PT1398294E - Dispositivo e método para manuseamento de uma mangueira de combustível - Google Patents

Dispositivo e método para manuseamento de uma mangueira de combustível Download PDF

Info

Publication number
PT1398294E
PT1398294E PT03445101T PT03445101T PT1398294E PT 1398294 E PT1398294 E PT 1398294E PT 03445101 T PT03445101 T PT 03445101T PT 03445101 T PT03445101 T PT 03445101T PT 1398294 E PT1398294 E PT 1398294E
Authority
PT
Portugal
Prior art keywords
hose
return
return means
storage space
support
Prior art date
Application number
PT03445101T
Other languages
English (en)
Inventor
Kenneth Petersen
Original Assignee
Dresser Wayne Ab
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Dresser Wayne Ab filed Critical Dresser Wayne Ab
Publication of PT1398294E publication Critical patent/PT1398294E/pt

Links

Classifications

    • BPERFORMING OPERATIONS; TRANSPORTING
    • B67OPENING, CLOSING OR CLEANING BOTTLES, JARS OR SIMILAR CONTAINERS; LIQUID HANDLING
    • B67DDISPENSING, DELIVERING OR TRANSFERRING LIQUIDS, NOT OTHERWISE PROVIDED FOR
    • B67D7/00Apparatus or devices for transferring liquids from bulk storage containers or reservoirs into vehicles or into portable containers, e.g. for retail sale purposes
    • B67D7/06Details or accessories
    • B67D7/38Arrangements of hoses, e.g. operative connection with pump motor
    • B67D7/40Suspending, reeling or storing devices
    • B67D7/406Suspending, reeling or storing devices the hose carrier comprising a pivoting unit

Landscapes

  • Engineering & Computer Science (AREA)
  • Mechanical Engineering (AREA)
  • Loading And Unloading Of Fuel Tanks Or Ships (AREA)
  • Rigid Pipes And Flexible Pipes (AREA)
  • Harvesting Machines For Specific Crops (AREA)

Description

ΕΡ 1 398 294/ΡΤ
DESCRIÇÃO "Dispositivo e método para manuseamento de uma mangueira de combustível"
Campo técnico do invento 0 presente invento refere-se a um dispositivo e a um método para manuseamento de uma mangueira de acordo com o preâmbulo das respectivas reivindicações independentes, ver US-B1-6 334 457. 0 invento refere-se também a uma unidade de distribuição de combustível, tal como uma bomba de combustível ou gasolina, equipada com um tal dispositivo.
Antecedentes da técnica A bomba de combustível ou bomba de gasolina compreende, tipicamente, uma parte da bomba apoiada verticalmente no chão, uma parte de mostrador, posicionada por cima da parte da bomba e que mostra o tipo de combustível escolhido, tal como gasolina ou diesel, a leitura do valor em dinheiro, a leitura de volume, etc., e uma coluna, à qual uma ou mais mangueiras de combustível estão ligadas.
Quando o depósito de um veículo deve ser enchido, o condutor estaciona o veículo ao lado da bomba de combustível e abre a tampa ou a tampão do depósito de combustível do veículo. Em seguida, o condutor selecciona o tipo desejado de combustível ou de gasolina e coloca a agulheta, montada na extremidade da mangueira, na entrada do depósito do veículo e põe o volume de combustível desejado.
Em alguns tipos de procedimentos de pagamento, é necessário pagar antes do enchimento pode ser iniciado. Por exemplo, o pagamento cartão de débito na maioria dos casos deve ser iniciado por meio de um cartão e código num terminal associado antes da bomba ser activada.
Uma dificuldade que pode surgir em ligação com o enchimento é que a mangueira não chega ao veículo se estacionado a uma certa distância da bomba de gasolina. A razão pela qual o veículo não foi estacionado suficientemente perto da bomba pode ser dificuldade de manobrar, devido a um espaço limitado em torno da bomba de gasolina. Pode também 2
ΕΡ 1 398 294/PT acontecer que o veículo seja primeiro estacionado num terminal de pagamento com cartão de débito. Nesse caso, a mangueira não é normalmente suficientemente comprida e o condutor deve mover o veículo mais uma vez, o que é demorado, de modo que o mesmo fique perto da bomba de gasolina. Para permitir que a mangueira alcance o veículo é normalmente necessário que o condutor estacione o seu veículo de modo que o lado do veículo em que está posicionado o tampão de enchimento fique em frente da bomba de gasolina. Nem sempre é do conhecimento de um condutor de um veículo que não lhe é familiar se o tampão do depósito está posicionado no lado esquerdo ou no direito. Isto pode originar que o condutor por erro estacione o veículo no lado errado da bomba e não sendo, portanto, capaz de encher o depósito sem mover o veículo para o outro lado da bomba de gasolina, uma vez que a mangueira não perfaz todo o trajecto em torno do veículo.
Uma maneira de facilitar o acesso à bomba de gasolina é equipar a mesma com uma mangueira mais comprida. Isso pode, no entanto, provocar problemas desde uma mangueira mais comprida tende a cair no chão, quando não está a ser utilizada e, assim, ficar presa ou ser danificada pela passagem de carros ou de outros veículos. Para evitar isto, a coluna deve estar equipada com algum tipo de mecanismo para fazer o retorno da mangueira.
Uma bomba de combustível com retorno automático da mangueira para a coluna é descrita em EP-A1-0 379 742. Nesta construção da técnica anterior, a mangueira prolonga-se na coluna em torno um certo número de rolos pequenos fixos e em torno de uma roda carregada por mola, a qual é móvel verticalmente. A mangueira está fixa no tecto da coluna no lado traseiro e passa ao longo do lado traseiro para baixo e em torno da roda. A partir da roda a mangueira é passada para cima no lado da frente pelos rolos e depois nos rolos no lado traseiros da coluna. A mangueira fica suspensa livremente para baixo a partir dos rolos e está assim obrigada a prolongar-se uma volta na coluna. A carga da mola faz com que a mangueira seja puxada para dentro da coluna após a utilização, mas actua também de uma maneira contrária, quando se puxa para fora a mangueira. 0 efeito contrário tem a desvantagem de que será um trabalho pesado puxar para fora a mangueira e, por conseguinte, é 3 ΕΡ 1 398 294/ΡΤ comum que um condutor não utilize as vantagens de uma mangueira mais longa em termos de estacionamento do veiculo mais afastado do ou num lado opcional da bomba de gasolina. Se a carga da mola for reduzida com a finalidade de reduzir a força contrária, a mangueira não será puxada com a mesma eficiência e permanecem os riscos fora da coluna após a utilização.
Um exemplo adicional de uma tal construção é descrito em EP-B1-0 255 979, que, no entanto, sofre também dos inconvenientes acima, no que se refere à acção de retorno e à força contrária.
Mais um exemplo de uma construção semelhante é descrito em NL-A-8 403 718. Como é evidente a partir dos desenhos desta publicação, a construção compreende uma roda carregada por mola, móvel verticalmente, e uma roda montada fixamente prolongando-se a mangueira em torno das rodas no interior da coluna. A mangueira está no tecto da coluna e é passada ao longo do lado traseiro da coluna para baixo e em torno da roda móvel. A partir dai, a mangueira é passada para cima ao longo do lado da frente para a roda montada fixamente e depois para a roda montada fixamente no lado traseiro da coluna. A mangueira fica suspensa livremente para baixo a partir da roda montada fixamente e é, assim, obrigada a prolongar-se uma volta na coluna. Semelhante às construções acima, também esta padece dos correspondentes problemas como a acção de retorno e a força contrária.
Um exemplo adicional do mecanismo de retorno é descrito no pedido PCT WO 00/15542. Um problema deste mecanismo de retorno é que a mangueira sai perto do chão, o que significa que a mangueira pode ser facilmente arrastada no chão. Além disso, o puxar para fora de uma tal mangueira é uma operação lenta, sendo pequeno o comprimento disponível da mangueira em relação ao volume do espaço de armazenamento da mangueira.
Um dispositivo de manuseamento de mangueira de funcionamento reconhecidamente bom é descrito na patente sueca n.° 0100993 propriedade da requerente. O dispositivo compreende meios de retorno de mangueira que têm uma unidade de balanceiro, a qual, para permitir puxar para fora e fazer retornar a mangueira, pode ser rodada em relação a um espaço de armazenamento da mangueira. A unidade basculante 4 ΕΡ 1 398 294/ΡΤ compreende uma parte de suporte de mangueira e a unidade roda fora do espaço de armazenamento quando a mangueira é puxada. Uma desvantagem deste dispositivo é que a unidade basculante projecta-se para fora do espaço de armazenamento da mangueira durante a utilização, o que é prejudicial de um ponto de vista estético, bem como devido a aspectos de segurança. Os aspectos de segurança referem-se ao facto de que a unidade basculante pode ser danificada ou pode danificar ou ferir algo ou alguém que esteja no seu caminho. Para além disso, existe um risco de que a mangueira seja puxada lateralmente, numa extensão tal que a unidade de balanceiro não será capaz de retornar suavemente para dentro do espaço de armazenamento da mangueira.
Um outro dispositivo de manuseamento de mangueira é descrito pela requerente no pedido de patente sueca n.° 0200224-4, facilitando o dispositivo o puxar para fora lateral da mangueira. O dispositivo compreende um elemento de guia anelar que engloba a mangueira.
Resumo do invento
Um objecto do presente invento é proporcionar uma solução para os problemas acima, pelo melhoramento do manuseamento de uma mangueira em ligação com uma unidade de distribuição de combustível.
Este e outros objectos são conseguidos por um dispositivo, um método e uma unidade de distribuição de combustível que compreende as características das respectivas reivindicações independentes anexas. As concretizações preferidas são estabelecidas nas reivindicações dependentes anexas e na descrição que se segue. O dispositivo do invento para manuseamento de uma mangueira permite que a mangueira seja puxada para fora de um espaço de armazenamento da mangueira e a mangueira seja feita retornar ao mesmo, e compreende meios de retorno de mangueira que compreendem um suporte, uma unidade rotativa e um elemento de guia provido na unidade rotativa. O facto de que o elemento de guia está disposto na unidade rotativa e engata a mangueira implica que a mangueira possa ser puxada para fora quase em qualquer direcção e retorne de uma maneira suave e estável. O suporte conjunto da parte de suporte, a 5 ΕΡ 1 398 294/ΡΤ qual suporta a mangueira, contribui também para uma disposição estável.
Por, de acordo com uma concretização do dispositivo do invento, a unidade rotativa estar adaptada para ser rodada num primeiro sentido, quando se puxa para fora a mangueira e num segundo sentido oposto, quando a mangueira retorna, torna possível mover a parte de suporte (suportada pela unidade rotativa) de uma maneira que facilita o puxar para fora e o retorno da mangueira. Pela utilização de uma construção móvel, uma mangueira comprida pode ser armazenada num espaço de armazenamento relativamente pequeno.
De acordo com uma concretização, o suporte e a unidade rotativa estão providos com recessos alongados, nos quais a parte de suporte está suspensa. A concepção dos recessos pode ser ajustada para produzir um movimento suave e estável da parte de suporte ao longo de um certo trajecto. De preferência, de tal modo que os meios de retorno de mangueira e a parte de suporte permaneçam dentro do espaço de armazenamento da mangueira durante a utilização. Os recessos podem ser concebidos para permitirem o retorno da unidade rotativa, a parte de suporte e a mangueira, por meio da gravidade.
Opcionalmente, a unidade rotativa está equipada com um elemento de retorno para assegurar o retorno completo da unidade rotativa e da mangueira.
De acordo com o invento, o dispositivo para manuseamento da mangueira compreende adicionalmente segundos meios de retorno de mangueira, os quais cooperam sequencialmente com os primeiros meios de retorno de mangueira. Isto dá a vantagem de uma mangueira mais comprida poder ser armazenada na coluna e, quando necessário, ser puxada para fora. 0 puxar para fora não obrigará ao mesmo trabalho pesado que nas colunas convencionais, equipadas com meios de retorno de mangueira, uma vez que a força de retorno é partilhada pelos dois meios de retorno de mangueira que não operam simultaneamente de uma maneira contrária. A mangueira, que o dispositivo é capaz de fazer retornar tem, pelo menos, o mesmo comprimento ou é, em muitos casos, mais comprida do que a mangueira que um dispositivo de retorno de mangueira de concepção convencional pode fazer retornar, quando ambos os 6
ΕΡ 1 398 294/PT dispositivos de retorno de mangueira actuam com a mesma força contrária, enquanto puxam para fora a mangueira.
Os dois meios de retorno de mangueira estão, de preferência, adaptados para armazenarem, sob a forma de energia potencial, pelo menos, parte da energia que corresponde ao trabalho que é requerido para puxar para fora a mangueira. Como um resultado disso, esta energia pode ser utilizada para proporcionar o retorno da mangueira.
Os meios de retorno de mangueira estão adequadamente adaptados para permitirem o puxar para fora sequencial da mangueira e o armazenamento sequencial de energia, o que reforça as vantagens indicadas acima.
Para além disso, os meios de retorno de mangueira estão adequadamente adaptados para fazer retornar a mangueira sequencialmente, o que enfatiza adicionalmente as vantagens indicadas acima.
De acordo com uma concretização preferida do invento, pelo menos, um dos meios de retorno de mangueira aplica à mangueira uma força de retorno, a qual aumenta gradualmente, quando do retorno da mangueira. Como um resultado disso, é obtida a vantagem de, quando do retorno da parte mais externa da mangueira, uma força suficientemente grande actuar para introduzir esta parte no interior da coluna, sem que a força contrária no puxar para fora seja desnecessariamente grande.
Para além disso, a força de retorno, a qual durante o retorno é a última a actuar na mangueira, está, de preferência, adaptada para aplicar à mangueira uma força de retorno que aumenta gradualmente, enquanto se faz retornar a mangueira. Isto aumenta ainda mais a vantagem indicada acima, quando do retorno a parte mais externa da mangueira. 0 método do invento para manuseamento de uma mangueira proporciona as vantagens correspondentes às relacionadas com o dispositivo para manuseamento de uma mangueira de acordo com o indicado acima. 0 conjunto de bomba de combustível de acordo com o invento é caracterizado por o mesmo apresentar um dispositivo para manuseamento da mangueira do tipo mencionado acima. Isto 7
ΕΡ 1 398 294/PT proporciona a vantagem da mangueira ser fácil e seguramente puxada e feita retornar de uma forma estável e suave e não fica fora do conjunto após a utilização, que é particularmente importante em ligação com líquidos inflamáveis, como gasolina, diesel ou outros combustíveis, que podem escapar-se para fora se a mangueira for danificada. Além disso, o dispositivo de retorno de mangueira do tipo acima requer menos espaço em comparação com os dispositivos de retorno de mangueira da técnica anterior com um comprimento da mangueira correspondente capaz de ser puxado para fora.
Descrição resumida dos desenhos 0 invento será agora descrito com mais pormenor com referência aos desenhos esquemáticos anexos, os quais ilustram a título de exemplo uma concretização correntemente preferida do invento. A Fig. 1 é uma vista de frente de uma unidade de distribuição de combustível. A Fig. 2 é uma vista lateral do interior de uma coluna.
As Figs. 3 e 4 correspondem à Fig. 2, mas ilustram outras posições da mangueira. A Fig. 5 mostra com grande pormenor a concretização dos meios de retorno de mangueira superiores do invento.
Descrição pormenorizada da concretização preferida
Como é evidente a partir da Fig. 1, os principais componentes do conjunto bomba de combustível ou unidade de distribuição de combustível são uma coluna 1, um invólucro de bomba 2, com uma bomba P e um dispositivo de medição M e uma unidade de mostrador 3. 0 conjunto da bomba de combustível está ligado a um tanque de combustível subterrâneo (não mostrado). Quando do enchimento do depósito de um veículo, o combustível é bombeado a partir do tanque subterrâneo por meio da bomba P no invólucro de bomba 2, e a partir dai para a coluna através de uma tubagem de combustível e para fora para uma agulheta 4 através de uma mangueira de combustível 5. Quando o enchimento não ocorre, a mangueira de combustível 8 ΕΡ 1 398 294/ΡΤ 5 está acomodada num espaço de armazenamento de mangueira 6 e a agulheta 4 está inserida num encaixe de agulheta 7.
Como é evidente a partir Fig. 2, a mangueira de combustível 5 está ligada à tubagem do combustível do conjunto da bomba de combustível numa porção superior e, em relação ao utilizador, na porção traseira do espaço de armazenamento de mangueira 6. A mangueira 5 é passada para baixo em torno de um rolo de deflexão 8, o qual está posicionado numa porção inferior e, em relação ao utilizador, numa porção traseira do espaço de armazenamento de mangueira 6. A partir do rolo 8, a mangueira de combustível 5 é passada para cima no espaço de armazenamento de mangueira 6 e é suportada por um rolo de suporte 9, que está localizado numa porção superior e, em relação ao utilizador, numa porção da frente do espaço de armazenamento de mangueira 6. A partir do rolo de suporte 9, a mangueira de combustível 5 fica suspensa numa curva e deflecte para cima mais uma vez, visto que a agulheta 4, disposta na extremidade da mangueira de combustível 5, está inserida no encaixe de agulheta 7, o qual está posicionado aproximadamente no meio da coluna 1 na direcção vertical e ao lado da coluna 1, a qual está no lado da frente em relação ao utilizador. 0 rolo de deflexão 8 é carregado por mola e adaptado para ser movido no sentido vertical quando do puxar para fora e do retorno da mangueira de combustível 5. 0 rolo de suporte 9 está adaptado para ser movido no sentido do espaço de armazenamento de mangueira 6 e para longe da porção da frente do mesmo, quando se puxa para fora e se faz retornar a mangueira 5, respectivamente. 0 movimento e a função destes dois componentes serão agora descritos com mais pormenor. 0 rolo de suporte 9, o qual suporta a mangueira 5, é suportado de modo móvel pelos primeiros meios de retorno de mangueira superiores 10, que compreendem um suporte 11, montado no tecto da coluna 1 e uma unidade rotativa 12, disposta no suporte 11 de uma maneira rotativa. O suporte 11 é uma construção de parede dupla ver 11a, 11b na Fig. 5. Também a unidade rotativa 12 compreende duas paredes 12b, 12a sobre e entre as quais um elemento de guia rotativo anelar 13 está articulado num ponto 16 na parte da unidade rotativa 12 mais próxima da frente do espaço de armazenamento de 9 ΕΡ 1 398 294/ΡΤ mangueira 6. A mangueira 5 pode deslizar através do elemento de guia 13.
Quando um utilizador pretende utilizar o conjunto de bomba de combustível, ele remove a agulheta 4 do encaixe 7 e puxa a mangueira de combustível 5 para fora. Nesta operação, a mangueira será endireitada para fora e a "folga" ficará acessível ao utilizador com pequeno ou sem qualquer movimento do elemento guia 13, da unidade rotativa 12 e do rolo de suporte 9. Então, à medida que a mangueira 5 é puxada, o elemento de guia 13 subirá de modo correspondente e a unidade rotativa 12 será rodada para cima e para fora no sentido do utilizador. Por conseguinte, o eixo 17 do rolo de suporte 9 irá mover-se no sentido das extremidades da frente dos recessos 14a, 14b, isto é, no sentido de A na Fig. 5, e no sentido das extremidades inferiores dos recessos 15a, 15b, isto é, no sentido de B na Fig. 5. Isto é, o rolo de suporte 9 será passado no sentido da frente do espaço de armazenamento 6. A mangueira 5 continuará a ser suportada pelo rolo de suporte 9. 0 comprimento do tubo, o qual pode ser obtido nesta operação é o comprimento que estava posicionado na volta descendente a partir do rolo de suporte 9 até à agulheta 4.
Para fazer retornar a mangueira 5, a unidade rotativa 12 está equipada com uma mola 19, a qual está adaptada para fazer retornar a unidade rotativa 12 e, assim, a mangueira 5 para a sua posição inicial (ver Fig. 2) após a utilização. A mola 19 é nesta concretização uma tira elástica, uma extremidade da qual está fixa num ponto de fixação 20 no interior do espaço de armazenamento de mangueira 6 e a outra extremidade da qual está ligada a um ponto de fixação 21, o qual está posicionado na unidade rotativa 12 a uma certa distância do eixo de rotação 18. A mola de 19 armazena a energia que é necessária para puxar para fora a mangueira 5 sob a forma de energia potencial. Pela selecção adequada das posições relativas dos pontos de fixação 20 e 21 em relação ao eixo de rotação 18, e também pela selecção da constante de mola da mola 19, é possível conseguir soluções em que a força de retorno da mangueira é optimizada, no que se refere ao retorno da mangueira 5 e a força de puxar para fora necessária é optimizada no que se refere facilidade de utilização pelo utilizador. Por exemplo, nas posições em que o utilizador tem a posição de trabalho menos favorável, pode 10
ΕΡ 1 398 294/PT ser assegurado que a força contrária exercida pela mola de retorno 19 é tão pequena quanto possível, enquanto pode ser assegurado que a força de retorno é tão grande quanto possível na última parte do movimento de retorno, para assegurar que a mangueira 5 é feita retornar para dentro do espaço de armazenamento de mangueira 6.
Quando a mangueira 5 tiver sido puxada para fora para a posição mostrada na Fig. 3, o puxar para fora adicional da mangueira 5 fará com que o rolo de deflexão 8 se mova essencialmente na vertical para cima, como ilustrado na Fig. 4. Neste movimento vertical do rolo 8, é obtido um comprimento adicional da mangueira, que pode ser utilizado para puxar para fora a mangueira para um veículo estacionado de forma incorrecta ou torno de um veículo para o outro lado para conseguir a ligação ao depósito do veículo. O rolo 8 está ligado a uma mola 22, a qual é esticada quando se puxa para fora a mangueira 5. A mola 22, a qual é uma mola de tensão está ligada numa extremidade a um ponto de fixação 23, o qual acompanha o rolo 8 e na outra extremidade a um ponto de fixação 24, o qual está fixo em relação ao espaço de armazenamento de mangueira 6. A mola de 22 armazena o trabalho que é necessário para puxar para fora a mangueira 5, sob a forma de energia potencial. Visto que o movimento vertical do rolo 8 em cooperação com o movimento do rolo de suporte 9, no sentido da frente do espaço de armazenamento de mangueira 6 endireita para fora a mangueira 5, é obtido um grande comprimento da mangueira em relação ao trabalho que é necessário para puxar para fora a mesma. Como o rolo de suporte 9 é movido no sentido da frente do espaço de armazenamento de mangueira 6, o ângulo de enrolamento da mangueira em relação ao rolo de deflexão 8 irá diminuir, o que implica que a força necessária para puxar o rolo de 8 para cima será menor. Para além disso, o movimento do rolo de suporte 9 no sentido da frente do espaço de armazenamento 6 implica que o rolo de deflexão 8 possa ser puxado para um nível muito alto por detrás (em relação a um utilizador) do rolo de suporte 9, o qual por sua vez, leva a que se torne acessível ao utilizador o comprimento extra da mangueira. A maneira pela qual o conjunto de bomba de combustível se destina a ser utilizado será agora descrita. O condutor que pretende encher o depósito conduz o seu veículo para a parte lateral do conjunto de bomba de combustível. 0 condutor 11
ΕΡ 1 398 294/PT escolhe então o tipo de combustível e retira a agulheta 4 do encaixe 7. Quando retira a mangueira 5, primeiro a "folga" da mangueira será endireitada, o elemento de guia 13 irá subir, a unidade rotativa 12 rodará no sentido da frente do espaço de armazenamento de mangueira 6 (o utilizador) e o rolo de suporte 9 será movido no sentido da frente do espaço de armazenamento 6 pelo movimento de seu eixo 17 nos recessos 14a, 14b e 15a, 15b do suporte 11 e da unidade rotativa 12, respectivamente. Neste movimento, a mola 19 irá armazenar o trabalho que é exigido sob a forma de energia potencial. Se a agulheta 4 atingir a ligação do depósito do veículo, o enchimento é iniciado. Se o veículo estiver estacionado de modo que a agulheta 4 não chega para ligação ao depósito do veículo, o condutor irá puxar adicionalmente a mangueira 5 e como um resultado disso a unidade rotativa 12 irá possivelmente rodar adicionalmente, mas acima de tudo o rolo 8 será movido verticalmente para cima. Também neste caso, a mola 22 armazenará o trabalho que é exigido sob a forma de energia potencial. Quando o enchimento estiver concluído, o condutor retirará a agulheta 4 da ligação ao depósito do veículo e deixa a mangueira mover-se para trás, à medida que a primeira mola 22 do rolo 8 e, depois a mola 19 da unidade rotativa 12 fazem retornar a mangueira 5 para o espaço de armazenamento de mangueira 6. Devido a este efeito sequencial entre os primeiros meios de retorno de mangueira superiores 10 e os segundos meios de retorno de mangueira que compreendem o rolo 8, ambos quando se puxa para fora e se faz retornar a mangueira 5, é possível optimizar a função de retorno e, ao mesmo tempo, a construção pode ser muito fácil para do utilizador.
Será apreciado que podem ser feitas muitas modificações da concretização descrita dentro do âmbito do invento, o qual está definido nas reivindicações anexas.
Por exemplo, a unidade rotativa pode ter outras formas que satisfaçam as correspondentes condições geométricas do eixo de rotação e dos pontos de fixação. Para além disso, a tira elástica 19 e a mola de tensão 22 podem ser substituídas por uma mola opcional ou outro elemento que tenha a correspondente função, como um roleto carregado por mola helicoidal ou semelhante. Uma das molas, ou ambas, pode(m) ser também substituída(s) por um peso. 12 ΕΡ 1 398 294/ΡΤ
De acordo com uma concretização alternativa, uma e a mesma mola é utilizada para fazer retornar tanto a unidade rotativa como o rolo de deflexão. Neste caso, o efeito sequencial pode ser obtido, por exemplo, pela unidade rotativa e pelo rolo de deflexão, que estão liqados à mola com um qrau diferente de extensão da mola. A unidade rotativa pode, por exemplo, estar fixa, a uma extremidade da mola, enquanto o rolo de deflexão está fixo à mola, por meio de um gancho, o qual está disposto na mola e engata no rolo após a mola ter sido esticada um determinado comprimento.
De acordo com uma concretização alternativa do invento a concepção dos primeiros meios de retorno de mangueira superiores 10 e, em especial, os recessos 14a, b, 15a, b podem ser ajustados para permitirem o retorno dos meios de retorno e do rolo de suporte 9, por meio da gravidade, de modo que a mola 19 pode ser desnecessária. Um especialista na técnica pode chegar facilmente às dimensões e parâmetros adequadas como foram agora apresentados pelo invento. 0 espaço de armazenamento da mangueira pode ser um espaço mais ou menos aberto, em vez do espaço mostrado que é relativamente fechado. O aspecto importante é que a mangueira é feita retornar para uma posição onde a mesma não possa ser tocada pelos veículos que passam ou algo semelhante.
Além disso, o rolo de suporte da mangueira pode ser substituído por qualquer tipo de pino ou qualquer outra construção, a qual suporte a mangueira e não ofereça muita resistência quando se puxa para fora a mangueira.
Deve ser apreciado que o elemento de guia 13 pode ser construído de várias maneiras, tais como por uma pluralidade de rodas que rodeiam a mangueira.
Deve também ser apreciado que uma construção de parede dupla do suporte 11 não é necessária e que uma única parede com um recesso mais qualquer tipo de guia ao longo e oposto ao recesso funcionaria de uma forma semelhante.
Deve ser adicionalmente apreciado que a unidade rotativa 12 pode estar articulada, por exemplo, no tecto da coluna 1 em vez de no suporte 11.
Lisboa, 2012-01-23

Claims (19)

  1. ΕΡ 1 398 294/PT 1/4 REIVINDICAÇÕES 1 - Dispositivo para manuseamento de uma mangueira (5), o dispositivo o qual permite que a mangueira (5) seja puxada para fora de um espaço de armazenamento de mangueira (6) e o qual está adaptado para fazer retornar a mangueira (5) para o espaço de armazenamento de mangueira (6), que compreende meios de retorno de mangueira (10), compreendendo os referidos meios de retorno de mangueira (10) meios de suporte (11) e uma unidade rotativa (12), que é móvel em relação aos meios de suporte (11) e ao espaço de armazenamento de mangueira (6), estando os meios de suporte (11) e a unidade rotativa (12) adaptados para suportarem em conjunto uma parte de suporte (9), que suporta a mangueira (5), estando a unidade rotativa (12) equipada com um elemento de guia (13) que engata na mangueira (5), caracterizado por compreender segundos meios de retorno de mangueira (8, 22), os quais cooperam sequencialmente com os primeiros meios de retorno de mangueira (10).
  2. 2 - Dispositivo de acordo com a reivindicação 1, em que a unidade rotativa (12) está adaptada para ser rodada num primeiro sentido quando se puxa para fora a mangueira (5), de tal modo que a parte de suporte (9) é movida no sentido uma extremidade da frente do espaço de armazenamento de mangueira (6), e, quando se faz retornar a mangueira (5), é rodada num segundo sentido que é oposto ao primeiro sentido, trazendo a parte de suporte (9) de novo para a posição inicial.
  3. 3 - Dispositivo de acordo com a reivindicação 1 ou 2, em que a parte de suporte (9) está suspensa de modo móvel em recessos alongados (14b, 14a e 15a, 15b) proporcionados no suporte (11) e na unidade rotativa (12), respectivamente.
  4. 4 - Dispositivo de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 3, em que os meios de retorno de mangueira (10) compreendem adicionalmente um elemento de retorno (19), o qual está adaptado para fazer retornar a unidade rotativa (12) .
  5. 5 - Dispositivo de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 4, em que os meios de retorno de mangueira (10) estão adaptados para armazenarem, pelo menos, parte da energia, a qual corresponde ao trabalho de puxar para fora a ΕΡ 1 398 294/ΡΤ 2/4 mangueira (5) sob a forma de energia potencial para a fazer retornar a mangueira (5).
  6. 6 - Dispositivo de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 5, em que ambos os meios de retorno de mangueira (8, 22 e 10) estão adaptados, quando se puxa para fora a mangueira (5), para armazenarem, pelo menos, parte da energia que corresponde ao trabalho de puxar para fora a mangueira (5) sob a forma de energia potencial.
  7. 7 - Dispositivo de acordo com qualquer uma das reivindicações 4 ou 5, em que os referidos meios de retorno de mangueira (8, 22 e 10) estão adaptados para armazenarem energia sequencialmente quando se puxa para fora sequencialmente a mangueira (5).
  8. 8 - Dispositivo de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 7, em que os meios de retorno de mangueira (8, 22 e 10) estão adaptados para fazerem retornar sequencialmente a mangueira (5).
  9. 9 - Dispositivo de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 8, em que, pelo menos, um dos meios de retorno de mangueira (8, 22 e 10) aplica à mangueira (5) uma força de retorno, a qual aumenta gradualmente, enquanto se faz retornar a mangueira (5).
  10. 10 - Dispositivo de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 9, em que os meios de retorno da mangueira, os quais, durante o retorno da mangueira (5), são os últimos a actuar na mangueira (5), aplicam na mangueira (5) uma força de retorno, a qual aumenta gradualmente, enquanto se faz retornar a mangueira (5).
  11. 11 - Método para manuseamento de uma mangueira (5) , em que a mangueira (5) para utilização é puxada para fora de um espaço de armazenamento de mangueira (6) e após utilização é feita retornar ao espaço de armazenamento de mangueira (6), em que, quando se puxa para fora a mangueira (5), uma unidade rotativa (12), a qual pode ser rodada em relação a um suporte (11) e ao espaço de armazenamento de mangueira (6), é rodada em torno de um eixo de rotação (18), sendo a mangueira (5) suportada por um rolo de suporte (9), o qual é suportado em conjunto no suporte (11) e na unidade rotativa (12), e a ΕΡ 1 398 294/PT 3/4 unidade rotativa (12), após a utilização da mangueira (5), é rodada para trás e faz retornar a mangueira (5) para o espaço de armazenamento (6), caracterizado por os segundos meios de retorno de mangueira (8, 22) cooperarem sequencialmente com os primeiros meios de retorno de mangueira (10).
  12. 12 - Método de acordo com a reivindicação 11, em que a unidade rotativa (12), durante a rotação em torno do eixo de rotação (12) para puxar para fora a mangueira (5) armazena, pelo menos, parte da energia que corresponde ao trabalho de puxar para fora a mangueira (5) sob a forma de energia potencial para o retorno da mangueira (5).
  13. 13 - Método de acordo com a reivindicação 11 ou 12, em que a unidade rotativa (12) é rodada num primeiro sentido quando se puxa para fora a mangueira (5) e, quando se faz retornar a mangueira, é rodada pelos meios de retorno (19), os quais aplicam uma força de retorno à unidade rotativa (12), a uma certa distância do eixo de rotação (18) num segundo sentido que é oposto ao primeiro sentido.
  14. 14 - Método de acordo com a reivindicação 13, em que os meios de retorno (19) aplicam a força de retorno de uma maneira tal que uma alavanca do momento da força de retorno relativa ao eixo de rotação (18) é gradualmente estendida durante o retorno da mangueira (5).
  15. 15 - Método de acordo com a reivindicação 13 ou 14, em que os meios de retorno são feitos operar como um elemento de mola (19).
  16. 16 - Método de acordo com qualquer uma das reivindicações 11 a 15, em que ambos os meios de retorno de mangueira (8, 22 e 10), quando se puxa para fora a mangueira (5) , armazenam, pelo menos, parte da energia que corresponde ao trabalho de puxar para fora a mangueira (5) sob a forma de energia potencial.
  17. 17 - Método de acordo com a reivindicação 16, em que os referidos meios de retorno de mangueira (8, 22 e 10) armazenam energia sequencialmente, quando se puxa para fora sequencialmente a mangueira (5). ΕΡ 1 398 294/ΡΤ 4/4
  18. 18 - Método de acordo com qualquer uma das reivindicações 11 a 17, em que os meios de retorno de mangueira (8, 22 e 10) fazem retornar a mangueira (5) sequencialmente. 19 - Método de acordo com qualquer uma das reivindicações 11 a 18 , em que, pelo menos, um dos meios de retorno de mangueira (10) aplica à mangueira (5) uma força de retorno, a qual aumenta gradualmente, enquanto é feito o retorno da mangueira (5). 0 - Método de acordo com qualquer uma das reivindicações 11 a 19, em que os meios de retorno de mangueira (10), os quais são os últimos a actuar na mangueira, quando se faz retornar a mangueira (5), aplicam na mangueira (5) uma força de retorno, a qual aumenta gradualmente, enquanto é feito o retorno da mangueira (5).
  19. 21 - Conjunto de bornba de combustível, tal como uma bomba de gasolina, caracterizada por ter um dispositivo de manuseamento de mangueira de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 10. Lisboa, 2012-01-23
PT03445101T 2002-09-16 2003-09-11 Dispositivo e método para manuseamento de uma mangueira de combustível PT1398294E (pt)

Applications Claiming Priority (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
SE0202755A SE525757C2 (sv) 2002-09-16 2002-09-16 Anordning, förfarande för hantering av en slang samt bränslepumpaggregat

Publications (1)

Publication Number Publication Date
PT1398294E true PT1398294E (pt) 2012-02-03

Family

ID=20289016

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
PT03445101T PT1398294E (pt) 2002-09-16 2003-09-11 Dispositivo e método para manuseamento de uma mangueira de combustível

Country Status (5)

Country Link
EP (1) EP1398294B1 (pt)
AT (1) ATE530494T1 (pt)
ES (1) ES2376423T3 (pt)
PT (1) PT1398294E (pt)
SE (1) SE525757C2 (pt)

Families Citing this family (6)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
ATE405521T1 (de) 2006-04-11 2008-09-15 Dresser Wayne Ab Schlauchausleger für zapfsäulen
ES2437874T3 (es) 2008-04-02 2014-01-14 Dresser Wayne Ab Soporte de manguera para dispensador de combustible
US8104641B2 (en) 2009-04-03 2012-01-31 Dresser, Inc. Fluid dispensing apparatus and method
WO2011035115A1 (en) 2009-09-17 2011-03-24 Dresser, Inc. Fluid dispensing apparatus with multiple doors and method
SE542951C2 (en) * 2018-05-08 2020-09-22 Wayne Fueling Systems Sweden Ab A device for handling at least one hose in a fuel dispensing unit
SE1850547A1 (en) * 2018-05-08 2019-11-09 Wayne Fueling Systems Sweden Ab Angled nozzle boot

Family Cites Families (4)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
DE8708333U1 (de) * 1987-06-12 1987-07-30 Tankanlagen Salzkotten GmbH, 4796 Salzkotten Vorrichtung zum selbsttätigen Einziehen von Zapfschläuchen in Zapfsäulen
DE8806268U1 (de) * 1988-05-11 1988-06-23 Tankanlagen Salzkotten GmbH, 4796 Salzkotten Vorrichtung zum selbsttätigen Einziehen von Zapfschläuchen in Zapfsäulen
NL1010078C2 (nl) * 1998-09-14 2000-03-15 Koppens Automatic Fabrieken Bv Slangbergingsinrichting.
US6334457B1 (en) * 1999-03-02 2002-01-01 Dresser, Inc. Collapsing hose management system and method for gasoline dispensing unit

Also Published As

Publication number Publication date
SE0202755D0 (sv) 2002-09-16
ES2376423T3 (es) 2012-03-13
EP1398294A1 (en) 2004-03-17
SE525757C2 (sv) 2005-04-19
ATE530494T1 (de) 2011-11-15
EP1398294B1 (en) 2011-10-26
SE0202755L (sv) 2004-03-17

Similar Documents

Publication Publication Date Title
ES2311267T3 (es) Portamangueras para surtidor de combustible.
PT1398294E (pt) Dispositivo e método para manuseamento de uma mangueira de combustível
BR112017020869B1 (pt) Dispositivo para manusear pelo menos uma mangueira e unidade de dispensação de combustível
BRPI0901465A2 (pt) equipamento limpador de alta pressão com uma mangueira têxtil achatada integrada
US6334457B1 (en) Collapsing hose management system and method for gasoline dispensing unit
EP2006245A1 (en) Device and method for handling a hose
EP2147892A1 (en) Device and method for handling a hose, and a fuel dispensing unit comprising such device
EP1113979B1 (en) Hose storing device
EP1243549B1 (en) Device and method for handling a hose
EP1331200B1 (en) Device for hose handling at a fuel delivery unit
ES2432177T3 (es) Dispositivo de manipulación de una manguera y unidad de dispensación de combustible que comprende tal dispositivo
EP1253106B1 (en) Device and method for handling a hose
CN208564417U (zh) 一种可收纳的梯子
EP2248761A1 (en) Device and method for handling at least one hose, and a fuel dispensing unit comprising such device
US10308498B2 (en) Methods and devices for handling a fuel dispenser hose
WO2022070218A1 (en) Mobile support for flexible hose
CN111972796A (zh) 一种自动遮阳伞架
EP3790834A1 (en) Fuel dispenser with angled nozzle boot
CN219081153U (zh) 一种自行车立体停放装置
JP2009164224A (ja) 引出型シャーシ
CN212325682U (zh) 一种自动遮阳伞架
EP3988500A1 (en) Improved fuel dispensing unit
BR112020022091A2 (pt) dispositivo de manuseio e método de manuseio
BR112020022097B1 (pt) Dispositivo de manuseio de pelo menos uma mangueira
BR112020022097A2 (pt) dispositivo de manuseio de pelo menos uma mangueira