PT1930558E - Conversor de energia - Google Patents

Conversor de energia Download PDF

Info

Publication number
PT1930558E
PT1930558E PT07450015T PT07450015T PT1930558E PT 1930558 E PT1930558 E PT 1930558E PT 07450015 T PT07450015 T PT 07450015T PT 07450015 T PT07450015 T PT 07450015T PT 1930558 E PT1930558 E PT 1930558E
Authority
PT
Portugal
Prior art keywords
reservoir
fluid
installation according
pipe
tube
Prior art date
Application number
PT07450015T
Other languages
English (en)
Inventor
Siegfried Prugner
Original Assignee
Psw Systems Ag
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Psw Systems Ag filed Critical Psw Systems Ag
Publication of PT1930558E publication Critical patent/PT1930558E/pt

Links

Classifications

    • FMECHANICAL ENGINEERING; LIGHTING; HEATING; WEAPONS; BLASTING
    • F01MACHINES OR ENGINES IN GENERAL; ENGINE PLANTS IN GENERAL; STEAM ENGINES
    • F01KSTEAM ENGINE PLANTS; STEAM ACCUMULATORS; ENGINE PLANTS NOT OTHERWISE PROVIDED FOR; ENGINES USING SPECIAL WORKING FLUIDS OR CYCLES
    • F01K25/00Plants or engines characterised by use of special working fluids, not otherwise provided for; Plants operating in closed cycles and not otherwise provided for
    • F01K25/08Plants or engines characterised by use of special working fluids, not otherwise provided for; Plants operating in closed cycles and not otherwise provided for using special vapours
    • FMECHANICAL ENGINEERING; LIGHTING; HEATING; WEAPONS; BLASTING
    • F01MACHINES OR ENGINES IN GENERAL; ENGINE PLANTS IN GENERAL; STEAM ENGINES
    • F01KSTEAM ENGINE PLANTS; STEAM ACCUMULATORS; ENGINE PLANTS NOT OTHERWISE PROVIDED FOR; ENGINES USING SPECIAL WORKING FLUIDS OR CYCLES
    • F01K27/00Plants for converting heat or fluid energy into mechanical energy, not otherwise provided for

Description

DESCRIÇÃO "CONVERSOR DE ENERGIA" A presente invenção refere-se a uma instalação com as caracteristicas da parte introdutória da reivindicação 1.
Uma instalação desse género é conhecida a partir do documento JP 57148011 A e do documento EP 0370587.
As instalações conhecidas desse género funcionam com um meio, que é submetido a uma mudança de estado durante o funcionamento. É desvantajoso, nestas instalações conhecidas, que estas exijam um grande dispêndio em equipamento. As instalações conhecidas, como motores de combustão, máquinas de vapor ou turbinas de vapor ou de gás funcionam exclusivamente com elevados potenciais térmicos, de modo que não encontram o suficiente com os potenciais térmicos existentes no meio ambiente.
No documento JP 57148011 A é mostrada uma instalação que apresenta um reservatório superior com um condensador integrado, uma conduta para água que sai para baixo, um reservatório inferior e um tubo de vaporizador. No reservatório superior está prevista uma turbina, que é accionada pelo vapor que sai do tubo de vaporizador através do bocal e que produz corrente através de um gerador. No documento JP 57148011 A é referido que a instalação deve poder ser accionada sem recurso a uma bomba ou semelhante, sendo utilizado calor com baixa temperatura ou energia natural. 1 0 documento ΕΡ 1217293 A descreve uma instalação com um acumulador de vapor de alta pressão, que é accionada com um queimador de óleo ou de gás ou um dispositivo de aquecimento eléctrico. Para além disso, a instalação possui um acumulador de condensador, que está equipado com um permutador térmico. 0 acumulador de vapor de alta pressão está ligado ao acumulador de condensador através de uma conduta. Na conduta de ligação está prevista uma máquina (motor), que é accionada com o vapor.
No documento DE 2943686 A está descrito um processo e uma instalação para o aproveitamento de calor de escape industrial para a obtenção de energia eléctrica, sendo que uma fonte de calor de escape, com uma temperatura entre 90 °C e 150 °C, é aproveitada para a vaporização de um fluido de trabalho. O vapor assim produzido deve ser conduzido através de uma conduta, para accionar um motor acoplado a um gerador de corrente e, por fim, ser liquefeito novamente. A instalação proposta para isso possui um reservatório inferior, no qual o vapor é aquecido e um reservatório superior, no qual é arrefecido. O vapor proveniente do reservatório é introduzido no reservatório, através de uma conduta e é realimentado como condensado, através de uma outra conduta, a um gerador de corrente e dali para o reservatório.
No documento WO 99/24766 A é proposta uma instalação e um processo para a obtenção de energia mecânica ou eléctrica, que circula a partir de uma fonte de calor de alta temperatura. 0 objectivo da invenção é indicar uma instalação do género referido na introdução, que evite as desvantagens de instalações conhecidas deste género e que funcione com perdas reduzidas, mesmo com reduzidas diferenças de temperatura e com temperaturas na gama da temperatura ambiente. Neste caso o dispêndio em 2 equipamento deve ser reduzido, de modo que a instalação de acordo com a invenção possa ser fabricada com custos favoráveis.
De acordo com a invenção, isto é conseguido com uma instalação que apresenta as caracteristicas da reivindicação 1.
Algumas configurações preferidas e vantajosas da instalação de acordo com a invenção são objecto das reivindicações dependentes.
Na instalação de acordo com a invenção, a energia térmica é convertida na circulação de um fluido e a energia do fluido em circulação é convertida em movimento mecânico e/ou energia eléctrica, com auxilio de um motor, que é accionado pelo fluido em circulação.
Na instalação de acordo com a invenção está previsto um primeiro reservatório, parcialmente cheio com fluido e um segundo reservatório, igualmente parcialmente cheio com fluido. Os reservatórios estão ligados um ao outro através de um tubo.
Este tubo, numa forma preferida de realização, está concebido cónico, ou seja, estreita-se, portanto, com uma secção transversal interior que se vai tornando mais pequena de uma extremidade do tubo para a outra extremidade. Neste caso é preferido que a outra extremidade do tubo cónico parta do primeiro reservatório. 0 primeiro reservatório, numa forma preferida de realização da invenção, está colocado mais abaixo que o segundo reservatório. 3
Numa forma de realização, está previsto que a extremidade do tubo (cónico) associada ao segundo reservatório, que, por exemplo, está colocado mais alto que o primeiro reservatório, esteja saliente no interior do segundo reservatório até aproximadamente dois terços, a partir de baixo.
Adicionalmente, na instalação de acordo com a invenção, está previsto numa forma de realização que esteja prevista uma conduta que leva do lado inferior do segundo reservatório, por exemplo, colocado mais alto, para o lado inferior do primeiro reservatório, por exemplo, colocado mais baixo.
Esta conduta, numa forma de realização, está provida de uma válvula, que é controlada por um regulador do nível do fluido líquido, no primeiro e/ou no segundo reservatório, de modo preferido associado ao primeiro reservatório. Este regulador do nível, que está associado de modo preferido ao primeiro reservatório, está ligado de modo activo também a uma bomba para o fluido. Esta bomba, numa forma de realização, está prevista na conduta entre o segundo reservatório e o primeiro reservatório.
Através do permutador térmico previsto no primeiro reservatório, o fluido líquido é aquecido no primeiro reservatório, para que resulte vapor de fluido. Através do permutador térmico previsto no segundo reservatório, é extraído calor ao vapor de fluido, para o condensar em fluido líquido. A instalação de acordo com a invenção permite, de maneira vantajosa, converter energia térmica em força hidrodinâmica (movimento de um meio em especial no estado gasoso) e transferir esta para movimento mecânico ou energia eléctrica. Como energia térmica que é alimentada à instalação de acordo com a invenção e 4 nesta é convertida, são tomadas em consideração, antes de mais, formas de energia renováveis, em especial energia solar, energia geotérmica, calor ambiental (ar ou águas).
Numa forma de realização, o tubo (cónico) previsto na instalação de acordo com a invenção, partindo do lado superior do primeiro reservatório, pode ser inserido através do lado inferior do segundo reservatório directamente neste e ficar saliente no interior do mesmo. Neste caso é preferido que a extremidade do tubo (cónico) no segundo reservatório esteja colocada mais alta que o nivel do fluido (meio) no segundo reservatório.
Numa outra forma de realização, o tubo (cónico), partindo do lado superior do primeiro reservatório, pode ficar saliente a partir de cima no interior do segundo reservatório. 0 motor que converte a força hidrodinâmica inerente ao vapor de fluido (meio no estado gasoso), que circula através do tubo (cónico) do primeiro reservatório para o segundo reservatório, em movimento mecânico ou energia eléctrica, pode estar previsto no interior do segundo reservatório ou no exterior do segundo reservatório. Em ambos os casos o motor é accionado pelo vapor de fluido em circulação.
Quando o motor está colocado no exterior do segundo reservatório, numa forma de realização da instalação de acordo com a invenção está previsto que o tubo (cónico) esteja realizado estreitando-se de forma cónica na direcção do motor e que a ligação entre o motor e o segundo reservatório se verifique por meio de um tubo não cónico, portanto, um tubo que não se altera na sua largura interior, ao longo do seu 5 comprimento.
Numa forma de realização da invenção está previsto que existam nervuras exteriores no primeiro e/ou no segundo reservatório, sendo as nervuras no primeiro reservatório as que absorvem calor e as nervuras no segundo reservatório, as que cedem calor para o ambiente. Assim, existe a possibilidade, através da instalação de nervuras de aquecimento ou nervuras de arrefecimento, de obter energia a partir das circulações de ar que atravessam os reservatórios ou de cedê-la a estes. É vantajoso, na instalação de acordo com a invenção, que esta possa ser accionada mesmo com reduzidas diferenças de temperatura e com temperaturas na gama da temperatura ambiente, para converter energia eficazmente. Com a instalação de acordo com a invenção existe a possibilidade de obter e aproveitar energia a partir de temperaturas baixas, como as que ocorrem no ambiente, antes de mais a partir do aquecimento diurno e do arrefecimento nocturno, geotermia, temperaturas de Verão e de Inverno. A instalação de acordo com a invenção, em algumas formas de realização, está em condições de obter energia utilizável a partir de temperaturas baixas, na gama de diferenças de temperatura de 7 °C a 12 °C e com uma pressão de 0,7 a 1,2 bar no fluido.
Na instalação de acordo com a invenção é convertida energia como é descrito, sendo que, a partir de um sistema em circuito fechado, é produzida força, na medida em que é alimentada energia térmica a partir do exterior (primeiro reservatório) e é cedida energia térmica para o exterior (segundo reservatório). 6
Na instalação de acordo com a invenção o nivel do fluido liquido é mantido constante através do regulador de nivel. Neste caso é produzido vapor no primeiro reservatório, através de alimentação de calor a partir do fluido e esse vapor é acumulado previamente.
Também no segundo reservatório, no qual está prevista uma câmara de condensação e uma câmara de liquefacção, é mantido constante o nivel da superfície do fluido líquido, através do regulador de nível que regula também o nível do fluido líquido no primeiro reservatório. Também no segundo reservatório é permutado calor, na medida em que é condensado vapor, recolhido líquido e o fluido líquido no segundo reservatório é mantido num determinado nível. É vantajoso que os permutadores térmicos não estejam completamente contidos no interior do fluido líquido. Uma vez que certas zonas dos permutadores térmicos se situam acima do fluido líquido, o vapor de fluido produzido no primeiro reservatório é mantido quente na câmara de acumulação de vapor, para impedir que o vapor condense novamente. Mostra-se aqui que o regulador de nível no primeiro reservatório é vantajoso, uma vez que assim pode ser conseguido que a vaporização possa realizar-se de forma eficaz, uma vez que o permutador térmico está permanentemente rodeado por líquido, pelo menos na sua zona parcial. 0 permutador térmico no segundo reservatório é alimentado com um meio portador de calor, com temperatura mais baixa, para liquefazer (condensar) o fluido no estado de vapor, depois de ter saído do motor. Neste caso a parte do permutador térmico no segundo reservatório que está prevista no interior do fluido líquido tem a função de arrefecer este fluido, ou seja, mantê-lo 7 a uma temperatura na qual é impedido que o fluido líquido vaporize novamente.
Um dispositivo de retenção, eventualmente previsto no tubo cónico, tem a finalidade de encurtar os tempos de arranque quando a instalação de acordo com a invenção é posta em funcionamento e de manter uma disponibilidade operacional permanente. Para isso está previsto, por exemplo, que, em caso de paraqem da instalação, o dispositivo de retenção no tubo cónico seja fechado, de modo que a pressão do vapor no primeiro reservatório se mantenha e a câmara de condensação no segundo reservatório permaneça sem pressão.
Vantajosa na instalação de acordo com a invenção é a utilização de meios com um ponto de ebulição correcto.
Para isso são referidos como exemplos gases, em especial hidrocarbonetos de baixa energia, como butano e propano e misturas gasosas.
Numa forma de realização da instalação de acordo com a invenção, o motor pode ser um motor de êmbolos, motor de êmbolo rotativo, motor de câmara rotativa, motor de injecção e/ou uma turbina de jacto livre. A extremidade do tubo cónico associada ao motor pode estar equipada com um bocal ajustável, que é possível aumentar ou reduzir (automaticamente) em função da pressão.
Outras particularidades e características da invenção resultam da descrição que se segue de exemplos de realização. 8
Mostra:
Fig. 1 esquematicamente, uma primeira forma de realização de uma instalação de acordo com a invenção,
Fig. 2 esquematicamente, uma segunda forma de realização e
Fig. 3 esquematicamente, uma forma de realização com nervuras exteriores nos reservatórios.
Na primeira forma de realização de uma instalação de acordo com a invenção (fig. 1) estão previstos um primeiro reservatório 1 e um segundo reservatório 2 que se situa por cima, que estão ligados um ao outro através de um tubo 3, cónico no exemplo de realização. Este tubo 3 está saliente a partir de baixo com a sua extremidade de menor diâmetro, até cerca de dois terços para cima, para dentro do espaço 2a interior do reservatório 2.
Uma conduta 4, que sai do lado inferior do segundo reservatório 2, que se situa por cima, conduz ao primeiro reservatório 1, que se situa por baixo e desemboca no seu lado inferior. Na conduta 4 encontram-se uma bomba 5 e uma válvula 6 electromagnética.
No primeiro reservatório 1 encontram-se um regulador 7 de nivel e um permutador 8 térmico. No segundo reservatório 2, que se situa por cima, encontra-se um permutador 9 térmico. 0 reservatório 1 e o reservatório 2 estão cheios com um fluido (meio liquido) até ao nivel 12 ou 13.
0 fluido 10 que se encontra no primeiro reservatório 1 é aquecido com o permutador 8 térmico e começa a vaporizar-se. O 9 vapor 11 eleva-se no reservatório 1, entra pela extremidade do tubo 3 cónico com maior diâmetro, circula através do tubo 3 cónico e sai pela extremidade mais estreita do tubo 3, para dentro do segundo reservatório 2. À extremidade 2a do tubo 3 cónico que se situa no segundo reservatório 2 está associado um motor 14, que é accionado pelo vapor 11 de fluido que circula através do tubo 3. 0 veio 15 de accionamento do motor 14, na forma de realização mostrada na fig. 1, é guiado para fora do segundo reservatório 2.
No segundo reservatório 2, que se situa por cima, o vapor 11 de fluido, depois de ter saído do motor 14, é arrefecido pelo permutador 9 térmico, de modo que o vapor 11 (de fluido) que se encontra no reservatório 2 condensa e acumula-se no reservatório 2, em baixo.
Através do alivio de pressão do vapor 11 de fluido, baixa a pressão no reservatório 2. Através da diferença de pressão entre o primeiro reservatório 1 e o segundo reservatório 2, circula vapor 11 de fluido do reservatório 1 para o reservatório 2, através do tubo 3 cónico.
Para não permitir que o fluido 10 que se encontra no primeiro reservatório 1 se vaporize no segundo reservatório 2, que se situa por cima, através de uma conduta 4, que sai do lado inferior do segundo reservatório 2, que se situa por cima e está ligada ao lado inferior do reservatório 1, é bombeado fluido 10 do segundo reservatório 2, com a bomba 5, para o primeiro reservatório 1. Uma válvula 6 electromagnética, prevista na conduta 4, é controlada por um regulador 7 de nível colocado no primeiro reservatório 1. 10 0 regulador 7 de nível tem a função de reconduzir ao primeiro reservatório 1, de modo preciso, o fluido 10 em falta, de modo que o nível 12 no primeiro reservatório 1 e o nível 13 no segundo reservatório 2 se mantenham inalterados, para impedir flutuações temporárias de pressão. A válvula 6 electromagnética impede, em caso de paragem da instalação, o escoamento de fluido 10 do segundo reservatório 2, que se situa por cima, para o primeiro reservatório 1.
Na forma de realização da instalação de acordo com a invenção, mostrada na fig. 1, está previsto no tubo 3 cónico um órgão 16 de retenção. Este órgão 16 de retenção, em caso de paragem da instalação (por exemplo, em pausas de funcionamento) está fechado, de modo que a pressão do vapor 11 formado através de vaporização do fluido 10 permanece constante e a câmara de condensação no reservatório 2 é mantida isenta de pressão. Assim, os tempos de arranque da instalação de acordo com a invenção podem ser mantidos curtos.
Na forma de realização de uma instalação de acordo com a invenção, mostrada esquematicamente na fig. 2, o tubo 3 cónico é guiado a partir de cima para dentro do segundo reservatório 2, que se situa por cima. Também o motor 14 está colocado no exterior do reservatório 2. Através de um tubo 3a depois do motor 14 é reconduzido vapor 11 de fluido ao segundo reservatório 2, que se situa por cima, através do seu lado superior. A fig. 3 mostra esquematicamente uma forma de realização de uma instalação de acordo com a invenção, na qual os reservatórios 1 e 2 estão equipados com nervuras 17 de aquecimento 11 (reservatório 1) e nervuras 17 de arrefecimento (reservatório 2).
De acordo com uma outra forma de realização da invenção, o primeiro reservatório 1 e o segundo reservatório 2 podem estar colocados um junto do outro.
Por exemplo, o modo de funcionamento da instalação de acordo com a invenção pode ser descrito como se segue: 0 fluido 10 que se encontra no primeiro reservatório 1 é aquecido com o permutador 8 térmico e o fluido 10 começa a vaporizar. O vapor 11 de fluido comprime-se e a pressão aumenta no reservatório 1. O fluido 10 que se encontra no segundo reservatório 2, que se situa por cima, é arrefecido com um permutador 9 térmico. Então o vapor 11 de fluido que se encontra no reservatório 2 condensa-se e acumula-se no reservatório 2. Através da condensação do vapor 11 de fluido baixa a pressão no reservatório 2.
Através da diferença de pressão assim resultante entre o primeiro reservatório 1 e o segundo reservatório 2, circula vapor 11 de fluido do reservatório 1 através do tubo 3 de forma cónica, acciona um motor 14, por exemplo, previsto na extremidade do tubo (de forma cónica) e escoa (à baixa pressão) para o reservatório 2.
Para impedir que o fluido 10 acumulado no primeiro reservatório se vaporize na totalidade no segundo reservatório 2, que se situa por cima, é bombeado fluido 10 do reservatório 2 para o reservatório 1, com uma bomba 5 e através da conduta 4, que sai do lado inferior do reservatório 2, que se situa por cima e desemboca no lado inferior do reservatório 1, de modo que 12 é substituído o fluido 10 vaporizado no primeiro reservatório 1.
Uma válvula 6 electromagnética, prevista na conduta 4, é controlada através do regulador 7 de nível. O regulador 7 de nível tem a função de reconduzir ao reservatório 1 exactamente o fluido 10 em falta, de modo que o nível 12 no reservatório 1 e o nível 13 no reservatório 2 se mantenham inalterados, para impedir flutuações temporárias de pressão.
Uma função da válvula 6 electromagnética é também impedir, em caso de paragem da instalação, o escoamento de fluido 10 do segundo reservatório 2, que se situa por cima, para o primeiro reservatório 1.
Resumindo, um exemplo de realização da instalação de acordo com a invenção pode ser descrito como se segue:
Uma instalação para converter energia térmica em movimento e, eventualmente, depois em corrente eléctrica, possui dois reservatórios 1, 2 fechados. Os reservatórios 1, 2 estão parcialmente cheios com um fluido 10. No reservatório 1 está previsto um permutador 8 térmico, através do qual é alimentado calor para a vaporização do fluido 10. No reservatório 2 está previsto um permutador 9 térmico, ao qual é alimentado um refrigerante, para condensar em fluido 10 o vapor 11 de fluido que se encontra no reservatório 2. O reservatório 1 está ligado ao segundo reservatório 2 com a sua extremidade superior, através de um tubo 3 que se estreita de forma cónica, de modo que circula vapor 11 de fluido do reservatório 1 para o reservatório 2 e pode accionar um motor 14 ali colocado. Os reservatórios 1, 2 estão ligados um ao outro, além disso, através de uma conduta 4. A conduta 4 sai da zona inferior do 13 segundo reservatório 2 cheia de fluido 10 e desemboca no reservatório 1, igualmente em baixo, na zona cheia de fluido 10 liquido. No reservatório 2 está previsto um regulador 7 de nivel, que controla uma bomba 5, prevista na conduta 4 e um órgão 6 de retenção, de tal maneira que o nivel 12 do fluido 10 no primeiro reservatório 1 e o nivel 13 do fluido 10 no segundo reservatório 2 são constantes, de modo que os permutadores 8 ou 9 térmicos previstos nos reservatórios 1 e 2 mergulham apenas parcialmente no fluido 10 liquido. Neste caso, está previsto que o permutador 8 térmico no reservatório 1 esteja situado predominantemente no fluido 10 liquido e o permutador 9 térmico no reservatório 2 esteja situado predominantemente na câmara 11 de vapor do reservatório 2.
Lisboa, 8 de Fevereiro de 2011 14

Claims (2)

  1. REIVINDICAÇÕES 1. Instalação para converter energia térmica em força hidrodinâmica e depois em movimento ou energia eléctrica, com um primeiro reservatório (1) e um segundo reservatório (2), sendo que ambos os reservatórios (1, 2) estão parcialmente cheios com fluido (10), caracterizada por o primeiro reservatório (1) estar ligado ao segundo reservatório (2) através de um tubo (3), por uma outra extremidade do tubo (3) estar ligada ao primeiro reservatório (1), por o tubo (3) no segundo reservatório (2) terminar por cima do nível (13) do fluido (10) no segundo reservatório (2), por a extremidade inferior do segundo reservatório (2) estar ligada à extremidade inferior do primeiro reservatório (1) através de uma conduta (4), por estar previsto no primeiro reservatório (1) e no segundo reservatório (2), respectivamente, um permutador (8, 9) térmico, que se prolonga, respectivamente, por baixo e por cima do nível (12, 13) do fluido (10) nos reservatórios (1, 2), por o permutador (8) térmico colocado no primeiro reservatório (1) ser alimentado com um meio aquecido para o aquecimento do fluido (10) e para manter quente o vapor (11) de fluido e o permutador (9) térmico colocado no segundo reservatório (2) ser alimentado com um meio portador de calor arrefecido para a condensação do vapor (11) de fluido e para o arrefecimento do fluido (10), por estar associado ao tubo (3) um motor (14), que é accionado pelo vapor (11) de fluido proveniente do primeiro reservatório (1) e que circula através do tubo (3) para o segundo reservatório (2), e por estar associado ao primeiro reservatório (1) um regulador (7) de nível, que está ligado 1 de forma activa a uma bomba (5) colocada na conduta (4) e a uma válvula (6), de tal maneira que o nível (12, 13) do fluido (10) é mantido constante no primeiro e no segundo reservatório (1, 2) . 2. instalação de acordo com a reivindicação 1, caracterizada por a válvula (6) colocada na conduta (4) ser uma válvula electromagnética, que está fechada na condição de ausência de corrente.
    3. Instalação de acordo com a reivindicação 1 ou 2, caracterizada por a válvula (6) colocada na conduta (4) estar aberta quando a bomba (5) está em funcionamento.
    4. Instalação de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 3, caracterizada por o motor (14) estar colocado no interior do segundo reservatório (2).
    5. Instalação de acordo com a reivindicação 4, caracterizada por o veio (15) de accionamento do motor (14) ser guiado para fora do segundo reservatório (2).
    6. Instalação de acordo com a reivindicação 4 ou 5, caracterizada por o motor (14) estar colocado na zona da extremidade do tubo (3) cónico que liga o primeiro reservatório (1) ao segundo reservatório (2).
    7. Instalação de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 3, caracterizada por o motor (14) estar previsto no trajecto do tubo (3) e no exterior do segundo reservatório (2) . 2
    8. Instalação de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 7, caracterizada por o tubo (3) estar saliente no interior do segundo reservatório (2), a partir de baixo.
    9. Instalação de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 7, caracterizada por o tubo (3) estar saliente até aproximadamente dois terços da altura do segundo reservatório (2), no interior deste.
    10. Instalação de acordo com a reivindicação 8, caracterizada por estar previsto um órgão (16) de retenção no tubo (3).
    11. Instalação de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 10, caracterizada por o primeiro reservatório (1) estar provido de nervuras (17) no exterior.
    12. Instalação de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 11, caracterizada por o segundo reservatório (2) estar provido de nervuras (17) no exterior.
    13. Instalação de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 12, caracterizada por o segundo reservatório (2) estar colocado mais alto que o primeiro reservatório (1).
    14. Instalação de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 12, caracterizada por o primeiro reservatório (1) e o segundo reservatório (2) estarem colocados um junto do outro.
    15. Instalação de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 14, caracterizada por o fluido ser um gás ou uma mistura gasosa, em especial um hidrocarboneto de baixa energia, 3 como propano ou butano.
    16. Instalação de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 15, caracterizada por o tubo (3) que liga os reservatórios (1, 2) um ao outro ser cónico.
    17. Instalação de acordo com a reivindicação 16, caracterizada por a extremidade mais larga do tubo (3) estar associada ao primeiro reservatório (1) e a extremidade mais estreita do tubo (3), ao segundo reservatório (2).
    18. Instalação de acordo com qualquer uma das reivindicações 7, 16 e 17, caracterizada por o tubo (3a) que vai do motor (14) ao segundo reservatório (2) estar concebido com largura interior constante. Lisboa, 8 de Fevereiro de 2011 4 1/2 Fig. 1 %
  2. 2/2 Fig. 2
    Fig. 3
PT07450015T 2006-02-06 2007-02-01 Conversor de energia PT1930558E (pt)

Applications Claiming Priority (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
AT0017506A AT503167B1 (de) 2006-02-06 2006-02-06 Anordnung zum umwandeln von strömungsenergie

Publications (1)

Publication Number Publication Date
PT1930558E true PT1930558E (pt) 2011-02-15

Family

ID=38328672

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
PT07450015T PT1930558E (pt) 2006-02-06 2007-02-01 Conversor de energia

Country Status (9)

Country Link
EP (1) EP1930558B1 (pt)
AT (2) AT503167B1 (pt)
CY (1) CY1111360T1 (pt)
DE (1) DE502007005606D1 (pt)
DK (1) DK1930558T3 (pt)
ES (1) ES2356616T3 (pt)
PL (1) PL1930558T3 (pt)
PT (1) PT1930558E (pt)
SI (1) SI1930558T1 (pt)

Families Citing this family (5)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
GB2446404B (en) * 2006-12-05 2011-11-09 Pera Innovation Ltd Generation of electricity
WO2012000002A2 (de) 2010-07-01 2012-01-05 Psw Systems Ag Anordnung zum umwandeln thermischer energie und vorrichtung zum erwärmen und kühlen eines mediums
WO2017041147A1 (en) * 2015-09-08 2017-03-16 Atlas Copco Airpower, Naamloze Vennootschap Orc for transforming waste heat from a heat source into mechanical energy and cooling system making use of such an orc
BE1023753B1 (nl) * 2015-09-08 2017-07-11 Atlas Copco Airpower Naamloze Vennootschap Orc om afvalwarmte van een warmtebron om te vormen in mechanische energie en koelsysteem dat van een dergelijke orc gebruikmaakt
WO2017192103A1 (en) * 2016-05-05 2017-11-09 Şan Mehmet Heat-steam combi boiler

Family Cites Families (7)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
DE2943686A1 (de) * 1979-10-30 1981-07-02 Erwin 8014 Neubiberg Veldung Industrieabwaermekraftwerk
JPS57148011A (en) * 1981-03-09 1982-09-13 Koji Akagawa Motive power generator employing low-temperature energy source for natural circulating force
EP0370587B1 (en) * 1986-12-23 1993-07-21 Chiyoda Chemical Engineering & Construction Company Limited Apparatus for generating electric energy using hydrogen storage alloy
AU5170498A (en) * 1997-11-10 1999-05-31 Jeffrey Stephen Sterling Systems and methods for converting thermal energy
NL1016886C2 (nl) * 2000-12-15 2002-06-18 Gastec Nv Werkwijze voor het bedrijven van een warmte/kracht-inrichting alsmede een pomploze hoge-druk-warmte/kracht-inrichting.
WO2006007733A1 (en) * 2004-07-23 2006-01-26 New World Generation Inc. Electric power plant with thermal storage medium
US7788924B2 (en) * 2004-12-22 2010-09-07 Garold Paul Hines System and method for in-line geothermal and hydroelectric generation

Also Published As

Publication number Publication date
AT503167B1 (de) 2007-10-15
DE502007005606D1 (de) 2010-12-23
EP1930558B1 (de) 2010-11-10
SI1930558T1 (sl) 2011-03-31
ATE487851T1 (de) 2010-11-15
AT503167A1 (de) 2007-08-15
EP1930558A1 (de) 2008-06-11
ES2356616T3 (es) 2011-04-11
CY1111360T1 (el) 2015-08-05
PL1930558T3 (pl) 2011-05-31
DK1930558T3 (da) 2011-02-28

Similar Documents

Publication Publication Date Title
ES2849436T3 (es) Motor térmico con descompresión de ciclo de Rankine orgánico mejorado
ES2281389T3 (es) Metodo y aparato para producir energia a partir de una fuente de calor.
EP3347575B1 (en) Orc for transforming waste heat from a heat source into mechanical energy and cooling system making use of such an orc
FI86464B (fi) Foerfarande foer att saekra lagersmoerjning i en hermetisk hoegshastighetsmaskin.
US11274575B2 (en) Gas turbine plant and operation method therefor
JP5274483B2 (ja) ヒートポンプ、小規模発電装置、及び熱を移動させる方法
PT92460B (pt) Central electrica para produzir energia usando vapor de agua, modulo para integrar a mesma e processo para a producao de energia electrica
WO2012003021A1 (en) Power generator using a wind turbine, a hydrodynamic retarder, and an organic rankine cycle drive
PT1930558E (pt) Conversor de energia
EP2846009B1 (en) Air cooling unit
CN102257343A (zh) 具有废热利用的冷却塔设备及方法
WO2010096863A1 (en) A heat pump, a combined heating and cooling system, a power generation system and a solar collector
KR20150130236A (ko) 열에너지 회수 장치
KR101135685B1 (ko) Orc시스템 펌프 제어방법
US20100060005A1 (en) Power generation system using low grade solar energy
KR101091818B1 (ko) 압축기의 폐열을 이용한 냉방장치
JP4607232B2 (ja) 太陽熱の集熱方法及び集熱装置
RU2125165C1 (ru) Энергетическая установка
CN115210512A (zh) 空气制水机
JP2008309402A (ja) 集熱方法及び集熱装置
CN203488233U (zh) 汲取汽车发动机排气高温进行发电的微型装置
KR102045275B1 (ko) 해양플랜트 dtec 발전 시스템
Milman et al. Utilization of heat and power complex with a capacity of 1 MW
KR101808111B1 (ko) 저온 발전 시스템
CA1115968A (en) Refrigerant solar energy system and method