PT1860748E - Aparelhagem eléctrica estanque para montagem saliente ou encastrada numa parede - Google Patents

Aparelhagem eléctrica estanque para montagem saliente ou encastrada numa parede Download PDF

Info

Publication number
PT1860748E
PT1860748E PT07290276T PT07290276T PT1860748E PT 1860748 E PT1860748 E PT 1860748E PT 07290276 T PT07290276 T PT 07290276T PT 07290276 T PT07290276 T PT 07290276T PT 1860748 E PT1860748 E PT 1860748E
Authority
PT
Portugal
Prior art keywords
plate
electrical apparatus
decorative trim
decorative
sealed electrical
Prior art date
Application number
PT07290276T
Other languages
English (en)
Inventor
Jean-Marc Liboutet
Eric Dumas
Daniel Mullier
Original Assignee
Legrand France
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Legrand France filed Critical Legrand France
Publication of PT1860748E publication Critical patent/PT1860748E/pt

Links

Classifications

    • HELECTRICITY
    • H02GENERATION; CONVERSION OR DISTRIBUTION OF ELECTRIC POWER
    • H02GINSTALLATION OF ELECTRIC CABLES OR LINES, OR OF COMBINED OPTICAL AND ELECTRIC CABLES OR LINES
    • H02G3/00Installations of electric cables or lines or protective tubing therefor in or on buildings, equivalent structures or vehicles
    • H02G3/02Details
    • H02G3/08Distribution boxes; Connection or junction boxes
    • H02G3/10Distribution boxes; Connection or junction boxes for surface mounting on a wall
    • HELECTRICITY
    • H02GENERATION; CONVERSION OR DISTRIBUTION OF ELECTRIC POWER
    • H02GINSTALLATION OF ELECTRIC CABLES OR LINES, OR OF COMBINED OPTICAL AND ELECTRIC CABLES OR LINES
    • H02G3/00Installations of electric cables or lines or protective tubing therefor in or on buildings, equivalent structures or vehicles
    • H02G3/02Details
    • H02G3/08Distribution boxes; Connection or junction boxes
    • H02G3/088Dustproof, splashproof, drip-proof, waterproof, or flameproof casings or inlets
    • HELECTRICITY
    • H02GENERATION; CONVERSION OR DISTRIBUTION OF ELECTRIC POWER
    • H02GINSTALLATION OF ELECTRIC CABLES OR LINES, OR OF COMBINED OPTICAL AND ELECTRIC CABLES OR LINES
    • H02G3/00Installations of electric cables or lines or protective tubing therefor in or on buildings, equivalent structures or vehicles
    • H02G3/02Details
    • H02G3/08Distribution boxes; Connection or junction boxes
    • H02G3/14Fastening of cover or lid to box

Landscapes

  • Engineering & Computer Science (AREA)
  • Architecture (AREA)
  • Civil Engineering (AREA)
  • Structural Engineering (AREA)
  • Casings For Electric Apparatus (AREA)
  • Switch Cases, Indication, And Locking (AREA)

Description

ΕΡ 1 860 748 /PT
DESCRIÇÃO "Aparelhagem eléctrica estanque para montagem saliente ou encastrada numa parede" 0 presente invento refere-se, de modo geral, a aparelhagens eléctricas estanques, tais como, por exemplo, interruptores, comutadores e tomadas de corrente. O mesmo refere-se, mais em particular, a uma aparelhagem eléctrica estanque, que inclui um elemento de montagem de, pelo menos, um mecanismo de aparelhagem, uma tampa para ligar à parte da frente do referido elemento de montagem e uma junta de estanqueidade periférica disposta entre a referida tampa e o referido elemento de montagem.
Antecedentes tecnológicos
Actualmente, as aparelhagens eléctricas estanques são na sua maioria aparelhagens para ligar de modo saliente a uma parede qualquer.
Estas aparelhagens eléctricas compreendem uma caixa aberta na parte da frente, alojando o ou os mecanismos da aparelhagem. Esta caixa é fechada por meio de uma guarnição decorativa que tem a função de tornar estanque a referida aparelhagem eléctrica. Esta guarnição decorativa leva um botão se a aparelhagem eléctrica for um interruptor ou um comutador, ou apresenta um encaixe fêmea para inserção de uma ficha, se a aparelhagem eléctrica for uma tomada de corrente.
Para assegurar a estanqueidade entre a caixa e a guarnição decorativa, é disposta uma junta entre a periferia das suas faces em contacto. Os meios de fixação da guarnição decorativa na caixa devem ser então suficientemente robustos para poderem comprimir a junta de estanqueidade a fim desta última assegurar correctamente a sua função.
Para isso, os meios de fixação compreendem, em geral, parafusos de fixação, cujos corpos roscados são inseridos através de aberturas da guarnição decorativa e aparafusados em perfurações roscadas de condutas da caixa, e cujas cabeças se apoiam contra a guarnição decorativa. 2
ΕΡ 1 860 748 /PT
Os meios de fixação podem incluir também meios de engate, tais como dentes que se vão alojar em aberturas correspondentes. No entanto, para que estes meios de engate assegurem uma compressão suficiente da junta de estanqueidade, os mesmos não devem ser desmontáveis sem o auxilio de uma ferramenta inserida numa abertura de acesso.
Um tal dispositivo é descrito no documento DE-A 199 03 316. O inconveniente principal de tais meios de fixação por parafusos ou por engate é que os mesmos necessitam da perfuração de aberturas na guarnição decorativa através das quais se pode infiltrar a humidade.
Assim, para que uma tal aparelhagem satisfaça o nível de estanqueidade requerido com um índice de protecção, pelo menos, igual a 55, é necessário tornar estanques individualmente as aberturas com o auxílio de juntas apropriadas.
Por outro lado, este princípio de fixação por parafusos ou por engate da tampa (guarnição decorativa) na caixa (para colocação saliente) não podem ser aplicado directamente às aparelhagens de encastrar, tendo em conta a ausência nas caixas de encastramento actuais de formas idênticas às das caixas para colocação saliente que permitem o aparafusamento ou o engate da tampa.
OBJECTO DO INVENTO A fim de remediar os inconvenientes acima mencionados do estado da técnica, o presente invento propõe uma aparelhagem eléctrica estanque com um índice de protecção, pelo menos, igual a 55, de realização simples, fiável e barata, e que pode ser disposta tanto saliente como encastrada numa parede.
Mais em particular, é proposto de acordo com o invento uma aparelhagem eléctrica estanque, tal como definido na introdução, na qual a tampa inclui, pelo menos, duas peças distintas, a saber, uma placa que se apresenta com a forma de uma moldura que leva meios de engate, adaptados para cooperarem de maneira desmontável sem ferramentas com os meios de engate complementares do referido elemento de 3 ΕΡ 1 860 748 /PT montagem, e, pelo menos, uma guarnição decorativa que define a função da referida aparelhagem eléctrica estanque a ligar a cada abertura, delimitada interiormente pela referida placa, compreendendo cada guarnição decorativa patilhas, adaptadas para serem inseridas entre os referidos meios de engate da placa e uma parte do referido elemento de montagem para, por um lado, bloquearem os referidos meios de engate da placa nos meios de engate complementares do elemento de montagem, e, por outro lado, gerarem uma esforço de pressão da placa no elemento de montagem, a qual comprime a referida junta de estanqueidade.
Assim, vantajosamente, na aparelhagem eléctrica de acordo com o invento, a tampa, que compreende a placa e a guarnição decorativa é facilmente montada de maneira desmontável sem ferramenta no elemento de montagem. Em particular, os meios de engate desmontáveis da placa, bloqueados pelas patilhas da guarnição decorativa, permitem à placa comprimir suficientemente a junta de estanqueidade entre a placa e o elemento de montagem para assegurar uma boa estanqueidade.
De acordo com uma primeira caracteristica vantajosa da aparelhagem eléctrica estanque de acordo com o invento, cada guarnição decorativa leva lateralmente ou na face da frente meios de bloqueio que cooperaram com a placa para bloquear a guarnição decorativa na placa.
Estes meios de bloqueio asseguram o bloqueio da guarnição decorativa na placa, e por isso mesmo, um bloqueio suplementar dos meios de engate da placa nos meios de engate complementares do elemento de montagem, os quais mantêm a junta de estanqueidade sob pressão. Além disso, a posição destes meios de bloqueio evita que a face de trás da guarnição decorativa seja atravessada por aberturas para a inserção de parafusos de fixação ou da ferramenta. A guarnição decorativa e não inclui também qualquer abertura através da qual possa passar a humidade.
De acordo com uma outra caracteristica vantajosa da aparelhagem eléctrica estanque de acordo com o invento, os meios de bloqueio incluem chaves de quarto de volta, cujas cabeças estão acessíveis na face da frente da guarnição decorativa e cujos pinos estão adaptados para se salientarem 4
ΕΡ 1 860 748 /PT das faces laterais da guarnição decorativa para engatarem em alojamentos laterais da placa e apoiarem-se na mesma.
Vantajosamente, a aparelhagem eléctrica estanque inclui, pelo menos, uma outra junta de estanqueidade periférica disposta entre cada guarnição decorativa e a referida placa.
De preferência, a posição e a forma dos alojamentos na placa são ajustadas para que estes alojamentos fiquem adaptados para receberem de maneira estanque os pinos das chaves de quarto de volta de cada guarnição decorativa, para que os referidos pinos gerem um outro esforço de pressão da guarnição decorativa na placa, a qual comprime a referida outra junta de estanqueidade.
De preferência, a placa inclui um canal periférico que delimita interiormente cada abertura e a qual recebe a outra junta de estanqueidade.
De preferência, a outra junta de estanqueidade é ligada à guarnição decorativa correspondente ou moldada em conjunto com a mesma.
De acordo com uma outra caracteristica vantajosa da aparelhagem eléctrica estanque, de acordo com o invento, as patilhas da guarnição decorativa e os meios de engate da placa apresentam superfícies de contacto inclinados uma em relação à outra que permitem, quando as mesmas entram em contacto inclinadas uma com a outra, por um lado, de empurrar os referidos meios de engate da placa para os meios de engate complementares do elemento de montagem, de maneira a bloquear os mesmos em conjunto e, por outro lado, gerar o referido esforço de pressão da placa no elemento de montagem para comprimir a referida junta de estanqueidade.
Bem entendido que, como variante, poder-se-ia prever que as superfícies de contacto das patilhas da guarnição decorativa e da parte rígida do elemento de montagem estejam inclinadas. Estas superfícies de contacto gerariam esforços sensivelmente idênticos aos descritos anteriormente e tendo os mesmos efeitos.
De preferência, os meios de engate da placa são garras de engate que apresentam cada uma delas uma extremidade 5 ΕΡ 1 860 748 /PT orientada a 135 graus em relação ao corpo direito da referida garra e adaptadas para encaixarem em nervuras de engate que apresentam um declive de recepção com a mesma inclinação, e as referidas superfícies de contacto dos meios de engate estão previstas na parte de trás das garras de engate.
Assim, a inclinação das garras e as referidas nervuras tornam o engate não bloqueado que pode ser desengatado por um esforço de tração simples, exercido na placa.
Outras características vantajosas e não limitativas da aparelhagem eléctrica estanque de acordo com o invento são as seguintes: • as referidas superfícies de contacto das patilhas da guarnição decorativa prolongam-se paralelamente ao corpo direito das garras de engate e as referidas superfícies de contacto das garras de engate são inclinadas em relação ao referido corpo direito; • a referida junta de estanqueidade é ligada ao elemento de montagem ou moldada em conjunto com o mesmo; • a referida junta de estanqueidade é ligada à moldura ou moldada em conjunto com a mesma, e • a placa e a guarnição decorativa são cada uma delas formada numa única peça por moldação de um material de plástico.
De acordo com um primeiro modo de realização da aparelhagem eléctrica estanque, acordo com o invento, o elemento de montagem é uma caixa para ser ligada de modo saliente a uma parede.
De acordo com um outro modo de realização da aparelhagem eléctrica estanque acordo com o invento, o elemento de montagem é um suporte da aparelhagem para a montagem encastrada do mecanismo de aparelhagem no interior de uma caixa de encastrar. 6
ΕΡ 1 860 748 /PT
DESCRIÇÃO PORMENORIZADA DE UM EXEMPLO DE REALIZAÇÃO A descrição que se segue relativa aos desenhos anexos, dados a titulo de exemplos não limitativos, fará melhor compreender em que consiste o invento e como o mesmo pode ser realizado.
Nos desenhos anexos: • a Fig. 1 é uma vista esquemática explodida em perspectiva de uma caixa saliente e de uma placa de um primeiro de realização de uma aparelhagem eléctrica estaque de acordo com o invento; • a Fig. 2 é uma vista esquemática explodida em perspectiva da caixa saliente, da placa e de uma guarnição decorativa da aparelhagem eléctrica estanque da Fig. 1; • a Fig. 3 é uma vista em corte segundo o plano A-A da Fig. 1; • as Figs. 4 e 5 são vistas de pormenor em corte segundo o plano A-A e o plano Ai-Ai da aparelhagem eléctrica estanque da Fig. 2 montada; • a Fig. 6 é uma vista esquemática de frente da guarnição decorativa da Fig. 2; • a Fig. 7 é uma vista esquemática em perspectiva explodida e em corte parcial de um segundo modo de realização da aparelhagem eléctrica estanque de acordo com o invento; • a Fig. 8 é uma vista esquemática explodida em perspectiva de um suporte da aparelhagem e de uma placa de um terceiro modo de realização da aparelhagem eléctrica estanque de acordo com o invento; • a Fig. 9 é uma vista esquemática explodida em perspectiva do suporte da aparelhagem, da placa e de uma guarnição decorativa da aparelhagem eléctrica estanque da Fig. 8, e 7
ΕΡ 1 860 748 /PT • a Fig. 10 é uma vista em corte segundo o plano B-B da
Fig. 9.
Nas Figs. 1 a 6 foi representado um primeiro modo de realização de uma aparelhagem eléctrica estanque 1, que compreende um elemento de montagem, formado por uma caixa 10 para dispor de modo saliente numa parede qualquer (parede ou divisória), e uma tampa que inclui duas peças distintas, a saber, uma placa de 20 com a forma de moldura ajustável na peça dianteira da caixa 10 e uma guarnição decorativa 30 destinada a para fechar uma abertura central 21 delimitada interiormente pela placa 20.
Aqui, a aparelhagem eléctrica estanque é um interruptor, mas a mesma poderia ser um comutador, uma tomada de corrente, um botão de corte rápido de paragem de emergência, um termostato ou um indicador luminoso.
Como mostram as Figs. 1 e 2, caixa 10 da aparelhagem eléctrica 1 tem a forma paralelepipédica, a mesma apresenta quatro paredes laterais delimitam uma parede de fundo quadrada. Duas das suas paredes laterais, uma em frente da outra, incluem entradas de cabos 19 obturadas por opérculos que se podem romper. A parede de fundo da caixa 10 leva, respectivamente, meios de montagem de uma base do mecanismo de aparelhagem (não representado), formado aqui pelas colunas 18, orientadas para a face da frente da caixa 10. A face da frente desta caixa 10 é totalmente aberta. A mesma está delimitada por um bordo periférico 11 (formado pela porção dos bordos livres das paredes laterais da caixa 10), a qual apresenta um ressalto que forma, ao longo do bordo periférico 11, uma nervura 11A saliente (Fig. 3).
Como mostram as Figs. 1, 3 e 4, a placa 20 tem uma forma de moldura com quatro bordos, que delimitam interiormente uma abertura central 21. Esta placa 20 é formada por moldação numa única peça de material de plástico. Os seus quatro bordos apresentam uma mesma secção globalmente em forma de U.
Um dos ramos do U, o ramo interior 20B, que prolonga ao longo da abertura central 21 da placa 20, forma na sua extremidade um canal periférico 22, o qual delimita interiormente a abertura central 21. O canal periférico 22 8 ΕΡ 1 860 748 /PT aloja uma junta de estanqueidade 41, disposta entre a placa de 20 e a guarnição decorativa 30 (ver a Fig. 4). Esta junta de estanqueidade 41 pode ser moldada em conjunto na face de trás da guarnição decorativa 30 ou simplesmente ligada dentro do canal. A porção do outro ramo do U, o ramo exterior 2 0A destina-se a ser aplicado contra o bordo periférico 11 da caixa 10. O mesmo apresenta um ressalto, o qual forma uma nervura 26 saliente, complementar da nervura 11A do bordo periférico 11 da caixa 10, de modo que a placa 20 pode ser encaixada na caixa 10.
Uma junta de estanqueidade periférica 40 está disposta entre a placa 20 e a caixa 10. Mais em particular, a junta de estanqueidade 40 está alojada entre a porção do ramo exterior 20A da placa 20 e do bordo periférico 11 da caixa 10. A junta de estanqueidade pode ser moldada em conjunto com ou ligada quer ao longo da porção do ramo exterior 20A da placa de 20 quer ao longo do bordo periférico 11 da caixa 10.
De acordo com uma caracteristica vantajosa do invento, a placa 20 leva meios de engate 24, adaptados para cooperarem, de modo desmontável sem ferramentas com os meios de engate complementares 12 da caixa 10.
Mais precisamente, como mostram as Figs. 1 e 3, a placa 20 inclui dois pares de garras de engate 24, dispostas parte de trás com parte de trás nos dois bordos opostos da sua abertura central 21.
Cada garra de engate 24 apresenta um corpo direito 24A, que se prolonga a partir da porção do ramo interior 20B da placa 20 no prolongamento do referido ramo para a parede de fundo da caixa 10, e uma extremidade 24B orientada para o ramo exterior 20A da placa 20. A extremidade 24B de cada garra de engate 24 apresenta uma face superior plana 24C, a voltada para face da frente da aparelhagem eléctrica estaque 1, que está inclinada com um ângulo superior a 90 graus em relação à direcção de acordo com a qual se prolonga o corpo direito 24A, aqui igual a cerca de 135 graus. 9
ΕΡ 1 860 748 /PT
Além disso, as duas paredes laterais opostas da caixa 10, destinadas a serem dispostas em frente das garras de engate 24 da placa 20 levam nervuras de engate 12, que formam os referidos meios de engate complementares. As nervuras de engate 12 apresentam comprimentos iguais às larguras das garras de engate 24. Estas nervuras de engate 12 apresentam faces inferiores 12A viradas para a parede de fundo da caixa 10, nas quais se pretende que sejam encaixadas as referidas extremidades 24B das garras de engate 24. Cada face inferior 12A é uma superfície plana inclinada com um ângulo de cerca de 135 graus em relação à parede da caixa que leva a correspondente nervura de engate 12, de modo que as faces superiores 24C das extremidades 24B das garras de engate 24 possam deslizar de modo plano sobre as referidas faces inferiores 12A das nervuras de engate 12 (ver as Figs. 3 e 4) .
Como mostram mais em particular as Figs. 1, 3 e 4, as paredes laterais opostas da caixa 10 levam por debaixo de cada nervura de engate 12 uma parede em L 13, cujo maior comprimento 13A se prolonga paralelamente à parede de fundo da caixa 10 e cujo comprimento menor 13 se projecta para a face da frente da caixa 10 em frente da correspondente nervura de engate 12.
Um alojamento de passagem para uma das garras de engate 24 está definido entre o comprimento menor de cada parede em L 13 e a correspondente nervura de engate 12 (ver a Fig. 3) .
Além disso, cada parede em L 13 é reforçada por uma parede de reforço 14, a qual se prolonga entre um dos bordo da referida parede em L 13 e a parede lateral da caixa 10, a qual leva a mesma (ver a Fig. 1).
Como mostram mais em particular as Figs. 2 e 6, a guarnição decorativa 30 apresenta-se aqui com a forma de uma moldura rígida, cujos quatro bordos definem uma abertura central obturada por uma membrana de estanqueidade 39. Esta membrana de estanqueidade 39 é aqui perfurada por dois orifícios 38 para a passagem de duas patilhas de um botão de comando (não representado), adaptado para ser montado num botão basculante do mecanismo de interruptor (não representado) . A face de trás da guarnição decorativa 30 10 ΕΡ 1 860 748 /PT está, próxima dos orifícios 38, maioritariamente fechada na sua superfície. A guarnição decorativa 30 é aqui formada por moldação numa única peça de material de plástico, sendo a membrana de estanqueidade 39 formada numa única peça com a guarnição decorativa. A guarnição decorativa 30 inclui, na face da frente, um rebordo periférico 36, o qual, durante a colocação no lugar da guarnição decorativa 30 na caixa de 10, vai ser colocado contra a face externa (virada para a abertura central 21) do ramo interior 20B da placa 20 (ver a Fig. 4) .
Além disso, como mostram as Figs. 2 e 4, a guarnição decorativa 30 leva, na sua face de trás próximo do seu rebordo periférico 36, patilhas 31, as quais se prolongam perpendicularmente ao plano da guarnição decorativa.
Estas patilhas 31 de pequena espessura apresentam uma largura sensivelmente igual ao comprimento das nervuras de engate 12 da caixa 10. As mesmas estão adaptadas para serem inseridas entre os referidos meios de engate 24, da placa de 20, e uma parte 13 do elemento de montagem 10 da aparelhagem eléctrica 1, para, por um lado, bloquearem os referidos meios de engate 24 da placa 20 nos meios de engate complementares 12 do elemento de montagem 10 e, por outro lado, gerarem um esforço de pressão da placa 20 no elemento de montagem 10, a qual comprime a referida junta de estanqueidade 40.
Mais em particular, quando a guarnição decorativa 30 é colocada na abertura central 21 de placa 20 engatada pelas suas garras de engate 24 nas nervuras de engate 12 da caixa de 10, as patilhas 31 da guarnição decorativa 30 inserem-se nos referidos alojamentos de passagem, definidos entre as paredes em L 13 e as nervuras de engate 12 da caixa 10 de modo a ficarem encravadas entre as garras de engate 24 da placa 20 e os comprimentos menores 13B projectados das referidas paredes em L 13 (ver a Fig. 4).
Vantajosamente, as patilhas 31 da guarnição decorativa 30 e garras de engate 24 da placa 20 em frente apresentam superfícies de contacto, inclinadas umas em relação às outras. 11
ΕΡ 1 860 748 /PT
Aqui, como mostra a Fig. 4, cada patilha 31 apresenta faces 35 sensivelmente direitas (com o ângulo de desmoldação perto) paralelas à parede lateral em frente à caixa de 10. Pelo contrário, a parte de trás do corpo direito 24A de cada garra de engate 24 tem uma superfície de contacto 25, destinada a entrar em contacto com uma face 35 de uma das patilhas 31 da guarnição decorativa 30, a qual está inclinada em relação à parede lateral em frente da caixa 10.
Assim, quando cada patilha 31 da guarnição decorativa 30 é inserida entre a garra de engate 24 e o comprimento menor 13B projectado da correspondente parede em L, a mesma empurra a garra de engate 24 para a nervura de engate 12, de modo que a face superior plana 24C, inclinada a 135 graus em relação à referida garra, deslize na face inferior plana 12A da referida nervura. Este deslizamento tem como primeiro efeito montar solidamente a placa 20 na caixa 10, bloqueando os seus respectivos meios de engate 24, 12. Além disso, estando as faces de deslizamento destes meios de engate 24, 12 inclinadas em relação à parede de fundo da caixa 10, este deslizamento tem como segundo efeito empurrar a placa 20 para o fundo da caixa 10, comprimindo a junta de estanqueidade 40.
Como mostram as Figs. 2, 5 e 6, a guarnição decorativa 30 leva lateralmente e na face da frente meios de bloqueio 32, que cooperam com a placa 2 0 para bloquearem a guarnição decorativa 30 na placa 20.
Mais em particular, estes meios de bloqueio incluem quatro chaves de quarto volta 32, dispostas aos pares em dois lados opostos da guarnição decorativa 30. Cada chave de quarto de volta 32 está alojada na guarnição decorativa 30 e está adaptada para ser rodada (com o auxilio de uma chave de parafusos) de um quarto de volta no plano da guarnição decorativa 30 (em torno de um eixo perpendicular face da frente da guarnição decorativa) para posicionar o seu pino 34 saliente da face lateral da guarnição (ver a Fig. 6) . Cada chave de quarto de volta 32 inclui uma cabeça 33 de manobra acessível a partir da face da frente da guarnição decorativa 30. O bordo periférico 36 da guarnição decorativa 30 inclui ao nível de cada chave de quarto de volta 32 uma janela através da qual o pino 34 da referida chave se salienta para o exterior do seu alojamento (ver as Figs. 5 e 6). 12
ΕΡ 1 860 748 /PT A placa 20 compreende, em correspondência com as chaves de quarto de volta 32, alojamentos 23 destinados a acolher os pinos 34 das referidas chaves 32, que se salientam através das janelas do rebordo periférico 36 da guarnição decorativa 30.
Estes alojamentos 23 estão apenas abertos no lado da abertura central 21 de placa 20, de modo que a humidade que poderia eventualmente infiltrar-se para dentro não possa entrar no interior da caixa 10.
De preferência, a posição destes alojamento 23 é ajustada em altura em relação ao canal periférico 22, de modo que é necessário, para que os pinos 34 das chaves de quarto de volta 32 possam ser introduzidos nestes alojamentos 23, exercer um esforço importante de pressão da guarnição decorativa 30 na placa 20.
Assim, quando os pinos 34 são inseridos nestes alojamentos 23, a junta de estanqueidade 41 colocada no canal periférico 22 é correctamente comprimida entre a face de trás da guarnição decorativa 30 e a placa 20, de modo que nenhuma partícula de líquida se possa infiltrar entre as mesmas.
Na Fig. 7 está representado um segundo modo de realização da aparelhagem eléctrica estanque 1', que compreende um elemento de montagem, formado por uma caixa 60 para ser disposta saliente numa parede, e uma tampa que inclui aqui três peças distintas, a saber uma placa 70 e duas guarnições decorativas 30, colocadas em duas aberturas 71 da placa 70.
De acordo com este modo de realização, a caixa 60 da aparelhagem eléctrica 1' pode acolher dois mecanismos de aparelhagem (não representados) idênticos ou diferentes. A caixa de 60 é paralelepipédica e inclui quatro paredes laterais que delimitam uma parede de fundo rectangular. As suas duas paredes laterais maiores apresentam entradas de cabos 69 obturadas por meio de opérculos que se podem romper. A parede de fundo da caixa 60 inclui respectivamente meios de montagem para cada uma das bases dos dois mecanismos de aparelhagem, aqui formados por colunas 68, orientadas para a face da frente da caixa de 60. 13
ΕΡ 1 860 748 /PT A face da frente da caixa 60 é completamente aberta e é delimitada por um bordo periférico.
As superfícies interiores das paredes laterais da caixa 60 suportam nervuras de engate 62 e paredes em L 63 idênticas às nervuras de engate 12 e às paredes em L 13 da caixa 10 descritas anteriormente. A placa 70 é apresentada com a forma de uma moldura cuja abertura central rectangular está separada em duas aberturas 71 quadradas e idênticas por uma travessa 77. Os quatro bordos e a travessa 77 da placa 70 apresentam secções em forma de U que se assemelham à secção dos bordos da placa 20 anteriormente descrita, de modo que, por um lado, cada uma das duas aberturas 71 da placa 70 é delimitada por um canal periférico 64 e, por outro lado, a placa 70 está adaptada para se encaixar no bordo periférico da caixa 60. A placa 70 é igualmente feita a partir de uma única peça por moldação de um material de plástico.
Uma junta de estanqueidade periférica 40 está disposta entre a porção periférica da placa de 70 e o bordo periférico da caixa 60. A placa 7 0 leva na face de trás, em cada um dos seus lados periféricos, garras de engate 74 salientes, adaptadas para cooperarem de modo desmontável sem ferramentas com as nervuras de engate 62 da caixa 60.
Cada guarnição decorativa 30, para ligar a uma abertura 71 de placa 70 é idêntica à descrita anteriormente e não será portanto descrita de novo outra vez.
As suas patilhas 31 estão adaptadas para serem inseridas em alojamentos de passagem, definidos entre as paredes dos comprimentos menores em L 63 e as nervuras de engate 62 da caixa 60 de modo a ficarem encravadas entre as garras de engate 74 da placa 70 encaixadas nas nervuras de engate 62 e as referidas paredes em L 63, de modo a bloquear as referidas garras de engate 74 nas nervuras de engate 62, e exercer um esforço que comprime a junta de estanqueidade 40, disposta entre a placa 70 e a caixa 60. 14
ΕΡ 1 860 748 /PT
Outras juntas de estanqueidade (não representadas) estão dispostas em canais periféricas 64 que alojam as referidas aberturas 71 e dispostas entre a face de trás das quarnições decorativas 30 e a placa 70. As mesmas destinam-se a ser comprimidas quando os pinos das chaves de quarto de volta 32 das quarnições decorativas 30 são inseridos em alojamentos correspondentes da placa 70 (tal como já foi descrito em pormenor com referência às Figs. 4 a 6).
Nas Figs. 8 a 10 foi representado um terceiro modo de realização da aparelhagem eléctrica estanque 1" que compreende um elemento de montagem, formado por um suporte de aparelhagem 50 para dispor de modo saliente numa parede para a montagem de um mecanismo de aparelhagem (não representado) no interior de uma caixa de encastramento (não representada) encastrada numa parede. O suporte de aparelhagem 50 é fechado por uma tampa, a qual compreende a placa 20 e a guarnição decorativa 30, descritas com referência às Figs. 1 a 6 relativas ao primeiro modo de realização do invento.
Como mostram as Figs. 8 e 9, o suporte de aparelhagem 50 apresenta-se com a forma de uma moldura plana que delimita interiormente uma abertura central 56, adaptada para receber o mecanismo de aparelhagem (não representado), o qual se encaixa por engate nos bordos da referida abertura central.
Como mostra a Fig. 10, a face de trás do suporte de aparelhagem 50 está provido com uma junta periférica 57 de lábios duplos, destinada a ser aplicada contra a parede em torno da abertura praticada nesta última. 0 suporte de aparelhagem 50 inclui nos seus quatro lados quatro aberturas de passagem 55 com a forma de buraco de fechadura para a sua fixação à caixa de encastramento por meio de parafusos de fixação aparafusados em condutas da referida caixa de encastramento. A face da frente do suporte de aparelhagem 50 é delimitada por uma nervura 51 na qual se vai encaixar a placa 20.
Como mostram mais em particular as Figs. 8 e 10, o suporte de aparelhagem 50 inclui em dois lados opostos, na parte de trás da nervura 51, dois pares de nervuras de engate 15 ΕΡ 1 860 748 /PT 52, que se destinam a encaixar as garras de engate 24 da placa 20.
Uma junta de estanqueidade periférica 40 está disposta entre a placa 20 e o suporte de aparelhagem 50. Esta junta de estanqueidade 40 está alojada entre a porção do ramo exterior 20A da placa 20 e do bordo periférico do suporte de aparelhagem 50. A junta de estanqueidade 40 pode ser moldada em conjunto com ou colocada quer ao longo da porção do ramo exterior 20A da placa de 20 quer ao longo do bordo periférico do suporte de aparelhagem 50.
As nervuras de engate 52 do suporte de aparelhagem 50 apresentam comprimentos iguais às larguras das garras de engate 24. Estas nervuras de engate 52 apresentam faces inferiores planas inclinadas 52A, nas quais se destinam a serem encaixadas as referidas extremidades 24B das garras de engate 24. A inclinação da face inferior 52A de cada nervura de engate 52 é de cerca de 135 graus em relação à parede do suporte de aparelhagem, a qual leva a correspondente nervura de engate 52, de modo que as faces superiores inclinadas 24C das extremidades 24B das garras de engate 24 possam deslizar de modo plano nas referidas faces inferiores 52A das nervuras de engate 52. O suporte de aparelhagem 50 apresenta além disso, em frente de cada uma das suas nervuras de engate 52 uma abertura 53 que define com a nervura de engate 52 um alojamento de passagem de uma garra de engate 24 da placa 20. Cada abertura 53 apresenta uma largura calibrada e um comprimento igual ao comprimento das nervuras de engate 52. Esta largura calibrada é de tal modo que, quando da colocação no lugar da guarnição decorativa 30 na abertura 21 da placa 20, cada patilha 31 da guarnição decorativa 30 apoia-se, por um lado, contra o fundo 53A da abertura 53 e, por outro lado, contra a superfície de contacto 25 de uma das garras de engate 24 da placa 20, de modo a bloquear estas garras nas nervuras de engate 52 do suporte de aparelhagem 50 e a exercer um esforço de pressão que comprime a junta de estanqueidade 40. O bloqueio da guarnição decorativa 30 na placa 20 é realizado por meio das chaves de quarto de volta 32 engatadas 16 ΕΡ 1 860 748 /PT nos correspondentes alojamentos 23 da placa 20, tal como foi descrito em pormenor anteriormente. A estanqueidade entre a guarnição decorativa 30 e a placa 20 é assegurada, como no primeiro modo de realização representado nas Figs. 1 a 6, por uma junta de estanqueidade periférica alojada no canal periférico 22 de placa 20 e comprimida entre este último e a referida guarnição decorativa 30 bloqueada na mesma. O presente invento não está limitado de qualquer maneira aos modos de realização descritos e representados, mas o especialista na matéria saberá proporcionar qualquer variante de acordo com o seu espirito.
Lisboa, 2011-12-21

Claims (15)

  1. ΕΡ 1 860 748 /PT 1/3 REIVINDICAÇÕES 1 - Aparelhagem eléctrica estanque (1) que inclui um elemento de montagem (10; 50; 60) de, pelo menos, um mecanismo de aparelhagem, uma tampa (20, 30; 70) para ligar à parte da frente do referido elemento de montagem (10; 50; 60) e uma junta de estanqueidade periférica (40), disposta entre a dita tampa (20, 30; 70) e o referido elemento de montagem (10; 50; 60), compreendendo a tampa (20, 30; 70) uma placa (20; 70) que se apresenta com a forma de uma moldura, a qual leva os meios de engate (24; 74), adaptados para cooperarem de maneira desmontável sem ferramentas com os meios de engate (12; 52; 62) complementares do referido elemento de montagem (10; 50; 60), caracterizada por a tampa (20, 30; 70) compreender, pelo menos, duas peças distintas, cuja, pelo menos, uma guarnição decorativa (30), que define a função da referida aparelhagem eléctrica estanque (1) para ligar a cada abertura (21), delimitada interiormente pela referida placa (20; 70) , compreendendo cada guarnição decorativa (30) patilhas (31), adaptadas para serem inseridas entre os referidos meios de engate (24; 74) da placa (20; 70) e uma parte (13B; 53A; 63) do referido elemento de montagem (10; 50; 60) para, por um lado, bloquear os referidos meios de engate (24) da placa (20; 70) nos referidos meios de engate complementares (12; 52; 62) do elemento de montagem (10; 50; 60) e, por outro lado, gerar um esforço de pressão da placa (20; 70) no elemento de montagem (10; 50; 60), a qual comprime a referida junta de estanqueidade (40).
  2. 2 - Aparelhagem eléctrica estanque (1) de acordo com a reivindicação anterior, caracterizada por cada guarnição decorativa (30) levar lateralmente ou na face da frente meios de bloqueio (32), que cooperam com a placa (20; 70) para bloquear a guarnição decorativa (30) na placa (20; 70).
  3. 3 - Aparelhagem eléctrica estanque (1) de acordo com a reivindicação anterior, caracterizada por os meios de engate incluírem chaves de quarto de volta (32), cujas cabeças (33) estão acessíveis na face da frente da guarnição decorativa (30) e cujos pinos (34) estão adaptados para se salientarem das faces laterais da guarnição decorativa (30) para engatarem em alojamentos (23) laterais da placa (20; 70) e apoiar-se na mesma. ΕΡ 1 860 748 /PT 2/3
  4. 4 - Aparelhagem eléctrica estanque (1) de acordo com uma das reivindicações anteriores, caracterizada por incluir, pelo menos, uma outra junta de estanqueidade periférica (41) disposta entre cada guarnição decorativa (30) e a referida placa (20; 70).
  5. 5 - Aparelhagem eléctrica estanque (1) de acordo com as duas reivindicações anteriores, caracterizada por a posição e a forma dos alojamentos (23) na placa (20; 70) serem ajustadas de modo que estes alojamentos (23) estão adaptados para receberem modo estanque os pinos (34) das chaves de quarto de volta (32) de cada guarnição decorativa (30) para que os referidos pinos (34) gerem um outro esforço de pressão da guarnição decorativa (30) na placa (20; 70) , a qual comprime a referida outra junta de estanqueidade (41).
  6. 6 - Aparelhagem eléctrica estanque (1) de acordo com uma das duas reivindicações anteriores, caracterizada por a placa (20; 70) incluir um canal periférico (22), o qual delimita interiormente cada abertura (21) e o qual recebe a outra junta de estanqueidade (41) .
  7. 7 - Aparelhagem eléctrica estanque (1) de acordo com uma das três reivindicações anteriores, caracterizada por a outra junta de estanqueidade (41) ser colocada ou moldada em conjunto na correspondente guarnição decorativa (30).
  8. 8 - Aparelhagem eléctrica estanque (1) de acordo com uma das reivindicações anteriores, caracterizada por as patilhas (31) da guarnição decorativa (30) e os meios de engate (24) da placa (20; 70) apresentarem superfícies de contacto (35, 25; 75) inclinadas uma em relação à outra, quando as mesmas entram em contacto uma com a outra, por um lado, para empurrar os referidos meios de engate (24; 74) da placa (20; 70) para os meios de engate complementares (12; 52) do elemento de montagem (10; 50; 60), de modo a bloquear os mesmos em conjunto e, por outro lado, a gerar o referido esforço de pressão da placa (20, 70) no elemento de montagem (10; 50; 60) para comprimir a referida junta de estanqueidade (40) .
  9. 9 - Aparelhagem eléctrica estanque (1) de acordo com a reivindicação anterior, caracterizada por os meios de engate da placa (20; 70) serem garras de engate (24; 74) que ΕΡ 1 860 748 /PT 3/3 apresentam extremidades (24B) orientadas a 135 graus, adaptadas para se encaixarem para nas nervuras (12; 52; 62) que apresentam um declive de recepção (12A; 52A) com a mesma inclinação, e as referidas superfícies de contacto (25; 75) dos meios de engate estão previstos de volta ou na parte de trás das garras de engate (24, 74).
  10. 10 - Aparelhagem eléctrica estanque (1) acordo com a reivindicação anterior, caracterizada por as ditas superfícies de contacto (35), as patilhas (31) da guarnição decorativa (30) prolongam-se paralelamente ao corpo direito (24A) das garras do engate (24; 74) e as referidas superfícies de contacto (25; 75) das garras de engate (24, 74) estão inclinadas em relação ao referido corpo direito (24A).
  11. 11 - Aparelhagem eléctrica estanque (1) de acordo com uma das reivindicações anteriores, caracterizada por a referida junta de estanqueidade (40) ser colocada ou moldado em conjunto no elemento de fixação (10, 50, 60).
  12. 12 - Aparelhagem eléctrica estanque (1) numa das reivindicações 1 a 10, caracterizada por a referida junta de estanqueidade (40) é colocada ou moldada em conjunto na placa (20; 70).
  13. 13 - Aparelhagem eléctrica estanque (1) de acordo com uma das reivindicações anteriores, caracterizada por a placa (20, 70) e a guarnição decorativa (30) serem cada uma delas formada numa peça por uma única peça por moldação de um material de plástico.
  14. 14 - Aparelhagem eléctrica estanque (1) de acordo com uma das reivindicações anteriores, caracterizada por o elemento de montagem ser uma caixa (10) para ligar de modo saliente a uma parede.
  15. 15 - Aparelhagem eléctrica estanque (1) de acordo com uma das reivindicações 1 a 13, caracterizada por o elemento de montagem ser um suporte de aparelhagem (50) para a montagem encastrada do mecanismo de aparelhagem no interior de uma caixa de encastramento. Lisboa, 2011-12-21
PT07290276T 2006-05-22 2007-03-05 Aparelhagem eléctrica estanque para montagem saliente ou encastrada numa parede PT1860748E (pt)

Applications Claiming Priority (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
FR0604546A FR2901451B1 (fr) 2006-05-22 2006-05-22 Appareillage electrique etanche a disposer en saillie ou a encastrer dans une paroi

Publications (1)

Publication Number Publication Date
PT1860748E true PT1860748E (pt) 2012-01-09

Family

ID=37672186

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
PT07290276T PT1860748E (pt) 2006-05-22 2007-03-05 Aparelhagem eléctrica estanque para montagem saliente ou encastrada numa parede

Country Status (5)

Country Link
EP (1) EP1860748B1 (pt)
AT (1) ATE531107T1 (pt)
ES (1) ES2373692T3 (pt)
FR (1) FR2901451B1 (pt)
PT (1) PT1860748E (pt)

Families Citing this family (21)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
ES2501092T3 (es) 2012-02-22 2014-10-01 Berker Gmbh & Co. Kg Aparato eléctrico con tapa fijada en el elemento de montaje
DE102013201790B4 (de) * 2013-02-05 2023-06-07 Robert Bosch Gmbh Gehäuse mit Schutzvorrichtung für eine Nassdichtung
FR3020516B1 (fr) * 2014-04-28 2018-01-26 Legrand France Appareillage electrique a engager dans une boite electrique avec une orientation reglable
FR3020514B1 (fr) * 2014-04-28 2016-05-06 Legrand France Appareillage electrique a assemblage securise
FR3020520B1 (fr) * 2014-04-28 2017-12-22 Legrand France Connecteur pour appareillage electrique loge dans une boite encastree
AR098441A1 (es) * 2014-11-17 2016-05-26 Ambros Rodolfo Caja electroaislante con dos opciones de grados de hermeticidad para electricidad, computación y/o telefonía
DE102016104140A1 (de) * 2016-03-08 2017-09-14 Auto-Kabel Management Gmbh Gehäuse mit Deckel für Kabelschuh
FR3069386B1 (fr) * 2017-07-21 2019-08-23 Legrand France Element d'habillage pour appareillage electrique
CA3088967A1 (en) 2018-02-14 2019-08-22 Mtd Products Inc Sealing system for electronics enclosure
BE1027430B1 (nl) * 2019-07-16 2021-02-15 Niko Nv Montagesysteem voor een elektrisch of elektronisch apparaat
FR3105623B1 (fr) * 2019-12-20 2022-05-06 Legrand France Embout passe-câble étanche, boîte électrique comprenant un tel embout passe-câble et appareillage électrique comportant un mécanisme d'appareillage rapporté dans une telle boîte électrique
FR3105560B1 (fr) * 2019-12-20 2022-03-04 Legrand France Commutateur électrique étanche
FR3105557B1 (fr) 2019-12-20 2022-03-18 Legrand France Commutateur électrique étanche
FR3105559B1 (fr) * 2019-12-20 2023-04-21 Legrand France Boîte électrique et appareillage électrique associé
FR3105562B1 (fr) * 2019-12-20 2022-01-07 Legrand France Enjoliveur et commutateur électrique comprenant un tel enjoliveur
FR3105558B1 (fr) * 2019-12-20 2021-12-31 Legrand France Boîte électrique à fixer en saillie d’un support
FR3105561B1 (fr) * 2019-12-20 2021-12-31 Legrand France Boîte électrique en deux parties
FR3105621B1 (fr) * 2019-12-20 2022-08-12 Legrand France Boîte électrique munie d’un joint d’étanchéité
FR3105616B1 (fr) * 2019-12-20 2022-04-08 Legrand France Appareillage électrique
FR3105622B1 (fr) * 2019-12-20 2022-05-06 Legrand France Embout passe-câble étanche, boîte électrique comprenant un tel embout et appareillage électrique comportant un mécanisme d'appareillage rapporté dans une telle boîte électrique
FR3105624B1 (fr) 2019-12-20 2022-01-07 Legrand France Appareillage électrique étanche

Family Cites Families (3)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
CH526711A (de) * 1971-06-17 1972-08-15 Siemens Ag Albis Vorrichtung für die Befestigung eines Deckels an einem Apparategehäusekörper
DE9110236U1 (de) * 1991-08-19 1991-12-19 Hans-Joachim Bernstein Compact-Gehäuse GmbH, 4955 Hille Klemmengehäuse
JPH11215647A (ja) * 1998-01-28 1999-08-06 Furukawa Electric Co Ltd:The 電気接続箱

Also Published As

Publication number Publication date
FR2901451B1 (fr) 2008-07-18
ATE531107T1 (de) 2011-11-15
EP1860748B1 (fr) 2011-10-26
ES2373692T3 (es) 2012-02-07
EP1860748A1 (fr) 2007-11-28
FR2901451A1 (fr) 2007-11-23

Similar Documents

Publication Publication Date Title
PT1860748E (pt) Aparelhagem eléctrica estanque para montagem saliente ou encastrada numa parede
PT1894908E (pt) Método para a decomposição de éter de metilo-tert.-butilo
US8152574B2 (en) Connector for use with apparatus
EP0913891A2 (en) Electrical connector
WO1990005393A1 (en) Recessed electrical outlet with cover
JP4818679B2 (ja) 防水コンセント
US7525042B2 (en) Kit for a combination of plug devices
US7748756B2 (en) Lock mechanism
JP5369586B2 (ja) モジュラージャックの防塵構造
JP2016219235A (ja) コネクタ
JP2007026764A (ja) 防水コネクタ
TWI426665B (zh) 插頭
JP2729573B2 (ja) 防滴コネクタ
US10749322B2 (en) Shrouded in-use cover for a junction box
BRPI0003401B1 (pt) Conector de encaixe com alívio de tensão mecânica do cabo
JP3709837B2 (ja) 防滴プレート
ES2961398T3 (es) Caja eléctrica y aparellaje eléctrico asociado
ES2950733T3 (es) Placa de cubierta y grupo de piezas para aparatos eléctricos modulares de montaje en pared
CN114830476A (zh) 密封式电缆输入箍件、包括这种电缆输入箍件的电气壳体和包括附接至这种电气壳体的电气机构的电气设备
JP3664137B2 (ja) 浴室のドア枠取付け構造
RU2812037C1 (ru) Электрическое оборудование
EP1046205B1 (en) Improved flush-mounting wall enclosure for electrical components
GB2346483A (en) Water resistant electrical enclosures
US20030070907A1 (en) Switch with a removable connector
JPH01264514A (ja) 電気器具