PT2050328E - Aparelho de trabalho conduzido manualmente - Google Patents

Aparelho de trabalho conduzido manualmente Download PDF

Info

Publication number
PT2050328E
PT2050328E PT08017343T PT08017343T PT2050328E PT 2050328 E PT2050328 E PT 2050328E PT 08017343 T PT08017343 T PT 08017343T PT 08017343 T PT08017343 T PT 08017343T PT 2050328 E PT2050328 E PT 2050328E
Authority
PT
Portugal
Prior art keywords
housing
damping
handle
working apparatus
axis
Prior art date
Application number
PT08017343T
Other languages
English (en)
Inventor
Kai-Ulrich Machens
Johannes Menzel
Georg Heinzelmann
Arne Goetzel
Andreas Schneider
Original Assignee
Stihl Ag & Co Kg Andreas
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Stihl Ag & Co Kg Andreas filed Critical Stihl Ag & Co Kg Andreas
Publication of PT2050328E publication Critical patent/PT2050328E/pt

Links

Classifications

    • AHUMAN NECESSITIES
    • A01AGRICULTURE; FORESTRY; ANIMAL HUSBANDRY; HUNTING; TRAPPING; FISHING
    • A01DHARVESTING; MOWING
    • A01D46/00Picking of fruits, vegetables, hops, or the like; Devices for shaking trees or shrubs
    • A01D46/26Devices for shaking trees or shrubs; Fruit catching devices to be used therewith
    • BPERFORMING OPERATIONS; TRANSPORTING
    • B25HAND TOOLS; PORTABLE POWER-DRIVEN TOOLS; MANIPULATORS
    • B25DPERCUSSIVE TOOLS
    • B25D17/00Details of, or accessories for, portable power-driven percussive tools
    • B25D17/04Handles; Handle mountings
    • B25D17/043Handles resiliently mounted relative to the hammer housing
    • BPERFORMING OPERATIONS; TRANSPORTING
    • B25HAND TOOLS; PORTABLE POWER-DRIVEN TOOLS; MANIPULATORS
    • B25FCOMBINATION OR MULTI-PURPOSE TOOLS NOT OTHERWISE PROVIDED FOR; DETAILS OR COMPONENTS OF PORTABLE POWER-DRIVEN TOOLS NOT PARTICULARLY RELATED TO THE OPERATIONS PERFORMED AND NOT OTHERWISE PROVIDED FOR
    • B25F5/00Details or components of portable power-driven tools not particularly related to the operations performed and not otherwise provided for
    • B25F5/006Vibration damping means
    • AHUMAN NECESSITIES
    • A01AGRICULTURE; FORESTRY; ANIMAL HUSBANDRY; HUNTING; TRAPPING; FISHING
    • A01DHARVESTING; MOWING
    • A01D46/00Picking of fruits, vegetables, hops, or the like; Devices for shaking trees or shrubs
    • A01D46/26Devices for shaking trees or shrubs; Fruit catching devices to be used therewith
    • A01D2046/266Portable devices to shake branches
    • BPERFORMING OPERATIONS; TRANSPORTING
    • B25HAND TOOLS; PORTABLE POWER-DRIVEN TOOLS; MANIPULATORS
    • B25DPERCUSSIVE TOOLS
    • B25D2222/00Materials of the tool or the workpiece
    • B25D2222/54Plastics
    • B25D2222/57Elastomers, e.g. rubber

Description

DESCRIÇÃO "APARELHO DE TRABALHO CONDUZIDO MANUALMENTE" A invenção refere-se a um aparelho de trabalho conduzido manualmente, do tipo indicado no conceito genérico da reivindicação 1. A partir do documento DE 69808662 T2 é conhecido um aparelho de trabalho, nomeadamente um aparelho de colheita com uma barra vibratória, impelida em movimento de vaivém. Para a condução do aparelho de trabalho serve uma pega, que está ligada à carcaça do aparelho de trabalho através de elementos de ligação em forma de placas. A pega está orientada na direcção longitudinal da barra vibratória. Deste modo a mão do utilizador encontra-se sempre paralelamente à barra vibratória. O aparelho de colheita é conduzido apenas com uma mão.
Mostrou-se que a condução do aparelho de trabalho apenas com uma pega orientada paralelamente à barra vibratória pode ser ergonomicamente desvantajosa, em alguns estados de funcionamento. O documento DE 19503526 Al mostra um martelo de perfuração e/ou de demolição com uma pega em forma de arco, que está apoiada numa extremidade de modo a poder oscilar. A outra extremidade da pega em forma de arco apoia-se na carcaça, através de uma mola de amortecimento. Numa outra forma de realização a pega está fixada à carcaça, através de material de amortecimento de vibrações. 1 0 documento WO 2004/074707 Al mostra um aparelho de colheita conduzido manualmente, com uma pega em forma de arco que está ligada ao tubo-guia, através de vários elementos de amortecimento de um material elástico.
Cabe à invenção o objectivo de criar um aparelho de colheita de tipo semelhante, que permita um manejo ergonómico.
Este objectivo é resolvido através de um aparelho de trabalho com as características da reivindicação 1. A pega em forma de arco permite uma condução do aparelho de trabalho com um manejo divergente. Em especial para a oscilação do aparelho de trabalho, é vantajosa uma pega em forma de arco. Uma vez que a pega em forma de arco está ligada à carcaça através de um dispositivo de amortecimento de vibrações, pode ser reduzida a carga de vibrações para o utilizador.
De modo vantajoso, o dispositivo de amortecimento de vibrações compreende pelo menos um elemento de amortecimento, que é constituído por um material elástico. De modo vantajoso, o elemento de amortecimento é constituído por um material sintético, em especial por um material sintético de espuma ou por borracha. Um elemento de amortecimento de material sintético torna possível uma fixação macia da pega em forma de arco, de modo que são possíveis grandes trajectos relativos entre a pega em forma de arco e a carcaça. Deste modo podem também ser absorvidas as vibrações elevadas que surgem com um aparelho de trabalho como um aparelho de colheita em funcionamento.
Para permitir movimentos relativos muito grandes entre a pega em forma de arco e a carcaça, na direcção longitudinal do 2 elemento de amortecimento, está previsto que a pega em forma de arco esteja colocada de forma a mover-se, com amortecimento de vibrações, em torno de um eixo de oscilação, que se situa transversalmente ao eixo de accionamento do elemento de accionamento. Através da disposição de um eixo de oscilação, em torno do qual a pega em forma de arco está apoiada de modo a poder oscilar, podem ser realizados trajectos relativos de vários centímetros, entre a zona da pega em forma de arco, que se situa radialmente no exterior sobre o eixo de oscilação e a carcaça.
De modo vantajoso, a pega em forma de arco está colocada de forma a mover-se em torno do eixo de oscilação, numa primeira zona angular com um primeiro efeito de amortecimento e numa segunda zona angular com um segundo efeito de amortecimento, em especial maior. Deste modo é possível obter um comportamento de amortecimento não linear, em espacial progressivo. Deste modo é possível obter uma boa atenuação de vibrações da pega em forma de arco em relação à carcaça e um bom comportamento em condução. Para permitir um grande movimento relativo na direcção do eixo de accionamento do elemento de accionamento, está previsto que o elemento de amortecimento se apoie através de pelo menos um primeiro apoio em relação à pega em forma de arco e através de pelo menos um segundo apoio em relação à carcaça, sendo que os apoios estão orientados de forma aproximadamente radial ao eixo de oscilação. 0 dispositivo de amortecimento de vibrações atenua, por conseguinte, o movimento de oscilação da pega em forma de arco em torno do eixo de oscilação. Para permitir um movimento relativo suficientemente grande entre a pega em forma de arco e a carcaça, está previsto que primeiros e o segundos apoios adjacentes formem um ângulo de aproximadamente 30° a aproximadamente 90°. O ângulo entre apoios adjacentes indica o 3 ângulo máximo de oscilação da pega em forma de arco nesta direcção.
Uma configuração construtiva simples resulta quando os apoios estão salientes no elemento de accionamento, em ranhuras que correm paralelamente e de forma aproximadamente radial ao eixo de oscilação. De modo vantajoso, o elemento de amortecimento apresenta pelo menos uma ranhura interior, que corre de uma zona central do elemento de amortecimento de forma aproximadamente radial para fora, sendo que a ranhura interior está fechada para o lado exterior do elemento de amortecimento. De modo conveniente, o elemento de amortecimento apresenta pelo menos uma ranhura exterior, que se prolonga do lado exterior do elemento de amortecimento de forma aproximadamente radial para dentro e está fechada na direcção do centro do elemento de amortecimento. Uma vez que pelo menos uma ranhura está fechada na direcção radial, é também amortecido um movimento perpendicular ao eixo de oscilação. De modo vantajoso, as ranhuras estão realizadas fechadas, alternadamente do lado exterior e para o interior do elemento de amortecimento. A configuração das ranhuras torna possível também um amortecimento de um movimento da pega em forma de arco em torno do eixo de accionamento do elemento de accionamento. Através da configuração geométrica das ranhuras é reduzido o possível trajecto relativo na direcção de oscilação, em torno do eixo médio longitudinal da barra vibratória e aumentado o efeito de amortecimento nesta direcção, de modo que o dispositivo de amortecimento de vibrações está realizado rígido nesta direcção. Também é possível uma torção em torno de um eixo vertical, que se situa perpendicularmente ao eixo de oscilação e perpendicularmente ao eixo de accionamento do elemento de accionamento, no entanto, devido à configuração do 4 elemento de amortecimento, resulta também aqui uma elevada rigidez, de modo que resulta um bom comportamento em condução.
De modo vantajoso, os apoios estão realizados como nervuras. Em especial, as nervuras ligadas à carcaça estão realizadas como nervuras exteriores e as nervuras ligadas à pega em forma de arco, como nervuras interiores. Neste caso as nervuras exteriores prolongam-se nas ranhuras exteriores e as nervuras interiores, nas ranhuras interiores. De modo vantajoso, nervuras exteriores alternam com nervuras interiores, na direcção da periferia. Para tornar possível a mesma deflexão em ambas as direcções, as distâncias entre nervuras exteriores e nervuras interiores, adjacentes de modo vantajoso, são da mesma dimensão. É considerada como especialmente vantajosa uma configuração com quatro nervuras exteriores e quatro nervuras interiores. 0 elemento de amortecimento está realizado neste caso, em especial, assimétrico em relação ao eixo de oscilação, para obter um efeito de amortecimento não linear, em especial progressivo.
De modo vantajoso, o elemento de amortecimento atenua o movimento da pega em forma de arco em relação à carcaça, na direcção do eixo de oscilação. 0 elemento de amortecimento atenua, por conseguinte, quer um movimento de oscilação em torno do eixo de oscilação, quer também um movimento longitudinal na direcção do eixo de oscilação. De modo vantajoso, o elemento de amortecimento está colocado num alojamento, sendo que a profundidade do alojamento é menor que a largura do elemento de amortecimento, medida na direcção do eixo de oscilação. A diferença entre a profundidade do alojamento e a largura do elemento de amortecimento indica, neste caso, o curso de amortecimento admissível nesta direcção. Em especial, estão colocados no alojamento vários elementos de amortecimento, de 5 modo vantajoso dois ou quatro. Cada elemento de amortecimento prolonga-se, neste caso, de modo vantajoso, por uma zona angular parcial em torno do eixo de oscilação. Através da subdivisão de um elemento de amortecimento em vários elementos de amortecimento colocados no alojamento, é simplificado o fabrico dos elementos de amortecimento.
Uma ideia inventiva autónoma diz respeito à configuração da pega em forma de arco. Está previsto que a pega em forma de arco apresente duas secções de extremidade, cujos eixos médios longitudinais apresentam uma distância entre si. Através desta configuração da pega em forma de arco, as forças direccionais podem ser bem induzidas na direcção do eixo de accionamento do elemento de accionamento. A distância verifica-se, neste caso de modo vantajoso, na direcção do eixo de accionamento do elemento de accionamento. De modo vantajoso, as secções de extremidade correm paralelamente uma à outra e, em especial, na direcção do eixo de oscilação da pega em forma de arco.
Está previsto que a pega em forma de arco esteja ligada à carcaça do aparelho de trabalho através de um dispositivo de fixação. Uma configuração simples resulta quando o dispositivo de fixação apresenta um invólucro inferior da carcaça e dois invólucros laterais da carcaça, sendo que em cada invólucro lateral da carcaça está colocado pelo menos um elemento de amortecimento. A configuração do dispositivo de fixação com vários invólucros da carcaça permite uma montagem simples e o fabrico do dispositivo de fixação num processo de moldagem por injecção. Uma vez que em cada invólucro lateral da carcaça está colocado pelo menos um elemento de amortecimento, resulta uma estrutura simétrica e, deste modo, um bom comportamento simétrico de condução. De modo vantajoso, as secções de extremidade da 6 pega em forma de arco estão fixadas por aperto, entre o invólucro inferior da carcaça e pelo menos um invólucro lateral da carcaça. De modo vantajoso, o dispositivo de fixação apresenta um pé de suporte para o assentamento do aparelho de trabalho. 0 pé de suporte está integrado no dispositivo de fixação, de modo que não são necessários quaisquer componentes adicionais para o dispositivo de fixação. A estrutura do aparelho de trabalho é simplificada.
De modo vantajoso, o aparelho de trabalho é um aparelho de colheita e o elemento de accionamento é uma barra vibratória, impelida em movimento de vaivém na direcção do seu eixo médio longitudinal. Num aparelho de colheita com barra vibratória impelida em movimento de vaivém surgem em funcionamento grandes movimentos na direcção do eixo médio longitudinal da barra vibratória, que podem ser bem atenuados através do elemento de amortecimento.
Um exemplo de realização da invenção é explicado em seguida, com base no desenho. Mostram:
Fig. 1 uma vista lateral esquemática de um aparelho de colheita,
Fig. 2 uma representação em perspectiva da zona da pega em forma de arco do aparelho de colheita,
Fig. 3 uma representação explodida da zona da pega em forma de arco do aparelho de colheita,
Fig. 4 uma representação em perspectiva de um elemento de amortecimento, 7
Fig. 5 uma vista de cima sobre um elemento de amortecimento,
Fig. 6 uma representação em corte de um elemento de amortecimento num alojamento,
Fig. 7 a
Fig. 9 exemplos de realização de elementos de amortecimento num alojamento, em representação em corte. 0 aparelho 1 de colheita mostrado na fig. 1 como exemplo para um aparelho de trabalho pode ser, por exemplo, um vibrador para a apanha de azeitonas, um aparelho de colheita de café ou semelhantes. Uma pega em forma de arco de acordo com a invenção, também pode ser vantajosa noutros aparelhos de trabalho, com um elemento de accionamento impelido em movimento de vaivém, como, por exemplo, em martelos de perfuração ou semelhantes. 0 aparelho 1 de colheita possui uma carcaça 2, na qual está montado um motor 3 de accionamento. No exemplo de realização o motor 3 de accionamento está realizado como motor de combustão. 0 motor 3 de accionamento é, em especial, um motor a dois tempos ou um motor a quatro tempos com lubrificação por mistura de óleo no combustível. 0 motor 3 de accionamento pode, no entanto, ser também um motor eléctrico. 0 motor 3 de accionamento concebido no exemplo de realização como motor de combustão possui um êmbolo 4, que acciona em rotação uma cambota 5. A cambota 5 está ligada a uma caixa 7 de velocidades através de uma embraiagem 6 centrífuga, que converte o movimento de rotação da cambota 5 num movimento de vaivém. A caixa 7 de velocidades impele uma barra 8 vibratória em movimento de vaivém, na direcção de um eixo 9 médio longitudinal. Esta é indicada através da seta 10. 8
Na extremidade da barra 8 vibratória afastada da carcaça 2 está montado um gancho 12, para segurar ramos ou semelhantes de uma árvore ou arbusto objecto da colheita. Adjacente à carcaça 2, a barra 8 vibratória está rodeada por um tubo 11 de protecção. 0 tubo 11 de protecção pode estar integrado na carcaça 2. Na zona do tubo 11 de protecção está fixado na carcaça 2 um gancho 54 de suporte, no qual está suspensa uma cinta 13 de suporte, com a qual o aparelho 1 de colheita pode ser transportado ao ombro do utilizador.
Para o transporte e condução do aparelho 1 de colheita estão previstas, além disso, uma pega 52 superior e uma pega 14 em forma de arco. A pega 52 está fixada à carcaça 2 e apresenta um acelerador 53 para o manejo do motor 3 de accionamento. A pega 14 em forma de arco está colocada à altura da zona do tubo 11 de protecção voltada para o gancho 12. A pega 14 em forma de arco está ligada à carcaça 2 através de um dispositivo 15 de fixação. A pega 14 em forma de arco está apoiada de forma a mover-se em torno de um eixo 49 de oscilação, com amortecimento de vibrações. 0 eixo 49 de oscilação está situado transversalmente e, no exemplo de realização, perpendicularmente ao eixo 9 médio longitudinal da barra 8 vibratória.
Como mostra a fig. 2, a pega 14 em forma de arco está fixada numa parte 16 da carcaça que rodeia a barra 8 vibratória. No lado voltado para o gancho 12 está montado na parte 16 da carcaça um fole 17, do qual uma extremidade posterior está ligada à parte 16 da carcaça e cuja outra extremidade, voltada para o gancho 12, está ligada à barra 8 vibratória. 0 fole 17 torna possível o movimento relativo entre a barra 8 vibratória e a parte 16 da carcaça e evita, ao mesmo tempo, uma infiltração de sujidade na carcaça 2. 9
Como mostra também a fig. 2, o eixo 49 de oscilação está colocado do lado da barra 8 vibratória situado por baixo em funcionamento e afastado do gancho 54 de suporte. A pega 14 em forma de arco rodeia a barra 8 vibratória. Entre a parte 16 da carcaça e o dispositivo 15 de fixação está formado um batente 50, que em seguida é explicado ainda em pormenor. O dispositivo 15 de fixação possui um invólucro 24 inferior da carcaça, bem como dois invólucros 25 e 26 laterais da carcaça. Os invólucros 24, 25 e 26 da carcaça formam uma carcaça 23 do dispositivo 15 de fixação, na qual estão salientes as extremidades da pega 14 em forma de arco. Os dois invólucros 25 e 26 laterais da carcaça rodeiam uma secção 55 de fixação da parte 16 da carcaça. No lado do dispositivo 15 de fixação afastado da barra 8 vibratória está realizado um pé 46 de suporte, com o qual o aparelho 1 de colheita pode ser assente no solo. A fig. 3 mostra a estrutura do aparelho 1 de colheita na zona da pega 14 em forma de arco. Como mostra a fig. 3, a pega 14 em forma de arco está realizada como anel aberto. A pega 14 em forma de arco possui duas secções 18 e 19 de extremidade, que estão situadas adjacentes uma à outra, a uma reduzida distância uma da outra. A primeira secção 18 de extremidade possui um eixo 20 médio longitudinal, que possui uma distância a em relação a um eixo 21 médio longitudinal da segunda secção 19 de extremidade. A distância a pode corresponder, por exemplo, aproximadamente a 1,1 a 3 vezes o diâmetro das secções 18, 19 de extremidade. Os eixos 20 e 21 médios longitudinais das secções 18 e 19 de extremidade situam-se perpendicularmente ao eixo 9 médio longitudinal da barra 8 vibratória e paralelamente ao eixo 49 de oscilação (fig. 2). A distância a é medida na direcção do eixo 9 médio longitudinal da barra 8 vibratória. Perpendicularmente a este, os eixos 20 e 21 médios longitudinais 10 não possuem qualquer distância. Vistas na direcção do eixo 9 médio longitudinal da barra 8 vibratória, as secções 18 e 19 de extremidade situam-se uma atrás da outra, de modo que, vistas na direcção do eixo 9 médio longitudinal resulta um anel fechado. A pega 14 em forma de arco está ligada à carcaça 2 através de um dispositivo de amortecimento de vibrações, que compreende dois elementos 30 de amortecimento. Na parte 16 da carcaça estão realizados na secção 55 de fixação dois alojamentos 42, para cada um dos elementos 30 de amortecimento. Os dois alojamentos 42, dos quais apenas o que se situa à frente é mostrado na fig. 3, são perpendiculares ao eixo 49 de oscilação e perpendiculares ao eixo 9 médio longitudinal, vistos de ambos os lados do eixo 9 médio longitudinal. O dispositivo 15 de fixação possui um alojamento 27 para a primeira secção 18 de extremidade e um alojamento 28 para a segunda secção 19 de extremidade. No invólucro 24 inferior da carcaça e num dos invólucros 25 e 26 laterais da carcaça, respectivamente, está prevista uma abertura 44, 45 para uma secção 18, 19 de extremidade, através da qual uma das secções 18, 19 de extremidade se salienta para o interior da carcaça 23. No segundo invólucro 26 lateral da carcaça está prevista uma abertura 44 para a primeira secção 18 de extremidade. O alojamento 28 está fechado na zona do segundo invólucro 26 lateral da carcaça. Do lado oposto, o primeiro invólucro 25 lateral da carcaça, tal como o invólucro 24 inferior da carcaça, apresenta uma abertura 44 para a segunda secção 19 de extremidade. O alojamento 27 para a primeira secção 18 de extremidade está fechado deste lado do dispositivo 15 de fixação. As aberturas estão limitadas, respectivamente, até à metade pelo 11 invólucro 24 inferior da carcaça e os invólucros 25 e 26 laterais da carcaça.
Como mostra a fig. 3, o invólucro 24 inferior da carcaça está aparafusado com os invólucros 25 e 26 laterais da carcaça do lado afastado da parte 16 da carcaça, com parafusos 29. As secções 18, 19 de extremidade estão fixadas por aperto no dispositivo 15 de fixação, entre o invólucro 24 da carcaça e os invólucros 25 e 26 da carcaça. A zona da carcaça 23 do dispositivo 15 de fixação, na qual vão situar-se as secções 18 e 19 de extremidade, está fechada na direcção da parte 16 da carcaça 2 do aparelho 1 de colheita, através de paredes 56 da carcaça, formadas nos invólucros 25 e 26 laterais da carcaça. As paredes 56 da carcaça estão situadas do lado da secção 55 de fixação afastado da parte 16 da carcaça. Ao lado da secção 55 de fixação, os invólucros 25 e 26 laterais da carcaça possuem, respectivamente, uma parede 48 lateral, na qual está formada uma guia 34, 37 interior. Como é mostrado no exemplo da guia 34 interior, as guias 34, 37 interiores são constituídas por quatro nervuras 35 interiores, que se prolongam radialmente para fora, a partir de um perno 57 central. As quatro nervuras 35 interiores estão, respectivamente, situadas afastadas entre si 90° em torno do eixo 49 de oscilação. A guia 37 interior está realizada da mesma forma.
Do perno 57 salienta-se uma espiga 36 com diâmetro reduzido, na direcção do primeiro invólucro 25 lateral da carcaça, situado oposto. O primeiro invólucro 25 da carcaça possui uma abertura 41, na qual a espiga 36 está saliente, com o dispositivo 15 de fixação montado. 12
As guias 34 e 37 interiores estão salientes, respectivamente, numa abertura 58, nos elementos 30 de amortecimento.
Nas secções 55 de fixação está realizado, respectivamente, um alojamento 42 para um elemento 30 de amortecimento. Os alojamentos 42 possuem nervuras 43 exteriores, que se salientam da parede periférica do alojamento 42 radialmente para dentro e estão situadas afastadas entre si 90° em torno do eixo 49 de oscilação. Cada alojamento 42 possui um fundo 47, ao qual encosta o elemento 30 de amortecimento. O alojamento 42 possui um bordo 51 voltado para os invólucros 25, 26 laterais da carcaça, o qual forma o batente 50 com as paredes 48 laterais dos respectivos invólucros 25, 26 da carcaça.
Como mostra a fig. 3, a barra 8 vibratória está realizada dividida. A secção da barra 8 vibratória colocada na carcaça 2 possui um apoio 22 de ligação, sobre o qual pode ser encaixada a secção da barra 8 vibratória que suporta o gancho 12.
As figuras 4 e 5 mostram a estrutura dos elementos 30 de amortecimento. Os elementos 30 de amortecimento possuem um corpo de base aproximadamente cilíndrico, cujo eixo 38 médio longitudinal, na condição de montado, coincide com o eixo 49 de oscilação. Cada elemento 30 de amortecimento possui quatro ranhuras 31 exteriores, que se salientam da periferia exterior radialmente para dentro. As ranhuras 31 estão fechadas na direcção da abertura 58, no interior do elemento 30 de amortecimento, através de uma secção do elemento 30 de amortecimento. A abertura 58 é formada através de uma abertura 32 cilindrica central, que compreende o eixo 38 médio longitudinal do elemento 30 de amortecimento e, na condição de montado, o eixo 49 de oscilação e da qual se prolongam em forma 13 de estrela quatro ranhuras 33 interiores, salientes de forma aproximadamente radial para fora. As ranhuras 33 interiores terminam antes da periferia 30 exterior, de modo que as ranhuras 33 interiores estão fechadas na direcção do exterior.
Para obter também um efeito de amortecimento na direcção do eixo 49 de oscilação, está previsto que a profundidade t dos alojamentos 42 seja menor que a largura d dos elementos 30 de amortecimento (fig. 5) . Deste modo podem também ser amortecidas vibrações na direcção transversal à barra 8 vibratória. Devido à elevada estabilidade do elemento 30 de amortecimento na direcção do eixo 49 de oscilação, resulta uma ligação comparativamente rígida nesta direcção. Também é possível uma oscilação da pega 14 em forma de arco em torno do eixo 9 médio longitudinal da barra 8 vibratória ou em torno de um eixo de oscilação que se situa perpendicularmente ao eixo 49 de oscilação e ao eixo 9 médio longitudinal. Também aqui resultam elevadas características de rigidez. O movimento transversal da pega 14 em forma de arco na direcção do eixo 49 de oscilação e o movimento oscilante da pega 14 em forma de arco em torno do eixo 9 médio longitudinal da barra 8 vibratória estão limitados através de batentes 50, que estão formados entre o bordo 51 e a parede 48 lateral associada dos invólucros 25, 26 laterais da carcaça.
Como mostra a fig. 6, as ranhuras 33 interiores possuem paredes 39 e 40 laterais, que formam entre si um ângulo a. As ranhuras 33 tornam-se mais largas com uma distância crescente em relação ao eixo 38 médio longitudinal. As ranhuras 33 possuem, na extremidade voltada para a abertura 32, uma largura c, que é maior que a largura b das nervuras 35 interiores. As nervuras 35 interiores encostam, neste caso, respectivamente, a uma parede 39 das ranhuras 33 interiores. Na direcção da parede 40 lateral 14 situada oposta, as nervuras 35 interiores possuem uma distância que aumenta em direcção radial para fora. 0 ângulo β de afastamento resultante define a zona angular na qual o elemento de amortecimento apresenta um primeiro efeito de amortecimento. Num movimento oscilante em torno do eixo 49 de oscilação, apenas duas nervuras 35 interiores encostam, na direcção de oscilação, a segmentos do elemento 30 de amortecimento, de modo que apenas dois segmentos do elemento 30 de amortecimento contribuem para o efeito de amortecimento. Logo que as outras duas nervuras 35 interiores encostam às paredes 40 laterais, resulta um segundo e maior efeito de amortecimento, de modo que é obtido um efeito de amortecimento progressivo. Logo que as outras duas nervuras 35 interiores encostam aos segmentos associados do elemento 30 de amortecimento, quatro segmentos contribuem para o efeito de amortecimento. Para obter este efeito de amortecimento progressivo em ambas as direcções, o ângulo β de afastamento existe com duas nervuras 35 interiores opostas uma à outra, em relação à parede 40 lateral, que se segue no sentido dos ponteiros do relógio. No caso das outras duas nervuras interiores o ângulo β de afastamento existe em relação a uma parede 40 lateral, que se situa no sentido contrário ao dos ponteiros do relógio, em relação às nervuras 35 interiores. O elemento 30 de amortecimento possui, deste modo, um total de quatro secções 59 de amortecimento, que encostam a uma nervura 43 exterior e a uma nervura 35 interior e outras quatro secções 60 de amortecimento, que encostam, respectivamente, a uma nervura 43 exterior e que apresentam o ângulo β de afastamento em relação a uma nervura 35 interior adjacente.
Como mostra a fig. 6, as ranhuras 33 interiores e as ranhuras 31 exteriores alternam. Estão previstas quatro ranhuras 33 interiores e quatro ranhuras 31 exteriores. Como mostra a 15 fig. 6, as nervuras 43 exteriores estão situadas nas ranhuras 31 exteriores. A largura das ranhuras 31 exteriores corresponde aproximadamente à largura das nervuras 43 exteriores, de modo que os elementos 30 de amortecimento são fixados nos alojamentos 42, no essencial, à prova de rotações. As nervuras 35 interiores e as nervuras 43 exteriores adjacentes possuem uma distância γ angular entre si, que, no exemplo de realização, alcança entre 40° e 45°. É considerado como vantajoso um ângulo γ de aproximadamente 30° a aproximadamente 90°. As secções 59 de amortecimento prolongam-se, neste caso, entre ambas as nervuras 35 e 43, respectivamente, num ângulo γ. As secções 60 de amortecimento prolongam-se num ângulo δ, que é menor no ângulo β, que o ângulo γ. A fig. 7 mostra um exemplo de realização para o elemento 30 de amortecimento, cuja estrutura corresponde, no essencial, ao elemento 30 de amortecimento mostrado na fig. 6. Os mesmos números de referência designam os mesmos elementos. Como mostra a fig. 7, o elemento 30 de amortecimento da fig. 7 possui no seu lado exterior um total de oito achatamentos 61, que correm na direcção do eixo 38 médio longitudinal e perpendicularmente às nervuras 43 exteriores. Os achatamentos 61 estão situados adjacentes às nervuras 43 exteriores. Com um movimento da pega 14 em forma de arco perpendicularmente ao eixo 49 de oscilação, resulta primeiro um efeito de amortecimento mais reduzido, devido aos achatamentos 61. Logo que o movimento relativo da pega 14 em forma de arco na direcção da carcaça 2 excedeu um certo trajecto, que corresponde à distância e radial máxima de um achatamento 61 até ao alojamento 42, o elemento 30 de amortecimento entra em contacto com o bordo do alojamento 42, mesmo na zona dos achatamentos 61, de modo que agora a largura total do elemento 30 de amortecimento contribui para o efeito de 16 amortecimento. Deste modo é aumentado o efeito de amortecimento. Resulta uma curva caracteristica progressiva de amortecimento nas direcções perpendiculares ao eixo 49 de oscilação. A fig. 8 mostra um exemplo de realização no qual o elemento 30 de amortecimento é constituído por dois elementos 30' de amortecimento e dois elementos 30" de amortecimento. Os dois elementos 30' de amortecimento compreendem, respectivamente, duas secções 59 de amortecimento e os dois elementos 30" de amortecimento compreendem, respectivamente, duas secções 60 de amortecimento. Portanto, estão colocados no alojamento 42 no total quatro elementos 30', 30" de amortecimento. As secções 59 de amortecimento encostam, respectivamente, entre uma nervura 35 interior e uma nervura 43 exterior, enquanto as secções 60 de amortecimento apresentam uma distância β angular em relação às nervuras 35 interiores. Na direcção radial não está colocado qualquer elemento de amortecimento entre as nervuras 35 interiores e a parede exterior do alojamento 42. Cada elemento 30', 30" de amortecimento possui uma ranhura 31 exterior, que se prolonga para uma nervura 34 exterior. Uma vez que as ranhuras 31 exteriores dos elementos 30' e 30" de amortecimento estão realizadas fechadas radialmente para dentro, impede-se que as nervuras 35 interiores possam entrar em contacto com a parede exterior do alojamento 42.
Na fig. 9 é mostrado um outro exemplo de realização, no qual estão previstos apenas dois elementos 30' de amortecimento, que estão colocados no alojamento 42, situados opostos um ao outro. Os elementos 30' de amortecimento compreendem duas secções 59 de amortecimento, que encostam, respectivamente, a uma nervura 35 interior e uma nervura 43 exterior adjacente. Uma vez que apenas estão previstos dois elementos 30' de 17 amortecimento, é obtido um efeito de amortecimento mais reduzido que no exemplo de realização de acordo com a fig. 8. 0 efeito de amortecimento no plano de ligação dos dois elementos 30' de amortecimento distingue-se do efeito de amortecimento perpendicularmente a esse plano. Podem também ser vantajosos um outro número de elementos de amortecimento ou uma outra configuração dos elementos de amortecimento.
Lisboa, 10 de Janeiro de 2011 18

Claims (3)

  1. REIVINDICAÇÕES 1. Aparelho de trabalho conduzido manualmente, com uma carcaça (2), com um motor (3) de accionamento, que impele um elemento de accionamento em movimento de vaivém na direcção de um eixo de accionamento e com pelo menos uma pega (14, 52) para a condução do aparelho de trabalho em funcionamento, sendo que uma pega está realizada como pega (14) em forma de arco, que está ligada à carcaça (2) através de um dispositivo de amortecimento de vibrações, sendo que a pega (14) em forma de arco está colocada de forma a mover-se em torno de um eixo (49) de oscilação, com amortecimento de vibrações, sendo que o eixo (49) de oscilação se situa transversalmente ao eixo de accionamento do elemento de accionamento, caracterizado por o elemento (30, 30', 30") de amortecimento se apoiar através de pelo menos um primeiro apoio, em relação à pega (14) em forma de arco e através de pelo menos um segundo apoio, em relação à carcaça (2), sendo que os apoios estão orientados de forma aproximadamente radial em relação ao eixo (49) de oscilação e sendo que os apoios estão salientes no elemento (30, 30', 30") de amortecimento, em ranhuras (31, 33) que correm paralelamente e de forma aproximadamente radial em relação ao eixo (49) de oscilação.
  2. 2. Aparelho de trabalho de acordo com a reivindicação 1, caracterizado por o dispositivo de amortecimento de vibrações compreender pelo menos um elemento (30, 30', 30") de amortecimento, que é constituído por um material elástico, de modo preferido por um material sintético, em 1 especial por um material sintético de espuma ou por borracha.
    3. Aparelho de trabalho de acordo com a reivindicação 1 ou 2, caracterizado por a pega (14) em forma de arco se poder mover em torno do eixo (49) de oscilação, numa primeira zona (β) angular com um primeiro efeito de amortecimento e numa segunda zona angular com um segundo efeito de amortecimento.
    4. Aparelho de trabalho de acordo com a reivindicação 1, caracterizado por primeiros e segundos apoios adjacentes formarem um ângulo (γ), em especial de aproximadamente 30° a aproximadamente 90°.
    5. Aparelho de trabalho de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 4, caracterizado por o elemento (30) de amortecimento apresentar pelo menos uma ranhura (33) interior, que corre de uma zona central do elemento (30) de amortecimento de forma aproximadamente radial para fora, sendo que a ranhura (33) interior está fechada, em especial para o lado exterior do elemento (30) de amortecimento.
    6. Aparelho de trabalho de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 5, caracterizado por o elemento de amortecimento apresentar pelo menos uma ranhura (31) exterior, que se prolonga do lado exterior do elemento (30, 30', 30") de amortecimento de forma aproximadamente radial para dentro e está fechada na direcção do centro do elemento (30, 30', 30") de amortecimento. 2 Aparelho de trabalho de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 6, caracterizado por os apoios estarem realizados como nervuras (35, 43) , sendo que, de modo preferido, as nervuras ligadas à carcaça (2) estão realizadas como nervuras (43) exteriores e, de modo preferido, as nervuras ligadas à pega (14) em forma de arco, como nervuras (35) interiores.
    8. Aparelho de trabalho de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 7, caracterizado por o elemento (30, 30', 30") de amortecimento atenuar o movimento da pega (14) em forma de arco em relação à carcaça (2), na direcção do eixo (49) de oscilação.
    9. Aparelho de trabalho de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 8, caracterizado por na ligação funcional entre a carcaça (2) e a pega (14) em forma de arco estar formado um batente (50), que actua na direcção do eixo (49) de oscilação.
    10. Aparelho de trabalho de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 8, caracterizado por o elemento (30, 30', 30") de amortecimento estar colocado num alojamento (42), sendo que a profundidade (t) do alojamento (42) é menor que a largura (d) do elemento (30) de amortecimento, medida na direcção do eixo (49) de oscilação e no alojamento (42), de modo preferido, estão colocados vários elementos (30', 30") de amortecimento.
    11. Aparelho de trabalho de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 10, caracterizado por a pega (14) em forma de arco apresentar duas secções (18, 19) de 3 extremidade, cujos eixos (20, 21) médios longitudinais apresentam uma distância (a) entre si, sendo que a distância (a), de modo preferido, se prolonga na direcção do eixo de accionamento do elemento de accionamento.
    12. Aparelho de trabalho de acordo com a reivindicação 11, caracterizado por as secções (18, 19) de extremidade correrem paralelamente uma à outra.
    13. Aparelho de trabalho de acordo com a reivindicação 11 ou 12, caracterizado por as secções (18, 19) de extremidade correrem na direcção do eixo (49) de oscilação da pega (14) em forma de arco.
    14. Aparelho de trabalho de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 13, caracterizado por a pega (14) em forma de arco estar ligada à carcaça (2) do aparelho de trabalho através de um dispositivo (15) de fixação, sendo que o dispositivo (15) de fixação apresenta, de modo preferido, um invólucro (24) inferior da carcaça e dois invólucros (25, 26) laterais da carcaça e, em especial, está colocado em cada invólucro (25, 26) lateral da carcaça pelo menos um elemento (30) de amortecimento, sendo que, de modo preferido, as secções (18, 19) de extremidade da pega (14) em forma de arco estão fixadas por aperto, entre o invólucro (24) inferior da carcaça e pelo menos um invólucro (25, 26) lateral da carcaça.
    15. Aparelho de trabalho de acordo com a reivindicação 14, caracterizado por o dispositivo (15) de fixação apresentar um pé (46) de suporte para o assentamento do aparelho de trabalho. 4
    16. Aparelho de trabalho de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 15, caracterizado por o aparelho de trabalho ser um aparelho (1) de colheita e por o elemento de accionamento ser uma barra (8) vibratória, impelida em movimento de vaivém na direcção do seu eixo (9) médio longitudinal. Lisboa, 10 de Janeiro de 2011 5 1/3
    46 2/3
  3. 3/3
PT08017343T 2007-10-18 2008-10-02 Aparelho de trabalho conduzido manualmente PT2050328E (pt)

Applications Claiming Priority (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
DE102007049881A DE102007049881A1 (de) 2007-10-18 2007-10-18 Handgeführtes Arbeitsgerät

Publications (1)

Publication Number Publication Date
PT2050328E true PT2050328E (pt) 2011-01-17

Family

ID=40280682

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
PT08017343T PT2050328E (pt) 2007-10-18 2008-10-02 Aparelho de trabalho conduzido manualmente

Country Status (5)

Country Link
EP (1) EP2050328B1 (pt)
AT (1) ATE490680T1 (pt)
DE (2) DE102007049881A1 (pt)
ES (1) ES2357788T3 (pt)
PT (1) PT2050328E (pt)

Families Citing this family (6)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
JP5567943B2 (ja) * 2010-08-30 2014-08-06 スターテング工業株式会社 携帯型刈払い機における操作レバーの防振機構
JP5751772B2 (ja) * 2010-08-30 2015-07-22 スターテング工業株式会社 携帯型刈払い機におけるハンドルの防振機構
EP2942158A1 (de) 2014-05-09 2015-11-11 HILTI Aktiengesellschaft Handwerkzeugmaschine
FR3064153B1 (fr) * 2017-03-21 2019-04-05 Pellenc Dispositif a poignee et a filtre vibratoire pour outil motorise a perche et outil pourvu d'un tel dispositif
CN108834564A (zh) * 2018-07-06 2018-11-20 安徽香妃茶业有限公司 一种茶树叶收割装置
EP4007485A1 (en) * 2019-08-02 2022-06-08 Cifarelli S.p.A. Portable shaker device

Family Cites Families (3)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
DE19503526A1 (de) * 1995-02-03 1996-08-08 Bosch Gmbh Robert Bohr- und/oder Schlaghammer mit abnehmbarem vibrationsgedämpften Handgriff sowie vibrationsgedämpfte Handgriffanordnung für einen Bohr- und/oder Schlaghammer
PT1020107E (pt) * 1997-08-05 2003-02-28 Hispaes S L Maquina agricola portatil com atenuacao de vibracoes e proteccao para o carregador
ES2233168B1 (es) * 2003-02-21 2006-07-16 Jose Gurri Molins Elemento de absorcion y aislamiento de componentes bi-o-tri-dimensionales de movimiento , aplicable a maquinas, dispositivos e implementos mecanicos.

Also Published As

Publication number Publication date
EP2050328B1 (de) 2010-12-08
ATE490680T1 (de) 2010-12-15
DE102007049881A1 (de) 2009-04-23
ES2357788T3 (es) 2011-04-29
EP2050328A1 (de) 2009-04-22
DE502008001985D1 (de) 2011-01-20

Similar Documents

Publication Publication Date Title
PT2050328E (pt) Aparelho de trabalho conduzido manualmente
US8966773B2 (en) Power tool including an anti-vibration handle
US5839961A (en) Bearing arrangement for a drive shaft
CN1846473B (zh) 手持式自由切削机
ES2544818T3 (es) Herramienta de movimiento alternativo
CN107175723B (zh) 链锯
JP4081232B2 (ja) 防振装置付きチェーンソー
RU2010106279A (ru) Винт вертолета и вертолет (варианты), содержащий этот винт
BR102014018253A2 (pt) aparelho de trabalho manual
JP2015199167A (ja) 電動工具
GB2430638A (en) Vibration damping in rotary power tools
RU2458774C2 (ru) Ручная шлифовальная машина
JP5751772B2 (ja) 携帯型刈払い機におけるハンドルの防振機構
CN203136535U (zh) 便携式动力作业机
CN110115220A (zh) 手持式作业设备
EP1530890B1 (en) Portable device with anti-vibration handle for use in agriculture and gardening
US8967288B2 (en) Anti-vibration structure for operation lever of portable brush cutter
EP1230835A1 (en) Bush cutting machine
KR101730566B1 (ko) 진동저감이 가능한 전동공구
JP4338469B2 (ja) 携帯型作業機
JP2014161269A (ja) 背負式刈払機
ES2682752T3 (es) Sistema con una cubeta de lavado de una máquina lavadora y un motor de accionamiento, así como máquina lavadora
JP4153382B2 (ja) 携帯型刈払機
JP2010233472A (ja) 手持ち式動力作業機
JP2019122354A (ja) 刈払機のハンドル防振装置