PT1918498E - Dobradiça oculta - Google Patents

Dobradiça oculta Download PDF

Info

Publication number
PT1918498E
PT1918498E PT07075811T PT07075811T PT1918498E PT 1918498 E PT1918498 E PT 1918498E PT 07075811 T PT07075811 T PT 07075811T PT 07075811 T PT07075811 T PT 07075811T PT 1918498 E PT1918498 E PT 1918498E
Authority
PT
Portugal
Prior art keywords
hinge
arm
sheet
concealed
window
Prior art date
Application number
PT07075811T
Other languages
English (en)
Inventor
Remi Emiel Van Parys
Original Assignee
Parys Remi E Van
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Parys Remi E Van filed Critical Parys Remi E Van
Publication of PT1918498E publication Critical patent/PT1918498E/pt

Links

Classifications

    • EFIXED CONSTRUCTIONS
    • E05LOCKS; KEYS; WINDOW OR DOOR FITTINGS; SAFES
    • E05DHINGES OR SUSPENSION DEVICES FOR DOORS, WINDOWS OR WINGS
    • E05D15/00Suspension arrangements for wings
    • E05D15/48Suspension arrangements for wings allowing alternative movements
    • E05D15/52Suspension arrangements for wings allowing alternative movements for opening about a vertical as well as a horizontal axis
    • E05D15/5211Concealed suspension fittings
    • EFIXED CONSTRUCTIONS
    • E05LOCKS; KEYS; WINDOW OR DOOR FITTINGS; SAFES
    • E05DHINGES OR SUSPENSION DEVICES FOR DOORS, WINDOWS OR WINGS
    • E05D15/00Suspension arrangements for wings
    • E05D15/48Suspension arrangements for wings allowing alternative movements
    • E05D15/52Suspension arrangements for wings allowing alternative movements for opening about a vertical as well as a horizontal axis
    • E05D15/5205Suspension arrangements for wings allowing alternative movements for opening about a vertical as well as a horizontal axis with horizontally-extending checks
    • EFIXED CONSTRUCTIONS
    • E05LOCKS; KEYS; WINDOW OR DOOR FITTINGS; SAFES
    • E05YINDEXING SCHEME ASSOCIATED WITH SUBCLASSES E05D AND E05F, RELATING TO CONSTRUCTION ELEMENTS, ELECTRIC CONTROL, POWER SUPPLY, POWER SIGNAL OR TRANSMISSION, USER INTERFACES, MOUNTING OR COUPLING, DETAILS, ACCESSORIES, AUXILIARY OPERATIONS NOT OTHERWISE PROVIDED FOR, APPLICATION THEREOF
    • E05Y2900/00Application of doors, windows, wings or fittings thereof
    • E05Y2900/10Application of doors, windows, wings or fittings thereof for buildings or parts thereof
    • E05Y2900/13Type of wing
    • E05Y2900/148Windows

Landscapes

  • Engineering & Computer Science (AREA)
  • Mechanical Engineering (AREA)
  • Hinges (AREA)
  • Glass Compositions (AREA)
  • Closing And Opening Devices For Wings, And Checks For Wings (AREA)
  • Dry Shavers And Clippers (AREA)

Description

ΡΕ1918498 1 DESCRIÇÃO "DOBRADIÇA OCULTA" A presente invenção relaciona-se com uma dobradiça oculta que tem as caracteristicas de acordo com o preâmbulo da reivindicação 1. Tal dobradiça oculta é conhecida do documento DE-U-9017599.
Como é conhecido, as janelas são formadas por uma moldura fixa e uma folha que é montada através de dobradiça na moldura fixa através de uma construção em dobradiça.
Por razões estéticas, o que é denominado uma construção de dobradiça oculta pode ser aplicado àquilo que está fora da vista quando a janela está fechada.
Tal construção através de dobradiça oculta é habitualmente formada por duas dobradiças, em que cada uma delas está provida numa extremidade oposta do lado da dobradiça da folha.
Uma caracteristica de uma janela com dobradiças ocultas é o facto de a folha, ao realizar o movimento angular relativamente à moldura fixa, executar um movimento rotacional, bem como um movimento de translação. 0 movimento de translação é necessário para mover a folha ΡΕ1918498 para fora do plano da moldura ao abrir a janela, de modo a que o caixilho da folha e a moldura fixa não batam um no outro.
Um primeiro ponto de interesse ao conceber uma dobradiça oculta é que o movimento de translação da folha deve ser limitado tanto quanto possível, sem restringir a rotação da folha em relação à moldura fixa.
Apesar de ter uma translação relativamente grande da folha relativamente à moldura fixa, uma janela pode ser criada onde a folha possa rodar cerca de 180° relativamente à folha, tal grande translação é desvantajosa pelo facto de que é criada uma grande abertura entre o lado da dobradiça da folha e o lado da dobradiça da moldura fixa.
Por razões de segurança, não é desejada uma tal grande abertura; contudo, ao fechar a janela, objectos ou mesmo a mão ou dedos de uma pessoa podem ficar presos entre os lados de dobradiça da folha e a moldura fixa.
Também por razões de estabilidade, não é desejada uma grande abertura no lado da dobradiça, uma vez que isto implica que o lado da dobradiça da folha fica situado longe da moldura fixa; como resultado, o centro de gravidade da janela irá afastar-se da moldura fixa.
Um segundo ponto de interesse é que a dobradiça deverá ter capacidade de suporte suficiente de modo a 3 ΡΕ1918498 suportar a folha numa posição aberta da janela e garantir a estabilidade da folha. É claro que, quanto mais forte for a dobradiça, mais pesado e largo será o caixilho da folha que é pendurado usando a dobradiça.
Um terceiro ponto de interesse relaciona-se com a compacidade da dobradiça. É muito importante que uma dobradiça seja compacta, uma vez que o espaço disponível entre a moldura fixa e a folha, e em particular entre os caixilhos de ambas, é extremamente limitado.
Existem diferentes formas de realização de dobradiças ocultas que são concebidas de forma a terem capacidade de suporte suficiente, ou são seguras ou muito compactas, mas nenhuma das dobradiças conhecidas é satisfatória em todos os três pontos de interesse. A presente invenção tem como objectivo uma dobradiça que proporcione um bom compromisso entre a necessidade de segurança, compacidade e força.
Para este efeito, a invenção relaciona-se com uma dobradiça oculta que tem as características da reivindicação 1 e a qual é formada principalmente por duas partes de dobradiça que são mutuamente montadas, através de dobradiça, ao utilizar um braço, o qual é montado através de dobradiça na primeira parte da dobradiça com uma extremidade, e o qual é montado, 4 ΡΕ1918498 através de dobradiça, na segunda parte da dobradiça com a sua outra extremidade, em que a dobradiça compreende ainda um segundo braço o qual é montado, através de dobradiça, na dita primeira parte da dobradiça a alguma distância da articulação em dobradiça do primeiro braço, por um lado, e o qual é montado, através de dobradiça, no primeiro braço, por outro lado, de tal modo que um triângulo imaginário pode ser definido entre as articulações em dobradiça do primeiro e segundo braços com a primeira parte em dobradiça, por um lado, e a articulação em dobradiça de ambos os braços entre si, por outro lado, caracterizada pelo facto de que a articulação em dobradiça da segunda parte da dobradiça com o primeiro braço está situada fora do dito triângulo imaginário.
Uma vantagem de uma dobradiça de acordo com a invenção é que se torna possível montar através de dobradiça uma folha numa moldura fixa, em que apenas dois braços têm de ser providos no espaço entre o caixilho da moldura fixa e a folha, enquanto as partes da dobradiça podem ser providas nos sulcos para esse efeito.
Além disso, estes braços podem ser criados de forma relativamente fina, uma vez que o primeiro braço é protegido contra a dobragem ao ser montado através de dobradiça no segundo braço, de acordo com a configuração em conformidade com a invenção.
Além disso, é claro que a protecção contra a dobragem acima mencionada do primeiro braço também torna 5 ΡΕ1918498 possível suportar folhas relativamente pesadas com um braço relativamente fino. 0 lado que se estende entre as articulações em dobradiça do segundo braço com o primeiro braço e a primeira parte da dobradiça, respectivamente, é preferencialmente o lado mais curto do triângulo imaginário.
Uma vantagem desta forma de realização preferida é que a segurança da janela pode ser optimizada, em particular ao minimizar a distância entre o caixilho da folha e a moldura fixa no lado da dobradiça da janela durante a rotação total da folha.
Ao minimizar a distância entre as articulações em dobradiça do segundo braço com o primeiro braço e a primeira parte em dobradiça respectivamente, é limitada a distância ao longo da qual a articulação em dobradiça da segunda parte da dobradiça é movida, de modo que ao abrir a janela, também é limitada a distância entre o caixilho no lado da dobradiça da folha e a moldura fixa.
Além disso, limitar esta distância tem uma vantagem adicional de que a protecção contra a dobragem do primeiro braço proporcionada pelo segundo braço é melhorada.
Por outras palavras, uma dobradiça de acordo com a invenção oferece um bom compromisso entre os diferentes pontos de interesse acima mencionados que têm de ser tidos em 6 ΡΕ1918498 consideração durante o estágio de concepção, sem que isto limite seriamente o ângulo no qual possa ser aberta uma janela com tal dobradiça de acordo com a invenção.
Além disso, a articulação em dobradiça do segundo braço com a primeira parte da dobradiça é, preferencialmente, uma articulação em dobradiça fixa.
Esta forma de realização preferida é vantajosa no sentido em que o lado curto do triângulo tem sempre o mesmo comprimento, e em que a articulação mútua em dobradiça, entre ambos os braços da dobradiça, está situada a uma distância fixa do plano da moldura fixa, de modo que a estabilidade da janela permanece óptima ao abrir a janela. A presente invenção também se relaciona com uma janela na qual são aplicadas uma ou mais dobradiças de acordo com a invenção. A figura 1 representa uma parte de uma janela com uma dobradiça oculta de acordo com a invenção; A figura 2 representa a mesma vista, mas numa posição aberta da janela; A figura 3 representa uma vista explodida de uma dobradiça oculta; A figura 4 representa a mesma dobradiça como na figura 3, mas montada; A figura 5 representa uma secção de acordo com a linha V-V na figura 2, numa escala maior; 7 ΡΕ1918498 A figura 6 representa a mesma vista como na figura 5, mas para diferentes posições da janela; A figura 7 representa uma vista de acordo com a linha VII-VII na figura 1, numa escala maior; A figura 8 representa a parte indicada por F8 na figura 7 numa escala maior; A figura 9 representa a mesma vista como na figura 8, mas numa posição inclinada da janela; A figura 10 representa uma forma de realização de acordo com a invenção; A figura 11 representa a parte indicada por Fll na figura 10, numa escala maior; A figura 12 representa uma vista de acordo com a seta F12 na figura 11, numa escala maior; A figura 13 representa uma secção de acordo com a linha XIII-XIII na figura 10, numa escala maior; A figura 14 representa uma secção de acordo com a linha XIV-XIV na figura 10, numa escala maior.
As figuras 1 e 2 representam uma parte de uma janela, a qual consiste numa moldura fixa 1 na qual a folha 2 está pendurada.
Como é conhecido, a moldura fixa 1 e a folha 2 são formadas por caixilhos 3-4, em que estes caixilhos são providos com sulcos 5 no perímetro interior da moldura fixa 1 e no perímetro exterior da folha 2, e em que ambos os caixilhos são providos com um batente 6-7 com o qual os caixilhos 3-4 correspondentes da folha 2 e da moldura fixa 1 entram em contacto numa posição fechada da janela. 8 ΡΕ1918498
Se os caixilhos 3-4 são feitos de alumínio, a tendência é fazer os caixilhos tão finos quanto possível, resultando na necessidade de limitar, tanto quanto possível, o espaço disponível 8 entre os caixilhos 3-4 correspondentes, de modo a ser possível limitar a largura do batente 6-7.
Como representado, a folha 2 está montada através de dobradiça na moldura fixa 1 através de uma construção de dobradiça oculta, neste caso, com duas dobradiças 9-10.
Neste caso, a folha 2 está montada através de dobradiça em redor de um veio vertical relativamente à moldura fixa 1, e as figuras 1 e 2 apenas representam a parte inferior da janela. A dobradiça 9, a qual está representada nas figuras 2 a 9, é a dobradiça inferior e tem, principalmente, uma função de suporte, uma vez que esta dobradiça suporta a folha 2. A dobradiça 10, a qual está representada nas figuras 10 a 13, é a dobradiça superior e será descrita com mais pormenor.
Como é representado com mais pormenor nas figuras 3 e 4, a dobradiça inferior 9 consiste em duas partes de dobradiça 11-12, a primeira parte de dobradiça 11 a qual, neste caso, consiste num corpo 13 e uma peça 14. 9 ΡΕ1918498
Neste caso, o corpo 13 é provido com diferentes pinos 15, com dois orifícios 16 roscados, inclinados e um entalhe central 17. A peça 14 acima mencionada é provida no corpo 13 e é provida com vários orifícios 18 nos quais os pinos 15 estão posicionados, assim como com duas passagens 19 através das quais é provido acesso aos orifícios 16 roscados acima mencionados.
Centralmente, na peça 14 e do lado oposto ao entalhe 17, é provida uma ranhura 20 cujo bordo periférico recua preferencialmente em, pelo menos um lugar de modo a formar um espaço 21.
Por fim, um orifício 22 é provido numa das extremidades afastadas da peça 14. A primeira parte de dobradiça 11 é provida num sulco 5 de um caixilho 3, em particular uma guia da moldura fixa 1, onde a extremidade afastada da peça 14, na qual o orifício 22 está provido, entra em contacto com ou entra praticamente em contacto com o lado da dobradiça S da moldura fixa 1. A primeira parte da dobradiça 11 está fixa na moldura fixa ao utilizar parafusos de aperto através dos orifícios roscados 16, de modo que o corpo 13 está apertado ΡΕ1918498 entre as paredes laterais do sulco 5 do caixilho 3 relativo.
Neste caso, a segunda parte da dobradiça consiste num corpo 23 em forma de L, no qual, na perna longa 23A, está provida uma passagem central 24. Nesta perna longa são também, preferencialmente, providas duas ranhuras 25 paralelas com as quais o corpo 23 pode ser provido na armação da folha, num sulco 5. A perna curta 23B forma um batente, de modo que a segunda parte da dobradiça 12 pode ser provida até uma distância adequada na armação da folha 2.
Ambas as partes da dobradiça 11-12 são montadas através de dobradiça uma na outra, através de um primeiro braço 26, provido com um orifício 27 numa extremidade afastada, na qual, neste caso, é fixo um pino em forma de cogumelo 28 providenciado de um modo rotativo livre, atrás dos bordos laterais da ranhura 20, com a sua extremidade afastada mais grossa 29, de modo que o primeiro braço 26 é montado através de dobradiça na primeira parte da dobradiça 11 com esta extremidade afastada.
Na outra parte afastada do primeiro braço 26 está provido um segundo orifício 30, no qual está provido um pino 31 de forma rígida, o qual se estende de forma rotativa livre através da passagem 24 acima mencionada na segunda parte da dobradiça, de modo que o primeiro braço 26 está montado através de dobradiça na segunda parte da dobradiça 12 com esta extremidade afastada. 11 ΡΕ1918498
Por fim, é provida uma passagem 32 no primeiro braço 26 na qual um veio 33, que se estende ainda mais numa passagem 34 num segundo braço 35, é provido de forma rotativa.
Este segundo braço 35 é provido com um pino 36 com uma extremidade afastada, o qual é montado através de dobradiça, preferencialmente de forma inclinada, no orifício 22 acima mencionado, na primeira parte da dobradiça 11.
Deverá ser notado que a articulação em dobradiça entre ambos os braços 26 e 35 está, preferencialmente, situada perto da articulação em dobradiça do segundo braço 35 com a primeira parte da dobradiça 11.
Na extremidade afastada oposta do segundo braço 35 está montada através de dobradiça uma peça deslizante 37, concebida para ser provida de forma móvel numa guia que está fixa relativamente à segunda parte da dobradiça 12. Neste caso, a dita peça deslizante 37 é provida de forma móvel num sulco 5 num membro de suporte horizontal da folha 2.
Neste caso, um nicho 38 é provido no segundo braço 35 no qual, numa posição fechada da dobradiça 9, está situado o perno 28 em forma de cogumelo acima mencionado.
Como representado nas figuras 7 a 9, uma aba 39 é preferencialmente provida num dos bordos laterais do 12 ΡΕ1918498 segundo braço 35, o qual, numa posição fechada da dobradiça 9, se estende ao longo da primeira parte de dobradiça 11.
No caso de uma simples janela de batente, a dobradiça superior 10 pode ser igual à dobradiça 9 inferior.
No caso de uma janela de batente que pode também inclinar-se, é conhecido que a dobradiça 10 superior deve ser acoplada a um mecanismo de ligação 40 que permite que a folha 2 se incline na moldura fixa 1.
Tal mecanismo de ligação 40 é geralmente do conhecimento de um profissional, e será aqui apenas descrito de forma breve para ilustrar alguns ajustes para este mecanismo.
Como está representado na figura 10, o mecanismo de ligação 40 consiste principalmente de uma ripa 41, na qual são providos um ou vários pernos 42, providos numa forma móvel numa guia 43. Pelo menos um desses pernos 42 é preferencialmente provido com uma peça final 44, a qual é preferencialmente montada de forma excêntrica no perno 42 e com a qual a ripa 41 pode ser guiada na guia 43 numa forma mais ou menos apertada de modo a evitar qualquer folga entre o ripa 41 e a guia 43. A dita guia 43 é formada por um corpo provido no sulco de um membro de suporte horizontal da folha 2, e o qual pode ser movido neste sulco através do mecanismo de 13 ΡΕ1918498 fecho da janela que pode ser operado através de uma manivela.
Como são providos diferentes nichos na guia 43 como é conhecido, a ripa 41 pode movimentar-se em relação à guia 43 numa posição inclinada da manivela, em que uma folha 2 gira em redor de um - neste caso - veio horizontal em relação à moldura fixa.
Como está representado com mais pormenor na figura 11, a ripa 41, neste caso, tem uma dobra dupla 45. Nesta dobra dupla 45 está provida uma ranhura longitudinal 46 na ripa, na qual um perno 47 pode ser movido, provida no mecanismo de fecho da janela e a qual é movida, deste modo, ao utilizar a manivela.
Na ripa 41 do mecanismo de ligação 40 é ainda provida uma ranhura 48, na qual é provida de forma móvel a peça deslizante 37 que é montada através de dobradiça no segundo braço 35 desta dobradiça superior 12.
Como representado nas figuras 12 e 13, o primeiro braço 26 da dobradiça superior 10 é provido com um entalhe 49 na extremidade afastada que está montada através de dobradiça na primeira parte da dobradiça 11, cujo entalhe 49, quando a janela está fechada, está posicionado de forma oposta à ranhura 48 na dobra dupla 45 na ripa 41, de modo que o perno 47 pode ser movido neste entalhe 49. O perno 47 tem, preferencialmente, a forma de cogumelo com uma base e 14 ΡΕ1918498 uma cabeça alargada, onde esta cabeça pode encaixar por detrás dos bordos laterais da ranhura 46 na ripa 41 e providenciar assim uma melhor protecção face a assaltos do que apenas com um simples perno 47 cilíndrico. 0 funcionamento da dobradiça inferior quando a janela está aberta é ilustrado nas figuras 5 e 6, e é simples e do seguinte modo.
Quando a janela está fechada, ambas as partes de dobradiça 11 e 12 e os braços 26 e 35 estão paralelos uns aos outros, no espaço 8 entre a folha 2 e a moldura fixa 1.
Quando a folha 2 é aberta, a folha gira em redor do pino 31 juntamente com a segunda parte de dobradiça 12, cujo pino 31 realiza um movimento de translação de modo que o primeiro braço 26 gira em redor do perno 28, o qual é movido na ranhura 20 da primeira parte da dobradiça 11.
Também o segundo braço 35 começa a rodar, nomeadamente em redor da articulação em dobradiça 36 com a primeira parte da dobradiça 11, onde o movimento do segundo braço 35 é guiado por um movimento de uma peça deslizante 37 no sulco 5 da folha 2.
Como representado na figura 5, numa posição aberta da dobradiça 9, um triângulo imaginário pode ser definido entre as articulações em dobradiça 28 e 36 do primeiro e segundo braço com a primeira parte da dobradiça 15 ΡΕ1918498 11, por um lado, e a articulação em dobradiça 33 de ambos os braços 26 e 35 entre si, por outro lado. 0 triângulo D acima mencionado é representado através de uma linha ponteada na figura 5.
De acordo com a invenção, a articulação em dobradiça 31 da segunda parte da dobradiça 12 com o primeiro braço 26 está situada fora do dito triângulo D imaginário. 0 lado deste triângulo D, que se estende entre as articulações em dobradiça 33 e 36 do segundo braço 35 com o primeiro braço 26 e a primeira parte da dobradiça 11, respectivamente, é preferencialmente o lado mais curto do triângulo D imaginário, em que o comprimento deste lado seria minimizado como uma função do ângulo no qual a janela pode ser aberta.
De facto, quanto mais curto for este lado, menor será a translação da folha 2 relativamente à moldura fixa 1 será, à medida que a janela é aberta. Limitar este movimento de translação resulta numa janela com menos espaço entre os lados de dobradiça da folha 2 e a moldura fixa 1 numa posição aberta da janela; como resultado, a janela é mais segura.
Por outro lado, esta distância deverá ser suficien-temente grande para evitar que os lados de dobradiça da janela 2 e a moldura fixa 1 batam uns nos outros quando a janela é aberta. 16 ΡΕ1918498 A distância máxima A, representada na figura 6, entre o batente 7 nos lados da dobradiça da folha 2 e o caixilho 3 da moldura fixa 1 é preferencialmente restrita a 1,5 cm no máximo, e melhor ainda a uma distância máxima de 6 mm durante a rotação total da folha 2 em relação à moldura fixa 1. A distância máxima de 6 mm ou menos é alcançada numa posição aberta, na qual a folha tenha rodado 90° relativamente à moldura fixa. Além disso, ao abrir a folha, a distância entre o batente 7 e o caixilho 3 diminui de novo para, preferencialmente, 2 mm no máximo quando a folha 2 foi aberta a 105 °.
Além disso, a distância B entre o pino 31 e a articulação em dobradiça mútua 33 entre ambos os braços 26 e 35 é, preferencialmente, minimizada uma vez que no caso de uma distância B crescente, o local onde o peso da folha 2 é absorvido pela dobradiça 9, numa posição aberta, é movido mais para fora do plano da moldura fixa 1, o que é desvantajoso para a estabilidade e para a força que é exercida no primeiro braço 26 da dobradiça. O funcionamento da dobradiça superior 10 quando a janela é aberta é idêntico ao funcionamento da dobradiça inferior 9. A inclinação da janela é controlada de forma conhecida pelo mecanismo de ligação 40 acima mencionado. O eixo de articulação da folha, relativamente à moldura fixa 1, é o membro de suporte horizontal inferior da janela ao inclinar, 17 ΡΕ1918498 e estende-se de forma paralela à dobradiça inferior 9 que está situada numa posição fechada durante a inclinação da janela.
De modo a permitir este movimento de rotação, o primeiro braço 26 com o perno 28 em forma de cogumelo é provido de forma basculante na primeira parte de dobradiça 11, e o perno 36 é provido de forma basculante na primeira parte da dobradiça 11. A aba 39 acima mencionada, a qual se estende a partir do segundo braço 35 ao longo da primeira parte de dobradiça 11 numa posição fechada da dobradiça 9, forma um batente quando a folha 2 está inclinada, cujo batente, como representado nas figuras 8 e 9, está pressionado contra a primeira parte da dobradiça 11. A vantagem oferecida por esta aba 39 é que evita qualquer movimento não desejado da folha 2 relativamente à moldura fixa 1. A presente invenção não é limitada às realizações acima descritas e representadas nos desenhos; pelo contrário, tal dobradiça de acordo com a invenção pode ser realizada de acordo com todos os tipos de variantes e permanecer dentro do âmbito das reivindicações em anexo.
Lisboa, 29 de Março de 2012

Claims (8)

  1. ΡΕ1918498 1 REIVINDICAÇÕES 1. Dobradiça oculta para montar através de dobradiça uma folha (2) numa moldura fixa (1) de uma janela, a qual é principalmente formada por duas partes de dobradiça, com uma primeira parte da dobradiça (11) fixa na moldura fixa (1) e uma segunda parte da dobradiça (12) fixa na folha (2), em que as partes em dobradiça são mutuamente montadas através de dobradiça, através de um primeiro braço (26), o qual está montado através de dobradiça com uma articulação em dobradiça (28) na primeira parte da dobradiça (11) com uma extremidade afastada, e a qual é montada através de dobradiça na segunda parte da dobradiça (12) com a sua outra extremidade afastada, em que a dobradiça (9-10) inclui ainda um segundo braço (35) o qual é montado através de dobradiça com uma articulação em dobradiça (36) na dita primeira parte da dobradiça (11) a uma distância da articulação em dobradiça (28) do primeiro braço (26) com a primeira parte da dobradiça (11), por um lado, e a qual é montada, através de dobradiça com uma articulação em dobradiça (33), no primeiro braço (26), por outro lado, tal que, numa posição aberta da dobradiça (9-10), um triângulo (D) imaginário pode ser definido entre as articulações em dobradiça (28, 36) do primeiro e segundo braços (26, 35) com a primeira parte da dobradiça (11), por um lado, e a articulação em dobradiça (33) de ambos os braços (26, 35) entre si, por outro lado, em que uma articulação em dobradiça (31) da segunda parte da dobradiça 2 ΡΕ1918498 (12) com o primeiro braço (26) está situada fora do dito triângulo (D) imaginário, e o segundo braço (35) é provido com uma peça deslizante rotativa (37) na sua extremidade livre, concebida para se mover numa ranhura (48) de uma ripa (41) que faz parte da segunda parte da dobradiça (12), providenciando um mecanismo de ligação (40) para inclinar a folha (2) relativamente à moldura fixa (1), em que a ripa (41) compreende ainda uma ranhura longitudinal (46) na qual um perno (47), provido num mecanismo de fecho da janela, pode ser movido; caracterizada pelo facto de que o primeiro braço (26) da dobradiça (9-10) é provido com um entalhe (49) na extremidade afastada que é montada através de dobradiça na primeira parte da dobradiça (11) de forma móvel, e em que o entalhe (49) é posicionado de forma oposta à ranhura longitudinal (46) numa posição fechada da dobradiça (9- 10) , de modo a mover o perno (47) no entalhe (49) .
  2. 2. Dobradiça oculta de acordo com a reivindicação 1, caracterizada pelo facto de que a articulação em dobradiça (36) do segundo braço (35) com a primeira parte da dobradiça (11) é uma articulação em dobradiça fixa.
  3. 3. Dobradiça oculta de acordo com a reivindicação 1 ou 2, caracterizada pelo facto de que a articulação em dobradiça (31) da segunda parte da dobradiça (12) com o primeiro braço (26) consiste num pino (31) que é fixo de forma transversal ao primeiro braço (26) e que forma um conjunto rigido com o último. 3 ΡΕ1918498
  4. 4. Dobradiça oculta de acordo com qualquer uma das reivindicações precedentes, caracterizada pelo facto de que o primeiro braço (26) é montado através de dobradiça na primeira parte da dobradiça (11) e que funciona em conjunto com o último de forma móvel.
  5. 5. Dobradiça oculta de acordo com qualquer uma das reivindicações precedentes, caracterizada pelo facto de que o segundo braço (35) é provido com uma aba (39) a qual, numa posição fechada da dobradiça, estende-se ao longo da primeira parte da dobradiça (11).
  6. 6. Dobradiça oculta de acordo com a reivindicação 1, caracterizada pelo facto de que o lado do triângulo (D) imaginário, o qual se estende entre as articulações em dobradiça (33), (36) do segundo braço (35) com o primeiro braço (26) e a primeira parte da dobradiça (11), forma, respectivamente, o lado mais curto do triângulo (D) imaginário.
  7. 7. Dobradiça oculta de acordo com qualquer uma das reivindicações precedentes, caracterizada pelo facto de que um perno (47) em forma de cogumelo é provido no mecanismo de fecho com uma base e uma cabeça alargada, onde esta cabeça pode encaixar por detrás dos bordos laterais da ranhura (46). Dobradiça oculta de acordo com qualquer uma 4 ΡΕ1918498 das reivindicações precedentes, caracterizada pelo facto de que a distância entre o batente no lado da dobradiça (S) da folha (2) e um caixilho (3) no lado da dobradiça da moldura fixa (1), equivale, no máximo, a 1,5 cm e, preferencialmente, no máximo, a 6 mm ao abrir a folha (2).
  8. 9. Dobradiça oculta de acordo com qualquer uma das reivindicações precedentes, caracterizada pelo facto de que a ripa (41) compreende uma dobra dupla (45) e a ranhura longitudinal (46) estende-se para esta dobra dupla (45) na ranhura (41). Lisboa, 29 de Março de 2012
PT07075811T 2006-10-31 2007-09-17 Dobradiça oculta PT1918498E (pt)

Applications Claiming Priority (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
BE2006/0530A BE1017348A3 (nl) 2006-10-31 2006-10-31 Verdektliggend scharnier.

Publications (1)

Publication Number Publication Date
PT1918498E true PT1918498E (pt) 2012-04-11

Family

ID=38070958

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
PT07075811T PT1918498E (pt) 2006-10-31 2007-09-17 Dobradiça oculta

Country Status (6)

Country Link
EP (1) EP1918498B1 (pt)
AT (1) ATE543975T1 (pt)
BE (1) BE1017348A3 (pt)
ES (1) ES2382006T3 (pt)
PL (1) PL1918498T3 (pt)
PT (1) PT1918498E (pt)

Families Citing this family (9)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
DE102012017035A1 (de) * 2012-08-28 2014-04-03 Wilh. Schlechtendahl & Söhne GmbH & Co. KG Beschlag zur verdeckten Anordnung im Falz zwischen einem Flügel und einem Rahmen eines Fensters, einer Tür oder dergleichen
DE102012222213A1 (de) * 2012-12-04 2014-06-05 Aug. Winkhaus Gmbh & Co. Kg Zur verdeckten Anordnung vorgesehenes Ecklager und Fenster mit einem Ecklager
DE202013009586U1 (de) * 2013-10-22 2013-12-12 Siegenia-Aubi Kg Beschlag für Fenster, Türen oder dergleichen
DE202014007902U1 (de) 2014-10-06 2014-10-28 Siegenia-Aubi Kg Winkelförmiger Beschlag
ITUB20152220A1 (it) 2015-07-15 2017-01-15 Fapim S P A Cerniera a scomparsa
BE1023748B1 (nl) 2016-01-07 2017-07-11 PARYS Emmanuel Diederich Camille VAN Verdektliggend scharnier voor een draai-kip en kip-draai raam en raam daarmee uitgerust
US11814887B2 (en) 2019-12-20 2023-11-14 Innovations By Fisher, Llc Concealable hinge
CN110984744B (zh) * 2020-01-04 2024-04-16 佛山市顺德区勒流镇汇强金属制品有限公司 一种隐藏式铰链
IT202100019229A1 (it) 2021-07-20 2023-01-20 Masterlab S R L Sistema di incernieramento a scomparsa per porte o finestre.

Family Cites Families (3)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
DE9017599U1 (pt) * 1990-02-27 1991-03-14 W. Hautau Gmbh, 3068 Helpsen, De
DE4414523A1 (de) * 1994-04-26 1995-11-02 Winkhaus Fa August Dreh-Beschlag oder Dreh-Kipp-Beschlag von Fenstern, Türen oder dergleichen
DE102004060728A1 (de) * 2004-12-17 2006-07-06 Aug. Winkhaus Gmbh & Co. Kg Fenster

Also Published As

Publication number Publication date
EP1918498A1 (en) 2008-05-07
EP1918498B1 (en) 2012-02-01
ES2382006T3 (es) 2012-06-04
PL1918498T3 (pl) 2012-07-31
ATE543975T1 (de) 2012-02-15
BE1017348A3 (nl) 2008-06-03

Similar Documents

Publication Publication Date Title
PT1918498E (pt) Dobradiça oculta
US6487755B1 (en) Hidden hinge
JP5111111B2 (ja) 蝶番
BR112018017323B1 (pt) Dobradiça com meio de abertura elástico para folhas de porta de mobília
JP2005530064A (ja) ユニバーサルジョイントヒンジ
RU2005119884A (ru) Элемент шарнирного крепления для окон и дверей с открывающейся створкой и поворотной открывающейся створкой
ITMI20050181A1 (it) Dispositivo di apertura-chiusura di un'anta a ribalta di un mobile
ES2836116T3 (es) Sistema de puerta
TWI694204B (zh) 鉸鏈及鉸鏈用支架
US5493759A (en) Articulated furniture hinge having a pivotally adjustable hinge arm producing lateral or vertical member translation
EP1508663B1 (en) An improved pivot window with at least one auxiliary opening device
ES2699781T3 (es) Herraje para puertas ventanas o similar
US20080000159A1 (en) Zero-Moment Adjuster for Window Assembly
US20100071266A1 (en) Window operating mechanism
ES2221260T3 (es) Bisagra de mueble.
KR101720461B1 (ko) 여닫이 창문 개폐구조
JP2018109300A (ja) 内蔵型多軸丁番
ES2920482T3 (es) Puerta de ducha
JPH0427089A (ja) 扉内付け用ヒンジ
JP3213287B2 (ja) 扉内配置型の4枢軸型隠し蝶番
US1528834A (en) Mechanism for locking casement windows, hinged shutters, and the like
JP2589363Y2 (ja) ヒンジ
US6178698B1 (en) Balanced door closing apparatus
KR102181562B1 (ko) 개방각도가 확대된 여닫이 도어
ES2218716T3 (es) Bisagra con preferencia bisagra de mueble.