PT1322148E - Aparelho para colocação automática de ligações torcidas - Google Patents

Aparelho para colocação automática de ligações torcidas Download PDF

Info

Publication number
PT1322148E
PT1322148E PT1974433T PT01974433T PT1322148E PT 1322148 E PT1322148 E PT 1322148E PT 1974433 T PT1974433 T PT 1974433T PT 01974433 T PT01974433 T PT 01974433T PT 1322148 E PT1322148 E PT 1322148E
Authority
PT
Portugal
Prior art keywords
nozzle
motor
torsor
wire
cutting device
Prior art date
Application number
PT1974433T
Other languages
English (en)
Inventor
Freddy Dombray
Original Assignee
Mage Applic
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Mage Applic filed Critical Mage Applic
Publication of PT1322148E publication Critical patent/PT1322148E/pt

Links

Classifications

    • AHUMAN NECESSITIES
    • A01AGRICULTURE; FORESTRY; ANIMAL HUSBANDRY; HUNTING; TRAPPING; FISHING
    • A01GHORTICULTURE; CULTIVATION OF VEGETABLES, FLOWERS, RICE, FRUIT, VINES, HOPS OR SEAWEED; FORESTRY; WATERING
    • A01G17/00Cultivation of hops, vines, fruit trees, or like trees
    • A01G17/04Supports for hops, vines, or trees
    • A01G17/06Trellis-work
    • A01G17/08Tools e.g. clips for attaching hops, vines, or boughs to trellis-work; Tying devices
    • AHUMAN NECESSITIES
    • A01AGRICULTURE; FORESTRY; ANIMAL HUSBANDRY; HUNTING; TRAPPING; FISHING
    • A01GHORTICULTURE; CULTIVATION OF VEGETABLES, FLOWERS, RICE, FRUIT, VINES, HOPS OR SEAWEED; FORESTRY; WATERING
    • A01G17/00Cultivation of hops, vines, fruit trees, or like trees
    • A01G17/04Supports for hops, vines, or trees
    • A01G17/06Trellis-work
    • A01G17/08Tools e.g. clips for attaching hops, vines, or boughs to trellis-work; Tying devices
    • A01G17/085Espalier machines; Tying machines

Landscapes

  • Life Sciences & Earth Sciences (AREA)
  • Botany (AREA)
  • Environmental Sciences (AREA)
  • Basic Packing Technique (AREA)
  • Wire Processing (AREA)

Description

DESCRIÇÃO "APARELHO PARA A COLOCAÇÃO AUTOMÁTICA DE LIGAÇÕES TORCIDAS" [0001] A invenção diz respeito a um aparelho de colocação automática de ligações torcidas, por exemplo, para atar sarmentos de vinha ou ramos de plantas a suportes tais como estacas ou fios de latada.
[0002] Este aparelho pode igualmente ser utilizado para outras aplicações, nomeadamente industriais, gue requeiram a ligação de duas peças de secção fraca, nomeadamente, peças filiformes.
[0003] Na agricultura, é frequentemente necessário atar uma planta a um suporte, orientando-a à medida do seu crescimento. Assim, é prática comum atar sarmentos de vinha a fios horizontais denominados fios de latada. Quando efectuada manualmente, esta operação torna-se demorada e fastidiosa, uma vez que é necessário cortar troços de fio de arame de uma bobina, envolver o sarmento a prender, bem como o fio no qual ficará atado, e enrolar o laço assim formado para assegurar o fecho deste.
[0004] Para facilitar e acelerar este processo de ligação, considerou-se a possibilidade de produzir aparelhos que permitissem uma colocação automática, i.e. que compreendessem um corpo equipado com meios de alimentação continua do fio de arame, de condução desse fio a um bico curvo passivel de se fechar sobre si mesmo de modo a cercar o objecto ou similar em torno do qual a ligação deverá ser enrolada, o corpo estando munido de um torsor posto em 1 rotação no decorrer da operação de enrolamento e um dispositivo de corte do arame para formar uma ligação. Um aparelho deste tipo está descrito no documento FR-2 738 456. Este aparelho é constituído por apenas um motor que assegura as diferentes funções de condução do fio, de fecho do bico, de corte de uma ligação e de enrolamento da ligação. Todavia, o mecanismo em acção é complexo, e a potência disponível para cada operação nem sempre é suficiente, tendo em conta que o aparelho só dispõe de um motor.
[0005] 0 documento FR 2 780 702 diz respeito a um aparelho com as características da parte genérica da reivindicação 1.
[0006] 0 objectivo da invenção é o de fornecer um aparelho para a colocação automática de ligações torcidas, que apresente uma excelente fiabilidade e uma potência considerável para a realização das diferentes funções.
[0007] Deste modo, o aparelho a que a invenção se refere, do tipo descrito pelo documento FR 2 780 702, caracteriza-se por o segundo motor ser igualmente destinado a accionar o dispositivo de corte do fio, estando previstos meios de comando para controlar sucessivamente a condução do fio e o fecho do bico de orientação deste através do primeiro motor, depois, uma vez parado o primeiro motor, controlar o accionamento simultâneo do dispositivo de corte do fio e do torsor com a ajuda do segundo motor, e finalmente, após paragem do segundo motor, a abertura do bico de orientação e a transmissão do fio a este último. 2 [0008] Este aparelho é constituído, assim, por dois motores eléctricos, um primeiro motor com a função de realizar simultaneamente a transmissão do fio e o fecho do bico de orientação, cercando o objecto a fixar e, num segundo momento, após o enrolamento da ligação, a reabertura do bico e a transmissão do fio até ao nível deste. O segundo motor, que funciona após o fecho do bico de orientação do fio, assegura o corte e o enrolamento do fio à volta do objecto a fixar.
[0009] De acordo com uma característica vantajosa da invenção, o bico de orientação do fio compreende uma primeira parte fixa e solidária com o corpo, formando um gancho aberto que termina numa zona em forma de arco de círculo na qual é montada, de forma deslizante e orientada, uma segunda parte deslocável entre uma primeira posição na qual a segunda parte é ocultada na primeira parte do bico, correspondendo a uma posição de abertura deste, e uma segunda posição na qual a segunda parte prolonga a primeira parte do bico para formar um laço fechado que envolve o objecto ou similar à volta do qual a ligação deve ser enrolada, uma entrada situada na face interior da primeira e da segunda parte do bico para assegurar a orientação do fio até ao torsor, após a formação de um laço.
[0010] É de notar que, contrariamente aos aparelhos conhecidos, o fecho do bico à volta do objecto a prender não é realizado por rotação de uma parte móvel, mas pelo deslizamento da parte móvel na parte fixa para realizar um movimento de cerco. Assim, este bico pode ser adequado para prender objectos de diâmetro relativamente grande, por exemplo até 30 mm, uma vez que se ajusta ao diâmetro do objecto a ligar, sem apertar demasiado e sem danificar o 3 objecto, o que é particularmente importante no caso de vegetais.
[0011] Para realizar o deslocamento da parte móvel ou segunda parte do bico, na extremidade da segunda parte do bico que permanece na primeira parte do bico, na posição fechada deste, é articulada uma extremidade de uma primeira biela disposta longitudinalmente em relação ao corpo do aparelho, e cuja outra extremidade é articulada sobre uma segunda biela igualmente articulada sobre o corpo e sujeita à acção de uma mola que a impulsiona rodar e a deslocar a primeira biela no sentido do fecho do bico.
[0012] Para controlar o movimento de rotação da segunda biela sob a acção de uma mola, sobre o corpo é montada uma roda em rotação em torno de um eixo paralelo ao eixo de articulação da segunda biela, roda essa que, posta em rotação pelo primeiro motor, está munida num dos seus lados de um excêntrico que se apoia na segunda biela para controlar a rotação desta e, por conseguinte os movimentos de abertura e fecho do bico.
[0013] Sobre a roda encontra-se montado um primeiro carreto de transmissão da rotação a partir de um motor eléctrico e um segundo carreto que acciona um carreto no qual está montado um rodízio de transmissão do fio, o fio passando entre o rodízio de transmissão e um rodízio de eixo paralelo, livre em rotação e sujeito à acção de uma mola de compressão, desempenha a função de rodízio de pressão. Existe uma posição de desengate, nomeadamente quando o aparelho não é utilizado durante um período prolongado, que permite libertar a mola de compressão e evita o contacto entre os dois rodízios, o rodízio de accionamento e o 4 rodízio de pressão, o que impede o risco de deformação devido a um apoio prolongado.
[0014] De acordo com uma modalidade deste aparelho, na extremidade do corpo oposta à extremidade munida de bico, está montado axialmente um primeiro motor eléctrico, cujo eixo de saída conduz, através de um par de engrenagens rectas, um eixo longitudinal munido de um parafuso sem-fim que engrena num carreto montado sobre a roda. A transmissão por um parafuso sem-fim assegura uma transmissão mais suave do fio e uma maior fiabilidade mecânica do que o mecanismo de rodas dentadas.
[0015] De acordo com uma outra característica da invenção, na parte do corpo situada do lado do bico, está montado em rotação em torno de um eixo orientado no eixo do corpo, isto é, perpendicular à abertura do bico, um eixo no qual são fixados o torsor e um dispositivo de corte, o torsor estando localizado do lado do bico e o dispositivo de corte do lado interior do corpo.
[0016] Vantajosamente, o torsor é constituído por duas ramificações arqueados e opostos sob a forma de hélice e o dispositivo de corte é formado por duas lâminas diametralmente opostas, cujas arestas de corte estão situadas no sentido da rotação do torsor e do dispositivo de corte, em frente aos bordos correspondentes nas ramificações do torsor. Quando o segundo motor entra em funcionamento, uma lâmina do dispositivo de corte situada em frente, no sentido da rotação, do bordo correspondente a uma ramificação do torsor, procede-se ao corte do fio para formar a ligação, antes do início do enrolamento. Além disso, a forma do torsor é particularmente adequada para 5 permitir uma ligação, procurando não haver um aperto excessivo, o que é vantajoso no caso de vegetais.
[0017] De acordo com uma caracteristica da invenção, o segundo motor eléctrico é montado na zona central do corpo e acciona o torsor e o dispositivo de corte através de dois pares de engrenagens rectas.
[0018] Vantajosamente este aparelho possuiu um cartão electrónico de comando dos motores eléctricos que recebe informações de três sensores de efeito de Hall, dois dos quais são accionados por um iman fixado na roda munida de excêntrico e que controlam respectivamente, a paragem do primeiro motor e o arranque do segundo motor, após o fecho do bico, e a paragem do primeiro motor no fim do movimento de abertura do bico, sendo o terceiro sensor accionado por um iman fixado numa engrenagem de accionamento do eixo do torsor e do dispositivo de corte e que comanda, no final da operação de enrolamento, a paragem do segundo motor e o arranque do primeiro motor.
[0019] De notar que, no final da operação de enrolamento, a paragem do segundo motor assegura o posicionamento do eixo que transporta o dispositivo de corte e o torsor, de tal forma que a aresta de corte de uma lâmina fique situada em frente, no sentido da rotação, do bordo correspondente do torsor.
[0020] Vantajosamente, este aparelho compreende um selector que determina o número de voltas do torsor no decorrer de uma operação de enrolamento. 0 operador define, com o apoio do selector, o número de voltas necessárias para realizar o enrolamento da ligação, em seguida exerce uma pressão sobre 6 um botão de contacto que desencadeia a sucessão de operações que realizam a ligação.
[0021] Tendo em conta o alinhamento dos diferentes órgãos que constituem o aparelho, este possui uma forma geral alongada, apresentando-se sob a forma de uma barra.
Esta forma é particularmente ergonómica porque limita, em condições de utilização, os movimentos do pulso, evitando deste modo problemas de traumatismos da mão e do antebraço.
[0022] Segundo uma outra caracteristica da invenção, este aparelho contém uma bainha dupla para a transmissão do fio de ligação e de energia eléctrica para os motores. Este alinhamento permite o uso do aparelho independentemente das condições climáticas, uma vez que o fio está protegido da humidade. Além disso, a operação de montagem da latada é facilitada porque o fio é conduzido de forma positiva e não puxado pelo utilizador. Esta protecção do fio evita o enrodilhamento do fio de ligação e dos fios de transmissão de energia, bem como o engate do fio nas ramificações. Finalmente, este alinhamento protege a máquina da entrada de materiais, tais como terra, pó, madeira, folhas, que poderiam ficar presos nos fios, o que aumenta a fiabilidade e duração do aparelho.
[0023] De acordo com uma outra caracteristica deste aparelho, o mesmo compreende um dispositivo de reconhecimento do fio utilizado, impedindo o funcionamento do aparelho caso o fio não seja reconhecido como compatível com o funcionamento do mesmo. Este reconhecimento do fio utilizado impede a utilização de fios que não sejam adaptados ao aparelho e que podem lesar o seu funcionamento ou até deteriorá-lo. 7 [0024] De qualquer modo, a invenção será melhor compreendida usando a descrição que se segue, com referência ao desenho esquemático anexado, que representa, a título de exemplo não limitativo, uma forma de execução deste aparelho: A Figura 1 é uma vista em perspectiva das principais peças constituintes deste aparelho, em vista explodida, não estando representada a cobertura de protecção destas diferentes peças; A Figura 2 é uma vista de frente do eixo que transporta o torsor e o dispositivo de corte do fio; A Figura 3 é uma vista em corte longitudinal desse mesmo eixo segundo a linha III-III da Figura 2; A Figura 4 é uma vista em pormenor de um cartão com sensores;
As Figuras 5 e 6 são duas vistas laterais do aparelho na posição aberta, após engate num objecto a ligar a um suporte;
As Figuras 7 e 8 são duas vistas laterais semelhantes às
Figuras 5 e 6 respectivamente, após o fecho do bico e antes da operação de enrolamento;
As Figuras 9 e 10 são duas vistas laterais semelhantes à Figura 8, respectivamente no decurso da operação de enrolamento, após esta operação e após a abertura do bico.
[0025] O aparelho da invenção compreende um corpo 2 sobre a parte antes do qual está montado um subconjunto que compreende um bico 3 destinado a cercar o objecto a prender, bem como o suporte sobre o qual o objecto deve ser atado, e sobre a parte traseira do qual estão fixados um 8 motor 4 e um cartão electrónico 5. 0 conjunto possui, portanto, uma forma alongada destinada a ser coberta por uma cobertura em forma de barra, particularmente ergonómica para o utilizador. 0 fio de ligação 6 é fornecido em continuo a partir da retaguarda do corpo, atravessa o corpo sendo arrastado ao nível deste e é conduzido ao nível do bico.
[0026] 0 bico de orientação do fio compreende uma primeira parte 7 fixa e solidária ao corpo, formando um gancho aberto que termina numa zona em forma de arco circular, na qual está montada de forma deslizante e guiada segundo este arco uma segunda parte 8 móvel entre uma primeira posição, na qual a segunda parte 8 é ocultada pela primeira parte 7 do bico, que corresponde a uma posição de abertura representada particularmente nas Figuras 5 e 6, e uma segunda posição, em que a segunda parte 8 estende a primeira parte 7 do bico de modo a formar um laço fechado que cerca o objecto ou similar em torno do qual a ligação deve ser enrolada. Uma entrada, não representada no desenho, está disposta na face interior da primeira parte e da segunda parte 7, 8 do bico 3 para assegurar a condução do fio 6 até ao torsor após a formação de um laço.
[0027] 0 primeiro motor 4 acciona através de um conjunto de engrenagens 9, 10, um eixo longitudinal 12 munido de um parafuso sem-fim 13. Este eixo 12 é montado em rotação em mancais existentes no corpo 2. 0 parafuso sem-fim 13 engrena com um carreto 14. Neste carreto 14 está montada uma roda 15 munida dum excêntrico 16. No corpo está articulada, em torno de um eixo paralelo ao da roda e através de uma das suas extremidades, uma biela 17, em cuja outra extremidade é articulada uma extremidade de uma biela 9 18 cuja outra extremidade é articulada na segunda parte 8 do bico 3. Uma mola de torção 19 actua sobre a biela 17 e, por conseguinte, sobre a biela 18 para provocar o fecho do bico 3. 0 excêntrico 16 da roda 15 coopera com a biela 17 para controlar o movimento de oscilação desta em direcção à posição de fecho do bico e para o retorno da biela de ligação 17 à posição de abertura do bico.
[0028] 0 carreto 14 engrena com um carreto 20, no gual está montado um rodízio 22 de transmissão do fio 6. Este fio passa entre o rodízio de transmissão 22 e um rodízio de pressão 23 submetido à acção de uma mola de compressão 24. Existe um dispositivo de desengate 25 gue permite, em condições de não utilização prolongada do aparelho, desengatar o apoio do rodízio de pressão 23 sobre o rodízio de transmissão 22, afim de evitar marcar os dois rodízios por um apoio pontual prolongado de um sobre o outro. Como particularmente evidenciado na figura 1, o corpo está munido dum guia-fios 26, a passagem do fio estando acessível por meio de um alçapão 27. Na parte da frente do corpo 2 está montado axialmente, isto é, perpendicularmente à abertura do bico, um eixo 28 sobre o qual estão montados um torsor 29 e um dispositivo 30 de corte do fio. Como evidenciado particularmente na figura 2, o torsor 29 é constituído por duas ramificações 32 arqueadas e opostas, em forma de hélice, e o dispositivo de corte é formado por duas lâminas 33 diametralmente opostas, cujas arestas de corte 34 estão situadas, no sentido da rotação do torsor e do dispositivo de corte, em frente aos bordos correspondentes das ramificações do torsor.
[0029] 0 accionamento do eixo 28, munido de torsor e do dispositivo de corte, realiza-se através do segundo motor 10 eléctrico 35, por intermédio de dois pares de engrenagens rectas 36, 37. 0 aparelho está equipado com um cartão 38 munido de três sensores de efeito de Hall, respectivamente designados pelas referências 39, 40 e 42. A roda 15 está munida dum íman cuja trajectória de deslocamento passa em frente dos sensores 39 e 40, ao passo que a engrenagem 36 dispõe dum íman, cuja trajectória de deslocamento passa em frente do sensor 42.
[0030] 0 sensor 40 comanda, aquando da passagem do íman associado à roda 15, a paragem do primeiro motor 4 e o arranque do segundo motor 35, após fecho do bico 3. O segundo sensor 39 comanda a paragem do primeiro motor 4 no final do movimento de abertura do bico 3. O terceiro sensor 42 comanda, no final da operação de enrolamento, a paragem do segundo motor 35 e o arranque do primeiro motor 4. De notar que no funcionamento do aparelho, os dois motores 4 e 35 rodam sempre no mesmo sentido.
[0031] 0 aparelho está munido dum selector, não representado na figura, que permite ajustar o número de voltas do torsor a efectuar no decurso da operação, antes duma operação de enrolamento.
[0032] Finalmente, e como demonstrado esquematicamente na figura 6, o aparelho está equipado com uma bainha dupla 43 que assegura, por um lado, a transmissão do fio 6 e, por outro, a transmissão da alimentação eléctrica 44.
[0033] O funcionamento do aparelho é o seguinte. Em função do tipo de objecto a prender, o operador selecciona o número de voltas de enrolamento. Como demonstrado nas figuras 5 e 6, o operador engata o bico na posição aberta à 11 volta do objecto 45 a prender num suporte 46. 0 gatilho de comando do ciclo, não representado na figura, é accionado. 0 cartão electrónico 5 fornece um impulso ao motor 4 que entra em funcionamento. 0 motor acciona o eixo 12 e, sequencialmente, a roda 15 e o rodízio de transmissão 22.
[0034] 0 excêntrico 16 liberta a biela 17, até à retenção, o que assegura o fecho do bico 3 por deslocamento da parte móvel 8 relativamente a parte fixa 7.
[0035] O rodízio de accionamento 22 do fio gira e faz avançar o fio no bico 3, até o engatar no torsor 29.
[0036] 0 motor 4 gira até que o íman da roda 15 se fique posicionado em frente ao sensor 40. O sensor informa o cartão 5 que o motor 4 deverá parar e que o motor 35 deverá arrancar.
[0037] O aparelho encontra-se então na posição representada nas figuras 7 e 8.
[0038] 0 motor 35 acciona o eixo 28 que transporta o torsor 29 e a lâmina de corte 30.
[0039] A lâmina de corte 30 secciona o fio em cooperação com uma contra-faca e as abas 32 do torsor agarram as duas extremidades do fio para efectuar a torção, como demonstrado na Figura 9.
[0040] O torsor descreve o número de voltas definidas pelo utilizador com o apoio do selector. Logo que o sensor 42 tenha contabilizado o número de voltas predeterminadas pela passagem do íman fixado no carreto 36, desliga o motor 35, 12 assegurando um posicionamento preciso do torsor e do dispositivo de corte, com vista ao arranque do próximo ciclo. A informação fornecida no cartão electrónico 5 assegura também o arranque do motor 4, sempre no mesmo sentido, a roda 15 assegurando por intermédio do excêntrico 16 o accionamento da biela 17 num sentido da abertura do bico 3, como demonstrado na Figura 10. Este movimento de rotação da roda 15 é parado logo que o iman contido nesta fica posicionado em frente do sensor 39. De notar que, durante este movimento de abertura do bico, o fio é accionado pelo rodizio de transmissão 22, até chegar, à extremidade do bico 3 logo que o motor 4 pare o seu movimento.
[0041] 0 aparelho está então pronto para outro ciclo.
[0042] É possivel intervir no aparelho no caso do fio não voltar a passar no canal de orientação 26. Este procedimento é efectuado por intermédio do alçapão previsto para este efeito.
[0043] Tal como é evidenciado a partir do que foi exposto acima, a invenção constitui uma grande melhoria face à técnica existente, proporcionando um aparelho de estrutura simples e fiável que apresenta uma grande comodidade de utilização para o operador. 13

Claims (14)

  1. REIVINDICAÇÕES 1. Aparelho para a colocação automática de ligações torcidas do tipo constituído por um corpo (2) munido de meios de alimentação de fio contínuo (6) e de condução desse fio a um bico curvo (3) que pode ser fechado sobre si mesmo para rodear o objecto (45) ou similar em torno do qual a ligação deve ser torcida, o corpo estando munido de um torsor (29) posto em rotação durante a operação de enrolamento e de um dispositivo de corte (30) do fio para formar uma ligação, este aparelho sendo constituído por um primeiro motor (4) destinado a realizar a transmissão do fio (6) assim como o fecho e a abertura do bico de orientação (3) e um segundo motor (35) destinado a accionar o torsor (29), caracterizado por o segundo motor (35) ter também como finalidade accionar o dispositivo de corte (30) do fio, estando previstos meios de comando para controlar sucessivamente a transmissão do fio (6) e o fecho do bico (3) de orientação deste por intermédio do primeiro motor (4) e, aquando da paragem do primeiro motor (4), o accionamento simultâneo do dispositivo de corte (30) do fio e do torsor (29), com o apoio do segundo motor (35) e, finalmente, após a paragem do segundo motor (35), a abertura do bico de orientação (3) e a condução do fio a este último.
  2. 2. Aparelho de acordo com a reivindicação 1, caracterizado por o bico (3) de orientação do fio compreender uma primeira parte (7) fixa e solidária ao corpo (2) formando um gancho aberto que termina numa zona em forma de arco de círculo, na qual está montada, de forma deslizante e orientada, uma segunda parte (8) móvel entre uma primeira posição na qual a segunda parte (8) está ocultada pela 1 primeira parte (7) do bico (3), correspondendo a uma posição de abertura desta, e uma segunda posição na qual a segunda parte (8) prolonga a primeira parte (7) do bico para formar um laço fechado que cerca o objecto (45) ou semelhante, em torno do qual o fio deverá ser torcido, estando prevista uma entrada na face interior da primeira (7) e segunda (8) partes do bico para assegurar a orientação do fio (6) até ao torsor (29), após formação de um laço.
  3. 3. Aparelho de acordo com a reivindicação 2, caracterizado por na extremidade da segunda parte (8) do bico (3) que permanece orientada na primeira parte (7) do bico (3) , na posição fechada deste, estar articulada uma extremidade de uma primeira biela disposta longitudinalmente no corpo do aparelho, e cuja outra extremidade está articulada sobre uma segunda biela (17) também articulada sobre o corpo e sujeita à acção de uma mola (19) que a impulsiona a girar e a deslocar a primeira biela (18) num sentido de fecho do bico.
  4. 4. Aparelho de acordo com a reivindicação 3, caracterizado por, sobre o corpo (2) estar montada rotativamente em torno de um eixo paralelo ao eixo de articulação da segunda biela (17), uma roda (15) que, posta em rotação pelo primeiro motor, está munida, num dos seus lados, de um excêntrico (16) que se apoia na segunda biela (17) para controlar a rotação desta e, por conseguinte, os movimentos de abertura e de fecho do bico (3).
  5. 5. Aparelho de acordo com a reivindicação 4, caracterizado por, sobre a roda (15) estar montado um carreto (14) de transmissão da rotação a partir de um motor eléctrico que 2 acciona igualmente um carreto (20) no qual está montado um rodízio (22) de transmissão do fio (6), fio este que passa entre o rodízio de transmissão (22) e um rodízio (23) de eixo paralelo, de rotação livre e sujeito à acção de uma mola (24) de compressão, actuando como um rodízio de pressão.
  6. 6. Aparelho de acordo com a reivindicação 5, caracterizado por na extremidade do corpo (2) oposta à extremidade munida de bico (3) , estar montado axialmente um primeiro motor eléctrico (4), cujo eixo de saída acciona, através de um par de engrenagens rectas (9, 10), um eixo longitudinal (12), munido de um parafuso sem-fim (13) que engrena num carreto (14) montado na roda (15).
  7. 7. Aparelho de acordo com uma das reivindicações 1 a 6, caracterizado por, na parte do corpo (2) localizada do lado do bico (3) , estar montado rotativamente em torno de um eixo orientado segundo o eixo do corpo, isto é, perpendicular à abertura do bico, um eixo (28) sobre o qual estão montados o torsor (29) e um dispositivo de corte (30), o torsor (29) estando situado do lado do bico e o dispositivo de corte (30) estando situado do lado do interior do corpo.
  8. 8. Aparelho de acordo com a reivindicação 7, caracterizado por o torsor (29) ser constituído por duas ramificações (32) arqueadas e opostas em forma de hélice e o dispositivo de corte ser formado por duas lâminas (33) diametralmente opostas, cujas arestas de corte (34) estão situadas, no sentido da rotação do torsor (29) e do dispositivo de corte (30), em frente das extremidades correspondentes das ramificações (32) do torsor. 3
  9. 9. Aparelho de acordo com uma das reivindicações 1 a 8, caracterizado por o segundo motor eléctrico (35) estar montado sobre o corpo (2), na zona central deste, e accionar o torsor (29) e o dispositivo de corte (30) através de dois pares de engrenagens rectas (36, 37).
  10. 10. Aparelho, segundo o conjunto das reivindicações 1 a 9, caracterizado por possuir um cartão electrónico (5) de controlo dos motores eléctricos (4, 35) que recebe informações de três sensores de Efeito de Hall (39, 40, 42), dos quais dois (39, 40) são accionados por um iman fixado na roda (15) munido de um excêntrico (16) e controlam, respectivamente, a paragem do primeiro motor (4) e o arranque do segundo motor (35) , após fecho do bico (3) e a paragem do primeiro motor (4) no final do movimento de abertura do bico (3), e em que o terceiro sensor (42) é accionado por um iman fixado sobre uma engrenagem (36) de accionamento do eixo (28) do torsor (29) e do dispositivo de corte (30) e controla, no final da operação de enrolamento, a paragem do segundo motor (35) e o arranque do primeiro motor (4).
  11. 11. Aparelho de acordo com a reivindicação 10, caracterizado por compreender um selector que determina o número de rotações do torsor a efectuar no decurso de uma operação de enrolamento.
  12. 12. Aparelho de acordo com as reivindicações 1 a 11, caracterizado por possuir uma forma geral alongada e apresentar a forma de uma barra. 4
  13. 13. Aparelho de acordo com as reivindicações 1 a 12, caracterizado por compreender uma bainha dupla (43) de transmissão do fio de ligação (6) e de energia eléctrica (44) para os motores.
  14. 14. Aparelho de acordo com uma das reivindicações 1 a 13, caracterizado por compreender um dispositivo de reconhecimento do fio utilizado, que impede o funcionamento do aparelho caso o fio não seja reconhecido como compatível com o funcionamento do mesmo. 5
PT1974433T 2000-10-04 2001-10-04 Aparelho para colocação automática de ligações torcidas PT1322148E (pt)

Applications Claiming Priority (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
FR0012681A FR2814717B1 (fr) 2000-10-04 2000-10-04 Appareil pour la pose automatique de liens torsades

Publications (1)

Publication Number Publication Date
PT1322148E true PT1322148E (pt) 2012-12-20

Family

ID=8854997

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
PT1974433T PT1322148E (pt) 2000-10-04 2001-10-04 Aparelho para colocação automática de ligações torcidas

Country Status (13)

Country Link
US (1) US7096891B2 (pt)
EP (1) EP1322148B1 (pt)
AR (1) AR030848A1 (pt)
AU (2) AU9395201A (pt)
BR (1) BR0114388A (pt)
ES (1) ES2393668T3 (pt)
FR (1) FR2814717B1 (pt)
IL (2) IL155229A0 (pt)
MX (1) MXPA03002878A (pt)
NZ (1) NZ525080A (pt)
PT (1) PT1322148E (pt)
WO (1) WO2002028167A1 (pt)
ZA (1) ZA200302470B (pt)

Families Citing this family (15)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
FR2849832B1 (fr) 2003-01-14 2005-06-17 Papeteries Matussiere Forest Appareil automatique pour la pose de liens torsades
JP4548584B2 (ja) * 2004-07-16 2010-09-22 マックス株式会社 鉄筋結束機
EP2826362B1 (en) * 2013-07-19 2016-10-26 FELCO Motion SA Hand-held binding apparatus for use in agriculture
GB201400732D0 (en) * 2014-01-16 2014-03-05 Roxan Developments Ltd Identification tag applicator
PT2936972T (pt) 2014-04-22 2016-12-26 Zanon S R L Aparelho para o acondicionamento de arames
EP2936973B1 (en) 2014-04-22 2016-10-12 Zanon S.R.L. Automatic wire tying machine
FR3024085B1 (fr) * 2014-07-23 2018-01-12 Aml Systems Actionneur pour rendre au moins un element optique mobile
CN107849859B (zh) * 2015-07-22 2020-09-04 美克司株式会社 捆扎机
CN116853585A (zh) * 2015-07-22 2023-10-10 美克司株式会社 捆扎机
FR3079104B1 (fr) * 2018-03-20 2020-05-29 Pellenc Appareil pour la pose d'attaches filaires
IT202100004346A1 (it) * 2021-02-25 2022-08-25 Zanon S R L Legatrice
CN113170679A (zh) * 2021-05-29 2021-07-27 东莞市嘉航实业有限公司 一种三电机驱动的捆绑机构及其绑枝机
FR3132042B1 (fr) * 2022-01-25 2024-02-16 Innovation Fabrication Commercialisation Infaco Attacheuse électroportative pour le liage de végétaux
ES2957737B2 (es) * 2022-06-17 2024-06-03 Desarrollos Especiales De Sist De Anclaje S A Herramienta atadora
CN115072030B (zh) * 2022-07-11 2024-04-26 深圳市施威德自动化科技有限公司 一种自动捆扎工具及扎带工具的定形锁紧机构

Family Cites Families (6)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
US4362192A (en) * 1981-03-05 1982-12-07 Furlong Donn B Wire tying power tool
DE69616761T2 (de) * 1995-02-17 2002-08-01 Japan Automatic Machine Co., Ltd. Verfahren und vorrichtung zum umreifen von gegenständen
FR2738456B1 (fr) 1995-09-12 1997-10-24 Pellenc Sa Appareil pour la pose d'attaches, par exemple pour l'attachage de la vigne
US5842506A (en) * 1997-09-12 1998-12-01 Peters; Rudolph W. Hand tool for forming and applying wire ties
FR2780702B1 (fr) * 1998-07-01 2000-09-22 Creation E C B Et Appareil pour attacher au moyen d'un lien souple un ou plusieurs objets, tels que des sarments de vigne
US6488055B2 (en) * 2000-12-29 2002-12-03 Tien-I Chen Pneumatic steel bar binding machine mechanism

Also Published As

Publication number Publication date
US20040020550A1 (en) 2004-02-05
IL155229A (en) 2007-12-03
AR030848A1 (es) 2003-09-03
WO2002028167A1 (fr) 2002-04-11
AU9395201A (en) 2002-04-15
US7096891B2 (en) 2006-08-29
MXPA03002878A (es) 2004-12-06
FR2814717B1 (fr) 2003-02-28
IL155229A0 (en) 2003-11-23
EP1322148B1 (fr) 2012-09-05
BR0114388A (pt) 2004-02-03
ES2393668T3 (es) 2012-12-27
AU2001293952B2 (en) 2006-03-16
NZ525080A (en) 2005-03-24
EP1322148A1 (fr) 2003-07-02
FR2814717A1 (fr) 2002-04-05
ZA200302470B (en) 2004-02-17

Similar Documents

Publication Publication Date Title
PT1322148E (pt) Aparelho para colocação automática de ligações torcidas
US5778946A (en) Apparatus for placing ties, for example, for tying vines
KR100436446B1 (ko) 철근 자동결속기
ES2604534T3 (es) Aparato para colocar lazos de alambre
US4401329A (en) Machine for automatically tying knots in meat stuffed in a casing by means of a string
US20030001389A1 (en) Method and apparatus for making a knot with flexible material wrapped around an article
CN215380225U (zh) 一种三电机驱动的捆绑机构及其绑枝机
FR2780702A1 (fr) Appareil pour attacher au moyen d'un lien souple un ou plusieurs objets, tels que des sarments de vigne
US5549254A (en) Device for cutting yarn when inserting yarn on a yarn-holder cop in automated winding apparatus
CN113170679A (zh) 一种三电机驱动的捆绑机构及其绑枝机
ES2219286T3 (es) Aparato para atar mediante una ligadura flexible uno o varios objetos, tales como sarmientos de vid.
KR200348606Y1 (ko) 철근 자동결속기
KR102534219B1 (ko) 전동 원예용 결속기
US4902050A (en) Knot tying device
RU2067066C1 (ru) Машина для обвязки проволокой длинномерных изделий
CA2383430C (en) Method and apparatus for making a knot with flexible material wrapped around an article
FR2830408A1 (fr) Instrument pour la pose d'une attache d'un rameau, sarment de vigne notamment a un support tel qu'un piquet, un fil ou analogues
JP2545486Y2 (ja) 汎用結束機
CN115997568A (zh) 树木嫁接装置
JPH11225570A (ja) 結球野菜の結束装置
WO2002087972A1 (en) Method and apparatus for making a knot with flexible material wrapped around an article
JPH04132009U (ja) 汎用結束機
JPH04346715A (ja) 汎用結束機
JPH04346716A (ja) 汎用結束機
FR2735655A1 (fr) Machine perfectionnee pour ligaturer automatiquement les sarments de vigne sur un fil tendu