PT2030877E - Chassis de veículo com elemento de tejadilho - Google Patents

Chassis de veículo com elemento de tejadilho Download PDF

Info

Publication number
PT2030877E
PT2030877E PT08014264T PT08014264T PT2030877E PT 2030877 E PT2030877 E PT 2030877E PT 08014264 T PT08014264 T PT 08014264T PT 08014264 T PT08014264 T PT 08014264T PT 2030877 E PT2030877 E PT 2030877E
Authority
PT
Portugal
Prior art keywords
roof
cross
profile
channel
section
Prior art date
Application number
PT08014264T
Other languages
English (en)
Inventor
Siegmund Von Manitius
Original Assignee
3A Technology & Man Ag
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by 3A Technology & Man Ag filed Critical 3A Technology & Man Ag
Publication of PT2030877E publication Critical patent/PT2030877E/pt

Links

Classifications

    • BPERFORMING OPERATIONS; TRANSPORTING
    • B62LAND VEHICLES FOR TRAVELLING OTHERWISE THAN ON RAILS
    • B62DMOTOR VEHICLES; TRAILERS
    • B62D31/00Superstructures for passenger vehicles
    • B62D31/02Superstructures for passenger vehicles for carrying large numbers of passengers, e.g. omnibus
    • BPERFORMING OPERATIONS; TRANSPORTING
    • B62LAND VEHICLES FOR TRAVELLING OTHERWISE THAN ON RAILS
    • B62DMOTOR VEHICLES; TRAILERS
    • B62D27/00Connections between superstructure or understructure sub-units
    • B62D27/02Connections between superstructure or understructure sub-units rigid
    • B62D27/026Connections by glue bonding

Landscapes

  • Engineering & Computer Science (AREA)
  • Chemical & Material Sciences (AREA)
  • Combustion & Propulsion (AREA)
  • Transportation (AREA)
  • Mechanical Engineering (AREA)
  • Body Structure For Vehicles (AREA)

Description

DESCRIÇÃO
Chassis de veiculo com elemento de tejadilho 0 invento refere-se a um chassis de veiculo, em particular um chassis para um autocarro, compreendendo uma estrutura de base feita em metal e um elemento de tejadilho feito num material diferente, que é ai fixo, mas modular em termos de montagem, os dois componentes estando interligadas por meio de juntas adesivas, de acordo com o preâmbulo da reivindicação 1.
Um chassis de veiculo, de acordo com o preâmbulo da reivindicação 1, é conhecido a partir da EP 1 495 948 Al, do Requerente. Este documento descreve um autocarro, compreendendo um corpo de veiculo consistindo numa estrutura de base auto-suportante e uma parte de tejadilho ligada à dita estrutura de base, a produção sendo realizada por meio de construção modular utilizando periféricos fixos de construção interna pré-montados. Para ligar a estrutura de base em aço à parte de tejadilho de uma construção leve híbrida, a dita parte de tejadilho é colocada na estrutura de base que é totalmente equipado e pronta para utilização. A parte de tejadilho tem uma estrutura de base que compreende perfis de ligação e elementos planos feitos em, opcionalmente, material plástico reforçado com fibra de vidro ou um núcleo em espuma de material rígido revestido com material plástico ou camadas de revestimento em metal sobre um ou ambos os lados, e numa forma estendida está equipada com coberturas de tejadilho dianteiras e/ou traseiras integradas. A parte de tejadilho é fixa a perfis de rebordo da estrutura de base por meio de ligações combinadas de adesivo e parafuso ou ligações de adesivo e pressão. 0 que é conhecido como um cordão adesivo é utilizado para a ligação adesiva, e 1 está disposto entre o perfil de rebordo e um perfil de rebordo de tejadilho perto de um espaçador aplicado longitudinalmente. 0 documento FR 2 887 216 AI descreve uma construção de tejadilho de um veiculo de passageiros no qual um canal substancialmente em forma de U é proporcionado no lado da estrutura de base, em cujo canal engata uma parte em forma de L na extremidade do elemento de tejadilho. 0 documento US 2003/067187 AI descreve um chassis de veiculo alternativo, em que uma primeira parte, substancialmente direita, engata verticalmente num canal em forma de U.
Com base nesta técnica anterior, o objecto do invento consiste em simplificar a montagem dos módulos do veículo e em melhorar a ligação da parte do tejadilho à estrutura de base. 0 ensino das reivindicações independente resulta no facto deste objecto ser alcançado; as reivindicações dependentes proporcionam desenvolvimentos favoráveis. Quando são dados intervalos nominais, os valores dentro dos limites indicados são também descritos como valores limite, e podem ser utilizados ou referidos de qualquer maneira desejada.
De acordo com o invento, um componente engata, em conjunto com um elemento configurado saliente, numa cavidade do tipo canal ou do tipo ranhura com forma correspondente do outro componente; um espaço tipo abertura é formado entre estas partes que contém uma camada com forma correspondente como um corpo adesivo a partir da junta adesiva, os ditos camada/corpo consistindo, em particular, num adesivo de um ou dois componentes, de preferência de poliuretano.
Está dentro do âmbito do invento que o elemento configurado saliente seja uma flange de tejadilho, disposta na estrutura de base, compreendendo uma parte do tejadilho tendo 2 uma seção transversal do tipo capota ou do tipo cone que se projecta na posição de montagem para um canal de um perfil de ligação do elemento de tejadilho; as faces de parede de cada parte de tejadilho e as faces de parede que formam o canal delimitam uma abertura para receber o corpo adesivo, cuja secção transversal é pré-determinada pela forma da abertura.
Numa outra configuração de acordo com o invento, o elemento configurado saliente é um perfil de inserção atribuído a um perfil de ligação do elemento de tejadilho e compreendendo uma parte de tejadilho que se projecta na posição de montagem para um canal de um flange de tejadilho disposta na estrutura de base; nesta configuração, a faces de parede de cada parte de tejadilho, em conjunto com as faces de parede que delimitam o canal, formam uma abertura para receber o corpo adesivo.
Para este efeito, uma secção transversal do tipo cone da abertura - e, portanto, da faces de parede que a definem - é preferível. No entanto, também é possível configurar este(s) contorno(s) em secção transversal para que sejam angulares ou tenham a forma de um círculo graduado.
Para fixar estruturalmente o elemento de tejadilho ou elemento modular - feito em alumínio, plástico reforçado com fibra de vidro (PRFV), aço ou semelhante - à estrutura de base, é utilizada uma ligação que é um encaixe geométrico positivo com a dita estrutura de base, e é atribuída a uma peça de contra-ligação correspondente por meio de um perfil com forma do tipo cone ou arco. A ligação, que é um encaixe geométrico positivo com, e colado à estrutura de base, é geometricamente configurada para que, em termos de força de introdução, por exemplo resultante de momentos de flexão, as forças de resistência ao corte e as forças de compressão sejam transmitidas através desta geometria de fixação. A auto- 3 orientação da estrutura também é tornada possível por meio da rigidez dos componentes montados com ou sem um suporte e por meio de espaçadores na geometria da junta, como é a compensação de tolerância entre a estrutura de base e o componente de tejadilho de ligação, sem operações de orientação dispendiosas na estrutura da armação. A ligação que é colada à estrutura de base num encaixe geométrico positivo garante que qualquer diferença na dilatação térmica entre os diferentes materiais dos componentes é compensada. A forma e resistência seleccionadas da geometria de adesão torna possível a transferência de forças de capotagem, que é necessário no âmbito dos autocarros urbanos e interurbanos.
Numa outra construção de montagem do autocarro como um todo, com cargas pesadas no tejadilho, a ligação também torna possível a transmissão destas forças para a estrutura de base.
As propriedades adesivas são também importantes, de acordo com o invento, para a forma e deformação das ligações do tejadilho e paredes laterais das tubagens e para a capacidade de absorver cargas pesadas.
Outras vantagens, características e particularidades do invento podem derivar da descrição seguinte das formas de realização preferidas e por meio dos desenhos, nos quais: a figura 1 é uma vista oblíqua de uma estrutura de base de um corpo de veículo que compreende um módulo do tejadilho alocado de acordo com a técnica anterior; a figura 2 é um corte transversal através de uma zona de ligação de acordo com o invento, compreendendo um perfil de ligação entre a estrutura de base e o módulo de tejadilho; 4 a figura 3 é um corte transversal, ampliado da figura 2, do perfil de ligação; fig. 4 é um corte transversal do perfil oco alocado ao perfil de ligação de acordo com a figura 2; fig. 5 é uma vista esquemática, simplificada do corte transversal da figura 2; as figuras 6 e 7 são duas vistas esquemáticas, semelhantes à figura 5, de cortes transversais de outras formas de realização.
De acordo com a técnica anterior, a estrutura de base 12 para um autocarro 10 consiste, por exemplo, em perfis de aço ou de metal leve que são soldados ou aparafusados entre si; perfis verticais quadrados 14 estão ligados, neste caso, usando perfis horizontais de parede lateral 16 e perfis de haste voltados para cima 18.
Durante a montagem da estrutura de base 12 e um elemento de tejadilho 20, o dito elemento de tejadilho, por exemplo, constituído por partes em alumínio, cada um dos perfis de rebordo 22 do dito elemento de tejadilho, que se estendem entre uma cobertura de tejadilho dianteira 24 e uma cobertura de tejadilho traseira 26, é colocado em perfis de haste 18 - que estão mutuamente alinhados numa face longitudinal da estrutura de base 12 - e subsequentemente interligar de forma rígida estes dois componentes 12, 20.
De acordo com o invento, o tejadilho modular 20 está ligado à estrutura de base 12 por meio de um perfil longitudinal 40, o que está ilustrado com clareza nas figuras 2, 3.
Neste contexto, os perfis verticais 14 de uma face longitudinal do veículo 10 suportam um perfil oco 30, que liga 5 as suas zonas de vértice da mesma e é, por exemplo, integralmente perfilado em aço, como uma flange de tejadilho, que consiste num encaixe 32, que tem uma secção transversal em canal rectangular com uma altura de aproximadamente 15 mm e uma largura interna b de 44 mm, e uma parte de tejadilho 36, tendo um secção transversal do tipo capota ou aproximadamente do tipo cone; um estribo 35, que está nivelado com a parede de flanco 31 e é adjacente a uma face de flanco 38 de modo a formar um rebordo de ressalto estreito 37, está ligado a cada uma das duas paredes paralelas de flanco 31 do encaixe 32, as quais são proporcionadas em direcção às extremidades com partes de colar mutuamente niveladas 34 aproximadamente paralelas à base de perfil 33 da flange de tejadilho 30. Neste caso, a distância vertical ai dos ditos rebordos de ressalto a partir da base de perfil 33 é de aproximadamente 19 mm.
As duas faces de flanco 38 estão inclinadas num ângulo w de aproximadamente 342 em relação ao eixo central vertical M do perfil oco 30, e passam para uma face de vértice 39 paralela à base de perfil 33 numa distância vertical ã2 de aproximadamente 30 mm a partir do plano de construção que intersecta o dito eixo central M, para os ressaltos dos ditos rebordos de ressalto 37. A dita face de vértice, em conjunto com as faces de flanco integralmente formadas 38 e ditos rebordos de ressalto 37, forma um perfil de suporte do tipo sela para o perfil longitudinal acima mencionado como um perfil de ligação 40.
Como é evidente a partir da figura 2, o perfil de ligação ou longitudinal 40que é extrudido a partir de uma liga de alumínio, compreende um canal 42, no fim da sua secção transversal inferior; a forma da secção transversal da sua face de parede de canal 44 corresponde à secção transversal da zona 6 de suporte to tipo sela acima mencionada 37 a 39 da flange de tejadilho 30. A dita zona de suporte é introduzida nesta ranhura 42, mas mantém-se uma distância desta; as duas faces 38/39 e 44 definem uma abertura 70 com esta distância como uma largura de abertura e de cerca de 6 mm. Para tornar isto mais claro, uma seção da dita zona de suporte está esguematizada na figura 3 para este efeito.
Uma parte em corte transversal de uma parede exterior de perfil 46, a dita parte sendo integralmente formada com a forma de um circulo graduado, e uma parede interior de perfil 48 gue tem uma secção transversal direita, a gual faz um ângulo t de aproximadamente 402 com o eixo central Q de uma parte de ligação 50 gue tem uma secção transversal praticamente guadrada, avança respectivamente a partir das duas regiões de extremidades 45 e 45i da parede de canal 44.
Uma parede interior 51 é formada integralmente, paralela à parede de extremidade 52 da parte de ligação 50, no interior das duas paredes de perfil 46, 48 do perfil de ligação 40, na dita parede interior, a parte de parede exterior de perfil 46 curvada com a forma de um circulo graduado passa para uma parte de parede direita 46a e forma uma parede lateral da dita parte de ligação 50 e, como outra parede lateral, opõe-se à zona de extremidade 48a, gue é aqui paralela, da parede interior de perfil 48. A dita parede passa, na parede interior 51, para a inclinação determinada pelo dito ângulo t.
Uma ranhura de inserção externa 56 está disposta na parede interior de perfil da 48 antes de passar para a dita zona de extremidade, e é delimitada por duas nervuras de configuração 57, que se projectam da face exterior da parede interior de perfil 48 tendo, cada uma, uma secção transversal em forma de L 7 e entre as cabeças de nervura 57a dos quais se estende uma ranhura longitudinal 55.
Uma ranhura de inserção 58, desviada lateralmente da ranhura de inserção 56 da parede interior de perfil 48, pode também ser vista na parede exterior de perfil 46 do perfil de ligação 40, e é definida, aproximadamente no zénite da secção transversal da zona de parede curva da parede exterior de perfil 46, por um rasgo de parede 59, tiras de parede 60 que delimitam o dito rasgo de parede, e as paredes laterais de ranhura 61 que seguem das ditas tiras de parede e que estão ligadas a uma parede interior 62 paralela às tiras de parede 60. A dita parede interior é integralmente formada numa parede transversal 63 do perfil de ligação 40 e numa teia interior 64, que está por sua vez ligada à face exterior do chão de canal curvo 43 do canal 42. A figura 2 ilustra, a titulo de exemplo, que a ranhura de inserção 58 da parede exterior de perfil 46 recebe um perfil de suporte 66 para parafusos de fixação 67, que agarram um rigidamente perfil longitudinal 68 na face exterior da parede exterior de perfil 46.
De acordo com a figura 2, a abertura 70, delimitada pela flange de tejadilho 30 e perfil de ligação 40, recebe uma ligação adesiva, que forma, na abertura 70, um corpo adesivo 72 que tem uma secção transversal em forma de canal e tem, neste caso, um comprimento de braço i de 12 mm dos braços de corpo 74. A ligação adesiva é um adesivo de um ou dois componente, de preferência à base de poliuretano. O dito corpo adesivo 72 também fixa a distância f entre a zona de extremidade 45 do perfil de ligação 40 e um braço de fixação 15 no perfil vertical quadrado 14 ou uma parte adesiva 8 73 entre o braço de fixação 15 e o encaixe adjacente 32 da flange de tejadilho 30, por exemplo, entre 5 a 6 mm. A figura 5 é esguemática e destina-se a tornar claras as forças de compressão (seta x) e as forças de resistência ao corte (seta z) que actuam na ligação adesiva consistindo na flange de tejadilho 30 - que compreende a secção de tejadilho 36 - e o perfil de ligação 40. A figura 6 mostra a configuração que foi trocada: especificamente, neste caso, um perfil oco do lado da estrutura 30a tendo um canal 42a opõe-se a um perfil de inserção 80 do perfil de ligação 40a do elemento de tejadilho ou tejadilho modular 20; também neste caso, os dois delimitam a abertura 70 com uma secção transversal em forma de tampa ou em forma de capota - ou seja, angular - para o corpo adesivo 72. O facto de o contorno da secção transversal de um canal 42b no perfil oco 30b também poder ter a forma de um circulo graduado, assim como o contra-contorno correspondente no perfil de inserção 80b do tejadilho modular 20, também pode ver-se na figura 7.
Lisboa, 17 de Junho de 2013. 9

Claims (4)

  1. REIVINDICAÇÕES 1. Chassis de veículo, em particular um chassis para um autocarro, compreendendo uma estrutura de base (12) feita em metal e um elemento de tejadilho (20) aí fixo feita num material diferente, os dois componentes (12, 20) estando interligadas por meio de juntas adesivas, um componente (12 ou 20) engatando, em conjunto com um elemento configurado saliente (30 ou 80, 80b) numa cavidade do tipo canal ou do tipo ranhura com forma correspondente (42 ou 42a, 42b) do outro componente (20 ou 12) e um espaço do tipo abertura (70) sendo formado entre estas partes que contém uma camada de forma correspondente como um corpo adesivo (72) a partir da junta adesiva, caracterizado por o elemento configurado saliente ser uma flange de tejadilho (30) disposta na estrutura de base (12), compreendendo uma parte do tejadilho (36) tendo uma seção transversal do tipo capota ou do tipo cone que se projecta na posição de montagem para um canal (42) de um perfil de ligação (40) do elemento de tejadilho (20), as faces de parede (36) de cada parte de tejadilho e as faces de parede (43, 44) que formam o canal tendo a mesma forma em secção transversal e delimitando o espaço (70) para receber o corpo adesivo (72) , ou por elemento configurado saliente ser um perfil de inserção (80) atribuído a um perfil de ligação (40a) do elemento de tejadilho (20) e que compreende uma parte de tejadilho (36) tendo uma secção transversal do tipo capota ou do tipo cone que se projecta na posição de montagem para um canal (42a) de uma flange de tejadilho (30a) disposta na estrutura de base (12), as faces de parede de cada parte de tejadilho (36), 1 em conjunto com as faces de parede que delimitam o canal, formando a abertura (7) para receber o corpo adesivo (72), e por as faces de parede da parte de tejadilho e as faces de parede que delimitam o canal terem a mesma forma em secção transversal.
  2. 2. Chassis de veiculo de acordo com a reivindicação 1, caracterizado por a abertura (70) ter um contorno angular em secção transversal.
  3. 3. Chassis de veiculo de acordo com a reivindicação 1, caracterizado por o contorno em secção transversal da abertura (70) estar configurado na forma de um círculo graduado.
  4. 4. Chassis de veículo de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 3, caracterizado por o corpo adesivo (72) consistir num adesivo de um ou dois componentes, de preferência um adesivo à base de poliuretano. Lisboa, 17 de Junho de 2013. 2
    ε/3 3/3
PT08014264T 2007-08-30 2008-08-11 Chassis de veículo com elemento de tejadilho PT2030877E (pt)

Applications Claiming Priority (2)

Application Number Priority Date Filing Date Title
DE200720012185 DE202007012185U1 (de) 2007-08-30 2007-08-30 Fahrzeuggestell mit Dachelement
DE102008010590A DE102008010590A1 (de) 2007-08-30 2008-02-22 Fahrzeuggestell mit Dachelement

Publications (1)

Publication Number Publication Date
PT2030877E true PT2030877E (pt) 2013-06-24

Family

ID=39278042

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
PT08014264T PT2030877E (pt) 2007-08-30 2008-08-11 Chassis de veículo com elemento de tejadilho

Country Status (3)

Country Link
DE (2) DE202007012185U1 (pt)
ES (1) ES2416292T3 (pt)
PT (1) PT2030877E (pt)

Families Citing this family (3)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
GB2457896B (en) * 2008-02-27 2012-12-12 Ifor Williams Trailers Ltd Improved horse box trailer or other trailer
CN101700790B (zh) * 2009-07-08 2012-05-30 丹东黄海汽车有限责任公司 复合式全承载客车车身
DE102010028129B4 (de) * 2010-04-22 2016-03-10 Deutsches Zentrum für Luft- und Raumfahrt e.V. Wagenkasten für Schienenfahrzeuge

Family Cites Families (1)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
EP1495948B8 (de) 2003-07-11 2008-01-23 Alcan Technology & Management Ltd. Autobus mit einem Wagenkasten aus einem Grundgerippe und einem Dachteil

Also Published As

Publication number Publication date
DE202007012185U1 (de) 2008-04-10
ES2416292T3 (es) 2013-07-31
DE102008010590A1 (de) 2009-03-05

Similar Documents

Publication Publication Date Title
ES2207017T3 (es) Refuerzo integral interior de una puerta.
ES2391614T3 (es) Gancho de tejado configurado dividido
ES2297574T3 (es) Disposistivo para fijar un elemento portado a un elemento portante de una carroceria de vehiculo automovil.
ES2376219T3 (es) Estructura de soporte h�?brida metal-pl�?stico aplicable a soporte de tablero de instrumentos de un veh�?culo.
ES2327165T3 (es) Soporte de montaje de estructura hibrida.
ES2222410T3 (es) Dispositivo de proteccion para un cabriole.
ES2228731T3 (es) Puerta ligera para automoviles.
DK2322332T3 (en) Rotervogn with a chassis
ES2241913T3 (es) Serie de construccion de cabinas de conductor de estructura modular para camiones.
US20050062308A1 (en) Separable connection between two adjoining vehicle body skin parts and method of making same
ES2586396A2 (es) Techo del habitáculo de tren de aterrizaje que ofrece un diseño mejorado
RU2487039C2 (ru) Автомобильный кузов
PT2030877E (pt) Chassis de veículo com elemento de tejadilho
ES2563203T3 (es) Tija de sillín
ES2357090T3 (es) Bastidor de vehículo comercial con soporte multifunción modular.
US10407106B2 (en) Sill panel for a motor vehicle
ES2183031T5 (es) Tren de direccion para un eje articulado de un automovil.
ES2241918T3 (es) Modulo frontal con viga de montaje para un automovil.
ES2879402T3 (es) Travesaño para el alojamiento de pivote con elemento de distribución de carga
BRPI0616896A2 (pt) carroceria de veìculo automotor montada a partir de pelo menos dois módulos pré-fabricados e método para sua fabricação
ES2376012T3 (es) Soporte como soporte longitudinal o soporte transversal en un automóvil.
ES2258584T3 (es) Travesaño de un vehiculo.
US20020158439A1 (en) Arrangement for fastening an externally mounted element to a body structure of a motor vehicle and method of making same
US6264274B1 (en) Frame for a seat carrier of a vehicle seat with a left and a right front swivelling support
ES2256401T3 (es) Pieza constructiva compuesta con cuerpo basico liso y acodado.