PT2042145E - Apoio de pernas regulável para cadeira de rodas - Google Patents

Apoio de pernas regulável para cadeira de rodas Download PDF

Info

Publication number
PT2042145E
PT2042145E PT07117160T PT07117160T PT2042145E PT 2042145 E PT2042145 E PT 2042145E PT 07117160 T PT07117160 T PT 07117160T PT 07117160 T PT07117160 T PT 07117160T PT 2042145 E PT2042145 E PT 2042145E
Authority
PT
Portugal
Prior art keywords
legrest
adjustable
locking
lifting member
chip element
Prior art date
Application number
PT07117160T
Other languages
English (en)
Inventor
Andreas Magnusson
Original Assignee
Invacare Int Sarl
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Invacare Int Sarl filed Critical Invacare Int Sarl
Publication of PT2042145E publication Critical patent/PT2042145E/pt

Links

Classifications

    • AHUMAN NECESSITIES
    • A61MEDICAL OR VETERINARY SCIENCE; HYGIENE
    • A61GTRANSPORT, PERSONAL CONVEYANCES, OR ACCOMMODATION SPECIALLY ADAPTED FOR PATIENTS OR DISABLED PERSONS; OPERATING TABLES OR CHAIRS; CHAIRS FOR DENTISTRY; FUNERAL DEVICES
    • A61G5/00Chairs or personal conveyances specially adapted for patients or disabled persons, e.g. wheelchairs
    • A61G5/10Parts, details or accessories
    • A61G5/12Rests specially adapted therefor, e.g. for the head or the feet
    • AHUMAN NECESSITIES
    • A61MEDICAL OR VETERINARY SCIENCE; HYGIENE
    • A61GTRANSPORT, PERSONAL CONVEYANCES, OR ACCOMMODATION SPECIALLY ADAPTED FOR PATIENTS OR DISABLED PERSONS; OPERATING TABLES OR CHAIRS; CHAIRS FOR DENTISTRY; FUNERAL DEVICES
    • A61G5/00Chairs or personal conveyances specially adapted for patients or disabled persons, e.g. wheelchairs
    • A61G5/10Parts, details or accessories
    • A61G5/12Rests specially adapted therefor, e.g. for the head or the feet
    • A61G5/128Rests specially adapted therefor, e.g. for the head or the feet for feet

Landscapes

  • Health & Medical Sciences (AREA)
  • Life Sciences & Earth Sciences (AREA)
  • Animal Behavior & Ethology (AREA)
  • General Health & Medical Sciences (AREA)
  • Public Health (AREA)
  • Veterinary Medicine (AREA)
  • Passenger Equipment (AREA)
  • Chairs For Special Purposes, Such As Reclining Chairs (AREA)

Description

ΕΡ2042145 -1- DESCRIÇÃO "APOIO DE PERNAS REGULÁVEL PARA CADEIRA DE RODAS"
DOMÍNIO DA INVENÇÃO A presente invenção diz respeito a um apoio de pernas regulável para uma cadeira de rodas e, mais particularmente, a um apoio de pernas regulável dispondo de um apoio para a barriga das pernas e um apoio para os pés. Também diz respeito a uma cadeira de rodas integrando um par dos referidos apoios de pernas reguláveis.
ANTECEDENTES DA INVENÇÃO
Os apoios de pernas para cadeiras de rodas são concebidos de maneira a suportar a parte inferior das pernas do utilizador. Neles se incluem um apoio para os pés e, na maioria das vezes, um apoio para a barriga das pernas destinado a dar conforto ao utilizador. Para um maior conforto do utilizador, poderá ser útil regular a posição do apoio de pernas. São já conhecidos tais apoios de pernas reguláveis que permitem obter diferentes posições de inclinação, desde uma posição vertical até uma posição horizontal. Particularmente, já foi proposto um apoio de pernas regulável com um mecanismo inclinável instalado na parte superior do topo do tubo ou estrutura do apoio de pernas, em que tal mecanismo inclinável dispõe de um dispositivo para comando de libertação com cavilhas de -2- ΕΡ2042145 travamento que trabalham em cooperação com um componente de bloqueio apresentando uma série de orifícios correspondendo às diferentes posições de inclinação desejadas para o apoio de pernas (ver documento US-A-5689999). No entanto, tais dispositivos já conhecidos não se revelaram satisfatórios.
Nessas circunstâncias, o objectivo da presente invenção consiste em proporcionar um apoio de pernas regulável para uma cadeira de rodas, em que sejam evitados os inconvenientes dos apoios de pernas reguláveis já conhecidos, que seja de fabrico simples e que seja fácil de manobrar.
SUMÁRIO DA INVENÇÃO
Nessa perspectiva, a presente invenção diz respeito a um apoio de pernas regulável para uma cadeira de rodas, tal como reivindicado na reivindicação 1. Nas reivindicações dependentes, são definidas as caracteristicas importantes do apoio de pernas regulável em conformidade com a invenção. A presente invenção também diz respeito a uma cadeira de rodas integrando um par de apoios de pernas reguláveis, tal como reivindicado na reivindicação 10.
BREVE DESCRIÇÃO DOS DESENHOS
Outras caracteristicas e vantagens da presente invenção tornar-se-ão mais facilmente perceptiveis a partir da descrição detalhada de modelos de realização para a invenção que são apresentados, mas somente a titulo de um -3- ΕΡ2042145 exemplo não restritivo, e ilustrados pelos desenhos anexos, nos quais: a Figura 1 é uma vista geral de uma cadeira de rodas do Requerente, equipada com dois apoios de pés reguláveis de acordo com a tecnologia antecedente; as Figuras 2A e 2B representam respectivamente uma vista frontal em perspectiva de três quartos, observada a partir do lado esquerdo, e uma correspondente vista expandida da parte superior, para um apoio de pernas em conformidade com a invenção; as Figuras 3A e 3B representam respectivamente uma vista frontal em perspectiva de três quartos, observada a partir do lado direito, e uma correspondente vista expandida da parte superior do apoio de pernas da Figura 2; as Figuras 4A, 4B e 4C representam respectivamente uma vista de cima, uma vista lateral e uma vista em secção de corte do dispositivo para comando de libertação do mecanismo inclinável, dizendo respeito ao apoio de pernas das Figuras 2 e 3; a Figura 5 é uma vista a três quartos da parte da frente do dispositivo para comando de libertação da Figura 4; a Figura 6 é uma vista expandida, a três quartos, da parte da frente do dispositivo para comando de libertação da Figura 4; -4- ΕΡ2042145 a Figura 7 é uma vista expandida, a três quartos, da parte de trás do dispositivo para comando de libertação da Figura 4; as Figuras 8A e 8B representam respectivamente uma vista de lateral e uma vista em perspectiva, parcialmente cortada, do dispositivo para comando de libertação da Figura 4 a trabalhar em cooperação com o componente de bloqueio, na posição bloqueada, e as Figuras 9A e 9B representam respectivamente uma vista de lateral e uma vista em perspectiva, parcialmente cortada, do dispositivo para comando de libertação da Figura 4 a trabalhar em cooperação com o componente de bloqueio, na posição desbloqueada.
DESCRIÇÃO DETALHADA DE MODELOS DE REALIZAÇÃO PARA A INVENÇÃO
Na Figura 1, está ilustrada uma cadeira de rodas 1 equipada com um par de apoios de pernas reguláveis 2, 2', cada qual constituído por uma estrutura ou tubo 3, 3', um apoio para os pés 4, 4' e um apoio para a barriga das pernas 5, 5' . Cada um desses apoios de pernas é montado, por intermédio de um dispositivo de inclinação regulável 6, 6', sobre um dispositivo de ligação 7, 7' fixado na parte dianteira da estrutura para assento 8 da cadeira de rodas. 0 apoio de pernas da presente invenção é do tipo ilustrado na Figura 1, constituído por uma estrutura ou tubo 3, um apoio para os pés 4 e um apoio para a barriga das pernas 5, e será preferivelmente montado num -5- ΕΡ2042145 dispositivo de ligação 7 fixado na parte dianteira da estrutura para assento 8 da cadeira de rodas, por intermédio de um dispositivo de inclinação regulável 10 ilustrado i sas Figuras 2 a 9 e que passa agora a ser descrito em detalhe.
Como se pode observar nas Figuras 2A a 3B, o dispositivo de inclinação regulável 10 está ligado ao dispositivo de ligação 7 e à parte superior do tubo ou estrutura 3 do apoio de pernas. O dispositivo de ligação 7 está equipado com elementos de ligação 9, 9' para a sua fixação num correspondente elemento de ligação da parte dianteira da estrutura para assento 8 da cadeira de rodas. Na vista expandida da Figura 2B é visível um componente de bloqueio 20 apresentando duas séries de orifícios 21, 21' destinados a receber, respectivamente, cada uma das duas cavilhas de travamento 30, 30' montadas num dispositivo para comando de libertação 50, o qual irá ser descrito em detalhe mais adiante. No modelo de realização representado, cada série de orifícios 21, 21' é composta por oito orifícios, o que permite oito posições com inclinação diferentemente orientada para o apoio de pernas. É óbvio que pode ser escolhido um número de orifícios inferior ou superior a oito, dependendo do número de posições com inclinação diferentemente orientada desejado para o apoio de pernas. Também visível na Figura 2B, existe um parafuso 40 destinado à montagem do dispositivo de inclinação regulável, com o qual se pode, em primeiro lugar, fixar o dispositivo de ligação 7 no componente de bloqueio 20 por -6- ΕΡ2042145 meio de uma primeira porca 43 a ser aparafusada na parte central 41 do parafuso 40 e, em segundo lugar, fixar o dispositivo para comando de libertação 50 por meio de uma segunda porca 44 a ser aparafusada na parte terminal 42 do parafuso 40.
Como ilustrado nas Figuras 4 a 7, o dispositivo para comando de libertação 50 inclui um componente rotativo 60, uma mola de torção 70, um componente elevador 90 equipado com duas cavilhas de travamento 30, 30', uma mola de compressão 80 e uma tampa 51. Como pode ser melhor observado nas Figuras 5 a 7, o componente elevador 90 é composto por uma parte em disco central principal 91 apresentando um orifício central 92, e por duas partes anelares salientes 93, 94. A parte anelar externa 93 serve de apoio para duas peças laterais 95, 95' que se desenvolvem radialmente em sentidos opostos, equipadas nas suas extremidades com reentrâncias 96, 96' destinadas a trabalhar em cooperação com correspondentes ranhuras 31 rasgadas nas cavilhas de travamento 30, 30' para fixação destas mesmas cavilhas de travamento no componente elevador 90. Cada uma das referidas peças laterais 95, 95' apresenta ainda na sua base uma superfície angular inclinada 97, 97' destinada a trabalhar em cooperação com correspondentes superfícies angulares inclinadas 67, 67' do componente rotativo 60. A parte anelar externa 93 do componente elevador dispõe de quatro reentrâncias 98, uma das quais se destina a receber uma das pontas 71 da mola de torção 70, estando a outra ponta 72 da mola de torção presa dentro de -7- ΕΡ2042145 uma correspondente peça receptora 61 (ver Figura 5) existente na superfície do componente rotativo 60; a parte central 73 da mola de torção fica alojada entre as duas partes anelares 93 e 94 do componente elevador. O conjunto é instalado de modo que, uma vez que esteja montado no dispositivo para comando de libertação, a mola de torção fique pré-carregada. O componente elevador apresenta ainda uma parte em anel 99 que se destaca no seio do seu orifício central 92 e que se destina a receber uma primeira extremidade de uma mola de compressão 80, como irá ser adiante descrito. O componente rotativo é composto por uma peça anelar externa 62 com uma parte de baixo 63 sob a forma de um disco apresentando um orifício central 64, e por uma peça anelar central 65. A parte de baixo 63 em forma de disco apresenta duas aberturas encurvadas 66, 66' ao longo das quais as cavilhas de travamento 30, 30' se podem movimentar, e possui duas superfícies de deslizamento angulares inclinadas 67, 67' destinadas a trabalhar em cooperação com as correspondentes superfícies angulares inclinadas 97, 97' do componente elevador 90. O diâmetro externo da peça anelar central 65 é mais pequeno que o diâmetro do orifício central 92 do componente elevador, correspondendo praticamente ao diâmetro interno do anel 99, para que o componente elevador 90 possa ficar alojado dentro de componente rotativo 60 através da introdução da peça anelar central 65 do componente rotativo dentro do referido orifício 92 do componente elevador, deixando uma -8- ΕΡ2042145 folga radial 69 entre eles. Com o intuito de fazer com que o componente elevador se articule relativamente ao componente rotativo, o diâmetro externo da peça anelar 65 do componente rotativo deve ser escolhido de modo a se encaixar com aperto no diâmetro interno do anel 99 do componente elevador. Isso vai garantir que o componente elevador irá permanecer constantemente paralelo ao componente de bloqueio. 0 dispositivo para comando de libertação 50 dispõe de uma mola de compressão 80 destinada a ser alojada dentro do componente rotativo 60 em torno da sua peça anelar central 65, desde que o componente elevador já esteja aí alojado. Assim que estiver montada, uma primeira extremidade da mola de compressão ir-se-á encostar de encontro ao anel 99 do componente elevador, enquanto a sua outra extremidade se encosta às patilhas de encaixe por estalido 68, 68' da peça anelar central 65 do componente rotativo.
Para libertar o apoio de pernas regulável, basta que o utilizador rode o manipulo 52 do comando de libertação, que irá assim fazer rodar o componente rotativo 60. Quando o componente rotativo roda, as superfícies de deslizamento angulares inclinadas 67, 67' existentes na superfície interna da parte de baixo 63 do componente rotativo irão actuar sobre as correspondentes superfícies angulares inclinadas 97, 97' do componente elevador, o que fará erguer e levantar as duas cavilhas de travamento 30, -9- ΕΡ2042145 30' . Estas duas cavilhas de travamento 30, 30' irão então sair dos orifícios 21, 21' do componente de bloqueio 20, permitindo que o tubo 3 do apoio de pernas seja rodado. Depois de regular a posição do apoio de pernas, e quando o utilizador libertar o manipulo 52, a mola de torção 70 irá obrigar o dispositivo de comando para libertação 50 a regressar à sua posição original. O componente rotativo 60 irá acompanhar este movimento, e as cavilhas de travamento 30, 30' ir-se-ão novamente bloquear dentro dos orifícios 21, 21' do componente de bloqueio sob a acção da mola de compressão 80, assim fixando as cavilhas de travamento dentro do componente de bloqueio. A fim de facilitar a introdução das cavilhas de travamento 30, 30' dentro dos orifícios 21, 21', as partes terminais 32, 32' das cavilhas de travamento apresentam um formato cónico. Além disso, tais orifícios 21, 21' são de formato oval, com o seu diâmetro radial (sendo a direcção radial definida em relação ao centro do componente de bloqueio) ligeiramente superior ao maior diâmetro da parte terminal 32, 32' das cavilhas de travamento.
Graças ao limitado número de peças separadas e respectiva concepção, a produção do dispositivo para comando de libertação de acordo com a presente invenção torna-se economicamente atractiva. Além disso, o dispositivo é fácil de montar e o seu design permite uma grande segurança de funcionamento, quando as cavilhas de travamento são desbloqueadas e bloqueadas dentro do -10- ΕΡ2042145 componente de bloqueio. Em particular, e uma vez que as cavilhas de travamento assim que estiverem montadas no componente elevador irão constituir uma peça única com tal componente elevador, trabalhando como um par de peças unidas, pode-se ter certeza que, aquando do bloqueio do dispositivo, ambas as cavilhas de travamento irão ficar encaixadas nos orifícios do componente de bloqueio. Uma outra vantagem - que resulta, por um lado, da actuação como peça única das cavilhas de travamento em conjunto com o componente elevador e, por outro lado, do formato cónico das partes terminais 32, 32' das cavilhas de travamento que trabalham em cooperação com os orifícios de formato oval 21, 21' - consiste na ausência de quaisquer problemas em termos de tolerâncias de montagem, ao mesmo tempo que o bloqueio do dispositivo se mantém muito firme. Além disso, a concepção das superfícies angulares inclinadas 67, 67' e 97, 97' e o seu trabalho em cooperação contribuem para uma rotação suave do dispositivo de libertação, sem encravamentos.
Lista dos números de referência: 1 cadeira de rodas 2, 2' apoio de pernas 3, 3' estrutura ou tubo do apoio de pernas 4, 4' apoio para os pés 5, 5' apoio para as barrigas das pernas 7, 7' 6, 6' dispositivo de inclinação regulável (tecnologia antecedente) dispositivo de ligação -11 - ΕΡ2042145 8 estrutura para assento 9, 9' elemento de ligação 10 dispositivo de inclinação regulável (invenção) 20 componente de bloqueio 21, 21' orifício 30, 30' cavilha de travamento 31, 31' ranhura 32, 32' parte terminal cónica 40 parafuso 41 parte central do parafuso de fixação 42 parte terminal do parafuso de fixação 50 dispositivo para comando de libertação 51 tampa 52 manipulo 60 componente rotativo 61 peça receptora para mola de torção 62 peça anelar 63 parte de baixo 6 4 orifício central 65 peça anelar central 66, 66 ' abertura anelar 67, 67' superfície angular inclinada 68, 68' patilha de encaixe por estalido 69 folga radial 70 mola de torção 71 ponta -12- ΕΡ2042145 72 outra ponta 73 parte central 80 mola de compressão 90 componente elevador 91 parte em disco central principal 92 orifício central 93 parte anelar externa 94 parte anelar interna 95, 95' peça lateral 96, 96 ' reentrância 97, 97' superfície angular inclinada 98, 98' reentrância 99 parte em anel
Lisboa, 27 de Outubro de 2010

Claims (10)

  1. ΕΡ2042145 -1 - REIVINDICAÇÕES 1. Um apoio de pernas regulável para uma cadeira de rodas que integra um dispositivo para comando de libertação (50) compreendendo pelo menos duas cavilhas de travamento (30, 30'), destinadas a trabalhar em cooperação com um componente de bloqueio (20) apresentando uma série de orifícios (21, 21') correspondendo às diferentes posições de inclinação desejadas para o apoio de pernas, caracterizado por as ditas cavilhas de travamento (30, 30') serem montadas sobre um componente elevador (90) dispondo de, pelo menos, uma superfície angular inclinada (97, 97') concebida de maneira a trabalhar em cooperação com, pelo menos, uma superfície de deslizamento angular inclinada (67, 67') de um componente rotativo (60).
  2. 2. O apoio de pernas regulável da reivindicação 1, em que o dito componente de bloqueio (20) fica montado na extremidade superior do tubo (3) do apoio de pernas.
  3. 3. O apoio de pernas regulável da reivindicação 1 ou 2, em que o mencionado componente de bloqueio (20) constitui uma peça única com um manipulo (52) do comando para libertação.
  4. 4. O apoio de pernas regulável de qualquer uma das reivindicações precedentes, integrando ainda uma mola de torção (70) que trabalha em cooperação tanto com o -2- ΕΡ2042145 componente rotativo (60) como com o componente elevador (90), estando o conjunto preparado para que o componente elevador regresse sempre à sua posição original.
  5. 5. O apoio de pernas regulável de qualquer uma das reivindicações precedentes, em que o componente elevador é constituído por uma parte central principal (91) apresentando um orifício central (92) e, pelo menos, duas peças laterais (95, 95') que se desenvolvem radialmente em sentidos opostos e dispõem de reentrâncias (96, 96') apropriadas para receber correspondentes partes em ranhura (31, 31') das cavilhas de travamento (30, 30')·
  6. 6. O apoio de pernas regulável de qualquer uma das reivindicações precedentes, integrando ainda uma mola de compressão (80) que actua entre o componente elevador (90) e o componente rotativo (60) para garantir que as cavilhas de travamento (30, 30') ficam fixadas dentro do componente de bloqueio (20).
  7. 7. O apoio de pernas regulável da reivindicação antecedente, em que o componente rotativo (60) inclui uma peça anelar interna (65) em torno da qual fica posicionado o componente elevador, por intermédio do respectivo orifício central (92).
  8. 8. O apoio de pernas regulável da reivindicação antecedente, em que a peça anelar interna (65) do componente rotativo (60) está equipada com, pelo menos, -3- ΕΡ2042145 duas patilhas de encaixe por estalido (68, 68') destinadas a bloquear a expansão da mola de compressão (80) numa das suas extremidades, ao mesmo tempo que a sua outra extremidade se encosta a uma parte em anel (99) que se destaca no seio do dito orifício (92) do componente elevador.
  9. 9. O apoio de pernas regulável de qualquer uma das reivindicações precedentes, em que o componente elevador (90) integra duas partes anelares salientes (93, 94), entre as quais se aloja a parte central (73) da mola de torção (70) .
  10. 10. Uma cadeira de rodas integrando um par de apoios de pernas reguláveis, conforme reivindicado em qualquer uma das reivindicações precedentes. Lisboa, 27 de Outubro de 2010
PT07117160T 2007-09-25 2007-09-25 Apoio de pernas regulável para cadeira de rodas PT2042145E (pt)

Applications Claiming Priority (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
EP07117160A EP2042145B1 (en) 2007-09-25 2007-09-25 Adjustable legrest for a wheelchair

Publications (1)

Publication Number Publication Date
PT2042145E true PT2042145E (pt) 2010-11-04

Family

ID=39032273

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
PT07117160T PT2042145E (pt) 2007-09-25 2007-09-25 Apoio de pernas regulável para cadeira de rodas

Country Status (7)

Country Link
EP (1) EP2042145B1 (pt)
AT (1) ATE475394T1 (pt)
DE (1) DE602007008101D1 (pt)
DK (1) DK2042145T3 (pt)
ES (1) ES2351109T3 (pt)
NO (1) NO337340B1 (pt)
PT (1) PT2042145E (pt)

Families Citing this family (1)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
CN111956435B (zh) * 2020-08-26 2021-07-20 牛慧敏 一种医疗护理便携式护理箱

Family Cites Families (2)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
FR2087549A5 (pt) * 1970-05-22 1971-12-31 Cousin Cie Ets A & M Freres
US5689999A (en) * 1995-08-18 1997-11-25 Gunnell, Inc. Adjustable rotary locking and unlocking apparatus

Also Published As

Publication number Publication date
DE602007008101D1 (de) 2010-09-09
DK2042145T3 (da) 2010-11-22
NO337340B1 (no) 2016-03-21
ATE475394T1 (de) 2010-08-15
NO20084073L (no) 2009-03-26
ES2351109T3 (es) 2011-01-31
EP2042145A1 (en) 2009-04-01
EP2042145B1 (en) 2010-07-28

Similar Documents

Publication Publication Date Title
ES2800425T3 (es) Mecanismo de inclinación de una silla y silla
ES2577604T3 (es) Conjunto de soporte de autoestabilización para un mueble
US20170035202A1 (en) Reconfigurable Rocking Chair
US11327291B2 (en) Single actuation goggle positioning mounting assembly
BR112017007734B1 (pt) Junta de equilíbrio, cadeira, sofá, poltrona reclinável, mobiliário, conjunto pré- fabricado para montagem de sofá, e, método para montagem de um sofá
JP3207407U (ja) オフィスチェア
PT99310B (pt) Mecanismo para montagem de um assento de cadeira
PT2042145E (pt) Apoio de pernas regulável para cadeira de rodas
US11297955B2 (en) Seating, in particular a high-chair for children
KR200471109Y1 (ko) 의자의 틸팅 제어장치
ES2798123T3 (es) Dispositivo sanitario para el soporte de las piernas
BR112020007689B1 (pt) Módulo de assento para uso em móveis para sentar
KR200385118Y1 (ko) 틸팅가능 의자의 틸팅 레인지 조절장치
KR101616507B1 (ko) 헤드레스트를 구비한 의자
ES2560428T3 (es) Dispositivo giratorio para apoyo de pies y piernas
US1631888A (en) Hospital bed
NL2008541C2 (en) Adjustable wheelchair and method for adjusting said adjustable wheelchair, and wheelchair assembly.
US8096614B2 (en) Locking mechanism
EP2997947B1 (en) Moving aid for the (fore)arm of a person
JP4855583B2 (ja) 椅子
KR102712084B1 (ko) 안착장치, 특히 아동용 하이체어
JP6532681B2 (ja) 椅子
JP3058669U (ja) ソファベッド
DK178169B1 (en) A chair having a vertically adjustable seat
ES2355383T3 (es) Dispositivo de regulación de la posición horizontal de la parte de asiento de un asiento.