PT1881090E - Composição electrolítica e processo para a deposição de uma camada de liga de zinco-níquel num substrato de ferro fundido ou de aço - Google Patents

Composição electrolítica e processo para a deposição de uma camada de liga de zinco-níquel num substrato de ferro fundido ou de aço Download PDF

Info

Publication number
PT1881090E
PT1881090E PT60145190T PT06014519T PT1881090E PT 1881090 E PT1881090 E PT 1881090E PT 60145190 T PT60145190 T PT 60145190T PT 06014519 T PT06014519 T PT 06014519T PT 1881090 E PT1881090 E PT 1881090E
Authority
PT
Portugal
Prior art keywords
zinc
deposition
nickel
electrolytic composition
substrate
Prior art date
Application number
PT60145190T
Other languages
English (en)
Inventor
Dieter Harald Gollan
Gerard Patron
Thomas Helden
Andreas Heinz Kirchhof
Original Assignee
Enthone
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Enthone filed Critical Enthone
Publication of PT1881090E publication Critical patent/PT1881090E/pt

Links

Classifications

    • CCHEMISTRY; METALLURGY
    • C25ELECTROLYTIC OR ELECTROPHORETIC PROCESSES; APPARATUS THEREFOR
    • C25DPROCESSES FOR THE ELECTROLYTIC OR ELECTROPHORETIC PRODUCTION OF COATINGS; ELECTROFORMING; APPARATUS THEREFOR
    • C25D3/00Electroplating: Baths therefor
    • C25D3/02Electroplating: Baths therefor from solutions
    • C25D3/56Electroplating: Baths therefor from solutions of alloys
    • C25D3/565Electroplating: Baths therefor from solutions of alloys containing more than 50% by weight of zinc
    • CCHEMISTRY; METALLURGY
    • C23COATING METALLIC MATERIAL; COATING MATERIAL WITH METALLIC MATERIAL; CHEMICAL SURFACE TREATMENT; DIFFUSION TREATMENT OF METALLIC MATERIAL; COATING BY VACUUM EVAPORATION, BY SPUTTERING, BY ION IMPLANTATION OR BY CHEMICAL VAPOUR DEPOSITION, IN GENERAL; INHIBITING CORROSION OF METALLIC MATERIAL OR INCRUSTATION IN GENERAL
    • C23CCOATING METALLIC MATERIAL; COATING MATERIAL WITH METALLIC MATERIAL; SURFACE TREATMENT OF METALLIC MATERIAL BY DIFFUSION INTO THE SURFACE, BY CHEMICAL CONVERSION OR SUBSTITUTION; COATING BY VACUUM EVAPORATION, BY SPUTTERING, BY ION IMPLANTATION OR BY CHEMICAL VAPOUR DEPOSITION, IN GENERAL
    • C23C18/00Chemical coating by decomposition of either liquid compounds or solutions of the coating forming compounds, without leaving reaction products of surface material in the coating; Contact plating
    • C23C18/16Chemical coating by decomposition of either liquid compounds or solutions of the coating forming compounds, without leaving reaction products of surface material in the coating; Contact plating by reduction or substitution, e.g. electroless plating
    • C23C18/48Coating with alloys
    • C23C18/50Coating with alloys with alloys based on iron, cobalt or nickel

Landscapes

  • Chemical & Material Sciences (AREA)
  • Engineering & Computer Science (AREA)
  • Chemical Kinetics & Catalysis (AREA)
  • Materials Engineering (AREA)
  • Metallurgy (AREA)
  • Organic Chemistry (AREA)
  • Electrochemistry (AREA)
  • General Chemical & Material Sciences (AREA)
  • Mechanical Engineering (AREA)
  • Electroplating And Plating Baths Therefor (AREA)
  • Electroplating Methods And Accessories (AREA)

Description

DESCRIÇÃO
COMPOSIÇÃO ELECTROLÍTICA E PROCESSO PARA A DEPOSIÇÃO DE UMA CAMADA DE LIGA DE ZINCO-NÍQUEL NUM SUBSTRATO DE FERRO
FUNDIDO OU DE AÇO A presente invenção é relativa a uma composição electrolit ica para a deposição de uma camada de liga de zinco-níquel sobre um substrato, em particular um substrato de ferro fundido ou um substrato de aço.
Com vista a melhorar as propriedades superficiais de substratos, em particular em termos de resistência à corrosão, os mesmos são revestidos com revestimentos galvanizados. Conhece-se do estado da técnica uma série de diferentes processos de revestimento para a deposição de diferentes camadas metálicas sobre superfícies de substratos. Por as ligas de zinco-níquel apresentarem uma melhor capacidade anticorrosão do que as camadas apenas de zinco, existe um grande interesse na deposição de ligas de zinco-níquel para melhorar a resistência à corrosão sobre superfícies de substratos.
Sobretudo para ir ao encontro dos requisitos cada vezes mais exigentes ao nível das superfícies de ferro fundido e de aço e da renúncia ao cádmio por parte da indústria automóvel e de aviação, desenvolveu-se nos últimos anos diversos processos para a deposição de camadas de liga de zinco-níquel sobre esse tipo de superfícies de substratos. 0 objetivo comum a estes desenvolvimentos foi o de depositar as ligas de zinco-níquel com um teor de níquel definido. Com os processos conhecidos do estado da técnica, deposita-se normalmente teores de níquel entre 10 a 15%, o que proporciona uma proteção anticorrosão o maior possível.
De modo a depositar essas ligas de zinco-níquel, emprega-se de acordo com o estado da técnica essencialmente dois eletrólitos diferentes. Estes são, por um lado, banhos de liga de zinco-níquel alcalinos e, por outro, banhos contendo cloreto de amónio ligeiramente ácidos. No entanto, os dois tipos de banho apresentam contudo desvantagens consideráveis.
Caso se empregue banhos alcalinos, será apenas possível atingir baixas velocidade de deposição e surgem em particular dificuldades em termos da deposição de substratos de ferro fundido ou de aço. Outra desvantagem é a de os banhos conterem grandes concentrações de substâncias fortemente complexantes, o que leva a uma sobrecarga das águas residuais com estes complexantes com frequência orgânicos e requerendo, por isso, etapas adicionais de tratamento de águas residuais.
Os banhos ligeiramente ácidos contendo cloreto de amónio para a deposição de camadas de liga de zinco-níquel permitem a deposição de camadas resistentes à corrosão com taxas de incorporação de níquel de 10 a 15% de massa, mas apresentam contudo a desvantagem típica dos eletrólitos ácidos levarem com frequência à falta de uniformidade de distribuições de metal nas camadas. Além disso, os iões de amónio que se encontram nos eletrólitos são relevantes em termos ambientais e sobrecarregam extremamente as águas residuais. A concentração de amónio nas águas residuais de estações de galvanização é estritamente regulada e está sujeita a um controlo constante. De modo a respeitar os requisitos impostos pelas autoridades, é necessário em consequência disso realizar tratamentos de águas residuais dispendiosos e caros. Os eletrólitos de zinco-níquel contendo cloreto de amónio para a deposição de camadas de liga correspondentes são conhecidos, por exemplo, das patentes norte-americanas US 4388160 e US 4765871. Além disso, conhece-se do US 4832802 um eletrólito contendo cloreto de amónio à base de cloreto de níquel ou sulfato de níquel como suporte de sal metálico de níquel. Os eletrólitos anteriormente referidos apresentam tipicamente cloreto de amónio numa concentração até 300 g/L, o que requer um tratamento dispendioso das águas residuais.
Devido à distribuição geralmente má do elemento de liga e da espessura da camada, que se consegue quando se emprega eletrólitos contendo cloreto de amónio deste tipo, e devido aos problemas resultantes das águas residuais quando se emprega cloreto de amónio, desenvolveu-se eletrólitos de zinco-níquel para funcionar em meio alcalino.
As camadas de liga de zinco-níquel depositadas a partir desses eletrólitos de zinco-níquel alcalinos mostram tipicamente taxas de incorporação de 10 a 15% de massa de níquel.
Um eletrólito típico deste tipo, como também revelado no US 4765871, apresenta 6 a 17 g/L de zinco, 0,8 a 2,3 g/L de níquel e 112 a 186 g/L de hidróxido de sódio ou hidróxido de potássio.
Contudo, os eletrólitos deste tipo também dão mostras de ser pouco adequados ao revestimento de ferro fundido ou de aços muito resistentes, como os que são empregues, por exemplo, como materiais de construção para pinças de travão na indústria automóvel. Apenas após medidas de ativação superficial dispendiosas e/ou com deposições de zinco prévias, é possível revestir por deposição estes materiais com uma suficiente qualidade com uma camada de liga de zinco-níquel a partir de um eletrólito alcalino. A par destes problemas, também a baixa velocidade de deposição reduz contudo o resultado económico destes processos de revestimento. A partir da publicação alemã DE 101 46 559, conhece-se um eletrólito à base de cloreto de potássio e acetato de sódio, que apresenta ainda ácido salicílico e ácido nicotínico. Como sistema abrilhantador, o eletrólito aí descrito apresenta um sistema composto por sacarina, um sal de potássio de um naftol polialcoxilado sulfopropilado e etoxilato de alcanol. As camadas de liga de zinco-níquel depositadas a partir daí são resistentes à corrosão e de elevado brilho, mas apresentam contudo uma grande tensão interna. 0 EP1295967 e o SU524866 revelam eletrólitos para a deposição de ligas de zinco-níquel sobre superfícies metálicas, em que os eletrólitos contêm, entre outros, um ácido aminoacético.
Tendo em consideração o anteriormente referido, a presente invenção tem por conseguinte o objetivo de disponibilizar uma composição eletrolítica e um processo para a deposição de uma camada de liga de zinco-níquel sobre um substrato, em particular um substrato de ferro fundido ou de aço, que torne possível superar os problemas conhecidos do estado da técnica.
Este objetivo é atingido em termos da composição eletrolítica por meio de uma composição eletrolítica de acordo com a reivindicação 1, para a deposição de uma camada de liga de zinco-níquel sobre um substrato, que se caracteriza por a composição eletrolítica apresentar ácido aminoacético. A adição de ácido aminoacético a um eletrólito que apresenta zinco e níquel leva de modo surpreendente à deposição de camadas de liga de zinco-níquel, que têm um teor de níquel de 10 a 18% de massa e que não têm praticamente tensão interna.
As composições eletrolíticas de acordo com a invenção têm por base um halogeneto alcalino, preferencialmente um halogeneto de potássio, com particular preferência cloreto de potássio como sal condutor, e apresentam ainda um acetato do grupo composto por acetato de sódio, acetato de potássio ou acetato de amónio ou misturas dos mesmos. A composição eletrolítica de acordo com a invenção apresenta uma relação molar de acetato: ácido aminoacético de aproximadamente 0,35 a aproximadamente 0,91.
Em termos preferenciais, a composição eletrolitica de acordo com a invenção apresenta ácido bórico e um sistema abrilhantador composto por sacarina, benzalacetona, ortoclorobenzaldeído, etoxilato de octanol, e um sal de potássio de um naftol polialcoxilado sulfopropilado.
Neste caso, a concentração de ácido bórico pode encontrar-se entre aproximadamente 10 e 30, preferencialmente entre 15 a 20 g/L. O sistema abrilhantador preferencialmente empregue apresenta de 2 a 4 g/L de sacarina de sódio, 0,025 a 0,2 g/L de benzalacetona, 0, 006 a 0,01 g/L de ortoclorobenzaldeído, 0,8 - 1,2 g/L de etoxilato de octanol, bem como 2,5 a 3,2 g/L de sal de potássio do naftol polialcoxilado sulfopropilado. Além disso, o sistema abrilhantador pode apresentar 0,5 a 1,0 g/L de ácido piridinossulfónico. O cloreto de potássio preferencialmente empregue como sal condutor na composição eletrolitica pode estar presente numa concentração de aproximadamente 190 a 220 g/L na composição. O ácido aminoacético adicionado de acordo com a invenção pode estar presente, em função do sistema eletrolítico, numa concentração de 10 a 50 g/L, preferencialmente de cerca de 30 g/L na composição eletrolitica.
Em termos do processo, o objetivo é atingido por um processo para a deposição de uma camada de liga de zinco-niquel sobre um substrato, em particular um substrato de ferro fundido ou de aço, no qual o substrato a ser revestido, em particular um substrato de ferro fundido ou de aço, é feito contactar com a composição eletrolitica de acordo com a invenção mediante a aplicação de corrente.
Neste caso, a temperatura da composição eletrolitica pode ser entre cerca de 20°C e cerca de 60°C, de preferência entre 30°C e 40°C. É possível ajustar a densidade de corrente a ser ajustada para a deposição da camada entre cerca de 0,5 e cerca de 5 A/dm2, de preferência entre 1,0 e 3,5 A/dm2. A invenção será explicada a título de exemplo com base nos exemplos de execução que se seguem, sem que a invenção fique a estes limitada.
Exemplo de execução 1:
Faz-se contactar um substrato de ferro fundido, a uma temperatura entre 33 e 36°C e com uma densidade de corrente ajustada de 1,0 a 3,5 A/dm2, com uma composição eletrolítica do seguinte tipo:
cloreto de zinco: 60-70 g/L
cloreto de níquel x 6 H20: 100 - 130 g/L
cloreto de potássio: 190 - 220 g/L
ácido bórico: 15 - 20 g/L
acetato de sódio * 3H20: 25 g/L
ácido aminoacético: 30 g/L
sacarina de sódio: 2-4 g/L
benzalacetona: 0,025 - 0,20 g/L
ortoclorobenzaldeido: 0,006 - 0,01 g/L
etoxilato de octanol: 0,8 - 1,2 g/L
sal de potássio do naftol polialcoxilado sulfopropilado: 2,5 - 3,2 g/L O valor de pH da composição eletrolítica aqui descrita encontra-se entre 5 e 6.
Exemplo de execução 2:
Faz-se contactar um substrato de ferro fundido, a uma temperatura entre 33 e 36°C e com uma densidade de corrente ajustada de 1,0 a 3,5 A/dm2, com uma composição eletrolítica do seguinte tipo:
cloreto de zinco: 60 - 70 g/L
cloreto de níquel x 6 H20: 100 - 130 g/L cloreto de potássio: 190 - 220 g/L
ácido bórico: 15 - 20 g/L
acetato de sódio * 3H20: 25 g/L
ácido aminoacético: 30 g/L
sacarina de sódio: 2-4 g/L
benzalacetona: 0,025 - 0,050 g/L
ácido piridinossulfónico: 0,5 - 1,0 g/L
etoxilatos de octanol: 0,8 - 1,2 g/L
sal de potássio do naftol polialcoxilado sulfopropilado: 2,5 - 3,2 g/L O valor de pH da composição eletrolitica aqui descrita encontra-se entre 5 e 6.
Exemplo de execução 3:
Fez-se contactar substratos de aço e substratos de aço para a galvanização em tambor a uma temperatura entre 33 e 35°C com uma composição eletrolitica do seguinte tipo. cloreto de zinco: 60 - 76 g/L
cloreto de níquel x 6 H20: 100 - 130 g/L
cloreto de potássio: 190 - 220 g/L
ácido bórico: 15 - 20 g/L
acetato de potássio: 25 g/L
ácido aminoacético: 30 g/L
sacarina de sódio: 2-4 g/L
benzalacetona: 0,025 - 0,050 g/L
ortoclorobenzaldeído: 0, 008 - 0,012 g/L
etoxilatos de octanol: 0,8 - 1,2 g/L
sal de potássio do naftol polialcoxilado sulfopropilado: 2,5 - 3,2 g/L
Ajustou-se neste caso uma densidade de corrente entre 0,5 e 1,0 A/dm2. O valor de pH da composição eletrolitica era entre 5 e 6.
DOCUMENTOS REFERIDOS NA DESCRIÇÃO
Esta lista de documentos referidos pelo autor do presente pedido de patente foi elaborada apenas para informação do leitor. Não é parte integrante do documento de patente europeia. Não obstante o cuidado na sua elaboração, o IEP não assume qualquer responsabilidade por eventuais erros ou omissões.
Documentos de patente referidos na descrição • US 4388160 A [0006] • US 4765871 A [0006] [0009] • US 4832802 A [0006] • DE 10146559 [0011] • EP 1295967 A [0012] • SU 524866 [0012]
Lisboa, 19 de Novembro de 2015

Claims (7)

  1. REIVINDICAÇÕES 1. Composição eletrolítica para a deposição de uma camada de liga de zinco-níquel com um teor de níquel de 10 a 18% de massa sobre um substrato, em que a composição eletrolítica contém iões de zinco e iões de níquel, caracterizada por a composição eletrolítica apresentar ácido aminoacético e um acetato do grupo composto por acetato de sódio, acetato de potássio, acetato de amónio ou misturas destes, numa relação molar de acetato : ácido aminoacético de 0,35 a 0,91.
  2. 2. Composição eletrolítica de acordo com a reivindicação 1, caracterizada por apresentar ainda pelo menos um halogeneto alcalino, de preferência halogeneto de potássio, com particular preferência cloreto de potássio.
  3. 3. Composição eletrolítica de acordo com uma das reivindicações anteriores, caracterizada por apresentar ainda ácido bórico.
  4. 4. Composição eletrolítica de acordo com uma das reivindicações anteriores, caracterizada por apresentar ainda um sistema abrilhantador.
  5. 5. Processo para a deposição de uma camada de liga de zinco-níquel com um teor de níquel de 10 a 18% de massa sobre um substrato, em particular um substrato de ferro fundido ou de aço, caracterizado por, com vista à deposição, se fazer contactar o substrato, mediante aplicação de corrente, com uma composição eletrolítica de acordo com uma das reivindicações 1 a 4.
  6. 6. Processo de acordo com a reivindicação 5, caracterizado por o substrato contactar, a uma temperatura entre 20°C e 60°C, de preferência entre 30°C e 40°C, com a composição eletrolitica.
  7. 7. Processo de acordo com uma das reivindicações 5 ou 6, caracterizado por, com vista à deposição da camada, se ajustar uma densidade de corrente entre 0,5 e 5 A/dm2, de preferência entre 1,0 e 3,5 A/dm2. Lisboa, 19 de Novembro de 2015
PT60145190T 2006-07-13 2006-07-13 Composição electrolítica e processo para a deposição de uma camada de liga de zinco-níquel num substrato de ferro fundido ou de aço PT1881090E (pt)

Applications Claiming Priority (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
EP06014519.0A EP1881090B1 (de) 2006-07-13 2006-07-13 Elektrolytzusammensetzung und Verfahren zur Abscheidung einer Zink-Nickel-Legierungsschicht auf einem Gusseisen- oder Stahlsubstrat

Publications (1)

Publication Number Publication Date
PT1881090E true PT1881090E (pt) 2015-12-01

Family

ID=37499374

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
PT60145190T PT1881090E (pt) 2006-07-13 2006-07-13 Composição electrolítica e processo para a deposição de uma camada de liga de zinco-níquel num substrato de ferro fundido ou de aço

Country Status (6)

Country Link
US (1) US8435398B2 (pt)
EP (1) EP1881090B1 (pt)
ES (1) ES2553730T3 (pt)
HU (1) HUE026918T2 (pt)
PL (1) PL1881090T3 (pt)
PT (1) PT1881090E (pt)

Families Citing this family (4)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
DE102008007133A1 (de) * 2008-01-31 2009-08-06 Metallveredelung Huber Gmbh Beschichtung enthaltend einen galvanisch aufgebrachten Korrosionsschutz, insbesondere auf Beschlagteilen, sowie ein Verfahren zur Herstellung einer Beschichtung
FR2956123B1 (fr) * 2010-02-08 2017-10-27 Dalic Procede de protection d'un substrat metallique contre la corrosion et l'abrasion, et substrat metallique obtenu par ce procede.
EP2784188B2 (en) * 2013-03-26 2018-04-25 ATOTECH Deutschland GmbH Process for corrosion protection of iron containing materials
CN104651888B (zh) * 2015-03-04 2017-03-22 武汉风帆电化科技股份有限公司 一种弱酸性至中性具有高耐蚀性锌镍合金电镀添加剂及电镀液

Family Cites Families (13)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
US3930965A (en) * 1974-03-18 1976-01-06 Mcgean Chemical Company, Inc. Zinc-copper alloy electroplating baths
SU524866A1 (ru) * 1975-04-10 1976-08-15 Предприятие П/Я А-7697 Электролит дл осаждени цинк-никелевых сплавов
US4146441A (en) * 1977-10-06 1979-03-27 R. O. Hull & Company, Inc. Additive compositions, baths, and methods for electrodepositing bright zinc deposits
US4388160A (en) * 1980-02-20 1983-06-14 Rynne George B Zinc-nickel alloy electroplating process
US4765871A (en) * 1981-12-28 1988-08-23 The Boeing Company Zinc-nickel electroplated article and method for producing the same
US4543166A (en) * 1984-10-01 1985-09-24 Omi International Corporation Zinc-alloy electrolyte and process
US4825009A (en) * 1985-12-23 1989-04-25 Shell Oil Company Preparation of nonionic surfactants
JPH01219188A (ja) * 1988-02-26 1989-09-01 Okuno Seiyaku Kogyo Kk 亜鉛−ニッケル合金めっき浴
US4832802A (en) * 1988-06-10 1989-05-23 Mcgean-Rohco, Inc. Acid zinc-nickel plating baths and methods for electrodepositing bright and ductile zinc-nickel alloys and additive composition therefor
JP2901523B2 (ja) * 1995-08-09 1999-06-07 日本カニゼン株式会社 無電解黒色めっき浴組成と皮膜の形成方法
US6238542B1 (en) * 1998-09-15 2001-05-29 Thomas Helden Water soluble brighteners for zinc and zinc alloy electrolytes
DE10146559A1 (de) * 2001-09-21 2003-04-10 Enthone Omi Deutschland Gmbh Verfahren zur Abscheidung einer Zink-Nickel-Legierung aus einem Elektrolyten
CN101273157A (zh) * 2005-06-20 2008-09-24 百富可公司 锌镍合金电镀系统

Also Published As

Publication number Publication date
US8435398B2 (en) 2013-05-07
EP1881090B1 (de) 2015-09-16
HUE026918T2 (en) 2016-07-28
EP1881090A1 (de) 2008-01-23
PL1881090T3 (pl) 2016-03-31
ES2553730T3 (es) 2015-12-11
US20080110762A1 (en) 2008-05-15

Similar Documents

Publication Publication Date Title
Ghaziof et al. Electrodeposition of single gamma phased Zn–Ni alloy coatings from additive-free acidic bath
US4804446A (en) Electrodeposition of chromium from a trivalent electrolyte
KR910007162B1 (ko) 고내식성 전기복합도금강판 및 그 제조방법
US4904544A (en) Zn-based composite-plated metallic material and plating method
PT1881090E (pt) Composição electrolítica e processo para a deposição de uma camada de liga de zinco-níquel num substrato de ferro fundido ou de aço
Brito et al. The electrodeposition of Ni-Cu and Ni-Cu-P from aspartate-based baths
Wang et al. Effect of additives and heat treatment on the formation and performance of electroless nickel-boron plating on AZ91D Mg alloy
EP2096193B1 (en) Process for the preparation of corrosion resistant zinc and zinc-nickel plated linear or complex shaped parts
CN101532150B (zh) 电沉积铜-氮化铝高性能复合涂层镀液及其镀覆方法
US3892638A (en) Electrolyte and method for electrodepositing rhodium-ruthenium alloys
Chai et al. Pretreatment behaviors and improved corrosion resistance for Cu/Co-Ni-Cu coating electrodeposition on Magnesium alloy
Domínguez-Ríos et al. Effect of tartrate salt concentration on the morphological characteristics and composition of Cu-Zn electroless plating on zamak 5 zinc alloy
EP2784188B1 (en) Process for corrosion protection of iron containing materials
WO2011011845A1 (pt) Melhoria em banho de cobre toque alcalino isento de cianetos visando a obtenção de aderência satisfatória sobre zamac e aumento de brilho
JPS6141774A (ja) 水性・無電解ニツケル改良浴及び方法
CN102482792A (zh) 镍系统
JP4862484B2 (ja) 電気亜鉛めっき鋼板の製造方法
Jellesen et al. The electrochemical deposition of tin-nickel alloys and the corrosion properties of the coating
KR20010048741A (ko) 아연-니켈 합금전기도금용액 및 이 용액을 이용한아연-니켈 합금전기도금강판의 제조방법
Rudnik Electrochemical codeposition of nickel and tin from gluconate solutions
JPH03120393A (ja) Zn―Cr電気めっき鋼板の製造方法
Ovchinnikova et al. Kinetics of Electrodeposition of Nickel–Cobalt–Alumina Composite Electrochemical Coating
Zhao et al. Galvanic replacement deposited copper layer as an efficient activator to realize electroless Ni-P plating on aluminum
RU2013469C1 (ru) Электролит для нанесения покрытий из сплава никель-кадмий
CN114808050A (zh) 一种纳米镀镍药液及镀镍方法