PT1701616E - Composições de bifentrina/acetamiprida para controlo de pragas domésticas no geral - Google Patents

Composições de bifentrina/acetamiprida para controlo de pragas domésticas no geral Download PDF

Info

Publication number
PT1701616E
PT1701616E PT05705186T PT05705186T PT1701616E PT 1701616 E PT1701616 E PT 1701616E PT 05705186 T PT05705186 T PT 05705186T PT 05705186 T PT05705186 T PT 05705186T PT 1701616 E PT1701616 E PT 1701616E
Authority
PT
Portugal
Prior art keywords
domestic
ant
general
acetamiprid
bifenthrin
Prior art date
Application number
PT05705186T
Other languages
English (en)
Inventor
James B Ballard
Dina L Richman
Kim Watson
Cristi L Palmer
Original Assignee
Nippon Soda Co
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Nippon Soda Co filed Critical Nippon Soda Co
Publication of PT1701616E publication Critical patent/PT1701616E/pt

Links

Classifications

    • AHUMAN NECESSITIES
    • A01AGRICULTURE; FORESTRY; ANIMAL HUSBANDRY; HUNTING; TRAPPING; FISHING
    • A01NPRESERVATION OF BODIES OF HUMANS OR ANIMALS OR PLANTS OR PARTS THEREOF; BIOCIDES, e.g. AS DISINFECTANTS, AS PESTICIDES OR AS HERBICIDES; PEST REPELLANTS OR ATTRACTANTS; PLANT GROWTH REGULATORS
    • A01N53/00Biocides, pest repellants or attractants, or plant growth regulators containing cyclopropane carboxylic acids or derivatives thereof

Landscapes

  • Life Sciences & Earth Sciences (AREA)
  • Agronomy & Crop Science (AREA)
  • Pest Control & Pesticides (AREA)
  • Plant Pathology (AREA)
  • Health & Medical Sciences (AREA)
  • Engineering & Computer Science (AREA)
  • Dentistry (AREA)
  • General Health & Medical Sciences (AREA)
  • Wood Science & Technology (AREA)
  • Zoology (AREA)
  • Environmental Sciences (AREA)
  • Agricultural Chemicals And Associated Chemicals (AREA)
  • Catching Or Destruction (AREA)

Description

Descrição
COMPOSIÇÕES DE BIFENTRINA/ACETAMIPRIDA PARA CONTROLO DE PRAGAS DOMÉSTICAS NO GERAL
Campo da Invenção A presente invenção relaciona-se em geral com composições insecticidas. Em particular, relaciona-se com composições de insecticidas úteis para o controlo de pragas domésticas no geral.
ANTECEDENTES DA INVENÇÃO
No geral, as pragas domésticas são insectos que têm o potencial de serem incómodos ou nocivos para as pessoas ou propriedades, tais como a barata Alemã, barata Americana, barata Smokey-Brown, barata Oriental, mosca doméstica, mosca varejeira, mosca do lixo, formiga do fogo (RIFA), formiga doméstica odorosa, formiga carpinteira, formiga faraó, formiga argentina, mosquito, carraça, pulga, piolho da madeira, bicho-de-conta, centopeia, aranha, peixinho-de-prata, escorpião e percevejo de cama. Os seguintes são alguns exemplos de como estes insectos podem ser incómodos ou nocivos em pessoas e propriedades. As baratas e moscas podem surgir no ambiente quotidiano das pessoas em qualquer local e momento. Geralmente, elas contaminam alimentos e artigos que sujeitam a pessoa a ameaças de bactérias e vírus. A proliferação continua de colónias de formigas do fogo, Solenopsís invicta, tem-se tornado num grave problema nos Estados Unidos. As formigas do fogo são atraídas por circuitos eléctricos e podem provocar falhas em transformadores, cabos, conectores e hardware eléctricos relacionados. As formigas do fogo podem também ferroar pessoas ou animais e provocam geralmente uma reacção alérgica localizada na área da pele perfurada pela sua ferroada. Alguns indivíduos sofrem uma grave reacção alérgica que pode levar a um choque anafiláctico, o qual pode ser fatal se não for rapidamente tratado. No geral, muitas das pragas domésticas são potencialmente perigosas uma vez que as suas mordidelas ou ferroadas podem de igual modo levar a uma reacção alérgica.
As composições insecticidas têm sido habitualmente usadas para controlar pragas domésticas no geral. A principal preocupação no desenvolvimento de uma composição insecticida para controlar pragas domésticas no geral são as características do "atordoamento"e "mortalidade" do insecticida. 0 atordoamento refere-se a uma imobilização rápida e a curto prazo ou morte da praga. As pragas podem recuperar de uma imobilização por atordoamento. 0 atordoamento ocorre normalmente em 10-30 minutos, mas a duração depende da praga.
Por exemplo, o atordoamento para as moscas domésticas pode ocorrer até 2 horas devido à sua tolerância a insecticidas e capacidades de recuperação. A mortalidade refere-se à morte da praga. Uma composição insecticida óptima teria as taxas de atordoamento e mortalidade em ou próximo de 100% para todas as pragas domésticas no geral. As actuais composições insecticidas, por exemplo, as taxas de mortalidade e atordoamento são desejáveis para assegurar uma protecção eficaz das pessoas e propriedades contra pragas domésticas no geral. Os documentos WO 2004/064517, WO 02/43494, WO 02/30200 e FR 2784011 descrevem misturas pesticidas de piretróides e neonicotinóides.
RESUMO DA INVENÇÃO
De acordo com a presente invenção, foi agora descoberto que uma nova composição insecticida melhora, significativamente, a taxa de atordoamento e de mortalidade em pragas domésticas no geral. Especificamente, uma composição insecticida que contém uma mistura de bifentrina e acetamiprida 1/8 resulta numa barreira química contínua que providencia elevadas taxas de mortalidade e atordoamento às pragas domésticas no geral. Outros aspectos da presente invenção tornar-se-ão também aparentes.
DESCRIÇÃO DETALHADA DA INVENÇÃO
Foi agora inesperadamente descoberto que uma composição insecticida que contém bifentrina e acetamiprida resulta numa elevada taxa de atordoamento e mortalidade quando aplicada a pragas domésticas no geral. Uma composição insecticida líquida preferida da presente invenção está compreendida entre 0,001% por peso e 0,12% por peso de bifentrina e entre 0,001% por peso e 0,20% por peso de acetamiprida.
Outra forma de realização da presente invenção é um método para controlar pragas domésticas no geral que compreende a aplicação de uma quantidade eficaz do ponto de vista insecticida de uma composição compreendida por bifentrina e acetamiprida para um local onde o controlo de pragas domésticas no geral é necessário ou poderá vir a ser necessário. As pragas domésticas no geral preferidas são seleccionadas da barata Alemã, barata Americana, barata Smokey-Brown, barata Oriental, mosca doméstica, mosca varejeira, mosca do lixo, formiga do fogo (RIFA), formiga doméstica odorosa, formiga carpinteira, formiga faraó, formiga argentina, mosquito, carraça, pulga, piolho da madeira, bicho-de-conta, centopeia, aranha, peixinho-de-prata, escorpião e percevejo de cama. O local ou locais preferidos são seleccionados a partir de uma estrutura infestada por pragas domésticas no geral, uma estrutura que supostamente está infestada por pragas domésticas no geral, ou uma localização adjacente a estrutura. A quantidade de cada insecticida na composição pode ser variada dentro de uma vasta gama, dependendo das pragas alvo e o nível de controlo desejado. Para controlar as baratas Alemãs, uma composição insecticida líquida preferida da presente invenção está compreendida entre 0,001% por peso e 0,06% por peso de bifentrina e 0,005% por peso e 0,10% por peso de acetamiprida. Para controlar as formigas do fogo, uma composição insecticida líquida preferida da presente invenção está compreendida entre 0, 0575% por peso e 0, 0625% por peso de bifentrina e 0,025% por peso e 0, 05% por peso de acetamiprida. Para controlar as moscas domésticas, uma composição insecticida líquida preferida da presente invenção está compreendida entre 0,001% por peso a 0,005% por peso de bifentrina e 0,01% por peso e 0,02% por peso de acetamiprida. Para controlar os percevejos de cama, uma composição insecticida líquida preferida da presente invenção está compreendida entre 0,0575% por peso e 0,0625% por peso de bifentrina e 0,025% por peso e 0,05% de acetamiprida.
Um insecticida líquido é qualquer formulação que contenha um insecticida onde a formulação é dispensada num meio aquoso antes da sua aplicação a um local onde é necessário um controlo de pragas domésticas no geral. Isto quer dizer, um insecticida líquido é composto por 1) um insecticida, 2) um meio aquoso e 3) outros aditivos convencionalmente utilizados nas formulações insecticidas (por exemplo, tensioactivos, agentes humectantes, agentes de congelação/descongelação). Todas as formulações de insecticidas que são ou podem ser dispensadas num meio aquoso antes da aplicação estão, por isso, dentro do âmbito da presente invenção (por ex., Microemulsões, Concentrados em suspensão, Concentrados emulsionáveis, Pós molháveis, Grânulos dispersáveis em água, Suspensões em cápsulas, Grânulos emulsionáveis ou combinações dos mesmos).
As composições da presente invenção podem derivar de formulações comercialmente disponíveis de insecticidas. Por exemplo, a bifentrina, vendida pela FMC Corporation sob os nomes e marcas de TALSTAR® GC FLOWABLE INSECTICIDE/MITICIDE, ou TALSTARONE® MULTI-INSECTICIDE, para nomear alguns, encontra utilidade na presente invenção. As formulações de acetamiprida que são particularmente úteis no contexto da presente invenção incluem, sem limitação, a acetamiprida (vendida com o nome e marca de INTRUDER), vendida como um pó molhável com 70%. Usando métodos conhecidos dos 2/8 especialistas, as formulações de insecticidas acima mencionadas podem ser dispersas num meio aquoso para resultar numa composição que contém uma quantidade eficaz do ponto de vista insecticida de insecticida.
Os seguintes exemplos ilustram ainda a presente invenção, mas é claro, não serão interpretados de modo algum como limitantes da sua abrangência. Os exemplos definem alguns dados biológicos que ilustram a eficácia das composições da presente invenção no controlo de pragas domésticas no geral. Cada exemplo personifica um teste separado em que as pragas foram aleatoriamente seleccionadas de uma população com uma idade aleatória. Excepto indicado pelo contrário, todas as partes, porcentagens, e similares são por peso. As câmaras de pulverização usadas nos exemplos têm aproximadamente 1,85-1,93 m (73-76 polegadas) de altura, 1,85-2,11 m (73-83 polegadas) de comprimento e 0,79-0,84 m (31-33 polegadas) de profundidade com uma saliência ajustável (aproximadamente, 0,56 m (22 polegadas) de profundidade) e um bocal de pulverização movivel. As câmaras de pulverização foram calibradas para aplicar um volume de aproximadamente 3,79 litros (1 galão) de líquido por 92,9 metros quadrados (1000 pés quadrados) de área a cerca de 6,35 - 18,14 kg (14-40 libras) por polegada quadrada de pressão. Uma pistola de pulverização DeVilbiss (Pulverizador modelo 152) produzida pela DeVilbiss, localizada em Glendale Heights, Illinois, foi usada no teste com moscas domésticas. A DeVilbiss foi usada para aplicar aproximadamente 3-5 milímetros do produto a cerca de 4,53 kg (10 libras) por polegada quadrada. EXEMPLO 1
Teste para Determinar as Taxas de Mortalidade e Atordoamento da Barata Alemã por Aplicações de Combinações de Bifentrina e Acetamiprida.
As composições da presente invenção foram testadas para a actividade da barata Alemã do seguinte modo:
Foram preparadas composições de teste compostas por TALSTARONE® MULTI-INSECTICIDE e um pó molhável com 70% de acetamiprida em água destilada que providenciaram taxas adequadas de aplicação de combinações de bifentrina e acetamiprida, assim como bifentrina e acetamiprida isoladas. A câmara de pulverização foi então calibrada para administrar a solução de tratamento a um volume e pressão desejados sobre uma área desejada na saliência da câmara. A altura da saliência da câmara de pulverização foi ajustada para aproximadamente 0,46 m (18 polegadas) da ponta de pulverização. A saliência foi então coberta com folha de alumínio e foi determinado o centro da saliência de frente para trás e extremidade a extremidade. Um número desejado de peneiras de 0,1 m (4,0") foi marcado na folha de alumínio com um marcador permanente. O interior de um número desejado de anéis de PVC foi revestido com uma mistura de gelatina de petróleo/ óleo mineral (rácio 1:2) . Os anéis de PVC foram colocados nas peneiras. Foram colocadas 10 baratas Alemãs machos dentro de cada anel de PVC. Os pulverizadores foram activados e o composto de teste foi aplicado a cada interior de anel de PVC. Foram medidos o atordoamento e mortalidade da barata Alemã. Os seguintes resultados foram registados: 3/8
Tabela 1
Atordoamento e Mortalidade da Barata Alemã por Aplicação de Combinações de Bifentrina e Acetamiprida
Tratamento Taxa de Apl. (PPM) Taxa de Apl. (% por peso) Taxa de Atordoamento aos 10 minutos (%) Taxa de Atordoamento aos 15 minutos (%) Taxa de Atordoamento aos 30 minutos (%) Taxa de Mortalidade aos 60 minutos (%) Taxa de Mortalidade aos 120 minutos (%) Taxa de Mortalidade aos 240 minutos (%) A 10 0, 001 0 3 23 40 - 50 50 0, 005 0 0 0 38 - 60 200 0,02 0 3 45 100 100 100 600 0,06 0 8 60 100 100 100 B 50 0, 005 0 13 38 53 - 63 100 0,01 0 8 38 58 - 63 250 0, 025 10 35 75 88 90 83 500 0,05 8 45 88 80 98 80 B 1000 0,10 38 75 93 100 98 80 A + B 10/50 0,001/ 0, 005 5 5 35 90 93 10/100 0,001/ 0,01 0 0 13 90 - 100 50/50 0,005/ 0, 005 0 3 43 93 - 100 50/100 0,005/ 0,01 15 23 60 95 - 100 200/250 0, 02/ 0, 025 5 38 68 100 100 100 200/500 0,02/ 0,05 48 60 98 100 100 100 200/1000 0,02/ 0,10 58 90 100 100 100 100 600/250 0, 06/ 0, 025 30 53 88 100 100 100 600/500 0, 06/ 0,05 35 63 95 100 100 100 Não tratado 600/ 1000 0, 06/ 0,10 63 85 98 100 100 100 0 0 0 0 0 0 0 0 A é bifentrina, B é acetamiprida EXEMPLO 2
Teste para Determinar as Taxas de Mortalidade e Atordoamento da Formiga do fogo por Aplicações de Combinações de Bifentrina e Acetamiprida
As composições da presente invenção foram testadas para a actividade da formiga do fogo do seguinte modo:
Foram preparadas as composições de teste compostas por TALSTARONE® MULTI-INSECTICIDE e um pó molhável com 70% de acetamiprida em água destilada que providenciaram taxas adequadas de aplicação de combinações de bifentrina e acetamiprida, assim como bifentrina e acetamiprida isoladas. A câmara de pulverização foi então calibrada para administrar a solução de tratamento a um volume e pressão desejados sobre uma área desejada na saliência da câmara. A altura da saliência da câmara de pulverização foi ajustada para aproximadamente 0,45 m (18 polegadas) da ponta de pulverização. 4/8 A saliência foi então coberta com folha de alumínio e foi determinado o centro da saliência de frente para trás e extremidade a extremidade. As formigas do fogo a serem tratadas foram recolhidas e colocadas em copos de papel de 0,45 1 (16 onças) revestido. Os copos de papel foram colocados numa folha de aluminio na saliência da câmara de pulverização. O pulverizador foi activado e o composto de teste foi aplicado a cada interior do copo de papel. Foram medidos o atordoamento e mortalidade da formiga do fogo. Os seguintes resultados foram registados:
Tabela 2
Atordoamento e Mortalidade da Formiga do fogo por Aplicação de Combinações de Bifentrina e
Acetamiprida
Tratamento Taxa de Taxa de Taxa de Taxa de Taxa de Taxa de Taxa de Taxa de Apl. Apl. Atordoamento Atordoamento Atordoamento Mortalidade Mortalidade Mortalidade aos (PPM) (% por aos aos aos aos aos peso) 10 15 30 60 120 240 minutos minutos minutos minutos minutos minutos A 300 0,03 63 100 100 100 100 100 600 0,06 78 100 100 100 100 100 B 125 0,0125 0 0 10 5 65 90 250 0,025 10 3 5 13 98 100 500 0,05 0 15 15 60 100 100 A + B 300/125 0,03/ 18 78 98 100 100 100 0,0125 300/250 0,03/ 5 98 95 100 100 100 0,025 300/500 0,03/ 33 95 93 100 100 100 0,05 600/125 0,06/ 45 78 100 100 100 100 0,0125 600/250 0,06/ 65 93 100 100 100 100 0,025 600/500 0,06/ 100 100 100 100 100 100 0,05 Não tratado 0 0 0 0 0 0 0 0 A é bifentrina, B é acetamiprida EXEMPLO 3
Teste para Determinar as Taxas de Mortalidade e Atordoamento da Mosca Doméstica por Aplicações de Combinações de Bifentrina e Acetamiprida
As composições da presente invenção foram testadas para a actividade da mosca doméstica do seguinte modo:
Foram preparadas composições de teste compostas por TALSTARONE® MULTI-INSECTICIDE e um pó molhável com 70% de acetamiprida em água destilada que providenciaram taxas adequadas de aplicação de combinações de bifentrina e acetamiprida, assim como bifentrina e acetamiprida isoladas. 5/8
Foi usada uma pistola de pulverização DeVilbiss para administrar a solução de tratamento ao volume e pressão desejados. As moscas domésticas a serem tratadas foram recolhidas e colocadas em copos de papel de 0,45 1 (16 onças) revestido. A pistola de pulverização foi activada e o composto de teste foi aplicado a cada interior do copo de papel. Foram medidos o atordoamento e mortalidade da mosca doméstica. Os seguintes resultados foram registados:
Tabela 3
Atordoamento e Mortalidade de Moscas Domésticas por Aplicação de Combinações de Bifentrina e
Acetamiprida
Tratamento Taxa de Apl. (PPM) Taxa de Apl. (% por peso) Taxa de Atordoamento aos 15 minutos Taxa de Atordoamento aos 30 minutos Taxa de Atordoamento aos 60 minutos Taxa de Atordoamento aos 120 minutos Taxa de Atordoamento aos 240 minutos Taxa de Mortalidade a 1 dia A 10 0,001 0 0 19 19 48 3 50 0,005 0 19 59 63 100 63 B 100 0,01 47 47 53 41 53 16 200 0,02 69 86 72 72 78 28 A + B 10/100 0,001/ 0,01 67 97 100 97 100 80 10/200 0,001/ 0,02 66 91 97 100 100 75 50/100 0,005/ 0,01 26 74 100 100 100 97 50/200 0,005/ 0,02 66 100 100 100 100 100 Não tratado 0 0 0 0 0 0 0 0 A é bifentrina, B é acetamiprida EXEMPLO 4
Teste para Determinar as Taxas de Mortalidade do Percevejo de cama por Aplicações de Combinações de Bifentrina e Acetamiprida
As composições da presente invenção foram testadas para a actividade do percevejo de cama do seguinte modo:
Foram preparadas composições de teste compostas por TALSTARONE® MULTI-INSECTICIDE e um pó molhável com 70% de acetamiprida em água destilada que providenciaram taxas adequadas de aplicação de combinações de bifentrina e acetamiprida, assim como bifentrina e acetamiprida isoladas. A câmara de pulverização foi então calibrada para administrar a solução de tratamento a um volume e pressão desejados sobre uma área desejada na saliência da câmara. A altura da saliência da câmara de pulverização foi ajustada para aproximadamente 0,27m (10,5 polegadas) dapontade pulverização. A saliência foi então coberta com folha de alumínio e foi determinado o centro da saliência de frente para trás e extremidade a extremidade. Os percevejos de cama a serem tratados foram recolhidos e colocados em copos de papel de 0,45 1 (16 onças) revestido. Os copos de papel foram colocados numa folha de alumínio na saliência da câmara de pulverização. 0 pulverizador foi activado 6/8 e o composto de teste foi aplicado a cada interior do copo de papel. Foi medida a mortalidade doe percevejo de cama. Os seguintes resultados foram registados:
Tabela 4
Mortalidade do Percevejo de cama por Aplicação de Combinações de Bifentrina e Acetamiprida
Tratamento Taxa de Apl. (PPM) Taxa de Apl. (% por peso) Taxa de Mortalidade as 2 Horas (%) Taxa de Mortalidade a 1 dia (%) A 200 0,02 85 100 600 0,06 75 100 B 250 0,025 30 95 500 0,05 60 100 1000 0,10 95 100 A + B 200/250 0,02/ 90 100 0,025 200/500 0,02/0,05 95 100 200/1000 0,02/0,10 100 100 600/250 0,06/ 90 100 0,025 600/500 0,06/0,05 100 100 600/1000 0,06/0,10 100 100 Não tratado 0 0 5 65 A é bifentrina, B é acetamiprida
No contexto da presente invenção, o termo "insecticida" refere-se ao composto ou ingrediente químico activo, bifentrina e acetamiprida, que mata ou atordoa os insectos. 0 termo "bifentrina" significa 2-metilbifenil-3-ilmetil(Z)-(1RS)-cis-3- (2-cloro-3,3,3 -trifluoroprop -1- enil)-2,2-Dimetilciclopropanocarboxilato ou 2-metilbifenil-3-ilmetil(Z)-(1RS, 3RS)- 3- (2- cloro
-3,3,3-trifluoroprop-l-enil)-2,2-dimetilciclopropanocarboxilato, Número de Registo CAS 82657-04-3. O termo "acetamiprida" significa (E)-N1-[(6-cloro-3-piridil) metil] -N2-ciano-N1-metilacetamidina, Número de Registo CAS 135410-20-7. O termo "insecticida liquido" refere-se a uma formulação de um insecticida onde a formulação pode ser dispensada num meio aquoso antes da sua aplicação a um local onde é pretendido um controlo de insectos. O termo "local" refere-se a quaisquer localizações onde é necessário o controlo de insectos ou onde se espera ser necessário. O termo "praga doméstica no geral" refere-se a qualquer insecto ou praga, tal como a barata Alemã, barata Americana, barata Smokey-Brown, barata Oriental, mosca doméstica, mosca varejeira, mosca do lixo, formiga do fogo (RIFA), formiga doméstica odorosa, formiga carpinteira, formiga faraó, formiga argentina, mosquito, carraça, pulga, piolho da madeira, bicho-de-conta, centopeia, aranha, peixinho-de-prata, escorpião e percevejo de cama, que podem ser incómodos ou nocivos para uma pessoa ou propriedade. O termo "atordoamento" refere-se a uma imobilização rápida e a curto prazo ou morte dos insectos. O termo "mortalidade" refere-se à morte dos insectos. O termo "% por peso" refere-se ao peso do insecticida ou componentes especificados como uma porcentagem do peso total da composição (por ex., incluindo o meio aquoso, outros insecticidas, tensioactivos, agentes humectantes, agentes de congelação/descongelação e combinações dos me sinos) .
Lisboa, 13 de Março de 2012 7/8
REFERÊNCIAS CITADAS NA DESCRIÇÃO
Esta lista de referências citadas pelo requerente é apenas para a conveniência do leitor. A mesma não faz parte do documento de Patente Europeia. Embora muito cuidado tenha sido tomado na compilação das referências, erros e omissões não podem ser excluídos e o EPO nega qualquer responsabilidade neste sentido.
Documentos de Patente citados na descrição
• WO 2004064517 A
• WO 0243494 A
• WO 02087338 A
• WO 0230200 A • FR 2784011 8/8

Claims (8)

  1. Reivindicações 1. Uma composição insecticida que compreende uma mistura de i) bifentrina e ii) acetamiprida.
  2. 2. Uma composição de acordo com a reivindicação 1, em que a quantidade de bifentrina é igual a desde 0,001% por peso a 0,12% por peso e a quantidade de acetamiprida é igual a desde 0,001% por peso a 0,20% por peso.
  3. 3. Um método para controlar pragas domésticas no geral que compreende a aplicação de uma quantidade eficaz do ponto de vista insecticida de uma composição da reivindicação 1 num local onde é necessário o controlo da praga doméstica no geral ou onde seja esperado ser necessário.
  4. 4. Um método para controlar pragas domésticas no geral que compreende a aplicação de uma quantidade eficaz do ponto de vista insecticida de uma composição da reivindicação 2 num local onde é necessário o controlo da praga doméstica geral ou onde seja esperado ser necessário.
  5. 5. O método de acordo com a reivindicação 3, em que a dita praga doméstica no geral é seleccionada da barata Alemã, barata Americana, barata Smokey-Brown, barata Oriental, mosca doméstica, mosca vare jeira, mosca do lixo, formiga do fogo (RIFA), formiga doméstica odorosa, formiga carpinteira, formiga faraó, formiga argentina, mosquito, carraça, pulga, piolho da madeira, bicho-de-conta, centopeia, aranha, peixinho-de-prata, escorpião e percevejo de cama.
  6. 6. O método de acordo com a reivindicação 4, em que a dita praga doméstica no geral é seleccionada da barata Alemã, barata Americana, barata Smokey-Brown, barata Oriental, mosca doméstica, mosca varejeira, mosca do lixo, formiga do fogo (RIFA), formiga doméstica odorosa, formiga carpinteira, formiga faraó, formiga argentina, mosquito, carraça, pulga, piolho da madeira, bicho-de-conta, centopeia, aranha, peixinho-de-prata, escorpião e percevejo de cama.
  7. 7. O método de acordo com a reivindicação 3, em que o dito local é seleccionado a partir de uma estrutura infestada por pragas domésticas no geral, uma estrutura que se espera estar infestada por pragas domésticas no geral, ou uma localização adjacente às ditas estruturas.
  8. 8. O método de acordo com a reivindicação 4, em que o dito local é seleccionado a partir de uma estrutura infestada por pragas domésticas no geral, uma estrutura que se espera ser infestada por pragas domésticas no geral, ou uma localização adjacente às ditas estruturas. Lisboa, 13 d3e Março de 2012 1/1
PT05705186T 2004-01-09 2005-01-07 Composições de bifentrina/acetamiprida para controlo de pragas domésticas no geral PT1701616E (pt)

Applications Claiming Priority (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
US53537304P 2004-01-09 2004-01-09

Publications (1)

Publication Number Publication Date
PT1701616E true PT1701616E (pt) 2012-03-29

Family

ID=34806931

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
PT05705186T PT1701616E (pt) 2004-01-09 2005-01-07 Composições de bifentrina/acetamiprida para controlo de pragas domésticas no geral

Country Status (15)

Country Link
US (1) US7901700B2 (pt)
EP (1) EP1701616B9 (pt)
JP (1) JP5260876B2 (pt)
CN (1) CN100512647C (pt)
AT (1) ATE536742T1 (pt)
AU (1) AU2005206729B2 (pt)
BR (1) BRPI0506442B1 (pt)
CA (1) CA2551738C (pt)
DK (1) DK1701616T3 (pt)
ES (1) ES2378769T3 (pt)
MX (1) MXPA06007727A (pt)
PL (1) PL1701616T3 (pt)
PT (1) PT1701616E (pt)
SI (1) SI1701616T1 (pt)
WO (1) WO2005070209A1 (pt)

Families Citing this family (12)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
CN101461364B (zh) * 2009-01-15 2012-04-18 罗礼智 一种杀灭红火蚁的毒饵
CN101810192A (zh) * 2010-03-11 2010-08-25 徐建军 降低农产品中农药残留量的农药混配方法
US10455832B1 (en) 2010-10-26 2019-10-29 Ecolab Usa Inc. Compositions and methods of product application to target and kill all life stages of bed bugs
CN102953438A (zh) * 2012-11-14 2013-03-06 上海蒂锦特环保技术服务有限公司 建筑物虫害屏蔽防制方法
US9743661B2 (en) 2012-11-20 2017-08-29 Ecolab Usa Inc. Method of killing bedbug eggs
US10143199B2 (en) 2012-11-20 2018-12-04 Ecolab Usa Inc. Method of killing bedbug eggs
MY187064A (en) 2014-02-24 2021-08-28 Ecolab Usa Inc Bed bug trap and monitor
NZ727664A (en) 2014-06-19 2023-04-28 Ecolab Usa Inc Composition for detection and treatment of bed bugs
AR106221A1 (es) 2016-06-30 2017-12-27 Upl Ltd Una composición de toxicidad baja
BR102017012557A2 (pt) * 2017-01-11 2018-07-24 Upl Ltd um método para controlar populações de insetos adultos
EP3801024A1 (en) 2018-06-04 2021-04-14 Ecolab USA Inc. Methods and compositions for preventing degradation of dimethyl trisulfide
CN112825836B (zh) * 2021-02-24 2022-07-01 金华市恒安生物技术有限公司 一种红火蚁防逃逸快速处理技术

Family Cites Families (14)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
JPH04139102A (ja) * 1990-09-27 1992-05-13 Mitsubishi Kasei Corp 殺虫・殺ダニ剤組成物
JP3493476B2 (ja) * 1994-09-30 2004-02-03 バイエルクロップサイエンス株式会社 白蟻防除剤組成物
JP4067149B2 (ja) 1997-06-09 2008-03-26 日本曹達株式会社 くん煙用組成物
JP4093509B2 (ja) * 1998-02-23 2008-06-04 住友化学株式会社 有害節足動物駆除組成物
JP4288745B2 (ja) * 1998-07-23 2009-07-01 住友化学株式会社 有害生物防除組成物
FR2784011B1 (fr) * 1998-10-05 2006-08-25 Rhone Poulenc Agrochimie Composition insecticide comprenant de la cypermethrine et de l' acetamiprid
JP4599692B2 (ja) * 2000-09-08 2010-12-15 住友化学株式会社 殺虫エアゾール組成物及び害虫駆除方法
US6660690B2 (en) * 2000-10-06 2003-12-09 Monsanto Technology, L.L.C. Seed treatment with combinations of insecticides
RS50216B (sr) * 2000-10-07 2009-07-15 Nippon Soda, Kompozicija pesticida
AU3040102A (en) 2000-10-17 2002-04-29 Du Pont Insecticidal 1,8-naphthalenedicarboxamides
US20020103233A1 (en) 2000-11-30 2002-08-01 Arther Robert G. Compositions for enhanced acaricidal activity
DE10117676A1 (de) * 2001-04-09 2002-10-10 Bayer Ag Dermal applizierbare flüssige Formulierungen zur Bekämpfung von parasitierenden Insekten an Tieren
AR036872A1 (es) * 2001-08-13 2004-10-13 Du Pont Compuesto de antranilamida, composicion que lo comprende y metodo para controlar una plaga de invertebrados
AU2004206964B8 (en) * 2003-01-23 2009-12-24 Nippon Soda Co., Ltd Termiticide compositions

Also Published As

Publication number Publication date
BRPI0506442B1 (pt) 2015-06-30
ES2378769T3 (es) 2012-04-17
MXPA06007727A (es) 2006-09-01
WO2005070209A1 (en) 2005-08-04
JP2007518735A (ja) 2007-07-12
EP1701616A1 (en) 2006-09-20
JP5260876B2 (ja) 2013-08-14
AU2005206729A1 (en) 2005-08-04
SI1701616T1 (sl) 2012-03-30
EP1701616A4 (en) 2007-02-21
CA2551738C (en) 2012-07-10
US20080319029A1 (en) 2008-12-25
EP1701616B9 (en) 2012-09-05
CN100512647C (zh) 2009-07-15
CN1909788A (zh) 2007-02-07
ATE536742T1 (de) 2011-12-15
BRPI0506442A (pt) 2006-12-26
US7901700B2 (en) 2011-03-08
CA2551738A1 (en) 2005-08-04
AU2005206729B2 (en) 2010-09-23
EP1701616B1 (en) 2011-12-14
DK1701616T3 (da) 2012-03-26
PL1701616T3 (pl) 2012-05-31

Similar Documents

Publication Publication Date Title
PT1701616E (pt) Composições de bifentrina/acetamiprida para controlo de pragas domésticas no geral
US8092816B2 (en) Insecticidal compositions for control of general household pests
JP2007518735A5 (pt)
CA2800678A1 (en) Compounds, methods, and devices for detecting and/or treating insect infestation
BR112014026032B1 (pt) Recipiente de ação dupla para exterminar mosquitos adultos e suas larvas, e, camada de revestimento combinado para revestir paredes internas de um recipiente
EP0829203B1 (en) Insecticidal composition
JP2019525912A (ja) サバジラアルカロイドとピレスラムの混合物およびその使用
US9763443B2 (en) Control of bed bugs
JP2015506379A (ja) 殺虫剤抵抗性有害生物のベクター防除のための活性化合物組成物
JP7163197B2 (ja) サバジラアルカロイドとピレスロイドの混合物およびその使用
JPH0463841B2 (pt)
JPWO2018181533A1 (ja) 建物内生息害虫防除方法、および建物内生息害虫防除用組成物
WO2022234747A1 (ja) 匍匐害虫誘引剤、匍匐害虫誘引方法、及び匍匐害虫捕獲器
JP2003137710A (ja) 屋内ダニ防除用殺ダニ剤
JPH1129419A (ja) 木材食害虫防除組成物
JPH01149703A (ja) 屋内性ダニ駆除剤