PT1781440E - Tesoura-guilhotina para chapas metálicas - Google Patents

Tesoura-guilhotina para chapas metálicas Download PDF

Info

Publication number
PT1781440E
PT1781440E PT05769272T PT05769272T PT1781440E PT 1781440 E PT1781440 E PT 1781440E PT 05769272 T PT05769272 T PT 05769272T PT 05769272 T PT05769272 T PT 05769272T PT 1781440 E PT1781440 E PT 1781440E
Authority
PT
Portugal
Prior art keywords
guillotine
flat
blade holder
flat springs
flat spring
Prior art date
Application number
PT05769272T
Other languages
English (en)
Inventor
Mauro Spiga
Guy Boissin
Roland Krebs
Original Assignee
Soudronic Ag
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Soudronic Ag filed Critical Soudronic Ag
Publication of PT1781440E publication Critical patent/PT1781440E/pt

Links

Classifications

    • BPERFORMING OPERATIONS; TRANSPORTING
    • B23MACHINE TOOLS; METAL-WORKING NOT OTHERWISE PROVIDED FOR
    • B23DPLANING; SLOTTING; SHEARING; BROACHING; SAWING; FILING; SCRAPING; LIKE OPERATIONS FOR WORKING METAL BY REMOVING MATERIAL, NOT OTHERWISE PROVIDED FOR
    • B23D15/00Shearing machines or shearing devices cutting by blades which move parallel to themselves
    • B23D15/06Sheet shears
    • B23D15/08Sheet shears with a blade moved in one plane, e.g. perpendicular to the surface of the sheet
    • YGENERAL TAGGING OF NEW TECHNOLOGICAL DEVELOPMENTS; GENERAL TAGGING OF CROSS-SECTIONAL TECHNOLOGIES SPANNING OVER SEVERAL SECTIONS OF THE IPC; TECHNICAL SUBJECTS COVERED BY FORMER USPC CROSS-REFERENCE ART COLLECTIONS [XRACs] AND DIGESTS
    • Y10TECHNICAL SUBJECTS COVERED BY FORMER USPC
    • Y10TTECHNICAL SUBJECTS COVERED BY FORMER US CLASSIFICATION
    • Y10T83/00Cutting
    • Y10T83/869Means to drive or to guide tool
    • Y10T83/8752Tool moves work to and against cooperating tool
    • Y10T83/8755One tool resiliently mounted or biased
    • YGENERAL TAGGING OF NEW TECHNOLOGICAL DEVELOPMENTS; GENERAL TAGGING OF CROSS-SECTIONAL TECHNOLOGIES SPANNING OVER SEVERAL SECTIONS OF THE IPC; TECHNICAL SUBJECTS COVERED BY FORMER USPC CROSS-REFERENCE ART COLLECTIONS [XRACs] AND DIGESTS
    • Y10TECHNICAL SUBJECTS COVERED BY FORMER USPC
    • Y10TTECHNICAL SUBJECTS COVERED BY FORMER US CLASSIFICATION
    • Y10T83/00Cutting
    • Y10T83/869Means to drive or to guide tool
    • Y10T83/8821With simple rectilinear reciprocating motion only
    • YGENERAL TAGGING OF NEW TECHNOLOGICAL DEVELOPMENTS; GENERAL TAGGING OF CROSS-SECTIONAL TECHNOLOGIES SPANNING OVER SEVERAL SECTIONS OF THE IPC; TECHNICAL SUBJECTS COVERED BY FORMER USPC CROSS-REFERENCE ART COLLECTIONS [XRACs] AND DIGESTS
    • Y10TECHNICAL SUBJECTS COVERED BY FORMER USPC
    • Y10TTECHNICAL SUBJECTS COVERED BY FORMER US CLASSIFICATION
    • Y10T83/00Cutting
    • Y10T83/929Tool or tool with support
    • Y10T83/9411Cutting couple type
    • Y10T83/9447Shear type

Landscapes

  • Engineering & Computer Science (AREA)
  • Mechanical Engineering (AREA)
  • Nonmetal Cutting Devices (AREA)
  • Sewing Machines And Sewing (AREA)
  • Professional, Industrial, Or Sporting Protective Garments (AREA)
  • Knives (AREA)
  • Shearing Machines (AREA)

Description

PE1781440 1 DESCRIÇÃO "TESOURA-GUILHOTINA PARA CHAPAS METÁLICAS"
Referência aos pedidos de patente relacionados O presente pedido reivindica a prioridade do pedido de patente suiço 1389/04 depositado a 24 de Agosto de 2004.
Antecedentes O presente invento diz respeito a uma tesoura-guilhotina de acordo com o conceito genérico da reivindicação independente. Uma tal tesoura-guilhotina foi dada a conhecer em US 3757621 A. Técnica anterior A utilização de tesouras-guilhotina para cortar chapas metálicas é muito comum. Consoante o comprimento do corte que se pretende realizar podem ser necessárias pressões consideráveis por parte das lâminas, mesmo quando o corte é efectuado segundo um plano ligeiramente inclinado relativamente à superfície da chapa metálica. As pressões máximas são necessariamente atingidas nos casos em que a lâmina se encontra orientada paralelamente à superfície da 2 PE1781440 chapa metálica. Uma vez que o corte se processa por um ci-salhamento da chapa metálica, são adicionalmente produzidas forças consideráveis em consequência da expulsão de material quando do corte, forças essas que empurram para longe uma da outra as lâminas que deslizam uma rente à outra, situação essa que é inevitável mesmo quando o jogo de corte é diminuto, contribuindo para aumentar este último.
Frequentemente (embora nem sempre) as tesouras-guilhotina são construídas de modo a que a tira ou placa de chapa metálica se encontre colocada sobre uma superfície de avanço horizontal, sendo conduzida ao longo da mesma, de encontro às lâminas. As lâminas dispostas transversalmente, em regra perpendicularmente, no que respeita à direcção de avanço afastam-se e aproximam-se cadenciadamente, sendo a tira (ou placa) de chapa metálica que se pretende cortar obrigada a avançar para efeito de um novo corte sempre que as lâminas se encontram afastadas. Em regra (embora nem sempre) é a lâmina inferior que se encontra firmemente montada no quadro da tesoura-guilhotina, enquanto que, para executar o seu curso de trabalho, a lâmina superior sobe e desce, ou seja, afasta-se e aproxima-se da lâmina inferior, executando deste modo os cortes.
Consoante a qualidade pretendida para o corte a ser executado, os requisitos em termos da construção da tesoura-guilhotina podem ser mais ou menos exigentes: quer se trate de uma rigidez suficiente do quadro da tesoura-guilhotina, quer de uma fixação suficientemente firme da 3 PE1781440 lâmina inferior, quer ainda, em particular, do apoio preciso e isento de jogo da lâmina superior no que toca à totalidade do seu curso de trabalho e em particular para efeito do corte.
Em muitas das aplicações, em especial no âmbito da produção de uniões de peças de chapa metálica tais como, entre outras, latas soldadas, a qualidade de corte exigida é elevada: por um lado, no que se refere ao corte propriamente dito, por exemplo não admitindo rebarbas; por outro no que se refere à orientação rigorosa do corte, em relação à qual as tolerâncias são inferiores ao décimo de milímetro no que respeita à totalidade do comprimento de corte. Sem o cumprimento rigoroso destas tolerâncias, as etapas de trabalho subsequentes não podem ser realizadas sem erro, por exemplo quando da soldadura da chapa metálica posteriormente encurvada para obter um caixilho ou quando da união do fundo (ou da tampa) com o caixilho por meio de um rebordo comum a ambos, por forma a que seja obtida a lata ou a união de peças de chapa metálica sob a sua forma final. A esta qualidade de corte vem juntar-se o facto de a produção em série ser frequentemente uma produção em massa, o que requer que durante um intervalo de tempo longo seja mantida uma cadência de trabalho elevada e sobretudo o mais ininterrupta possível, podendo implicar o processamento simultâneo de um número de camadas que pode atingir as três. 4 PE1781440
Por este motivo, há muito que as tesouras-gui-lhotina convencionais do tipo considerado são equipadas com um apoio complicado do(s) porta-lâmina(s) móvel(/is) (no caso da construção usual precedentemente descrita: do porta-lâmina superior). É muito comum o apoio do porta-lâmina móvel em quatro colunas montadas junto às extremidades ou aos cantos do porta-lâmina, ou seja um apoio mediante chamadas estruturas de colunas. Adjacentemente a cada uma das colunas move-se para cima e para baixo uma caixa de esferas cilíndrica contendo esferas, tendo-se que o local de apoio do porta-lâmina abrange por seu lado a caixa e as esferas, pelo que pode deslocar-se para cima e para baixo sobre destas e em consequência também ao longo das colunas. Vantajosas numa tal forma de apoio são a sua capacidade de suportar cargas e a sua precisão, sendo desvantajosos os indispensáveis trabalhos de regulação, bem como o inevitável desgaste. Em particular nos casos em que se está a lidar com uma produção em massa revela-se problemática a interrupção da produção para efeito dos ajustes repetida-mente requeridos ou da substituição da estrutura de colunas devido ao desgaste da mesma. Adicionalmente, no decurso da produção verifica-se próximo do limiar de desgaste uma zona cinzenta em termos de qualidade em que, para evitar a interrupção do trabalho, a qualidade de corte pretendida, embora ainda aceitável, já não corresponde à ideal.
Descrição do invento O presente invento tem por objectivo disponibi- 5 PE1781440 lizar uma tesoura-guilhotina que seja isenta das desvantagens anteriormente mencionadas.
Este objectivo foi alcançado por via de uma tesoura-guilhotina dotada das caracteristicas constantes da reivindicação 1.
Do facto de os porta-lâminas estarem ligados entre si por intermédio de sistemas de molas planas resulta uma limitação do movimento relativo dos porta-lâminas um de encontro ao outro: as molas planas são flexíveis — em todo o caso passíveis de torsão — ao longo da folha que as constitui, embora não possam ser curvadas no que respeita ao lado estreito desta folha, comportando-se rigidamente quando tal é ensaiado.
Pelo facto de o domínio de deformação elástica do sistema de molas planas determinar o âmbito máximo do movimento relativo dos porta-lâminas um de encontro ao outro, ou seja o curso de trabalho máximo, não são possíveis outros movimentos dos porta-lâminas no que respeita ao curso de trabalho, independentemente de um eventual apoio suplementar dos porta-lâminas.
Finalmente, desde que correctamente dimensionado, um sistema de molas planas não tem (ou pode) ser regulado, sendo além disso imune ao desgaste.
Por outras palavras, mediante a utilização de 6 PE1781440 sistemas de molas planas de acordo com a reivindicação 1 pode prescindir-se de, por exemplo, estruturas de colunas, o que permite reduzir correspondentemente o desgaste e as operações de regulação de uma tesoura-guilhotina de acordo com o invento.
Além de permitir atingir o objectivo pretendido, uma forma preferida de execução de acordo com a reivindicação 2 permite apoiar o porta-lâmina da lâmina móvel de uma forma que é totalmente imune ao desgaste e isenta de regulação, uma vez que o referido porta-lâmina se encontra suspendido de modo flutuante em pelo menos dois sistemas de molas planas cujo domínio de deformação define completamente o trajecto do movimento relativo dos porta-lâminas um de encontro ao outro, ou seja, o curso de trabalho, tornando deste modo desnecessário o provimento de qualquer apoio adicional do porta-lâmina da lâmina móvel.
Breve descrição dos desenhos
Em seguida, com recurso aos desenhos anexos, são descritas formas preferidas de execução do invento.
Nestes desenhos são mostradas:
Figura 1: uma vista da tesoura-guilhotina de acordo com o invento segundo a direcção de avanço de placas ou de uma tira de chapa metálica destinadas a serem cortadas; e 7 PE1781440
Figura 2: uma secção transversal segundo o plano A assinalado na Figura 1 da tesoura-guilhotina representada na Figura 2.
Modos de execução do invento
Na Figura 1 é mostrada uma vista tridimensional de uma tesoura-guilhotina 1 de acordo com o invento, com uma estrutura em quadro 2 composta pelas partes laterais 3 e 4, além de pela parede posterior 5. Para não sobrecarregar a figura, foi omitida a representação da parede anterior da estrutura em quadro 2. O sentido do olhar sobre o interior da tesoura-guilhotina 1 corresponde ao sentido de avanço de placas de chapa metálica ou de uma tira de chapa metálica destinadas a serem cortadas. Para não sobrecarregar a figura, foi igualmente omitida a representação de uma bancada de avanço provida dos correspondentes orgãos que garantem o avanço cadenciado da chapa metálica, a qual pode ser executada de forma convencional.
As partes laterais 3 e 4 encerram entre si um porta-lâmina inferior 10, o qual se encontra ligado às partes laterais 3 e 4, ou seja, se apoia firmemente nestas. Este porta-lâmina exibe um corpo 11 configurado como perfil oco em forma de caixa, no caso presente um perfil oco essencialmente triangular, e serve de suporte a uma lâmina inferior 12. O porta-lâmina superior 20 possui um corpo 21 PE1781440 cujo perfil oco também tem a forma de caixa (triangular) e serve de suporte a uma lâmina superior 22 (Figura 2). Encontra-se disposto acima do porta-lâmina inferior 10 e apoiado na estrutura em quadro 2 de modo a poder movi-mentar-se para cima e para baixo, ou seja, para longe do porta-lâmina inferior 10 e no sentido deste. Este movimento corresponde, por um lado, ao curso de trabalho do porta-lâmina superior 20 para efeito do corte da chapa metálica (sugerido pela dupla seta 23) e, por outro lado, ao movimento relativo entre o porta-lâmina superior 20, que é móvel, e o porta-lâmina inferior 10, que é fixo. O curso de trabalho 23 é executado com recurso a um cilindro hidráulico 30 disposto na vertical e componente de um motor de tipo convencional (que não será descrito em mais pormenor) atribuido ao porta-lâmina superior 20, cilindro hidráulico esse que, por um lado, se encontra fixado numa ponte 6 integrante da estrutura em quadro 2 e, por outro lado, actua sobre o local de exerção de força 24 situado numa parede limitrofe 25 do perfil oco em forma de caixa constituinte do porta-lâmina superior 20.
Na figura encontra-se ainda representado um sistema de molas planas configurado como única mola plana 40, um sistema de molas planas configurado como única mola plana 43 e, ainda que apenas parcialmente visiveis, outros sistemas de molas planas configurados quer como única mola plana 46, quer como única mola plana 49. 9 PE1781440 O porta-lâmina superior 20 encontra-se suspendido de modo flutuante das molas planas 40, 43, 46 e 49.
As molas planas 40 e 43 estendem-se paralelamente ao porta-lâmina superior 20. As molas planas 46 e 49 en-contram-se dispostas na vertical relativamente ao porta-lâmina superior 20, sendo perpendiculares ao curso de trabalho deste último.
As molas planas 40, 43, 46 e 49 encontram-se situadas em planos paralelos, estando as molas planas 46 e 49 situadas num mesmo plano. A extremidade 41 da mola plana 40 encontra-se ligada ao corpo 21 do porta-lâmina superior 20 por intermédio de um elemento de ligação 26, o qual se encontra montado numa travessa de reforço 13 do referido corpo 21 e exibe uma superfície de fixação adequada para nela fixar a extremidade 41. A outra extremidade 42 da mola plana 40 encontra-se fixada na parte lateral 3 por intermédio de um elemento de apoio 7 por ela exibido, estando deste modo fixada na estrutura em quadro 2 (e consequentemente também fixada relativamente ao porta-lâmina inferior 10, que se encontra, por sua vez, fixado na parte lateral 3). O mesmo sucede com a mola plana 43, cuja extremidade 44, por um lado, se encontra fixada no corpo 21 do porta-lâmina sup-rior 20 por intermédio de um elemento de ligação 27 adequado, em forma de alheta, ao passo que, por outro lado, a sua outra extremidade 45 se encontra fixada na parte 10 PE1781440 lateral 3 (e no porta-lâmina inferior 10) por intermédio de um elemento de apoio 8.
As molas planas 40 e 43 encontram-se solidamente ligadas aos respectivos elementos de apoio 7 e 8 e elementos de ligação 26 e 27, por exemplo mediante aparafusamento ou soldadura, de modo a poderem deformar-se em forma de "S" ou de escada quando é executado o curso de trabalho 23. É evidente que as molas planas 40 e 43 podem ser alvo de encurvamentos para longe das folhas planas que as constituem, quer para cima, quer para baixo, isto é, segundo uma direcção vertical relativamente à referidas folhas, mas não de encurvamentos em torno dos lados estreitos destas folhas, ou seja, de encurvamentos segundo uma direcção horizontal relativamente a estas últimas. O porta-lâmina superior 20 encontra-se por conseguinte firmemente apoiado no que respeita a esta direcção horizontal e móvel no que respeita à direcção vertical mencionada.
Esta disposição das molas planas 40 e 43 representa em consequência uma suspensão paralela do porta-lâmina superior 20, sendo o âmbito máximo do movimento relativo entre o porta-lâmina inferior 10 e o porta-lâmina superior 20 determinado pelo domínio de deformação elástica das molas planas 40 e 43. Adicionalmente, a disposição das molas planas 40 e 43 mostrada permite exclusivamente um movimento do supore 20 da lâmina superior segundo a direcção do curso de trabalho 23; ou seja, a suspensão flutuante 11 PE1781440 do porta-lâmina superior 20 nas molas planas 40 e 43 representada define completamente o trajecto do movimento relativo entre o porta-lâmina inferior 10 e o porta-lâmina superior 20.
Encontra-se ainda representada a interligação dos dois porta-lâminas inferior 10 e superior 20 por intermédio das molas planas 40 e 43, sendo tanto a parte lateral 3 provida dos elementos de apoio 7 e 8 como os elementos de ligação 26 e 27 componentes da referida ligação.
Outros elementos de ligação ou outros elementos de apoio 60 e 62 do porta-lâmina inferior 10 servem de pontos de fixação das molas planas 46 e 49, tal como é ilustrado na Figura 2 que se descreve em seguida.
Na Figura 2 é mostrado um corte segundo o plano A (assinalado na Figura 1) através da tesoura-guilhotina representada na Figura 1, sendo a linha de visão orientada no sentido da parte lateral 3. Assim sendo, são visiveis a parte lateral 3, bem como a parede posterior 5, a parede anterior 8 da estrutura em forma de quadro 2 (parede essa que foi omitida na Figura 1). São igualmente visíveis o porta-lâmina inferior 10 com o seu corpo 11 configurado como perfil oco em forma de caixa essencialmente triangular e a lâmina inferior 12 montada no respectivo porta-lâmina inferior 10. Em baixo, no corpo 21, igualmente constituído por um perfil oco 12 PE1781440 essencialmente triangular, do porta-lâmina superior 20, encontra-se montada a respectiva lâmina superior 22.
Igualmente representados na Figura 2 estão os elementos de apoio 7 e 8, bem como as extremidades 41 e 44 das molas planas 40 e 43 neles fixadas.
Naquelas das extremidades do porta-lâmina inferior 10 que é mostrada na figura (ou seja, na extremidade do mesmo que é adjacente à parte lateral 3) encontra-se horizontalmente disposto o elemento de ligação ou de apoio 60, o qual de preferência se encontra também solidamente ligado à parte lateral 3, podendo então ser considerado um elemento de apoio, ao contrário do que sucede quando não existe uma tal ligação, caso em que funciona como elemento de ligação. Naquela das extremidades do porta-lâmina superior móvel 20 que é mostrada na figura encontra-se disposto, igualmente na horizontal, mas no lado oposto relativamente ao elemento de apoio 60 (ou elemento de ligação 60), ou seja, mais próximo da parede posterior, um elemento de ligação configurado como braço de ligação 61. Consoante a configuração da estrutura em quadro 2, o técnico da especialidade pode providenciar um elemento de apoio 60 ou um elemento de ligação 60. A extremidade 47 mola plana 46 comum ao porta-lâmina inferior 10 e ao porta-lâmina superior 20 encontra-se fixada no elemento de apoio 60, enquanto que a outra extremidade 48 da mola plana 46 se encontra fixada no braço 13 PE1781440 de ligação 61. Uma vez que o elemento de apoio 60 e o braço de ligação 61 se encontram dispostos voltados para longe um do outro (o primeiro junto à parede anterior e o segundo junto à parede posterior), a mola plana 46 possui um comprimento considerável.
Do outro lado do plano de corte, ou seja na zona adjacente à parede lateral 4, o porta-lâmina inferior 10 e o porta-lâmina superior 20 encontram-se fixados de um modo semelhante ao representado no que toca à zona adjacente à parte lateral 3, mas agora por intermédio da sua mola plana comum 49. A forma de suspensão do porta-lâmina superior 20 por via das molas planas 46 e 49 é configurada de modo idêntico, quer se trate da parte lateral 3, quer da parte lateral 4.
Quando em funcionamento, a tesoura-guilhotina 1 de acordo com o invento destina-se preferencial mas não exclusivamente ao corte de placas ou tiras de chapa metálica com larguras compreendidas entre 500 e 1200 mm e espessuras compreendidas entre 0,08 e 1,5 mm, com maior preferência entre 0,12 e 0,4 mm. O jogo de corte será nestes casos de 0,01 mm, por exemplo, podendo a pressão requerida situar-se entre 10 e 13 toneladas, ou mesmo acima deste último valor.
Caso a espessura da chapa metálica que se pretende cortar se situe no domínio referido, o curso de trabalho pode ser restringido para alguns milímetros, por exemplo para um valor compreendido entre 3 e 5 mm. O ci- 14 PE1781440 lindro hidráulico 30 exerce a pressão de corte, deslocando o porta-lâmina superior 20 para o seu ponto morto inferior. Caso o cilindro hidráulico funcione nos dois sentidos, verifica-se um guiamento forçado do porta-lâmina superior 20, ou seja, este último também é levantado por acção do cilindro hidráulico. Caso o cilindro hidráulico 30 funcione num só sentido, o levantamento do porta-lâmina superior 20 é efectuado pelas molas planas 40, 43, 46 e 49, regressando ao seu ponto morto superior. O curso de trabalho consiste no movimento um de encontro ao outro e um para longe do outro dos porta-lâminas inferior 10 e superior 20 em virtude do comportamento elástico das molas planas 40, 43, 46 e 49 ou do deslocamento das respectivas extremidades 41 e 42, 44 e 45, 47 e 48, e 50 e 51.
No decurso deste movimento, os elementos de apoio 60 e 62 permanecem em repouso e os elementos de ligação 61 e 63 movem-se em arco (cuja forma não corresponde exac-tamente a um arco de circunferência em virtude da deformação em forma de 'S' das molas planas 46 e 49) para cima e para baixo. O 'raio' deste arco corresponde ao comprimento das molas planas 46 e 49. Quanto maior for o comprimento conferido a estas molas 46 e 49 para um dado curso de trabalho, tanto menor será o deslocamento horizontal das lâminas 12 e 22 produzido em consequência do movimento arqueado, ou seja, a correspondente alteração do jogo de corte durante o curso de trabalho. 15 PE1781440
Por um lado, esta alteração do jogo de corte pode ser minimizada na medida em que os elementos de apoio 60 e 62 e os elementos de ligação 61 e 63 se encontram dispostos em lados opostos (os primeirose mais próximos da parede anterior, os segundos mais próximos da parede posterior) e em que é escolhido para o seu comprimento o maior valor possível, o que implica serem grandes os comprimentos das molas planas 46 e 49 (e em consequência o 'raio' do arco) . Por outro lado, esta alteração do jogo de corte pode ser transformada em vantagem: se as molas planas 46 e 49 forem colocadas um pouco acima de modo a que o jogo de corte diminua logo no decurso da própria operação de corte obtém-se uma certa restrição do efeito mencionado no inicio, o qual consiste no afastamento mútuo na horizontal das lâminas 12 e 22 durante a operação de corte em resultado da deformação elástica da estrutura em forma de quadro 2 e dos porta-lâminas inferior 10 e superior 20, restrição esta que beneficia a qualidade do corte.
Consoante os parâmetros de corte e o material previstos, o técnico da especialidade pode determinar o comprimento das molas planas 46 e 49, bem como a altura das mesmas relativamente às lâminas 10 e 12, e assim, tal como anteriormente se descreveu, influenciar positivamente o jogo de corte ou a alteração do mesmo no decurso do corte.
Do movimento arqueado da lâmina 10 durante o curso de trabalho 23 resulta ainda uma ligeira torsão da mola plana 40. No entanto, a mola plana 43 contraria esta torsão 16 PE1781440 (e o movimento arqueado da lâmina 10). A suspensão do porta-lâmina superior 20 tal como se encontra representado, em que se inclui a mola plana 43, é estaticamente sobredeter-minada, parecendo ser impraticável.
No entanto, se forem utilizadas molas planas com um comprimento considerável, por exemplo 500 mm, e supondo que o curso de trabalho é de 4 mm, a deslocação horizontal das lâminas 12 e 22, e portanto a alteração do jogo de corte, é de 0,005 mm. Tal como o demonstraram algumas experiências, tal conduz apenas — mas apesar de tudo — a uma mútua colocação sob tensão das molas planas 40, 43, 46 e 49 no decurso da operação de corte, o que em última análise beneficia igualmente a qualidade do corte, uma vez que torna mais rigoroso o guiamento das lâminas 10 e 12.
Revelou ser vantajosa a utilização de molas planas cuja largura fosse dez, de preferência quinze e com particular preferência dezasseis vezes superior à sua espessura. Adicionalmente, o comprimento das mesmas é preferencialmente igual à sua largura, de preferência duplo desta e com particular preferência uma e meia vezes superior à mesma.
Tal como se aludiu na descrição da Figura 1, a suspensão flutuante do porta-lâmina superior 20 nas molas planas 40 e 43 constitui desde logo uma forma de guiamento que é suficiente para assegurar a qualidade de corte requerida. Pode ser obtido um apoio melhorado do porta-lâmina 17 PE1781440 superior 20 mediante a sua suspensão em molas planas 46 e 49 transversais ao referido porta-lâmina superior 20, estando adicionalmente prevista a presença de uma mola plana 40 paralela ao dito porta-lâmina 20.
Finalmente, a qualidade do corte pode voltar a ser influenciada de modo positivo na medida em que, igual-mente em paralelo com o porta-lâmina superior 20, seja montada uma quarta mola plana 43, o que corresponde à forma preferida de execução representada nas Fiquras 1 e 2.
Numa outra forma de execução é possivel providenciar quatro molas planas, todas dispostas paralelamente umas às outras, e cujas configurações correspondem às das molas planas 46 e 49 representadas nas Figuras 1 e 2. Neste caso, o porta-lâmina superior 20 é guiado no que respeita aos seus quatro vértices, deslocando-se ao longo do curso de trabalho num movimento de translação ascendente e descendente .
Em conclusão, de acordo com o presente invento é possivel utilizar pelo menos duas, mas também três, quatro ou mais molas planas para efeito da suspensão do porta-lâmina superior 20. A disposição paralela ou perpendicular ao porta-lâmina superior 20 de cada uma das molas planas, bem como o número das mesmas depende dos parâmetros de corte e da qualidade de corte pretendida.
Acresce que as molas planas 40 e 43, por exemplo, 18 PE1781440 não se encontram montadas num mesmo lado do porta-lâmina inferior 10, mas em lados distintos. Tal influencia o tipo de colocação sob tensão das molas planas 40 e 43 resultante e eventualmente também o das molas planas 46 e 49. A utilização de acordo com o invento de molas planas não se restringe a uma forma de execução em que o porta-lâmina inferior 10 tenha sido montado de modo fixo e em que somente o porta-lâmina superior 20 tenha sido montado de modo a ser móvel. Desde que o movimento relativo entre o porta-lâmina inferior 10 e o porta-lâmina superior 20 se realize por intermédio de molas planas montadas de acordo com o invento, ou seja, desde que o porta-lâmina inferior 10 e o porta-lâmina superior 20 se encontrem interligados por intermédio de molas planas montadas de acordo com o invento, pode considerar-se alcançado o objec-tivo subjacente ao mesmo.
Em ainda outra forma de execução (a qual não se encontra representada nas figuras), os sistemas de molas planas não se encontram montados de modo a que uma das extremidades da uma lâmina plana esteja ligada a um dos porta-lâminas e a outra das suas extremidades esteja ligada ao outro dos porta-lâminas, mas encontram-se montados de modo a que as lâminas planas se encontrem ligadas a um dos porta-lâminas por intermédio de ambas as respectivas extremidades e ao outro dos porta-lâminas por intermédio do respectivo corpo. Neste caso, os sistemas de molas planas terão de ser terminalmente ancorados no que respeita a um 19 PE1781440 dos porta-lâminas de modo a exibirem a forma de arco quando nas respectivas posições de repouso e a que o trajecto (ou seja, o curso de trabalho 23) seja realizado em direcção a esta ancoragem, para junto e para longe da mesma. Uma tal disposição permite obter um curso de trabalho 23 estritamente linear. Caso seja utilizada uma tal disposição em vez da ligação dos porta-lâminas inferior 10 e superior 20 por intermédio das molas planas 46 e 49 representada nas Figuras 1 e 2, fica obviamente omissa a colocação sob tensão das molas planas 40 e 43, o que por sua vez pode ou não ser desejável, dependendo dos parâmetros de corte e do material. No caso destes sistemas de molas planas cujas extremidades se encontram ambas ancoradas num dos porta-lâminas, o âmbito do invento abrange evidentemente a situação em que não é utilizada a orientação das molas planas 40 e 43 que se encontra representada nas Figuras 1 e 2, mas em que todas as quatro molas planas se encontram dispostas de modo a serem paralelas entre si.
Na forma de execução representada nas Figuras 1 e 2, os sistemas de molas planas foram configurados como uma única mola plana. É, contudo, igualmente possível a utilização de pacotes de molas planas empilhadas umas sobre as outras ou outras configurações de um conjunto de molas planas, desde que o modo de funcionamento dos mesmos corresponda ao das molas planas 40, 43, 46 e 49 representadas nas Figuras 1 e 2.
No caso de, devido a parâmetros de corte espe- 20 PE1781440 ciais ou à presença de materiais especiais ou a outros requisitos especiais, sejam escolhidos sistemas de molas planas que, tal como anteriormente se descreveu, se desviem no número, na configuração e na disposição dos do exemplo preferido de execução representado nas Figuras 1 e 2, o técnico da especialidade facilmente determinará de modo tentativo a solução mais adequada para esse caso.
Embora no presente pedido de patente tenham sido descritas formas preferidas de execução, deve sublinhar-se que o âmbito do invento não se restringe às mesmas, podendo ser posto em prática de qualquer outro modo abrangido pelas reivindicações que se seguem.
Lisboa, 14 de Maio de 2010

Claims (18)

  1. PE1781440 1 REIVINDICAÇÕES 1. Tesoura-guilhotina para o corte de chapas metálicas provida de dois porta-lâminas (10, 20) passíveis de um movimento relativo de aproximação ao longo de um curso de trabalho (23) , em que os porta-lâminas (10, 20) se encontram interligados por intermédio de pelo menos dois sistemas de molas planas (40; 43; 46; 49), caracterizada por o domínio de deformação elástica dos sistemas de molas planas (40; 43; 46; 49) determinar o âmbito máximo do movimento relativo (23).
  2. 2. Tesoura-guilhotina de acordo com a reivindicação 1, provida de um porta-lâmina (10) firmemente apoiado e preferencialmente situado numa posição inferior e de um porta-lâmina (20) apoiado de modo a ser móvel, executante do curso de trabalho (23) e preferencialmente situado numa posição superior, caracterizada por o porta-lâmina (20) móvel se encontrar suspenso de modo flutuante nos pelo menos dois sistemas de molas planas (40; 43; 46; 49) cujos domínios de deformação definem completamente o trajecto do movimento relativo (23) entre os dois porta-lâminas.
  3. 3. Tesoura-guilhotina de acordo com uma das reivindicações 1 ou 2, caracterizada por pelo menos um sistema de molas planas (40; 43; 46; 49) ter sido lateralmente montado na tesoura-guilhotina (1), numa extremidade dos porta-lâminas (10, 20) que se estendem através da mesma, 2 PE1781440 encontrando-se disposto de modo essencialmente perpendicular quer a estes, quer à direcção do curso de trabalho (23) .
  4. 4. Tesoura-guilhotina de acordo com uma das reivindicações 1 a 3, caracterizada por pelo menos um sistema de molas planas (40; 43; 46; 49) se encontrar disposto de modo a ser paralelo aos porta-lâminas (10, 20) e perpendicular à direcção do curso de trabalho (23).
  5. 5. Tesoura-guilhotina de acordo com uma das reivindicações 1 a 4, caracterizada por pelo menos um sistema de molas planas (40; 43; 46; 49) e de preferência todos os sistemas de molas planas se encontrarem ligados por intermédio de umas das suas extremidades (41; 44; 48) ao porta-lâmina (20) e por intermédio das outras das suas extremidades (42; 45) ao porta-lâmina (10), de modo a que, mediante o deslocamento mútuo destas extremidades pelo qual é responsável o comportamento elástico das molas planas, os porta-lâminas (10, 20) possam mover-se um de encontro ao outro ou um para longe do outro.
  6. 6. Tesoura-guilhotina de acordo com a reivindicação 5, caracterizada por a ligação das extremidades de pelo menos um dos sistemas de molas planas (40; 43; 46; 49) e de preferência de todos os sistemas de molas planas ao respectivo dos porta-lâminas (10, 20) ter sido configurada de modo a ser rigida, ou seja, de modo a que a deformação do(s) sistema(s) de molas planas (40; 43; 46; 49) exiba a 3 PE1781440 forma de 'S' .
  7. 7. Tesoura-guilhotina de acordo com uma das reivindicações 1 a 6, caracterizada por pelo menos um dos porta-lâminas (10, 20) possuir um corpo (11, 21) constituído por um perfil oco cuja forma é preferencialmente a de uma caixa, sendo a ligação ao(s) sistema(s) de molas planas (40; 43; 46; 49) assegurada por um elemento de ligação (26, 27) rigidamente montado no referido corpo.
  8. 8. Tesoura-guilhotina de acordo com as reivindicações 3, 6 e 7, caracterizada por, numa mesma extremidade e na zona em que se defrontam, os porta-lâminas (10, 20) exibirem cada um um elemento de ligação configurado como braço de ligação (60, 61) destinado a um sistema de molas planas (46, 49) comum, braços de ligação (60, 61) esses que se situam em lados opostos (o primeiro mais próximo da parede anterior, o segundo mais próximo da parede posterior) para que seja grande o comprimento do sistema de molas planas (46, 49) ,
  9. 9. Tesoura-guilhotina de acordo com as reivindicações 5 e 7, caracterizada por ser provida de uma estrutura em quadro (2) composta por pelo menos uma parte lateral (3), de preferência por duas partes laterais (3, 4) que encerram entre si os porta-lâminas (10, 20) a cujas extremidades são adjacentes, estando um porta-lâmina (10) que se encontra firmemente apoiado fixado em pelo menos uma parte lateral (3) e estando pelo menos um sistema de molas planas 4 PE1781440 (40, 43) disposto paralelamente ao porta-lâmina (20) móvel rigidamente ligada a este e à pelo menos uma parte lateral (3) que funciona como elemento de ligação.
  10. 10. Tesoura-guilhotina de acordo com uma das reivindicações precedentes 1 a 9, caracterizada por os porta-lâminas se encontrarem interligados por intermédio de três sistemas de molas planas, dos quais dois (46, 49) se estendem paralelamente um ao outro e o terceiro se estende perpendicularmente aos outros dois, estando todos os sistemas de molas planas situados sobre planos paralelos entre si.
  11. 11. Tesoura-guilhotina de acordo com a reivindicação 10, caracterizada por os dois sistemas de molas planas (46, 49) dispostos paralelamente um ao outro se encontrarem cada um montado numa extremidade dos porta-lâminas (10, 20), estendendo-se essencialmente segundo uma direcção perpendicular a estes e ao curso de trabalho (23).
  12. 12. Tesoura-guilhotina de acordo com uma das reivindicações precedentes 1 a 9, caracterizada por os porta-lâminas (10, 20) se encontrarem interligados por intermédio de quatro sistemas de molas planas (40; 43; 46; 49).
  13. 13. Tesoura-guilhotina de acordo com as reivindicações 9 e 12, caracterizada por duas molas planas (46, 49) se encontrarem dispostas paralelamente uma à outra e montadas cada uma numa extremidade dos porta-lâminas (10, 5 PE1781440 20), estendendo-se perpendicularmente a estes e ao curso de trabalho (23), e por as outras duas molas planas (40, 43) se encontrarem dispostas paralelamente ao porta-lâmina móvel (20) e rigidamente ligadas a este e a uma parte lateral (3) gue funciona como elemento de ligação.
  14. 14. Tesoura-guilhotina de acordo com a reivindicação 4, caracterizada por pelo menos um sistema de molas planas e de preferência todos os sistemas de molas planas se encontrarem ligados por via das respectivas extremidades a um dos porta-lâminas (10, 20) e por via dos respectivos corpos ao outro dos porta-lâminas (20, 10), de modo a que, mediante o deslocamento mútuo destes pontos de lugação pelo qual é responsável o seu comportamento elástico, os porta-lâminas possam movimentar-se um de encontro ao outro e um para longe do outro.
  15. 15. Tesoura-guilhotina de acordo com a reivindicação 14, caracterizada por quatro sistemas de molas planas se encontrarem dispostas aos pares, um deles paralelamente aos porta-lâminas e o outro perpendicularmente a estes e ao curso de trabalho.
  16. 16. Tesoura-guilhotina de acordo com uma das reivindicações precedentes 1 a 15, caracterizada por o pelo menos único sistema de molas planas e de preferência todos os sistemas de molas planas terem sido configurados como molas planas simples (40; 43; 46; 49). 6 PE1781440
  17. 17. Tesoura-guilhotina de acordo com a reivindicação 16, caracterizada por cada uma das molas planas simples (40; 43; 46; 49) exibir uma largura dez vezes e de preferência quinze vezes superior à sua espessura, sendo com maior preferência dezasseis vezes superior a esta última.
  18. 18. Tesoura-guilhotina de acordo com a reivindicação 16, caracterizada por cada uma das molas planas simples (40; 43; 46; 49) exibir um comprimento que é idêntico à sua largura e de preferência o dobro desta, sendo com particular preferência duas e meia vezes superior à mesma. Lisboa, 14 de Maio de 2010 PE1781440 1
    2
    1 PE1781440 REFERÊNCIAS CITADAS NA DESCRIÇÃO Esta lista de referências citadas pelo requerente é apenas para conveniência do leitor. A mesma não faz parte do documento da patente Europeia. Ainda que tenha sido tomado o devido cuidado ao compilar as referências, podem não estar excluídos erros ou omissões e o IEP declina quaisquer responsabilidades a esse respeito. Documentos de patentes citadas na Descrição . CH 138904 .Us 3757621
PT05769272T 2004-08-24 2005-08-15 Tesoura-guilhotina para chapas metálicas PT1781440E (pt)

Applications Claiming Priority (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
CH13892004 2004-08-24

Publications (1)

Publication Number Publication Date
PT1781440E true PT1781440E (pt) 2010-05-21

Family

ID=35045199

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
PT05769272T PT1781440E (pt) 2004-08-24 2005-08-15 Tesoura-guilhotina para chapas metálicas

Country Status (7)

Country Link
US (1) US7717022B2 (pt)
EP (1) EP1781440B1 (pt)
BR (1) BRPI0514610B1 (pt)
DE (1) DE502005009241D1 (pt)
ES (1) ES2339264T3 (pt)
PT (1) PT1781440E (pt)
WO (1) WO2006021112A1 (pt)

Families Citing this family (6)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
US9908186B2 (en) * 2009-03-18 2018-03-06 Hubbell Incorporated Electrical connector configuring dies, tool and method
CN106624131A (zh) * 2016-11-25 2017-05-10 安徽天大铜业有限公司 一种铜杆切割装置
CN108015335A (zh) * 2018-01-18 2018-05-11 河北工程大学 一种钢带自动剪切装置及剪切方法
CN108705130A (zh) * 2018-05-17 2018-10-26 江苏国力锻压机床有限公司 高精度剪板机及其精确剪切板料的方法
JP7188303B2 (ja) * 2019-07-11 2022-12-13 豊田合成株式会社 ウェザストリップの製造方法
JP7381431B2 (ja) * 2020-10-23 2023-11-15 アイダエンジニアリング株式会社 スクラップカッター

Family Cites Families (6)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
US191112A (en) * 1877-05-22 Improvement in machines for cutting out pasteboard egg-carrier blanks
US3073201A (en) * 1959-06-23 1963-01-15 Miehle Goss Dexter Inc Vibrating blade cutting machine
US3757621A (en) * 1970-02-20 1973-09-11 Intermenua Pty Ltd Guillotines and like shearing machines
DE3015913A1 (de) * 1980-04-25 1981-10-29 Thyssen Industrie Ag, 4300 Essen Servo-hydraulische schneidpresse bzw. schere zum schneiden von insbesondere duennen blechen
GB2233925B (en) * 1989-07-14 1993-08-11 Secr Defence Linear motion system
DE50211351D1 (de) * 2002-04-12 2008-01-24 F & K Delvotek Bondtechnik Bonddraht-Schneidvorrichtung

Also Published As

Publication number Publication date
US7717022B2 (en) 2010-05-18
WO2006021112A1 (de) 2006-03-02
EP1781440B1 (de) 2010-03-17
EP1781440A1 (de) 2007-05-09
DE502005009241D1 (de) 2010-04-29
ES2339264T3 (es) 2010-05-18
BRPI0514610A (pt) 2008-06-17
BRPI0514610B1 (pt) 2018-07-31
US20080295667A1 (en) 2008-12-04

Similar Documents

Publication Publication Date Title
PT1781440E (pt) Tesoura-guilhotina para chapas metálicas
JP4095026B2 (ja) 切削工具
RU2554923C2 (ru) Регулируемый держатель направляющей подъемника
ES2602057T3 (es) Armazón para una máquina
US11198166B2 (en) Adjustable die for a press brake
JP2009107760A (ja) マンコンベアトラス支持装置
ES2683496T3 (es) Corredera portaherramientas
ES2476018T3 (es) Máquina para el corte de placas de vidrio plano
JP6440068B2 (ja) ベッドサイドテーブル
JP5284930B2 (ja) 切断機
EP1334056B1 (en) A sliding jogger
KR200479437Y1 (ko) 블록 고정부를 포함하는 캐리어
US8499466B2 (en) Ruler for tool
JP6731992B2 (ja) 工作機械
JP6148883B2 (ja) プレスブレーキ
JP2020189378A (ja) 工作機械
CN210731641U (zh) 一种抗变形的车床
ITMO20040003U1 (it) Squadretta perfezionata per troncatrice
JPS6165735A (ja) 主ビ−ムの支持装置
JP6626331B2 (ja) 解体アタッチメント
ITMI960138A1 (it) Gruppo di fissaggio per un dispositivo di sollevamento applicabile posteriormente ai longheroni del telaio di un veicolo
EP1044766B1 (en) Conveyor for glass plates in edge working machines
JP2006274466A (ja) ミシンの縫製枠
JP5635822B2 (ja) プレス機械
ITMI940381U1 (it) Struttura di macchina automatica particolarmente per la lavorazione di bordi di elementi lastriformi in genere