PT1607552E - Dispositivo de puxador de muleta - Google Patents

Dispositivo de puxador de muleta Download PDF

Info

Publication number
PT1607552E
PT1607552E PT05001504T PT05001504T PT1607552E PT 1607552 E PT1607552 E PT 1607552E PT 05001504 T PT05001504 T PT 05001504T PT 05001504 T PT05001504 T PT 05001504T PT 1607552 E PT1607552 E PT 1607552E
Authority
PT
Portugal
Prior art keywords
crutch
neck
shaped guide
mounting element
guide section
Prior art date
Application number
PT05001504T
Other languages
English (en)
Inventor
F Jans
Original Assignee
Jans Gmbh
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Jans Gmbh filed Critical Jans Gmbh
Publication of PT1607552E publication Critical patent/PT1607552E/pt

Links

Classifications

    • EFIXED CONSTRUCTIONS
    • E05LOCKS; KEYS; WINDOW OR DOOR FITTINGS; SAFES
    • E05BLOCKS; ACCESSORIES THEREFOR; HANDCUFFS
    • E05B3/00Fastening knobs or handles to lock or latch parts
    • E05B3/06Fastening knobs or handles to lock or latch parts by means arranged in or on the rose or escutcheon
    • EFIXED CONSTRUCTIONS
    • E05LOCKS; KEYS; WINDOW OR DOOR FITTINGS; SAFES
    • E05BLOCKS; ACCESSORIES THEREFOR; HANDCUFFS
    • E05B3/00Fastening knobs or handles to lock or latch parts
    • E05B3/06Fastening knobs or handles to lock or latch parts by means arranged in or on the rose or escutcheon
    • E05B3/065Fastening knobs or handles to lock or latch parts by means arranged in or on the rose or escutcheon with spring biasing means for moving the handle over a substantial distance, e.g. to its horizontal position

Landscapes

  • Engineering & Computer Science (AREA)
  • Mechanical Engineering (AREA)
  • Lock And Its Accessories (AREA)
  • Rehabilitation Tools (AREA)

Description

DESCRIÇÃO "DISPOSITIVO DE PUXADOR DE MULETA" A invenção refere-se a um dispositivo de puxador de muleta com pelo menos um puxador de muleta, designadamente um puxador de muleta para porta, pelo menos um elemento de montagem que pode ser fixado numa porta ou num componente similar que está provido de um furo de apoio e que tem por exemplo a configuração de uma roseta, bem como eventualmente com um elemento decorativo que pode ser enfiado no elemento de montagem e que tem por exemplo a configuração de uma roseta do género de uma capa, comportando o puxador de muleta uma secção de guia em forma de pescoço que está alojada num casquilho de apoio de modo a poder rodar, eventualmente contra o efeito exercido por uma mola de reposição, podendo o puxador de muleta para porta ser imobilizado axialmente em relação ao elemento de montagem e deste modo também em relação ao casquilho de apoio.
Tais dispositivos de puxador de muleta ficaram por exemplo a ser conhecidos pelos documentos DE 20004018 Ul, DE 211806 UI e DE 20213314 Ul. Em relação a estes dispositivos pretende-se atingir o objectivo de assegurar um apoio resistente e seguro do puxador de muleta no casquilho de apoio. O objectivo da presente invenção é o de simplificar ainda mais a construção e a montagem do dispositivo de puxador de muleta. 1
De acordo com a invenção este objectivo atinge-se por exemplo fazendo com que a secção de guia em forma de pescoço tenha um contorno periférico não circular, por exemplo por meio de achatamentos situados de lados longitudinais contrários que se estendem desde a extremidade frontal da secção de guia em forma de pescoço até um rebaixo circundante da secção de guia, fazendo com que uma trava, que tem por exemplo a forma de um disco anular e que está provida de um furo de passagem, cujo contorno interior é complementar do contorno periférico não circular da secção de guia em forma de pescoço, pode ser rodada do lado de fora ou do lado de dentro do elemento de montagem de uma posição de não retenção, na qual a secção de guia em forma de pescoço pode penetrar suficientemente fundo no furo de passagem da trava para que essa trava se encontre ao nivel da posição axial do rebaixo circundante, para uma posição de retenção, na qual a trava penetra, por meio de secções de trava formadas pelo contorno interior não circular, por exemplo com segmentos de forma circular situados frente a frente, da mesma maneira que os achatamentos da secção de guia em forma de pescoço, nas secções do rebaixo circundante limitadas axialmente de ambos os lados, por exemplo nas duas secções do rebaixo circundante situadas de lados opostos um ao outro, posições nas quais os dois achatamentos da secção de guia em forma de pescoço situados frente a frente não são contíguos do rebaixo circundante.
Numa forma de configuração preferida da invenção está previsto que as secções do contorno periférico da secção de guia em forma de pescoço, que se estendem da parte não circular para o lado de dentro, tratando-se por exemplo dos dois achatamentos da secção de guia em forma de pescoço, tenham a mesma profundidade em relação ao diâmetro da secção de guia que o 2 rebaixo circundante, isto é, desemboquem sem formar um escalão no rebaixo circundante. Deste modo a montagem resulta ainda mais simplificada.
No dispositivo de puxador de muleta de acordo com a invenção o casquilho de apoio pode estar configurado de maneira integral no elemento de montagem.
Torna-se no entanto também possível que um casquilho de apoio separado do elemento de montagem apresente um furo de passagem não circular, no qual um troço de ligação com uma correspondente forma não circular está destinado a caber num correspondente furo não circular de pelo menos um puxador de muleta, e que o casquilho de apoio possa ser rodado em relação ao elemento de montagem contra o efeito exercido por uma mola de reposição para, depois de actuar o puxador de muleta, assegurar o mesmo movimento de retorno do puxador para a sua posição inicial.
Obtém-se uma forma de construção compacta quando o casquilho de apoio for alojado numa caixa do próprio elemento de montagem.
Se assim for, o casquilho de apoio pode de uma maneira vantajosa ser mantido numa posição axial imutável dentro da caixa do elemento de montagem por meio de uma tampa.
Para tal é conveniente que a tampa esteja ligada de maneira rebatível à caixa do elemento de montagem para permitir uma montagem prévia do casquilho de apoio. 3 0 elemento de montagem é de um modo preferido produzido utilizando matéria sintética. Esse elemento poderá ser ainda reforçado por meio de peças metálicas, que terão por exemplo a forma de rosetas. 0 puxador de muleta é de um modo preferido feita no essencial de metal.
Outros objectivos, caracteristicas, vantagens e potencialidades de aplicação da invenção resultam da descrição que se segue, mediante o desenho, de exemplos de realização da invenção. A propósito refira-se que todas as caracteristicas descritas e/ou ilustradas por imagens formam só por si ou em qualquer combinação o objecto da invenção, e isto mesmo independentemente do seu agrupamento nas diversas reivindicações ou da sua correlação.
Mostra-se na:
Fig. 1 uma forma de realização dotada do dispositivo de acordo com a invenção, tendo as diversas partes sido afastadas umas das outras,
Fig. 2a uma vista do elemento de montagem, encontrando-se a trava nele apoiada na posição de não retenção,
Fig. 2b uma representação equivalente à da fig. 2a, encontrando-se a trava no entanto na posição de retenção,
Fig. 3 uma vista lateral da extremidade anterior do pescoço do puxador de muleta que está provido de uma secção de 4 guia em forma de pescoço, configurada de acordo com a invenção,
Fig. 4 uma vista de uma trava de acordo com a invenção, tendo o seu furo de passagem um contorno interior não circular e
Fig. 5 uma outra forma de realização da invenção.
De acordo com o representado na fig. 1 o dispositivo de puxador de muleta apresenta dois puxadores 1 de muleta com secções 20 de pescoço voltadas uma para a outra e alinhadas na direcção axial. As secções 20 de pescoço estão equipadas do lado frontal de um furo 19 não circular (furo quadrado) no qual pode ser inserida a extremidade livre de um troço 5 de ligação (quadrado) para ligar entre si, com imobilização à rotação, os dois puxadores 1 de muleta. Cada puxador 1 de muleta pode ser fixado axialmente em relação ao troço 5 de ligação por meio de parafusos tensores radiais 6. A cada puxador 1 de muleta está associado um elemento 3 de montagem (roseta) que pode ser fixado por meio de elementos 4 de fixação (parafusos) do respectivo lado da porta, da janela ou de um componente similar que se pretende equipar do dispositivo de puxador de muleta. Em cada elemento 3 de montagem pode ser encaixado ou, caso necessário, engatado um elemento decorativo 2 (roseta) do género de uma capa. O elemento 3 de montagem tem um furo 7 de apoio para obter um encaixe giratório da secção dianteira do pescoço 9 de guia de cada puxador 1 de muleta.
Como se torna visível nas fig. 2a e 2b, uma trava 8 (disco anular) encontra-se apoiada de modo a poder girar no elemento 3 5 de montagem que forma um casquilho 10 de apoio. De acordo com a fig. 3 a trava 8 está provida de um furo 13 de passagem com um contorno interior não circular, furo esse que está alinhado com o furo 7 de apoio do casquilho 10 de apoio, de tal maneira que duas secções circulares 14 dispostas frente a frente se projectam para dentro do furo 7 de apoio. Como se nota ao comparar a fig. 2a (posição de não retenção) com a fig. 2b (posição de retenção), a trava 8 pode ser rodada por exemplo de 90°, de modo que as secções circulares situadas frente a frente estão desfasadas uma em relação à outra de 90°. A fig. 4 mostra que a secção 9 de guia em forma de pescoço tem do lado da frente um contorno periférico não circular, para o que estão previstos achatamentos situados de lados contrários. O contorno periférico da secção 9 de guia em forma de pescoço corresponde assim ao contorno interior não circular do furo 13 de passagem da trava 8. Ao contorno periférico não circular da secção 9 de guia segue-se para o lado de trás um rebaixo circundante 12 com uma largura tal que as secções 14 de forma circular, ao rodar a trava 8 da posição de não retenção representada na fig. 2a para a posição de retenção representada na fig. 2b, podem agarrar pelo lado de trás as secções periféricas do rebaixo circundante 12 nas quais os achatamentos 11 não desembocam. A montagem do dispositivo de puxador de muleta de acordo com as fig. 1 a 4 processa-se da seguinte maneira: primeiro o elemento 3 de montagem é enfiado num furo previamente aberto, por exemplo na folha da porta, e fixado na folha da porta por meio dos elementos 4 de fixação, usando para tal os furos 21 existentes no elemento 9 de montagem. Seguidamente o troço 5 de ligação é enfiado através do elemento 3 de montagem da folha da 6 porta e ainda de uma fechadura eventualmente prevista. Seguidamente enfia-se o elemento decorativo 2 na secção 9 de guia em forma de pescoço, sendo o puxador 1 de muleta com o elemento decorativo 2 já aplicado inserido no furo 7 de apoio do elemento 3 de montagem, encontrando-se a trava 8 na posição de não retenção, de acordo com a fig. 2a. A trava 8 é de seguida rodada na direcção da seta A-A da fig. 2a para a direita até à posição de retenção representada na fig. 2b, de modo que 0 puxador 1 de muleta é fixado axialmente no elemento 3 de montagem pelo engate com encaixe perfeito das secções 14 de forma circular da trava 8 nas correspondentes secções de retenção do rebaixo circundante 12. 0 puxador 1 de muleta pode ser solto de maneira simples do elemento 3 de montagem ao rodar para trás a trava 8 para o lado da esquerda de acordo com a seta B-B da fig. 2b para a posição de não retenção, que se encontra representada na fig. 2a. No fim da montagem o elemento decorativo 2 é premido de encontro ao elemento 3 de montagem, de modo que este último fica coberto. A forma de realização do dispositivo de puxador de muleta representada na fig. 5 é semelhante à da fig. 1. Distingue-se no essencial unicamente pelo facto de no elemento 3 de montagem estar apoiado um casquilho 10 de apoio separado que pode ser rodado de modo a opor-se ao efeito exercido por uma mola de reposição. Para tal o casquilho 10 de apoio tem um furo 15 de passagem com um contorno interior que corresponde ao contorno exterior (quadrado) do troço 5 de ligação. Deste modo, ao actuar o puxador 1 de muleta, o casquilho 10 de apoio pode ser rodado em conjunto com o troço 5 de ligação de modo a opor-se ao efeito exercido pela mola 17 de reposição, que se encontra igualmente alojada no elemento 3 de montagem. Neste caso o elemento 3 de montagem apresenta uma caixa que pode ser fechada por meio da 7 tampa 16. Para esse fim encontram-se conformadas do lado de dentro da tampa 16 saliências que podem encaixar, eventualmente por engate, em correspondentes reentrâncias existentes na caixa do elemento 3 de montagem. Nestas condições a tampa 16 tanto serve para imobilizar axialmente o casquilho 10 de apoio como também o puxador de muleta 8 e a mola 17 de reposição.
Lista de índices de referência 1 puxador de muleta 2 elemento decorativo (roseta) 3 elemento de montagem (roseta) 4 elementos de fixação (parafusos) 5 troço de ligação (quadrado) 6 elementos tensores (parafusos tensores) 7 furo de apoio do elemento 3 de montagem 8 trava (disco anular) 9 secção de guia em forma de pescoço do puxador 1 de muleta 10 casquilho de apoio 11 achatamentos da secção 9 de guia em forma de pescoço 12 rebaixo circundante da secção 9 de guia em forma de pescoço 13 furo de passagem do puxador de muleta 8 14 secções de forma circular do puxador de muleta 8 18 furo de passagem do casquilho 10 de apoio 16 tampa do elemento 9 de montagem 17 mola de reposição 18 saliências da tampa 16 19 furo não circular (furo quadrado) da secção 20 em forma de pescoço 20 secção em forma de pescoço do puxador 1 de muleta 21 furos do elemento 3 de montagem
Lisboa, 15 Março de 2007 9

Claims (9)

  1. REIVINDICAÇÕES Dispositivo de puxador de muleta com pelo menos um puxador (1) de muleta, designadamente um puxador de muleta para porta, com pelo menos um elemento (3) de montagem que pode ser fixado numa porta ou num componente similar e que está provido de um furo (7) de apoio que tem por exemplo a configuração de uma roseta, bem como eventualmente com um elemento decorativo (2) que pode ser enfiado no elemento (3) de montagem e que tem por exemplo a configuração de uma roseta do género de uma capa, comportando o puxador (1) de muleta uma secção (9) de guia em forma de pescoço que está alojada num casquilho (10) de apoio de modo a poder rodar, eventualmente contra o efeito exercido por uma mola (17) de reposição, podendo o puxador (1) de muleta para porta ser imobilizado axialmente em relação ao elemento (3) de montagem e deste modo também em relação ao casquilho (10) de chumaceira, caracterizado por a secção (9) de guia em forma de pescoço ter um contorno periférico não circular, por exemplo por meio de achatamentos (11) previstos de lados longitudinais contrários, que se estendem desde a extremidade frontal da secção (9) de guia em forma de pescoço até um rebaixo circundante (12) da secção (9) de guia em forma de pescoço, fazendo com que uma trava (8), que tem por exemplo a forma de um disco anular e que está provida de um furo (13) de passagem, cujo contorno interior é complementar do contorno periférico não circular da secção (9) de guia em forma de pescoço, possa ser rodada do lado de fora ou do lado de dentro do elemento (3) de montagem de uma posição de não retenção, na qual a secção (9) de guia em forma de pescoço pode penetrar suficientemente fundo no furo (13) de passagem 1 da trava (8) para que essa trava (8) se encontre à altura da posição axial do rebaixo circundante (12), para uma posição de retenção, na qual a trava (8) penetra, por meio de secções de trava formadas pelo contorno interior não circular, por exemplo por meio de seqmentos (14) com uma forma em arco situados frente a frente da mesma maneira que os achatamentos (11) da secção (9) de guia em forma de pescoço, nas secções do rebaixo circundante (12) que são limitadas axialmente de ambos os lados, por exemplo em ambas as secções do rebaixo circundante (12) situadas de lados opostos um ao outro, e nas quais os dois achatamentos (11) da secção (9) de guia em forma de pescoço, situados de lados contrários, não são contíguos do rebaixo circundante (12) .
  2. 2. Dispositivo de puxador de muleta de acordo com a reivindicação 1, caracterizado por as secções do contorno periférico da secção (9) de guia em forma de pescoço que se projectam para o lado de dentro a partir do contorno não circular, tratando-se por exemplo dos dois achatamentos (11) da secção (9) de guia em forma de pescoço, possuírem a mesma profundidade em relação ao diâmetro da secção (9) de guia em forma de pescoço que o rebaixo circundante (12), isto é, desembocam sem formar escalão no rebaixo circundante (12).
  3. 3. Dispositivo de puxador de muleta de acordo com as reivindicações 1 ou 2, caracterizado por o casquilho (10) de apoio estar configurado de modo a constituir uma parte integrante do elemento (3) de montagem.
  4. 4. Dispositivo de puxador de muleta de acordo com as reivindicações 1 ou 2, caracterizado por um casquilho (10) de apoio, que é separado do elemento (3) de montagem, apresentar 2 um furo (15) de passagem não circular, no qual cabe um correspondente troço (5) de ligação não circular para encaixe num furo (19) com uma correspondente forma não circular de pelo menos um puxador (1) de muleta, e por o casquilho (10) de apoio poder ser rodado em relação ao elemento (3) de montagem contra o efeito exercido por uma mola (17) de reposição.
  5. 5. Dispositivo de puxador de muleta de acordo com a reivindicação 4, caracterizado por o casquilho (10) de apoio estar alojado numa caixa do elemento (3) de montagem.
  6. 6. Dispositivo de puxador de muleta de acordo com a reivindicação 5, caracterizado por o casquilho (10) de apoio ser mantido em posição dentro da caixa do elemento (3) de montagem, de modo a ficar imobilizado axialmente, por meio de uma tampa (16).
  7. 7. Dispositivo de puxador de muleta de acordo com a reivindicação 6, caracterizado por a tampa (16) estar ligada à caixa do elemento (3) de montagem de forma a poder ser rebatida.
  8. 8. Dispositivo de puxador de muleta de acordo com qualquer das reivindicações anteriores, caracterizado por o elemento (3) de montagem ser produzido fazendo uso de matéria sintética.
  9. 9. Dispositivo de puxador de muleta de acordo com qualquer das reivindicações anteriores, caracterizado por o puxador de muleta (8) ser no essencial feito de metal. Lisboa, 15 de Março de 2007 3
PT05001504T 2004-05-12 2005-01-26 Dispositivo de puxador de muleta PT1607552E (pt)

Applications Claiming Priority (3)

Application Number Priority Date Filing Date Title
DE202004007568 2004-05-12
DE202004008821 2004-06-03
DE202004012051U DE202004012051U1 (de) 2004-05-12 2004-07-30 Drückeranordnung

Publications (1)

Publication Number Publication Date
PT1607552E true PT1607552E (pt) 2007-03-30

Family

ID=33454248

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
PT05001504T PT1607552E (pt) 2004-05-12 2005-01-26 Dispositivo de puxador de muleta

Country Status (2)

Country Link
DE (1) DE202004012051U1 (pt)
PT (1) PT1607552E (pt)

Families Citing this family (4)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
DE202007000380U1 (de) * 2007-01-04 2008-05-15 Hoppe Ag Rückholfedereinrichtung für Tür- oder Fensterbeschläge sowie Tür- und/oder Fensterbeschlag
CN105964611A (zh) * 2016-07-01 2016-09-28 湖北宇星水钻饰品有限公司 一种水钻毛料自动清洗装置
CN110886541A (zh) * 2018-09-11 2020-03-17 深圳市派阁智能五金科技有限公司 一种安装于型材的隐藏式基座安装结构和执手装置
EP3736398A1 (en) * 2019-05-06 2020-11-11 URFIC-Indústria de Ferragens S.A. System for mounting a handle and/or lock

Also Published As

Publication number Publication date
DE202004012051U1 (de) 2004-11-04

Similar Documents

Publication Publication Date Title
US4693630A (en) Fastening device for releasable interconnection of panels
US5722273A (en) Latch bolt operating device
KR880004192A (ko) 자동차 도어용 래치(latch)
PT1607552E (pt) Dispositivo de puxador de muleta
MX171132B (es) Cerradura de puerta que tiene manija externa de libre rotacion cuando se encuentra en la condicion cerrada
BRPI0911242B1 (pt) conjunto de articulação e/ou mancal e veículo automotor
US2355300A (en) Keyhole cover and assembly
JP2004332373A (ja) スライドヒンジ
KR960003895A (ko) 팽창래치 조립체
BRPI0507109B1 (pt) dobradiça para montagem em uma abertura
JP4365928B2 (ja) 工具ホルダ
CA2689829A1 (en) Actuating lever
ES2205327T3 (es) Herraje de una pieza.
JP2006520451A (ja) 特に商用車のためのディスクブレーキ
US5655391A (en) Padlocks
PT1724417E (pt) Elemento de fechadura
US4294570A (en) Lockable cap screw
EP3075629A2 (en) Steering column device
ES2600006T3 (es) Cilindro de cierre rotativo y llave
CN112292496B (zh) 用于门或窗的锁的手动控制装置
EP1067258A1 (en) High security plug for cylinder-type secure locks
PT1793067E (pt) Ferragem para portas, janelas ou semelhantes
HU220051B (hu) Ajtóvasalat
KR20130002657U (ko) 댐핑기능을 갖는 창호용 손잡이
CN107178260B (zh) 链条锁