PT1545733E - Processo para produzir sal de elevada pureza e sua utilização em processos de electrólise - Google Patents

Processo para produzir sal de elevada pureza e sua utilização em processos de electrólise Download PDF

Info

Publication number
PT1545733E
PT1545733E PT03792202T PT03792202T PT1545733E PT 1545733 E PT1545733 E PT 1545733E PT 03792202 T PT03792202 T PT 03792202T PT 03792202 T PT03792202 T PT 03792202T PT 1545733 E PT1545733 E PT 1545733E
Authority
PT
Portugal
Prior art keywords
salt
saccharide
crystal growth
growth inhibitor
process according
Prior art date
Application number
PT03792202T
Other languages
English (en)
Inventor
Robert Michael Geertman
Mateo Jozef Jacques Mayer
Rene Lodewijk Maria Demmer
Original Assignee
Akzo Nobel Nv
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Akzo Nobel Nv filed Critical Akzo Nobel Nv
Publication of PT1545733E publication Critical patent/PT1545733E/pt

Links

Classifications

    • CCHEMISTRY; METALLURGY
    • C01INORGANIC CHEMISTRY
    • C01DCOMPOUNDS OF ALKALI METALS, i.e. LITHIUM, SODIUM, POTASSIUM, RUBIDIUM, CAESIUM, OR FRANCIUM
    • C01D3/00Halides of sodium, potassium or alkali metals in general
    • C01D3/26Preventing the absorption of moisture or caking of the crystals
    • CCHEMISTRY; METALLURGY
    • C01INORGANIC CHEMISTRY
    • C01DCOMPOUNDS OF ALKALI METALS, i.e. LITHIUM, SODIUM, POTASSIUM, RUBIDIUM, CAESIUM, OR FRANCIUM
    • C01D3/00Halides of sodium, potassium or alkali metals in general
    • C01D3/14Purification
    • C01D3/16Purification by precipitation or adsorption
    • CCHEMISTRY; METALLURGY
    • C01INORGANIC CHEMISTRY
    • C01DCOMPOUNDS OF ALKALI METALS, i.e. LITHIUM, SODIUM, POTASSIUM, RUBIDIUM, CAESIUM, OR FRANCIUM
    • C01D3/00Halides of sodium, potassium or alkali metals in general
    • C01D3/22Preparation in the form of granules, pieces, or other shaped products
    • C01D3/24Influencing the crystallisation process

Landscapes

  • Chemical & Material Sciences (AREA)
  • Organic Chemistry (AREA)
  • Engineering & Computer Science (AREA)
  • Materials Engineering (AREA)
  • Inorganic Chemistry (AREA)
  • Saccharide Compounds (AREA)
  • Electrolytic Production Of Non-Metals, Compounds, Apparatuses Therefor (AREA)
  • Seasonings (AREA)

Description

ΕΡ 1 545 733 /PT
DESCRIÇÃO "Processo para produzir sal de elevada pureza e sua utilização em processos de electrólise" 0 presente invento refere-se a um processo para produzir sal (cloreto de sódio) de elevada pureza, assim como à utilização do sal de elevada pureza resultante para produzir salmoura, uma solução do referido sal em água, para operações de electrólise, envolvendo o processo electrolítico preferivelmente células de membrana. 0 sal e o sal húmido são conhecidos desde há muito tempo. 0 processo convencional para produzir o referido sal consiste numa cristalização evaporativa de salmoura, seguida de passos de lavagem e secagem. A referida salmoura é produzida tipicamente pela dissolução de uma fonte natural de NaCl em água. A salmoura irá conter também K, Br, SO4 e/ou Ca, cujas porções estão tipicamente presentes na fonte de NaCl. Uma desvantagem do processo convencional é que o sal obtido possui imperfeições na malha cristalina e contém oclusões, i.e. pequenas bolsas das águas-mães do processo de cristalização evaporativa (presente em cavidades nos cristais de sal) . Devido a estas imperfeições e oclusões, o sal (húmido), assim como a salmoura produzida a partir dele, está contaminado com compostos presentes nas águas-mães. Em particular, a quantidade de K, Br, SO4 e/ou Ca que é arrastada é bastante elevada. Em DE 881190C divulga-se um processo para o fabrico de sal por evaporação de uma salmoura, em que um agente modificador é adicionado para modificar o crescimento dos cristais nos centros das faces dos cristais, provocando assim a cristalização do sal como cubos de faces ocas ou octaedros de faces ocas. Até agora foram empregues passos de lavagem e passos de secagem adicionais, tais como passos de centrifugação que consomem energia, para reduzir os níveis dos contaminantes. Em especial, se uma salmoura produzida a partir do sal ou sal húmido se destina a utilização em células electroliticas de membrana modernas, sabe-se que os referidos contaminantes conduzem a operações de electrólise menos económicas. Por fim, se o sal ou o sal húmido contêm mais contaminantes, o descarte de resíduos da empresa de electrólise irá aumentar. 2
ΕΡ 1 545 733 /PT
Por estas razões, existe a necessidade de sal ou sal húmido melhorado, possuindo um menor nivel de contaminantes, que possa ser produzido de forma mais rentável e que se possa utilizar para produzir uma salmoura para processos de electrólise. 0 objecto do presente invento é proporcionar um processo de cristalização evaporativa para produzir composições de sal de elevada pureza, o qual inclui um passo em que se formam águas-mães que compreendem um inibidor de crescimento de cristais, que são eficazes, comercialmente atractivas e preferivelmente de qualidade alimentar. Além disso, era um objecto do presente invento melhorar as propriedades de escoamento livre do sal assim obtido.
Surpreendentemente, verificámos agora que podem ser produzidas composições de sal com um nivel reduzido de K, Br, S04 e/ou Ca e utilizando menos água de lavagem ou salmoura de lavagem nas operações de lavagem. Isto significa que irá aumentar a eficiência energética do processo de produção de sal. 0 processo para produzir tais composições de sal de elevada pureza é caracterizado por, durante o processo de cristalização evaporativa, as águas-mães conterem uma quantidade eficaz de um inibidor de crescimento de cristal que compreende pelo menos um sacárido ou derivado de sacárido, para formar cristais de sal. 0 referido sal pode ser lavado com uma quantidade reduzida de água de lavagem contendo ainda quantidades reduzidas de K, Br, S04 e/ou Ca. Após secagem, obtém-se a composição de sal melhorada. Pode ser obtido um sal húmido omitindo o passo de secagem ou realizando uma secagem apenas parcial dos cristais de sal.
Além disso, verificámos que quando se utiliza o inibidor de crescimento de cristais que compreende o sacárido ou derivado de sacárido de acordo com o presente invento no processo de produção de composições de sal de elevada pureza, as propriedades de escoamento livre dos cristais de sal puderam ser melhoradas por modificação da forma dos cristais. Além disso, verificou-se que a distribuição de tamanho dos cristais poda ser ajustada por utilização do inibidor de crescimento de cristal de acordo com o invento no processo de preparação. 3
ΕΡ 1 545 733 /PT Ο termo "sal de elevada pureza" tal como utilizado ao longo do fascículo pretende designar sal que é cristalizado a partir de uma salmoura utilizando um inibidor de crescimento de cristal, em que o teor de K e/ou Br e/ou SO4 e/ou Ca é pelo menos 5% inferior ao obtido no caso de sal cristalizado a partir da referida salmoura sem utilizar um inibidor de crescimento de cristal. Em conformidade, por "quantidade eficaz de um inibidor de crescimento de cristal" pretende-se referir que o inibidor de crescimento de cristal de acordo com o presente invento está presente nas águas-mães numa quantidade tal que o teor de K e/ou Br e/ou S04 e/ou Ca no sal cristalizado a partir delas é pelo menos 5% inferior ao obtido no caso do sal cristalizado a partir das referidas águas-mães sem utilizar o referido inibidor de crescimento de cristal. 0 inibidor de crescimento de cristal de acordo com o invento compreende pelo menos um sacárido ou derivado de sacárido. 0 termo "sacárido" tal como utilizado ao longo deste fascículo pretende incluir monossacáridos (i.e. hidratos de carbono que possuem habitualmente 3-9 átomos de carbono) e oligossacáridos. 0 termo "oligossacáridos" representa hidratos de carbono que possuem 2-20 unidades de monossacárido. Preferivelmente, monossacáridos ou oligossacáridos compreendendo 2-10 unidades de monossacárido são empregues no processo de acordo com o invento. "Hidrato de carbono" é utilizado na sua conotação habitual para designar produtos da fórmula Cx(H20)y.
Também podem ser utilizados no processo de acordo com o presente invento derivados dos referidos sacáridos. Os sacáridos derivados são preferivelmente seleccionados do grupo que consiste em sacáridos desidratados, sacáridos esterifiçados, sacáridos suportando um ou mais grupos fosfato, um ou mais grupos fosfonato, um ou mais grupos fosfino, um ou mais grupos sulfato, um ou mais grupos sulfonato, e/ou um ou mais grupos amino, e sais de metais alcalinos, alcalino-terrosos ou de transição dos sacáridos. Mais preferivelmente, os sacáridos são seleccionados do grupo que consiste em sacáridos desidratados, sacáridos esterifiçados e sais alcalinos ou alcalino-terrosos de sacáridos (derivados). Ainda mais preferivelmente, o sacárido 4
ΕΡ 1 545 733 /PT derivado é um sacárido esterifiçado. Mas mais preferivelmente, o inibidor de crescimento de cristal de acordo com o invento compreende um sacárido não derivado.
Monossacáridos adequados são por exemplo glucose, frutose, galactose, manose, arabinose, xilose, lixose, ribose e derivados destes. Oligossacáridos adequados são por exemplo sacarose, lactose, maltose, rafinose, inulina e derivados destes. Os sacáridos que podem ser utilizados de acordo com o invento também incluem sacáridos oxidados (parcialmente) e seus derivados. Exemplos de sacáridos oxidados (parcialmente) preferidos compreendem ácido galactárico, ácido glucónico, ácido manónico e derivados destes. Numa concretização preferida, uma solução compreendendo pelo menos um sacárido ou derivado de sacárido em água é utilizada como inibidor de crescimento de cristal. Por exemplo, pode ser utilizado sumo de laranja para este fim.
Os sacáridos (derivados) podem estar na forma aberta ou na forma de anel a- ou β-. Quando o anel está aberto, o sacárido (derivado) é uma cetona ou um aldeído, geralmente referido como uma cetose ou uma aldeose, respectivamente.
Também é possível utilizar um inibidor de crescimento de cristal que compreende pelo menos um complexo metálico do sacárido ou derivado de sacárido como anteriormente definido no processo de preparação das composições de sal de elevada pureza de acordo com o invento. Preferivelmente, são aplicados complexos de cálcio e/ou ferro. Se o ferro é utilizado como metal, ambos iões di- e tri-valentes (iões ferroso e férrico, respectivamente) podem ser utilizados com sucesso. 0 cálcio está preferivelmente no seu estado de oxidação +2. Os complexos metálicos que podem ser utilizados de acordo com o invento podem ser mononucleares ou dinucleares. No último caso, dois iões metálicos são complexados por duas moléculas de sacárido (derivado). Também se podem utilizar complexos polinucleares de metal-sacárido (derivado). Quando o ferro é utilizado como metal, formam-se frequentemente complexos dinucleares. Geralmente, um grupo oxo ou um grupo hidroxilo forma uma ponte entre os dois centros de ferro. 5
ΕΡ 1 545 733 /PT A utilização de inibidores de crescimento de cristal que compreendem pelo menos um sacárido ou derivado de sacárido no processo evaporativo de produção de composições de sal tem várias vantagens. Em primeiro lugar, a utilização de sacáridos (derivados) abre a possibilidade de preparação de inibidores de crescimento de cristal de qualidade alimentar. Os sacáridos (derivados) são normalmente baratos e prontamente disponíveis, o que os torna comercialmente atractivos. Além disso, não contêm quaisquer grupos CH2 ou CH3. A presença de tais grupos é conhecida por resultar na formação de clorofórmio indesejado e/ou outros compostos orgânicos clorados nas operações de electrólise. Além disso, os inibidores de crescimento de cristal que compreendem pelo menos um sacárido ou derivado de sacárido de acordo com o presente invento podem ser utilizados em quantidades relativamente baixas.
Deve notar-se que os sacáridos (derivados) também são eficazes como inibidores de qualidade alimentar de deposições de CaCC>3 no processo de produção de sal a concentrações tipicamente inferiores a 5 a 10 ppm.
Deve notar-se que o termo "sal" tal como utilizado ao longo deste documento pretende denominar todos os tipos de sal em que mais de 25% em peso seja NaCl. Preferivelmente, um tal sal contém mais de 50% em peso de NaCl. Mais preferivelmente, o sal contém mais de 75% em peso de NaCl, enquanto que um sal contendo mais de 90% em peso de NaCl é o mais preferido. O sal pode ser sal solar (sal obtido por evaporação de água a partir de salmouras utilizando calor solar), sal de rocha e/ou um depósito de sal subterrâneo. Preferivelmente, é um depósito de sal subterrâneo explorado por meio de mineiração por dissolução. O termo sal húmido é utilizado para denominar cloreto de sódio contendo uma quantidade substancial de água. Mais particularmente, é um sal contendo água em que mais de 50% em peso consiste em NaCl. Um tal sal contém preferivelmente mais de 90% em peso de NaCl. Mais preferivelmente, o sal contém mais de 92% de NaCl, enquanto que é mais preferido um sal sendo essencialmente NaCl e água. O sal húmido conterá mais de 0,5, preferivelmente mais de 1,0, mais preferivelmente 6
ΕΡ 1 545 733 /PT mais de 1,5% em peso de água. Contém preferivelmente menos de 10% em peso, mais preferivelmente menos de 6% em peso, e muito preferivelmente menos de 4% em peso de água. Tipicamente, o sal irá conter 2-3% de água. Todas as percentagens ponderais dadas são baseadas no peso da composição total. 0 referido sal húmido pode ser seco por modos convencionais para se obter sal seco.
Quando um inibidor de crescimento de cristal que compreende pelo menos um sacárido ou derivado de sacárido é utilizado no processo de cristalização evaporativa de acordo com a reivindicação 1 do presente invento, é produzido um sal de elevada pureza que possui uma densidade aparente que excede 0,7 g/cc. Preferivelmente, o sal de elevada pureza produzido possui uma densidade aparente inferior a 2,5 g/cc, mais preferivelmente inferior a 2,0 g/cc. Dependendo do sacárido (derivado) empregue e das condições processuais utilizadas, pode ser obtido um sal de elevada pureza que compreende preferivelmente cristais de forma octaédrica, i.e. um sal em que os cristais têm uma face (111). O referido sal octaédrico possui um reduzido número de oclusões e menos águas-mães oclusas comparado com os cristais cúbicos formados na ausência do inibidor de crescimento de cristais. Devido a este menor número de imperfeições na matriz e menos águas-mães oclusas, os níveis de K, Br, SO4 e/ou Ca foram reduzidos preferivelmente em mais de 5%, mais preferivelmente em mais de 10%, ainda mais preferivelmente em mais de 15% e muito preferivelmente em mais de 20%, comparados com os níveis no sal produzido a partir da mesma solução de sal sob as mesmas condições, mas sem a adição de um inibidor de crescimento de cristal. Também se verificou que a lavagem dos cristais de sal octaédricos era mais eficiente que a lavagem de cristais de sal cúbicos, de modo que a quantidade de água de lavagem pode ser reduzida. Como resultado, menos sal é dissolvido durante o passo de lavagem, aumentando tanto a velocidade de produção de sal como a eficiência energética do processo. O referido sal octaédrico de elevada pureza é produzido no processo de cristalização evaporativa de acordo com o invento quando uma quantidade suficiente de um adequado inibidor de crescimento de cristal compreendendo pelo menos um sacárido (derivado) está presente nas águas-mães. Uma quantidade suficiente do inibidor de crescimento de cristal está 7
ΕΡ 1 545 733 /PT presente se aparecerem quaisquer cristais com uma face (111) em um dos testes seguintes. No primeiro teste, adiciona-se uma certa quantidade do inibidor de crescimento de cristal a um copo de vidro de 1000 ml, equipado com uma barra de agitação magnética, e contendo 450 ml de água desmineralizada e 150 g de NaCl de elevada pureza (qualidade farmacêutica). O copo é coberto com um prato de vidro, mas a cobertura é tal que a fase de gás dentro do copo esteja em contacto directo não restringido com o ar. O copo é então aquecido até condições de refluxo (cerca de 110°C). A entrada de calor é seleccionada de modo a que num período de 15 a 60 minutos cerca de 2 a 10 g de sal estejam cristalizados. Os cristais são separados das águas-mães, e.g. por centrifugação, e secos. Para este teste, o nível de secagem não é crucial, desde que os cristais não sejam (re)dissolvidos ou alterados, e.g. por forças mecânicas. Se a análise por meio de um microscópio (óptico) mostrar cristais com faces (111), foi utilizada uma quantidade suficiente de inibidor de crescimento de cristal. Contudo, para alguns sacáridos (derivados) verificou-se que são necessárias cargas inaceitavelmente elevadas para serem obtidos cristais de forma octaédrica. O outro teste que pode ser utilizado para determinar se está presente uma quantidade suficiente de inibidor de crescimento de cristal para a produção de sal octaédrico de elevada pureza durante a cristalização evaporativa é o seguinte. Num frasco de medida, agitam-se cerca de 200 ml de uma solução saturada de sal com uma temperatura de 6 0°C com um agitador magnético. Subsequentemente, uma quantidade de inibidor de crescimento de cristal de acordo com o invento é adicionada à solução saturada de sal, e dissolvida. A solução é colocada sob um exaustor de fumos e após arrefecimento até 20°C e 2 dias de evaporação de água a 20°C, os cristais são analisados. Se a análise por meio de um microscópio (óptico) mostrar cristais com faces (111), foi utilizada uma quantidade suficiente de inibidor de crescimento de cristal.
Preferivelmente, a quantidade de inibidor de crescimento de cristal presente nas águas-mães do processo de cristalização evaporativa é inferior a 50000 mg por kg de águas-mães. Preferivelmente, utilizam-se menos de 20000 8
ΕΡ 1 545 733 /PT mg/kg, mais preferivelmente menos de 5000 mg/kg, ainda mais preferivelmente menos de 1500 mg/kg, e muito preferivelmente menos de 300 mg/kg de águas-mães. Tipicamente, utilizam-se mais de 10 mg, preferivelmente mais de 12,5 mg, e muito preferivelmente mais de 14 mg de inibidor de crescimento de cristal por kg de águas-mães do processo de cristalização evaporativa. A estas concentrações de inibidor de crescimento de cristal, dependendo das condições processuais, pode formar-se sal de elevada pureza, por exemplo na forma de sal cúbico ou sal esférico, e preferivelmente na forma de sal octaédrico.
Deve notar-se que o inibidor de crescimento de cristal de acordo com o invento funciona como um agente anti-espuma logo a concentrações tão baixas quanto aproximadamente 10 mg, preferivelmente 25 mg, muito preferivelmente 50 mg por kg de águas-mães. Além disso, a concentrações superiores a cerca de 1500 mg por kg de águas-mães, o inibidor de crescimento de cristal de acordo com o presente invento funciona como um agente de não corrosão.
Sal (húmido) de elevada pureza de acordo com o presente invento é preferivelmente utilizado para preparar salmoura para processos de electrólise e muito preferivelmente para os modernos processos de electrólise de membrana. O sal de elevada pureza produzido da maneira anteriormente descrita também pode ser utilizado para fins de consumo. Por exemplo, é adequado como sal de mesa. Nesta última aplicação, é conveniente ter cristais com uma boa fluidez. Assim, outro objecto do invento era o de melhorar as propriedades de escoamento livre do sal de elevada pureza.
Verificámos que a utilização de um inibidor de crescimento de cristal compreendendo pelo menos um sacárido ou derivado de sacárido no processo evaporativo não apenas resultou num sal com pureza melhorada mas, dependendo da escolha do sacárido (derivado) e das condições processuais, a forma dos cristais também poderia ser alterada. Constatou-se que cristais esféricos em vez de octaédricos poderiam ser obtidos utilizando um inibidor de crescimento de cristal contendo um sacárido (derivado) tal como definido acima no processo evaporativo e por exemplo uma temperatura de processo 9
ΕΡ 1 545 733 /PT superior. Cristais esféricos também podem ser obtidos utilizando menores quantidades do inibidor de crescimento de cristal contendo sacárido (derivado) que as que proporcionaram os cristais de forma octaédrica.
De acordo com uma teoria não vinculativa, o mecanismo de formação de cristais esféricos é como segue. Sob as habituais condições processuais, por outras palavras sem a adição de um inibidor de crescimento de cristal, faces de cristal octaédricas, i.e. as faces (111), irão crescer a uma velocidade superior à das faces de cristal cúbicas. Deste modo, irão formar-se cristais de forma cúbica. Contudo, quando o crescimento das referidas faces octaédricas é inibido, por exemplo pela adição do inibidor de crescimento de cristal de acordo com o presente invento, a forma dos cristais irá modifica-se de cúbica para octaédrica. Quando o crescimento das faces (111) é apenas retardado em vez de inibido, irá surgir uma situação de transição, em que o sal não é nem cúbico nem octaédrico. Na referida situação de transição, os cristais são de forma aproximadamente esférica.
Devido à referida forma aproximadamente esférica dos cristais, o mútuo contacto próximo entre as faces das partículas de sal é diminuído, e isto por seu lado conduz a uma excelente fluidez. 0 sal esférico de elevada pureza de acordo com o invento é portanto particularmente adequado para fins de consumo. Preferivelmente, é usado como sal de mesa.
Deve notar-se que se sabe que a adição de certos produtos químicos às águas-mães no processo evaporativo pode influenciar a forma do cristal de sal e a formação de oclusões no sal. Por exemplo, foi referido que cloreto de chumbo, cloreto de cádmio e sulfato de manganês reduzem o número de cavidades, e consequentemente o número de oclusões e a quantidade de águas-mães ocludidas, quando adicionados à massa cristalizante evaporativa. Contudo, tais químicos são indesejáveis. Não apenas porque afectam negativamente as operações de electrólise mas porque também podem contaminar o sal de mesa produzido utilizando a mesma instalação, o que em regra é indesejado. 10
ΕΡ 1 545 733 /PT
Em JP-A-01145319 e JP-A-01145320 descreve-se a utilização de hexametafosfato e poliacrilato de sódio, respectivamente, num processo de cristalização evaporativa para produzir sal poliédrico seco com uma fluidez aumentada, que pode ser utilizado para melhorar a comercialização do produto ao qual o sal seco está fixado. 0 referido sal seco é conhecido por conter menos de 0,5% de água. A patente US 5021079 refere-se à produção de cloreto de sódio numa forma de cristal tetraédrico plano, tratando uma solução aquosa de cloreto de sódio com uma solução particular de catalisador contendo ferro. A solução de catalisador é preparada pela adição de cloreto férrico a uma solução aquosa obtida pelo tratamento de cristobalite com um ácido inorgânico aquoso. A solução compreende adicionalmente um sacárido tal como sacarose e bicarbonato de sódio ou similar. Não há divulgação de que a solução de catalisador possa ser utilizada para produzir sal (húmido) com um nível reduzido de K, Br, S04 e/ou Ca de um modo mais económico.
Também se verificou que através da adição de um inibidor de crescimento de cristal de acordo com o invento às águas-mães durante o processo de produção do sal, a distribuição de tamanho dos cristais poderia ser influenciada. Constatou-se que o modo como o inibidor de crescimento de cristal é medido durante o processo de produção é de importância crucial para a determinação da distribuição de tamanho dos cristais. Verificou-se que quando o inibidor de crescimento de cristal era adicionado às águas-mães em porções, se podiam obter quantidades crescentes de pequenos cristais e quantidades crescentes de grandes cristais. A distribuição de tamanho dos cristais podia ser determinada por análise através de um microscópio óptico. Além disso, observou-se que quantidades crescentes de inibidor de crescimento de cristal nas águas-mães resultaram na produção de cristais mais pequenos. Preferivelmente, o diâmetro d5o do cristal, i.e. o diâmetro a que 50% em peso dos cristais possuem um diâmetro de cristal superior e 50% em peso dos cristais possuem um diâmetro de cristal inferior, podia ser desviado em mais de 10% comparado com o tamanho de cristais crescidos na ausência de inibidor de crescimento de cristal apenas por adaptação das quantidades de inibidor de crescimento de cristal nas águas-mães. 11
ΕΡ 1 545 733 /PT
Experimental 0 procedimento seguinte foi aplicado para a produção de sal octaédrico durante a cristalização evaporativa. Num frasco de medição, agitaram-se cerca de 200 ml de uma solução saturada de sal com um agitador magnético, a uma temperatura de 60°C. Subsequentemente, juntaram-se 30 mg de d(+)-sacarose à solução saturada de sal e dissolveram-se. A solução foi colocada sob um exaustor de fumos e após arrefecimento a 20°C e 2 dias de evaporação de água a 20°C, os cristais foram estudados por microscópio óptico. Foi observado que se tinham formado cristais de NaCl com faces (111) .
Dado que praticamente não requeria qualquer purificação, o sal húmido assim obtido era notavelmente adequado para utilização em processos de electrólise. Isto é de particular importância para operações de electrólise em que são utilizadas células de membrana. Além disso, observou-se que o sal húmido podia ser submetido a um passo extra de secagem para produzir o conhecido sal seco de elevada pureza. Um tal sal seco de elevada pureza pode ser utilizado, por exemplo, como um sal de qualidade farmacêutica.
Noutra experiência, adicionaram-se 100 ppm de sumo de laranja às águas-mães no processo evaporativo. A experiência foi realizada como descrito anteriormente e os cristais de sal obtidos foram investigados por microscópio óptico. Observou-se que foram obtidos predominantemente cristais de sal esféricos.
Lisboa,

Claims (10)

  1. ΕΡ 1 545 733 /PT 1/2 REIVINDICAÇÕES 1. Processo de cristalização evaporativa para a produção de composições de sal, que inclui um passo em que são formadas águas-mães que contêm uma quantidade eficaz de um inibidor de crescimento de cristal que compreende pelo menos um sacárido ou derivado de sacárido, e em que a quantidade eficaz de inibidor de crescimento de cristal é menor que 50000 mg por kg de águas-mães, para formar um sal de elevada pureza octaédrico ou esférico, em que o teor de K e/ou Br e/ou S04 e/ou Ca é pelo menos 5% inferior ao do sal cristalizado a partir das mesmas águas-mães mas sem utilizar um inibidor de crescimento de cristal.
  2. 2. Processo de acordo com a reivindicação 1, que inclui adicionalmente um passo de lavagem para o sal cristalizado.
  3. 3. Processo de acordo com qualquer das reivindicações precedentes, que inclui adicionalmente um passo de secagem para o sal, de modo a ser produzido um sal ou sal húmido.
  4. 4. Processo de acordo com qualquer das reivindicações precedentes, em que o sacárido ou derivado de sacárido está presente na sua forma natural ou numa forma oxidada.
  5. 5. Processo de acordo com qualquer das reivindicações precedentes, em que o derivado de sacárido é seleccionado do grupo que consiste em sacáridos desidratados, sacáridos esterifiçados, sacáridos suportando um ou mais grupos fosfato, um ou mais grupos fosfonato, um ou mais grupos fosfino, um ou mais grupos sulfato, um ou mais grupos sulfonato, e/ou um ou mais grupos amino, sais de metais alcalinos, alcalino-terrosos ou de transição de sacáridos derivados, e sais de metais alcalinos, alcalino-terrosos ou de transição de sacáridos.
  6. 6. Processo de acordo com a reivindicação 4, em que o inibidor de crescimento de cristal compreende um sal de Ca e/ou Fe do sacárido ou derivado de sacárido.
  7. 7. Processo de acordo com qualquer das reivindicações precedentes, em que o inibidor de crescimento de cristal ΕΡ 1 545 733 /PT 2/2 compreende pelo menos um sacárido (derivado) seleccionado do grupo que consiste em glucose, frutose, galactose, manose, arabinose, xilose, lixose, ribose, sacarose, lactose, maltose, rafinose, inulina, ácido galactárico, ácido glucónico, ácido manónico e seus derivados.
  8. 8. Utilização de uma salmoura produzida com sal que resulta do processo de acordo com qualquer das reivindicações precedentes em processos de electrólise.
  9. 9. Utilização de uma salmoura de acordo com a reivindicação 8 numa célula de electrólise de membrana.
  10. 10. Utilização do sal que resulta do processo de acordo com qualquer uma das reivindicações 1-7 para fins de consumo. Lisboa,
PT03792202T 2002-08-08 2003-07-16 Processo para produzir sal de elevada pureza e sua utilização em processos de electrólise PT1545733E (pt)

Applications Claiming Priority (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
US40202002P 2002-08-08 2002-08-08

Publications (1)

Publication Number Publication Date
PT1545733E true PT1545733E (pt) 2007-02-28

Family

ID=31946704

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
PT03792202T PT1545733E (pt) 2002-08-08 2003-07-16 Processo para produzir sal de elevada pureza e sua utilização em processos de electrólise

Country Status (18)

Country Link
US (1) US20050076477A1 (pt)
EP (1) EP1545733B9 (pt)
CN (1) CN1674966A (pt)
AT (1) ATE350122T1 (pt)
AU (1) AU2003250964A1 (pt)
BR (1) BR0313468A (pt)
CA (1) CA2495543A1 (pt)
DE (1) DE60310963T2 (pt)
DK (1) DK1545733T3 (pt)
EA (1) EA007045B1 (pt)
ES (1) ES2279216T3 (pt)
MX (1) MXPA05001500A (pt)
NO (1) NO20050451L (pt)
PL (1) PL373869A1 (pt)
PT (1) PT1545733E (pt)
TW (1) TW200404745A (pt)
UA (1) UA79628C2 (pt)
WO (1) WO2004018068A1 (pt)

Families Citing this family (11)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
EP1807349B1 (en) 2004-10-22 2009-12-23 Akzo Nobel N.V. Method for crystallizing soluble salts of divalent anions from brine
CN101784481B (zh) * 2007-08-23 2013-05-01 陶氏环球技术公司 用于纯化工业盐水的方法和设备
ES2468568T3 (es) * 2008-01-07 2014-06-16 Council Of Scientific & Industrial Research Proceso para preparar cristales esféricos de sal común
WO2009087646A1 (en) 2008-01-07 2009-07-16 Council Of Scientific & Industrial Research An improved process of the preparation of common salt of high purity from brines in solar salt pans
US9090478B2 (en) 2012-04-02 2015-07-28 Council Of Scientific & Industrial Research Production of high purity salt with reduced levels of impurities
AU2013288808B2 (en) 2012-07-12 2016-04-07 Akzo Nobel Chemicals International B.V. Free flowing salt composition prepared by evaporative crystallization
CN104261432B (zh) * 2014-09-06 2016-05-25 天津长芦汉沽盐场有限责任公司 一种球型食用精制盐的生产方法
US10093548B2 (en) 2016-05-26 2018-10-09 Allergan, Inc. Production of rounded salt particles
CN107811266A (zh) * 2016-09-14 2018-03-20 天津科技大学 一种球型食用盐生产工艺
CN108208741B (zh) * 2016-12-09 2021-11-30 陈立 一种功能性食用盐、低钠盐及咸味调味料及其制备方法
CN111302362B (zh) * 2020-04-03 2021-05-07 天津科技大学 一种大颗粒球形盐及其制备方法

Family Cites Families (14)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
DE881190C (de) * 1949-02-23 1953-06-29 Ici Ltd Verfahren zur Herstellung von Kochsalz geringen Schuettgewichtes nach dem Siedeverfahren
US3148023A (en) * 1963-07-15 1964-09-08 Int Salt Co Low bulk density chloride and the process for preparing same
US4026676A (en) * 1975-03-03 1977-05-31 Morton-Norwich Products, Inc. Process for producing salt having a reduced calcium sulfate content
US4094956A (en) * 1977-08-12 1978-06-13 The Dow Chemical Company Method of reducing the sodium sulfate content of halite
US4431550A (en) * 1982-04-22 1984-02-14 W. R. Grace & Co. Drilling fluid viscosifier
FR2562884B1 (fr) * 1984-04-16 1988-12-30 Solvay Procede pour la production de sel et sel obtenu par ce procede
JPH01145320A (ja) * 1987-11-30 1989-06-07 Japan Tobacco Inc 8〜14面体結晶食塩製造方法
AU624617B2 (en) * 1988-06-21 1992-06-18 Tecno-Bio Co., Ltd. Sodium chloride in novel crystal form and aqueous solution containing the same
US5433950A (en) * 1990-05-07 1995-07-18 Schering-Plough Healthcare Products, Inc. Flexible collodion compositions
DE4027927A1 (de) * 1990-09-04 1992-03-05 Bayer Ag Brausekomponente und verfahren zu ihrer herstellung
CA2093013A1 (en) * 1990-10-31 1992-05-01 Mary Mora Fox Calcium fortified sauces
JP2946853B2 (ja) * 1991-05-09 1999-09-06 味の素株式会社 アスパルテームの晶析法
US5330683A (en) * 1992-04-16 1994-07-19 Nalco Chemical Company Method of inhibiting corrosion in brine solutions
US5814359A (en) * 1995-10-30 1998-09-29 Kikkoman Corporation Salt solution for producing soy sauce and process for producing soy sauce

Also Published As

Publication number Publication date
EP1545733A1 (en) 2005-06-29
AU2003250964A1 (en) 2004-03-11
UA79628C2 (en) 2007-07-10
EP1545733B1 (en) 2007-01-03
MXPA05001500A (es) 2005-04-19
DE60310963T2 (de) 2007-10-11
EA007045B1 (ru) 2006-06-30
US20050076477A1 (en) 2005-04-14
DK1545733T3 (da) 2007-04-02
EP1545733B9 (en) 2007-05-30
CN1674966A (zh) 2005-09-28
ES2279216T3 (es) 2007-08-16
TW200404745A (en) 2004-04-01
EA200500324A1 (ru) 2005-06-30
DE60310963D1 (de) 2007-02-15
PL373869A1 (en) 2005-09-19
NO20050451L (no) 2005-03-04
BR0313468A (pt) 2005-07-05
WO2004018068A1 (en) 2004-03-04
ATE350122T1 (de) 2007-01-15
CA2495543A1 (en) 2004-03-04

Similar Documents

Publication Publication Date Title
PT1545733E (pt) Processo para produzir sal de elevada pureza e sua utilização em processos de electrólise
ES426733A1 (es) Procedimiento para la preparacion de percarbonato de sodio resistente a la abrasion.
Fried et al. The effect of sulfated polysaccharides on the crystallization of calcite superstructures
PT1419107E (pt) Agentes co-retardantes para preparação de salmoura purificada
RU2321540C2 (ru) Применение комплексов металлов на основе углеводов в композициях солей, не образующих слеживающихся масс
EP1404615B1 (en) Process to make high-purity wet salt, wet salt so obtainable, and the use thereof in an electrolysis process
US5085670A (en) Production of potassium chloride crystals
US4565612A (en) Process for reducing sulphate ion concentration in aqueous sodium hydroxide solutions
JPS6112519B2 (pt)
US3682601A (en) Evaporation of brine crystallizing sodium chloride with fatty acid additive
Richtmyer et al. The Rearrangement of Sugar Acetates by Aluminum Chloride. Crystalline Celtrobiose and Some of its Derivatives1
US1417139A (en) Process of recovering sodium carbonate sulphate from saline waters
Ishii et al. Formation of calcium oxalate precipitate in aqueous solution
GB1347155A (en) Method of producing a coarse-grained sodium perborate trihydrate
AU2002320854A1 (en) Process to make high-purity wet salt, wet salt so obtainable, and the use thereof in an electrolysis process
AU2002328331A1 (en) Co-retarding agents for preparing purified brine
BE751725A (fr) Procede pour preparer a partir de sel gemme, des samures destines a l'electrolyse,.