PT1683937E - Sistema de fecho para um porta de caixa eléctrica - Google Patents

Sistema de fecho para um porta de caixa eléctrica Download PDF

Info

Publication number
PT1683937E
PT1683937E PT06100805T PT06100805T PT1683937E PT 1683937 E PT1683937 E PT 1683937E PT 06100805 T PT06100805 T PT 06100805T PT 06100805 T PT06100805 T PT 06100805T PT 1683937 E PT1683937 E PT 1683937E
Authority
PT
Portugal
Prior art keywords
door
bar
stud
guiding
rod
Prior art date
Application number
PT06100805T
Other languages
English (en)
Inventor
Francisco Corral Lopez
Original Assignee
Hispano Mecano Electrica Sa
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Hispano Mecano Electrica Sa filed Critical Hispano Mecano Electrica Sa
Publication of PT1683937E publication Critical patent/PT1683937E/pt

Links

Classifications

    • EFIXED CONSTRUCTIONS
    • E05LOCKS; KEYS; WINDOW OR DOOR FITTINGS; SAFES
    • E05CBOLTS OR FASTENING DEVICES FOR WINGS, SPECIALLY FOR DOORS OR WINDOWS
    • E05C9/00Arrangements of simultaneously actuated bolts or other securing devices at well-separated positions on the same wing
    • E05C9/22Guides for sliding bars, rods or cables

Landscapes

  • Engineering & Computer Science (AREA)
  • Mechanical Engineering (AREA)
  • Casings For Electric Apparatus (AREA)
  • Power-Operated Mechanisms For Wings (AREA)
  • Specific Sealing Or Ventilating Devices For Doors And Windows (AREA)
  • Lock And Its Accessories (AREA)

Description

1
DESCRIÇÃO "SISTEMA DE FECHO PARA UMA PORTA DE CAIXA ELÉCTRICA" A presente invenção refere-se um sistema de fecho de uma porta para caixa eléctrica, em especial para um armário, uma célula ou um cofre destinados a receber aparelhos eléctricos, que compreende pelo menos uma barra de fechamento accionada por um órgão de comando e pelo menos um dispositivo para guiar e manter a barra. A invenção refere-se igualmente a uma caixa dotada com um tal sistema de fecho. 0 documento EP1245766 descreve já um dispositivo de fecho para cofres de aparelhagens eléctricas. Neste documento, uma barra de fecho é accionada por um órgão giratório de comando, por exemplo uma pega ou um eixo, que atravessa o corpo da porta. Uma ou várias peças de guiamento ou peças guia-barra compreendem um alojamento que recebe a barra, de forma a guiar o deslizamento da barra paralelamente ao plano da porta. Estas peças de guiamento estão associadas a pernos ou contactos fixados à parede interna da porta. Cada peça de orientação é engatada no perno correspondente após ter sido previamente embutida na barra, dado que o alojamento previsto para a barra é aberto do lado da parede da porta e fechado do lado oposto.
Aquando do movimento de fecho, a barra sofre um esforço importante numa direcção perpendicular ao plano da porta e que tem tendência a afastá-la da porta. No dispositivo do documento EP1245766, este esforço é contido pela ou pelas peças de guiamento e não directamente pelos pernos. Ora, sendo estas peças em material plástico 2 moldado, correm o risco de se deteriorar após um número importante de manobras. Além disso, é necessário obrigatoriamente montar as peças de guiamento com a barra antes de engatar o conjunto nos diferentes pernos, o que provoca dificuldades no momento do fabrico dos cofres.
Além disso, existem outros sistemas de fecho menos vantajosos porque utilizam um maior número de elementos, tais como um perno, uma guia-barra em duas partes e um parafuso, ou um perno, uma guia-barra e uma porca. São por conseguinte mais difíceis de fabricar. É por isso que o objectivo da invenção consiste em propor um sistema simples de realizar e pouco dispendioso utilizando o mínimo de elementos e que não necessita de ferramentas. Para diminuir os esforços sofridos pelas peças de guiamento, a invenção prevê que os pernos fixados à porta absorvam directamente o esforço perpendicular da barra. Para simplificar as operações de fabrico, a invenção prevê igualmente a possibilidade de montar as peças guia-barra nos pernos antes de montar a barra.
Para isso, a invenção descreve um sistema de fecho de uma porta de caixa eléctrica que compreende uma barra de fecho deslizante segundo um eixo paralelo ao plano da porta e accionado por um órgão de comando, pelo menos um perno fixado contra a porta e pelo menos uma peça de guiamento fixada ao perno e que compreende uma cavidade para receber a barra. 0 perno é introduzido na referida cavidade da peça de guiamento e compreende meios de batente para manter a barra segundo uma direcção perpendicular ao plano da porta. 3
De acordo com uma característica, a porta e o perno são metálicos e o perno é soldado à porta. De acordo com outra característica, os meios de batente são formados por uma cabeça disposta numa extremidade do perno. De preferência, a cabeça é constituída por uma coroa cilíndrica de diâmetro superior ao diâmetro do perno.
De acordo com outra característica, a peça de guiamento é em material plástico e compreende meios de travamento que permitem fixar a peça de guiamento ao perno por um movimento sensivelmente paralelo ao plano da porta. Com vantagem, a peça de guiamento compreende meios elásticos que permitem introduzir e manter a barra na cavidade da peça de guiamento. A barra pode então ser introduzida na cavidade quando a peça de guiamento já está fixada no perno.
De acordo com outra característica, a peça de guiamento compreende elementos de guiamento para guiar o deslizamento da barra, elementos esses que compreendem um ou vários braços de separação entre a barra e a porta, de forma a evitar qualquer atrito entre a barra e a parede da porta.
De preferência, o sistema de fecho compreende uma pluralidade de pernos distribuídos ao longo da porta e uma peça de orientação associada a cada perno para guiar a barra. A invenção refere-se igualmente a uma caixa eléctrica que apresenta pelo menos uma porta e que compreende pelo menos um desses sistemas para o fechamento desta porta. 4
Outras características e vantagens surgirão através da descrição pormenorizada que segue fazendo referência a uma forma de realização dada a titulo de exemplo e representada nos desenhos anexos, nos quais: - a figura 1 representa uma vista fragmentada da associação de uma barra, de um perno e de uma peça de orientação de acordo com a invenção, - as figuras 2a, 2b, 2c pormenorizam diferentes vistas de uma mesma peça de guiamento, respectivamente vista de lado, de cima e em corte segundo um eixo RR, - a figura 3 esquematiza de maneira simplificada um exemplo de sistema de fecho de uma porta de caixa que mostra um barra guiada por duas peças de guiamento.
Fazendo referência às figuras 1 e 3, um sistema de fecho de uma porta metálica de caixa eléctrica compreende pelo menos uma barra 40 de fechamento que é guiada por uma ou por várias peças de guiamento 30,30", estando cada peça de guiamento 30,30' associada a um perno 20,20' fixado à parede interna 10 da porta da caixa. Um tal sistema é particularmente adaptado para uma porta de caixa do tipo de armário, de célula ou de cofre que recebe diversos aparelhos eléctricos.
De maneira clássica, essa barra 40 é accionada segundo um eixo X sensivelmente paralelo ao plano P da parede 10 da porta, por exemplo, com o auxilio de um qualquer órgão giratório de comando não representado aqui, tal como uma pega ou um eixo que atravessa a parede da porta, de maneira a poder fechar e abrir a porta da caixa. Graças a este 5 movimento, uma extremidade de forma adaptada da barra pode vir apoiar-se no interior de um rebordo da caixa fixa, o que permite assegurar que a porta se mantém fechada.
Para melhorar a força de fechamento da porta, é evidente que se podem prever dois sistemas de fecho que compreendem, cada um, uma barra, em especial para poder bloquear a parte superior e a parte inferior da porta contra a caixa. Estas barras são então accionadas pelo mesmo órgão de comando. Do mesmo modo, a caixa eléctrica pode compreender várias portas dotadas, cada uma, de um ou vários sistemas de fecho.
De preferência, o perno 20 é metálico e é fixado por soldadura contra a parede interna 10 da porta. Na forma de realização apresentada, o perno compreende um corpo cilíndrico 22 uma extremidade 21 do qual é soldada contra a porta e cuja outra extremidade é encimada pela cabeça 23 em forma de coroa cilíndrica com um diâmetro superior ao diâmetro do corpo 22 do perno. Esta cabeça 23 será utilizada como meio de batente da barra 40 segundo uma direcção Y sensivelmente perpendicular ao plano P da porta 10. Outras formas de perno com meios de batente seriam igualmente possíveis. No entanto, a forma simples cilíndrica do perno 20 oferece uma simetria total em relação ao eixo Y, o que permite simplificar o fabrico da porta que não necessita de posicionamento do perno em torno do eixo Y antes da sua fixação contra a parede interna da porta.
Fazendo referência às figuras 2, a peça de guiamento 30 é composta por uma peça única, feita de preferência em material plástico moldado, de forma a poder apresentar uma 6 certa elasticidade. Apresenta uma cavidade 35,36 que compreende um primeiro alojamento 35 destinado a receber um perno 20 e um segundo alojamento 36 destinado a receber uma barra 40. De acordo com a invenção, os alojamentos 35 e 36 são contíguos e pertencem, por conseguinte, à mesma cavidade 35,36 da peça de guiamento 30. A peça de guiamento 30 compreende meios de travamento 37 que cooperam com o corpo 22 para permitir introduzir e manter o perno 20 no primeiro alojamento 35. A peça de guiamento 30 compreende também meios elásticos 31 que permitem introduzir e manter a barra 40 no segundo alojamento 36.
No exemplo apresentado, a peça de guiamento 30 possui uma base em forma de U ou de V formada por dois braços 32 e cujo centro compreende meios de travamento 37. Estes utilizam a elasticidade do V (variação de ângulo de abertura do V) para permitir a introdução do perno 20 no primeiro alojamento 35 da cavidade. A extremidade de cada braço 32 é prolongada por uma lingueta dobrada em cerca de 90° para formar os meios elásticos 31. Estes utilizam a elasticidade de curvatura das duas linguetas 31 para permitir a introdução da barra 40 no segundo alojamento 36 da cavidade. A figura 2a mostra esquematicamente em tracejado o posicionamento do perno 20 e da barra 40 na cavidade 35,36 da peça de guiamento 30, quando o sistema de fecho é montado.
Uma vez introduzida, a barra 40 é mantida e guiada no segundo alojamento 36 por diferentes elementos de guiamento da peça 30 que compreendem as linguetas 31, braços 32, uma ou várias protuberâncias 34 colocadas em frente das 7 linguetas 31 e duas saliências 33 colocadas em frente aos braços 32 de ambos os lados do perno 20. Estes diferentes elementos de guiamento permitem o deslizamento da barra 40 segundo o eixo X mantendo ao mesmo tempo a barra segundo outras direcções. O corpo cilíndrico 22 do perno 20 pode igualmente contribuir para a orientação e o deslizamento da barra 40.
Além disso, os braços 32 situados entre a barra 40 e a porta 10, permitem separar a barra 40 e a parede 10 da porta e, por conseguinte, evitar com vantagem, qualquer atrito da barra contra a porta aquando do seu deslizamento.
Além disso, os meios de travamento 37 são concebidos para permitir uma ligeira rotação da peça de guiamento 30 em torno do corpo 22 do perno 20, em especial para facilitar a introdução e o posicionamento da barra 40.
Quando a barra 40 é accionada por um órgão de comando, desliza segundo o eixo X, mas pode também sofrer um esforço importante segundo a direcção Y perpendicular ao plano P da porta, o que tem por conseguinte tendência a afastá-la da porta e fazê-la sair do seu alojamento 36. Este esforço produz-se em especial no fim de um movimento de fechamento quando a extremidade da barra se apoia sobre o rebordo da caixa. Como este esforço sobre a barra pode ser importante, é dificilmente contido de modo duradouro pelas saliências 33 sem risco de danificar a peça de guiamento 30 em material plástico ou sem risco dessolidarizar a peça 30 do perno 20. É por isso que o perno metálico 20 compreende meios de batente da barra 40 segundo a direcção Y. Estes meios de 8 batente são formados pela cabeça 23 do perno 20. Assim, quando a barra 40 é montada no seu alojamento 36 e sujeita a um esforço na direcção Y, ela vem bater contra a face interna 25 da cabeça 23 e é o perno metálico 20 soldado na porta 10 que absorve portanto directamente o esforço da barra 40, aliviando assim a peça de guiamento 30. A sequência de montagem do sistema é a seguinte: o perno 20 é primeiro soldado à parede interna 10 da porta, aquando do fabrico da porta e de maneira simples dada a sua forma simétrica. Em seguida, a peça de guiamento 30 é fixada ao perno 20 por travamento efectuando um movimento lateral A (ver figura 1) que é sensivelmente paralelo ao plano P da porta. Esta operação pode também ser efectuada facilmente durante o fabrico da porta e de modo manual sem ferramenta especifica.
Em seguida, a barra 40 é introduzida na peça de guiamento 30 por um movimento frontal B (ver figura 1) que é sensivelmente perpendicular ao plano P da porta, mas eventualmente ligeiramente deslocado em relação a Y. Utiliza-se então a elasticidade das linguetas 31 para introduzir a barra 40 no seu alojamento 36 evitando a cabeça 23 do perno 20. A elasticidade das linguetas 31 deve-se ser tal que o afastamento entre as linguetas 31 e as saliências 33 seja suficiente para deixar passar a barra 40. As linguetas 31 podem compreender arredondamentos adequados para facilitar a introdução da barra 40, de modo que o conjunto da montagem do sistema possa fazer-se manualmente sem ferramenta especifica.
Uma vez introduzida a barra 40 no alojamento 36 da cavidade, as linguetas 31 retomam a sua posição inicial e a 9 barra 40 virá bater contra a face interna 25 da cabeça 23 quando será accionada na direcção Y.
Na forma de realização preferida, a barra 40 é constituída por uma barra metálica de secção sensivelmente rectangular. Adaptando nomeadamente a forma da peça de guiamento 30, poderia também conceber-se outras formas da secção da barra 40, tal como uma secção circular. É claro que se pode, sem sair do âmbito da invenção, imaginar outras alternativas e aperfeiçoamentos de pormenor e do mesmo modo encarar o emprego de meios equivalentes.
Lisboa, 31 de Julho de 2007

Claims (10)

1 REIVINDICAÇÕES 1. Sistema de fecho de uma porta de caixa eléctrica que compreende: - uma barra de fechamento (40) deslizante segundo um eixo (X) paralelo ao plano (P) da porta e accionado por um órgão de comando, - pelo menos um perno (20) apto a ser fixado contra a porta, - pelo menos de uma peça de guiamento (30) fixada ao perno (20) e que compreende uma cavidade (35,36) para receber a barra (40), caracterizado por o perno (20) ser introduzido na referida cavidade (35,36) da peça de guiamento (30) e que compreende meios de batente (23) para manter a barra (40) segundo uma direcção (Y) perpendicular ao plano (P) da porta.
2. Sistema de fecho de acordo com a reivindicação 1, caracterizado por a porta (10) e o perno (20) serem metálicos e o perno ser soldado à porta.
3. Sistema de fecho de acordo com a reivindicação 2, caracterizado por os meios de batente serem formados por uma cabeça (23) disposta numa extremidade do perno (20).
4. Sistema de fecho de acordo com a reivindicação 3, caracterizado por a cabeça ser constituída por uma coroa cilíndrica (23) de diâmetro superior ao diâmetro do perno (20) . 2
5. Sistema de fecho de acordo com a reivindicação 1, caracterizado por a peça de guiamento (30) ser em material plástico e compreender meios de travamento (37) que permitem fixar a peça de guiamento (30) ao perno (20) por um movimento (A) sensivelmente paralelo ao plano (P) da porta.
6. Sistema de fecho de acordo com a reivindicação 5, caracterizado por a peça de guiamento (30) compreender meios elásticos (31) que permitem introduzir e manter a barra (40) na cavidade (35,36) da peça de guiamento (30).
7. Sistema de fecho de acordo com a reivindicação 6, caracterizado por a barra (40) ser introduzida na cavidade (35,36) quando a peça de guiamento (30) é fixada ao perno (20) .
8. Sistema de fecho de acordo com a reivindicação 5, caracterizado por a peça de guiamento (30) compreender elementos de guiamento para guiar o deslizamento da barra (40), elementos esses que compreendem um ou vários braços (32) de separação entre a barra (40) e a porta (10).
9. Sistema de fecho de acordo com uma das reivindicações anteriores, caracterizado por compreender uma pluralidade de pernos (20,20") distribuídos ao longo da porta (10) e uma peça de guiamento (30,30') fixada a cada perno (20,20') para guiar a barra (40).
10. Caixa eléctrica que apresenta uma porta, caracterizado por compreender pelo menos um sistema de fecho de porta de acordo com as reivindicações anteriores. Lisboa, 31 de Julho de 2007
PT06100805T 2005-01-25 2006-01-25 Sistema de fecho para um porta de caixa eléctrica PT1683937E (pt)

Applications Claiming Priority (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
FR0550209A FR2881164B1 (fr) 2005-01-25 2005-01-25 Systeme de fermeture de porte d'enveloppe electrique

Publications (1)

Publication Number Publication Date
PT1683937E true PT1683937E (pt) 2007-08-13

Family

ID=34982104

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
PT06100805T PT1683937E (pt) 2005-01-25 2006-01-25 Sistema de fecho para um porta de caixa eléctrica

Country Status (7)

Country Link
EP (1) EP1683937B1 (pt)
AT (1) ATE366860T1 (pt)
DE (1) DE602006000035T2 (pt)
DK (1) DK1683937T3 (pt)
ES (1) ES2287925T3 (pt)
FR (1) FR2881164B1 (pt)
PT (1) PT1683937E (pt)

Families Citing this family (4)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
DE202007005424U1 (de) * 2007-04-14 2008-08-21 Ramsauer, Dieter Verstellbare Stangenführung
DE202007009997U1 (de) 2007-07-18 2008-11-20 Ramsauer, Dieter Stangenführung
DE102008014124B4 (de) * 2008-03-13 2011-08-25 Siemens Aktiengesellschaft, 80333 Riegelstangenanordnung, Schaltschrank, Verfahren zum Befestigen einer Riegelstangenanordnung
DE202012007098U1 (de) * 2012-07-21 2013-10-22 Dieter Ramsauer Stangenführung

Family Cites Families (5)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
DE3007488C2 (de) * 1980-02-28 1983-10-20 Dieter 5620 Velbert Ramsauer Stangenführung eines Treibstangenverschlusses an Schaltschranktüren od.dgl.
DE3671063D1 (de) * 1986-09-25 1990-06-13 Dieter Ramsauer Stangenfuehrung fuer die flachbandstangen eines stangenverschlusses.
DE9406585U1 (de) * 1993-04-20 1994-07-14 Emka Beschlagteile Klippsbare Stangenführung
ES2226633T3 (es) * 1999-04-16 2005-04-01 EMKA BESCHLAGTEILE GMBH & CO. KG Cierre de falleba con barra redonda.
FR2822877B1 (fr) * 2001-03-29 2004-01-16 Schneider Electric Ind Sa Dispositif de fermeture pour coffret

Also Published As

Publication number Publication date
ATE366860T1 (de) 2007-08-15
FR2881164A1 (fr) 2006-07-28
EP1683937A1 (fr) 2006-07-26
ES2287925T3 (es) 2007-12-16
DK1683937T3 (da) 2007-11-05
EP1683937B1 (fr) 2007-07-11
FR2881164B1 (fr) 2007-03-09
DE602006000035T2 (de) 2008-03-13
DE602006000035D1 (de) 2007-08-23

Similar Documents

Publication Publication Date Title
PT1683937E (pt) Sistema de fecho para um porta de caixa eléctrica
JP6577413B2 (ja) 充電ケーブルロック装置
ES2532252T3 (es) Conjunto frontal de automóvil que comprende medios para bloquear un módulo frontal sobre una placa de carril
BR102013023420A2 (pt) Dispositivo de trava para trancar uma porta de veículo automotivo e um veículo equipado com dito dispositivo de trava
CN111613923B (zh) 一种电连接器及电连接器插座
CN105386277A (zh) 洗衣机门锁开关
BR112014020258B1 (pt) método para conectar uma primeira peça do fixador e uma segunda peça do fixador de um conjunto de primeira e segunda peças do fixador em um furo de fixação através de uma parede de uma estrutura, e aparelho para posicionar uma primeira peça do fixador de um conjunto fixador de primeira e segunda peças dentro de uma estrutura e um furo de fixador através de uma parede da estrutura
ES2956683T3 (es) Ventilador axial
BR102017000719A2 (pt) Incubator
ES2729260T3 (es) Unidad de centro de control de motores
ES2538977T3 (es) Tirador de puerta para un aparato electrodoméstico
BRPI0920740B1 (pt) Máquina elétrica com uma proteção contra torção para um cabo de corrente elétrica
ES2330811T3 (es) Borne de conexion electrica y dispositivo de proteccion electrico que comprende un borne como este.
ES2354279T3 (es) Adaptador de acoplamiento eléctrico y caja de enchufe .
EP3464759A1 (en) Double lock design for polypropylene housing
US3059270A (en) Gravity door hinge set
KR102671954B1 (ko) 마그네틱 홀더
BR102016010438A2 (pt) Assembly component incorporating nicho of multiple structures
JP6653714B2 (ja) 空気調和機の室内機及びその組立方法
ES2743220T3 (es) Mecanismo para puertas
ES2568038T3 (es) Vaciabolsillos debajo del asiento de un vehículo con medios fusibles de limitación del ángulo de apertura de la puerta
KR101605552B1 (ko) 벌브 소켓용 확장 손잡이
ES2928671T3 (es) Conjunto de soporte de dispositivo de barra antipánico
US11852269B2 (en) Device for connecting tubular elements
BR112015002204B1 (pt) prendedor elástico, dispositivo para prender e processo de fabricação de um prendedor elástico