PT1554212E - Aparelho e procedimento para utilização no manuseamento de cargas - Google Patents

Aparelho e procedimento para utilização no manuseamento de cargas Download PDF

Info

Publication number
PT1554212E
PT1554212E PT03751020T PT03751020T PT1554212E PT 1554212 E PT1554212 E PT 1554212E PT 03751020 T PT03751020 T PT 03751020T PT 03751020 T PT03751020 T PT 03751020T PT 1554212 E PT1554212 E PT 1554212E
Authority
PT
Portugal
Prior art keywords
rope
load
cable
maintenance
drum
Prior art date
Application number
PT03751020T
Other languages
English (en)
Inventor
Alexander Charles Crawford
Original Assignee
Deep Tek Ip Ltd
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Deep Tek Ip Ltd filed Critical Deep Tek Ip Ltd
Publication of PT1554212E publication Critical patent/PT1554212E/pt

Links

Classifications

    • BPERFORMING OPERATIONS; TRANSPORTING
    • B66HOISTING; LIFTING; HAULING
    • B66CCRANES; LOAD-ENGAGING ELEMENTS OR DEVICES FOR CRANES, CAPSTANS, WINCHES, OR TACKLES
    • B66C13/00Other constructional features or details
    • B66C13/12Arrangements of means for transmitting pneumatic, hydraulic, or electric power to movable parts of devices
    • B66C13/14Arrangements of means for transmitting pneumatic, hydraulic, or electric power to movable parts of devices to load-engaging elements or motors associated therewith

Landscapes

  • Mechanical Engineering (AREA)
  • Engineering & Computer Science (AREA)
  • Lift-Guide Devices, And Elevator Ropes And Cables (AREA)
  • Ropes Or Cables (AREA)
  • Load-Engaging Elements For Cranes (AREA)
  • Supplying Of Containers To The Packaging Station (AREA)
  • Storing, Repeated Paying-Out, And Re-Storing Of Elongated Articles (AREA)
  • Forklifts And Lifting Vehicles (AREA)
  • Polymers With Sulfur, Phosphorus Or Metals In The Main Chain (AREA)
  • Electric Cable Installation (AREA)
  • Storage Of Web-Like Or Filamentary Materials (AREA)
  • Prostheses (AREA)
  • Measurement Of The Respiration, Hearing Ability, Form, And Blood Characteristics Of Living Organisms (AREA)

Description

Descrição
APARELHO E PROCEDIMENTO PARA UTILIZAÇÃO NO MANUSEAMENTO DE CARGAS
Esta invenção refere-se a um aparelho para manusear uma carga capaz de içar e baixar ou rebocar uma carga e também capaz de manusear cabos de serviço e/ou casas ligadas à carga. A invenção é particularmente, mas não exclusivamente, aplicável ao manuseamento de equipamento subaquático, tal como garras.
Trabalhar com equipamento subaquático envolve frequentemente o abastecimento de uma grande quantidade de cabos e/ou mangueiras dedicadas a cada utilização. Em algumas utilizações, é hábito incorporar-se os cabos de manutenção com uma corda blindada para os içar. Esta abordagem tem várias deficiências. A corda é dispendiosa, tem fracas propriedades como guindaste e, como tem um diâmetro limitado que pode ser utilizado, as funções que podem ser incorporadas são limitadas. Além disso, na prática, é impossível acrescentar comprimento à corda ou misturar diferentes tipos de materiais, por exemplo, arame com cordas de fibra.
Para evitar a necessidade de usar a corda de guindaste dispendiosa, costuma enrolar-se um cabo de manutenção à volta de uma corda, ou vice-versa, para a manutenção do equipamento subaquático. Contudo, devido às correntes marítimas e/ou ao movimento de um navio a partir do qual o aparelho funciona, o cabo de manutenção e a corda são colocados sob pressão, o que pode levar os cabos de manutenção e a corda a separarem-se e ao cabo de manutenção a escorregar ou desenlaçar-se da corda. 1/14
As patentes WO - A- 01/60732, WO - A - 00/56654 e DE - A -19820037 apresentam projectos anteriores de aparelhos de carga que caracterizam a presente invenção.
De acordo com um aspecto da presente invenção, apresenta-se um aparelho para carga, tal como é reivindicado na reivindicação 1. O elemento de segurança é enrolado à volta do cabo de manutenção e da corda de içar, de modo a prender o cabo de manutenção em relação à corda que suporta a carga e para reduzir o deslizamento do cabo de manutenção por baixo da corda que suporta a carga.
Em realizações preferidas, o elemento de segurança é resistente e é aplicado à corda em tensão. A expressão "cabo de manutenção" é usada neste contexto para se referir a um elemento alongado flexível, usado para transportar energia ou informação, tal como um cabo eléctrico, um cabo de fibra óptica ou uma mangueira pneumática ou hidráulica.
Habitualmente, o primeiro enrolamento compreende um tambor do cabo de manutenção preparado para rodar à volta de um eixo de tambor que coincide com o eixo da corda. O cabo pode ser guiado por roldanas a partir do tambor. Em vez de rodar no seu eixo, o cabo do tambor pode ser estático e pode ter um mecanismo de rotação à sua volta para enrolar o cabo de manutenção. De preferência, o tambor do cabo de manutenção tem um orifício central, através do qual passa a corda que suporta a carga. 2/14 0 tambor do cabo de manutenção pode ser montado de forma rotativa num elemento estrutural, de modo a que o eixo não fique coincidente com o eixo da corda, e de modo a que se mova num percurso circular à volta do eixo da corda, à medida que o cabo se vai enrolando ou sendo recuperado.
As roldanas podem guiar de novo o cabo, à medida que este se vai enrolando ou sendo recuperado. 0 eixo do tambor do cabo de manutenção dessas realizações pode ser vertical, de modo a ficar paralelo ao eixo da corda, ou horizontal, de modo a ficar perpendicular ao eixo da corda.
Opcionalmente, o tambor do cabo tem um eixo que coincide com o eixo da corda que suporta a carga, possuindo o tambor do cabo habitualmente um orifício central através do qual passa a corda que suporta a carga, passando o cabo de manutenção por uma roldana do cabo que está montada de modo a permitir movimentos circulares à volta do eixo da corda que suporta a carga.
Opcionalmente, o tambor do elemento de segurança tem um eixo que coincide com o eixo da corda que suporta a carga, possuindo o tambor do elemento de segurança habitualmente um orifício central através do qual passa a corda que suporta a carga. Passando o tambor do elemento de segurança por uma roldana que está montada de modo a permitir movimentos circulares à volta do eixo da corda que suporta a carga.
Opcionalmente, o primeiro e o segundo mecanismos de enrolamento incluem, respectivamente, braços montados de modo a permitir a rotação à volta da corda que suporta a carga. Opcionalmente, os braços sustentam a bobina. 3/14
De preferência, o elemento de segurança mantém o tambor do elemento de segurança e as roldanas a ele associadas radialmente saidos do cabo de manutenção para enrolar o elemento de segurança à volta do cabo de serviço e da corda que suporta a carga.
De preferência, o elemento de segurança tem propriedades elásticas. Habitualmente, o elemento de segurança é feito de neopreno com uma tira ou uma bainha de reforço de nylon. 0 elemento de segurança pode ter uma tira de reforço de nylon cosida para limitar a extensão máxima do elemento, ou pode ter uma bainha de nylon. 0 elemento de segurança pode incluir um adesivo para prender o elemento de segurança à corda.
Habitualmente, o mecanismo para enrolar e recuperar a corda que suporta a carga inclui um guincho da corda, através do qual passa a corda que suporta a carga sobre uma roldana, alongando-se dai até à carga, ao longo de um eixo substancialmente direito.
Opcionalmente, o guincho da corda, o tambor do cabo, o tambor do elemento de segurança e quaisquer mecanismos de guincho, possuem, cada um, um respectivo motor de condução. Em alternativa, o guincho da corda, o tambor do cabo, o tambor do elemento de segurança e quaisquer mecanismos de guincho são conduzidos por uma única fonte através de ligações mecânicas próprias.
Habitualmente, o cabo de manutenção e/ou o elemento de segurança, são enrolados junto do eixo da corda. 4/14
Habitualmente, o cabo de manutenção compreende um cabo eléctrico, um cabo de fibra óptica, um cabo pneumático ou uma mangueira hidráulica.
De preferência, a corda que suporta a carga é um guincho, usado para içar e baixar uma carga. Habitualmente, a corda que suporta a carga é uma corda de reboque usada para enrolar, rebocar e recuperar uma carga.
Opcionalmente, fornece-se mais do que um cabo de manutenção, alongando-se habitualmente cada um a partir de um respectivo tambor.
Opcionalmente, o tambor do cabo e o elemento de segurança são ambos coaxiais com a corda que suporta a carga, ficando um por cima do outro e a corda que suporta a carga esticada através do centro. Em alternativa, um dos tambores do cabo e o tambor do elemento de segurança é coaxial com a corda que suporta a carga e o outro está colocado de modo a circular à volta da corda num mecanismo de enrolamento. Em alternativa, nenhum dos tambores dos cabos, nem o tambor do elemento de segurança é coaxial com a corda que suporta a carga e ambos se movem num percurso circular à volta da corda ou dos mecanismos de enrolamento. Em qualquer um destes casos, os eixos do cabo e os tambores do elemento de segurança podem ser paralelos ou perpendiculares ao eixo do guincho.
De preferência, o aparelho também inclui um guia para guiar a corda que suporta a carga.
Habitualmente, o guia compreende pelo menos um rolamento ou uma roldana. De preferência, fornece-se mais do que um rolamento. Opcionalmente, fornece-se quatro rolamentos à 5/14 volta da circunferência da corda, formando uma caixa de rolamentos que se fecha à volta da corda que suporta a carga.
De acordo com um segundo aspecto da presente invenção, fornece-se um método para manusear carga, tal como reivindicado na reivindicação 15.
De preferência, o elemento de segurança é enrolado à volta da corda que suporta a carga na direcção oposta da do cabo de manutenção, habitualmente sobre o cimo do cabo de manutenção.
Enrolar o cabo de manutenção e o elemento de segurança em direcções opostas poderá fixar melhor o cabo de manutenção à corda que suporta a carga.
Opcionalmente, o elemento de segurança é enrolado à volta da corda e dos cabos de manutenção apenas a intervalos ao longo da corda, mas em muitas realizações, o elemento de segurança é enrolado de forma continua ao longo da corda, à medida que é enrolado. Estes enrolamentos intermitentes podem compreender comprimentos discretos de corda, adesivo ou faixa, opcionalmente feito de material elástico e opcionalmente com um elemento adesivo, de modo a evitar a necessidade de enrolar o elemento de segurança de forma continua à volta da corda e do cabo. Em algumas realizações, a fita adesiva pode ser aplicada de forma intermitente sobre o elemento de segurança, de modo a que se formem várias camadas de elemento de segurança em certos pontos da corda, por exemplo na ponta inferior da corda que ficará na profundidade mais profunda. Habitualmente, a fita adesiva é aplicada em intervalos de, por exemplo, 100 - 300 metros. 6/14
Exemplos de um aparelho e um método para manusear uma carga, de acordo com a invenção, serão agora descritos com referência aos desenhos, em que: A Figura 1 é uma vista de perspectiva esquemática ilustrando o principio do funcionamento de um primeiro exemplo da invenção; A Figura 2 é uma vista lateral mostrando pormenores de uma parte do aparelho da Figura 1; A Figura 3 é uma vista cruzada de uma realização da Figura 1; A Figura 4 é uma vista cruzada de uma realização alternativa da Figura 1; A Figura 5 é uma vista de perspectiva esquemática de um segundo exemplo da invenção; A Figura 6 é uma vista lateral mais pormenorizada de uma parte da Figura 5; A Figura 7 é uma vista cruzada de uma realização da Figura 5; A Figura 8 é uma vista cruzada de uma realização alternativa da Figura 5; e A Figura 9 é uma vista de perspectiva esquemática da Figura 1, adaptada para rebocar, em vez de içar.
Em referência à Figura 1, uma corda de içar 1 alonga-se a partir de uma corda de guincho 13 sobre uma roldana de uma 7/14 corda de içar 4 para sustentar uma carga (não ilustrado) para içar e baixar. A corda de içar 1 pode ter qualquer forma apropriada de corda de içar, tal como por exemplo "Kevlar". Um cabo de manutenção 2 está preso num tambor do cabo de manutenção 3, que está montado de forma rotativa na corda 1. Uma extremidade do cabo 2 alonga-se a partir do tambor 3 e é enrolado à volta da corda 1. Um elemento de segurança na forma de uma tira plana 17 de material elástico, tal como neopreno, está preso num tambor da corda 30 que está igualmente montado de forma rotativa para permitir movimentos circulares à volta da corda 1. Uma extremidade da tira 17 alonga-se a partir do tambor da corda 30 e é enrolado à volta da corda e do cabo de manutenção 2 entrelaçados, de preferência com uma inclinação ou uma direcção diferente. Os tambores 3, 30 são de preferência rotativos de forma independente um do outro, mas podem rodar em conjunto. Podem enrolar-se cabos de manutenção adicionais à volta da corda de içar 1 a partir de respectivos tambores adicionais montados de forma rotativa à volta da corda de içar 1. O tambor do elemento de segurança 30 deverá ser montado de modo a envolver a tira 17 à volta do único cabo de manutenção 2 ou do que fica no lado exterior (isto é, num braço que se alonga para fora do(s) cabo(s) de manutenção). A tira 17 é, de preferência, de plástico, mas não é essencial. Algumas formas preferidas do elemento de segurança, tal como a tira 17 podem também ser colantes ou adesivas. A Figura 2 mostra uma vista mais pormenorizada da ligação do tambor do cabo de manutenção 3 com o resto do aparelho. O tambor do cabo de manutenção 3 está montado de forma rotativa num motor redondo 11 que é transportado na 8/14 extremidade de um braço 18 montado de forma rotativa numa estrutura fixa 20 e conduzido por um motor 10. A estrutura 20 fica presa à roldana 4 da corda. A Figura 3 é igualmente uma versão mais pormenorizada da Figura 1, mostrando também a tira do tambor 30. A tira do tambor 30 está presa à extremidade de um braço em L 6. O braço 6 tem um membro horizontal 6a que se alonga radialmente a partir do eixo do aparelho até um ponto virado para fora do tambor do cabo 3 e um membro vertical 6b em cuja extremidade se encontra o tambor da tira 20 para sustentar o tambor da tira 30 radialmente para fora e por baixo do tambor do cabo 3. Isto garante que o elemento de segurança 17 está sempre enrolado à volta da parte de cima do cabo de manutenção 2 e que o elemento de segurança 17 e o cabo 2 não se empeçam.
Neste contexto, o guincho 13 roda abaixo da corda de içar 1. Ao mesmo tempo, o motor 10 é activado para fazer rodar o braço 18 à volta da corda de içar 1 e o braço 6 roda também (habitualmente, através da sua própria montagem semelhante do motor, ou pode receber energia do motor 10). O braço 6 roda habitualmente na direcção oposta à do braço 18, que faz rodar o motor do cabo 3 e o motor da tira 30 à volta da corda de içar 1 para enrolar a tira 17 à volta da corda de içar 1 na direcção oposta à do enrolamento do cabo de manutenção 2. O cabo de manutenção 2 fica assim entrelaçado á volta da corda de içar 1 que está presa a uma carga, e a tira 17 fica enrolada à volta da corda de içar 1 e do cabo de manutenção 2 entrelaçados. Assim, a corda de içar 1 pode aguentar a pressão de levantar um objecto sem fazer pressão no cabo de manutenção 2, e a tira 17 liga o cabo de manutenção 2 à corda de içar 1, evitando que escorregue pela corda de içar 1. 9/14
Em muitas realizações preferidas, a tira tem um componente elástico e é aplicada à corda sob tensão, de modo a que quando for aplicada, a tira mantém o cabo junto da corda. A tensão aplicada à tira através, por exemplo, de um mecanismo próprio de tensão no mecanismo de enrolamento, não é qeralmente suficiente para superar a tensão na corda de içar principal, e por isso não afecta a montagem da corda, do cabo e do elemento de segurança.
Para recuperar a corda de içar 1 e o cabo de manutenção 2, o procedimento é simplesmente o oposto. A direcção do(s) motor(es) é revertido para fazer rodar os braços 6, 18 nas direcções opostas, para enrolar o cabo de manutenção 2 e o elemento de segurança 17 de volta para os respectivos tambores. Caso se use fita adesiva, desenrola-se ou corta-se esta (à mão ou automaticamente) das cordas e cabos entrelaçados. A Figura 4 mostra uma realização alternativa, onde o tambor do elemento de segurança 30 se localiza na parte de cima do membro horizontal 6a. O elemento de segurança 17 alonga-se pelos membros 6a e 6b, guiado pelos guias 9, 11, que são habitualmente roldanas. O guia 9 está no vértice do braço 6; o guia 11 está na extremidade do membro vertical 6b. O elemento de segurança 17 alonga-se a partir do guia 9 em direcção à corda 1 no lado exterior do cabo de manutenção 2, de modo semelhante à realização da Figura 3. A Figura 5 mostra um diagrama esquemático de uma realização alternativa. Nesta modificação, o cabo de manutenção 2 e o elemento de segurança 17 têm ambos um respectivo tambor de armazenagem 16, 15 encaixado em cima um do outro com os eixos paralelos ao eixo da corda 1. O cabo de manutenção 2 e o elemento de segurança 17 têm ambos uma respectiva 10/14 roldana 5, 14 pode ser apropriadamente transportada numa estrutura de apoio comum para rotação em uníssono. Em alternativa, as estruturas podem estar separadas, de modo a que as roldanas 5, 14 possam rodar independentemente uma da outra. 0 aparelho pode ainda ser modificado acrescentando-se mais tambores e roldanas para trabalhar com mais cabos de manutenção. A Figura 6 mostra o tambor do cabo, o tambor do elemento 15 e as partes associadas, em maior pormenor. A roldana da corda 4 é presa a uma estrutura fixa 20 que fica presa a uma qualquer estrutura de apoio própria, tal como uma estrutura em A (não ilustrado). O tambor do elemento 15 e o tambor do cabo 16 são montados de forma rotativa, um sobre o outro, na parte inferior da estrutura 20. A extremidade interior do cabo de manutenção 2 pode ficar ligada a qualquer serviço de manutenção apropriado se for necessário, através de qualquer meio conveniente (não ilustrado) , caso contrário, ficará ligado ao tambor do cabo 16. O tambor do elemento 15 é conduzido em rotação pelo motor 6. Opcionalmente, passa uma haste através do centro do tambor do elemento 15 e a haste engrena num mecanismo de dentes de engrenagem dentro diâmetro interno do tambor do elemento 15 para fazer rodar o tambor do elemento 15. O tambor do cabo 16 poderá ser conduzido em rotação por um motor em separado (não ilustrado); em alternativa, o tambor do cabo 16 pode ser conduzido em rotação a partir do motor 6. Isto poderá ser feito a partir de uma haste interior, dentro da haste que conduz o tambor do elemento 15, ligando por dentro o diâmetro interno do tambor do cabo através de uma engrenagem semelhante. Será preferível um mecanismo de 11/14 engrenagem para fazer rodar a haste interior na direcção oposta à da haste exterior. A roldana 14 é colocada numa estrutura de montagem 9 que é rotativa na estrutura fixa 20 através de um motor 7. Do mesmo modo, a roldana do cabo de manutenção 5 é colocada numa estrutura de montagem 50 que é rotativa na estrutura fixa 20. Mais uma vez, a roldana do cabo de manutenção 5 poderá ser conduzida em rotação a partir do mesmo motor 7 através de uma haste interior e engrenagens, ou a partir de um motor separado (não ilustrado).
Os motores 6 e 7 são conduzidos a velocidades em relação á velocidade axial da corda de içar 1. A correlação da velocidade pode ser fixa. No entanto, de preferência, esta correlação será controlável para alterar tanto o comprimento da torção (inclinação) da posição do elemento 17 na corda de içar 1, e a tensão no elemento de segurança 17. A inclinação e a posição do cabo 2 na corda de içar 1 serão também controlados de modo semelhante, quer sejam controlados pelos mesmos motores 6, 7, ou por outros diferentes (não ilustrado). A Figura 8 mostra uma vista mais pormenorizada da realização da Figura 5. O cabo de manutenção 2 alonga-se a partir do tambor da corda 16 sobre guias 32, 34 para passar o cabo de manutenção 2 à volta do lábio inferior 36 do tambor do cabo de manutenção 16 sem arrastar no lábio 36. Os guias 32, 34 estão localizados num braço (não ilustrado) adaptado para rodar á volta de um tambor do cabo 16, tal como ilustrado na Figura 6.
Do mesmo modo, o elemento de segurança 17 alonga-se sobre um segundo braço em L 6 (apenas a parte vertical do braço 12/14 está ilustrada) sobre os guias 9, 11. Nesta realização, o elemento de segurança tem a forma de uma corda elástica. Os guias 9, 11 são habitualmente roldanas. Os braços rodam, de preferência, independentemente um do outro.
Após passar pelos seus respectivos guias, o cabo de manutenção 2 e o elemento de segurança 17 alonga-se em direcção à corda de içar 1 para se enrolar à volta da corda 1, tal como nas outras realizações. A Figura 7 mostra uma realização semelhante à da Figura 4 mas com o tambor da corda 15 posicionado à volta da corda de içar 1 e com o eixo alinhado com o eixo da corda de içar. 0 cabo de manutenção 2 alonga-se sobre um braço rotativo (não ilustrado) e sobre os guias 32, 34 que são habitualmente roldanas, tal como está ilustrado e descrito anteriormente para a realização da Figura 8. A Figura 9 ilustra o exemplo da Figura 1 modificado para uso numa aplicação de reboque marinho, por exemplo, para enrolar, rebocar e recuperar um sensor em série, como um sensor de sonar ou um sensor de pesquisa sismográfica, sendo o sensor em série rebocado por baixo de água ou à superfície. 0 tambor do cabo de manutenção 3 está preso com dobradiças à estrutura principal do barco rebocador (não ilustrado) e pode ser inclinado para um ângulo de reboque desejado através de mecanismos hidráulicos ou outros.
Outras modificações podem ser feitas no âmbito da invenção. Por exemplo, as posições da corda de içar 1 e do cabo de manutenção 2 poderá ser revertido, de modo a que a corda de içar 1 esteja num tambor e o cabo 2 seja alimentado por um guincho para enrolar a corda de içar 1 à volta do cabo de manutenção 2. Quando a tensão é posta na corda de içar 1, a 13/14 corda de içar 1 estica e o cabo de manutenção 2 fica enrolado á volta da corda de içar 1, em qualquer dos casos.
Podem acrescentar-se mais tambores de cabo de manutenção: na realização da Figura 1, podem acrescentar-se mais tambores de cabos de manutenção montados de forma rotativa à volta da corda de içar 1; na realização da Figura 5 poderá haver mais braços que se alongam radialmente para fora do eixo da corda de içar 1, cada um com um respectivo cabo da roldana.
Mais rolamentos e/ou roldanas guias podem ser usadas para posicionar convenientemente o cabo em relação à corda, por exemplo, para afastar uma do eixo da outra ou para passar o cabo à volta do lábio de um braço para alinhar o cabo com a corda. 0 elemento de segurança 17 é enrolado de preferência à volta da corda de içar 1 na direcção oposta à do enrolamento do único cabo de manutenção 2 ou do cabo exterior, mas isto não é essencial, e o elemento de segurança poderá ser enrolado à corda e ao cabo com uma inclinação diferente da do cabo. Pode também enrolar-se fita adesiva à volta do cabo/corda entrelaçados, quer com intervalos, quer de forma contínua. Para desenrolar o cabo/corda, a fita adesiva pode ser desenrolada ou cortada. 14/14

Claims (21)

  1. Reivindicações 1. Um aparelho para manusear uma carga, compreendendo uma corda que suporta a carga (1) , um mecanismo (13) para enrolar e recuperar a corda que suporta a carga (1), um cabo de manutenção (2) e um suporte (3, 16) para a corda que transporta a carga, para suportar o cabo de manutenção (2), um primeiro mecanismo de enrolamento para fazer rodar o cabo de manutenção (2) e a corda que suporta a carga (1) à volta um do outro, à medida que são enrolados juntos, e para os desenrolar um do outro, à medida que são recuperados, um mecanismo (30) para suportar e enrolar um elemento de segurança (17) e um segundo mecanismo de enrolamento (14) para enrolar o elemento de segurança à volta do cabo de manutenção (2) e da corda que suporta a carga (1) e para desenrolar o elemento de segurança (17) do cabo de manutenção (2) e da corda que suporta a carga (1), à medida que cada um é recuperado, caracterizado pelo facto de o elemento de segurança (17) ser enrolado à volta da corda (1) e do cabo de manutenção (2) ter a forma de uma tira plana, fita adesiva ou uma faixa.
  2. 2. Aparelho, tal como reivindicado em qualquer reivindicação anterior, em que o elemento de segurança 17 é resistente.
  3. 3. Aparelho, tal como reivindicado em qualquer reivindicação anterior, em que o elemento de segurança 17 é esticado à medida que aplicado á corda 1.
  4. 4. Aparelho, tal como reivindicado em qualquer reivindicação anterior, em que o primeiro mecanismo de enrolamento faz rodar um tambor do cabo de manutenção (3) circularmente à volta do eixo da corda (1). 1/5
  5. 5. Aparelho, tal como reivindicado em qualquer uma das reivindicações 1 a 3, em que o cabo de manutenção (2) é armazenado num tambor (16) com um eixo que é coaxial com o eixo da corda (1) e em que o mecanismo de enrolamento do cabo de manutenção roda à volta do tambor (16) para enrolar o cabo de manutenção.
  6. 6. Aparelho, tal como reivindicado em qualquer reivindicação anterior, em que o elemento de segurança 17 é armazenado num tambor do elemento de segurança (30) e em que o segundo mecanismo de enrolamento faz rodar o tambor do elemento de segurança (30) num percurso circular á volta do eixo da corda (1).
  7. 7. Aparelho, tal como reivindicado em qualquer uma das reivindicações de 1 a 5, em que o elemento de segurança (17) é armazenado num tambor (15) que tem um eixo que coincide com o eixo da corda que suporta a carga (1) , possuindo o tambor do elemento de segurança (15) um orifício central através do qual passa a corda que suporta a carga, e em que o elemento de segurança passa por uma roldana (14) que está montada de modo a mover-se num percurso circular à volta do eixo da corda que suporta a carga (1).
  8. 8. Aparelho, tal como reivindicado em qualquer uma das reivindicações anteriores, em que o segundo mecanismo de enrolamento está montado de modo a apresentar o elemento de segurança (17) radialmente para fora do cabo de manutenção (2) para enrolar o elemento de segurança (17) à volta do cabo de manutenção (2) e da corda que suporta a carga (1).
  9. 9. Aparelho, tal como reivindicado em qualquer uma das reivindicações anteriores, em que o elemento de segurança 2/5 (17) compreende uma fita elástica com um elemento de reforço não elástico para limitar a extensão máxima do elemento de segurança (17).
  10. 10. Aparelho, tal como reivindicado em qualquer uma das reivindicações anteriores, em que o elemento de segurança (17) inclui um adesivo para prender o elemento de segurança à corda (1) e ao cabo de manutenção (2).
  11. 11. Aparelho, tal como reivindicado em qualquer uma das reivindicações anteriores, em que os mecanismos de enrolamento estão colocados de modo a enrolar o cabo de manutenção (2) e/ou o elemento de segurança (17) junto ao eixo da corda (1).
  12. 12. Aparelho, tal como reivindicado em qualquer uma das reivindicações anteriores, com mais do que um mecanismo de enrolamento do cabo de manutenção para acomodar os respectivos cabos de manutenção (2) e para os enrolar à corda (1).
  13. 13. Aparelho, tal como reivindicado em qualquer uma das reivindicações anteriores, com um guia (4, 14) para guiar o(s) cabo(s) de manutenção (2), o elemento de segurança (17) e/ou a corda (1), compreendendo o guia (5, 14) pelo menos um rolamento ou uma roldana.
  14. 14. Aparelho, tal como reivindicado na reivindicação 13, em que o guia compreende um rolamento à volta da circunferência do elemento de segurança, do guia e/ou da corda.
  15. 15. Um método para manusear uma carga, compreendendo: 3/5 0 enrolamento de uma corda que suporta a carga (1); Enrolamento de um cabo de manutenção (2); Enrolamento de uma corda (1) e de um cabo de manutenção (2) à volta uma da outra, à medida que vão sendo enroladas; enrolamento de um elemento de segurança (17) à volta do cabo de manutenção (2) e da corda que suporta a carga (1), à medida que são enrolados; e subsequentemente o desenrolamento do elemento de segurança (17) e do cabo de manutenção (2) da corda que suporta a carga (1) à medida que a corda que suporta a carga (1) é recuperada, caracterizado pelo facto de o elemento de segurança (17) estar enrolada na corda (1) e no cabo de manutenção (2) na forma de uma tira plana, um adesivo ou uma faixa.
  16. 16. Um método, tal como reivindicado na reivindicação 15, em que o elemento de segurança (17) está enrolado á volta da corda que suporta a carga (1) na direcção oposta à do cabo de manutenção (2).
  17. 17. Um método, tal como reivindicado na reivindicação 15 ou na reivindicação 16, em que o elemento de segurança (17) está enrolado á volta da corda (1) e do cabo de manutenção (2) apenas em intervalos ao longo da corda.
  18. 18. Um método, tal como reivindicado na reivindicação 15, em que o elemento de segurança (17) está enrolado de forma continua a todo o comprimento da corda (1), à medida que é enrolada.
  19. 19. Um método, tal como reivindicado nas reivindicações 15 a 18, em que o elemento de segurança (17) está esticado, à medida que é esticado à volta da corda (1). 4/5
  20. 20. Um método, tal como reivindicado nas reivindicações 15 a 19, em que o adesivo é aplicado intermitentemente sobre o elemento de segurança (17) .
  21. 21. Um método, tal como reivindicado nas reivindicações 15 a 18, em que pelo menos dois cabos de manutenção (2) estão entrelaçados na corda (1) antes do elemento de segurança (17) ser aplicado. 5/5
PT03751020T 2002-10-15 2003-10-07 Aparelho e procedimento para utilização no manuseamento de cargas PT1554212E (pt)

Applications Claiming Priority (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
GBGB0223964.8A GB0223964D0 (en) 2002-10-15 2002-10-15 Apparatus and a method for use in handling a load

Publications (1)

Publication Number Publication Date
PT1554212E true PT1554212E (pt) 2007-12-03

Family

ID=9945945

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
PT03751020T PT1554212E (pt) 2002-10-15 2003-10-07 Aparelho e procedimento para utilização no manuseamento de cargas

Country Status (14)

Country Link
US (1) US7201365B2 (pt)
EP (1) EP1554212B1 (pt)
JP (1) JP4512489B2 (pt)
AT (1) ATE370911T1 (pt)
AU (1) AU2003269241B2 (pt)
BR (1) BR0315259B1 (pt)
CY (1) CY1107606T1 (pt)
DE (1) DE60315861T2 (pt)
DK (1) DK1554212T3 (pt)
ES (1) ES2293007T3 (pt)
GB (1) GB0223964D0 (pt)
NZ (1) NZ539361A (pt)
PT (1) PT1554212E (pt)
WO (1) WO2004035454A1 (pt)

Families Citing this family (14)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
CN101500931B (zh) 2006-10-02 2012-10-31 通流股份有限公司 起重设备
GB0619870D0 (en) * 2006-10-07 2006-11-15 Deep Tek Ltd Apparatus and method for use in handling an elongate member
GB2457894B (en) * 2008-02-27 2011-12-14 Swelltec Ltd Downhole apparatus and method
GB0913819D0 (en) * 2009-08-07 2009-09-16 Deep Tek Ip Ltd Apparatus and method for use in handling a load
DE202009014031U1 (de) * 2009-10-16 2009-12-24 Manitowoc Crane Group France Sas Synthetikseil als Tragemittel für Krane und andere Hebezeuge
EP2518844B1 (en) * 2011-04-27 2013-11-13 Siemens Aktiengesellschaft Arrangement and method for installing cables
CN102493524B (zh) * 2011-11-29 2013-11-06 沈福兴 电缆线拉伸装置
US9010549B2 (en) * 2012-10-27 2015-04-21 Kurtis Roland Krohn Wardrobe lift with extended lowering capability
US20160311641A1 (en) * 2015-04-21 2016-10-27 General Electric Company System for installing a cable in a tower of a wind turbine and method therefor
DE102015114375A1 (de) * 2015-08-28 2017-03-02 Atlas Elektronik Gmbh Trommel für eine Schleppantenne, Winde für eine Schleppantenne, Schleppantenne zum Schleppen im Wasser und Schiff zum Schleppen einer Schleppantenne im Wasser
US10381816B2 (en) * 2015-10-15 2019-08-13 Tait Towers Manufacturing, LLC Ribbon trainable around a take-up device and a system deploying such a ribbon
CA3016231A1 (en) * 2016-04-25 2017-11-02 Halliburton Energy Services, Inc. Helix hand reversal mitigation system and method
CN106451920B (zh) * 2016-12-21 2018-12-11 湘潭电机股份有限公司 一种电机连接电缆结构及电机
US20220042412A1 (en) * 2019-02-27 2022-02-10 Globaltech Corporation Pty Ltd Tape Winch, Drilling Progress Measurement and Hole Depth Measurement

Family Cites Families (11)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
US2030128A (en) * 1933-05-11 1936-02-11 Westinghouse Electric & Mfg Co Hoisting apparatus
US3973656A (en) * 1974-12-20 1976-08-10 Merco Products, Inc. Suspended fixture assembly
AU568953B2 (en) * 1984-09-17 1988-01-14 Trevor G. Billett Load handling equipment for a vehicle
US5044826A (en) * 1986-11-26 1991-09-03 Shell Offshore Inc. Method and apparatus for umbilical hydraulic control lines in floating production systems
US5240092A (en) * 1992-03-19 1993-08-31 W. L. Gore & Associates, Inc. Moving strain relief for spiralled flexible cable
GB9323384D0 (en) * 1993-11-12 1994-01-05 Focas Ltd Unwrapping machine
US6267356B1 (en) * 1995-01-25 2001-07-31 Deep Tek Limited Apparatus and a method for use in handling a load
DE19820037A1 (de) 1998-05-05 1999-11-11 Siemens Ag Vorrichtung zum nachträglichen Befestigen von Lichtwellenleiter-Luftkabeln an einem Leiterseil einer Hochspannungsanlage und Verfahren hierzu
WO2000056654A1 (en) * 1999-03-22 2000-09-28 Deep Tek Limited Apparatus and method for use in handling a load
GB9923345D0 (en) * 1999-10-05 1999-12-08 Deep Tek Ltd Apparatus and method for use in handling a load
GB0003754D0 (en) * 2000-02-17 2000-04-05 Kellogg Brown & Root Inc Apparatus and method for handling cables

Also Published As

Publication number Publication date
US20060151763A1 (en) 2006-07-13
JP4512489B2 (ja) 2010-07-28
NZ539361A (en) 2006-10-27
AU2003269241A1 (en) 2004-05-04
DE60315861D1 (de) 2007-10-04
GB0223964D0 (en) 2002-11-20
JP2006502930A (ja) 2006-01-26
ES2293007T3 (es) 2008-03-16
DK1554212T3 (da) 2007-12-27
CY1107606T1 (el) 2013-03-13
US7201365B2 (en) 2007-04-10
EP1554212B1 (en) 2007-08-22
WO2004035454A1 (en) 2004-04-29
BR0315259A (pt) 2005-08-23
BR0315259B1 (pt) 2011-12-13
DE60315861T2 (de) 2008-06-19
EP1554212A1 (en) 2005-07-20
ATE370911T1 (de) 2007-09-15
AU2003269241B2 (en) 2008-12-11

Similar Documents

Publication Publication Date Title
PT1554212E (pt) Aparelho e procedimento para utilização no manuseamento de cargas
BR102019017828B1 (pt) Sistema de guincho para operações de enrolamento de cabo, conjunto de tambor de cabo, e, método para detecção de emaranhamento de um cabo em torno de um tambor de um sistema de guincho para operações de enrolamento de cabo
SI24108A (sl) Gozdarski vitel s kontroliranim navijanjem vlečne vrvi in varovanjem le-te proti preobremenitvi
JP2706232B2 (ja) ホース巻込装置
KR20140140332A (ko) 선박용 윈치
US6698722B1 (en) Apparatus and method for use in handling a load
US6267356B1 (en) Apparatus and a method for use in handling a load
EP1220812B1 (en) Apparatus and method for use in handling a load
CA2933181C (en) Apparatus for selectively opening up a portion of a cable
JP3472307B2 (ja) 荷重操作用装置および荷重操作方法
KR20170115755A (ko) 케이블 포설장치
WO2004035455A2 (en) Apparatus
CN218174287U (zh) 一种线缆维修用绞盘
RU166394U1 (ru) Устройство для навивки волоконно-оптического кабеля на носитель