PT1421863E - Cigarro com invólucro duplo e máquina e processo para fabricar o cigarro - Google Patents

Cigarro com invólucro duplo e máquina e processo para fabricar o cigarro Download PDF

Info

Publication number
PT1421863E
PT1421863E PT02751654T PT02751654T PT1421863E PT 1421863 E PT1421863 E PT 1421863E PT 02751654 T PT02751654 T PT 02751654T PT 02751654 T PT02751654 T PT 02751654T PT 1421863 E PT1421863 E PT 1421863E
Authority
PT
Portugal
Prior art keywords
strip
double
cigarette
perfume
substance
Prior art date
Application number
PT02751654T
Other languages
English (en)
Inventor
Hiromi Tabuchi
Masaomi Fukamachi
Hidetoshi Okuyama
Original Assignee
Japan Tobacco Inc
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Japan Tobacco Inc filed Critical Japan Tobacco Inc
Publication of PT1421863E publication Critical patent/PT1421863E/pt

Links

Classifications

    • AHUMAN NECESSITIES
    • A24TOBACCO; CIGARS; CIGARETTES; SIMULATED SMOKING DEVICES; SMOKERS' REQUISITES
    • A24BMANUFACTURE OR PREPARATION OF TOBACCO FOR SMOKING OR CHEWING; TOBACCO; SNUFF
    • A24B15/00Chemical features or treatment of tobacco; Tobacco substitutes, e.g. in liquid form
    • A24B15/18Treatment of tobacco products or tobacco substitutes
    • A24B15/28Treatment of tobacco products or tobacco substitutes by chemical substances
    • A24B15/281Treatment of tobacco products or tobacco substitutes by chemical substances the action of the chemical substances being delayed
    • A24B15/282Treatment of tobacco products or tobacco substitutes by chemical substances the action of the chemical substances being delayed by indirect addition of the chemical substances, e.g. in the wrapper, in the case
    • AHUMAN NECESSITIES
    • A24TOBACCO; CIGARS; CIGARETTES; SIMULATED SMOKING DEVICES; SMOKERS' REQUISITES
    • A24CMACHINES FOR MAKING CIGARS OR CIGARETTES
    • A24C5/00Making cigarettes; Making tipping materials for, or attaching filters or mouthpieces to, cigars or cigarettes
    • A24C5/14Machines of the continuous-rod type
    • A24C5/18Forming the rod
    • A24C5/1892Forming the rod with additives, e.g. binding agent, flavorants
    • AHUMAN NECESSITIES
    • A24TOBACCO; CIGARS; CIGARETTES; SIMULATED SMOKING DEVICES; SMOKERS' REQUISITES
    • A24DCIGARS; CIGARETTES; TOBACCO SMOKE FILTERS; MOUTHPIECES FOR CIGARS OR CIGARETTES; MANUFACTURE OF TOBACCO SMOKE FILTERS OR MOUTHPIECES
    • A24D1/00Cigars; Cigarettes
    • A24D1/02Cigars; Cigarettes with special covers

Landscapes

  • Health & Medical Sciences (AREA)
  • General Health & Medical Sciences (AREA)
  • Toxicology (AREA)
  • Chemical & Material Sciences (AREA)
  • Chemical Kinetics & Catalysis (AREA)
  • General Chemical & Material Sciences (AREA)
  • Cigarettes, Filters, And Manufacturing Of Filters (AREA)
  • Packaging Of Annular Or Rod-Shaped Articles, Wearing Apparel, Cassettes, Or The Like (AREA)
  • Wrapping Of Specific Fragile Articles (AREA)

Description

DESCRIÇÃO
"CIGARRO COM INVÓLUCRO DUPLO E MÁQUINA E PROCESSO PARA FABRICAR O CIGARRO"
CAMPO TÉCNICO A presente invenção refere-se a um cigarro com invólucro duplo, mais especificamente, um cigarro com invólucro duplo que pode atenuar o odor do fumo do fluxo secundário e uma máquina e um processo para fabricar o cigarro.
TÉCNICA ANTERIOR
Quando um cigarro é fumado, o fumo do fluxo secundário tende a dar uma sensação desconfortável, não só a um fumador, mas também a pessoas em volta do fumador, o que impede o fumador de desfrutar o acto de fumar.
Considerando isto, foram aperfeiçoados cigarros com redução de fumo do fluxo secundário. Os cigarros deste tipo incluem aditivos especiais nos seus invólucros. Os aditivos especiais são eficazes a reduzir o fumo do fluxo secundário, mas reforçam, frequentemente, o odor do fumo do fluxo secundário, comparados com cigarros normais.
Pensa-se que o odor do fumo do fluxo secundário pode ser atenuado adicionando uma substância perfumada a um cigarro. Especificamente, pode ser adicionada uma substância perfumada à 1 carga de um cigarro ou aplicada cola de contacto a um seu invólucro.
No entanto, quando uma substância perfumada é adicionada à carga, a substância perfumada deteriora o aroma e sabor originais da carga. Quando uma substância perfumada deve ser adicionada À cola de contacto, é difícil adicionar uma quantidade suficiente da substância perfumada à cola, sem reduzir a força adesiva da cola. 0 documento EP 0375844 A2 mostra um cigarro com invólucro duplo, que inclui uma camada de revestimento e, pelo menos, uma camada interior. A camada de revestimento tem um teor de sal que favorece a combustão na gama de 0 a 5 por cento. As camadas são laminadas no estado húmido numa máquina para papel. O período de tempo para se extinguir o artigo para fumar pode, assim, ser variado dentro de limites amplos. Além disso, pode ser notada uma redução do fluxo de fumo secundário.
DIVULGAÇÃO DA INVENÇÃO
Um objectivo da invenção é proporcionar um cigarro com invólucro duplo, que possa atenuar satisfatoriamente o odor do fumo do fluxo secundário, sem os problemas acima referidos e um processo e uma máquina para fabricar o cigarro com invólucro duplo.
Um cigarro com invólucro duplo que pode conseguir o objectivo acima referido compreende uma carga em forma de barra, que inclui um material de tabaco, um invólucro interior enrolado em torno da carga, um invólucro exterior que envolve o invólucro 2 interior e uma camada difusora de perfume, proporcionada entre os invólucros interior e exterior, em que a camada difusora de perfume inclui uma substância perfumada, para atenuar o odor do fumo do fluxo secundário.
Quando este cigarro com invólucro duplo é fumado, a camada difusora de perfume difunde perfume, o qual atenua o odor do fumo do fluxo secundário. Uma vez que a camada difusora de perfume é proporcionada entre os invólucros interior e exterior, o perfume não penetra no fumo do fluxo principal. Por isso, o aroma e sabor originais da carga não são deteriorados pelo perfume. Além disso, uma vez que a camada difusora de perfume pode ser formada numa grande área entre os invólucros interior e exterior, pode incluir uma quantidade suficiente da substância perfumada para atenuar o odor do fumo do fluxo secundário.
Os invólucros interior e exterior podem incluir um aditivo para reduzir o fumo do fluxo secundário. Neste caso, quando o cigarro com invólucro duplo é fumado, o fumo do fluxo secundário produzido pelo mesmo é reduzido.
Especificamente, se a substância perfumada for solúvel, a camada difusora de perfume é formada aplicando um liquido difusor de perfume, que inclui a substância perfumada, sobre, pelo menos, um dos invólucros interior e exterior.
Se a substância perfumada for insolúvel, a camada difusora de perfume pode incluir cola para fixar a substância perfumada. É favorável que a cola seja cola de acetato de polivinilo. Neste caso, é desejável que a substância perfumada seja em forma de pó ou de grãos. 3
Uma máquina para fabricar este cigarro com invólucro duplo compreende um primeiro trajecto de alimentação, ao longo do qual é alimentada uma tira interior; um segundo trajecto de alimentação, ao longo do qual é alimentada uma tira exterior; uma secção de enrolamento, para formar em contínuo uma barra de tabaco, recebendo as tiras interior e exterior dos primeiro e segundo trajectos de alimentação, colocando a tira interior sobre a tira exterior, para formar, desse modo, uma tira dupla, recebendo uma carga que inclui um material de tabaco sobre a tira dupla e enrolando a tira dupla em torno da carga; uma secção de corte para cortar a barra de tabaco, formada na secção de enrolamento, em barras de cigarros de um comprimento determinado previamente; e, pelo menos, um dispositivo de alimentação da substância perfumada, proporcionado ao longo de, pelo menos, um dos primeiro e segundo trajectos de alimentação, em que o dispositivo de alimentação de substância perfumada é proporcionado de modo a aplicar a substância que inclui um perfume sobre a tira, em, pelo menos, um dos primeiro e segundo trajectos de alimentação, sob a forma de uma camada, para formar, desse modo, uma camada difusora de perfume, entre as tiras interior e exterior da tira dupla.
Nesta máquina de produção uma barra de tabaco é formada enrolando uma carga numa tira dupla, que inclui uma camada difusora de perfume e, então, é produzido um cigarro com invólucro duplo cortando a barra de tabaco.
Se for utilizada uma substância perfumada solúvel, o dispositivo de alimentação de substância perfumada pode incluir um aplicador tipo pulverizador, para aplicar um líquido difusor de perfume, incluindo a substância perfumada, sobre a tira. 4
Se for utilizada uma substância perfumada insolúvel, o dispositivo de alimentação de substância perfumada pode incluir um aplicador de cola para aplicar cola sobre a tira, para formar uma superfície adesiva e um difusor para difundir uma substância difusora de perfume, em forma de pó ou grãos, por cima da superfície adesiva da tira. 0 difusor pode incluir um primeiro rolo de escova, colocado de modo a poder rodar sob o trajecto de alimentação para a tira, para projectar a substância difusora de perfume na direcção da superfície adesiva da tira e um segundo rolo de escova, colocado de modo a poder rodar a jusante do primeiro rolo de escova, para remover um excedente da substância difusora de perfume fixa à superfície adesiva.
Neste difusor de tipo de projecção, a quantidade da substância difusora de perfume fixa à superfície adesiva da tira pode ser controlada facilmente.
Um processo para fabricar um cigarro com invólucro duplo compreende as operações de alimentar uma tira interior e uma tira exterior a uma secção de enrolamento de uma máquina de produção de cigarros e, numa entrada da secção de enrolamento, colocar a tira interior sobre a tira exterior, para formar, deste modo, uma tira dupla; aplicar material que inclui um perfume sobre, pelo menos, uma das tiras interior e exterior, sob a forma de uma camada, enquanto as tiras interior e exterior são alimentadas, para formar, deste modo, uma camada difusora de perfume, entre as tiras interior e exterior da tira dupla; fornecer uma carga que inclui um material de tabaco sobre a tira dupla, à entrada da secção de enrolamento; formar em contínuo uma barra de tabaco, enrolando a tira dupla em torno da carga, 5 enquanto a tira dupla passa através da secção de enrolamento, juntamente com a carga; e, então, cortar a barra de tabaco em barras de cigarros, com um comprimento determinado previamente.
Na máquina e processo para fabricar um cigarro com invólucro duplo acima descritos, pode ser fabricado facilmente um cigarro com invólucro duplo, formando uma camada difusora de perfume em, pelo menos, uma das tiras interior e exterior, enquanto as tiras interior e exterior estão a ser alimentadas à secção de enrolamento.
BREVE DESCRIÇÃO DOS DESENHOS FIG. 1 é uma vista em perspectiva de um cigarro com filtro, a qual inclui uma forma de realizaçao de um cigarro com invólucro duplo, FIG. 2 é uma vista em corte do cigarro com invólucro duplo da FIG. 1, FIG. 3 FIG. 4 FIG. 5 é uma vista ampliada da parte III da FIG. 2 é uma ilustração esquemática que mostra uma máquina de produção do cigarro com invólucro duplo da FIG. 1, é uma vista em corte que mostra um invólucro interior e um invólucro exterior alimentados a uma entrada de uma secção de enrolamento da máquina de produção da FIG. 4, 6 FIG. 6 é uma ilustração esquemática que mostra uma máquina de produção com um aparelho de alimentação para alimentar uma substância perfumada em forma de pó ou grão, a uma tira, e FIG. 7 é uma ilustração esquemática que mostra outro aparelho de alimentação.
MMELHOR MODO DE REALIZAR A INVENÇÃO A FIG. 1 mostra um cigarro com filtro. 0 cigarro com filtro inclui um cigarro 2 com invólucro duplo. Uma ponta 4 de filtro está ligada a uma extremidade do cigarro 2 com invólucro duplo por uma peça 5 de papel da ponta. 0 cigarro 2 com invólucro duplo inclui um invólucro 6 interior e um invólucro 8 exterior. 0 invólucro 6 interior é enrolado directamente em torno de uma carga K e configura a carga K numa forma de barra. 0 invólucro 8 exterior envolve o invólucro 6 interior de modo concêntrico.
Como se pode ver na FIG. 2, as margens laterais opostas do invólucro 8 exterior estão sobrepostas e unidas com cola de contacto (não mostrada), enquanto que as margens laterais opostas do invólucro 6 interior não estão sobrepostas. Por isso, quando desenrolado, o invólucro 6 interior é menor em largura que o invólucro 8 exterior. A carga K é uma mistura de tabaco picado, obtida cortando lâminas de tabaco e nervuras de folhas do mesmo, fragmentos 7 obtidos picando tabaco em folhas reconstruídas e tabaco picado expandido. 0 invólucro 6 interior e o invólucro 8 exterior são ambos obtidos acrescentando um aditivo, para reduzir o fumo do fluxo secundário, a polpa de linho, polpa de madeira ou outra polpa vegetal. Aqui, é utilizado como aditivo, por exemplo, carbonato de cálcio, um composto de magnésio ou semelhantes. 0 invólucro 6 interior e o invólucro 8 exterior podem incluir um agente condicionador de combustão, tal como um sal de um ácido orgânico e um agente condicionador de cinza, tal como um fosfato. 0 peso de base dos invólucros 6 e 8 interior e exterior é 10 a 100 g/m2.
Como se mostra na FIG. 3, o cigarro 2 com invólucro duplo também inclui uma camada 10 difusora de perfume, entre o invólucro 6 interior e o invólucro 8 exterior. A camada 10
difusora de perfume abrange a totalidade da superfície periférica exterior do invólucro 6 interior ou uma parte do mesmo. A camada 10 difusora de perfume inclui uma substância perfumada.
Quando o cigarro com invólucro duplo é fumado, a substância perfumada atenua o odor do fumo do fluxo secundário, produzido na extremidade em combustão do cigarro com invólucro duplo. Aqui o material perfumado é uma substância escolhida de entre tempels, ésteres, álcoois, tais como linalol, nerol e geraniol, fenóis, tais como anetol, aldeídos, tais como vanilina e etil-vanilina, lactonas, extracto de plantas, extracto de frutos e semelhantes ou uma mistura de algumas destas substâncias. A FIG. 4 mostra uma máquina de produção para o cigarro com invólucro duplo acima descrito, a qual será explicada em seguida. 8
Um rolo R2 de tira Wi interior e um rolo R2 de tira W2 exterior são proporcionados a partir da tira W2 interior, enquanto que o invólucro 8 exterior é obtido a partir da tira W2 exterior. A partir dos rolos R2 e R2 prolongam-se trajectos 12 e 14 de alimentação, respectivamente. Os trajectos 12 e 14 de alimentação são formados por uma pluralidade de rolos de guia e têm extremidades ligadas a uma entrada de uma secção 16 de enrolamento.
Cada um dos trajectos 12 e 14 de alimentação inclui um roleto de alimentação (não mostrado) e um reservatório 15. Os roletos de alimentação alimentam a tira Wi interior e a tira W2 exterior, a partir do rolo Ri e do rolo R2, ao longo do trajecto 12 de alimentação e do trajecto 14 de alimentação, para a secção 16 de enrolamento, respectivamente. A secção 16 de enrolamento inclui uma fita 18 contínua de guarnição. A fita 18 de guarniçao é enrolada em torno de um tambor 20 de accionamento e passa através de uma bancada de formação para a secção 16 de enrolamento, na horizontal.
Quando a tira W2 exterior e a tira W2 interior são alimentadas à secção 16 de enrolamento, a tira W2 exterior e a tira W2 interior são colocadas sobre a fita 18 de guarnição, na bancada 22 de formação, na secção 16 de enrolamento, por esta ordem, como se mostra na FIG. 5. Assim, a tira W2 exterior e a tira Wi interior formam uma tira dupla.
Nesta condição, quando o tambor 20 de accionamento é rodado, a fita 18 de guarnição desloca-se com a tira dupla numa direcção. Assim, a tira dupla passa através da bancada 22 de formação para a secção 16 de enrolamento, com a fita 18 de 9 guarnição. Especificamente, a bancada 22 de formação tem uma ranhura de formação (não mostrada) para guiar a fita 18 de guarnição e a tira dupla. A largura da ranhura de formação e o raio de curvatura do fundo da ranhura de formação diminuem gradualmente, da entrada para a saída da secção 16 de enrolamento. À saída da secção 16 de enrolamento a ranhura de formação tem uma secção transversal aproximadamente semicircular. À entrada da secção 16 de enrolamento é alimentada uma camada KL de carga sobre a tira dupla ou, por outras palavras, a tira Wi interior. Especificamente, a camada KL de carga é formada por sucção e, desse modo, fixando a carga numa camada sobre a superfície inferior de uma faixa 24 contínua de tabaco. À medida que a faixa 24 de tabaco se desloca, a camada KL de carga é transportada para a entrada da secção 16 de enrolamento. Então, à entrada da secção 16 de enrolamento, a camada KL de carga é separada da faixa 24 de tabaco por um patim 26 de lingueta e transferida para a tira Wi interior.
Então, a camada KL de carga passa através do patim 26 de lingueta, um veículo 28 curto, um pulverizador 30 de aplicação de cola e um veículo 32 longo, na secção 16 de enrolamento, por esta ordem, juntamente com a tira dupla. Neste processo a camada KL de carga é enrolada na tira dupla, de modo a ser formada uma barra TR de tabaco continuamente. A barra TR de tabaco é transportada a jusante da saída da secção 16 de enrolamento.
Especificamente, o patim 26 de lingueta comprime a camada KL de carga a partir de cima, para configurar a parte superior da camada KL de carga numa secção transversal semicircular, enquanto que a ranhura de formação da bancada 22 de formação 10 configura a tira dupla numa secção transversal em forma de U, juntamente com o auxilio da fita 18 de guarnição. Assim, também a parte inferior da camada KL de carga é configurada numa secção transversal semicircular. Em resumo, a camada KL de carga é comprimida a partir de cima e de baixo e configurada numa secção transversal circular. 0 veiculo 28 curto dobra uma zona de margem lateral da tira dupla, a saber, as tiras Wi e W2 interior e exterior, numa forma de arco, com o auxilio da fita 18 de guarnição e coloca a zona de uma margem lateral sobre uma metade da parte superior da camada KL de carga. 0 pulverizador 30 de aplicação de cola aplica cola de contacto sobre a outra margem lateral da tira dupla, a saber, a tira W2 exterior.
Então, o veiculo 32 longo dobra a outra zona de margem lateral da tira dupla numa forma de arco, igualmente com o auxilio da fita 18 de guarnição e coloca a outra zona de margem lateral sobre a outra metade da parte superior da camada KL de carga. Assim, a outra margem lateral da tira W2 exterior é colocada sobre a primeira margem a lateral da mesma, com a cola de contacto no meio, de modo que as duas margens laterais da tira W2 exterior sejam coladas uma à outra. Em resultado, é formada uma barra TR de tabaco. A barra TR de tabaco transportada da secção 16 de enrolamento tem a sua cola de contacto seca enquanto passa sob um aquecedor 34. Então, enquanto a barra TR de tabaco passa através da secção 36 de corte, uma lâmina 38 rotativa na secção 36 de corte corta a barra TR de tabaco em pedaços de um comprimento determinado previamente. Assim, são formadas barras CR de cigarros. Aqui a barra CR de cigarros é duas vezes mais 11 comprida que o cigarro 2 com invólucro duplo. Então, as barras CR de cigarros são alimentadas a uma máquina (não mostrada) de produção de cigarros com filtro, por um impulsor 40.
Depois de alimentada na máquina de produção de cigarros com filtro, cada barra CR de cigarros é, primeiro, cortada em dois cigarros 2 com invólucro duplo e é colocado um tampão de filtro entre os dois cigarros 2 com invólucro duplo. Então, os dois cigarros 2 com invólucro duplo são ligados ao tampão de filtro, enrolando uma peça de ponta de papel em torno deles. Assim, é formado um cigarro duplo com filtro. Então, o cigarro duplo com filtro é cortado em duas partes iguais. Em resultado, são obtidos cigarros com filtro como se mostra na FIG. 1. A máquina de produção da FIG. 4 inclui ainda um aplicador 42 tipo pulverizador, ao longo do trajecto 14 de alimentação para a tira W2 exterior. Especif icamente, o aplicador 42 está localizado entre o reservatório 15 e a secção 16 de enrolamento. 0 aplicador 42 aplica um liquido difusor de perfume sobre uma superfície, nomeadamente, a superfície interior da tira W2 exterior. A zona onde o líquido difusor de perfume é aplicado não inclui a outra margem lateral da tira W2 exterior, na qual é aplicada a cola de contacto. Quando a tira W2 interior é assente sobre a tira W2 exterior, com o líquido difusor de perfume aplicado à entrada da secção 16 de enrolamento, é formada uma camada 44 do líquido difusor de perfume entre as tiras W2 e W2, como se mostra na FIG. 5. O líquido difusor de perfume é obtido misturando a substância perfumada acima referida com cola EVA ou cola PVAC como veículo. A cola EVA e a cola PVAC são colas que são 12 utilizadas como cola de contacto. Por isso, a camada 44 funciona também como um adesivo, para unir a tira W2 interior e a tira W2 exterior uma à outra.
Como veiculo, a cola PVAC é melhor na capacidade de reter a substância perfumada que a cola EVA e a cola CMC e pode difundir melhor o perfume no fumo do fluxo secundário.
Quando a camada 44 é formada sobre a superfície interior da tira W2 exterior, a camada 44 funciona como a camada 10 difusora de perfume do cigarro 2 com invólucro duplo. A invenção não está limitada à forma de realização acima descrita. Podem ser feitas diversas modificações.
Por exemplo, o aplicador 42 pode formar uma camada 44 constituída por uma pluralidade de componentes em forma de listas, sobre a superfície interior da tira W2 exterior.
Se o aplicador 42 for proporcionado ao longo do trajecto 12 de alimentação, como indicado por uma linha dupla de pontos e traços na FIG. 4, o aplicador 42 pode formar uma camada 44 numa superfície da tira Wi interior, nomeadamente, a sua superfície interior, a qual está voltada para a tira W2 exterior. Neste caso a camada 44 pode cobrir a totalidade da superfície interior da tira Wi interior.
Os aplicadores 42 podem ser proporcionados ao longo do trajecto 12 de alimentação e ao longo do trajecto 14 de alimentação, respectivamente. Neste caso as camadas 44 são formadas tanto na tira W2 interior, como na tira W2 exterior, respectivamente, o que permite que seja retida uma maior 13 quantidade da substância perfumada entre as tiras Wi, W2 interior e exterior.
Em lugar do aplicador 42 tipo pulverizador pode ser utilizado um aplicador tipo rolo. 0 aplicador tipo rolo inclui um rolo de transferência, o qual transfere um liquido difusor de perfume para a tira Wi interior ou para a tira W2 exterior e, deste modo, forma uma camada 44. A máquina de produção pode ter um dispositivo de alimentação, para alimentar uma substância difusora de perfume em forma de pó ou de grãos. Especif icamente, como se mostra na FIG. 6, o dispositivo de alimentação inclui um aplicador 46 de cola e um difusor 48, proporcionados ao longo do trajecto 14 de alimentação. 0 difusor 48 está localizado a jusante do aplicador 46 de cola. 0 aplicador 46 de cola aplica cola PVAC sobre a superfície interior da tira W2 exterior e, deste modo, torna a superfície interior da tira W2 exterior uma superfície adesiva. Então, o difusor 48 difunde uma substância difusora de perfume, em forma de pó ou de grãos, sobre a superfície adesiva da tira W2 exterior, de modo que a substância difusora de perfume se fixe na superfície adesiva sob a forma de uma camada.
Como a substância difusora de perfume podem ser utilizados perfume de dextrina em pó, curdlan em pó ou perfume em pó, incluindo ciclodextrina β ou semelhantes como veículo e qualquer uma das substâncias perfumadas referidas.
Também, quando são utilizadas as substâncias perfumadas acima referidas, pode ser formada uma camada difusora de perfume entre a tira W2 interior e a tira W2 exterior e pode ser obtido o cigarro com invólucro duplo acima descrito. 14
Como indicado por uma linha de pontos e traços na FIG. 6, o dispositivo de alimentação pode ser proporcionado ao longo do trajecto 12 de alimentação. Os dispositivos de alimentação podem ser proporcionados ao longo do trajecto 12 de alimentação e ao longo do trajecto 14 de alimentação, respectivamente.
Em lugar do dispositivo de alimentação acima descrito pode ser utilizado um dispositivo de alimentação mostrado na FIG. 7.
0 dispositivo de alimentação da FIG. 7 inclui, pelo menos, um aplicador 50 de cola, proporcionado ao longo do trajecto 12 de alimentação e/ou ao longo do trajecto 14 de alimentação. O aplicador 50 de cola inclui um recipiente de cola e um rolo de transferência. O rolo de transferência do aplicador 50 de cola aplica cola PVAC armazenada no recipiente de cola sobre uma superfície de uma tira e, deste modo, torna-a uma superfície adesiva. O trajecto de alimentação inclui uma zona inclinada para cima, a jusante do aplicador 50 de cola e é proporcionado um
difusor 52 de tipo difusor ao longo desta zona inclinada. O difusor 52 tem um alojamento 54 e uma tampa 56, os quais estão colocados por baixo e por cima da zona inclinada.
Especificamente, o alojamento 54 está colocado por baixo do trajecto 14 de alimentação e a parte superior do alojamento 54 está parcialmente aberta. A tampa 56 cobre a parte superior do alojamento 54 e uma tira desloca-se entre o alojamento 54 e a tampa 56.
Uma substância difusora de perfume em forma de pó ou de grãos está armazenada no alojamento 54 e dois rolos 58 e 60 de escovas estão colocados, de modo a poder rodar, no interior do 15 alojamento 54. Os rolos 58 e 60 de escovas estão separados um do outro, na direcção em que a tira se desloca e apenas o rolo 58 de escova é parcialmente embebido na substância difusora de perfume. À medida que os rolos 58 e 60 de escovas rodam, o rolo de escova situado a montante, nomeadamente, o rolo 58 de escova inferior, projecta a substância difusora de perfume, armazenada no alojamento 54, na direcção da tira, de modo que a substância difusora de perfume se fixe na superfície adesiva da tira, sob a forma de uma camada. Então, o rolo de escova situado a jusante, a saber, o rolo 60 de escova superior, remove um excedente da substância difusora de perfume da superfície adesiva da tira. Por isso, uma quantidade desejada da substância difusora de perfume é fixa à tira.
Lisboa, 9 de Abril de 2012 16

Claims (8)

  1. REIVINDICAÇÕES 1. Cigarro (2) com invólucro duplo, compreendendo: uma carga (K) em forma de barra, que inclui um material de tabaco, um invólucro (6) interior enrolado em torno da referida carga, um invólucro (8) exterior que envolve o referido invólucro (6) interior e uma camada (10) difusora de perfume, proporcionada entre o referido invólucro (6) interior e o referido invólucro (8) exterior, incluindo a referida camada (10) difusora de perfume uma substância perfumada, para atenuar o odor do fumo do fluxo secundário do cigarro (2), caracterizado por a referida camada (10) difusora de perfume incluir ainda uma cola para transportar a substância perfumada.
  2. 2. Cigarro com invólucro duplo de acordo com a reivindicação 1, em que o referido invólucro (6) interior e o referido invólucro (8) exterior incluem um aditivo para reduzir o fumo do fluxo secundário.
  3. 3. Cigarro com invólucro duplo de acordo com a reivindicação 1 ou 2, em que a cola é cola de acetato de polivinilo. 1
  4. 4. Cigarro com invólucro duplo de acordo com a reivindicação 1 ou 2, em que a substância perfumada tem uma forma de pó ou forma de grãos.
  5. 5. Máquina de produção para fabricar um cigarro com invólucro duplo, compreendendo: um primeiro trajecto (12) de alimentação, ao longo do qual é alimentada uma tira (Wi) interior, um segundo trajecto (14) de alimentação, ao longo do qual é alimentada uma tira (W2) exterior, uma secção (16) de enrolamento para formar em continuo uma barra de tabaco ao receber as tiras (Wi, W2) interior e exterior dos referidos primeiro e segundo trajectos (12, 14) de alimentação, colocando a tira (Wi) interior sobre a tira (W2) exterior, para formar, desse modo, uma tira dupla, recebendo uma carga que inclui um material de tabaco sobre a tira dupla e enrolando a tira dupla em torno da carga (K), uma secção (36) de corte para cortar a barra de tabaco, formada na referida secção (16) de enrolamento, em pedaços de um comprimento determinado previamente, e pelo menos, um dispositivo de alimentação da substância perfumada, localizado ao longo de um dos referidos primeiro e segundo trajectos (12, 14) de alimentação, sendo o referido dispositivo de alimentação de substância perfumada proporcionado de modo a aplicar a substância que 2 inclui um perfume sobre, pelo menos, uma das tiras (Wi, W2) interior e exterior, alimentadas ao longo dos referidos primeiro e segundo trajectos (12, 14) de alimentação, sob a forma de uma camada, para formar, desse modo, uma camada (10) difusora de perfume, entre as tiras (Wlf W2) interior e exterior da tira dupla.
  6. 6. Máquina de produção de acordo com a reivindicação 5, em que o referido dispositivo de alimentação de substância perfumada inclui um aplicador (42) tipo pulverizador, para aplicar um líquido difusor de perfume, incluindo a substância perfumada, sobre a tira (Wi) interior ou a tira (W2) + exterior.
  7. 7. Máquina de produção de acordo com a reivindicação 5, em que o referido dispositivo de alimentação de substância perfumada inclui um aplicador de cola para aplicar cola (30) sobre a tira (Wi) interior ou a tira (W2) exterior, para formar deste modo uma superfície adesiva e um difusor (48) para difundir uma substância difusora de perfume em forma de pó ou grãos, por cima da superfície adesiva da tira (W2) interior ou da tira (W2) exterior.
  8. 8. Máquina de produção de acordo com a reivindicação 7, em que o referido difusor (48) inclui 3 um primeiro rolo (58) de escova, colocado de modo a poder rodar sob o referido trajecto (12) de alimentação, para projectar a substância difusora de perfume na direcção da referida superfície adesiva da tira (Wx) interior ou da tira (W2) exterior e um segundo rolo (60) de escova, colocado de modo a poder rodar a jusante do referido primeiro rolo (58) de escova, para remover um excedente da substância difusora de perfume fixa à superfície adesiva. Processo para fabricar um cigarro com invólucro duplo, compreendendo os passos de: alimentar uma tira (Wi) interior e uma tira (W2) exterior a uma secção (16) de enrolamento de uma máquina de produção de cigarros e, numa entrada da secção (16) de enrolamento, colocar a tira (Wi) interior sobre a tira (W2) exterior, para formar deste modo uma tira dupla, aplicar material que inclui uma substância perfumada sobre, pelo menos, uma das tiras (Wi, W2) interior e exterior, sob a forma de uma camada, enquanto as tiras (W2, W2) interior e exterior são alimentadas, para formar deste modo uma camada (44) difusora de perfume, entre as tiras (W2, W2) interior e exterior da tira dupla, fornecer uma carga (K) que inclui um material de tabaco sobre a tira dupla, à entrada da secção (16) de enrolamento, formar em contínuo uma barra de tabaco, enrolando a tira dupla em torno da carga (K) , enquanto a tira dupla passa através da secção (16) de enrolamento, juntamente com a carga (K) e cortar a barra de tabaco em secções com um comprimento determinado previamente. Lisboa, 9 de Abril de 2012 5
PT02751654T 2001-08-07 2002-07-24 Cigarro com invólucro duplo e máquina e processo para fabricar o cigarro PT1421863E (pt)

Applications Claiming Priority (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
JP2001239182 2001-08-07

Publications (1)

Publication Number Publication Date
PT1421863E true PT1421863E (pt) 2012-04-18

Family

ID=19069969

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
PT02751654T PT1421863E (pt) 2001-08-07 2002-07-24 Cigarro com invólucro duplo e máquina e processo para fabricar o cigarro

Country Status (13)

Country Link
US (1) US8042551B2 (pt)
EP (1) EP1421863B1 (pt)
JP (1) JP4025290B2 (pt)
KR (2) KR20040019084A (pt)
CN (1) CN1262218C (pt)
AT (1) ATE547018T1 (pt)
CA (1) CA2456683C (pt)
DK (1) DK1421863T3 (pt)
ES (1) ES2380180T3 (pt)
PT (1) PT1421863E (pt)
RU (1) RU2267973C2 (pt)
TW (1) TWI229586B (pt)
WO (1) WO2003013284A1 (pt)

Families Citing this family (30)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
GB0404324D0 (en) * 2004-02-27 2004-03-31 British American Tobacco Co Smoking article and apparatus and process for manufacturing a smoking article
CN100593981C (zh) * 2004-11-19 2010-03-17 日本烟草产业株式会社 香烟制造装置
JP4588067B2 (ja) * 2005-03-02 2010-11-24 日本たばこ産業株式会社 シガレット製造装置
JP4588066B2 (ja) * 2005-03-02 2010-11-24 日本たばこ産業株式会社 シガレット製造装置
GB0514959D0 (en) 2005-07-21 2005-08-24 British American Tobacco Co Smoking article
DE102006059818B4 (de) 2006-12-11 2017-09-14 Kleo Ag Belichtungsanlage
DE602007013776D1 (de) * 2007-11-23 2011-05-19 Reemtsma H F & Ph Verfahren zur Herstellung rauchloser Tabakartikel und rauchloser Tabakartikel zum oralen Genuss
GB0809135D0 (en) 2008-05-20 2008-06-25 British American Tobacco Co Apparatus and method for making a smoking article
DE102009032210B4 (de) 2009-07-03 2011-06-09 Kleo Ag Bearbeitungsanlage
KR101589390B1 (ko) * 2011-08-05 2016-01-27 니뽄 다바코 산교 가부시키가이샤 시가렛
UA111862C2 (uk) * 2011-11-07 2016-06-24 Філіп Морріс Продактс С.А. Курильний виріб з матеріалом для доставки рідини
WO2014031670A1 (en) 2012-08-20 2014-02-27 Altria Client Services Inc. Rod forming apparatus
GB2505514A (en) * 2012-09-04 2014-03-05 British American Tobacco Co An apparatus and a method for manufacturing a smoking article
DE102014226019A1 (de) * 2014-12-16 2016-06-16 Hauni Maschinenbau Ag Doppellagiges Röhrchen der Tabak verarbeitenden Industrie sowie Vorrichtung und Verfahren zur Herstellung eines derartigen Röhrchens
US20160192698A1 (en) * 2015-01-05 2016-07-07 Altria Client Services Inc. Apparatus for use in the formation of a tobacco rod
JP6673564B2 (ja) * 2015-07-24 2020-03-25 日本たばこ産業株式会社 組成物
USD824586S1 (en) * 2015-09-25 2018-07-31 Avanzato Technology Corp. Vapor tube
USD828623S1 (en) * 2015-09-25 2018-09-11 Avanzato Technology Corp. Foil tank
JP1554858S (pt) * 2016-01-25 2016-07-25
USD861976S1 (en) 2016-08-04 2019-10-01 Nerudia Limited Container for holding liquid for refilling an E-cigarette device
CN106974321B (zh) * 2017-05-23 2019-10-11 安徽中烟工业有限责任公司 一种凸显头口香香气的卷烟及其制作方法
JP2019076077A (ja) * 2017-10-23 2019-05-23 株式会社 東亜産業 非タバコ植物を用いた電子タバコカートリッジ用充填物の製造方法
KR102330299B1 (ko) 2018-11-23 2021-11-24 주식회사 케이티앤지 외부 래퍼를 포함하는 궐련
KR102660137B1 (ko) * 2018-12-07 2024-04-25 니뽄 다바코 산교 가부시키가이샤 비연소 가열형 흡연 물품 및 전기 가열형 흡연 시스템
CN110055821B (zh) * 2019-04-19 2022-02-01 云南中烟工业有限责任公司 一种双层复合的卷烟纸及其制备方法
JP2022535690A (ja) * 2019-06-13 2022-08-10 ジェイティー インターナショナル エス.エイ. シガリロ又はシガー
KR102022909B1 (ko) * 2019-06-19 2019-09-19 주식회사 케이티앤지 부류연 개질 기술이 적용된 흡연물품 및 이를 포함하는 흡연물품 케이스
EP3797605A1 (en) * 2019-09-24 2021-03-31 Philip Morris Products S.a.s. Dispensing chamber
CN110680006B (zh) * 2019-11-08 2022-04-29 湖北中烟工业有限责任公司 一种赋香空心棒及其生产方法
KR20230170701A (ko) * 2021-04-12 2023-12-19 필립모리스 프로덕츠 에스.에이. 이중층 래핑 구조를 포함하는 에어로졸 발생 물품

Family Cites Families (20)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
US2320702A (en) * 1939-10-26 1943-06-01 Process Holdings Company Apparatus and method for making composition material
US2999520A (en) * 1958-01-03 1961-09-12 Industrial Nucleonics Corp Cigarette rod cutter and cigarette counter
GB8313604D0 (en) * 1983-05-17 1983-06-22 British American Tobacco Co Cigarette
DE3840329A1 (de) * 1988-11-30 1990-06-07 Glatz Julius Gmbh Umhuellung fuer raucherartikel
US4998542A (en) * 1989-02-23 1991-03-12 Philip Morris Incorporated Wrapper for smoking articles and method for preparing same
US5709228A (en) * 1989-06-02 1998-01-20 Rothmans, Benson & Hedges, Inc. Cigarette with decreased sidestream smoke
FR2650735B1 (fr) * 1989-08-14 1991-11-29 Mauduit Papeteries Procede pour reduire ou supprimer la formation de taches sur une cigarette, cigarette et papier a cigarette relatifs au procede
US5159944A (en) * 1990-05-24 1992-11-03 R. J. Reynolds Tobacco Company Cigarette
CA2057962C (en) * 1991-01-05 1999-08-10 Larry Bowen Novel smoking product
GB9120060D0 (en) * 1991-09-19 1991-11-06 Rothmans Int Tobacco A rod of smoking material and cigarettes made therefrom
JP3312941B2 (ja) * 1992-02-26 2002-08-12 日本たばこ産業株式会社 シガレット
DE4244467C2 (de) * 1992-12-24 1996-11-14 Reemtsma H F & Ph Cigarette
IT1287614B1 (it) * 1996-12-24 1998-08-06 Gd Spa Metodo per l'alimentazione di materiale di incarto in macchine confezionatrici
US5979461A (en) * 1997-03-24 1999-11-09 Philip Morris Inc. Smoking article wrapper having filler of hydromagnesite/magnesium hydroxide and smoking article made with said wrapper
DE19732032A1 (de) * 1997-07-25 1999-01-28 Bayer Ag Weißgetönte Polymerisate sowie ihre Verwendung in Streichmassen für die Beschichtung von Substraten
JPH11178562A (ja) * 1997-12-19 1999-07-06 Japan Tobacco Inc 非燃焼型香味発生品
TW387799B (en) * 1998-01-20 2000-04-21 Japan Tobacco Inc Low side-flow roll cigarette
IT1299841B1 (it) * 1998-02-13 2000-04-04 Gd Spa Metodo ed alimentazione di materiale di incarto in macchine confezionatrici di articoli da fumo.
JP2938067B1 (ja) * 1998-09-11 1999-08-23 日本たばこ産業株式会社 たばこ副流煙臭気を改善するための香料の固定化方法およびシガレット
DE60034349T2 (de) * 1999-08-31 2008-01-03 Japan Tobacco Inc. Verfahren zum befestigen eines aromas zur verbesserung des geruches von zigarettenseitenströmungsrauch und zigarette

Also Published As

Publication number Publication date
CN1262218C (zh) 2006-07-05
CA2456683C (en) 2008-02-19
EP1421863A4 (en) 2010-09-08
ES2380180T3 (es) 2012-05-09
CA2456683A1 (en) 2003-02-20
EP1421863B1 (en) 2012-02-29
KR20060039455A (ko) 2006-05-08
US20040154630A1 (en) 2004-08-12
WO2003013284A1 (fr) 2003-02-20
ATE547018T1 (de) 2012-03-15
US8042551B2 (en) 2011-10-25
RU2267973C2 (ru) 2006-01-20
DK1421863T3 (da) 2012-05-21
JPWO2003013284A1 (ja) 2004-11-25
CN1538814A (zh) 2004-10-20
KR100615467B1 (ko) 2006-08-25
KR20040019084A (ko) 2004-03-04
TWI229586B (en) 2005-03-21
EP1421863A1 (en) 2004-05-26
JP4025290B2 (ja) 2007-12-19

Similar Documents

Publication Publication Date Title
PT1421863E (pt) Cigarro com invólucro duplo e máquina e processo para fabricar o cigarro
AU2005277703C1 (en) Reconstituted tobacco sheet and smoking article therefrom
US10010110B2 (en) Electrically operated aerosol generating system
JP4926309B1 (ja) タバコ産業製品用パック
ES2842936T3 (es) Varillas mezcladas para su uso en artículos generadores de aerosol
CN104379003B (zh) 用于在气溶胶生成物品中使用的带有香味的杆
US20040177856A1 (en) Process for making a bandcast tobacco sheet and smoking article therefrom
WO2011001827A1 (ja) 口腔用たばこ製品
TWI757692B (zh) 適用三重護理菸味減少技術的吸菸製品
US20200178591A1 (en) Sheet of smokeable material
KR20230042923A (ko) 아로마 판상엽을 포함하는 흡연물품
KR20230100309A (ko) 발삼계 향이 첨가된 흡연물질 래퍼 및 이를 포함하는 흡연물품