PT1606220E - Dispositivo de disinfecção de água por radiação ultravioleta - Google Patents

Dispositivo de disinfecção de água por radiação ultravioleta Download PDF

Info

Publication number
PT1606220E
PT1606220E PT04742361T PT04742361T PT1606220E PT 1606220 E PT1606220 E PT 1606220E PT 04742361 T PT04742361 T PT 04742361T PT 04742361 T PT04742361 T PT 04742361T PT 1606220 E PT1606220 E PT 1606220E
Authority
PT
Portugal
Prior art keywords
ultraviolet radiation
upstream
water
lamp
forming
Prior art date
Application number
PT04742361T
Other languages
English (en)
Inventor
Pierre Girodet
Original Assignee
Otv Sa
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Otv Sa filed Critical Otv Sa
Publication of PT1606220E publication Critical patent/PT1606220E/pt

Links

Classifications

    • CCHEMISTRY; METALLURGY
    • C02TREATMENT OF WATER, WASTE WATER, SEWAGE, OR SLUDGE
    • C02FTREATMENT OF WATER, WASTE WATER, SEWAGE, OR SLUDGE
    • C02F1/00Treatment of water, waste water, or sewage
    • C02F1/30Treatment of water, waste water, or sewage by irradiation
    • C02F1/32Treatment of water, waste water, or sewage by irradiation with ultraviolet light
    • C02F1/325Irradiation devices or lamp constructions
    • CCHEMISTRY; METALLURGY
    • C02TREATMENT OF WATER, WASTE WATER, SEWAGE, OR SLUDGE
    • C02FTREATMENT OF WATER, WASTE WATER, SEWAGE, OR SLUDGE
    • C02F2201/00Apparatus for treatment of water, waste water or sewage
    • C02F2201/32Details relating to UV-irradiation devices
    • C02F2201/322Lamp arrangement
    • C02F2201/3227Units with two or more lamps
    • CCHEMISTRY; METALLURGY
    • C02TREATMENT OF WATER, WASTE WATER, SEWAGE, OR SLUDGE
    • C02FTREATMENT OF WATER, WASTE WATER, SEWAGE, OR SLUDGE
    • C02F2201/00Apparatus for treatment of water, waste water or sewage
    • C02F2201/32Details relating to UV-irradiation devices
    • C02F2201/326Lamp control systems

Landscapes

  • Health & Medical Sciences (AREA)
  • Toxicology (AREA)
  • Life Sciences & Earth Sciences (AREA)
  • Hydrology & Water Resources (AREA)
  • Engineering & Computer Science (AREA)
  • Environmental & Geological Engineering (AREA)
  • Water Supply & Treatment (AREA)
  • Chemical & Material Sciences (AREA)
  • Organic Chemistry (AREA)
  • Physical Water Treatments (AREA)
  • Apparatus For Disinfection Or Sterilisation (AREA)

Description

ΕΡ 1 606 220 /PT
DESCRIÇÃO "Dispositivo de desinfecção de água por radiação ultravioleta" 0 invento refere-se ao domínio do tratamento de águas com vista à sua desinfecção, quer no contexto dos processos de purificação quer no contexto dos processos de potabilização.
Mais precisamente, o invento diz respeito à desinfecção de águas por radiação ultravioleta em canal aberto.
De acordo com essa técnica, a água a desinfectar transita num canal aberto na sua parte superior no interior do qual estão dispostas um ou vários bancos de lâmpadas que emitem uma radiação ultravioleta de um comprimento de onda compreendido entre 200 nm e 300 nm, normalmente 254 nm, estando esses bancos organizadas em módulos verticais paralelos entre eles, sendo cada módulo constituído por uma ou várias séries verticais de lâmpadas UV protegidas por bainhas em quartzo colocados de acordo com o sentido de escoamento da água a desinfectar no canal.
Esses bancos de lâmpadas UV são colocados no canal de modo que o conjunto das lâmpadas fiquem imersas na água que transita no mesmo. Cada módulo é mantido em posição graças a uma viga equipada com suportes albergando as lâmpadas na sua bainha transparente aos UV. As lâmpadas são normalmente dispostas de tal modo que o seu eixo longitudinal esteja essencialmente paralelo à direcção do escoamento de água no canal. Os canais de desinfecção de água estão deste modo equipados com vários bancos de lâmpadas dispostos no canal uns a seguir aos outros. O pedido de patente US 2002/0113021A1 apresenta um desses dispositivos para a desinfecção de águas por radiação ultravioleta em canal aberto.
Esta técnica de desinfecção existe há mais de vinte anos. À medida que a técnica evolui, as lâmpadas UV apresentam uma potência cada vez maior, particularmente graças à tecnologia das lâmpadas de UV de baixa pressão, 2
ΕΡ 1 606 220 /PT permitindo a cada banco de lâmpadas tratar uma quantidade de água cada vez maior.
Um dos inconvenientes desta técnica reside no facto de se produzir, ao longo do encaminhamento da água no canal, uma perda de carga no momento em que a água encontra os bancos de lâmpadas. À medida que a técnica das lâmpadas de UV evolui, essa perda de carga tornou-se um factor limitante da eficácia global deste tipo de tecnologia. A fim de reduzir essa perda de carga observada pela água ao longo da sua passagem nos canais de desinfecção UV, foram já propostos dois tipos de soluções.
Uma primeira solução consistiu em perfilar os suportes das lâmpadas UV de modo a melhorar o escoamento da água.
Uma outra solução consistiu em conceber conectores de tal modo que os mesmos apresentassem uma muito fraca resistência hidráulica incorporando meios de fixação das lâmpadas sobre os suportes no interior das bainhas em quartzo que protegem as lâmpadas, e combinando estes meios com suportes que apresentem uma estrutura bastante leve.
Estas soluções apresentam o inconveniente de serem relativamente onerosas.
Além disso, não permitem um distanciamento optimizado das lâmpadas, o que pode prejudicar o rendimento global de cada banco.
Com efeito, o espaçamento das lâmpadas possui uma importância fundamental no rendimento global do reactor.
Em particular, quando as águas tratadas são constituídas por águas usadas, a transmissão de radiação ultravioleta é fraca. Na prática, numa lama de água de 1 cm, essa transmissão pode ser reduzida em 50% devido à elevada concentração deste tipo de efluente. Em consequência, quanto mais lâmpadas de reactores UV estiverem próximas umas das outras melhor será o rendimento daquele, em particular para as águas de baixa transmissão UV. Contudo, quanto mais 3
ΕΡ 1 606 220 /PT próximas essas lâmpadas estiverem, menos espaço existirá para permitir que a água transite no interior dos bancos e mais elevada será a perda de carga.
Uma perda de carga de alguns centímetros pode ter consequências catastróficas no rendimento global de uma instalação UV constituída por vários bancos. Na prática, se essa perda de carga for demasiado elevada, poder-se-á observar uma subida de água ao nível do primeiro banco e consequentemente uma acumulação de bactérias mal tratadas na superfície.
Paralelamente, as lâmpadas superiores dos bancos seguintes no sentido do escoamento das águas poderão estar submergidas. Ora, a imersão das lâmpadas pode revelar-se muito nefasta na medida em que a mesma ocasiona um sobre-aquecimento das mesmas e diminui consideravelmente o seu tempo de vida.
Deste modo, compreender-se-á que o problema da perda de carga se reveste de uma importância particularmente considerável.
Um objectivo do presente invento é o de apresentar uma solução simples que permite resolver em parte este problema de perda de carga observada nas instalações clássicas de desinfecção de água por radiação UV em canal aberto.
Em particular, um objectivo do presente invento é o de propor uma solução técnica tal que não implique modificações de fundo na concepção de módulos de desinfecção constituídos tal como anteriormente descritos pela sobreposição em colunas verticais de várias lâmpadas UV protegidas por bainhas em quartzo.
Estes objectivos são atingidos graças ao invento que diz respeito a um dispositivo de desinfecção de água por radiação ultravioleta destinado a ser instalado num canal aberto de uma instalação de desinfecção de água por radiação ultravioleta na qual a água a desinfectar se escoa de acordo com uma direcção D, incluindo o referido dispositivo uma pluralidade de meios longitudinais formando lâmpadas UV 4
ΕΡ 1 606 220 /PT constituídas cada uma por uma lâmpada UV, uma bainha de protecção em material transparente aos UV e conectores dispostos essencialmente longitudinalmente de acordo com a referida direcção D e estando repartidos numa pluralidade de módulos verticais, sendo cada módulo constituído por uma viga na qual são fixados meios formando suportes verticais a montante e a jusante albergando pelo menos uma série vertical dos referidos meios formando lâmpadas montados sob a referida viga uns por baixo dos outros, caracterizado por os referidos meios formando suportes a montante serem montados de acordo com n planos essencialmente perpendiculares à referida direcção D, sendo n superior a 1.
Notar-se-á que no enquadramento do presente invento, os termos "a montante" e " a jusante" são definidos em relação ao sentido do escoamento de água no canal da instalação de acordo com a direcção D.
Embora se possa prever um desfasamento dos meios formando o suporte a montante sem desfasamento dos meios formando a lâmpada, esses meios formando as lâmpadas apresentarão preferivelmente extremidades a montante situadas igualmente em p planos, sendo p superior ou igual a n.
De acordo com o presente invento, os meios formando o suporte a montante não se encontram todos no mesmo plano perpendicular à direcção de escoamento da água no canal. Deste modo, essa água não encontra ao mesmo tempo todos os meios de suporte a montante, e em consequência todos os meios formando lâmpadas, mas encontra em primeiro lugar alguns deles e depois pelo menos uma outra parte dos mesmos. Deste modo, a perda de carga observada pela água no momento onde entra em contacto com o dispositivo de desinfecção é amplamente diminuída.
Observar-se-á que o invento cobre todos os casos de disposições de meios formando suporte a montante das lâmpadas de acordo com os quais esses suportes a montante não se encontram num único plano mas em vários planos, podendo pois o número de planos n ser 2, 3 ou mesmo mais. 5
ΕΡ 1 606 220 /PT
Deste modo, de acordo com o invento, os meios formando suporte a montante estão desfasados uns em relação aos outros, o que permite pelo menos travar a água logo que esta entra em contacto com os módulos que constituem o dispositivo de desinfecção.
Além disso, observar-se-á que se os meios que formando suporte a montante dos meios formando lâmpadas do dispositivo estiverem desfasados uns em relação aos outros de acordo com o presente invento, as lâmpadas inclusas nos meios formando lâmpadas apresentam preferencialmente extremidades a montante montadas num único plano a montante e extremidades a jusante montadas num único plano a jusante. Deste modo, a zona útil desses meios formando lâmpadas constituídas por zonas nas quais as radiações das diferentes lâmpadas se combinam, não é reduzida. De acordo com uma tal característica, é necessário em relação aos meios formando lâmpadas do estado da técnica prolongar as bainhas de material transparente à radiação ultravioleta que protegem as lâmpadas, conservando as próprias lâmpadas o mesmo comprimento.
Tal como já anteriormente indicado, poder-se-á prever um número de planos n nos quais são dispostos os meios formando suporte a montante de 2, 3 ou mais. Do mesmo modo poder-se prever um número de planos p nos quais são colocadas as extremidades dos meios formando lâmpadas de 2, 3 ou mais. Contudo, de acordo com uma variante preferencial, o número de planos n será igual a 2 e o número de planos p será também igual a 2.
Poder-se-á igualmente prever uma distância nesses dois planos de desfasamento diferente de acordo com os modos de realização. Contudo, de acordo com uma variante preferencial, essa distância δ estará compreendida entre cerca de 5 e cerca de 30 cm.
Observar-se-á do mesmo modo que se os meios formando suporte a montante forem, de acordo com o presente invento, montados em pelo menos dois planos diferentes, os meios formando suporte a jusante poderão situar-se num só ou em planos diferentes. Contudo, de acordo com um modo de realização preferencial, quando os meios formando suporte a 6
ΕΡ 1 606 220 /PT montante são montados em n planos, os meios formando suporte a jusante são igualmente montados em n plano.
Em relação à arte anterior, o presente invento permite um melhor escoamento da água no dispositivo de desinfecção. Graças a esse melhor escoamento, é possível diminuir a distância que separa os meios formando lâmpadas uns dos outros para obter uma desinfecção igualmente eficaz. Na prática, a distância entre os eixos dos diferentes meios formando lâmpadas poderá estar compreendida entre cerca de 6 e 15 cm.
Paralelamente, será igualmente possível proporcionar os meios formando lâmpadas com bainhas de protecção de diâmetro grande de modo a reduzir a lama da água transitando entre os mesmos. Na prática, essas bainhas poderão apresentar de acordo com o presente invento, um diâmetro compreendido entre cerca de 2 e 6 cm.
Apesar de as vigas de diferentes módulos poderem apresentar extremidades a montante em diferentes planos e extremidades a jusante em diferentes planos, essas vigas apresentarão preferencialmente extremidades a montante num mesmo plano transversal à direcção de escoamento de água no canal. 0 invento abrange igualmente toda a instalação de desinfecção de água por radiação ultravioleta compreendendo um canal aberto no qual a água a desinfectar escoa de acordo com uma direcção D caracterizada por incluir pelo menos um dispositivo tal como o anteriormente descrito. 0 invento, bem como as diferentes vantagens que o mesmo apresenta serão mais facilmente compreendidos graças à descrição que se segue de um modo não limitativo de realização do mesmo dado com referência aos desenhos nos quais: a Figura 1 representa uma instalação em corte transversal ao nível de um dispositivo de desinfecção de acordo com o presente invento; - a Figura 2 representa uma vista em corte longitudinal 7
ΕΡ 1 606 220 /PT ΑΑ' da instalação de acordo com a Figura 1; - a Figura 3 representa uma vista em corte longitudinal BB ’ da instalação de acordo com a Figura 1; - a Figura 4 representa uma vista de topo da instalação representada na Figura 1; - as Figuras 5 e 6 representam gráficos de perdas de carga observadas com uma instalação de acordo com a arte anterior e com a instalação de acordo com as Figuras 1 a 4.
Com referência à Figura 1, uma instalação de desinfecção de água compreende um canal 1 em betão (ou qualquer outro tipo de material, como por exemplo inox) aberto na sua parte superior no qual transita uma água a desinfectar.
Com o objectivo de efectuar a desinfecção da água que transita no canal 1, é instalado no mesmo um dispositivo de desinfecção de água de acordo com o presente invento.
No contexto do presente modo de realização, este dispositivo 2 é constituído pela associação de seis módulos de desinfecção 3 dispostos em paralelo entre eles. Uma tal associação de módulos de desinfecção é classicamente designada pelo termo "banco" pelo perito na especialmente.
Cada módulo é constituído por uma viga 4 na qual estão ligados suportes 5 (2 suportes por viga) acompanhando duas séries verticais de meios formando lâmpadas 6.
No contexto deste exemplo não limitativo de realização, o comprimento das lâmpadas é cerca de 150 cm e a sua potência é de 130 WUVC (watts UVC, sendo UVC os UV apresentando um comprimento de onda entre 200 e 300 nm). A distância entre eixos entre os meios formando lâmpadas é de 9 cm e o diâmetro das bainhas que protegem as lâmpadas é de 3,5 cm. A instalação que é representada em corte transversal a jusante na Figura 1, é representada em corte longitudinal na Figura 2 e na Figura 3. O sentido de escoamento da água no canal é definido pelas setas D nessas Figuras. 8
ΕΡ 1 606 220 /PT A Figura 2 é uma vista em corte da instalação de acordo com o plano AA' da Figura 1, enquanto que a Figura 3 é uma vista em corte da instalação de acordo com o plano BB' da Figura 1.
As Figuras 2 e 3 mostram um módulo 3 visto lateralmente, esse módulo inclui uma viga 4 horizontal ligada a dois suportes verticais 5, nomeadamente 5,5' albergando os meios formando a lâmpada UV 6. De acordo com o estado da técnica, esses meios formando lâmpadas UV 6 são constituídos cada um por uma lâmpada 6a emitindo uma radiação ultravioleta, protegida por uma bainha 6b em material transparente aos raios ultravioleta, neste caso quartzo e conectores (não representados por necessidade de perceptibilidade da Figura) a uma das extremidades da lâmpada.
De um modo clássico, cada módulo 3 compreende igualmente meios de raspagem 7 montados que deslizam sobre a viga 4 bem como sobre os meios formando lâmpadas deste módulo de acordo com um percurso correspondente ao comprimento das lâmpadas 6a. Tais meios de raspagem 7 permitem limpar periodicamente as bainhas dos meios formando a lâmpada 6 e eliminar as impurezas susceptíveis de reduzir a difusão da radiação UV emitida pelas lâmpadas contidas nessas bainhas.
De acordo com o presente invento, os meios formando suporte a montante 5 do módulo representado na Figura 2 são proporcionados num plano N diferente do plano N' no qual se situam os meios que formando suporte a montante do módulo representado na Figura 3. Consequentemente, as extremidades a montante dos meios formando lâmpadas 6 do módulo representado na Figura 2 estão num plano P diferente do plano P' no qual se encontram as extremidades a montante dos meios formando lâmpadas 6 do módulo representado na Figura 3.
No contexto do presente modo de realização, a distância δ entre os planos N e N' é de 15 cm.
Os meios formando suporte a montante 5 dos diferentes módulos que constituem o banco 2 são alternadamente proporcionados no plano N e no plano Ν'. 9
ΕΡ 1 606 220 /PT
Mais precisamente, com referência à Figura 1, as colunas verticais de lâmpadas 3a, 3b, 3e, 3i, 3j apresentam meios formando suporte a montante dispostos no plano N, enquanto que as colunas verticais de lâmpadas 3c, 3d, 3g, 3h, 3k e 31 apresentam meios formando suporte a montante no plano Ν'.
Deste modo, a água que transita no canal sofre uma perda de carga diminuída devido ao desfasamento de posicionamento dos meios formando suporte a montante uns em relação aos outros.
Os meios formando suporte a jusante 5' são igualmente proporcionados nos planos desfasados NI e NI'.
Observar-se-á que todos os meios formando lâmpadas 6 do conjunto dos módulos apresentam o mesmo comprimento. Em consequência, as suas extremidades a jusante situam-se igualmente em planos desfasados um em relação ao outro PI e PI', tal como se pode observar nas Figuras 2 e 3.
Contudo, a fim de conferir uma eficácia optimizada aos meios formando lâmpadas, as lâmpadas 6a dos mesmos são todas do mesmo comprimento e são todas paralelas entre elas ao longo de todo o seu comprimento. Deste modo possuem extremidades a montante no mesmo plano P2 e extremidades a jusante no mesmo plano P2' . Deste modo, os meios formando lâmpadas 6 apresentam uma construção não simétrica, a distância entre as extremidades da lâmpada e as extremidades da bainha em quartzo que as protege não é a mesma a montante e a jusante.
Tal como se pode observar nas Figuras 2, 3 e 4, as extremidades a montante e as extremidades a jusante das vigas 4 dos diferentes módulos de lâmpadas 6 encontram-se nos mesmos planos P3 e P3'. A instalação acima descrita foi posta em funcionamento para desinfectar uma água.
Uma instalação do estado da técnica, apresentando meios formando lâmpadas não desfasadas mas com potência idêntica à das Figuras 1 a 4 foi testada com a mesma água. 10
ΕΡ 1 606 220 /PT
As perdas de carga (PdC) observadas com a instalação de acordo com o presente invento e com a instalação de acordo com o estado da técnica foram medidas subtraindo da altura hl do nível de água em relação a uma referência a montante do módulo a altura h2 do nível de água em relação à mesma referência a jusante do módulo (PdC = hl - h2) . Essas medições foram efectuadas nos dois casos (invento e arte anterior) utilizando caudais constantes de entrada de água nas instalações (172,5 m3/h e 180 m3/h) e posteriormente com caudais variáveis. Para cada instalação foram efectuadas várias medições a diferentes tempos.
Os resultados são apresentados nas Tabelas 1 a 6 a seguir. A Tabela 1 diz respeito aos resultados obtidos com a instalação de acordo com a arte anterior, ou seja não apresentando desfasamento de meios formando suporte com um caudal constante de 172,5 m3/h.
Tabela 1
Medição n° ) 1 | 2 | Q (m3/h) 172.5 172.5 hl (cm) --- ...............Γν--- h2 (cm) 3,3 3,5 PdC (cm) 2 2,8 3 | 172,5 1 3,3 2,3 4 i 172,5 1,5 3,7 2,2 5 j 172,5 1,3 3,5 2,2 6 | 172,5 0,7 3,5 2,8 7 | 172,5 1,1 3,3 2,2 8 I 172,5 0,9 3,4 2,5 9 | 172,5 1 3,5 2,5 Média ;; 172,5 1,05 3,44 2,39 Desvio padrão | 0 0,27 0,13 0,28
Em média, em relação às 9 leituras efectuadas, a perda de carga observada é de 2,39 cm ± 0,28 cm. A Tabela 2 diz respeito aos resultados obtidos com a instalação de acordo com o invento, ou seja apresentando um desfasamento de meios formando suporte, apresentando igualmente um caudal constante de 172,5 m3/h. 11
ΕΡ 1 606 220 /PT
Em média, em relação às 8 leituras efectuadas, a perda de carga observada é de 1,62 cm ± 0,30, cm ou seja uma perda de carga melhorada em 47% em relação à arte anterior.
Tabela 2
Medição n° 1 Q(rn7h) j hl(cm) h2(cm) PdC(cm) 1 | 173 | 1 3 2 2 1 172 ij 1,5 3 1,5 3 1 172,5 ij 1,7 3 1,3 4 1 172,5 ^ 2 3,2 1,2 5 | 172,5 | 1,5 3 1,5 6 | 172,5 ^ 1,5 3,5 2 7 1 172,5 ^ 1,7 3,5 1,8 8 1 172,5 ij 1,5 3,2 1,7 Média ΐ 172,5 ^ 1,55 3,17 1,62 Desvio padrão s 0,25 ij 0,28 0,22 0,30 A instalação de acordo com o invento foi igualmente testada com um caudal de água de 180 m3/h. Os resultados de perda de carga observados são reagrupados na Tabela 3 a seguir.
Tabela 3
Medição n° jj Q(m3/h) hl (cm) h2(cm) PdC(cm) !j 1 5 180 0,5 1,7 1,2 ij 2 i 180 0,5 1,7 1,2 ;|,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,sssssssssssssssssssssssss^·.·.·.·. 3 í 180 0,7 1,7 1 4 í 180 0,5 1,5 1 5 í 180 0,3 1,5 1,2 6 í 180 0,5 1,7 1,2 7 180 0,5 1,8 1,3 Média 180 0,5 1,66 1, 16 Desvio padrão 0 0, 11 0, 11 0, 11
Em média, em relação às 7 medições efectuadas, a perda de carga observada é de 1,16 cm ± 0,11 cm. A instalação de acordo com a arte anterior e a instalação de acordo com o invento foram também testadas utilizando caudais de entrada Q variáveis. 12
ΕΡ 1 606 220 /PT
As Tabelas 4 e 5 indicam as perdas de carga observadas respectivamente com a instalação de acordo com a arte anterior (módulos não desfasados) e de acordo com o invento (módulos desfasados) com esses caudais de entrada variáveis. Ao longo desses testes, deixou-se o nível de água variar a jusante da instalação.
Tabela 4
Tabela 5
Os dados de acordo com as Tabelas 4 e 5 são apresentados nos gráficos representados respectivamente na Figura 5. Foi efectuada uma interpolação polinomial desses dados que permite visualizar distintamente, sob a forma de curvas, a vantagem proporcionada pelo invento. A curva representativa dos dados recolhidos no contexto da realização do presente invento está com efeito claramente situada abaixo da representativa dos dados recolhidos com a instalação da arte 13
ΕΡ 1 606 220 /PT anterior, traduzindo uma notável diminuição da perda de carga.
As Tabelas 6 e 7 indicam as perdas de carga observadas respectivamente com a instalação de acordo com a arte anterior (módulos não desfasados) e de acordo com o invento (módulos desfasados) com os caudais de entrada variáveis. Ao longo desses testes, o nível de água a jusante das instalações foi mantido sensivelmente constante. | Q (mVh) I 104 Tabela 6 | Perda de carga (cm) 2 | 132 5 2,2 | 158 5 3 | 170 5 3,5 | 190 5 4 5 1 220 5 4,9 I 249 5 5,4 j 276 | 6,5 | 295 | 6 li
Tabela 7 j Q (m3/h) | Perda de carga (cm) j | 133 | 2 1 1 148,8 | 2,5 j ! i6i | 2,6 j ! 169 | 2,7 j ! 173 | 2,8 I ! 190 | 3,3 | 1 194 | 3,5 ! | 220 | 4,3 | | 220 | 3,8 j j 249 | 4,5 í | 273 | 5,3 í | 277 | 4,6 j
Os dados de acordo com as Tabelas 6 e 7 são apresentados nos gráficos representados respectivamente na Figura 6. Foi igualmente efectuada uma interpolação polinomial desses dados que permite mais uma vez visualizar a vantagem proporcionada 14
ΕΡ 1 606 220 /PT pelo invento.
Finalmente, observar-se-á que o presente invento permite igualmente melhorar a eficácia germicida da instalação permitindo uma maior homogeneidade da repartição da dose recebida pelos microrganismos.
Lisboa,

Claims (11)

  1. ΕΡ 1 606 220 /PT 1/3 REIVINDICAÇÕES 1. Dispositivo de desinfecção de água por radiação ultravioleta destinado a ser instalado num canal aberto (1) de uma instalação de desinfecção de água por radiação ultravioleta na qual a água a desinfectar flui de acordo com uma direcção D, incluindo o referido dispositivo uma pluralidade de meios (6) longitudinais formando lâmpadas UV constituídos cada um por uma lâmpada UV (6a) , uma bainha de protecção (6b) em material transparente aos UV e por conectores dispostos essencialmente longitudinalmente de acordo com a referida direcção D e estando repartidos numa pluralidade de módulos verticais (3), sendo cada módulo constituído por uma viga (4) na qual são fixados pelo menos dois meios formando suportes verticais (5) albergando pelo menos uma série dos referidos meios formando lâmpadas (6) montados sob a referida viga (4) uns por baixo dos outros, caracterizado por os referidos meios que formam suportes a montante serem montados de acordo com n planos distintos (N, Ν', N''...) essencialmente perpendiculares à referida direcção D, sendo n superior a 1.
  2. 2. Dispositivo de desinfecção de água por radiação ultravioleta de acordo com a reivindicação 1, caracterizado por as referidas extremidades a montante dos referidos meios (6) formando lâmpadas serem montados de acordo com p planos distintos (P, P') essencialmente perpendiculares à referida direcção D, sendo p superior ou igual a n.
  3. 3. Dispositivo de desinfecção de água por radiação ultravioleta de acordo com a reivindicação 1 ou 2, caracterizado por todas as lâmpadas (6a) dos referidos meios formando lâmpadas (6) apresentarem as extremidades a montante montadas num só plano a montante (P2) e as extremidades a jusante montadas num só plano a jusante (P2').
  4. 4. Dispositivo de desinfecção de água por radiação ultravioleta de acordo com qualquer uma das reivindicações 2 a 3, caracterizado por n e p serem iguais a 2.
  5. 5. Dispositivo de desinfecção de água por radiação ultravioleta de acordo com a reivindicação 4, caracterizado ΕΡ 1 606 220 /PT 2/3 por os dois planos (N, Ν') essencialmente perpendiculares à referida direcção D estarem separados um do outro por uma distância compreendida entre cerca de 5 cm e cerca de 30 cm.
  6. 6. Dispositivo de desinfecção de água por radiação ultravioleta de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 5, caracterizado por os referidos meios (6) formando lâmpadas apresentarem todos o mesmo comprimento.
  7. 7. Dispositivo de desinfecção de água por radiação ultravioleta de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 6, caracterizado por a distância entre eixos dos referidos meios (6) formando lâmpadas estar compreendida entre cerca de 6 e cerca de 15 cm.
  8. 8. Dispositivo de desinfecção de água por radiação ultravioleta de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 7, caracterizado por cada um dos referidos meios (6) formando lâmpadas incluir uma bainha em material transparente (6b) à radiação UV, apresentando um diâmetro compreendido entre cerca de 2 e cerca de 6 cm.
  9. 9. Dispositivo de desinfecção de água por radiação ultravioleta de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 8, caracterizado por as vigas (4) dos referidos módulos apresentarem todas o mesmo comprimento e apresentarem as extremidades a montante montadas num só plano transversal a montante (P3) e as extremidades a jusante num só plano transversal a jusante (P3')·
  10. 10. Dispositivo de desinfecção de água por radiaçao ultravioleta de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 9, caracterizado por os meios de suporte a montante (5') estarem montados de acordo com n planos (Nl, NI') essencialmente perpendiculares à referida direcção D, sendo n superior a 1.
  11. 11. Instalação de desinfecção de água por radiação ultravioleta que compreende um canal aberto (1) no qual a água a desinfectar flui de acordo com uma direcção D, caracterizada por a mesma incluir pelo menos um dispositivo de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 10 nos ΕΡ 1 606 220 /PT 3/3 quais os meios formando suportes a montante (5) dos meios formando lâmpadas (6) estarem montados de acordo com n planos distintos (N, Ν') essencialmente perpendiculares à referida direcção D, sendo n superior a 1. Lisboa,
PT04742361T 2003-03-27 2004-03-25 Dispositivo de disinfecção de água por radiação ultravioleta PT1606220E (pt)

Applications Claiming Priority (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
FR0303808A FR2852948B1 (fr) 2003-03-27 2003-03-27 Dispositif de desinfection d'eau par rayonnement ultraviolet

Publications (1)

Publication Number Publication Date
PT1606220E true PT1606220E (pt) 2007-01-31

Family

ID=32947232

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
PT04742361T PT1606220E (pt) 2003-03-27 2004-03-25 Dispositivo de disinfecção de água por radiação ultravioleta

Country Status (13)

Country Link
US (1) US7317193B2 (pt)
EP (1) EP1606220B1 (pt)
JP (1) JP4972400B2 (pt)
CN (1) CN100351183C (pt)
AT (1) ATE340765T1 (pt)
CA (1) CA2514675C (pt)
DE (1) DE602004002577T2 (pt)
DK (1) DK1606220T3 (pt)
ES (1) ES2274469T3 (pt)
FR (1) FR2852948B1 (pt)
HK (1) HK1087093A1 (pt)
PT (1) PT1606220E (pt)
WO (1) WO2004085317A2 (pt)

Families Citing this family (10)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
FR2881130B1 (fr) * 2005-01-21 2008-02-01 Otv Sa Reacteur pour le traitement de l'eau en vue de sa potabilisation
GB2425121A (en) * 2005-04-13 2006-10-18 Malcolm Robert Snowball Fluid disinfection apparatus and system
US7507973B2 (en) * 2006-11-02 2009-03-24 Calgon Carbon Corporation UV treatment reactor
US9682876B2 (en) 2011-05-13 2017-06-20 ProAct Services Corporation System and method for the treatment of wastewater
DE202011108086U1 (de) 2011-11-21 2012-01-23 Martin Bergmann Umwelttechnik Anordnung zur Hygienisierung von Wasser in einem Swimming-Pool-System oder Schwimm- bzw. Badebereich
KR101196737B1 (ko) 2011-12-12 2012-11-07 이경섭 수직 수로형 자외선 살균기
DE102012008733A1 (de) * 2012-05-04 2013-11-07 Xylem Water Solutions Herford GmbH UV-Wasserbehandlungsanlage mit offenem Kanal
US9255025B2 (en) 2012-07-20 2016-02-09 ProAct Services Corporation Method for the treatment of wastewater
US20140091236A1 (en) 2012-09-28 2014-04-03 Enaqua Lamp fixture with onboard memory circuit, and related lamp monitoring system
CN105883967A (zh) * 2014-11-06 2016-08-24 广东海川科技有限公司 一种紫外消毒设备

Family Cites Families (16)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
US5019256A (en) * 1990-10-19 1991-05-28 Fischer & Porter Company Ultraviolet lamp rack assembly
DE19653083B4 (de) * 1996-12-19 2005-09-08 Wedeco Ag Water Technology Strömungsgünstige UV-Desinfektionsvorrichtung
US5846437A (en) * 1997-01-03 1998-12-08 Trojan Technologies Inc. Increasing turbulent mixing in a UV system
US5952663A (en) * 1997-07-22 1999-09-14 Infilco Degremont, Inc. Apparatus for improving UV dosage applied to fluids in open channel UV disinfection systems
JP2001029948A (ja) * 1999-07-21 2001-02-06 Nippon Photo Science:Kk 開水路用紫外線消毒装置
DE19957073A1 (de) * 1999-11-26 2001-05-31 Peter Ueberall UV-Strahlerkonfiguration mit einer mechanischen Reinigungsvorrichtung zum Einbau in ein Bestrahlungsgerinne, vorzugsweise zur Desinfektion von Abwasser
AU2001228238A1 (en) * 2000-01-28 2001-08-07 Trojan Technologies Inc. Radiation source module
US6803586B1 (en) * 2000-03-10 2004-10-12 Trojan Technologies Inc. Fluid treatment system and method of treating fluid
WO2002030827A1 (en) * 2000-10-12 2002-04-18 Photoscience Japan Corporation Cooling of ballast in water purification apparatus
WO2002048050A2 (en) * 2000-12-15 2002-06-20 Trojan Technologies Inc. Fluid treatment system and radiation source module for use therein
WO2002072480A1 (en) * 2001-03-12 2002-09-19 Photoscience Japan Corporation Uv-irradiation water purification apparatus with turbulent flow
US7419642B2 (en) * 2002-05-07 2008-09-02 Ultravation, Inc. Fluid disinfection apparatus
WO2004000735A1 (en) * 2002-06-19 2003-12-31 Trojan Technologies Inc. Fluid treatment system and radiation source module for use therein
US7160566B2 (en) * 2003-02-07 2007-01-09 Boc, Inc. Food surface sanitation tunnel
DE10337379A1 (de) * 2003-08-13 2005-03-17 Wedeco Ag Water Technology Vorrichtung zur UV-Behandlung von strömenden Fluiden
WO2005087277A1 (en) * 2004-03-12 2005-09-22 Trojan Technologies Inc. Fluid treatment system

Also Published As

Publication number Publication date
WO2004085317A3 (fr) 2004-10-28
WO2004085317A2 (fr) 2004-10-07
US7317193B2 (en) 2008-01-08
JP4972400B2 (ja) 2012-07-11
DK1606220T3 (da) 2007-02-12
ES2274469T3 (es) 2007-05-16
JP2006521200A (ja) 2006-09-21
CA2514675C (en) 2012-07-17
CN100351183C (zh) 2007-11-28
EP1606220A2 (fr) 2005-12-21
US20060192135A1 (en) 2006-08-31
CN1759068A (zh) 2006-04-12
HK1087093A1 (en) 2006-10-06
FR2852948A1 (fr) 2004-10-01
CA2514675A1 (en) 2004-10-07
DE602004002577D1 (de) 2006-11-09
FR2852948B1 (fr) 2006-06-09
DE602004002577T2 (de) 2007-06-21
ATE340765T1 (de) 2006-10-15
EP1606220B1 (fr) 2006-09-27

Similar Documents

Publication Publication Date Title
US7408174B2 (en) Fluid treatment system
PT1606220E (pt) Dispositivo de disinfecção de água por radiação ultravioleta
ES2467100T3 (es) Reactor para el tratamiento de UV
AU2007284040B2 (en) Fluid treatment system
US8459861B2 (en) Method and apparatus for use of mixing elements in wastewater / recycle water UV disinfection system
JP2008528249A (ja) 飲料水を生成する水処理反応装置
CA2927345C (en) Radiation source module with extractable radiation sources and fluid treatment system
RU99478U1 (ru) Модульная система и модуль для обеззараживания жидкости уф излучением
JP3878696B2 (ja) 遮蔽パネルカバーを設けた浸漬型の光照射装置
BR102018000208A2 (pt) Dispositivo fotônico descontaminador de fluidos industriais
KR20120003519U (ko) 배관 삽입형 살균용 자외선 반응기의 uv램프 배열 구조
AU2012268824A1 (en) Fluid treatment system
Tan et al. The mechanisms of apoptosis induced by curcumin in gastric cancer cells