PT1842394E - Dispositivo de aquecimento para revestimentos de parede, tecto ou ch†o - Google Patents

Dispositivo de aquecimento para revestimentos de parede, tecto ou ch†o Download PDF

Info

Publication number
PT1842394E
PT1842394E PT05707970T PT05707970T PT1842394E PT 1842394 E PT1842394 E PT 1842394E PT 05707970 T PT05707970 T PT 05707970T PT 05707970 T PT05707970 T PT 05707970T PT 1842394 E PT1842394 E PT 1842394E
Authority
PT
Portugal
Prior art keywords
heating means
element according
heating
panel
resin
Prior art date
Application number
PT05707970T
Other languages
English (en)
Inventor
David Macher
Heinz Zorn
Dieter Dihring
Gerhard Kremer
Original Assignee
Kronoplus Technical Ag
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Kronoplus Technical Ag filed Critical Kronoplus Technical Ag
Publication of PT1842394E publication Critical patent/PT1842394E/pt

Links

Classifications

    • HELECTRICITY
    • H05ELECTRIC TECHNIQUES NOT OTHERWISE PROVIDED FOR
    • H05BELECTRIC HEATING; ELECTRIC LIGHT SOURCES NOT OTHERWISE PROVIDED FOR; CIRCUIT ARRANGEMENTS FOR ELECTRIC LIGHT SOURCES, IN GENERAL
    • H05B3/00Ohmic-resistance heating
    • H05B3/20Heating elements having extended surface area substantially in a two-dimensional plane, e.g. plate-heater
    • H05B3/22Heating elements having extended surface area substantially in a two-dimensional plane, e.g. plate-heater non-flexible
    • H05B3/28Heating elements having extended surface area substantially in a two-dimensional plane, e.g. plate-heater non-flexible heating conductor embedded in insulating material
    • YGENERAL TAGGING OF NEW TECHNOLOGICAL DEVELOPMENTS; GENERAL TAGGING OF CROSS-SECTIONAL TECHNOLOGIES SPANNING OVER SEVERAL SECTIONS OF THE IPC; TECHNICAL SUBJECTS COVERED BY FORMER USPC CROSS-REFERENCE ART COLLECTIONS [XRACs] AND DIGESTS
    • Y02TECHNOLOGIES OR APPLICATIONS FOR MITIGATION OR ADAPTATION AGAINST CLIMATE CHANGE
    • Y02BCLIMATE CHANGE MITIGATION TECHNOLOGIES RELATED TO BUILDINGS, e.g. HOUSING, HOUSE APPLIANCES OR RELATED END-USER APPLICATIONS
    • Y02B30/00Energy efficient heating, ventilation or air conditioning [HVAC]

Landscapes

  • Central Heating Systems (AREA)
  • Resistance Heating (AREA)
  • Floor Finish (AREA)
  • Steam Or Hot-Water Central Heating Systems (AREA)
  • Surface Heating Bodies (AREA)

Description

ΕΡ 1 842 394/ΡΤ
DESCRIÇÃO "Dispositivo de aquecimento para revestimentos de parede, tecto ou chão" 0 invento refere-se a um dispositivo de aquecimento e, em particular, a um elemento de um dispositivo de aquecimento central por chão radiante. Os dispositivos de aquecimento central por chão radiante conhecidos compreendem meios de aquecimento, os quais estão dispostos por debaixo de um revestimento de chão, por exemplo, por debaixo de placas de pedra, ladrilhos, elementos de parquete ou painéis de laminado. Os meios de aquecimento podem consistir em folhas que podem ser aquecidas electricamente.
No estado da técnica que acaba de ser mencionado, o calor produzido tem de atravessar primeiro as placas de pedra, ladrilhos, elementos de parquete ou painéis de laminado, antes de uma divisão ser aquecida do modo previsto. Devido a isto, um aquecimento deste género reage, por um lado, de maneira relativamente lenta. Por outro lado é, indesejavelmente, transmitida uma quantidade relativamente elevada de calor para o chão. 0 objectivo do invento é proporcionar um elemento de aquecimento, por meio do qual podem ser obtidos bons resultados de aquecimento.
Para obter este objectivo está previsto um elemento de revestimento de chão que compreende meios de aquecimento, os quais estão unidos entre si.
Numa forma de realização do invento, os meios de aquecimento não são dispostos por debaixo de um revestimento, isto é, por debaixo de uma placa de pedra, um ladrilho, um elemento de parquete ou um painel de laminado, mas sim, de maneira diferente em relação ao estado actual da técnica, no interior do revestimento, isto é, dentro da placa de pedra, do ladrilho, do elemento de parquete ou do painel de laminado, de preferência no terço superior, quando visto a partir da superfície do chão, para transmitir o calor 2 ΕΡ 1 842 394/ΡΤ produzido à divisão a aquecer mais directa e rapidamente em comparação com o estado da técnica.
Um painel de laminado compreende uma camada decorativa, a qual se encontra por cima de uma camada de suporte. A camada de suporte consiste geralmente numa placa, a qual é, em geral, produzida a partir de um material de madeira. Actualmente, uma placa deste género consiste, de preferência, em MDF, HDF ou num laminado compactado, para facilitar desta maneira uma união estável sem cola entre os painéis. 0 calor pode ser transmitido de maneira particularmente rápida e directa para a divisão a aquecer, se os meios de aquecimento estiverem dispostos, numa forma de realização conveniente do invento, entre a camada de suporte e o papel decorativo. Neste caso, o calor, que emana dos meios de aquecimento, chega de forma particularmente rápida à divisão a aquecer, sendo obtidos bons rendimentos.
Os meios de aquecimento consistem, de preferência, em filamentos ou fios metálicos que têm adequadamente uma condutividade eléctrica baixa. Os filamentos ou fios metálicos podem ser dispostos no interior de uma placa de pedra, um ladrilho, um elemento de parquete ou um painel de laminado. Neste caso, em comparação com um dispositivo de aquecimento com a forma de uma folha, ocorrem comparativamente apenas poucos problemas mecânicos devido a dilatações e contracções diferenciais no interior do revestimento para chãos, paredes ou tectos. É conveniente que os filamentos ou fios metálicos, tendo condutividade eléctrica fraca, apresentem diâmetros muito reduzidos, por exemplo, de 0,5 a 0,01 mm. Por um lado, os filamentos ou fios metálicos deste género podem ser fabricados com estabilidade mecânica satisfatória e, por outro lado, tais filamentos ou fios metálicos são suficientemente finos para poderem ser dispostos sem problemas no interior de uma placa de pedra, um ladrilho, um elemento de parquete ou um painel de laminado.
Por razões técnicas de produção é integrado na placa de pedra, no ladrilho, no elemento de parquete ou no painel de 3 ΕΡ 1 842 394/ΡΤ laminado, de preferência, uma manta, ou uma rede, a qual contém os filamentos ou fios metálicos com condutividade eléctrica baixa. Uma manta, ou uma rede, deste género é, em particular, preferida no caso do revestimento, consistindo numa placa de pedra, num ladrilho, num elemento de parquete ou num painel de laminado, ter uma estrutura em camadas. Se forem proporcionados meios de aquecimento, por exemplo, com a forma de uma manta, os mesmos podem ser processados de modo semelhante ao das outras camadas, o que torna a produção mais fácil, em particular, no caso dos painéis de laminado.
No caso de um painel de laminado, a manta ou a rede é prensada em conjunto com as outras camadas, como a placa de suporte, o papel de acção contrária embebido em resina, o papel decorativo embebido em resina, a camada de sobreposição embebida em resina assim como, eventualmente, papéis "kraft" embebidos em resina. Portanto, não é necessária uma operação processual adicional para ligar um dispositivo de aquecimento e ao painel. A forma de realização, na qual o elemento de aquecimento é proporcionado com a forma de uma manta ou uma rede é, em particular, conveniente na produção de painéis de laminado, uma vez que são aplicadas, nos painéis de laminado, diferentes camadas por cima de uma placa de suporte, com a ajuda de resina. A resina utilizada para a produção de painéis de laminado pode impregnar a manta, ou a rede. Isto assegura uma superfície mecanicamente estável. A rede consegue, além disso, melhorar a resistência ao choque da superfície de um painel de laminado, em particular, no caso da rede compreender fios com alta resistência à tracção, como, por exemplo, as fibras de vidro. A resistência ao choque melhorada é, em particular, útil no caso dos painéis formarem um revestimento de chão.
Para poder proporcionar a potência de aquecimento desejada, a resistência eléctrica de um fio que se destine ao aquecimento ou de um fio metálico previsto para o aquecimento deve ser escolhida de maneira a ser adequadamente pequena. Como um material de base adequado para ligas de fios de resistência são adequados Cu, Ni e Fe, e, em particular, com 4 ΕΡ 1 842 394/ΡΤ as seguintes composição ou as seguintes percentagens ponderais:
Ni-Cr (65-80% de Ni+1,5% Si; por exemplo, 80-20)
Ni-Cr-Fe (35-60% de Ni+Si, Nb; por exemplo, 60-15-24) Ni-Cr-Co-Mo-Ti
Cu-Ni com uma percentagem de 2-45% de Ni Ni-Cr-Al com uma percentagem de 35-95% de Ni Ni-Cr-Si com uma percentagem de 70-80% de Ni Fe-Cr-Al (-Mo).
As ligas que acabam de ser mencionadas apresentam resistências eléctricas adequadas, as quais se encontram, em particular, entre 50 e 150 pOhm/cm3, a uma temperatura de 20 °C.
Em particular, são preferidas as ligas de Ni-Cr, bem como as de Ni-Cr-Al. Estas ligas apresentam a vantagem, quando comparadas com ligas com elevada percentagem de ferro, o facto das mesmas não serem magnéticas, o que é, em geral, desejado em revestimentos. Em comparação com as ligas de Cu-Ni, as ligas de Ni-Cr possuem, com vantagem, uma densidade e dilatação térmica menores. Em particular, a menor dilatação térmica constitui uma vantajosa, uma vez que pode ser garantida por meio disto uma melhor estabilidade dos produtos acabados. Uma outra vantagem é o facto da resistência à tracção e a resistência eléctrica serem maiores quando comparadas com as das ligas de Cu-Ni, o que constitui também uma vantagem no produto acabado.
Para aumentar a resistência eléctrica mas também a condutividade térmica da liga de Ni-Cr preferida, está prevista com vantagem, na liga, uma percentagem de crómio de, pelo menos, 10%, de preferência de, pelo menos, 15% em peso.
As ligas conhecidas, as quais, em principio, satisfazem as exigências, são usualmente relativamente quebradiças. O fabrico de um fio metálico a partir de uma liga quebradiça é problemático. Uma liga de NiCr20AlSi mostrou ser particularmente adequada, e é, em particular, adequada com as seguintes percentagens ponderais: 3,5 de Al, 20 de Cr, 0,5 de Fe, sendo o restante de Ni. A liga pode ainda conter Si, por 5 ΕΡ 1 842 394/ΡΤ exemplo um por cento de Si. A liga apresenta uma condutividade eléctrica adequada e é, por outro lado, ainda mecanicamente adequada para produzir, por meio de estiramento, um fio metálico com um diâmetro com menos do que 0,05 mm. A percentagem de Cr pode, neste caso, variar, sendo por exemplo de 15 a 25 por cento ponderai da liga.
De preferência, a liga de NiCr utilizada contém pequenas percentagens de Si na gama de poucos % ponderais, por exemplo, menos de 3% ponderai e mais de 0,5% ponderai, em particular, para aumentar a resistência à tracção da liga. A adição de alumínio melhora com vantagem, entre outras, as suas características relativas à corrosão e provoca um endurecimento de cristais mistos. Por esta razão, a liga de NiCr contém, de preferência, uma pequena percentagem ponderai de alumínio, de preferência, de 1 a 5%.
Para reduzir os custos de fabrico, a manta, ou a rede, consiste, por um lado, em filamentos ou fios metálicos com os quais pode ser produzido electricamente o calor desejado; no que se segue são denominados de filamentos de aquecimento ou fios metálicos de aquecimento; e, por outro lado, em fios relativamente baratos, com os quais estão entrelaçados os filamentos de aquecimento ou fios de aquecimento. Os fios relativamente baratos consistem, por exemplo, em material de plástico electricamente não condutor, em plástico reforçado com fibras de vidro ou em fibras de vidro.
De preferência, os filamentos de aquecimento ou fios de aquecimento estão dispostos essencialmente em paralelo uns em relação aos outros numa determinada direcção no interior de uma manta, ou uma rede, e os fios relativamente baratos, estão dispostos essencialmente na direcção perpendicular aos mesmos. Uma disposição deste género é adequada para que o processamento posterior da rede ser feito sem quaisquer demoras.
Para se conseguir um processamento de uma rede ou manta, que serve de dispositivo de aquecimento, como uma banda de material, como, por exemplo, um papel decorativo ou um papel de acção contrária, por exemplo, os materiais da rede devem 6 ΕΡ 1 842 394/ΡΤ ser seleccionados de modo que os fios ou filamentos metálicos não fiquem distorcidos. Para conseguir este objectivo, os fios relativamente baratos consistem, de preferência, em plásticos reforçados com fibras de vidro ou em fibras de vidro, ou num material de plástico com uma resistência à tracção semelhante.
Para reduzir ainda a distorção maior da rede, ou da manta, durante o processamento, o diâmetro dos fios relativamente baratos corresponde, com vantagem, ao diâmetro dos filamentos de aquecimento ou fios de aquecimento.
Se for fabricado um painel de laminado, as camadas superiores são impregnadas com resina, o que proporciona a união das camadas. Do ponto de vista das propriedades de dilatação, as fibras de vidro são, neste caso, particularmente adequadas para serem integradas na superfície de um painel deste género. Além disso, a superfície do painel fica, neste caso, particularmente resistente ao choque. Por esta razão, os painéis deste género são particularmente adequados como revestimentos para chãos.
Para reduzir ainda os custos de fabrico e, para além disso, se poder ajustar a resistência eléctrica desejada com particular precisão, utilizam-se fios revestidos por metal, tal como filamentos de aquecimento ou fios de aquecimento. Neste caso, os fios ainda não revestidos com metal consistem, por exemplo, em plástico, em plásticos reforçados com fibras de vidro ou em fibras de vidro. Nos painéis de laminado são particularmente preferidos, pelas razões dadas anteriormente, as fibras de vidro que são revestidas por metal.
Numa forma de realização particularmente económica, o revestimento metálico é realizado através de vaporização. E certo que, neste caso, a aderência entre o revestimento metálico e o fio não é muito boa. No entanto, geralmente isto não é crítico, uma vez que o fio é incorporado no produto final, e não sendo, em geral, o revestimento sujeito a esforços mecânicos elevados. Em alternativa, o fio é revestido por metal por pulverização iónica. Neste caso, os iões metálicos são acelerados por um campo eléctrico no sentido do fio, de modo a atingirem o fio com elevada 7 ΕΡ 1 842 394/ΡΤ velocidade. Neste caso, a ligação entre o fio e o seu revestimento metálico é nitidamente mais robusta do que no caso da vaporização. Um filamento de aquecimento ou fio de aquecimento deste género pode ser então exposto a um esforço mecânico maior.
Numa forma de realização particularmente preferida, uma rede que serve de elemento de aquecimento apresenta áreas de relativamente boa condutividade eléctrica, as quais têm uma orientação perpendicular aos filamentos de aquecimento ou fios de aquecimento e estão ligadas a estes electricamente. Estas áreas de relativamente boa condutividade eléctrica servem para a alimentação eléctrica dos filamentos de aquecimento ou fios de aquecimento. A resistência eléctrica das áreas de relativamente boa condutividade eléctrica é portanto mais baixa em comparação à resistência eléctrica dos filamentos de aquecimento ou fios de aquecimento. De preferência, as áreas de relativamente boa condutividade eléctrica são disponibilizadas por revestimento metálico.
Numa forma de realização preferida do invento, os elementos de aquecimento estão dispostos no interior de painéis ou placas, estão previstas para serem montadas de modo a formarem um revestimento de chão, de parede ou de tecto. Os elementos de aquecimento dos diferentes painéis ou placas são ligados uns aos outros, fazendo sair condutores eléctricos dos elementos de aquecimento para baixo, fora dos painéis ou placas e ligando os mesmos uns aos outros electricamente de maneira adequada. Os elementos deste género de um revestimento podem ser colocados facilmente, sem que se veja o contacto eléctrico na superfície visível do revestimento de parede, tecto ou chão. A ligação eléctrica entre os diferentes elementos de revestimento é realizada, com vantagem, através de ligações de encaixe, para facilitar a colocação. Neste caso existem, de modo particularmente conveniente, dois tipos diferentes de ligações de encaixe, os quais são, por um lado, para a ligação do pólo positivo e, por outro lado, para a ligação do pólo negativo. As diferentes ligações não são compatíveis entre si, impedindo-se desta maneira que os pólos eléctricos sejam trocados por engano. Até mesmo um amador de faça você 8 ΕΡ 1 842 394/ΡΤ mesmo ("bricolagem") inexperiente consegue, desta maneira, colocar sem problemas um revestimento deste género. A ligação de encaixe compreende, de preferência, casquilhos e buchas metálicos que saem de uma placa ou de um painel do dispositivo de aquecimento para baixo, podendo a correspondente ligação macho ser encaixada, pela parte de trás, no respectivo casquilho. Para um dos pólos eléctricos, o casquilho apresenta, por exemplo, um corte transversal redondo e para o outro pólo, um corte transversal angular. As ligações macho têm uma correspondente forma redonda ou angular. Desta maneira pode distinguir-se de maneira fácil a ligação do pólo positivo, da ligação do pólo negativo.
No caso dos painéis ou placas terem uma superfície rectangular, a alimentação com energia eléctrica é realizada de um painel ou de um placa para o (a) vizinho (a), paralelamente aos lados compridos, vistos a partir da superfície. As áreas de melhor ou boa condutividade eléctrica, dentro do painel ou dentro da placa, prolongam-se neste caso paralelamente aos lados compridos. Estas áreas estão então adjacentes aos dois lados compridos. Os filamentos de aquecimento, ou os fios de aquecimento, estão ligados electricamente a estas duas áreas de boa condutividade eléctrica e prolongam-se perpendicularmente às mesmas, isto é, paralelamente aos lados estreitos de uma placa ou de um painel com superfície rectangular. Neste caso, a corrente eléctrica entra numa das áreas de boa condutividade eléctrica e sai da outra. Por razões técnicas de colocação das placas, este arranjo é particularmente preferido nos casos de placas ou painéis com superfície rectangular. A ligação eléctrica de uma placa, ou de um painel, com superfície rectangular, à seguinte é realizada, de preferência, também por razões técnicas de colocação das placas, paralelamente aos lados compridos. Neste caso, o respectivo condutor eléctrico, o qual está disposto por debaixo de um revestimento formado pelas placas, ou pelos painéis, prolonga-se assim paralelamente aos lados compridos dos painéis, ou das placas. 9 ΕΡ 1 842 394/ΡΤ
No caso de placas, ou de painéis, com a superfície rectangular, os casquilhos que servem para o contacto eléctrico mencionado anteriormente estão dispostos, de preferência, de modo adjacente aos lados compridos. É conveniente estarem dispostos, ao longo de um lado comprido, vários casquilhos deste género, distribuídos equidistantemente. Num dos lados compridos encontram-se, neste caso, os casquilhos para o pólo positivo e, do outro lado, os casquilhos para o pólo negativo. Esta disposição assegura que a ligação eléctrica entre os painéis, ou as placas, possa ser manuseada de maneira flexível. A alimentação de energia eléctrica, para um revestimento deste género, é então realizada a partir do bordo do revestimento e, numa forma de realização conveniente, desde a margem que é formada pelos lados estreitos das placas, ou painéis, com a superfície rectangular.
Para a ligação eléctrica de duas placas ou painéis utiliza-se, de preferência, uma fita plana electricamente condutora, podendo estar equipada adequadamente com ligações macho. Uma fita plana deste género pode ser colocada sem problema por debaixo de um revestimento. 0 dispositivo de aquecimento eléctrico está disposto, de preferência, adjacente a, pelo menos, um papel kraft, isto é, adjacente a um papel mecanicamente estável, com um peso típico de 100 a 200 g/m2. As tensões causadas termicamente podem ser reduzidas pelo papel kraft, o que melhora a estabilidade da estrutura. Para a redução de tensões térmicas, um papel kraft deste género encontra-se, deste modo, por exemplo, no caso de um painel de laminado, de preferência, entre a placa de suporte e o dispositivo de aquecimento que está, por exemplo, presente sob a forma de uma manta, ou uma grade. As tensões térmicas deste género são ainda melhor reduzidas no caso do dispositivo de aquecimento se encontrar entre dois papéis kraft.
No caso do dispositivo de aquecimento ser ligado por meio de uma resina é, de preferência, escolhida uma resina, que cria no estado endurecido uma baixa densidade da rede para redução de tensões térmicas. Uma resina de baixa 10 ΕΡ 1 842 394/ΡΤ densidade da rede no sentido do presente invento é a resina fenólica. Uma resina aminica apresenta, pelo contrário, uma elevada densidade da rede no sentido do invento. Uma resina aminica modificada ou uma resina mista, por seu lado, pode apresentar uma baixa densidade da rede no sentido do invento.
Sobretudo no caso de um painel de laminado, o dispositivo de aquecimento é fixo com uma resina que cria uma baixa densidade da rede. As camadas que se encontram mais por cima, como por exemplo o papel decorativo assim como a camada de sobreposição, são, pelo contrário, impreqnadas com uma resina como, por exemplo, uma resina aminica, que cria uma densidade da rede relativamente elevada. Desta maneira é, por um lado, estimulada a redução das tensões térmicas e, por outro lado, obtida uma boa resistência da superfície à abrasão, ao choque, bem como aos produtos químicos.
No caso do dispositivo de aquecimento consistir num tecido, numa manta ou numa rede de fibras de vidro, estes são fixos com particular vantagem com uma resina epoxídica. Uma resina epoxídica cria uma baixa densidade da rede no sentido do invento. Em particular neste caso é conseguida satisfatoriamente a redução de tensões térmicas, sendo desnecessários papéis kraft adicionais, para reduzir ainda mais as tensões térmicas. A seguir, o invento é pormenorizado melhor por meio de exemplos de realização. A Fig. 1 mostra um dispositivo de aquecimento com fios de aquecimento 1, dispostos paralelamente uns em relação aos outros no interior de um tecido, de uma manta ou de uma rede. Os fios não condutores electricamente 2, com os quais estão entrelaçados os fios de aquecimento 1, prolongam-se perpendicularmente em relação aos fios de aquecimento 1. Isto cria uma estrutura bidimensional fácil de processar e de integrar num painel. Foram criadas áreas de elevada condutividade 3, por exemplo por revestimento com um metal, que se prolongam paralelamente aos fios electricamente não condutores 2 e estão ligados electricamente aos fios de aquecimento 1. Uma multiplicidade de fios electricamente não 11 ΕΡ 1 842 394/ΡΤ condutores 2 encontra-se sempre entre as áreas de boa condutividade 3.
Para se poder utilizar um dispositivo de aquecimento deste género no fabrico de painéis de laminado, a distância entre duas áreas de boa condutividade eléctrica 3 é, tipicamente, entre 1 e 40 cm. Estas distâncias são adequadas para painéis de superfície rectangular, em que o lado estreito tem um comprimento de 15 a 50 cm. A Fig. 2 mostra um corte transversal por uma estrutura típica de um painel de laminado. Uma placa 4 confere ao painel uma estabilidade mecânica. Por cima da placa está disposto um sistema de camadas 5, que compreende um dispositivo de aquecimento. O dispositivo de aquecimento é constituído, de preferência, como representado em Fig. 1. No entanto pode também tratar-se de uma folha. O sistema de camadas 5 pode conter papéis kraft que se encontram por cima e/ou por debaixo do dispositivo de aquecimento. O sistema de camadas 5 compreende, de preferência, uma resina de baixa densidade da rede, portanto, por exemplo, uma resina fenólica ou uma resina epoxídica.
Por cima do sistema de camadas 5 encontra-se um sistema de camadas 6, que compreende uma resina que apresenta uma elevada densidade da rede. Esta é tipicamente uma resina amínica. O sistema de camadas 6 compreende, geralmente, em primeiro lugar um papel decorativo com partículas resistentes à abrasão, como, por exemplo, corindo, que se encontram por cima. O corindo, por sua vez, está em geral coberto por cima, por exemplo, com uma camada de sobreposição transparente.
Debaixo da placa 4 encontra-se geralmente um sistema de camadas 7 com um papel de acção contrária que está ligado à placa 4 por meio de uma resina, por exemplo com uma resina de ureia, por razões de custos. Por debaixo do sistema de camadas 7 pode haver uma camada de amortecimento de ruído de passos 8.
Os casquilhos electricamente condutores 9 dirigem-se a partir do lado inferior ao dispositivo de aquecimento, de preferência, para as áreas de boa condutividade eléctrica 3, 12 ΕΡ 1 842 394/ΡΤ de acordo com a Fig. 1. Os casquilhos 9 estão, em geral, dispostos ao longo e adjacentes a um lado comprido de um painel com superfície rectangular. Paralelamente em relação aos mesmos prolongam-se então áreas electricamente condutoras 3, por cima dos casquilhos 9. Os casquilhos 9, dispostos por debaixo de uma área de boa condutividade eléctrica 3 apresentam então, em princípio, a mesma forma e o mesmo diâmetro. Os casquilhos, que se dirigem para uma área de boa condutividade eléctrica 3 vizinha, apresentam então, de preferência, uma outra forma e/ou um outro diâmetro, para evitar desta maneira erros nos trabalhos de instalação eléctrica. A Fig. 3 mostra dois painéis com o lado inferior rectangular, ligados entre si por meios de fixação de lingueta e ranhura aqui não representados. 0 lado inferior apresenta ao longo dos lados compridos, por um lado os casquilhos 9, que têm uma secção transversal redonda e, por outro lado, os casquilhos 10, que têm uma secção transversal rectangular. Os casquilhos 9 estão ligados electricamente a uma zona condutora 3 e os casquilhos 10 estão ligados electricamente a uma outra zona condutora 3. Uma fita plana 11, que tem ligações macho salientes com a secção transversal rectangular efectua a ligação entre dois casquilhos 10 pertencentes a painéis diferentes. Uma fita plana 12, que tem, de um lado, ligações macho salientes com secção transversal redonda efectua, de maneira semelhante, a ligação eléctrica entre os dois casquilhos 9.
Lisboa, 2010-07-02

Claims (13)

  1. ΕΡ 1 842 394/ΡΤ 1/2 REIVINDICAÇÕES 1 - Elemento para um revestimento de parede, tecto ou chão, em particular uma placa de pedra, um ladrilho, um elemento de parquete ou um painel de laminado, que tem meios de aquecimento ligado ao mesmo, caracterizado por os meios de aquecimento compreenderem fios revestidos por metal (1).
  2. 2 - Elemento de acordo com a reivindicação 1, no qual os meios de aquecimento estão dispostos no terço superior do elemento, quando vistos a partir da superfície.
  3. 3 - Elemento de acordo com uma das reivindicações anteriores, no qual o elemento é um painel de laminado ou de parquete que compreende, no seu lado de topo, um papel decorativo ou uma camada que consiste em madeira, adjacente aos meios de aquecimento.
  4. 4 - Painel de acordo com a reivindicação anterior, no qual os meios de aquecimento estão dispostos entre uma placa de suporte (4) e uma camada decorativa (6).
  5. 5 - Elemento de acordo com uma das reivindicações anteriores, em que os meios de aquecimento são proporcionados com a forma de uma tecido, uma rede ou uma manta.
  6. 6 - Elemento de acordo com a reivindicação anterior, em que a rede é formado por fios revestidos por metal (1), que se prolongam paralelamente entre si a partir de fios electricamente não condutores (2), que se prolongam perpendicularmente aos mesmos.
  7. 7 - Elemento de acordo com uma das reivindicações anteriores, no qual os fios revestidos por metal compreendem fibras de vidro (1, 2, 3).
  8. 8 - Elemento de acordo com uma das reivindicações anteriores, em que os meios de aquecimento estão ligados aos casquilhos (9, 10) que saem pelo lado inferior do elemento.
  9. 9 - Elemento de acordo com a reivindicação anterior, em que são proporcionados dois casquilhos (9, 10) diferentes os ΕΡ 1 842 394/ΡΤ 2/2 quais diferem entre si pelo diâmetro e/ou pela forma e que estão ligados electricamente a diferentes zonas condutoras (3) dos meios de aquecimento no interior do elemento.
  10. 10 - Elemento de acordo com uma das reivindicações anteriores que tem uma superfície rectangular, a qual está ligada electricamente bem como mecanicamente a um segundo elemento pelos lados estreitos, de preferência, por meio de condutores planos (11, 12) com ligações macho salientes de um lado.
  11. 11 - Elemento de acordo com a reivindicação 3, que tem vários sistemas de camadas (5, 6) por cima de uma placa de suporte, estando o sistema de camadas superior (6) impregnado com uma resina que apresenta uma elevada densidade de rede em comparação com a resina, com a qual o sistema de camadas subjacente com os meios de aquecimento está impregnado.
  12. 12 - Elemento de acordo com uma das reivindicações anteriores, o qual faz parte de um revestimento de chão.
  13. 13 - Elemento de acordo com uma das reivindicações anteriores, em que os meios de aquecimento compreendem uma liga de Ni-Cr que contém, de preferência, uma percentagem de Al e/ou Si. Lisboa, 2010-07-02
PT05707970T 2005-01-19 2005-02-08 Dispositivo de aquecimento para revestimentos de parede, tecto ou ch†o PT1842394E (pt)

Applications Claiming Priority (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
DE202005000886U DE202005000886U1 (de) 2005-01-19 2005-01-19 Heizeinrichtung für Wand-, Decken- oder Fußbodenbeläge

Publications (1)

Publication Number Publication Date
PT1842394E true PT1842394E (pt) 2010-07-09

Family

ID=34980015

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
PT05707970T PT1842394E (pt) 2005-01-19 2005-02-08 Dispositivo de aquecimento para revestimentos de parede, tecto ou ch†o

Country Status (12)

Country Link
US (1) US8471181B2 (pt)
EP (1) EP1842394B1 (pt)
CN (1) CN101103652B (pt)
AT (1) ATE463947T1 (pt)
CA (1) CA2595022A1 (pt)
DE (2) DE202005000886U1 (pt)
ES (1) ES2343013T3 (pt)
NO (1) NO20074224L (pt)
PL (1) PL1842394T3 (pt)
PT (1) PT1842394E (pt)
RU (1) RU2365067C2 (pt)
WO (1) WO2006076967A1 (pt)

Families Citing this family (12)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
AT504216B1 (de) * 2006-12-18 2008-04-15 Zorn Heinz Beheizbares element
CA2733284A1 (en) * 2008-06-25 2009-12-30 English, Anne A stone panel
CN102428523B (zh) * 2009-09-25 2016-04-13 乐金华奥斯有限公司 导电性地板材及其制造方法
US20120028408A1 (en) * 2010-07-30 2012-02-02 Christopher Baker Distributor heater
DE202013006416U1 (de) * 2013-07-17 2014-10-22 Blanke Gmbh & Co. Kg Kombiniertes Entkopplungs- und Heizungssystem
RU169541U1 (ru) * 2016-08-29 2017-03-22 Общество с ограниченной ответственностью "Новые технологии" Электронагреватель бытовой
SE542133C2 (en) * 2017-05-22 2020-03-03 Heat Click Company Ab Heat panel, heating system and method for installing the system
US10875623B2 (en) * 2018-07-03 2020-12-29 Goodrich Corporation High temperature thermoplastic pre-impregnated structure for aircraft heated floor panel
US10899427B2 (en) 2018-07-03 2021-01-26 Goodrich Corporation Heated floor panel with impact layer
US11376811B2 (en) 2018-07-03 2022-07-05 Goodrich Corporation Impact and knife cut resistant pre-impregnated woven fabric for aircraft heated floor panels
RU2733787C1 (ru) * 2020-04-17 2020-10-06 Общество с ограниченной ответственностью "ТеплоКарбон" Сетчатый нагревательный прибор
DE102021131971A1 (de) 2021-12-03 2023-06-07 Ke Kelit Gmbh Elektrische Flächenheizung basierend auf einer Gitter-förmigen Grundstruktur mit unterschiedlichen Faserelementen

Family Cites Families (17)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
US2853589A (en) * 1953-11-26 1958-09-23 Napier & Son Ltd Electrical de-icing equipment
US2889439A (en) * 1955-07-29 1959-06-02 Albert C Nolte Electric heating devices and the like
US3095491A (en) * 1961-11-09 1963-06-25 George P Deacon Electrical heating devices
US3318760A (en) * 1963-05-21 1967-05-09 Brookpark Inc Laminate assembly with a melamine-formaldehyde impregnated overlay sheet
US4092199A (en) * 1974-12-02 1978-05-30 Exxon Research & Engineering Co. High pressure decorative laminate having registered color and embossing
US4032751A (en) * 1975-04-21 1977-06-28 Universal Oil Products Company Radiant heating panel
DE3827825A1 (de) 1988-08-16 1990-02-22 Buchtal Gmbh Flaechiges keramisches verbundelement
CA1296041C (en) * 1988-11-15 1992-02-18 Jonathan Willner Underfloor covering heating system
DE4036849A1 (de) 1990-11-19 1992-05-21 Buchtal Gmbh Elektrisch beheizbare keramische platte
DE4036848A1 (de) 1990-11-19 1992-05-21 Buchtal Gmbh Beheizbarer belag aus keramischen deckplatten
DE4112565A1 (de) 1991-04-17 1992-10-22 Bauerhin Electrotherm Gmbh Heizmatte und verfahren zu ihrem verlegen
US6188839B1 (en) * 1997-07-22 2001-02-13 Ronald J. Pennella Radiant floor heating system with reflective layer and honeycomb panel
DE29809206U1 (de) 1998-05-22 1998-10-22 LIMAX Öl-Gas-Fernwärmetechnik GmbH, 01979 Lauchhammer Flexible Heizmatte
DE19850676A1 (de) 1998-11-03 2000-05-18 Udo Betzel Elektrisches Flächenheizsystem
DE29900958U1 (de) 1999-01-21 1999-05-06 Nolte, Friedhelm, 33739 Bielefeld Fußboden aus Holz oder einem Holzwerkstoff
US6649886B1 (en) * 2002-05-11 2003-11-18 David Kleshchik Electric heating cloth and method
US6958463B1 (en) * 2004-04-23 2005-10-25 Thermosoft International Corporation Heater with simultaneous hot spot and mechanical intrusion protection

Also Published As

Publication number Publication date
EP1842394A1 (de) 2007-10-10
DE202005000886U1 (de) 2006-06-29
PL1842394T3 (pl) 2010-09-30
CN101103652B (zh) 2010-07-07
RU2007125628A (ru) 2009-02-27
NO20074224L (no) 2007-08-17
RU2365067C2 (ru) 2009-08-20
ATE463947T1 (de) 2010-04-15
CN101103652A (zh) 2008-01-09
ES2343013T3 (es) 2010-07-21
US20090321414A1 (en) 2009-12-31
EP1842394B1 (de) 2010-04-07
CA2595022A1 (en) 2006-07-27
US8471181B2 (en) 2013-06-25
DE502005009387D1 (de) 2010-05-20
WO2006076967A1 (de) 2006-07-27

Similar Documents

Publication Publication Date Title
PT1842394E (pt) Dispositivo de aquecimento para revestimentos de parede, tecto ou ch†o
ES2340077T3 (es) Sistema de calefaccion de superficie.
GB1579194A (en) Resistance heating elements
US10184670B2 (en) Heating panel and method therefor
JP5338003B1 (ja) 面状発熱体及びその製造方法
US4292500A (en) Modular, constructional heating unit
DE202009009228U1 (de) Elektrisch betreibbares Flächenheizelement
KR100621418B1 (ko) 면상발열체의 제조방법 및 이에 의한 면상발열체
JP2002507670A (ja) 発泡法及びアラミド繊維を用いたプリント回路基板製造のための基礎ウェブ
KR101266185B1 (ko) 면상발열체를 사용한 발열장판
EP1515094A2 (de) Heizplatte zum elektrischen Heizen von Gebäuderäumen
US20220018549A1 (en) Protected infrared wall panel heating with flexible heating fabric
DE29825103U1 (de) Elektrische Heizungsanordnung zum Beheizen von Innenräumen mit einer als Heizwiderstand dienenden elektrisch leitfähigen Flächenbeschichtung
JP3585266B2 (ja) 面状発熱体を使用した暖房設備の施工方法
AU2013203040A1 (en) Heating panel and method therefor
JPH11214130A (ja) 発熱性磁気ゴムシート構造体
CS197674B1 (cs) Vyztužený izolační koberec z minerálních vláken a způsob jeho výroby
JPH0825781B2 (ja) 導電性コンクリ−ト