um valor de qualidade de canal comum é determinado, o agrupamento não precisa de ser utilizado. 0 agrupamento pode ser trivial. 0 agrupamento trivial para o exemplo acima é (c2), (c4), (c3), (cl), (c5), (c6), (c8), (c7) . Num agrupamento trivial, cada grupo de atribuição compreende exactamente uma subportadora. Neste caso, os grupos de atribuição e as subportadoras podem ser consideradas o mesmo. Após ordenar os grupos de atribuição de acordo com os valores de qualidade de canal, o método prossegue para a etapa S8.
Na etapa S8, um parâmetro de transmissão é atribuído a um grupo de atribuição actual. Atribuir um parâmetro de transmissão a um grupo de atribuição compreende atribuir o parâmetro de transmissão a todas as subportadoras do grupo de atribuição. Nesta forma de realização, os parâmetros de transmissão também são ordenados. Ao se entrar ns etapa S8 com origem na etapa S4, o actual grupo de atribuição é o grupo de atribuição ordenado em primeiro lugar (ou seja, (c2, c4) no exemplo acima) e o parâmetro de transmissão atribuído é o parâmetro -15- ΡΕ2073420 de transmissão que é ordenado em primeiro lugar. Ao se entrar na etapa S8 com origem na etapa S17, o actual grupo de atribuição é o grupo de atribuição seguinte a partir do grupo de atribuição que atribuiu um parâmetro de transmissão antes (por exemplo, quando (cl, c5) foi atribuído antes, o actual grupo de atribuição é (c 6, c8, c7) ) . Atribuir um parâmetro de transmissão a um grupo de atribuição pode incluir a atribuição de um parâmetro (valor) de transmissão especial indicando que as subportadoras do grupo de atribuição são encaixadas (ou seja, não usadas para transmissão de dados) . Após a etapa S8, o método prossegue para a etapa S10.
Na etapa S10, é determinado se todas as subportadoras receberam um parâmetro de transmissão. Se sim, o método prossegue para a etapa S18. Se não, o método prossegue para a etapa S12 para atribuir um parâmetro de transmissão ao grupo de atribuição seguinte.
Na etapa S12, um valor de desempenho de ligação é calculado (ou seja, estimado) com base nos parâmetros de transmissão atribuídos anteriormente. 0 valor de desempenho de ligação poderá, por exemplo, ser uma média dos valores de desempenho de ligação de algumas ou de todas as anteriormente subportadoras. Daí em diante o método prossegue para uma etapa S14.
Na etapa S14, o valor de desempenho de ligação calculado é comparado com um valor alvo de desempenho de -16- ΡΕ2073420 ligação e é decidido se o valor alvo de desempenho de ligação foi atingido. Se não, o método prossegue para uma etapa S17. Se sim, o método prossegue para uma etapa S16.
Na etapa S16, o parâmetro de transmissão seguinte é seleccionado e o método prossegue para uma etapa S17.
Na etapa S17, o grupo de atribuição seguinte é definido como o actual grupo de atribuição e o método retorna à etapa S8.
Ao decidir se um valor alvo de desempenho de ligação foi alcançado ou não na etapa S14 e atribuir em sua dependência um parâmetro de transmissão ao grupo de atribuição seguinte, o valor de desempenho de ligação pode ser ajustado para o valor alvo de desempenho de ligação.
Na etapa S18, uma ligação de comunicação de portadoras múltiplas (por exemplo, ligação de comunicação OFDM) é operada com base nos parâmetros de transmissão atribuídos para as subportadoras. Por este meio, as subportadoras são configuradas com os parâmetros de transmissão atribuídos respectivamente e a ligação de comunicação é operada empreganda subportadoras configuradas. Quando o parâmetro de transmissão especial é atribuído a uma subportadora indicando que a subportadora está encaixada, a subportadora não é usada para transmissão de dados. -17- ΡΕ2073420
No método acima, a etapa S8 é repetida até que um parâmetro de transmissão tenha sido atribuído a todos os grupos de atribuição. Portanto, a cada grupo de atribuição é atribuído um parâmetro de transmissão. Além disso, a atribuição é da ordem dos grupos de atribuição e a atribuição baseia-se no valor alvo de desempenho de ligação e no valor de desempenho de ligação calculado na etapa S12. A Fig. 3 mostra um sistema de comunicações 100 composto por dois dispositivos de comunicações 1-1; 1-2 de acordo com uma forma de realização da presente invenção. O dispositivo de comunicações 1-1 compreende uma unidade transmissora 2-1, uma unidade receptora 3-1 e um controlador de ligações 4-1. O dispositivo de comunicações 1-2 compreende uma unidade transmissora 2-2, uma unidade receptora 3-2 e um controlador de ligações 4-2. Os dispositivos de comunicações 1-1 e 1-2 são idênticos. Ambos os dispositivos de comunicações 1-1, 1-2 podem operar como receptor e transmissor. Na situação descrita na Fig. 3, o dispositivo 1-1 está no papel de transmissor que transmite informações (incluindo dados do utilizador) via canal 5 do dispositivo de comunicações 1-2 que está na função de receptor. Porque os dispositivos 1-1 e 1-2 são os mesmos, eles incluem as mesmas subunidades (ou seja, as unidades de transmissão 2-1 e 2-2 são idênticas, as unidades de recepção 3-1 e 3-2 são idênticas e os controladores de ligações 4-1 e 4-2 são idênticos). Especialmente, a unidade receptora 3-1 compreende as mesmas subunidades tal como são mostradas para a unidade receptora 3-2 e a unidade -18- ΡΕ2073420 transmissora 2-2 compreende as mesmas subunidades como são mostradas para a unidade transmissora 2-1. Todas as operações que o dispositivo de comunicações 1-1 está adaptado para executar, o dispositivo de comunicações 1-2 também é adaptado para executar e vice-versa. De qualquer modo, o dispositivo de comunicações 1-2 de acordo com a presente invenção pode ser adaptado para operar apenas no modo de recepção e incluir apenas as subunidades necessárias para operar no modo de recepção. Quando não se refere a um dos dispositivos de comunicações especial 1-1 e 1-2 ou a uma subunidade de dispositivos 1-1 e 1-2, o sufixo "-2" e "-1" usado para diferenciar entre o receptor e o transmissor pode ser descartado em seguida. 0 dispositivo de comunicações 1 pode ser qualquer tipo de dispositivo de comunicações. Pode ser um dispositivo com fios (por exemplo, um modem de comunicações de Powerline) ou um dispositivo de comunicações sem fios (por exemplo, um RF sem fios) . Pode ser um dispositivo estacionário (por exemplo, uma estação base WLAN, um modem DSL) ou um dispositivo não estacionário (ou seja, portátil) (por exemplo, um telefone móvel). 0 sistema de comunicações 100 representado na Fig. 3 e descrito a seguir é um sistema de comunicações entrada única-saida única - single-input-single-output (SISO). No entanto, um sistema de múltiplas entradas-múltiplas saídas - multiple-input-multiple-output (MIMO) é também geralmente possível. É explicada agora, a transmissão de dados -19- ΡΕ2073420 (incluindo dados do utilizador) do transmissor 1-1 para o receptor 1-2.
Antes de descrever em pormenor as caracteristicas inventivas do transceptor 1, uma descrição do funcionamento geral do transceptor 1 de portadoras múltiplas (por exemplo, transceptor OFDM 1) é dada em primeiro lugar.
No diagrama de blocos esquemático da Fig. 3 a unidade transmissora 2-1 é vista a incluir na ordem de processamento de sinais: um codificador de correcção de erros de encaminhamento - forward error correction - (FEC) 6, um intercalador 8, um mapeador de simboloss 10, um somador piloto 12, um modulador de portadoras múltiplas -multi-carrier - (MC) 14, um somador de intervalos de guarda 16 e uma unidade RF 18.
Os dados de entrada (bits de dados de utilizador ou bits de dados de controlo) são fornecidos ao codificador FEC 6. O codificador 6 codifica os dados de entrada de acordo com um método de codificação, tal como um código de correcção de erros. O intercalador 8 intercala os bits de dados de entrada codificados de acordo com um método de intercalação. O mapeador de simbolos 10 mapeia os bits de dados de entrada intercalados para simbolos de acordo com as -20- ΡΕ2073420 informações de constelação (atribuição) fornecidas pelo controlador de ligações 4-1. Esta operação do mapeador de símbolos 10 é também conhecida como modulação (por exemplo, modulação QAM). Assim, o mapeador de símbolos 10 (por exemplo, um modulador QAM adaptativo) modula os bits de dados de entrada intercalados de acordo com um método de modulação especificado pelas informações de constelação fornecidas pelo controlador de ligações 4-1. O controlador de ligações 4-1 recebe as informações de constelação do receptor 1-2 via a unidade receptora 3-1. O somador piloto 12 insere símbolos piloto nos símbolos recebidos do mapeador de símbolos 10. Tal como conhecido na técnica, os símbolos piloto são usados para fins de estimativas de canal. O modulaor MC 14 executa uma modulação de portadoras múltiplas no sinal recebido do somador piloto 12. No caso do OFDM por exemplo, o modulador MC 14 pode ser uma transformada de Fourier inversa rápida - inverse fast Fourier transformator (IFFT) 14 realizando uma transformada de Fourier rápida inversa no sinal recebido do somador piloto 12. O somador de intervalos de guarda 16 insere um intervalo de guarda (prefixo cíclico ou notação Polaca inversa cíclica) para fornecer imunidade contra os atrasos de propagação de duração diferente tal como é conhecido na técnica. A unidade RF 18 é um circuito electrónico para processamento (conversão superior) do sinal para que ele possa ser transmitido no caminho de transmissão T. -21- ΡΕ2073420 0 sinal é transmitido através de um caminho de comunicação (canal de comunicação) 5 para o receptor 1-2. A unidade receptora 3-2 compreende numa ordem de processamento de sinal uma unidade RF 20, um removedor de intervalos de guarda 22, um desmodulador de portadoras múltiplas - multi-carrier - (MC) 24, um estimador de canal 26, um equalizador/descodificador 28, um desmapeador de símbolos 30, um desintercalador 32 e um descodificador FEC 34. O equalizador/descodificador 28 é designado por "equalizador" e por "descodificador" na técnica de transceptores de portadoras múltiplas. A unidade RF 20 é um circuito electrónico que converte inferiormente um sinal recebido no caminho de recepção R. O removedor de intervalos de guarda 22 remove os intervalos de guarda dos sinais recebidos. O desmodulador MC 24 executa uma desmodulação de portadoras múltiplas correspondente à modulação de portadoras múltiplas do modulador MC 14 no sinal recebido. Por exemplo no caso do OFDM, o desmodulador MC 24 pode ser uma transformada rápida de Fourier 14 realizando uma transformada rápida de Fourier no sinal recebido. O estimador de canal 26 estima as características de canal (incluindo a determinação das informações de -22- ΡΕ2073420 estado de canal) do canal de transmissão 5 com base no sinal recebido (por exemplo, com base em símbolos-piloto, com base em rajadas de formação) e remove os símbolos-piloto do sinal recebido. 0 equalizador/descodificador 28 equaliza/descodifica (pelo menos em parte) o sinal recebido com base nas informações de estimativa de canal fornecidas via controlador de liqações 4-2 pelo estimador de canal 26. 0 desmapeador de símbolos 30 (por exemplo, um desmodulador QAM adaptativo) desmapeia os símbolos incluídos no sinal recebido do equalizador/descodificador 28 para bits com base nas informações de constelação (informações de atribuição) fornecidas pelo controlador de ligações 4-2, pelo que as informações de constelação correspondem às informações de constelação usadas no transmissor 1-1 (o mapeador de símbolos 10) . Por outras palavras, o desmapeador de símbolos 30 desmodula o sinal com um método de desmodulação correspondente ao método de modulação utilizado no transmissor 1-1 (o mapeador de símbolos 10) . O desintercalador 32 desintercala os bits recebidos do desmapeador de símbolos 30 num método de desintercalação correspondente ao método de intercalação usado no transmissor 1-1 (o intercalador 8). O descodificador FEC 34 descodifica os bits -23- ΡΕ2073420 desintercalados num método de descodificação correspondente ao método de codificação usado no transmissor 1-1 (o codificador 6) e produz os dados recebidos. Quando a transmissão for bem sucedida, os dados de saida são os mesmos que os dados de entrada. A unidade transmissora 2-1 e a unidade receptora 3-2 podem incluir outras unidades não mostradas, podem não incluir uma unidade mostrada e podem ter substituído uma unidade mostrada por outra unidade e podem ter a ordem das unidades mostradas invertida. Por exemplo, as unidades RF 18, 20 não são necessárias para uma transmissão de banda base ou podem ser substituídas por outras unidades adequadas ao ser utilizado outro meio de transmissão diferente de ondas electromagnéticas de rádiofrequência. Por exemplo, a ordem do codificador 6 e do intercalador 8 e a ordem do desintercalador 32 e do descodificador 34 podem ser invertidas. Por exemplo, conversores série-paralelo, conversores paralelo-série, conversores digital-analógico e conversores analógico-digital, dos quais o uso é bem conhecido na técnica de transceptores OFDM, não são mostrados. A transmissão de dados no canal de retorno do receptor 1-2 para o transmissor 1-1 via a unidade transmissora 2-2 e a unidade receptora 3-1 pode, mas não necessariamente, conseguir-se da mesma forma como a transmissão de dados descrita do transmissor 1-1 para o receptor 1-2. -24- ΡΕ2073420
Tendo sido descrito o funcionamento geral do dispositivo de comunicações 1, será agora dada uma descrição do modo inventivo de atribuição de parâmetros de transmissão.
Na forma de realização, é assumido que o parâmetro de transmissão adaptado é o esquema de modulação de uma subportadora, os diferentes esquemas de modulação diferem pela sua constelação e as constelações são ordenadas de acordo com a sua dimensão de constelação, o valor de desempenho de ligação é uma BER e o valor de qualidade de canal é uma SNR. (A ordem de modulação é outro nome para a dimensão da constelação. Portanto, os esquemas de modulação são ordenados de acordo com as suas ordens de modulação.)
Em primeiro lugar, é descrito o receptor 1-2. 0 estimador de canal 26 é configurado para determinar o valor de qualidade de canal (SNR) para cada uma das subportadoras com base em sinais recebidos e fornecer estas informações ao controlador de ligações 4-2. 0 controlador de ligações 4-2 executa a atribuição do parâmetro de transmissão (constelação) a cada uma das subportadoras (ou seja, efectua as etapas S4 a S17 do método mencionado acima). Por este meio, o controlador de ligações 4-2 obtém informações de atribuição que descrevem a qual subportadora é atribuído o qual parâmetro -25- ΡΕ2073420 de transmissão (constelação). 0 controlador de ligações 4-2 controla o desmapeador de símbolos 30, a fim de aplicar as primeiras informações de atribuição (aplicação local). O controlador de ligações 4-2 também faz com que as informações de atribuição sejam transmitidas ao transmissor 1-2 via a unidade transmissora 2-2 no sentido de fornecer aplicação remota das informações de atribuição.
Agora, será descrito o transmissor 1-2. O controlador de ligações 4-1 é configurado para receber as informações de atribuição do receptor 1-2 via a unidade receptora 3-1. O controlador de ligações 4-1 controla o mapeador de símbolos 10, a fim de aplicar as segundas informações de atribuição. Assim, os mesmos parâmetros de transmissão são usados no receptor 1-2 e no transmissor 1-1.
Agora, uma forma de realização do método de adaptar parâmetros de transmissão de acordo com a presente invenção é descrita com referência a Fig. 4. O método é executado pelo receptor 1-2. A forma de realização do método de adaptar parâmetros de transmissão compreende as etapas S20 a S40 descritas abaixo. Um método que além disso inclui uma etapa S42 descrita abaixo é um método de comunicação. Se não existir indicação em contrário, as etapas do método são executadas pelo controlador de ligações 4-2. -26- ΡΕ2073420
Numa etapa S20, a SNR (valor de qualidade de canal) é determinada para cada subportadora de um grupo de subportadoras (por exemplo, subportadoras OFDM) pelo canal estimador 26. Daí em diante, o método prossegue para a etapa S22.
Na etapa S22, as subportadoras são escolhidas (ordenadas) de acordo com a respectiva SNR. Assim, é estabelecida uma ordem das subportadoras. Na presente forma de realização, o agrupamento das subportadoras num grupo de atribuição é trivial (ou seja, cada subportadora corresponde a um grupo de atribuição). 0 método prossegue para uma etapa S24.
Na etapa S24, a constelação da ordem mais elevada é seleccionada como uma constelação actual. Daí em diante o método prossegue para uma etapa S26.
Na etapa S26, a constelação actual é atribuída à subportadora restante (ou seja, a anteriormente não atribuída) com a SNR mais elevada. Daí em diante o método prossegue para uma etapa S28.
Na etapa S28, é calculada uma BER média. A BER média é a BER média de uma ou mais subportadoras a que já tenha sido atribuída uma constelação. Portanto, o cálculo da BER média baseia-se numa ou mais das constelações (anteriormente) atribuídas (ou seja, parâmetros de transmissão). Esta etapa inclui calcular a BER das -27- ΡΕ2073420 subportadoras individuais. Técnicas de última geração podem ser empregues para isto. Por exemplo, a BER pode ser determinada pela pesquisa de uma tabela de acordo com o desempenho de BER conhecido de cada constelação. Ou seja, a curva de SNR para BER (curva de cascata) é conhecida e é fornecida como uma tabela de pesquisa para cada modulação/constelação. Como alternativa, a BER pode ser determinada com base nas fórmulas de aproximação da das curvas de SNR para BER (curvas de cascata) .
Numa primeira de duas formas de realização mutuamente alternativas, a BER média calculada é uma BER média de todas as subportadoras anteriormente atribuídas. Neste caso, a BER média pode, mas não necessariamente, ser uma média ponderada ponderada pela dimensão da constelação (ordem de modulação). Na segunda das duas formas de realização mutuamente alternativas, a BER média calculada é um BER média de apenas aquelas subportadoras tendo anteriormente atribuído a mesma constelação como a subportadora actual. Neste caso, a BER média pode, mas não necessariamente, ser uma média aritmética. Após a etapa S28, o método prossegue para ume l etapa S30. Na etapa S30, é determinado se todas as subportadoras receberam uma constelação. No caso afirmativo, o método prossegue para uma etapa S42 . Caso contrário, o método prossegue para uma etapa S32.
Na etapa S32, é determinado se a BER média -28- ΡΕ2073420 calculada é inferior à BER alvo. Se sim, o método retorna para a etapa S26. Se não, o método prossegue para uma etapa S34 .
Na etapa S34, é determinado se a constelação mais baixa (ou seja, a constelação com a menor ordem de constelação) foi atingida. (A constelação mais baixa foi atingida, quando na etapa S36 a constelação mais baixa foi seleccionada como a constelação actual). Se não, o método prossegue para uma etapa S36, onde a constelação mais baixa seguinte (ou seja, a constelação com a dimensão de constelação mais baixa seguinte) é seleccionada como a constelação actual e para além disso retorna para a etapa S26. Se sim, um parâmetro de transmissão especial, indicando que as subportadoras restantes (isto é, as subportadoras anteriormente não atribuídas) estão encaixadas é atribuído às subportadoras restantes numa etapa S38 e o método prossegue ainda para uma etapa S42. A etapa S40 é opcional e é descrita abaixo.
Na etapa S42, uma ligação de comunicação de portadoras múltiplas é operada com base nas constelações atribuídas às subportadoras. Por este meio, o desmapeador de símbolos 30 é configurado com as constelações atribuídas e desmapeia símbolos transportados por uma determinada subportadora com base na constelação atribuída à subportadora. Quando a uma subportadora é atribuído o parâmetro de transmissão especial indicando que a -29- ΡΕ2073420 subportadora está encaixada, a subportadora não é usada para transmissão de dados. Naturalmente, antes que a ligação de comunicação de portadoras múltiplas possa ser operada com base nos parâmetros de transmissão atribuídos, as informações de atribuição (constelação) devem ser transmitidas ao transmissor 1-2, para que possam ser aplicadas remotamente (cada subportadora é modulada de acordo com a constelação atribuída) conforme descrito acima. A Fig. 5 ilustra o processamento acima. Apenas para fins de ilustração, os esquemas de modulação disponíveis são dados por 1024-QAM, 256-QAM, 64-QAM, 16-QAM e QPSK nesta ordem. A pessoa qualificada pode escolher outros esquemas de modulação de acordo com as circunstâncias.
Numa primeira etapa, às subportadoras tendo a SNR mais elevada é atribuída a modulação de ordem mais elevada (1024-QAM) até a BER alvo ser atingida. Em seguida, numa segunda etapa, às subportadoras restantes com maior SNR é atribuída a constelação seguinte inferior (256-QAM) até que a BER alvo seja atingida. A segunda etapa é "repetida" (com 64-QAM, 16-QAM e QPSK) até numa quinta etapa, durante a atribuição da constelação de ordem mais baixa (ou seja, QPSK), a BER alvo ser atingida. As subportadoras restantes correspondem às portadoras encaixadas a que é atribuído o estado de encaixada numa sexta etapa. É de notar que o grupo das subportadoras a que é atribuída uma mesma -30- ΡΕ2073420 constelação numa das etapas da primeira à quinta etapas não corresponde a um grupo de atribuição (pode acontecer por acaso que o grupo das subportadoras a que é atribuída uma mesma constelação numa das etapas da primeiro à quinta etapa inclui exactamente um grupo de atribuição, mas, em geral, pode incluir mais do que um grupo de atribuição). A Fig. 6 ilustra ainda mais o processamento acima num exemplo típico. Em primeiro lugar considera-se o caso da primeira das duas formas de realização mutuamente exclusivas. A Fig. 6 mostra o número total de subportadoras consideradas (ou seja, anteriormente atribuídas) versus a BER global (calculada). A linha tracejada corresponde à BER alvo. Dentro de cada etapa, a BER global aumenta (pelo menos não diminui) com o número de subportadoras consideradas até a BER alvo ser atingida. O desvio da BER alvo torna-se menor de etapa a etapa. Pode ser visto que a BER alvo pode ser superada pela BER global (por exemplo no caso em que a quinta etapa não seria executada). Isso, no entanto, não é nenhum problema uma vez que normalmente o número de subportadoras é muito grande (actualmente existem sistemas que usam mais de mil subportadoras) e, por conseguinte, o desvio da BER alvo é pequeno. Os sistemas de comunicação PLC, por exemplo, normalmente têm um elevado número de subportadoras de pequena largura de banda (cerca de 20 kHz) . Além disso, deve ser tomado em consideração que a estimativa da BER global não é exacta (ou seja, o valor calculado irá desviar-se de um valor verdadeiro). Portanto, vantajosamente será fornecida uma margem de segurança no -31- ΡΕ2073420 sentido em que o valor de limiar (ou seja, a BER alvo) usado na etapa S32 é diferente (inferior) do que a BER alvo garantida para (solicitada por) uma camada superior de rede (por exemplo, uma aplicação). 0 problema pode, no entanto, também ser superado pela reatribuição do esquema de modulação da subportadora que fez com que a BER média calculada excedesse a BER alvo. A esta subportadora irá ser (re-)atribuída a constelação inferior seguinte. A (re-) atribuição da constelação inferior seguinte a esta subportadora efectua-se na etapa opcional S40 da Fig. 4.
Ao se ver a BER global da Fig. 6 como a verdadeira BER global e não como a BER global estimada/calculada (e quando se negligenciam as diferenças entre a BER calculada e a verdadeira BER global, então a Fig. 6 aplica-se igualmente à segunda das duas formas de realização mutuamente alternativas. É evidente que os algoritmos propostos (da primeira e da segunda formas de realização alternativas) permitem um ajuste exacto da BER alvo global e são de baixa complexidade computacional. Enquanto uma BER baixa basicamente é boa, uma BER baixa seria atingida à custa de uma taxa de dados baixa. Quanto mais exacta a BER alvo for atingida, melhor é a taxa de dados. Portanto, os algoritmos propostos fornecem uma BER garantida com uma taxa de dados elevada.
Ajustando a constelação de uma forma que garante a BER alvo melhora significativamente a qualidade do -32- ΡΕ2073420 serviço e prevê uma adaptação flexível para aplicações desejadas (por exemplo, vídeo, telefone, dados, etc.). É também muito vantajoso quando um código de detecção e correcção de erros ou outro esquema técnico requer que a BER permaneça abaixo de uma determinada BER alvo. Assim, a BER (global) calculada pode corresponder a uma BER do canal não codificado. Isso corresponde a uma posição no fluxo de sinal antes do descodificador FEC 34 e após o desmapeador de símbolos 30.
Porque a BER de uma subportadora com um esquema de modulação de ordem inferior tem um menor peso na BER média do que uma subportadora com um esquema de modulação de ordem mais elevada, a BER pode ser facilmente "optimizada" no final do processo de atribuição. Portanto, atribuindo os esquemas de modulação de ordem superior em primeiro lugar e os esquemas de modulação de ordem inferior mais tarde garante um atingimento exacto da BER alvo com uma baixa complexidade computacional.
No caso da segunda alternativa, é óbvio que a BER alvo é atingida para cada um dos tipos de constelação separadamente, o que não é conhecido na técnica anterior. No entanto, aplicando o argumento acima, que a BER calculada e a verdadeira BER são aproximadamente a mesma, verifica-se imediatamente que isto também é válido para a primeira alternativa.
Pode ser visto que na forma de realização os -33- ΡΕ2073420 limiares de SNR são ajustados dinamicamente de acordo com a actual distribuição de SNR sobre o simbolo (completo) de portadoras múltiplas (por exemplo, o simbolo OFDM), enquanto as soluções da técnica anterior estão a usar um limiar de SNR estático para seleccionar a modulação das subportadoras. A adaptação proposta dos parâmetros de transmissão pode ser executada em vários pontos do tempo ou ocasiões. Por exemplo, pode ser realizada inicialmente no arranque. Isto é vantajoso para canais estáticos (por exemplo, canais PLC). A adaptação pode ainda ser executada continuamente em segundo plano. Isto é bom para diferentes condições de canal. Para atingir isso, repete-se o mecanismo de adaptação descrito. Naturalmente, quando os parâmetros de determinada ligação não mudaram, não necessitam de ser transmitidos novamente. Além do mais a BER global verdadeira pode ser monitorizada. Por este meio, uma BER verdadeira que é superior à BER alvo acciona o mecanismo de adaptação. Uma BER verdadeira que é significativamente menor (por exemplo, menor do que um valor de limiar, o referido valor de limiar dado pela diferença da BER alvo e um valor predefinido) do que a BER alvo também pode accionar o mecanismo de adaptação.
Embora descrita em detalhe aqui apenas para o sistema adaptativo de entrada única-saida única - single-input-single-output (SISO), a presente invenção é especialmente aplicável também para sistemas de -34- ΡΕ2073420 comunicações entrada múltipla-saída múltipla - multiple-input-multiple-output (MIMO) (por exemplo, MIMO-OFDM). Tais sistemas podem exigir a atribuição de mais de um parâmetro de transmissão por subportadora (um parâmetro para cada canal de transmissão independente. Por exemplo, a pluralidade das constelações para a pluralidade das subportadoras é chamada um mapeamento de tons (por exemplo, mapeamento de tons OFDM). Para cada caminho de transmissão independente deve ser determinado um mapeamento de tons pelo receptor 1-1 e os mapeamentos de tons devem ser transmitidos para o transmissor 1-2. Embora descrita aqui com OFDM como um exemplo, o ensino da presente invenção e de formas de realização descritas neste documento também pode ser aplicado a outros esquemas de portadoras múltiplas incluindo, por exemplo, modulação de onda de portadoras múltiplas.
Lisboa, 8 de Fevereiro de 2011

Claims (23)

  1. ΡΕ2073420 -1 - REIVINDICAÇÕES 1. Um método de adaptar os parâmetros de transmissão de um grupo de subportadoras composto por etapas de determinar (S20) um valor de qualidade de canal para cada subportadora; estabelecer (S22) uma ordem de atribuição de grupos, cada grupo de atribuição composto por uma ou mais subportadoras, com base nos valores de qualidade de canal; atribuir (S26), na ordem dos grupos de atribuição, um parâmetro de transmissão a cada grupo de atribuição, pelo que um parâmetro de transmissão é um parâmetro que descreve um esquema utilizado para transmissão e atribuir um parâmetro de transmissão a um grupo de atribuição compreende atribuir o parâmetro de transmissão a todas as subportadoras do grupo de atribuição; caracterizado por: cálculo (S28) de um valor de desempenho de ligação com base em um ou mais parâmetros de transmissão anteriormente atribuídos; segundo o qual a etapa (S26) de atribuir um parâmetro de transmissão a cada grupo de atribuição é baseada no valor de desempenho de ligação calculado.
  2. 2. Um método de acordo com a reivindicação 1, onde a etapa (S28) de cálculo do valor de desempenho de ligação é executada uma vez entre cada duas atribuições -2- ΡΕ2073420 consecutivas de um parâmetro de transmissão a um grupo de atribuição.
  3. 3. Um método de acordo com a reivindicação 1 ou 2 em que, no caso do valor de desempenho de ligação calculado ser superior a um valor alvo de desempenho de ligação, ao grupo de atribuição que deve ser atribuído em seguida é atribuído um parâmetro de transmissão que provoca um valor de desempenho de ligação inferior ao do parâmetro de transmissão atribuído ao grupo de atribuição que foi atribuído antes.
  4. 4. Um método de acordo com a reivindicação 3 onde, no caso do valor de desempenho de ligação calculado ser superior ao valor alvo de desempenho de ligação, ao grupo de atribuição que foi atribuído antes é reatribuído um parâmetro de transmissão, o parâmetro de transmissão reatribuído sendo o parâmetro de transmissão atribuído ao grupo de atribuição que é atribuído em seguida.
  5. 5. Um método de acordo com a reivindicação 3 ou 4 onde os parâmetros de transmissão atribuídos são elementos de um conjunto ordenado predefinido, segundo o qual um parâmetro de transmissão provocando um valor de desempenho de ligação mais elevado é ordenado antes de um parâmetro de transmissão que provoca um valor de desempenho de ligação -3- ΡΕ2073420 mais baixo, e o parâmetro de transmissão que é atribuído ao grupo de atribuição que deve ser atribuído em seguida é o parâmetro de transmissão que é o próximo na ordem do parâmetro de transmissão que foi atribuído antes.
  6. 6. Um método de acordo com qualquer uma das reivindicações 3 a 6 onde, no caso do valor de desempenho de ligação calculado ser inferior ao valor alvo do desempenho de ligação, ao grupo de atribuição que é atribuído em seguida é atribuído o mesmo parâmetro de transmissão como o parâmetro de transmissão que foi atribuído antes.
  7. 7. Um método de acordo com qualquer uma das reivindicações acima, em que a etapa de calcular um valor de desempenho de ligação com base em um ou mais parâmetros de transmissão anteriormente atribuídos compreende etapas de calcular (S28) um valor de desempenho de ligação específico de subportadora para cada um dos um ou mais parâmetros de transmissão atribuídos anteriormente; e calcular a média (S28) dos valores de desempenho de ligação específicos de subportadora calculados para obter o valor de desempenho de ligação.
  8. 8. Um método de acordo com qualquer uma das reivindicações acima, em que as referidas uma ou mais subportadoras são todas -4- ΡΕ2073420 subportadoras tendo anteriormente atribuído um parâmetro de transmissão ou são todas subportadoras às quais foi atribuído em último lugar o mesmo parâmetro de transmissão.
  9. 9. Um método de acordo com qualquer uma das reivindicações acima em que os valores de qualidade de canal correspondem a, são ou baseiam-se em relações de sinal-ruído.
  10. 10. Um método de acordo com qualquer uma das reivindicações acima em que os parâmetros de transmissão são ordens de modulação ou esquemas de modulação.
  11. 11. Um método de acordo com qualquer uma das reivindicações acima em que o valor de desempenho de ligação corresponde a, é ou baseia-se numa taxa de erro de bit.
  12. 12. Um produto de programa de software, o qual quando executado por um ou mais dispositivos de processamento é adaptado para executar o método de adaptar os parâmetros de transmissão de um grupo de subportadoras de acordo com qualquer uma das reivindicações acima.
  13. 13. Um dispositivo de comunicações (1-2) que inclui um estimador de canal (26) para determinar o valor de qualidade de canal para cada subportadora de um grupo de -5- ΡΕ2073420 subportadoras; e um controlador (4-2) adaptado para estabelecer uma ordem de grupos de atribuição, cada grupo de atribuição composto por uma ou mais subportadoras, com base nos valores de qualidade de canal; atribuir, na ordem dos grupos de atribuição, um parâmetro de transmissão a cada grupo de atribuição, segundo o qual um parâmetro de transmissão é um parâmetro que descreve um esquema usado para transmissão e a atribuição de um parâmetro de transmissão a um grupo de atribuição compreende atribuir o parâmetro de transmissão a cada subportadora do grupo de atribuição; caracterizado pelo facto do referido controlador ser adaptado para calcular um valor de desempenho de ligação com base num ou mais parâmetros de transmissão anteriormente atribuídos; segundo o qual a referida atribuição de um parâmetro de transmissão a cada grupo de atribuição se baseia no valor de desempenho de ligação calculado.
  14. 14. Um dispositivo de comunicações (1-2) de acordo com a reivindicação 13 em que o controlador (4-2) é adaptado para calcular o referido valor de desempenho de ligação entre cada duas atribuições consecutivas de um parâmetro de transmissão a um grupo de transmissão.
  15. 15. Um dispositivo de comunicações (1-2) de acordo com a reivindicação 13 ou 14 em que, -6- ΡΕ2073420 no caso do valor de desempenho de ligação calculado ser superior a um valor alvo do desempenho de ligação, o referido controlador é adaptado para atribuir um parâmetro de transmissão que provoca um valor de desempenho de ligação inferior ao parâmetro de transmissão atribuído ao grupo de atribuição que foi atribuído antes, ao grupo de atribuição ao qual será atribuído em seguida.
  16. 16. Um dispositivo de comunicações (1-2) de acordo com a reivindicação 15 em que, no caso do valor de desempenho de ligação calculado ser superior ao valor alvo do desempenho de ligação, o controlador (4-2) é adaptado para reatribuir um parâmetro de transmissão ao grupo de atribuição que foi atribuído antes, o parâmetro de transmissão reatribuído sendo o parâmetro de transmissão atribuído ao grupo de atribuição que é atribuído em seguida.
  17. 17. Um dispositivo de comunicações (1-2) de acordo com a reivindicação 15 ou 16 onde os parâmetros de transmissão atribuídos são elementos de um conjunto ordenado predefinido, e o referido controlador é adaptado para ordenar um parâmetro de transmissão que provoca um valor de desempenho de ligação superior antes de um parâmetro de transmissão que provoca um valor de desempenho de ligação inferior, em que o parâmetro de transmissão que é atribuído ao grupo de atribuição que deve ser atribuído em seguida é o parâmetro de transmissão que é o seguinte na ordem do parâmetro de -7- ΡΕ2073420 transmissão que foi atribuído antes.
  18. 18. Um dispositivo de comunicações (1-2) de acordo com qualquer uma das reivindicações 15 a 17 em que, no caso do valor de desempenho de ligação calculado ser inferior ao valor alvo do desempenho de ligação, o controlador (4-2) é adaptado para atribuir ao grupo de atribuição que é atribuído em seguida o mesmo parâmetro de transmissão como o parâmetro de transmissão que foi atribuído antes.
  19. 19. Um dispositivo de comunicações (1-2) de acordo com qualquer uma das reivindicações 13 a 18, em que o controlador (4-2) é adaptado para calcular o referido valor de desempenho de ligação através do cálculo de um valor de desempenho de ligação específico de subportadora para cada um ou mais dos parâmetros de transmissão anteriormente atribuídos; e calcular a média dos valores de desempenho de ligação específicos de subportadora calculados para obter o valor de desempenho de ligação.
  20. 20. Um dispositivo de comunicações (1-2) de acordo com qualquer uma das reivindicações 13 a 19, em que as referidas uma ou mais subportadoras são todas subportadoras tendo anteriormente atribuído um parâmetro de transmissão ou são todas subportadoras às quais foi atribuído em último lugar o mesmo parâmetro de transmissão. -8- ΡΕ2073420
  21. 21. Um dispositivo de comunicações (1-2) de acordo com qualquer uma das reivindicações 13 a 20 em que os valores de qualidade de canal correspondem a, são ou baseiam-se em relações de sinal-ruido.
  22. 22. Um dispositivo de comunicações (1-2) de acordo com qualquer uma das reivindicações 13 a 21, em que os parâmetros de transmissão são ordens de modulação ou esquemas de modulação.
  23. 23. Um dispositivo de comunicações (1-2) de acordo com qualquer uma das reivindicações 14 a 22, em que o valor de desempenho de ligação corresponde a, é ou baseia-se numa taxa de erro de bit. Lisboa, 8 de Fevereiro de 2011 ΡΕ2073420 1/4
    Encaixada | 16-OAM j 64-OAM t t 256-OÁM - SNR 1024-QAM
    ΡΕ2073420 2/4
    ΡΕ2073420 3/4
    ΡΕ2073420 4/4 portadoras ordenadas de acordo com SNR Passo d Passo 5 Passo 4 Passo 3 Passo 2 \ Passo 1 XX X X XXX X X X XXXX X X * \..................... xxxt: x x xxx x ............................... XXX XXXX X X GPSK, Ιδ-ϋΑΜ» 1 64-GAM, 256-04¾ 1024-QAM, portadoras encaixadas BERalvo atingida BER alvo atingida : ; BERalvo atingida BER alvo atingida BER alvo atingida t, '
    5 n • •f * * * * m s # * * Passo 1 Passo 2 Passo 3 Passo 4 Passo 5 PP # de subportadoras consideradas ΡΕ2073420 -1- REFERÊNCIAS CITADAS NA DESCRIÇÃO Esta lista de referências citadas pelo requerente é apenas para conveniência do leitor. A mesma não faz parte do documento da patente Europeia. Ainda que tenha sido tomado o devido cuidado ao compilar as referências, podem não estar excluídos erros ou omissões e o IEP declina quaisquer responsabilidades a esse respeito. Documentos de patentes citadas na Descrição . EP 1653646 Al
PT07123637T 2007-12-19 2007-12-19 Ajuste óptimo de ber para modulação adaptativa de portadoras múltiplas PT2073420E (pt)

Applications Claiming Priority (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
EP07123637A EP2073420B1 (en) 2007-12-19 2007-12-19 Optimum BER adjustment for adaptive multi-carrier modulation

Publications (1)

Publication Number Publication Date
PT2073420E true PT2073420E (pt) 2011-02-15

Family

ID=39494241

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
PT07123637T PT2073420E (pt) 2007-12-19 2007-12-19 Ajuste óptimo de ber para modulação adaptativa de portadoras múltiplas

Country Status (10)

Country Link
US (1) US8270507B2 (pt)
EP (1) EP2073420B1 (pt)
CN (1) CN101465832B (pt)
AT (1) ATE488923T1 (pt)
DE (1) DE602007010654D1 (pt)
DK (1) DK2073420T3 (pt)
ES (1) ES2354734T3 (pt)
PL (1) PL2073420T3 (pt)
PT (1) PT2073420E (pt)
SI (1) SI2073420T1 (pt)

Families Citing this family (12)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
EP2523362B1 (en) 2007-12-20 2016-07-27 Sony Corporation Improved transmit power allocation for adaptive multi-carrier multiplexing MIMO systems
US8194529B2 (en) * 2008-09-08 2012-06-05 Sony Corporation Frame and data pattern structure for multi-carrier systems
TWI403131B (zh) * 2009-12-15 2013-07-21 Univ Nat Taiwan 通道估測方法以及收發機
US8780838B2 (en) * 2011-11-18 2014-07-15 Vixs Systems, Inc. Carrier tracking without pilots
CN103220787A (zh) * 2012-01-19 2013-07-24 华为技术有限公司 传输控制信令的方法、用户设备和基站
CN102684781B (zh) 2012-04-17 2015-07-08 华为技术有限公司 光模块性能优化的方法和装置
US10009209B2 (en) 2013-03-28 2018-06-26 Huawei Technologies Co., Ltd. System and method for generalized multi-carrier frequency division multiplexing
US9350450B2 (en) * 2013-09-23 2016-05-24 Huawei Technologies Co., Ltd. Bit loading for optical discrete multi-tone transmission
US9379842B2 (en) 2013-10-30 2016-06-28 Telefonaktiebolaget Lm Ericsson (Publ) Outer-loop adjustment for wireless communication link adaptation
US10003433B2 (en) 2014-11-14 2018-06-19 Telefonaktiebolaget L M Ericsson (Publ) Statistical model based control signal outer-loop adjustment
WO2018100226A1 (en) * 2016-11-30 2018-06-07 Nokia Technologies Oy Transmission scheme and feedback mechanism for transmitters with constrained rf chains
CN108923883B (zh) * 2018-06-13 2020-10-27 西北工业大学 一种基于多进制扩频和多载波调制相结合的抗干扰方法

Family Cites Families (8)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
US5357249A (en) * 1991-10-21 1994-10-18 Trw Inc. Apparatus and method for high speed flexible multiplexing for fiber optic data transmissions
JP3741866B2 (ja) * 1998-06-05 2006-02-01 富士通株式会社 適応変調方式
KR101109885B1 (ko) 2003-08-20 2012-02-15 파나소닉 주식회사 무선 통신 장치 및 서브 캐리어의 할당 방법
KR100539925B1 (ko) * 2003-08-22 2005-12-28 삼성전자주식회사 직교주파수분할다중 시스템에서 부반송파 할당 장치 및 방법
US20060034244A1 (en) * 2004-08-11 2006-02-16 Interdigital Technology Corporation Method and system for link adaptation in an orthogonal frequency division multiplexing (OFDM) wireless communication system
US20060268976A1 (en) * 2005-05-03 2006-11-30 Motorola, Inc. Method and apparatus for determining channel quality and performing adaptive modulation coding within a multi carrier communication system
CN100574171C (zh) * 2006-01-19 2009-12-23 中兴通讯股份有限公司 Mimo ofdm系统发射天线选择与自适应调制方法
US8144608B2 (en) * 2007-01-22 2012-03-27 Broadcom Corporation Method and system for medium access control (MAC) rate selection

Also Published As

Publication number Publication date
CN101465832A (zh) 2009-06-24
DK2073420T3 (da) 2011-02-14
EP2073420A1 (en) 2009-06-24
US20090161780A1 (en) 2009-06-25
EP2073420B1 (en) 2010-11-17
ATE488923T1 (de) 2010-12-15
CN101465832B (zh) 2013-03-27
US8270507B2 (en) 2012-09-18
PL2073420T3 (pl) 2011-04-29
SI2073420T1 (sl) 2011-03-31
DE602007010654D1 (de) 2010-12-30
ES2354734T3 (es) 2011-03-17

Similar Documents

Publication Publication Date Title
PT2073420E (pt) Ajuste óptimo de ber para modulação adaptativa de portadoras múltiplas
KR100996080B1 (ko) 직교 주파수 분할 다중 방식을 사용하는 통신 시스템에서적응적 변조 및 코딩 제어 장치 및 방법
JP6465810B2 (ja) 無線通信システムにおける複数の変調技法を用いた信号送受信方法及び装置
JP4925484B2 (ja) 信号対雑音比推定方法、フィードバック情報転送調整方法並びにこれらを用いた適応型変調及びコーディング方法
KR102141823B1 (ko) 통신 시스템에서 신호를 송/수신하는 방법 및 장치
US7620112B2 (en) Adaptive basis functions in a multicarrier communication system
KR101231339B1 (ko) 신호대잡음비 추정 방법, 적응적 변조 및 코딩 방식 결정방법 및 수신기
EP1890397B1 (en) Transmitter/receiver and method for communicating with a remote transmitter/receiver using spatial phase codes
WO2005006622A1 (ja) マルチキャリア送信装置、マルチキャリア受信装置及びマルチキャリア通信方法
US20070153931A1 (en) Apparatus and method for determining pilot pattern in a broadband wireless access communication system
WO2007052983A1 (en) Method and system for providing adaptive modulation and coding in a multi-carrier wireless network
KR20070088373A (ko) 광대역무선접속시스템에서 데이터 복조를 위한 채널추정장치 및 방법
US20110103436A1 (en) Transmit psd ceiling in packet-based ofdm systems
WO2005055479A1 (ja) マルチキャリア伝送における無線送信装置およびピーク電力抑圧方法
JP5280575B2 (ja) 信号品質推定器
JP4308009B2 (ja) Ofdmシステム用のレート選択
JP2005123898A (ja) 通信装置
Ndujiuba et al. Dynamic Differential Modulation of Sub-Carriers in OFDM
JP4468160B2 (ja) サブキャリア適応制御方法及びその装置、無線装置
US20100226451A1 (en) Apparatus and method for channel estimation in wireless communication system
KR20080044590A (ko) 광대역 무선통신 시스템에서 피드백 채널의 신뢰성에 따라자원을 할당하기 위한 장치 및 방법
Al-Janabi et al. Adaptive resource allocation for single-cell downlink orthogonal frequency division multiple access systems
EP1540871A1 (en) Method and arrangement for adjusting transmission power in a digital subscriber line
Park et al. Efficient methods for symbol synchronization and AMC mode selection in OFDM systems