PT1571122E - Válvula de distribuição - Google Patents

Válvula de distribuição Download PDF

Info

Publication number
PT1571122E
PT1571122E PT50046499T PT05004649T PT1571122E PT 1571122 E PT1571122 E PT 1571122E PT 50046499 T PT50046499 T PT 50046499T PT 05004649 T PT05004649 T PT 05004649T PT 1571122 E PT1571122 E PT 1571122E
Authority
PT
Portugal
Prior art keywords
opening
valve
container
valve part
outlet
Prior art date
Application number
PT50046499T
Other languages
English (en)
Inventor
Hans Georg Hagleitner
Original Assignee
Hans Georg Hagleitner
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Hans Georg Hagleitner filed Critical Hans Georg Hagleitner
Publication of PT1571122E publication Critical patent/PT1571122E/pt

Links

Classifications

    • BPERFORMING OPERATIONS; TRANSPORTING
    • B67OPENING, CLOSING OR CLEANING BOTTLES, JARS OR SIMILAR CONTAINERS; LIQUID HANDLING
    • B67DDISPENSING, DELIVERING OR TRANSFERRING LIQUIDS, NOT OTHERWISE PROVIDED FOR
    • B67D3/00Apparatus or devices for controlling flow of liquids under gravity from storage containers for dispensing purposes
    • B67D3/04Liquid-dispensing taps or cocks adapted to seal and open tapping holes of casks, e.g. for beer
    • B67D3/045Liquid-dispensing taps or cocks adapted to seal and open tapping holes of casks, e.g. for beer with a closing element having a linear movement, in a direction parallel to the seat
    • B67D3/046Liquid-dispensing taps or cocks adapted to seal and open tapping holes of casks, e.g. for beer with a closing element having a linear movement, in a direction parallel to the seat and venting means operated automatically with the tap

Landscapes

  • Engineering & Computer Science (AREA)
  • Mechanical Engineering (AREA)
  • Closures For Containers (AREA)

Description

DESCRIÇÃO "VÁLVULA DE DISTRIBUIÇÃO" A invenção refere-se a uma válvula de distribuição para a descarga de uma substância fluida proveniente de um recipiente voltado ao contrário, com um elemento de fecho cilíndrico oco, que pode ser inserido na abertura do recipiente e com uma parte de válvula ajustável em altura numa posição de abertura, que é guiada de modo estanque como um êmbolo no elemento de fecho e em posição de repouso mantém fechada uma abertura de descarga, numa parede lateral do elemento de fecho, bem como um recipiente provido de uma válvula de distribuição deste género.
As válvulas de distribuição deste género estão colocadas num elemento de fecho da abertura do recipiente, no qual são inseridas e fixadas, em geral após o enchimento. Para poder remover o conteúdo do recipiente, em especial de forma doseada, a parte de válvula é movida para a posição de abertura, para o que são indicadas diversas possibilidades. A parte de válvula pode ser rodada. Os documentos WO 99/18026, US 5715877, US 1428744 e DE 478432 mostram exemplos de um dispositivo de dosagem com uma parte de válvula que pode ser rodada. A parte de válvula pode ser deslocada axialmente. O documento WO 93/13009 mostra um exemplo de um dispositivo de dosagem com uma parte de válvula que pode ser deslocada 1 axialmente, exemplo no qual é descrita uma combinação de uma garrafa com uma válvula de distribuição do género referido na introdução, para a dosagem de xarope a diluir. A parte de válvula pode ser rodada e deslocada axialmente. Os documentos WO 01/28914, WO 01/02283 e US 6045119 mostram exemplos de um dispositivo de dosagem com uma parte de válvula deste género.
Quando a válvula é aberta, nesse caso escorre uma determinada quantidade do fluido, sendo que a quantidade depende da secção transversal da abertura e do tempo de abertura, por exemplo, da duração do accionamento de um manejo correspondente. A invenção coloca agora à disposição uma válvula de distribuição, por meio da qual podem ser retiradas do recipiente, em alternativa, pelo menos duas quantidades diferentes por unidade de tempo, na medida em que pelo menos duas posições de abertura com diferentes secções transversais da abertura de descarga são determinadas através de aberturas discretas de saída, que estão previstas uma acima da outra no curso de abertura da parte de válvula, sendo uma primeira abertura de saída aberta na primeira posição de abertura e uma segunda abertura de saída, na segunda posição de abertura. À válvula de distribuição está associado, de um modo preferido, um manipulo de accionamento por posição de abertura, de modo que a parte de válvula é transferida para a respectiva posição de abertura através de selecção do manipulo.
Com o ajuste em altura da parte de válvula são assim alcançadas, sucessivamente, as várias posições de abertura. 2
Isto oferece a vantagem de a quantidade que sai do recipiente não estar dependente do manuseamento preciso da parte de válvula, de modo que imprecisões de qualquer género, como por exemplo no fabrico da válvula de distribuição, no fabrico do recipiente, no sistema mecânico de accionamento do dispositivo de dosagem, etc. não apresentam quaisquer efeitos sobre a quantidade doseada. 0 respectivo comprimento do curso até deixar livre a abertura de saída correspondente, muito provavelmente, não é crítico.
De um modo preferido, neste caso, a primeira abertura de saída pode permanecer aberta, de modo que a maior secção transversal da abertura de descarga resulta da soma das duas aberturas de saída, podendo a segunda abertura de saída ser menor, igual ou maior, uma vez que, em qualquer caso, complementa a primeira abertura de saída.
Quando o recipiente não apresenta paredes flexíveis, mas antes rígidas, no essencial, então está previsto, além disso, que a parte de válvula apresente um canal axial de entrada de ar.
Em seguida, são descritos em pormenor dois exemplos de realização da invenção, com base nas figuras do desenho em anexo, sem que estejam limitados a isso.
Mostram:
As fig. 1 a 4, respectivamente, cortes axiais através de uma válvula de distribuição, inserida num recipiente voltado ao contrário, sendo visível na fig. 1 a posição de fecho ou de repouso, na fig. 2 uma primeira posição de abertura, na fig. 3 3 uma segunda posição de abertura e na fig. 4 uma terceira posição de abertura e nas fig. 5 e 6, cortes axiais de acordo com as fig. 1 e 4, através de um segundo exemplo de realização.
Uma válvula 2 de distribuição apresenta um elemento 4 de fecho, adaptado à secção transversal da abertura de um recipiente 1, o qual, após o enchimento do recipiente 1 com uma substância fluida, por exemplo, um concentrado de produto de limpeza ou desinfecção, é inserido e fixado de forma duradoura na abertura do recipiente, por exemplo, colado ou soldado. 0 elemento 4 de fecho está provido de uma secção 5 de tubo saliente para o interior do recipiente 1, a qual, através de uma peça 3 de guia convergente, transita para uma secção 6 de tubo, que apresenta um diâmetro menor que o da secção 5 de tubo. A secção 5 de tubo apresenta, no exemplo de realização mostrado, três aberturas 7, 8, 9 de saída, situadas umas sobre as outras. Uma parte 10 de válvula em forma de êmbolo prolonga-se, na posição de fecho de acordo com a fig. 1 ou 5, para uma posição extrema, na qual uma ligação fluídica com o interior do recipiente 1 é interrompida para fora através das aberturas 7, 8, 9 de saída. Entre a parte 10 de válvula e a peça 3 de guia convergente está prevista uma mola 16 de compressão, que impele a parte 10 de válvula para a posição de fecho. A parte 10 de válvula em forma de êmbolo apresenta um tubo 11 de entrada de ar, que se prolonga para dentro, que é guiado centrado na secção 6 de tubo, a certa distância deste. Na forma de realização mostrada para o recipiente voltado ao contrário, sobre a extremidade interior do tubo 11 de entrada de ar está colocada uma cobertura 12 em forma de vaso, que 4 apresenta um anel 13 inferior de centragem. Na extremidade inferior do tubo 11 de entrada de ar pode estar realizada uma aresta 20 de estanquidade de forma anular, como mostra a fig. 5. A cobertura 12 compreende um determinado volume de ar e impede que a substância fluida possa penetrar no tubo 11 de entrada de ar. Para a passagem de ar do tubo 11 de entrada para a cobertura 12 estão previstos furos 15 na zona superior da extremidade. Na forma de realização de acordo com as fig. 1 a 4 está fixado no interior do tubo 11 de entrada, através de abas não mostradas, um outro tubo 14, que está ligeiramente saliente do tubo 11 de entrada, do lado da parte 10 de válvula e termina a reduzida distância da cobertura 12. O outro tubo 14 origina uma distribuição do ar que entra para dois canais, de modo que, mesmo quando penetra substância fluida no tubo 11 de entrada de ar, pode verificar-se uma ventilação através do outro tubo 14.
Na forma de realização de acordo com as fig. 5 e 6 falta este outro tubo, uma vez que a penetração de substância fluida através do intervalo anular entre a secção 6 de tubo do elemento 4 de fecho e o tubo 11 de entrada de ar é impedida através de um anel 21 de estanquidade, situado aproximadamente centrado.
Na posição de fecho de acordo com a fig. 1 ou 5 a cobertura 12 assenta de modo estanque sobre a extremidade da secção 6 de tubo e o anel 13 inferior de centragem assenta de modo estanque sobre a peça 3 de guia. Para permitir abrir a válvula e deixar escoar do recipiente 1 para baixo uma primeira quantidade da substância fluida, a parte 10 de válvula é levantada até ser deixada a descoberto a abertura 7 de saida mais baixa. Com a elevação da parte 10 de válvula levanta-se 5 também a cobertura 12 do seu assento estanque na extremidade da secção 6 de tubo e da peça 3 de guia, de modo que pode circular ar para o interior do recipiente 1, através dos furos 15 e através do seu anel 13 inferior de centragem, para a cobertura 12.
Se tiver de ser retirada do recipiente uma maior quantidade da substância fluida na mesma unidade de tempo, então a parte 10 de válvula é levantada numa altura maior (ver fig. 3), de modo que a abertura 8 de saída mais elevada seguinte fica a descoberto adicionalmente. A totalidade da secção transversal de saída torna-se deste modo correspondentemente maior. As fig. 4 e 6 mostram uma terceira posição de abertura, na qual a parte 10 de válvula está levantada ainda mais alta, de modo que também todas as aberturas 9 de saída mais elevadas ficam a descoberto. A substância fluida pode assim escoar para baixo através de todas as três aberturas 7, 8, 9, numa quantidade correspondentemente grande por unidade de tempo, através da secção 5 de tubo, sendo que na extremidade inferior da secção 5 de tubo, na forma de realização de acordo com as fig. 5 e 6 está realizada uma tampa 19 de escorrimento de gotas, de forma anular. Ao espaço 18 que aloja a mola 16, como mostram as fig. 5 e 6, pode estar associada uma abertura 17 de ventilação, para deixar circular para fora o ar a deslocar aquando da elevação da parte 10 de válvula.
Lisboa, 3 de Dezembro de 2013 6

Claims (4)

  1. REIVINDICAÇÕES 1. Válvula de distribuição para a descarga de uma substância fluida proveniente de um recipiente (1) voltado ao contrário, com um elemento (4) de fecho cilíndrico oco, que pode ser inserido na abertura do recipiente e com uma parte (10) de válvula ajustável em altura numa posição de abertura, que é guiada de modo estanque como um êmbolo no elemento (4) de fecho e em posição de repouso mantém fechada uma abertura de descarga, numa parede (5) lateral do elemento (4) de fecho, caracterizada por pelo menos duas posições de abertura com diferentes secções transversais da abertura de descarga serem determinadas através de aberturas (7, 8) discretas de saída, que estão previstas uma acima da outra no curso de abertura da parte (10) de válvula, sendo uma primeira abertura (7) de saída aberta na primeira posição de abertura e uma segunda abertura (8) de saída, na segunda posição de abertura.
  2. 2. Válvula de distribuição de acordo com a reivindicação 1, caracterizada por na segunda posição de abertura ambas as aberturas (7, 8) de saída estarem abertas.
  3. 3. Válvula de distribuição de acordo com a reivindicação 1, caracterizada por a parte (10) de válvula apresentar um canal (14) axial de entrada de ar.
  4. 4. Recipiente (1) cheio com uma substância fluida, o qual está provido de uma válvula (2) de distribuição, de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 3, sendo que a válvula (2) de distribuição apresenta uma posição de fecho, 1 pelo menos duas posições de abertura situadas uma acima da outra e uma parte (10) de válvula ajustável em altura. Lisboa, 3 de Dezembro de 2013 2
PT50046499T 2004-03-05 2005-03-03 Válvula de distribuição PT1571122E (pt)

Applications Claiming Priority (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
AT0037904A AT500874B1 (de) 2004-03-05 2004-03-05 Ausgabeventil

Publications (1)

Publication Number Publication Date
PT1571122E true PT1571122E (pt) 2013-12-10

Family

ID=34744105

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
PT50046499T PT1571122E (pt) 2004-03-05 2005-03-03 Válvula de distribuição

Country Status (7)

Country Link
US (1) US7441570B2 (pt)
EP (1) EP1571122B1 (pt)
AT (1) AT500874B1 (pt)
ES (1) ES2438530T3 (pt)
PL (1) PL1571122T3 (pt)
PT (1) PT1571122E (pt)
SI (1) SI1571122T1 (pt)

Families Citing this family (4)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
US20090305379A1 (en) * 2008-06-06 2009-12-10 Johnson Matthew W Digester system
GB2535982A (en) * 2015-02-13 2016-09-07 Nerudia Ltd System and apparatus
AT519376B1 (de) * 2016-11-21 2018-08-15 Georg Hagleitner Hans In eine Behälteröffnung einsetzbares Verschlusselement
US11702255B2 (en) 2021-04-20 2023-07-18 Diversey, Inc. Fluid container cap with dual-position restrictor

Family Cites Families (18)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
DE51107C (de) * H. C. WlLLMOTH in Kentish Town und G. GlLLET/ in London, Camden Road 314 Mischhahn
DE478432C (de) 1929-06-25 Franz Kubin Zapfhahn mit Klappenventil
US1428744A (en) 1921-11-16 1922-09-12 Bastian Blessing Co Dispensing valve
US5249611A (en) * 1987-03-16 1993-10-05 Vemco, Inc. Pour spout
US5211314A (en) 1991-12-27 1993-05-18 Ebtech, Inc. Syrup dispenser and valve assembly
US5535794A (en) * 1993-10-07 1996-07-16 Posly; Louis M. Water bottle closure
US5431205A (en) * 1993-10-08 1995-07-11 Gebhard; Albert W. Dispensing system for bottled liquids
US5464127A (en) * 1994-02-28 1995-11-07 Ebtech, Inc. Sealed actuator probe assembly for a bottled water station
FR2746890B1 (fr) 1996-03-27 1998-09-11 Flextainer Robinet de distribution de liquides, en particulier de liquides alimentaires, a fermeture automatique muni d'un moyen de maintien en position d'ouverture du piston
US5715877A (en) 1996-10-01 1998-02-10 Champion Chemical Co. Of Calif., Inc. Solution dilution assembly
JP2001519294A (ja) * 1997-10-08 2001-10-23 ミネソタ マイニング アンド マニュファクチャリング カンパニー 重力送り式流体送出弁
US5944300A (en) * 1998-06-05 1999-08-31 Macmillan Bloedel Packaging Bag and box valve system
WO2001002283A1 (en) 1999-07-06 2001-01-11 Paul Roos Taps for liquid flow control
US6223791B1 (en) 1999-10-21 2001-05-01 3M Innovative Properties Company Gravity feed fluid dispensing valve
US6848602B2 (en) * 2000-12-18 2005-02-01 Colder Products Company Coupling and closure apparatus for dispensing valve assembly
CA2351835A1 (en) * 2001-06-28 2002-12-28 Scepter Corporation Spout with cut-away openings
US6968983B2 (en) * 2002-02-12 2005-11-29 Rodney Laible Closed loop dispensing system
US6598630B1 (en) * 2002-02-14 2003-07-29 Midwest Can Company Multi-flow pour spout

Also Published As

Publication number Publication date
ES2438530T3 (es) 2014-01-17
PL1571122T3 (pl) 2014-02-28
US7441570B2 (en) 2008-10-28
EP1571122B1 (de) 2013-09-11
SI1571122T1 (sl) 2014-02-28
AT500874A1 (de) 2006-04-15
US20050194061A1 (en) 2005-09-08
EP1571122A1 (de) 2005-09-07
AT500874B1 (de) 2006-11-15

Similar Documents

Publication Publication Date Title
ES2559310T3 (es) Aparato de dispensación de fluido
JP5753567B2 (ja) 流体の分配システム
US7832599B2 (en) Dispensing and/or dosing system
EP2176158B1 (en) Bag cooler employing a multi-spike adapter and converter
EP1663848B1 (en) Office water cooler adapter
ES2542896T3 (es) Aparato para formar recipientes asépticos
BRPI0911495B1 (pt) Dispensador de fluidos
RU2010132338A (ru) Система раздачи текучей среды с нерегулируемыми параметрами
ES2749722T3 (es) Mecanismo de válvulas con punta aplicadora para envases cosméticos
US7841492B2 (en) Anti-drip valve for a dispensing and/or dosing system
BRPI0708045A2 (pt) válvula dispensadora de fluidos á prova de gotejamento
BR112020022631A2 (pt) dispositivo para embalar e dispensar um produto
PT2076450E (pt) Frasco para conter fluidos, particularmente produtos farmacêuticos ou produtos semelhantes
CA2460228A1 (en) Solvent identification bottle with adjustable dispensing feature
ES2909965T3 (es) Cabezal de bomba para un dispositivo dosificador, dispositivo dosificador, así como posibles usos
PT1571122E (pt) Válvula de distribuição
BR112016000420B1 (pt) Distribuidor pressurizado, método para formar um distribuidor pressurizado e método para distribuir um fluido de um dispensador pressurizado
KR20150041108A (ko) 한방울씩 배출되는 유체 포장 용기를 위한 유체 배출 헤드
BR112020018405A2 (pt) Redutor de vazão para um dispensador de produto pressurizado
CN101678947B (zh) 流体产品分配阀和包括该阀的流体产品分配装置
PT1597162E (pt) Recipiente para materiais fluidos como pastas ou cremes
CN109279170B (zh) 用于分配多种流体产品的装置
US10384841B2 (en) Liquid extraction, storage, and dispensing system and method of use
AU2014205437B2 (en) Multiple channel single spike for a liquid dispensing system
PT109305A (pt) Máquina e processo de preparação de bebidas com base em cartuchos de concentrado de bebida