PT1675756E - Placa - Google Patents

Placa Download PDF

Info

Publication number
PT1675756E
PT1675756E PT04790360T PT04790360T PT1675756E PT 1675756 E PT1675756 E PT 1675756E PT 04790360 T PT04790360 T PT 04790360T PT 04790360 T PT04790360 T PT 04790360T PT 1675756 E PT1675756 E PT 1675756E
Authority
PT
Portugal
Prior art keywords
adhesive layer
plate
adhesive
prismatic structures
layer
Prior art date
Application number
PT04790360T
Other languages
English (en)
Inventor
Frank Gotthardt
Original Assignee
Fer Fahrzeugelektrik Gmbh
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Fer Fahrzeugelektrik Gmbh filed Critical Fer Fahrzeugelektrik Gmbh
Publication of PT1675756E publication Critical patent/PT1675756E/pt

Links

Classifications

    • BPERFORMING OPERATIONS; TRANSPORTING
    • B60VEHICLES IN GENERAL
    • B60RVEHICLES, VEHICLE FITTINGS, OR VEHICLE PARTS, NOT OTHERWISE PROVIDED FOR
    • B60R13/00Elements for body-finishing, identifying, or decorating; Arrangements or adaptations for advertising purposes
    • B60R13/10Registration, licensing, or like devices

Landscapes

  • Engineering & Computer Science (AREA)
  • Mechanical Engineering (AREA)
  • Illuminated Signs And Luminous Advertising (AREA)
  • Road Signs Or Road Markings (AREA)
  • Holo Graphy (AREA)
  • Eye Examination Apparatus (AREA)
  • Surgical Instruments (AREA)
  • Laminated Bodies (AREA)
  • Mechanical Treatment Of Semiconductor (AREA)

Description

ΕΡ 1 675 756 /PT
DESCRIÇÃO "Placa" O invento refere-se a uma placa, particularmente uma placa de matricula para veículos automóveis, de acordo com o conceito genérico da reivindicação 1.
Do estado da técnica são conhecidas placas reflectoras, principalmente placas de matrícula para veículos automóveis, cuja capacidade de reflexão se baseia num suporte, por exemplo de chapa de alumínio, no qual é colada ou sobreposta uma película reflectora. Neste caso devem ser utilizadas películas reflectoras cujas capacidades de reflexão se situam no âmbito legalmente determinado, cujo valor mínimo não deve ser ultrapassado e cujo valor máximo excedido. As películas comercializadas, as quais satisfazem estas condições, compreendem frequentemente uma camada de suporte de alumínio, opaca a luz.
Quando se pretende produzir uma placa, principalmente uma placa de matrícula para veículos automóveis, a qual seja luminescente por apresentar num dos seus lados planos uma sequência de camadas formada por um condensador plano electroluminescente, montada directamente sobre a placa, não pode, de acordo com o estado da técnica, uma placa destas ser simultaneamente de reflexão. Se sobre o suporte for aplicada em primeiro lugar a sequência de camadas do condensador plano, este não pode ser coberto com as películas reflectoras acima mencionadas, visto que a sua camada de suporte não deixa passar a luz emitida.
Se, pelo contrário, for tentado aplicar uma disposição de um condensador plano electroluminescente sobre uma película reflectora, aplicada sobre o suporte da placa, então as propriedades de reflexão tornam-se ineficientes, visto que, pelo menos, algumas das camadas de condensadores planos ficam impermeáveis à luz externa em todas as direcções.
Contudo, no comércio estão também disponíveis películas reflectoras transparentes, as mesmas possuem, no entanto, uma 2
ΕΡ 1 675 756 /PT capacidade de reflexão consideravelmente mais elevada do que o valor máximo legalmente permitido acima mencionado.
Na antiga patente alemã 102 55 377.7 é descrita uma placa, em cujo lado plano está aplicada uma sequência de camadas que formam um condensador plano electroluminescente bem como também uma película reflectora transparente, de cujo lado posterior sobressaem livremente estruturas prismáticas, em cujas superfícies limites a luz incidente do lado frontal é reflectida por reflexão total originalmente com uma capacidade de reflexão superior ao valor máximo permitido por lei. Para baixar este elevado valor de reflexão para um âmbito admissível, a folha reflectora está em toda a superfície ou por zonas fixa com o auxílio de uma substância adesiva, a qual apresenta praticamente o mesmo índice de refracção como as estruturas prismáticas da película reflectora e que enche, pelo menos parcialmente, os espaços livres existentes entre as estruturas prismáticas salientes. Em todas as superfícies limites das estruturas prismáticas cobertas por esta substância adesiva, não pode surgir uma reflexão total. Visto que nem todas as superfícies limite das estruturas prismáticas entram em contacto com a substância adesiva, mantém-se como de costume, - no entanto de forma reduzida - uma capacidade de reflexão. Devido à extensão das estruturas prismáticas cobertas pela substância adesiva, a capacidade de reflexão atingida no final da produção desta placa está dentro de amplos limites e principalmente de tal modo variável que as regras legais são cumpridas.
Uma placa do mesmo género é conhecida pela US 6142643 A.
Contudo existe ainda uma outra exigência legal, não cumprida pela placa anteriormente descrita, de acordo com a qual a película reflectora, a qual após a prensagem da placa apresenta no seu lado exterior a inscrição da matrícula, deverá estar ligada tão firmemente à camada situada por baixo, que torna impossível uma separação da mesma sem a sua destruição. O invento tem portanto por objectivo desenvolver uma placa que satisfaça estas exigências, sem que as propriedades 3
ΕΡ 1 675 756 /PT positivas da placa acima descrita sejam deterioradas ou que estas até se percam.
Para a obtenção deste objectivo, o invento prevê as caracteristicas indicadas na reivindicação 1.
Dado que, de acordo com o invento, é utilizada uma substância adesiva, de preferência, à base de poliuretano, cuja aderência transmite forças à camada situada por debaixo como também à película reflectora fixa desse modo, as quais são mais elevadas do que as forças que proporcionam a integridade, respectivamente, da união estrutural da película reflectora, torna-se impossível desligar esta da camada situada por debaixo sem a destruir.
Nesta disposição é, em particular, favorável que a camada de substância adesiva de poliuretano seja formada por uma camada com uma espessura tal que a mesma proporciona uma protecção muito boa à disposição dos condensadores planos electroluminescentes situados por debaixo desta camada, principalmente contra a projecção de brita e cargas mecânicas semelhantes. Assim, é apenas necessário, antes da aplicação da camada de substância adesiva, cobrir o condensador plano electroluminescente com uma camada fina de, por exemplo, verniz acrílico, para proteger o mesmo da humidade.
Uma adesão particularmente boa da camada de substância adesiva à camada adjacente, situada respectivamente por baixo e por cima, pode ser obtida se for intercalada, respectivamente, uma camada de agente de ligação, estando disponíveis os mais diferentes agentes de ligação, os quais conferem uma adaptação optimizada ao respectivo conjunto de camadas.
Estas e outras caracteristicas e vantagens da placa de acordo com o invento estão indicadas nas reivindicações subsequentes. 0 invento é descrito a seguir com base em exemplos de execução, com referência ao desenho, o mesmo mostra: 4
ΕΡ 1 675 756 /PT na Fig. 1 um corte transversal esquemático através de uma primeira forma de concretização de uma placa de acordo com o invento, em que o grau de reflexão de uma pelicula reflectora transparente é reduzido por meio de uma imersão parcial das estruturas prismáticas salientes no lado posterior, numa camada de substância adesiva, que apresenta o mesmo índice de refracção, e na Fig. 2 um corte transversal através de uma segunda forma de concretização de uma placa, de acordo com o invento, em que o grau de reflexão de uma película reflectora transparente é reduzido pela imersão total das estruturas prismáticas salientes no lado posterior numa camada de substância adesiva, que apresenta o mesmo índice de refracção, aplicada apenas parcialmente sobre a superfície da placa.
Em todas as formas de concretização representadas, as espessuras das camadas individuais não estão reproduzidas à escala real e estão representadas parcialmente bastante ampliadas para uma melhor clareza. Também, as estruturas prismáticas salientes no lado posterior da película reflectora, respectivamente, embebidas na mesma, em cujas superfícies limite se realiza a reflexão da luz que incide pela frente, quer dizer nas figuras incidente a partir de cima, são representadas como prismas muito simplificados, que se projectam para trás, em secção transversal triangular, respectivamente, trapezoidal.
Na zona inferior todas as formas de concretização representadas possuem a mesma construção em camadas. Em ambas as figuras as mesmas camadas estão indicadas pelas mesmas referências. A base de cada placa é formada por um suporte deformável 1, o qual pode ser constituído por um material sintético de plástico deformável ou por metal, por exemplo, alumínio. Neste último caso o suporte 1 está, de preferência, completamente coberto por uma camada isolante 2, a qual, no seu lado superior, tem um revestimento metálico com boa condutibilidade eléctrica, por exemplo, de cobre, no qual são causticadas diversas zonas condutoras, das quais, está apenas 5
ΕΡ 1 675 756 /PT representada em corte transversal nas figuras, a zona que forma o eléctrodo de base 4 do condensador plano electroluminescente que é descrito a seguir. Se tiverem de ser formados na placa vários condensadores planos situados em sequência e os quais são accionados separadamente, então também podem do revestimento metálico ser causticados vários eléctrodos de base com os seus respectivos condutores de accionamento, isolados electricamente entre si. Além disso, é ainda de forma favorável causticado a partir do revestimento metálico um condutor de alimentação (não representado) para o eléctrodo de cobertura do ou dos condensadores planos, de tal modo que estes fiquem electricamente isolados dos eléctrodos de base e seus condutores de accionamento.
Uma camada de isolamento 5 está disposta sobre o revestimento metálico, a qual cobre toda a superfície do eléctrodo de base 4, de preferência, colorida com um pigmento claro, para, quando do funcionamento do condensador plano, a luz da camada de pigmento 6, situada por cima, que é emitida para trás, isto é para baixo nas figuras, seja reflectida o mais completamente possível para a frente, respectivamente, para cima. Por cima da camada de pigmentos encontra-se um eléctrodo de cobertura transparente 7, extremamente fino, contudo de boa condutibilidade eléctrica, o qual, pelo menos, numa zona limite, não representada nas figuras, na qual a camada isoladora 5 e a camada de pigmentos 6 foi suprimida, esteja em bom contacto condutivo eléctrico com o condutor de alimentação desbastado do revestimento metálico, de modo que através do condutor de alimentação no eléctrodo de cobertura 7 pode ser estabelecida uma tensão alternada em relação ao eléctrodo de base 4, pela qual os pigmentos dopados, contidos na camada de pigmentos 6, são, de forma conhecida, excitados para uma luminosidade designada por electroluminescência.
As estruturas, descritas até agora, podem ser produzidas de modo que uma película comercializada normalmente, que forma a camada isoladora 2, guarnecida no seu lado inferior com uma camada de substância adesiva (não representada) e levando no seu lado superior o revestimento metálico, seja laminada sobre o suporte 1. 0 desbaste por causticação das diferentes zonas de eléctrodos e de condutores electricamente separados, pode, de acordo com as necessidades, ser realizado 6
ΕΡ 1 675 756 /PT antes ou depois da aplicação da película de matéria sintética sobre o suporte 1. As outras camadas 4 a 7 do condensador plano podem ser aplicadas por meio de métodos de revestimento conhecidos (pulverização, serigrafia, método de camada espessa ou outros métodos de revestimento).
Sobre o eléctrodo de cobertura transparente 7 está disposta uma camada fina de verniz acrílico 8, a qual protege a construção em camadas dos condensadores eléctricos, situados por debaixo contra a penetração de humidade e outras influências ambientais não mecânicas. É essencial que todas estas camadas estejam tão firmemente unidas si entre e com o suporte, que não possam ser separadas entre si ou do suporte sem serem destruídas.
No exemplo de concretização mostrado na Fig. 1, uma camada de agente de ligação 9 encontra-se sobre a camada de verniz acrílico 8, aplicada sobre todo o lado plano da placa, a qual estabelece a união firme necessária para a camada adesiva de poliuretano 10, também aplicada sobre toda a superfície, a qual por seu lado está coberta por uma camada 11 de um segundo agente de ligação, o qual provoca a união firme necessária para a película reflectora 12, situada por cima.
Visto que a força de aderência, entre a substância adesiva de poliuretano e as duas camadas 8 e 12 a serem unidas por esta, depende do material destas últimas e estas serem diferentes, são de preferência utilizados dois agentes de ligação 9 e 11 diferentes para garantirem, respectivamente, uma estabilidade de aderência máxima. A escolha concreta dos agentes de ligação pode pelo ser determinada especialista na técnica através de ensaios, caso não estejam já disponíveis nas listas divulgadas pelos respectivos produtores. É essencial que, pelo menos, a substância adesiva de poliuretano utilizada possua, no seu estado final de solidificação, um índice de refracção essencialmente igual ao índice de refracção das estruturas prismáticas 14, salientes no lado posterior da película reflectora 12. Quando da 7
ΕΡ 1 675 756 /PT aplicação da película reflectora 12, a mesma foi apertada com uma pressão predeterminada, de modo que as estruturas prismáticas 14 penetram na camada adesiva 10 com a profundidade pretendida. Para todos os raios luminosos que incidem de frente, isto é, nas figuras a partir de cima, sobre a película reflectora 12 transparente e que se difundem através desta para dentro das estruturas prismáticas 14, nas partes superficiais das estruturas prismáticas 14, que estão cobertas pela camada adesiva 10, não se realiza qualquer reflexão total ou apenas bastante reduzida, devido ao índice de refracção igual ou quase igual. Nas partes superficiais das estruturas prismáticas 14 não cobertas pela substância adesiva, a reflexão total permanece no entanto inalterada. Em média, resulta portanto uma capacidade de reflexão diminuída da película reflectora 12 em relação ao seu estado não colado. A extensão da redução da capacidade de reflexão depende da profundidade de imersão das estruturas prismáticas 14 dentro da camada de substância adesiva 10, a qual, por seu lado, pode ser controlada pela pressão exercida durante a aplicação da película reflectora 12 e/ou através da viscosidade da substância adesiva no momento da sua aplicação. Desta forma é possível utilizar uma película reflectora 12 tão transparente quanto possível para a luz do ou dos condensadores planos, a qual possui antes do seu tratamento uma capacidade de reflexão muito elevada, situada acima do valor máximo permitido por lei, e de, quando da produção da placa, reduzir de forma sistemática esta capacidade de reflexão, de modo que esta se venha a situar no âmbito permitido por lei. O exemplo de concretização representado na Fig. 2 distingue-se do exemplo da Fig. 1 apenas pelo facto da camada adesiva 10 e da camada do agente de ligação 11 não serem aplicadas sobre toda a superfície, mas sim apenas parcialmente no lado superior da camada de verniz acrílico 8, e as estruturas prismáticas 14, salientes no lado posterior da película reflectora 12 nas zonas da superfície, nas quais existe uma camada adesiva 10, imergirem completamente da mesma, de modo que os intervalos existentes entre as mesmas fiquem completamente enchidos com a substância adesiva. Nestas zonas não se realiza portanto qualquer reflexão total nas superfícies das estruturas prismáticas 14, cobertas pela 8 ΕΡ 1 675 756 /PT substância adesiva. Nas zonas superficiais, em que não existe uma camada adesiva 10, pelo contrário, as estruturas prismáticas mantêm totalmente a sua capacidade de reflexão. Por meio de uma escolha adequada tanto da dimensão como da distribuição das zonas superficiais cobertas com uma camada adesiva 10 e das zonas intermédias sem substância adesiva, pode ser assim obtido a partir da película reflectora 12 uma capacidade de reflexão média, situada dentro do âmbito permitido por lei, embora a capacidade de reflexão da película reflectora 12 não tratada exceda o valor limite máximo permitido.
Tanto no exemplo de concretização representado na Fig. 1, como no representado na Fig. 2, as camadas de agentes de ligação 9 e 11 bem como a camada adesiva 10 podem ser aplicadas de forma diferente.
Uma possibilidade consiste na utilização do processo de serigrafia, com o auxílio do qual tanto uma aplicação sobre toda a superfície de acordo com a Fig. 1, como também uma aplicação delimitada sobre zonas superficiais individuais com zonas superficiais intermediárias livres de substância adesiva, pode ser executada de forma económica, rápida e fiável. São também possíveis uma lacagem contínua ou um processo de pulverização.
Lisboa

Claims (12)

  1. ΕΡ 1 675 756 /PT 1/2 REIVINDICAÇÕES 1 - Placa, em particular, uma placa de matrícula para veículos automóveis, na qual é aplicada uma sequência de camadas sobre um suporte (1), que forma um condensador plano electroluminescente (4, 5, 6, 7) e estando disposta sobre a dita sequência de camadas uma camada adesiva (10), a qual é permeável à luz do condensador plano electroluminescente (4, 5, 6, 7), por meio da qual é fixa uma película reflectora (12), a qual é também permeável à luz do condensador plano electroluminescente (4, 5, 6, 7), cujo valor de reflexão original está acima do valor máximo predeterminado e cujas propriedades de reflexão são baseadas no facto da mesma apresentar, no seu lado posterior, estruturas prismáticas (14) salientes para trás, em cujas superfícies limites a luz incidente no lado frontal é reflectida por reflexão total, caracterizada por a camada adesiva (10) apresentar sensivelmente o mesmo índice de refracção óptico que as estruturas prismáticas (14) salientes para trás da película reflectora (12) e encher parcialmente os intervalos entre as estruturas prismáticas (14), de tal modo que a redução assim provocada nas superfícies de reflexão total faz com que o valor de reflexão da placa acabada fique abaixo do valor máximo predeterminado, e por as forças de retenção exercidas pela camada adesiva (10) serem mais elevadas do que as forças de manutenção da integridade da película reflectora (12).
  2. 2 - Placa de acordo com a reivindicação 1, caracterizada por a camada adesiva (10) ser constituída por um adesivo à base de poliuretano.
  3. 3 - Placa de acordo com a reivindicação 1 ou 2, caracterizada por estar prevista uma respectiva camada de agente de ligação (9; 11) entre a camada adesiva (10) e cada uma das suas camadas adjacentes, dispostas respectivamente por debaixo e por cima.
  4. 4 - Placa de acordo com a reivindicação 3, caracterizada por as duas camadas de agentes de ligação (9; 11) serem compostas por agentes de ligação diferentes. ΕΡ 1 675 756 /PT 2/2
  5. 5 - Placa de acordo com uma das reivindicações anteriores, caracterizada por a camada adesiva (10) compreender uma substância adesiva de apenas um componente.
  6. 6 - Placa de acordo com uma das reivindicações 1 a 4, caracterizada por a camada adesiva (10) compreender uma substância adesiva de vários componentes.
  7. 7 - Placa de acordo com uma das reivindicações 1 a 4, caracterizada por a camada adesiva (10) compreender uma substância adesiva de endurecimento catalítico.
  8. 8 - Placa de acordo com uma das reivindicações 1 a 4, caracterizada por a camada adesiva (10) compreender uma substância adesiva de endurecimento por irradiação com luz ultravioleta.
  9. 9 - Placa de acordo com a reivindicação 1, caracterizada por a camada adesiva (10) encher parcialmente em altura os intervalos entre as estruturas prismáticas (14).
  10. 10 - Placa de acordo com uma das reivindicações anteriores, caracterizada por a camada adesiva (10) encher parcialmente em superfície os intervalos entre as estruturas prismáticas (14).
  11. 11 - Placa de acordo com uma das reivindicações anteriores, caracterizada por a camada adesiva (10) encher com alturas diferentes os intervalos entre as estruturas prismáticas (14) nas zonas superficiais, situadas umas ao lado das outras com uma relação tipo grade, de modo que o valor médio da reflexão em relação à superfície da placa se fica abaixo do valor máximo predeterminado.
  12. 12 - Placa de acordo com a reivindicação 11, caracterizada por a camada adesiva (10) encher completamente em altura os intervalos entre as estruturas prismáticas (14) nas primeiras zonas superficiais enquanto que, nas segundas zonas superficiais situadas entre as mesmas, não se efectua qualquer enchimento dos intervalos com a camada adesiva. Lisboa,
PT04790360T 2003-10-24 2004-10-13 Placa PT1675756E (pt)

Applications Claiming Priority (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
DE20316349U DE20316349U1 (de) 2003-10-24 2003-10-24 Schild

Publications (1)

Publication Number Publication Date
PT1675756E true PT1675756E (pt) 2007-06-11

Family

ID=30010951

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
PT04790360T PT1675756E (pt) 2003-10-24 2004-10-13 Placa

Country Status (7)

Country Link
EP (1) EP1675756B1 (pt)
AT (1) ATE356733T1 (pt)
DE (2) DE20316349U1 (pt)
DK (1) DK1675756T3 (pt)
ES (1) ES2284062T3 (pt)
PT (1) PT1675756E (pt)
WO (1) WO2005042312A1 (pt)

Families Citing this family (7)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
EP1584518B1 (en) * 2004-04-07 2007-10-17 3M Innovative Properties Company License plate assembly comprising light source and backlit license plate
BRPI0500848A (pt) * 2005-01-10 2006-09-05 Avery Dennison Do Brasil Ltda filme, substrato e uso do filme
GB0602105D0 (en) 2006-02-02 2006-03-15 3M Innovative Properties Co License plate assembly
CN100481162C (zh) * 2006-09-20 2009-04-22 徐佳义 具装饰功能的饰板装置
CN102272637B (zh) * 2008-12-08 2016-01-20 3M创新有限公司 具有图形的棱柱形逆向反射制品及其制备方法
CN103802741B (zh) * 2014-02-17 2015-12-30 银薪舟 一种使汽车外壳3d变色的方法
CN106847131B (zh) * 2017-01-04 2020-10-02 湖南鼎一致远科技发展有限公司 一种新型反光标识及制作工艺

Family Cites Families (4)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
DE2852661C2 (de) * 1978-07-20 1985-08-22 Trautwein Gmbh & Co, 4350 Recklinghausen Fälschungssicheres Kennzeichen
JPH10143098A (ja) * 1996-11-08 1998-05-29 Minnesota Mining & Mfg Co <3M> 自発光可能な再帰性反射シートおよび反射性標識
DE10160376B4 (de) * 2001-12-10 2010-12-30 Volkswagen Ag Kennzeichenschild mit einer leuchtenden Folie
DE10255377B4 (de) * 2002-11-27 2006-02-16 Fer Fahrzeugelektrik Gmbh Verfahren zur Herstellung eines Schildes

Also Published As

Publication number Publication date
ES2284062T3 (es) 2007-11-01
DE502004003245D1 (de) 2007-04-26
ATE356733T1 (de) 2007-04-15
DE20316349U1 (de) 2003-12-24
WO2005042312A1 (de) 2005-05-12
EP1675756A1 (de) 2006-07-05
DK1675756T3 (da) 2007-07-16
EP1675756B1 (de) 2007-03-14

Similar Documents

Publication Publication Date Title
US7419272B2 (en) Day and night film
DE19548379C2 (de) Elektrochromer Rückblickspiegel für ein Kraftfahrzeug
US6639350B1 (en) Illumination arrangement
KR20100110800A (ko) 광도파관
PT1675756E (pt) Placa
TW200528765A (en) Reflective plate for lighting and backlight device for displaying information
US6366391B1 (en) Electrochrome cell
KR100294814B1 (ko) 이엘패널용패키지필름과그제조방법및그를이용한이엘패널과엘시디모듈
CN110010794A (zh) 显示面板及其制备方法、显示装置
TW201707094A (zh) 製造連接載體的方法、連接載體以及具有連接載體的光電半導體組件
KR0153744B1 (ko) 전기 광학적 액정 셀
US20220099880A1 (en) Light emitting module and planar light source
KR100777448B1 (ko) 플레이트의 생산 방법
EP0206176A2 (en) An optical guide matrix for a dot-matrix luminous display
JP6307766B2 (ja) タッチセンサの製造方法およびタッチセンサ
DE10320614B4 (de) Deckel für eine Öffnung in einem Fahrzeugdach sowie Herstellungsverfahren dafür
DE102006055407A1 (de) OLED-Schutzvorrichtung
EP2584625A1 (en) Light emitting module and illumination apparatus
JPH0793195B2 (ja) Elデイスプレイパネル
CN114360390B (zh) 一种用于拼接的led显示模组的制作方法
JP2006004772A (ja) 照明装置および液晶表示装置
US20080018980A1 (en) Electrically active element
US6929377B2 (en) Light-reflective material and light source device using the same
CN220171290U (zh) 一种导光板、背光模组及电子设备
CN216118321U (zh) 一种电致变色器件及调光玻璃