PT1595817E - Cápsula, aparelho e método para produzir café ou outra bebida - Google Patents
Cápsula, aparelho e método para produzir café ou outra bebida Download PDFInfo
- Publication number
- PT1595817E PT1595817E PT05006744T PT05006744T PT1595817E PT 1595817 E PT1595817 E PT 1595817E PT 05006744 T PT05006744 T PT 05006744T PT 05006744 T PT05006744 T PT 05006744T PT 1595817 E PT1595817 E PT 1595817E
- Authority
- PT
- Portugal
- Prior art keywords
- capsule
- container
- beverage
- filter
- lower wall
- Prior art date
Links
Classifications
-
- A—HUMAN NECESSITIES
- A47—FURNITURE; DOMESTIC ARTICLES OR APPLIANCES; COFFEE MILLS; SPICE MILLS; SUCTION CLEANERS IN GENERAL
- A47J—KITCHEN EQUIPMENT; COFFEE MILLS; SPICE MILLS; APPARATUS FOR MAKING BEVERAGES
- A47J31/00—Apparatus for making beverages
- A47J31/24—Coffee-making apparatus in which hot water is passed through the filter under pressure, i.e. in which the coffee grounds are extracted under pressure
- A47J31/34—Coffee-making apparatus in which hot water is passed through the filter under pressure, i.e. in which the coffee grounds are extracted under pressure with hot water under liquid pressure
- A47J31/36—Coffee-making apparatus in which hot water is passed through the filter under pressure, i.e. in which the coffee grounds are extracted under pressure with hot water under liquid pressure with mechanical pressure-producing means
- A47J31/3666—Coffee-making apparatus in which hot water is passed through the filter under pressure, i.e. in which the coffee grounds are extracted under pressure with hot water under liquid pressure with mechanical pressure-producing means whereby the loading of the brewing chamber with the brewing material is performed by the user
- A47J31/3676—Cartridges being employed
- A47J31/369—Impermeable cartridges being employed
- A47J31/3695—Cartridge perforating means for creating the hot water inlet
-
- B—PERFORMING OPERATIONS; TRANSPORTING
- B65—CONVEYING; PACKING; STORING; HANDLING THIN OR FILAMENTARY MATERIAL
- B65D—CONTAINERS FOR STORAGE OR TRANSPORT OF ARTICLES OR MATERIALS, e.g. BAGS, BARRELS, BOTTLES, BOXES, CANS, CARTONS, CRATES, DRUMS, JARS, TANKS, HOPPERS, FORWARDING CONTAINERS; ACCESSORIES, CLOSURES, OR FITTINGS THEREFOR; PACKAGING ELEMENTS; PACKAGES
- B65D85/00—Containers, packaging elements or packages, specially adapted for particular articles or materials
- B65D85/70—Containers, packaging elements or packages, specially adapted for particular articles or materials for materials not otherwise provided for
- B65D85/804—Disposable containers or packages with contents which are mixed, infused or dissolved in situ, i.e. without having been previously removed from the package
- B65D85/8043—Packages adapted to allow liquid to pass through the contents
- B65D85/8061—Filters
Landscapes
- Engineering & Computer Science (AREA)
- Mechanical Engineering (AREA)
- Food Science & Technology (AREA)
- Apparatus For Making Beverages (AREA)
- Tea And Coffee (AREA)
Description
DESCRIÇÃO "CÁPSULA, APARELHO E MÉTODO PARA PRODUZIR CAFÉ OU OUTRA BEBIDA" A presente invenção refere-se a uma cápsula ou saqueta para conter café ou produtos solúveis para a preparação de bebidas em geral, em particular, café ou produtos que são solúveis em água quente sob pressão, tais como produtos em forma granulada ou pó, por exemplo, cevada, leite em pó e semelhantes, ou produtos em folha como, por exemplo, chá de camomila, chá, chás de ervas e semelhantes. A presente invenção refere-se também a um método de produção de uma bebida utilizando uma cápsula deste tipo e a um aparelho para produzir uma bebida utilizando a referida cápsula.
Será feita aqui referência especifica a uma cápsula para conter café em pó, devendo compreender-se que uma cápsula deste tipo pode ser utilizada para conter outros produtos solúveis para a produção de outras bebidas.
Estão disponíveis no mercado, essencialmente, dois tipos de cápsulas para conter café em pó: cápsulas rígidas e cápsulas flexíveis.
As cápsulas rígidas tendo uma forma substancialmente cilíndrica ou em forma tronco-cónica compreendem duas metades de invólucro fabricadas com material plástico rijo que são seladas entre si utilizando calor ou ultra-sons. 0 café em pó é colocado dentro da cápsula juntamente com um filtro que fica em contacto com a parte inferior da cápsula. A parede inferior e/ou a parede superior da cápsula têm habitualmente orifícios. Consequentemente, quando as cápsulas são colocadas numa máquina de extracção de bebidas, água quente sob pressão é injectada na parede superior da cápsula e passa através dos orifícios na parede superior para alcançar o produto em pó dentro da cápsula, retendo os aromas de modo a 1 produzir a bebida. A bebida passa, então, através do filtro que retém o produto em forma de pó e sai através dos orifícios na parede inferior da cápsula, sendo recolhida num copo para ser bebida pelo utilizador.
Este tipo de cápsula rígida apresenta a desvantagem substancial de o produto no seu interior estar exposto ao ambiente exterior devido aos orifícios que estão proporcionados na parede superior e/ou na parede inferior da cápsula, orifícios estes que também impedem que sejam alcançadas altas pressões antes da extracção da bebida.
Conforme é conhecido, os produtos como o café em pó devem ser embalados a vácuo em recipientes herméticos, caso contrário, perdem as suas fragrâncias e os seus aromas num espaço muito curto de tempo. Por esta razão, as cápsulas rígidas necessitam de uma embalagem hermética adicional que protege o produto do contacto com o exterior. As embalagens deste tipo são habitualmente fabricadas com um invólucro em filme plástico e/ou metálico que envolve uma ou mais cápsulas. Consequentemente, as cápsulas rígidas implicam custos extras relacionados com a sua embalagem e a presença do invólucro de embalagem.
Na técnica anterior são também conhecidas as cápsulas flexíveis compreendendo um recipiente flexível cilíndrico ou em forma de tronco-cónica, que tem uma espessura menor, e que é aberto no topo para a introdução do produto em pó. Uma membrana quebrável é selada a quente na superfície superior destes recipientes, para que o produto em pó fique selado compactamente dentro da cápsula flexível.
Quando a cápsula flexível é inserida na máquina de extracção de bebidas quentes, uma placa no dispositivo fura a membrana no topo da cápsula, introduzindo assim a água quente, e um punção no dispositivo perfura a parede inferior da cápsula, permitindo a extracção da bebida de dentro da cápsula. A referida bebida passa através de um filtro dentro 2 da máquina, antes de ser recolhida pelo utilizador num copo.
Este tipo de cápsula flexível e hermética não requer qualquer embalagem hermética adicional para conservar o aroma do produto. Na verdade, as referidas cápsulas flexíveis e herméticas são habitualmente embaladas em caixas de cartão que contêm dez ou mais cápsulas, proporcionando assim uma poupança significativa nos custos de embalagem.
Todavia, uma cápsula flexível deste tipo apresenta algumas desvantagens devido à fraca qualidade da bebida obtida. Na verdade, quando a água quente sob pressão é injectada para dentro da cápsula, a bebida tem de ser imediatamente extraída, uma vez que o material flexível utilizado no fabrico da cápsula não aguenta durante muito tempo uma tal pressão e temperatura. Como resultado desta situação, com um período de tempo tão curto de exposição à pressão dentro da cápsula, os aromas do produto não se dissolvem totalmente na água e, consequentemente, é obtida uma bebida de fraca qualidade.
Para além disto, as cápsulas flexíveis deste tipo provocam a obturação do filtro da máquina de extracção de bebidas quentes, levando à necessidade de uma manutenção frequente e à substituição do referido filtro da máquina de extracção de bebidas.
Uma cápsula na qual se baseia o preâmbulo da reivindicação 1 está divulgada no documento US-A-5242702. 0 objectivo da presente invenção é o de ultrapassar as desvantagens da técnica anterior proporcionando uma cápsula para café ou produtos solúveis que seja prática, barata e fácil de produzir.
Outro objectivo da presente invenção é o de proporcionar uma cápsula para café ou produtos solúveis que permita a produção de bebidas de elevada qualidade.
Ainda outro objectivo da presente invenção é o de proporcionar uma cápsula para café ou produtos solúveis que 3 possa ser utilizada numa máquina de extracção de bebidas extremamente simples e barata.
Ainda outro objectivo da presente invenção é o de proporcionar uma cápsula para café ou produtos solúveis que seja versátil e possa ser utilizada em vários tipos de máquinas tradicionais de extracção de bebidas.
De acordo com a presente invenção estes objectivos são alcançados com a cápsula para café ou produtos solúveis de acordo com a reivindicação 1 independente em anexo.
Outro objectivo da presente invenção é o de proporcionar um método para a produção de bebidas através da extracção da bebida a partir de uma cápsula para café ou produtos solúveis que assequre que a bebida seja de boa qualidade.
De acordo com a invenção, este objectivo é alcançado com as características apresentadas na reivindicação 13 independente em anexo.
Ainda outro objectivo é o de proporcionar um aparelho para a extracção de uma bebida adequado a ser utilizado com uma cápsula de acordo com a invenção.
De acordo com a invenção, este objectivo é alcançado com as características apresentadas na reivindicação 11 independente em anexo. A cápsula para café ou para produtos solúveis de acordo com a invenção compreende um recipiente concebido para receber café ou um produto solúvel. Um filtro é colocado dentro do recipiente, na parede inferior, concebido para permitir a passagem da bebida e impedir a passagem do café ou do produto solúvel. 0 café ou produto solúvel é colocado sobre o filtro e depois o recipiente é fechado com uma tampa que tem microperfurações para permitir a passagem da água quente sob pressão. A caracteristica peculiar da invenção é representada pelo facto de o recipiente compreender um rebordo superior projectado radialmente dotado com uma superfície inferior 4 serrilhada. Uma tal superfície inferior serrilhada do rebordo do recipiente pode encaixar-se numa correspondente superfície superior serrilhada do rebordo de um suporte do filtro, impedindo qualquer rotação entre elas. A parede inferior da cápsula tem partes quebradiças que cedem quando o interior da cápsula alcança uma pressão predeterminada, de modo a criar uma abertura para a extracção da bebida, que pode fluir para dentro do copo que está debaixo dela.
Para produzir a bebida, é primeiro injectada água quente sob pressão para dentro da cápsula através das micro--perfurações na tampa. 0 interior da cápsula fica, então, pressurizado durante um tempo óptimo até as partes quebradiças no fundo da cápsula cederem e permitirem a extracção da bebida de dentro da cápsula.
Uma cápsula deste tipo apresenta a vantagem de, de acordo com o tipo de enfraquecimento proporcionado no fundo da cápsula, a pressurização da cápsula ser mantida durante um tempo óptimo, o suficientemente longo para levar à libertação dos aromas e das fragrâncias do café ou do produto solúvel para dentro da bebida, resultando numa bebida de excelente qualidade.
Outras características da invenção serão tornadas claras pela descrição detalhada que se segue, fazendo referência a uma sua forma de realização simplesmente exemplificativa e, consequentemente, não limitativa, ilustrada nos desenhos em anexo, nos quais: A Figura 1 é uma vista em corte axial, explodida, ilustrando uma cápsula para café ou produtos solúveis que não faz parte da invenção; A Figura 2 é uma vista em planta ilustrando o recipiente da cápsula da Figura 1; 5 A Figura 2A é uma vista em corte parcial, ampliada, ilustrando a parte central do fundo da cápsula, feito ao longo da linha A-A da Figura 2; A Figura 3 é uma vista em planta inferior, ilustrando o filtro da cápsula da Figura 1; A Figura 4 é uma vista em corte axial, ilustrando a cápsula da Figura 1, montada e colocada numa máquina para a extracção de uma bebida a partir da cápsula, mostrada antes da fase de extracção da bebida; e A Figura 5 é uma vista em corte axial, como na Figura 4, ilustrando a cápsula durante a fase de extracção da bebida; A Figura 6 é uma vista em elevação lateral da cápsula da Figura 1 montada, em que foi feita uma modificação no rebordo superior de acordo com a invenção; A Figura 7 é uma vista em corte parcial axial, ilustrando uma máquina de extracção de uma bebida a partir de uma cápsula da Figura 6; A Figura 8 é uma vista em planta inferior obtida ao longo do plano da secção VIII-VIII da Figura 7, ilustrando a parte inferior da placa superior da máquina da Figura 7; A Figura 9 é uma vista em planta obtida ao longo do plano da secção IX-IX da Figura 7, ilustrando o rebordo superior do suporte do filtro da máquina da Figura 7; A Figura 10 é uma vista em corte axial ilustrando a cápsula da Figura 6 disposta no aparelho de extracção de uma bebida da Figura 7, antes da fase de extracção da bebida; e 6 A Figura 11 é uma vista em corte axial ilustrando o aparelho da Figura 10 durante a fase de extracção da bebida. A cápsula para café ou produtos solúveis fabricada de acordo com a invenção é descrita fazendo referência aos desenhos . A Figura 1 mostra uma vista explodida de uma cápsula que não faz parte da invenção, designada no seu todo pelo número de referência 1. A cápsula 1 compreende um recipiente 2 concebido para conter café ou um produto solúvel que pode estar na forma de granulados, pó ou folhas, um filtro 4 concebido para ser colocado dentro do recipiente 2 e uma tampa 6 concebida para fechar o recipiente 2.
Fazendo referência também às Figuras 2 e 2A, o recipiente 2 tem a forma de um copo cilíndrico ou tronco-cónica aberto no topo. O recipiente 2 compreende uma parede 20 inferior com uma forma substancialmente de disco de onde se eleva uma parede 21 lateral ligeiramente cónica. A parede 20 inferior tem uma parte 22 central mais delgada de modo a formar uma parte circular de enfraquecimento, rebaixada em relação à superfície interna da parede 20 inferior. Na superfície interna da parte central da área de enfraquecimento 22 existem algumas ranhuras 27 que definem partes quebradiças de material 28 que são mais delgadas que a parte 22 central enfraquecida. A título de exemplo, as Figuras 2 mostram duas ranhuras 27 dispostas em forma de cruz, de modo a dividir a parte 22 central enfraquecida em quatro segmentos circulares definidos por um ângulo de 90° no centro. A parede 20 inferior tem ainda uma parte 23 periférica mais espessa de modo a formar uma parte anelar mais espessa em contacto com a parede 21 lateral e projectada para cima a 7 partir da superfície interna da parede 20 inferior.
Na superfície interna da parede 20 inferior, entre a parte 22 central enfraquecida e a parte 23 periférica mais espessa, existem alguns frisos (24, 24', 24'') radiais projectados para cima que têm a mesma espessura que a parte 23 periférica mais espessa.
Conforme mostrado na Figura 2, existem oito frisos 24 mais interiores, dispostos equidistantes entre si com um ângulo de 45° que irradiam para fora a partir da parte 22 central rebaixada. Na mesma direcção dos frisos 24 mais interiores existem outros oito frisos 24' mais exteriores que irradiam para dentro a partir da parte 23 periférica mais espessa. Os frisos 24 mais interiores estão afastados dos frisos 24' mais exteriores de modo a deixar brechas 29 para a passagem de líquidos.
Para além disto, no fundo 20 do recipiente existem outros oito frisos 24'' centrais desalinhados em relação à direcção radial dos frisos 24 mais interiores e dos frisos 24' mais exteriores e alinhados com a direcção circunferencial das brechas 29.
Conforme mostrado nas Figuras 1 e 2, um anel ou gola 25 saliente, colocado próximo do fundo 20 e saliente radialmente para dentro, é proporcionado na superfície interna da parede 21 lateral do recipiente 2. A parede 21 lateral do recipiente tem um rebordo 30 superior anelar projectado para fora de modo a formar uma superfície 31 superior substancialmente plana. 0 recipiente 2 é fabricado numa única peça através de moldagem por injecção de um material plástico rijo, tal como, por exemplo, plástico para utilização alimentar e, em particular, polipropileno. A parede 20 inferior e a parede 21 lateral do recipiente 2 não têm qualquer perfuração e a sua espessura é calculada para assegurar que o recipiente 2 tenha uma certa rigidez de modo a poder resistir a altas pressões mesmo durante longos períodos de tempo.
Conforme mostrado na Figura 1, o filtro 4 é inserido no recipiente 2 para assentar nos frisos (24, 24', 24'') do fundo do recipiente na superfície superior da parte 23 periférica espessa da parede 20 inferior. Desta maneira, a bebida a ser extraída pode circular livremente entre o filtro 4 e o fundo 20 do recipiente 2, quer no sentido radial, como no sentido não radial através das brechas 29.
Conforme mostrado na Figura 3, o filtro 4 tem uma forma substancialmente de disco com um diâmetro exterior igual ou ligeiramente inferior ao diâmetro interior do recipiente 2, para que possa ser colocado lá dentro. O filtro 4 compreende uma parede 40 de filtro em forma de disco que tem uma parte 43 periférica anelar concebida para se encostar contra a parte 23 anelar mais espessa do fundo do recipiente. É feita uma pluralidade de orifícios 44 na parede 40 de filtro e na parte 41 central. Os orifícios são definidos por assentos que têm uma forma de tronco de pirâmide para permitir a passagem do líquido da bebida do topo até ao fundo e para reter o produto granulado ou em pó, que está sobre o filtro 4, dentro da cápsula 1. O rebordo lateral da parte 43 periférica do filtro 4 tem uma gola 45 que fica radialmente saliente para fora. Desta maneira, quando o filtro 4 é colocado no fundo do recipiente 2, a gola 45 do filtro ficará sob a gola 25 do recipiente de modo a ficar retido no fundo do recipiente.
Uma vez colocado o filtro 4 sobre a parede 20 inferior do recipiente 2, o recipiente 2 é enchido com o café ou um produto solúvel que é colocado sobre o filtro 4. Nesta altura a tampa 6 é colocada sobre o rebordo 31 superior da parede 21 lateral do recipiente 2 de modo a fechar o recipiente 2. A tampa 6 é fixa na superfície 31 superior do rebordo 30 superior do recipiente 2 utilizando uma selagem a quente, uma selagem com ultra-sons, cola ou similar. 9 A tampa 6 tem microperfurações concebidas para permitir a passagem de água e/ou de vapor sob pressão. Para este fim, a tampa 6 pode ser fabricada com uma ou mais camadas de papel de filtro ou com uma ou mais fitas de material plástico microperfurado.
Fazendo referência às Figuras 4 e 5, segue-se uma descrição da máquina de extracção de uma bebida a partir da cápsula 1 de acordo com a invenção. Uma máquina de extracção deste tipo, designada no seu todo pelo número de referência 100, compreende uma placa 101 de suporte na qual é colocada a cápsula 1 e uma placa 102 de pressão, colocada em cima da placa 101 de suporte a uma distância que a deixe em cima da tampa 6 da cápsula 1 quando a cápsula 1 for colocada na placa 101 de suporte. A superfície interna da placa 102 de pressão tem uma parte 120 circular rebaixada definida por uma flange 122 periférica em forma de disco projectada para baixo e concebida para ficar encostada contra uma parte periférica da tampa 6, que está fixa à superfície 31 do rebordo 30 superior do recipiente 2. A placa 102 de pressão tem um canal 121 posicionado central e axialmente em relação à sua parte 120 circular em recesso. A água quente sob pressão é introduzida através do canal 121. É evidente que pode ser proporcionado mais do que um canal de introdução da água quente sob pressão. A placa 101 de suporte tem um orifício 110 de passagem que tem uma parte 111 superior inclinada, concebida para ser colocada em registo com a parte 22 central enfraquecida da parede 20 inferior do recipiente 2. O orifício 110 na placa de suporte define um canal de saída da bebida. A placa 102 de pressão pode ser mudada verticalmente de uma posição alta (figura 4) para uma posição baixa (Figura 5) em que a parte 122 periférica da placa de pressão pressiona firmemente contra a parte periférica da tampa 6. Desta maneira, conforme mostrado na Figura 5, entre a parte 120 em 10 recesso da placa de pressão e a superfície superior da tampa 6 é criada uma câmara 125 de pressurização que é enchida com água quente sob pressão vinda da conduta 121. Depois, a água quente sob pressão passa da câmara 125 de pressurização para dentro da cápsula 1 através das microperfurações da tampa 6. É evidente que a placa 102 de pressão pode ser fixa e a placa 101 de suporte pode ser mudada de uma posição baixa para uma posição alta em que, empurrando a cápsula 1 para cima, a parte periférica da tampa 6 fica pressionada contra a flange 122 periférica da placa 102 de pressão de modo a criar a câmara 125 de pressurização.
No presente documento descreve-se uma tampa 6 com microperfurações para ser capaz de utilizar a cápsula 1 com uma máquina de extracção como aquela que está acima descrita. Todavia, a tampa 6 pode não ter microperfurações de modo a proporcionar uma cápsula 1 totalmente selada. Neste caso, a placa 102 de pressão terá, per se, meios conhecidos de perfuração da tampa 6 e para injectar água quente sob pressão para dentro da cápsula 1.
Para produzir uma bebida com a cápsula 1 e a máquina 100 de acordo com a invenção, o utilizador coloca a cápsula na máquina 100 de extracção e inicia o ciclo de extracção. Nesta altura, a placa 102 de pressão superior desce, criando a câmara 125 de pressurização. A seguir, a água quente sob pressão é introduzida através do canal 121 da placa 102 de pressão e passa através das microperfurações da tampa 6, entrando em contacto com o café ou o produto solúvel contido na cápsula 1. Nesta altura, o interior da cápsula é pressurizado pela água quente. A pressurização da água - e, consequentemente, o interior da cápsula - é mantida durante um período de tempo predeterminado até que as partes 28 quebradiças da área 22 enfraquecida do fundo da cápsula se quebram devido à pressão e assim criem as aberturas 130 de onde a bebida pode então fluir 11 para o exterior da cápsula. Depois da rotura das partes 28 quebradiças, a bebida formada dentro da cápsula passa através dos orifícios 44 do filtro e através das aberturas 130 de saída, e flúi para dentro da conduta 110 da placa de suporte e é recolhida num copo que é colocado debaixo da máquina 100 de extracção pelo utilizador. A espessura das partes 28 quebradiças é escolhida durante a moldagem do recipiente 2 de modo a assegurar um tempo de pressurização óptimo. Este tempo de pressurização tem de ser suficiente para permitir a dissolução dos aromas do produto na água quente sob pressão dentro da cápsula e a formação da bebida. Podem ser escolhidas diferentes espessuras para as partes 28 quebradiças em função do tipo de bebida a ser extraída.
Por exemplo, para uma bebida fraca são escolhidas partes 28 quebradiças delgadas de modo a serem atingidas pressões máximas baixas e tempos de pressurização curtos. Por outro lado, se for desejada uma bebida mais concentrada, são escolhidas partes 28 quebradiças mais espessas de modo a serem atingidas pressões máximas altas e tempos de pressurização longos. É de notar que graças à rigidez do recipiente da cápsula 1, a sua pressurização pode ser mantida durante o tempo desejado sem que surjam problemas de deformação do recipiente.
Os elementos iguais ou similares aos que já foram descritos estão adiante indicados com os mesmos números de referência e a sua descrição detalhada é omitida. A Figura 6 ilustra uma cápsula 200 de acordo com a reivindicação 1 da invenção em que a única modificação existente foi feita na superfície 232 inferior do rebordo 30 superior do recipiente 2 da cápsula 200. A referida superfície 232 inferior do rebordo do recipiente está substancialmente serrilhada e tem uma pluralidade de partes 233 projectadas para baixo. Conforme mostrado na Figura 12 6Α, cada parte 232 projectada tem a forma de um dente serrilhado e é definida por um flanco 233 de entrada inclinado em relação à superfície inferior do rebordo 30 e um flanco 235 de encosto perpendicular à superfície inferior do rebordo 30. A referida cápsula 200 está adaptada para poder ser utilizada num suporte do filtro de uma máquina de café, tal como por exemplo, uma máquina num bar, em que o café moido é colocado directamente no suporte do filtro. Todavia, para receber a cápsula 200, o aparelho de extracção de café necessita também de ser ligeiramente modificado. A Figura 7 mostra um aparelho 300 para a extracção de café que tem um suporte 301 do filtro e uma placa 102 superior. A placa 102 superior tem um rebordo 330 de encosto circunferencial projectado para baixo que envolve uma pluralidade de lâminas 320 projectadas para baixo dispostas em posições dispersas, conforme mostrado na Figura 8. A placa 102 superior tem um ou mais orifícios 121 colocados no centro para a introdução de água quente sob pressão. O suporte 301 do filtro tem a forma de um recipiente substancialmente cilíndrico aberto no topo para a inserção do filtro e dotado com uma parede 101 inferior que tem uma ou mais aberturas 110 para a saída da bebida. O suporte 301 do filtro tem um rebordo 303 superior que está saliente radialmente para fora dando origem a uma superfície 304 de encosto inferior externa que é acoplada numa relação enroscada com uma parte enroscada (não mostrada) da placa 102 superior. Para este fim, o suporte 301 do filtro tem uma pega 302 (mostrada parcialmente) para permitir que o utilizador a possa acoplar à placa 102 superior. O rebordo 303 superior do suporte do filtro tem uma superfície 305 superior serrilhada coincidindo com a superfície 232 inferior do rebordo superior da cápsula 200. Consequentemente, conforme mostrado nas Figuras 7 e 9, a superfície 305 superior do rebordo 303 superior do suporte do 13 filtro compreende uma pluralidade de partes 306 projectadas para cima que dá origem às respectivas partes 307 em recesso. Cada parte 306 projectada para cima está definida por uma aresta 309 de encosto perpendicular e uma aresta 308 de entrada oblíqua.
Desta maneira, conforme mostrado na Figura 10, quando a cápsula 200 é inserida no suporte 301 do filtro, a superfície 232 serrilhada do rebordo da cápsula encaixa-se com a superfície 305 serrilhada do rebordo do suporte do filtro. Por outras palavras, as partes 233 projectadas para baixo da superfície 232 serrilhada da cápsula encaixam-se nas partes 307 em recesso da superfície 305 serrilhada do suporte do filtro. Em resultado desta situação, as paredes 235 de encosto da superfície 232 serrilhada da cápsula encostam-se contra as paredes 309 de encosto da superfície 305 serrilhada do rebordo do suporte do filtro, impedindo a rotação relativa da cápsula 200 em relação ao suporte do filtro, quando o suporte 301 do filtro é enroscado debaixo da placa 102 superior.
Para além disto, conforme mostrado na Figura 11, quando o suporte 301 do filtro é levado até próximo da placa 102 superior, as lâminas 320 da placa superior furam a tampa 6 criando aberturas 360 através das quais passa a água quente sob pressão vinda do orifício 121 de entrada da placa 102 superior. Consequentemente, o procedimento de extracção das bebidas é substancialmente igual àquele que está descrito na primeira forma de realização da invenção. É evidente que a superfície 232 serrilhada inferior do rebordo superior do recipiente pode ser aplicado em qualquer tipo de cápsula, mesmo numa que não tenha a parede inferior que possa ser quebrada pela pressão.
Podem ser feitas várias alterações e modificações de pormenor que estão ao alcance dos peritos na técnica em relação à presente forma de realização da invenção sem se 14 nas afastarem do âmbito da invenção, conforme apresentada reivindicações anexas.
Lisboa, 20 de Novembro de 2007 15
Claims (14)
- REIVINDICAÇÕES 1. Cápsula (1; 200) para conter café ou produtos solúveis para a produção de uma bebida, compreendendo: - um recipiente (2) concebido para conter café ou um produto solúvel; - uma tampa (6) colocada sobre o recipiente de modo a definir uma parede superior através da qual água quente sob pressão entra no recipiente (2) a fim de produzir a bebida; - um filtro (4) concebido para ser colocado dentro do referido recipiente (2) sobre uma parede (20) inferior do recipiente através do qual sai a bebida; caracterizada por o referido recipiente (2) compreender um rebordo (30) superior projectado radialmente dotado com uma superfície (232) inferior serrilhada.
- 2. Cápsula (1; 200) de acordo com a reivindicação 1, caracterizada por a referida parede (20) inferior do recipiente ter, pelo menos, uma parte (28) quebradiça concebida para se quebrar quando o líquido dentro da cápsula atingir uma predeterminada pressão de modo a formar, pelo menos, uma abertura (130) para permitir a extracção da bebida da cápsula (1).
- 3. Cápsula (1; 200) de acordo com a reivindicação 1, caracterizada por a referida, pelo menos uma, parte (28) quebradiça estar situada numa parte (22) enfraquecida da parede (20) inferior da cápsula (1). 1
- 4. Cápsula (1; 200) de acordo com a reivindicação 3, caracterizada por, pelo menos, uma parte (28) quebradiça ser obtida através de ranhuras (27) formadas na referida parte (22) enfraquecida para que, pelo menos, uma parte quebradiça seja mais delgada que a parte (22) enfraquecida.
- 5. Cápsula (1; 200) de acordo com a reivindicação 3 ou 4, caracterizada por a referida parte (22) enfraquecida ser mais delgada que a parede (20) inferior da cápsula (1).
- 6. Cápsula (1; 200) de acordo com qualquer uma das reivindicações 3 a 5, caracterizada por a referida parte (22) enfraquecida ter uma forma substancialmente circular e estar colocada numa parte central da referida parede (20) inferior.
- 7. Cápsula (1; 200) de acordo com qualquer uma das reivindicações anteriores, caracterizada por compreender duas partes (28) quebradiças dispostas em forma de cruz.
- 8. Cápsula (1; 200) de acordo com qualquer uma das reivindicações anteriores, caracterizada por, dentro da superfície interna da parede (20) inferior, existirem frisos (24, 24', 24'') concebidos para suportar o referido filtro (4) de modo a definir uma câmara entre o referido filtro (4) e a referida parede (20) inferior para escoar a bebida filtrada.
- 9. Cápsula (1; 200) de acordo com qualquer uma das reivindi- 2 cações anteriores, caracterizada por a referida tampa (6) ser fabricada com uma ou mais camadas de um material microperfurado para permitir a passagem de água quente sob pressão para dentro da cápsula (1).
- 10. Cápsula (1; 200) de acordo com qualquer uma das reivindicações anteriores, caracterizada por o referido recipiente (2) ser fabricado através de moldagem por injecção de um material plástico, tal como polipropileno ou semelhante.
- 11. Aparelho (300) para a extracção de uma bebida, compreendendo: - uma placa (102) superior dotada com, pelo menos, um orificio (121) através do qual passa a água quente sob pressão; e - um recipiente (301) de suporte do filtro no qual é inserido um filtro, que pode ser acoplado debaixo da referida placa (102) superior e ser dotado com, pelo menos, um orifício (110) de saída através do qual é extraída a bebida; caracterizada por, no rebordo (303) superior do referido suporte do filtro estar formada uma superfície (305) superior substancialmente serrilhada concebida para cooperar com a coincidente superfície (232) inferior do rebordo (30) superior da cápsula (200), de acordo com qualquer uma das reivindicações anteriores, concebida para ser inserida no referido suporte (301) do filtro para evitar a rotação relativa da cápsula (200) em relação ao suporte (301) do filtro. 3
- 12. Aparelho (300) de acordo com a reivindicação 11, caracterizado por a referida placa (102) superior ter uma pluralidade de lâminas (320) projectadas para baixo para perfurar a tampa (6) de uma cápsula (200) de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 10, inserida no referido suporte (301) do filtro.
- 13. Método para a produção de uma bebida a partir de uma cápsula (1; 200) de acordo com qualquer das reivindicações 1 a 10 e a partir de um aparelho (300) de acordo com a reivindicação 11 ou 12, compreendendo os seguintes passos: a introdução da referida cápsula (200) num recipiente (301) de suporte do filtro do referido aparelho (300) para que a superfície (305) serrilhada da superfície inferior do recipiente (301) de suporte do filtro coopere com a superfície (232) serrilhada do rebordo (30) superior da referida cápsula (200); - a rotação do referido recipiente (301) de suporte do filtro a fim de levar à rotura da parede (6) superior da cápsula; - a introdução de água quente sob pressão para dentro da cápsula através da tampa (6) da referida cápsula; - a extracção da bebida através da rotura da parede (20) inferior da referida cápsula.
- 14. Método de acordo com a reivindicação 13, caracterizado por, compreender os passos adicionais de: - a manutenção da pressão dentro da cápsula durante 4 um tempo predeterminado óptimo para que os aromas do café ou do produto solúvel se dissolvam na água quente sob pressão; e - a rotura de, pelo menos, uma parte (28) quebradiça da parede (20) inferior da referida cápsula, devido à pressão da água quente no seu interior, de modo a permitir a extracção da bebida de dentro da referida cápsula através de, pelo menos, uma abertura (130) obtida pela rotura da referida, pelo menos uma, parte (28) quebradiça. Lisboa, 20 de Novembro de 2007 5
Applications Claiming Priority (1)
Application Number | Priority Date | Filing Date | Title |
---|---|---|---|
IT000961A ITMI20040961A1 (it) | 2004-02-11 | 2004-05-13 | Cartuccia per caffe' e prodotti solubili relativo metodo di produzione di una bevanda e apparato per l'estrazione di una bevanda |
Publications (1)
Publication Number | Publication Date |
---|---|
PT1595817E true PT1595817E (pt) | 2007-11-30 |
Family
ID=34934548
Family Applications (1)
Application Number | Title | Priority Date | Filing Date |
---|---|---|---|
PT05006744T PT1595817E (pt) | 2004-05-13 | 2005-03-29 | Cápsula, aparelho e método para produzir café ou outra bebida |
Country Status (8)
Country | Link |
---|---|
EP (1) | EP1595817B1 (pt) |
AT (1) | ATE371604T1 (pt) |
DE (1) | DE602005002186T2 (pt) |
ES (1) | ES2293405T3 (pt) |
HK (1) | HK1083092A1 (pt) |
PL (1) | PL1595817T3 (pt) |
PT (1) | PT1595817E (pt) |
SI (1) | SI1595817T1 (pt) |
Families Citing this family (13)
Publication number | Priority date | Publication date | Assignee | Title |
---|---|---|---|---|
US8327754B2 (en) | 2003-07-22 | 2012-12-11 | The Coca-Cola Company | Coffee and tea pod |
US8505440B2 (en) | 2003-07-22 | 2013-08-13 | The Coca-Cola Company | System for varying coffee intensity |
DE102006012112A1 (de) * | 2006-03-14 | 2007-09-20 | Tesa Ag | Ventil |
AR060176A1 (es) | 2006-03-28 | 2008-05-28 | Tuttoespresso Spa | Procedimiento y dispositivo para la preparacion de una bebida bajo presion controlada |
US7947316B2 (en) | 2006-08-04 | 2011-05-24 | The Coca-Cola Company | Pod for dispersible materials |
US7964230B2 (en) | 2006-08-04 | 2011-06-21 | The Coca-Cola Company | Method of sealing a pod for dispersible materials |
ITBO20080656A1 (it) * | 2008-10-27 | 2010-04-28 | Arnoplast Srl | Capsula per prodotti da infusione |
WO2010079454A1 (fr) * | 2009-01-12 | 2010-07-15 | Ethical Coffee Company Sa | Capsule utilisee dans la preparation d'une boisson avec membrane destinee a eclater |
AT507834B1 (de) * | 2009-01-29 | 2011-03-15 | System Gmbh K | Portionskapsel |
IT1393122B1 (it) * | 2009-03-05 | 2012-04-11 | Diliplast S R L | Cartuccia per contenere materiale alimentare pulverulento da cui estrarre una bevanda. |
CN102101560B (zh) * | 2010-12-27 | 2012-09-05 | 广东新宝电器股份有限公司 | 多用途胶囊 |
ES2693324T3 (es) | 2014-07-16 | 2018-12-11 | Illycaffe' S.P.A. | Cartucho para la obtención de una bebida |
IT202000026185A1 (it) * | 2020-11-03 | 2022-05-03 | Easysnap Tech S R L | Capsula rigida per caffe' o altri prodotti solubili con apertura a rottura |
Family Cites Families (4)
Publication number | Priority date | Publication date | Assignee | Title |
---|---|---|---|---|
ES2043196T3 (es) * | 1990-07-27 | 1993-12-16 | Nestle Sa | Procedimiento de extraccion de cartuchos cerrados y dispositivo para su puesta en practica. |
AT400291B (de) * | 1990-10-31 | 1995-11-27 | Coffea Sa | Verfahren zur herstellung eines flüssigen produktes und vorrichtung zur durchführung desselben |
ITMI20021087A1 (it) * | 2002-05-21 | 2003-11-21 | Sergio Tonon | Cartuccia per caffe' e prodotti solubili apparato per l'estrazione dibevande da detta cartuccia e relativo metodo di produzione di una beve |
SI1555218T1 (sl) * | 2004-02-11 | 2006-12-31 | I T A Ca S R L | Kartusa za kavo |
-
2005
- 2005-03-29 EP EP05006744A patent/EP1595817B1/en active Active
- 2005-03-29 ES ES05006744T patent/ES2293405T3/es active Active
- 2005-03-29 PT PT05006744T patent/PT1595817E/pt unknown
- 2005-03-29 DE DE602005002186T patent/DE602005002186T2/de active Active
- 2005-03-29 PL PL05006744T patent/PL1595817T3/pl unknown
- 2005-03-29 AT AT05006744T patent/ATE371604T1/de active
- 2005-03-29 SI SI200530102T patent/SI1595817T1/sl unknown
-
2006
- 2006-05-04 HK HK06105298A patent/HK1083092A1/xx not_active IP Right Cessation
Also Published As
Publication number | Publication date |
---|---|
DE602005002186T2 (de) | 2008-05-29 |
DE602005002186D1 (de) | 2007-10-11 |
SI1595817T1 (sl) | 2008-02-29 |
HK1083092A1 (en) | 2006-06-23 |
ATE371604T1 (de) | 2007-09-15 |
ES2293405T3 (es) | 2008-03-16 |
PL1595817T3 (pl) | 2008-01-31 |
EP1595817B1 (en) | 2007-08-29 |
EP1595817A1 (en) | 2005-11-16 |
Similar Documents
Publication | Publication Date | Title |
---|---|---|
PT1595817E (pt) | Cápsula, aparelho e método para produzir café ou outra bebida | |
PT1555218E (pt) | Cartucho para café | |
US11040823B2 (en) | Capsule for the preparation of infused or soluble beverages | |
US7490542B2 (en) | Cartridge for coffee and soluble products and relative method of producing a beverage and apparatus for extracting a beverage | |
US11299340B2 (en) | Capsule for the preparation of infused or soluble beverages | |
ES2254822T3 (es) | Cartucho para cafe y productos solubles, dispositivo para la extraccion de bebidas de dicho cartucho y metodo de produccion de bebidas relevante. | |
BR112018070236B1 (pt) | Cápsula projetada para preparação de alimentos e bebidas | |
ES2551760T3 (es) | Cápsula y procedimiento permitiendo la preparación de una bebida por centrifugado | |
RU2533706C2 (ru) | Капсула для приготовления пищевых продуктов в машине для приготовления пищевых продуктов | |
US20170355515A1 (en) | Beverage cartridge | |
BRPI1007669B1 (pt) | cartucho para café ou produtos solúveis para a produção de uma bebida | |
ES2473740B1 (es) | Cápsula para cafeteras monodosis. | |
BRPI1009052B1 (pt) | cartucho para café ou produtos solúveis em geral para a produção de bebidas | |
RU2693949C1 (ru) | Одноразовая капсула для машин для выдачи заваренных напитков | |
ES2908277T3 (es) | Método para producir una copa para una cápsula para bebidas infusionadas o solubles y copa y cápsulas conexas | |
BR112019002228B1 (pt) | Cápsula para preparar bebidas infundidas ou solúveis e método de preparação de uma bebida infundida a partir de uma cápsula | |
US12065304B2 (en) | Capsule system seatable within a cartridge for a beverage machine | |
ES2946708T3 (es) | Cápsula con apertura controlada para la preparación de bebidas | |
ES2933607T3 (es) | Cápsula para la preparación de bebidas por infusión con extracción mejorada | |
WO2018020391A1 (en) | Capsule for the preparation of beverages, having an easily perforable bottom |